ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00316</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O Amor da Minha Vida Sou Eu</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Nathália Rabelo dos Santos (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O fotodocumentário  O Amor da Minha Vida Sou Eu é uma vertente do trabalho  O Amor Supera , desenvolvido juntamente com mais duas estudantes para um trabalho da matéria de Fotojornalismo do 5° Semestre, ministra pelo professor Eduardo Perotto Biagi. Em  O Amor da Minha Vida Sou Eu , reuniu-se apenas as minhas fotografias autorais para apresentar ao mundo histórias de heroínas que foram abandonadas pelos parceiros quando anunciaram a gravidez. Frente às dificuldades econômicas e sociais, essas mulheres se viram na maior batalha de suas vidas e, consequentemente, na maior conquista de todas elas: criar um filho dependendo exclusivamente dos seus próprios esforços e não necessitando do amor de ninguém além do próprio para cumprir com esplendor a incrível missão de ser mãe. O tema foi escolhido após ser analisado que, apesar de ser um problema antigo, ainda é muito recorrente o abandono dos filhos por parte dos pais, restringindo a criação das crianças à responsabilidade exclusiva das mães. Se mais pessoas mostrassem a sofrida realidade dessas mulheres, as marcas carregadas na sua trajetória expressadas em suas feições desgastadas, o mundo se sensibilizaria mais, podendo ajudá-las de alguma forma. De acordo com uma pesquisa realizada pela Data Popular em 2017, cerca de 20 milhões de brasileiras criam os filhos sem a presença da figura paterna. Dentre elas, 88% acreditam que o abandono foi motivado pela falta de maturidade e caráter do pai. Já segundo dados realizados pela Datafolha, 70% dos jovens infratores internados na Fundação Casa não tinham qualquer relação com a figura de um pai, mostrando como a falta dessa presença na criação de um indivíduo torna-o mais propenso a danos na construção psicológica e mais sujeito a ingressar no mundo da marginalidade, drogas e disturbios emocionais. Sendo assim, um problema social que afeta de forma direta e indireta toda a sociedade. A personagem da foto inscrita na Expocomé Deusli Silva de Oliveira, de 45 anos. Ela nunca teve uma ajuda sequer do paidesde que seus filhos nasceram. Mãe de três, Deuslinão mediu esforços para criar com muita educação e humildade todos eles. Matheus e Mathias Silva de Oliveira Benites, 20 anos, são gêmeos e viram o pai somente aos 10 anos, mas, depois disso, novamente o pai os abandonou. A filha mais nova, Manuela Carmelita Silva de Oliveira Molina, 13 anos (que aparece beijando o rosto da mãe durante serviços domésticos, na imagem) tem contato com o homem às vezes, mas também não recebe nenhum auxílio financeiro.Todos os três, mesmo com dificuldade, estudam e batalham para um futuro melhor. Apesar disso tudo, Deusli não reclama, pois conseguiu criá-los da melhor maneira e garante que recebe muitos elogios pela educação de todos. Infelizmente, a condição financeira dela hoje em dia é ainda mais precária. Com a morte da sua mãe, ela precisou de desfazer do emprego de vendedora para cuidar do seu pai 24 horas por dia e ainda cumprir com suas obrigações de mãe. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No âmbito fotográfico, as pesquisas realizadas foram através da leitura dos livros:  Fotografia e História ,  Realidades e Ficções da Trama Fotográfica e  Os Tempos da Fotografia , todos de Boris Kosso. As ideias e inspirações para a realização do fotodocumentário também contam com a contribuição intelectual de  Filosofia da Caixa Preta , escrito por VilémFlusser, que apesar de uma obra relativamente pequena, traz em seu arsenal uma diversidade de conteúdos e propostas filosóficas para que o leitor desenvolva o senso crítico quanto ao universo fotográfico e todas as questões sociais que possuem elos com o mesmo. Em geral, Flusser usa essa terminologia de  Filosofia da Caixa Preta para justamente denunciar a falta de uma filosofia para explicar o mesmo processo. Portanto, a filosofia da caixa preta não existe, mas cabe às pessoas influenciadas pelos ideais da obra criarem uma. Para ele, somente a partir do momento em que uma filosofia da fotografia for criada, o homem vai deixar de ser comandado pelos aparelhos, deixar de utilizar a máquina como  brinquedo e sim realmente  usá-la . Ele diz que o ser humano deve aprender a manipular a câmera e não o contrário. Fotografar deve ser transcendente, essência, e não um mero ato mecânico. Quando a Boris Kossoy, em suma, o autor afirma que a fotografia testemunha o real, porém não é a representação concreta da realidade, mas sim uma 2ª realidade: fragmento congelado do passado/momento, mas não o passado/momento em si. Ele reforça a importância da imagem para a construção da história, mas que é necessário verificar sempre outras fontes de informação, pois a fotografia é feita com influência cultural do fotógrafo. Ou seja, é o registro do que o fotógrafo, denominado como filtro cultural, acha que é correto passar para os outros. Também foi pesquisado números recentes sobre o abandono paterno no Brasil, encontrando dados realizados pelo Datafolha e Data Popular. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A primeira parte da produção do fotodocumentário foi encontrar personagens. Desta forma, muitas pessoas foram contatadas até que pudéssemos chegar até Deuseli e conhecer sua história preliminarmente antes de encontrá-la pessoalmente. Afastada da cidade, Deuseli mora em um bairro humilde de Campo Grande (MS), onde recebeu a equipe para fotografá-la. O próximo passo foi a escolha das imagens que ingressariam o trabalho final; feito isso, foi decidido o gancho que daríamos à história de Deuseli, uma das personagens, para que a pós-produção do material (edição) fosse planejada. Por fim, a edição foi realizada. A imagem inscrita nessa exposição foi produzida por uma câmera Canon EOS REBEL T5i; lente de 40 mm. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>