ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00354</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO16</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Minha Planaltina - Websérie audiovisual</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mariana Bitencourt Santos (Universidade de Brasília); Luana de Melo Cavalcanti (Universidade de Brasília); Jairo Faria (Universidade de Brasília); Giulia Vênus Oliveira Santos (Universidade de Brasília); Ana Paula da Fonseca de Souza (Universidade de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em 2018, a série de vídeos Minha Planaltina ganhou uma nova versão produzida por alunos e extensionistas de Comunicação Comunitária. A série mostra como moradores da cidade de Planaltina interagem com o território e meio cultural, assim como sua relação com o patrimônio histórico, artístico, cultural e natural da cidade. Os 4 novos episódios foram construídos seguindo eixos de narrativa e entrevistando personagens que apresentaram cenários da cidade: eixo histórico e a Pedra Fundamental; eixo artístico e o Morro da Capelinha; eixo cultural e a Rodoviária; eixo natural e Assentamentos da Reforma Agrária. Planaltina é uma região administrativa do Distrito Federal com mais de 200 anos de história e possui uma trajetória anterior à inauguração de Brasília. Por isso conhecer essa história específica, assim como os pontos de diálogo com a construção da nova capital é importante para compreender como se formou o processo histórico brasileiro. O historiador Luiz Ricardo Magalhães traz essa perspectiva na monografia intitulada "Brasília, a Utopia do Centro". Com isso, o produto apresentado aqui como websérie "Minha Planaltina" vem mostrar um pouco desta história. A websérie "Minha Planaltina" foi desenvolvida como trabalho da disciplina Comunicação Comunitária em conjunto com alunos do projeto de extensão de ação contínua denominado da mesma forma, ambos presentes na grade regular da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). A segunda temporada dá continuidade ao que fora oferecido anteriormente: uma ferramenta que dá voz aos moradores de Planaltina e exibe todas as riquezas da região. Este é um produto que busca a valorização do Patrimônio Cultural e Natural de Planaltina e a relação de moradores de Planaltina, no Distrito Federal, com patrimônios materiais e imateriais. Neste ano, "Minha Planaltina" conta com quatro episódios que seguem os mesmos eixos da temporada anterior: exibição de características históricas, artísticas, culturais e naturais da cidade. Definidos os temas, iniciou-se a busca por personagens que pudessem representar as propostas de cada um dos eixos. A procura por esses protagonistas deu-se por meio de parcerias locais, bem como a partir da percepção de boas histórias dos moradores da região, como dona Eliene. Criado em 1995, a escolha pelo documentário em formato de websérie justifica-se pelo amplo desenvolvimento da internet a partir de meados dos anos 2000, o que facilitou o acesso da população aos serviços oferecidos na "grande rede". Além disso, "os brasileiros passam em média 24 horas por semana acessando a Internet, número que ultrapassa o tempo gasto em frente à TV e ao rádio" (Danucalou e Ramos, 2014). Dessa forma, o formato websérie ganha força no Brasil e consolida-se como um novo tipo de plataforma de comunicação no país. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a decisão da equipe de gravar uma série documental na segunda temporada da websérie, pensou-se em contemplar 4 eixos diferentes dentro de Planaltina: eixo histórico, eixo artístico, eixo cultural e eixo natural. Sendo assim, quatro pessoas diferentes mostrariam suas percepções da cidade e vivências. Após a definição dos eixos, a equipe pensou em quais possibilidades de lugares e personagens encontraríamos para contar suas histórias. Criou-se então um pequeno roteiro com a história dos lugares. Após essa fase, a produção da websérie foi atrás dos personagens entrando em contato com moradores da cidade para saber quem seria escolhido. Conseguiu-se então 5 personagens: uma senhora que trabalhou muito tempo na Via Sacra de Planaltina, um ícone da cultura cristã no Distrito Federal, uma motorista de ônibus, um ciclista da cidade e um casal de agricultores em um assentamento. A etapa seguinte foi marcar duas datas com cada personagem. A primeira, uma data para conversarmos e entendermos a história de cada um e suas vivências. A entrevista pré-gravação