INSCRIÇÃO: 00361
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Filme Esperança Camelô: um projeto sobre a comunicação de rua na rodoviária do Plano Piloto em Brasília / DF
 
AUTORES: PEDRO HENRIQUE CARVALHO ALENCAR (Universidade de Brasília); Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da Silva (Universidade de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O documentário Esperança Camelô, surge da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília, realizada por Pedro Henrique Carvalho Alencar orientado pela Dra. Fernanda Martinelli. Realizei entrevistas no Mercado Ver-o-Peso(PA), Feira dos Importados(DF) mas o filme foi gravado quase integralmente na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto de Brasília. Assim, o camelô brasileiro é estudado em números, imagens e depoimentos dos mesmos, em perspectiva com a difícil realidade do mercado de trabalho e dessa profissão. São retratados trabalhadores mais antigos na profissão, que buscaram e conquistaram dignidade a partir de seu exercício e organizam seus projetos de vida como camelôs, assim como profissionais que exercem esse ofício há pouco tempo e que organizam seus projetos de vida para deixarem de ser camelô. Nesse cenário emergem temas como o desemprego, a pobreza e a repressão policial. São abordadas as novas dinâmicas de consumo, bem como os processos produtivos atuais do capitalismo, que transformam e impactam os personagens. Desenvolvo uma reflexão sobre a visão dos próprios camelôs sobre a pirataria, sobre o trabalho nas ruas, seus significados simbólicos relacionados à divisão de classes sociais e aos espaços urbanísticos em Brasília. Esse trabalho homenageia o emblemático trabalhador brasileiro, conhecido como camelô, que atravessa os tempos desempenhando um trabalho marginalizado. São empreendedores sem oportunidades, sobreviventes do desemprego e bons comunicadores e comerciantes por necessidade. Muitos deles tem orgulho de suas trajetórias de profissão. Sem negar as dificuldades, contam suas percepções sobre a atividade profissional, como construíram suas vidas, conquistaram vontades. Este trabalho pretende problematizar e refletir sobre a seguinte questão: Como o documentário contribui para des(en)cobrir as contradições que estão envolvidas nos estigmas e representações do camelô? Muitos são os significados para esta sentença e o tema do trabalho informal é inesgotável, porém, de forma crítica, escolhi investigar o recorte do problema orientado pelos termos Camelô, Fiscalização e Pirataria. A produção de um vídeo documentário a pesquisa do projeto intencionam fazer vir à tona outro saber sobre os modos de comunicação na rua desses trabalhadores autônomos, seus projetos pessoais, vivências e opiniões sobre questões que tensionam suas práticas, como a fiscalização. Contribuir dessa forma para des(en)cobrir as contradições, colaborar na melhoria e visibilização das condições profissionais, das pautas próprias daqueles que desempenham sua atividade naquele espaço.Condições extremas vividas por muitos dos trabalhadores ambulantes representam em parte um problema severo na história brasileira, marcada pela exploração do trabalho e desigualdades de oportunidades. Neste cenário surgem questões como o desemprego, sistema tributário desigual, mercado de trabalho exploratório, entre outros. A precarização do trabalho é antiga, camuflada nos projetos desenvolvimentistas e transformou o grande projeto Brasília em realidade. Atualmente, Brasília é um símbolo de higienização. A setorização e o planejamento insuficiente revelam seus problemas sociais agudos. O grande objetivo da pesquisa é investigar a relação dos personagens com o trabalho autônomo informal, evidenciando assim dados e informações sobre a profissão, como também uma reflexão crítica sobre o tema. Ao tratar do filme, intencionou produzir um vídeo ideológico e experimental, projetando um olhar sociocultural para o fortalecimento de narrativas contra-hegemônicas. Escolhi o modelo vídeo documental curto em razão da possibilidade de projetar meus esforços de pesquisa e produção para um projeto que será distribuído de forma livre e acessível em conformidade com as dinâmicas da internet.
