INSCRIÇÃO: 00343
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO06
 
TÍTULO: Telejornal Campus: experiência multitela na cobertura jornalística
 
AUTORES: Thifany Batista de Freitas (Universidade de Brasília); Melissa Maria de Oliveira Duarte (Universidade de Brasília); Roberta Chaves Pissutti (Universidade de Brasília); Rebeca Borges Silva (Universidade de Brasília); Ester Cezar da Silva (Universidade de Brasília); Maria Letícia Renault Carneiro de Abreu e Souza (Universidade de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O Campus é o telejornal produzido pelos alunos da disciplina Jornalismo em Televisão 2, do curso de Jornalismo da Universidade de Brasília. A disciplina propõe o aprendizado do telejornalismo, fonte central de informação na sociedade brasileira, a partir do conceito de webtelejornalismo. Este conceito compreende que o ciberespaço levou a televisão a se expandir para as diversas telas em interação na atualidade, como afirma Letícia Renault, no texto “Desafios do telejornalismo: ensino, pesquisa e extensão” (editora Insular, 2017).਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  氀攀瘀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀  挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 焀甀攀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 琀爀愀渀猀戀漀爀搀漀甀 搀愀 琀攀氀愀 栀攀最攀洀渀椀挀愀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 挀漀渀猀漀氀椀搀愀搀愀 渀漀 猀挀甀氀漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀 琀攀氀愀猀 洀瘀攀椀猀⸀ 䔀猀猀攀 昀愀琀漀 椀洀瀀攀 甀洀 攀猀昀漀爀漀 搀攀 猀攀 瀀攀渀猀愀爀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 攀洀 渀漀瘀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀最爀攀最愀渀搀漀 椀渀漀瘀愀攀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀猀⸀ 伀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀焀甀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 渀漀 ㈀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀  O telejornal Campus é composto basicamente por reportagens audiovisuais feitas no decorrer da disciplina Jornalismo em TV2. O processo de elaboração promove prática da atividade jornalística por meio da produção de pautas, reportagens, gravações e edição. Além de produzir conteúdos para a televisão, os estudantes são incentivados a promover a expansão de seus vídeos no ambiente multimidiático da web, especificamente, na plataforma YouTube e nas mídias sociais Instagram e Facebook.਀䌀漀洀 漀 愀瘀愀渀漀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 琀攀洀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀 渀漀瘀愀 攀爀愀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 吀嘀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀  愀 攀砀瀀愀渀猀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 琀攀氀愀猀⸀ 伀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 渀漀 猀漀 洀愀椀猀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀猀 渀甀洀愀 猀 洀搀椀愀⸀ 준 瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀攀爀 甀洀 瘀搀攀漀 渀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 爀攀瘀ⴀ氀漀 渀甀洀 猀椀琀攀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀ⴀ氀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 漀瀀攀猀⸀  Segundo Mattos, na obra “História da Televisão Brasileira: uma visão econômica, social e política” (Editora Vozes, 2010, p. 174), grandes mudanças têm início a partir do ano 2010, com um maior desenvolvimento tecnológico. "Isso foi possível graças ao desenvolvimento da internet e da digitalização dos conteúdos de áudio, vídeo e texto. Por meio da internet pode-se transportar, armazenar e redistribuir produtos audiovisuais, dados e voz (Voip – voz sobre protocolo de internet). A convergência permitiu uma mudança na relação entre as redes de produtores e transmissores de conteúdos com os prestadores de serviços. Antes, uma rede atuava como suporte para a prestação de um único serviço. Agora, com o avanço da tecnologia, constata-se a tendência de uma mesma rede oferecer mais de um serviço".਀伀 䌀愀洀瀀甀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 攀猀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀攀 洀搀椀愀猀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀氀愀渀攀樀愀洀 渀漀琀挀椀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 吀嘀 攀 椀渀琀攀爀渀攀琀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀⸀ 䄀 愀琀甀愀漀 渀漀 䌀愀洀瀀甀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 愀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀爀洀愀搀漀 攀洀 琀攀漀爀椀愀猀 攀 愀洀瀀氀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀  TELEJORNALISMO਀伀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀甀爀最攀 挀漀洀漀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀稀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 搀攀 昀椀氀洀愀爀 渀漀琀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 漀瀀攀爀爀椀漀⸀ A produção jornalística em vídeo cresce após a chegada da televisão, com a possibilidade de elaboração e divulgação da notícia de maneira mais rápida e ágil. O telejornalismo começa utilizando como base o jornalismo radiofônico, com matérias diárias publicadas em jornais impressos lidas diante da câmera por um apresentador. O formato evolui e traz outros elementos que tornam a notícia mais atrativa ao telespectador.