ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00337</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Sonhos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;ANA LUIZA DA SILVA ROLIM (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); Caio Eduardo Almeida Santos Sousa (Universidade Catolica de Brasilia); Iago Martinho Kieling (Universidade Catolica de Brasilia); Ane Wesolowski Molina (Universidade Catolica de Brasilia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto surgiu dentro da matéria de fotografia publicitária, com a proposta da professora Anelise Molina, para o grupo, de trabalhar com fantasia. A mesma expressa algo questionável e duvidoso trazendo perguntas e incertezas. Quando decidimos aprofundar dentro da temática dos sonhos, que trazem toda essa fantasia de forma imagética, não linear e surreal, uma experiência de imaginação do inconsciente. Para Freud sonhos eram firmados de sentido e com base nisso fixamos a ideia de criar uma fotografia que trazia toda essa experiência fora da realidade e não contínua. Estabelecido através de uma situação comum, que seria a sala de cinema, mas com personagens e adereços que estivessem fora daquele contexto e situação. Uma mistura de arte clássica, barroca e pop. Nosso objetivo era criar de forma imagética uma grande experiência de fantasia e surrealismo, cômica e bizarra. Objetivos específicos foram, causar desconforto com a falta de coeso e lógico, e promover discussões e pesquisas entre os integrantes do grupo a respeito de sonhos, fantasias e suas diferenças e estéticas. Para isso, foi realizado uma fotografia com diversos modelos que exercem personagens e características diferentes e surreais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a discussão e construção da temática dos sonhos, embasamos nossa pesquisa nos fundamentos e obras de Freud, com a obra A Interpretação dos Sonhos (1900), onde o autor cita que sonhos são a realização de um desejo reprimido. Acreditando haver um caráter e importância científica no estudo do tema. Acreditava que mesmo sendo não linear as situações e enredo havia sentido manifesto, uma fachada e sentido latente, que traz um significado e desejos pela parte do sonhador. Após essa etapa nossas pesquisas se tornaram estéticas e visuais, quando decidimos nos inspirar nas obras do fotógrafo David LaChapelle, que brinca com a estética fantasiosa na maioria de suas fotografias, sempre criando cenas improváveis irreais e coloridas, quase como sonhos. O fotógrafo é especializado em fotografia de moda e referencia no meio pelas imagens que cria, captando um mundo surreal, através de projetos extremamentes visuais e saturados que misturam o fashion, o cómico, o belo e o bizarro. Dentro dessa estética que mistura moda, religião, sexualidade e do fabuloso que criamos a nossa fotografia. O trabalho, portanto, teve o objetivo de demonstrar por meio da estética toda discussão iniciada no debate teórico do trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fotografia aconteceu na Universidade Católica, local onde toda a produção também foi feita. As fotos foram produzidas no auditório da Universidade utilizando uma câmera Cannon EOS 6D, iluminação do próprio espaço com dois rebatedores, um flash para a iluminação das bonecas. A composição do cenário foi pensada em trazer diversas cores e estéticas diferentes, usamos alguns objetos como máscaras, luvas, flores, balões, pelucias e adereços de festa sempre com muitas cores para evidenciar o tom fantasioso. Após essa etapa, as imagens passaram por tratamentos no programa de edição de fotos Lightroom, corrigindo o grande problema, que foi a iluminação por ter sido utilizada a luz do próprio local, destacando apenas o essencial que eram os personagens. Para o trabalho tivemos 7 modelos, cada um com algum aspecto diferente do outro, os personagens da foto são: Um cavalo, uma líder de torcida, uma santa, um jogador de futebol, um lutador de boxe e duas bonecas, com a posição inspirada no filme O iluminado (1980) de Stanley Kubrick. O resultado de todo o processo, é uma fotografia em alta resolução, editada com arquivos em PSD e PNG, atendendo as especificações impostas para a entrega dentro da disciplina, feita em plano geral, que causa um incômodo estético intencional,</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>