 
INTRODUÇÃO
O projeto para o filme foi desenvolvido a partir de diferentes estratégias de pesquisa. Em decorrência de um levantamento bibliográfico rumei para os conteúdos disponíveis na internet. Fui ao arquivo público de Brasília. Entrei com um processo na AGEFIS, utilizando-me da lei de acesso à informação. Analisei filmes. Entrevistei e, principalmente, conversei com diversas pessoas.  A base dessa investigação deu-se principalmente a partir de dois métodos de pesquisa para o filme: a entrevista e a observação. Na fase de pré-produção houve um período de procura de filmes documentais relacionados ao tema, reassistindo também outros já vistos relacionados ao tema. Tudo correndo em paralelo à necessária consulta teórica. Dessa forma, algumas obras foram escolhidas e analisadas em seu espectro audiovisual, em narrativa, imagem, som e no seu formato em si. Valendo-me desse princípio para pesquisas e referências, construí vínculos com o tema, interpretando também minhas memórias e vivências de meus tempos áureos de rua. Já no período de produção, o que se revelou como uma abertura de possibilidades para a pesquisa foi o campo etnográfico, principalmente em Belém. A partir das conversas e da observação desenhava-se ali uma nova pesquisa, um outro objeto de estudo e sugestões de outras abordagens. A conversa despretensiosa revelou-se como método dos mais adequados, abrindo margem para abordagens sobre algo que o interlocutor demonstrava vontade de conversar, e não o contrário. Na fase sucessiva, relacionei novamente análises audiovisuais para pensar a finalização do filme, especialmente seu detalhamento fotográfico, trilha sonora e arranjo da história. As conclusões das investigações teóricas apontaram caminhos e facilitaram a decisão de prioridades para organização de falas, imagens, duração e formato.਀一漀 攀猀琀甀搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀 搀愀搀漀猀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀漀猀 ⠀䤀䈀䜀䔀Ⰰ 䈀匀䄀Ⰰ 伀砀昀愀洀Ⰰ 䄀最攀昀椀猀Ⰰ⤀Ⰰ 攀 搀攀猀挀爀攀瘀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀猀⸀吀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 挀漀洀漀 ᰀ䜠爀愀渀搀攀 倀爀漀樀攀琀漀ᴀ†搀攀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䰀椀渀猀 刀椀戀攀椀爀漀Ⰰ ᰀ†䜀氀漀戀愀氀椀稀愀漀ᴀ†搀攀 䴀椀氀琀漀渀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ   ᴀ倠爀漀樀攀琀漀ᴀ†搀攀 䜀椀氀戀攀爀琀漀 嘀攀氀栀漀⸀ A pesquisa de campo em comunicação encarada por mim apresenta diversos argumentos de subjetividades, importâncias culturais e simbólicas e considera diversas instâncias da comunicação, como também pela orientação da professora Fernanda Martinelli, observando a pesquisa em comunicação para muito além do discurso da mídia. ਀  䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 戀甀猀挀愀ⴀ猀攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 渀愀 挀漀爀爀攀渀琀攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀攀 愀 爀攀甀渀椀爀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 猀攀渀琀椀搀漀猀 猀椀洀戀氀椀挀漀猀Ⰰ 攀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 愀猀猀甀洀椀爀 焀甀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀攀 最爀愀瘀愀 攀洀 挀椀爀挀甀渀猀琀渀挀椀愀猀 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀猀 猀漀 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀⸀ 䄀昀椀洀 搀攀 搀愀爀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 猀 爀攀氀愀攀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀甀ⴀ猀攀 愀 挀漀渀挀椀氀椀愀漀 搀漀 搀椀爀攀琀漀爀ⴀ洀漀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 攀渀琀漀 漀 搀椀爀攀琀漀爀 爀攀洀漀渀琀愀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀Ⰰ 爀攀愀爀爀愀渀樀愀 攀 爀攀椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 渀漀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀猀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀Ⰰ 攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀⸀伀 昀愀琀漀  焀甀攀 愀 猀椀洀瀀愀琀椀愀 攀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 猀漀 愀氀最漀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 愀琀攀渀漀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀攀爀漀搀漀 焀甀攀 愀渀琀攀挀攀搀攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀  洀愀爀挀愀搀漀 瀀漀爀 愀攀猀 洀漀琀椀瘀愀搀愀猀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 最攀爀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀瀀攀爀愀搀愀⸀ 倀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 漀戀琀椀搀愀猀 攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 琀愀洀戀洀 爀攀瘀攀氀愀洀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 猀攀甀 洀攀爀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 氀椀琀攀爀愀氀⸀ 刀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀 攀氀攀椀琀漀 瀀攀氀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀渀搀漀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀猀 愀漀 洀琀漀搀漀 愀搀漀琀愀搀漀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 昀漀椀 甀洀愀 猀甀瀀攀爀愀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀猀 搀攀 挀漀渀昀椀愀渀愀 攀 搀攀 猀椀渀挀攀爀椀搀愀搀攀 挀漀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀椀猀琀愀渀琀攀 搀愀焀甀攀氀愀 椀渀攀爀攀渀琀攀 愀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 瀀氀愀渀攀樀攀椀 攀 爀攀愀氀椀稀攀椀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 焀甀攀 渀漀 甀猀攀椀 