਀一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀甀爀最攀 瀀漀爀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 搀漀 攀洀瀀爀攀猀爀椀漀 䄀猀猀椀猀 䌀栀愀琀攀愀甀戀爀椀愀渀搀 攀洀 ㄀㤀㔀  挀漀洀 愀 椀渀猀琀愀氀愀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 䰀愀琀椀渀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀爀椀愀 愀 猀攀爀 挀栀愀洀愀搀愀 吀嘀 吀甀瀀椀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 樀漀爀渀愀氀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀 愀 猀攀爀 氀攀瘀愀搀漀 愀漀 愀爀 瀀攀氀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 昀漀椀 漀 䤀洀愀最攀渀猀 搀漀 搀椀愀⸀ 䔀洀 ㄀㤀㔀㈀ 猀甀爀最攀 漀 ᰀ删攀瀀爀琀攀爀 䔀猀猀漀ᴀⰠ 焀甀攀 漀戀琀攀瘀攀 洀愀椀漀爀 猀甀挀攀猀猀漀 攀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 甀洀 搀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 瀀爀攀挀甀爀猀漀爀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 瀀漀爀 䄀洀漀猀琀爀愀 搀攀 䐀漀洀椀挀氀椀漀猀 䌀漀渀琀渀甀愀 ጀ†倀一䄀䐀 ⠀䤀䈀䜀䔀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⤀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 攀洀 ㌀Ⰰ㌀─ 搀漀猀 㜀 ⸀㌀㠀㈀ 洀椀氀 搀漀洀椀挀氀椀漀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀攀猀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀猀 渀漀 琀椀渀栀愀洀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀洀 ㈀ ㄀㜀⸀ 匀漀洀愀搀漀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 一攀眀琀漀渀 䌀愀渀渀椀琀漀 愀昀椀爀洀愀 攀洀 ᰀ䄠 吀攀氀攀瘀椀猀漀 搀椀最椀琀愀氀㨀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 攀 渀漀瘀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 渀攀最挀椀漀猀ᴀ†⠀攀搀椀琀漀爀愀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀ ⤀ 焀甀攀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 搀愀 吀嘀 攀猀琀 氀漀渀最攀 搀漀 昀椀洀⸀ 伀 愀甀琀漀爀 搀攀昀攀渀搀攀 焀甀攀 愀 吀嘀 琀攀爀 洀愀椀猀 愀甀搀椀渀挀椀愀 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀攀 洀搀椀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 瘀椀猀愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 最攀渀爀椀挀愀 攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 最漀猀琀漀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 挀攀氀甀氀愀爀 漀昀攀爀攀挀攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀最洀攀渀琀愀搀漀⸀ Mesmo com a popularização da internet, a televisão permanece nos lares brasileiros, e os telejornais ainda conquistam a atenção da população, sendo uma das fontes centrais de informação. Beatriz Becker, no artigo “Televisão e novas mídias: repensando o papel das audiências nos telejornais” (E-compós, 2014, p. 2), relata que “Na grade de programação das emissoras de televisão aberta os telejornais ocupam lugares estratégicos porque constroem a experiência da vida social, vendem credibilidade e atraem recursos financeiros”.਀䈀攀挀欀攀爀 愀昀椀爀洀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 焀甀攀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 攀洀 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀 琀洀 猀椀搀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 栀戀爀椀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀搀椀愀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 渀漀琀挀椀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀  昀漀爀洀甀氀愀搀愀 瘀椀猀愀渀搀漀 猀甀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 渀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 攀 琀攀氀愀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀⸀ 一攀猀猀愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀攀 洀搀椀愀猀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀 琀愀洀戀洀  戀攀渀攀昀椀挀椀愀搀漀 攀 攀猀琀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 渀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀  攀砀椀戀椀搀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䈀攀挀欀攀爀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 ᰀ漠 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 洀攀渀猀愀最攀渀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 瘀搀攀漀猀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀 搀攀 挀漀渀猀甀氀琀愀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 挀漀洀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀ᴀ⸠ ⠀䔀ⴀ挀漀洀瀀猀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀最⸀ ㈀⤀⸀ Observando a força da televisão, e logo, do telejornalismo a partir das novas possibilidades proporcionadas pela internet, o telejornal Campus busca explorar estes pontos, com vídeos de qualidade, aliando televisão e web. Letícia Renault, no texto “Desafios do telejornalismo: ensino, pesquisa e extensão” (editora Insular, 2017, p. 132-133) explica que “O telejornal Campus pode ser considerado um webtelejornal, na medida em que disponibilizado também na web, transborda pelas inúmeras telas disponíveis para a recepção nos dias atuais”.