ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00305</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Natura: em tempos de diferença, essência</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Júlia de Aquino Figueirêdo (Universidade de Brasília); Wanessa de Oliveira Lopes (Universidade de Brasília); Luana de Melo Cavalcanti (Universidade de Brasília); Nickson Barros Pinheiro (Universidade de Brasília); Clarin Ngombe (Universidade de Brasília); Marina Machado Moura (Universidade de Brasília); Suelen Brandes Marques Valente (Universidade de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho é resultado do projeto final da disciplina Redação Publicitária, ministrada pela professora Suelen Valente, na Universidade de Brasília. O objetivo foi criar uma campanha publicitária para a marca Natura, posicionando-a no conturbado e polarizado cenário das eleições presidenciais do ano de 2018. Foram planejadas e criadas 3 peças, sendo elas para mídia impressa (anúncio de revista), plataforma digital (post para instagram) e TV (roteiro para comercial). Aqui, optou-se por apresentar uma das peças criadas, o anúncio de revista, que representa a peça principal para sustentar o conceito da campanha. O maior desafio foi desenvolver um posicionamento que não tomasse um partido capaz de colocar em risco a marca, mas que ao mesmo tempo não demonstrasse que a marca se omitia em meio aos fatos vivenciados pela sociedade brasileira. Uma campanha publicitária, segundo Armando Sant'Anna (2009, p. 94), tem como "foco estratégico conhecer realmente o público e entender como ele pode perceber ou já percebe o produto ou serviço ofertado". Nesse sentido, para o desenvolvimento do trabalho, foi imprescindível pensar no posicionamento que a Natura estabelece enquanto comunicação vanguardista, inspirado na essência e nos valores de sustentabilidade, autenticidade e relacionamento, que em 2018 colocou a empresa na lista das dez mais valiosas do Brasil, de acordo com dados das consultorias Kantar e WPP publicados no site Infomoney. Portanto, a marca já ocupa esse espaço na mente do público, fato que precisava ser central nas decisões da nova campanha. Em tempos em que as marcas são cobradas pelos consumidores e pelo grande público, por um posicionamento claro e coerente, o objetivo desta campanha visa posicionar a marca no contexto conturbado e polarizado das eleições presidenciais de 2018, de forma não oportunista, permeando um tema de elevada importância para a sociedade. Como explica Sant'Anna (2009, p. 95): "A propaganda precisa ser afinada com as tendências sociais e com as motivações humanas para ter sucesso". Portanto, o maior desafio foi inserir a Natura em meio aos fatos vivenciados pela sociedade brasileira, mas sem tomar um partido capaz de colocar em risco a marca e seus valores. Após realizar um levantamento de campanhas da Natura, o grupo estabeleceu que a base para a elaboração da campanha se daria pela construção de vínculos, sendo este um dos principais valores cultivados pela empresa, consolidando assim a tradição em perfumes, e hoje a empresa se posiciona como a "Casa Perfumaria do Brasil". Veicular a campanha através de anúncio de revista tem como propósito, desde a origem da marca, fazer negócios e estimular a transformação da sociedade. Anúncio em revista tem uma característica importante: a segmentação. Com a escolha da revista, a empresa garante um custo-benefício bom para a campanha, além da credibilidade que está associada aos veículos tradicionais, haja vista que toda a imagem da empresa é pensada e feita pela proximidade com os clientes. Desse modo, é válido pensar num veículo que gere a sensação de proximidade com o público. Pensando nisso e nos contextos nos quais a Natura veicula suas campanhas, replicando-as em alguns países da América Latina, como Chile, Peru Argentina, México e Colômbia, estabelecer uma comunicação direta funciona como chave para a confecção de materiais específicos, como normalmente são executadas as campanhas editoriais da Natura em revistas especializadas. Apesar de deixar claro a neutralidade em relação a qualquer candidato, a campanha tem por objetivo principal estabelecer um convite que provoque debate na sociedade, sem estimular o clima de intolerância mútua que foi aguçado nas últimas eleições, em que opiniões prevaleceram sobre debates. Assim, a campanha visa abrir diálogos, estimular o acolhimento e a reflexão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a produção deste trabalho foi necessário, inicialmente, realizar uma pesquisa bibliográfica para compreender conceitos basilares do processo criativo e da redação publicitária, insumos necessários para a criação da campanha e dos textos publicitários. Autores como Celso Figueiredo, João Anzanello Carrascoza, Tânia Hoff e Lourdes Gabrielli foram essenciais nessa etapa. Os conceitos de promessa básica e conceito criativo, apresentados no livro Redação Publicitária: sedução pela palavra de Celso Figueiredo, permitiram entender que "a condição fundamental ao sucesso de uma peça de comunicação é a existência de uma mensagem clara, uma afirmação sobre a marca ou o produto que desejamos fixar na mente dos cidadãos" (FIGUEIREDO, 2005, p. 2). Seria necessário, então, definir desde o início qual seria a "afirmação básica" da campanha da Natura, de forma a não deixar o consumidor em dúvida sobre os motivos ou intenções daquela mensagem. Outra decisão metodológica importante foi escolher a melhor forma para transmitir essa mensagem ou, nas palavras dos autores, estabelecer o conceito criativo da campanha (FIGUEIREDO, 2005; HOFF; GABRIELLI, 