INSCRIÇÃO: 00280
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP12
 
TÍTULO: Lanterna - Planejamento Estratégico
 
AUTORES: Brenda Gonçalves de Oliveira (Universidade Católica de Brasília); Alison Sousa do Monte (Universidade Católica de Brasília); Anelise Wesolowski Molina (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Nosso cliente é uma Agência Júnior de Arquitetura sem fins lucrativos fundada em 2015, por alunos e colaboradores profissionais. Jovens buscando tornar seus sonhos realidades aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e os inserindo no mercado de trabalho. Lá o aluno tem a oportunidade de aprender pela prática no desenvolvimento de projetos de arquitetura e de interiores, levantamentos, reformas, consultorias, entre outras coisas. Destacando o planejamento com o propósito de conectar empresas a seus objetivos através do impacto da venda dos produtos e serviços, pretendemos conectar além de tudo o público à marca. A proposta estratégica visa obter dados e resultados tangíveis. A empresa júnior possui os seguintes setores: diretoria/coordenação, financeiro/administrativo, recursos humanos, marketing e projetos. Os serviços oferecidos são: arquitetura, arquitetura de interiores, reformas, adequação de projetos para aprovação, consultoria, paisagismo e design gráfico.Dos objetivos de comunicação e marketing, pretendemos incentivar um acréscimo dos possíveis clientes a contratar a Empresa Júnior Entre, consolidar através das peças de divulgação a imagem da empresa e posicionar todas as atividades da empresa em relação às demandas dos consumidores. Segundo Kotler (2010), o marketing é "um processo social por meio do qual as pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviço de valor com outros".Podemos perceber que a empresa oferece exclusividade e o melhor atendimento a todas às pessoas que queiram um serviço de qualidade. Temos a oportunidade de conquistar o mercado de projetos arquitetônicos de Agências Juniores de Brasília por meio da demonstração das qualidades e benefícios que os alunos da Universidade Católica de Brasília têm a oferecer. O ponto relevante a ser destacado neste planejamento é a baixa amplitude de clientes da empresa. A Agência Júnior Entre possui uma cartela de clientes majoritariamente referentes à demanda interna. A proposta de ampliação refere-se aos projetos desenvolvidos pelas empresas juniores concorrentes, a Concreta da Universidade de Brasília e Projetos do Centro Universitário UniCEUB.Este planejamento estratégico para mídias digitais tem como objetivo melhorar a imagem competitiva da Agência Júnior Entre (Empresa Júnior de Arquitetura). em contrapartida à implementação da estrutura de Projetos (Empresa Júnior do UniCEUB) recentemente instalada na sede do Centro Universitário em Taguatinga-DF no mercado de criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos. A mudança do cenário sugere um novo posicionamento da empresa perante o mercado. A estruturação da imagem perante seus clientes será percebida através das ações propostas nesse planejamento destacando os conceitos pré-existentes e a adição da presença no meio virtual.
 