foi um grande diferencial entre as duas temporadas feitas. Enquanto na primeira, a única data marcada foi para gravar, sem um pré-contato, na segunda um momento nós reservamos para entender o que estava diante de nós para que em outro momento fossemos gravar. Tal método aumentou muito a qualidade da segunda temporada, pois fomos gravar os episódios já focados nos pontos que queríamos ouvir dos entrevistados. Além disso, os personagens se soltaram mais por já ter conhecido a equipe de produção e também puderam preparar suas falas e suas ideias. Sendo assim, as perguntas foram respondidas com mais foco e mais profundidade. Em duas semanas, marcamos dois dias em cada semana e um turno de cada dia para um eixo e personagens diferentes. Então em uma terça nós visitamos um personagem de manhã e outro à tarde. Já na quinta da mesma semana, os outros dois em cada turno. As gravações foram feitas com duas câmeras Canon 80D, para ter alguma alternância de imagens e não ficar algo muito estático. Além disso, foram usados microfones de lapela, para dar conforto aos entrevistados e qualidade de som, e um gravador. Tais equipamentos foram adquiridos com um edital do Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal  FAPDF. Nossa equipe da websérie contou com Ana Paula, produtora, Anderson Melo, fotografia e edição, Jairo Farias, direção, Luana Melo, fotografia e som, Lucas de Moraes, assistente de produção e som, e Mariana Santos, fotografia e som. Durante os 2 dias de gravação, algumas funções foram trocadas entre os membros da equipe. A pós-produção foi feita por Anderson Melo. Alguns meses para que houvesse uma proposta de edição final. As músicas dos episódios foram escolhidos de acordo com o tema do vídeo, sempre dando prioridade à grupos musicais da região. Foram usados alguns formulários para saber a opinião do público sobre os episódios. Planeja-se também um dia de exibição em Planaltina para divulgação dos conteúdos criados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Projeto Minha Planaltina 2.0 é uma websérie de 4 episódios voltada para o campo do audiovisual com cada capítulo contendo entre 8 e 10 minutos, todos publicados no canal no Youtube de Comunicação Comunitária. A produção foi realizada por extensionistas do Programa de Ação Contínua Comunicação Comunitária, vinculado à Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Dividido em 4 eixos de narrativa, cada tema busca apresentar como os espaços do território de Planaltina são utilizados por moradores e frequentadores. Cada episódio busca despertar interesse para a existência da região como fonte do desenvolvimento local, cultural, natural e da luta pela preservação do patrimônio da cidade. A entrevista com as personagens seguiu um roteiro que buscava explicar sobre o local escolhido, a sua ligação com aquele ambiente, a importância dele em sua vida e o motivo pelo qual ele pode ser ou é impactante no cotidiano da população da cidade. O primeiro episódio envolve o Eixo Histórico da série e apresenta a Pedra Fundamental como marco turístico da região. Rodrigo Otávio é a personagem que narra o episódio, é ciclista e ativista pela preservação do patrimônio de Planaltina. O vídeo conta com cenas de Rodrigo pedalando em um circuito que passa pelo centro histórico e chega à Pedra Fundamental de Brasília, localizada no Morro do Centenário. O segundo episódio tem como personagem principal Lourdes Maciel, uma das pioneiras na encenação da Via-sacra de Planaltina e segue o Eixo Artístico da série, apresentando o Morro da Capelinha. Ela conta os bastidores da celebração a partir da sua experiência como atriz e coordenadora de figurinos do evento que ocorre no período da Semana Santa, no Morro da Capelinha. A questão de gênero entra na série no Eixo Cultural com a história de Eliene Batista, motorista rodoviária e uma das poucas mulheres que dirigem ônibus nas linhas de Planaltina. Neste episódio ela nos mostra o recorrido que faz diariamente pelas ruas da cidade a partir da Rodoviária de Planaltina e os desafios ao enfrentar o machismo dentro do ambiente de trabalho. Por fim, Acácio Machado e Guta Alves são as personagens que apresentam o Eixo Natural do projeto. O casal de agricultores familiares e moradores do assentamento Pequeno William abrem as portas da sua parcela de terra para nos mostrar os processos de cultivo de plantas e criação de animais de forma sustentável e agroecológica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>