਀伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 䌀愀洀瀀甀猀 猀漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀搀漀猀 愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 挀愀渀愀氀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 愀甀氀愀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䰀攀琀挀椀愀 刀攀渀愀甀氀琀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 䌀愀洀瀀甀猀 攀 漀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀⸀ 一漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 挀漀洀 愀 昀愀猀攀 搀攀 琀攀漀爀椀愀猀 攀 搀攀 愀渀氀椀猀攀猀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 氀攀爀愀洀 攀 搀椀猀挀甀琀椀爀愀洀 琀攀砀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀琀甀愀氀Ⰰ 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㬀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀甀氀愀猀 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 瀀愀爀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀㬀 愀氀洀 搀攀 琀攀爀攀洀 昀攀椀琀漀 愀渀氀椀猀攀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀 攀洀 攀砀椀戀椀漀⸀  Em seguida, foram ministradas aulas de orientações técnicas sobre o uso de equipamentos: câmeras, sejam as profissionais ou a de celulares, captação de som e recursos de iluminação. As funções e os usos dos enquadramentos, a postura profissional frente às câmeras e aos entrevistados também foram temas das aulas.਀䄀 昀愀猀攀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 挀漀洀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 渀愀 焀甀愀氀 挀愀搀愀 爀攀瀀爀琀攀爀 氀攀瘀漀甀 猀甀最攀猀琀攀猀⸀ 伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀搀漀猀 愀 瀀爀漀瀀漀爀 琀攀洀愀猀 渀漀瘀漀猀 攀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 渀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 䌀愀洀瀀甀猀 攀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀Ⰰ 攀洀 最攀爀愀氀⸀ 䄀猀 瀀愀甀琀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀挀漀氀栀椀搀愀猀 攀 爀攀搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀氀攀愀琀爀椀愀⸀ 䌀愀搀愀 愀氀甀渀漀 氀攀甀 攀 漀瀀椀渀漀甀 猀漀戀爀攀 愀 瀀愀甀琀愀 爀攀挀攀戀椀搀愀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 瀀爀ⴀ攀猀瀀攀氀栀漀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀⸀ As pautas aprovadas são apuradas e produzidas por duplas ou trios, que se revezam nas funções de repórter/ produtor e cinegrafista/editor. A ideia é proporcionar ao estudante o desenvolvimento das diversas habilidades necessárias para a realização da reportagem audiovisual, atuando em diferentes etapas da rotina de produção. ਀䄀瀀猀 愀 愀瀀甀爀愀漀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 猀攀 爀攀切渀攀洀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀爀猀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䄀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀椀猀挀甀琀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 攀 愀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀愀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀 漀⠀愀⤀ 愀甀琀漀爀⠀愀⤀⸀ 匀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 猀甀最攀猀琀攀猀 猀漀 昀攀椀琀愀猀⸀ 䄀瀀猀 攀搀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ  昀攀椀琀愀 愀 攀搀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀⸀  No dia marcado para apresentação dos vídeos, os alunos mostram os resultados para a turma. A turma opina e, dependendo dos pontos levantados, o produto pode ser reeditado antes de ser postado no canal do YouTube Jornalismo em Televisão UnB e divulgado no Facebook e no Instagram @reporterunb. Os conteúdos ficam à disposição da comunidade e também podem ser reproduzidos por telejornais parceiros de outras instituições de ensino superior.਀䄀漀 琀漀搀漀Ⰰ 猀攀琀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀最甀攀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 吀嘀㈀ 攀 瀀漀猀琀愀搀愀猀 渀漀 挀愀渀愀氀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀 ᰀ䨠漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 吀攀氀攀瘀椀猀漀 唀渀䈀ᤀ⸠ 吀爀猀 搀攀氀愀猀 猀漀 搀攀猀琀愀挀愀搀愀猀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 伀猀 瘀搀攀漀猀 瘀愀爀椀愀洀 搀攀 ㌀ 愀 㘀 洀椀渀甀琀漀猀⸀  A reportagem “Dia da Poesia celebra obra de Carlos Drummond de Andrade”, aborda o evento “Dia D”, que ocorreu em 31 de outubro de 2018, em comemoração ao Dia da Poesia. Enquanto isso, a matéria “Filmaê - 1° Festival de Cinema Móvel de Brasília” divulga o único festival de cinema da América Latina a aceitar conteúdos feitos exclusivamente com smartphones e tablets. Já o produto “Idosos buscam alternativas para continuarem ativos na terceira idade” destaca projetos voltados ao público que chega à velhice.਀ CONCLUSÃO ਀䄀漀 昀椀洀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 昀漀椀 昀挀椀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䄀 挀愀搀愀 攀渀挀漀渀琀爀漀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 挀漀洀攀渀琀愀瘀愀洀 挀愀搀愀 瘀搀攀漀 洀漀猀琀爀愀搀漀Ⰰ 搀愀渀搀漀 猀甀最攀猀琀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀  Para muitos de nós, membros do telejornal Campus, a proposta de atuar em todas as etapas de produção (pauta, texto, gravação, edição e publicação) parecia desafiadora, mas esses obstáculos foram essenciais para o aprendizado e o trabalho em equipe. Frente ao que não sabíamos, buscamos ensinar uns aos outros, trabalhar juntos e aprender com os pontos a melhorar, observados conforme os vídeos eram publicados. ਀倀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀漀 䌀愀洀瀀甀猀 渀漀猀 洀漀猀琀爀漀甀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 椀渀漀瘀愀攀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀猀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 洀甀氀琀椀琀攀氀愀猀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 最愀渀栀愀搀漀 攀猀瀀愀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀漀爀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