INTRODUÇÃO
O público alvo primário da empresa é composto pelas pessoas que se estariam interessadas em desenvolver projetos arquitetônicos, sendo eles homens e mulheres - jovens e adultos -, de classe social Média/Alta em sua maioria, moradores da região de Brasília e entorno. O público alvo secundário tem como foco os alunos e docentes da Universidade Católica de Brasília que também estariam interessados em desenvolver projetos arquitetônicos.Para destacar os serviços que a empresa oferece iremos focar no diferencial entregue pelos estudantes, reforçando que os serviços tangíveis e intangíveis estarão disponíveis através da relação direta que a empresa oferece, sendo assim identificado como uma das qualidades de relacionamento com o cliente que a empresa mantém.਀䠀漀樀攀Ⰰ 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 愀琀攀渀搀攀 攀洀 洀搀椀愀 ㄀  挀氀椀攀渀琀攀猀 瀀漀爀 琀攀洀瀀漀爀愀搀愀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  焀甀攀 挀漀洀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀 愀 挀漀渀琀椀渀甀愀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀 愀 挀甀爀琀漀 瀀爀愀稀漀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀漀猀猀愀 愀琀椀渀最椀爀 甀洀愀 洀搀椀愀 搀攀 ㈀  挀氀椀攀渀琀攀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀猀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀猀 昀猀椀挀愀猀 搀愀 䔀渀琀爀攀 䔀⸀䨀⸀一漀猀猀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 䄀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 攀 唀爀戀愀渀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 瀀漀搀攀洀 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀猀 猀漀渀栀漀猀 搀漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀ⴀ氀漀猀 攀洀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 氀愀渀琀攀爀渀愀Ⰰ 椀氀甀洀椀渀愀渀搀漀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 焀甀攀 愀琀 攀渀琀漀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀愀 挀栀攀最愀搀愀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀  䔀渀琀爀攀 䔀⸀䨀⸀ 攀猀琀愀瘀愀 攀猀挀甀爀漀Ⰰ 椀渀挀攀爀琀漀 攀 椀渀猀攀最甀爀漀⸀ 一愀 䔀渀琀爀攀 䔀⸀䨀⸀ 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 最愀渀栀愀洀 昀漀爀愀 攀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 切渀椀挀愀⸀ ਀ऀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀椀最椀琀愀氀 猀攀爀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀㨀 昀漀琀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 ⴀ 挀愀渀攀挀愀猀 攀 挀愀洀椀猀攀琀愀猀 ⴀ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀 洀瘀攀氀Ⰰ 昀漀琀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 䨀切渀椀漀爀 䔀渀琀爀攀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀攀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 䄀搀猀Ⰰ 䜀漀漀最氀攀 䄀搀眀漀爀搀猀 攀 䜀漀漀最氀攀 䈀甀猀椀渀攀猀猀⸀ Foi desenvolvido um conceito criativo para a criação da campanha. Em termos gerais promocionando os produtos (canecas e camisetas) oferecidos pela Agência e criaremos um plano de mídia. O conceito de divulgação dos produtos é uma analogia à lanterna, em cores cinza e amarelo, com o intuito de através da representação e significado das cores, positividade e serenidade/elegância (FARINA, 1990), respectivamente, engajar o cliente ao comportamento final, a compra.਀倀愀爀愀 愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀爀攀洀漀猀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 愀 挀愀渀攀挀愀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀漀 攀猀琀切搀椀漀 洀瘀攀氀 挀漀洀 昀甀渀搀漀 挀椀渀稀愀 攀 甀洀愀 氀甀稀 椀渀挀椀搀攀渀琀攀 愀洀愀爀攀氀愀⸀ 䄀猀 挀愀洀椀猀攀琀愀猀 猀攀爀漀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀愀猀 挀漀洀 愀 洀攀猀洀愀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 昀漀爀洀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 攀洀 愀洀戀漀猀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 甀洀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 搀攀 氀甀稀 搀椀愀最漀渀愀氀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 漀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 甀洀愀 氀愀渀琀攀爀渀愀⸀ 倀愀爀愀 愀猀 瀀攀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 椀爀攀洀漀猀 猀攀最甀椀爀 挀漀洀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀椀瘀椀搀椀渀搀漀 漀 琀漀洀 搀攀 挀栀愀洀愀搀愀 攀洀 琀爀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀⸀ 唀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀瘀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀 甀猀漀 搀攀 琀爀漀挀愀搀椀氀栀漀猀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 ᰀ挠漀漀氀ᴀⰠ 焀甀攀 猀攀爀 甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀Ⰰ 樀漀瘀攀渀猀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 唀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 昀漀爀洀愀氀Ⰰ 猀爀椀愀Ⰰ 洀愀椀猀 愀搀甀氀琀愀Ⰰ 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 瀀攀爀昀椀氀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀ 䔀 瀀漀爀 昀椀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 洀攀猀挀氀愀搀愀Ⰰ 焀甀攀 椀渀琀攀爀挀愀洀戀椀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀甀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀猀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 椀渀琀攀爀氀椀最愀渀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀攀爀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 愀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀搀椀愀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 攀 攀渀最愀樀愀爀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀漀 焀甀愀氀 渀漀猀猀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀攀爀 攀砀瀀漀猀琀愀⸀ Para o Facebook Ads (ver figura 1) pretendemos usar da ampliação métrica para alcançar um melhor resultado em relação à conversão de clientes. O uso de imagens produzidas na campanha irá direcionada aos públicos focais com o objetivo de personalizar a atuação do planejamento fazendo com que cada segmento seja abordado de maneira única, gerando assim uma melhor aproximação e visibilidade perante o público consumidor.As ações de Google Adwords ( neste planejamento levam em consideração a necessidade de elevar a competição e posicionamento da empresa devido a entrada do concorrente (Projetos - Centro Universitário UniCEUB) ao mercado de Agências Juniores de Taguatinga. Para que o negócio flua de maneira direta também sugere-se que às informações e dados da página e site da Agência sejam atualizadas. O desenvolvimento das fotografias de Staff tem esse objetivo.A estruturação da campanha será feita a medida que os relatórios produzidos serão mediante aos resultados oferecidos pelas plataformas digitais. Pelo Facebook Ads obteremos o acompanhamento através de gráfico e pelo Google Adwords através do retorno de cliques realizados na página da empresa. Além disso também poderemos estimar uma quantidade através do gasto feito (CPC - Custo por Clique) significando que a cada clique foi pago x valor porém o potencial cliente visualizou o anúncio e/ou página.਀䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀 瀀爀漀洀漀漀 搀攀 瘀攀渀搀愀猀 愀 愀渀氀椀猀攀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 ㈀㈀ 搀攀 䨀甀氀栀漀Ⰰ 甀洀 洀猀 愀瀀猀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 椀渀椀挀椀愀爀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 猀 愀猀猀椀洀 瀀漀搀攀爀攀洀漀猀 焀甀愀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀ A entrada de novos clientes ao banco de dados da empresa deve dar-se de maneira orgânica a partir do momento em que a Agência Júnior Entre comece a aparecer entre as melhores opções como resultado do investimento, sendo assim, o resultado será o trabalho posterior dos estudantes que poderão contar agora com um público mais ampliado e uma imagem mais estruturada no mercado de Agências Juniores de Brasília.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