ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00288</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Cultura popular e mídia em debate</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;David da Silva Ferreira de Sousa (Universidade Federal de Mato Grosso); Pâmela Saunders Uchôa Craveiro (Universidade Federal de Mato Grosso)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper tem o objetivo de apresentar o processo de criação, produção e veiculação de um cartaz de divulgação da palestra "A cobertura do invisível: erros e acertos na cobertura de mitos e lendas pela mídia", que aconteceu na UFMT em junho de 2018 e foi organizada pela TOCA  Agência Experiemental de Comunicação. Para o desenvolvimento do cartaz, foram realizadas as seguintes etapas: realização do briefing, criação do conceito visual, desenvolvimento da peça, veiculação. O desafio de construir um cartaz atrativo, que remetesse ao tema da palestra e gerasse interesse no público-alvo permitiu que se mobilizassem, na prática, técnicas e estratégias vistas nas disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia utilizada constituiu-se na utilização dos conhecimentos aprendidos em sala de aula junto a fundamentação teórica apresentada. Pesquisas em artigos científicos e livros conceituados da área serviram de base para o desenvolvimento do estudo aqui realizado. Para o desenvolvimento do cartaz, foram realizadas as seguintes etapas: realização do briefing, criação do conceito visual (utilização de referências a partir da percepção pública que foi encontrada na internet), desenvolvimento e veiculação da peça. Para análise do engajamento alcançado pelo cartaz foi-se utilizado as próprias métricas disponíveis pelo Facebook e a contagem de participantes no dia do evento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o desenvolvimento do cartaz, foram realizadas as seguintes etapas: realização do briefing que consiste no recolhimento das informações necessárias e que serão levadas em consideração na criação da peça publicitária, criação do conceito visual que conta com a utilização do brainstorm por exemplo, desenvolvimento da peça onde reunimos as referências vistas anteriores, veiculação da peça na plataforma de rede social Facebook.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>