2004). Além disso, foi preciso encontrar estratégias diferenciadas para cada mídia, mas capazes de manter a unidade da campanha, pois como explicado por Hoff e Gabrielli (2004), é essencial otimizar a relação estabelecida com o público-alvo em todo o processo, reforçando as informações em cada peça, mantendo o foco e a atenção do público na mesma ideia principal. Portanto, o anúncio impresso que aqui será apresentado, é a principal peça dessa campanha, cuja unidade se manteve em todas as demais peças. Outra etapa metodológica importante foi a pesquisa exploratória no site e redes sociais da marca, sites de notícias especializados, realizando um levantamento de informações e documentos para compreender a marca Natura, conhecer seu histórico, esclarecer seu posicionamento no mercado e o perfil do seu público-alvo. As campanhas antigas da Natura utilizando conceitos como "bem estar bem", "viva a sua beleza viva" e "viva a beleza das suas escolhas", ajudaram a tomar decisões estratégicas no processo criativo da nova campanha. Ao demonstrarem como a marca se preocupa a promoção do bem-estar e as relações humanas como forma de expressão da vida. Após explorar essas informações, a equipe iniciou um processo de brainstorm, reunindo as mais variadas ideias que pudessem atender ao perfil da marca e aos objetivos da campanha. Assim, chegou-se a promessa básica, conceito criativo e linha criativa da campanha, assim como elaborou-se os rascunhos das peças e os textos que seriam utilizados, etapas que serão detalhadas a seguir.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Iniciou-se o processo criativo definindo-se inicialmente a promessa básica de apresentar a Natura como uma marca acolhedora, que respeita as diferenças. E para transmitir essa promessa, chegou-se ao conceito criativo "A casa de todas as essências". A campanha "Natura. Em tempos de diferença, essência" tem como foco a ideia de que o conceito de  casa é o lugar onde nos sentimos bem, o espaço que nos acolhe, onde nos sentimos seguros. O texto de apoio procurou descrever como é este sentimento bom do lar. Na primeira parte do texto, todas as frases respondem a pergunta do título  O que é se sentir em casa? . O título é um convite, tem a função de chamar para a leitura do restante da mensagem (FIGUEIREDO, 2005). Foi necessário pensar numa frase capaz de conquistar o olhar do leitor e, para tanto, pensamos num título interrogativo como estratégia para conduzir o público a uma reflexão. Para responder ao título, surgem as respostas que compõem o texto de apoio, conduzindo o leitor a uma contextualização maior do que foi provocado no título: "Sentir-se em casa é ter esperança. É confiar que dias melhores virão. Ter a certeza de ser respeitado. Ter liberdade de ser quem é. É ter empatia e amor. Não importam as divergências de pensamento". Esse texto procurou também assegurar que o leitor não pense em respostas que se desvirtuem dos objetivos da campanha. Na campanha completa, foram utilizados como exemplos de  casas quatro diferentes famílias: uma família tradicional brasileira, um casal homossexual, uma avó e um neto e um homem com seu cachorro. Em todas as peças, o porta-retrato é acompanhado de produtos Natura relacionados com as fotografias apresentadas. A campanha propõe a ideia de que as diferenças não devem ser motivo de segregação, e sim algo positivo, a essência dessas pessoas, e que a Natura reconhece isso, dando origem ao fechamento do texto "Em tempos de diferença, essência. A gente conhece a sua". Esse fechamento surge abaixo da parte principal do texto de apoio, com a fonte levemente maior. Para reforçar a ideia de que a marca está presente em diferentes lares, a campanha faz uso do posicionamento da marca descrito no briefing  a casa de perfumaria do Brasil e a incorpora na assinatura da campanha como "Natura. A casa de todas as essências. A casa de perfumaria do Brasil". Carrascoza (2003) fala sobre a importância da redação adotar recursos persuasivos que prendam a atenção durante todo o texto, como a circularidade. Ao concluir dizendo que a Natura conhece a sua essência, que ela é a casa de todas as essências, a marca responde à pergunta do título, conduzindo ao raciocínio de que se sentir em casa é consumir Natura, é relacionar-se com uma marca que respeita as diferenças. Esse raciocínio num momento conturbado do país, em que famílias e amizades estavam sendo desfeitas por discordâncias políticas, a mensagem da Natura pode ser entendida de forma positiva. O produto final foi composto a partir da técnica de montagem utilizando o software Adobe Photoshop CC 2018. O anúncio impresso para revista possui o formato de 20,20cmx 26,60cm com sangria e 19,7cmx 26,10cm sem sangria. A imagem é uma montagem que cobre toda a página e mostra uma mesa com um porta-retrato ao fundo, com a foto de um casal de mulheres, um cacto em um recipiente que possui um coração desenhado do lado esquerdo e o perfume Humor, acompanhado de sua embalagem à direita. A imagem também contém efeitos de luzes douradas e coloração em tons de bege e para a sua composição foi utilizado o programa Photoshop CC 2018. A finalização e inserção do texto foi feito no programa Adobe Indesing CC 2018. O título está na fonte gratuita  Shadows Into Light no parte superior esquerda, seguido do texto de apoio em  Rounded Elegance , também gratuita. A assinatura de campanha, na mesma fonte, acompanha a marca no canto direito inferior da página, ponto de finalização da leitura, para reforçar a marca e seu posicionamento na mente do consumidor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>