渀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䤀渀椀挀椀攀椀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 椀渀琀攀渀攀猀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 挀漀渀琀椀渀栀愀 椀搀攀椀愀猀 搀攀 挀攀渀愀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 琀攀洀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀愀洀椀渀栀漀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 愀戀愀渀搀漀渀愀搀漀猀⸀ 伀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 昀攀椀琀漀 愀渀琀攀猀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 挀漀椀猀愀 洀攀 搀攀甀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 愀瘀愀渀愀爀 渀愀猀 氀攀椀琀甀爀愀猀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀甀搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀 攀洀 䈀攀氀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀瀀漀椀猀 最爀愀瘀愀爀 攀洀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 䄀瀀猀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 爀攀挀漀爀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 昀愀爀椀愀Ⰰ 椀猀猀漀 渀漀 爀攀琀漀爀渀漀 搀攀 䈀攀氀洀  䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀攀椀 攀 昀甀椀 猀 爀甀愀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀攀椀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀椀猀 搀愀焀甀椀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀洀 最爀愀瘀愀搀漀爀 攀洀 洀漀猀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 焀甀攀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀挀攀椀琀愀猀猀攀洀 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀⸀ 匀攀爀瘀椀甀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 昀漀椀 甀洀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀甀 爀攀琀漀爀渀愀猀猀攀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 搀攀瀀漀椀猀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀攀氀洀 昀椀挀漀甀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀搀漀 攀洀 洀椀洀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀Ⰰ 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀Ⰰ 洀椀挀爀漀昀漀渀椀猀琀愀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀⸀ 䄀瘀攀渀琀甀爀攀椀ⴀ洀攀 椀渀搀漀 瀀愀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 ⠀挀洀攀爀愀Ⰰ 琀爀椀瀀Ⰰ 最爀愀瘀愀搀漀爀 攀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀⤀ 愀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀漀猀 洀攀甀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䈀攀氀洀 洀攀 爀攀瘀攀氀漀甀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀 洀椀渀栀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀渀搀漀 挀漀渀栀攀挀椀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 嘀攀爀ⴀ漀ⴀ倀攀猀漀Ⰰ 甀洀愀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀ 䄀氀椀 瘀椀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀漀爀洀愀氀 瀀攀爀洀攀椀愀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 一甀渀挀愀 栀愀瘀椀愀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀 愀渀琀攀猀 甀洀 愀最氀漀洀攀爀愀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀氀 琀漀 瘀漀氀甀洀漀猀漀⸀  一愀 爀甀愀Ⰰ 搀攀 挀洀攀爀愀 渀愀 洀漀Ⰰ 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀 昀漀爀愀洀 愀搀愀瀀琀愀搀漀猀 猀 挀椀爀挀甀渀猀琀渀挀椀愀猀⸀ 䔀洀 䈀攀氀洀Ⰰ 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 昀椀挀愀爀愀洀 攀渀琀爀攀 漀 瀀氀愀渀漀 洀搀椀漀 攀 漀 昀攀挀栀愀搀漀⸀ 唀猀攀椀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 甀渀椀搀椀爀攀挀椀漀渀愀氀 挀栀椀渀猀 攀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀挀漀甀 戀攀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀⸀ 伀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 甀渀椀搀椀爀攀挀椀漀渀愀氀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 猀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀爀攀洀 氀椀瘀爀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀爀椀愀爀 愀 愀洀戀椀渀挀椀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀猀 昀愀氀愀猀 攀 漀猀 爀甀搀漀猀⸀ Em Brasília, o trabalho de produção iniciou-se em 16 de setembro de 2018, quando gravei entrevista com Alexandre, na Feira dos Importados. Já havia feito diversas visitas à feira durante o período de produção e esta entrevista foi um marco importante para a definição final do enfoque do filme e para o redirecionamento da locação para a Rodoviária. No mais, todas as saídas foram para a Rodoviária por volta das 11h até 13h30min, aproximadamente onde conheci e gravei com todos os outros personagens.਀䔀渀甀洀攀爀漀Ⰰ 愀漀 洀攀渀漀猀Ⰰ ㄀  猀愀搀愀猀⸀ 䔀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ 琀椀瘀攀 猀愀搀愀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 瀀愀爀琀攀 搀攀 攀焀甀椀瀀攀 攀 猀漀稀椀渀栀漀⸀ 唀琀椀氀椀稀攀椀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 氀愀瀀攀氀愀 瀀愀爀愀 猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 倀漀爀 猀攀爀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 挀漀渀搀攀渀猀愀搀漀爀Ⰰ 攀氀攀  戀攀洀 洀愀椀猀 猀攀渀猀瘀攀氀⸀ 伀 猀漀洀 愀挀愀戀漀甀 猀攀渀搀漀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 愀氀琀愀 攀渀攀爀最椀愀 猀漀渀漀爀愀 搀漀 氀甀最愀爀 攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 戀愀椀砀漀Ⰰ 漀 瘀漀氀甀洀攀 椀渀琀攀渀猀漀 搀愀猀 瘀漀稀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀猀琀漀甀爀漀甀 攀瘀攀渀琀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀㨀 挀洀攀爀愀 匀漀渀礀 愀㘀   Ⰰ 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 吀㈀椀Ⰰ 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 氀愀瀀攀氀愀 猀漀渀礀Ⰰ 最爀愀瘀愀搀漀爀 搀攀 洀漀 猀漀渀礀Ⰰ 搀爀漀渀攀⸀ O período de pós-produção seguiu paralelamente às últimas captações para o filme. Inclusive a montagem de cenas ainda na fase de produção foi mostrando caminhos visuais para a história. Na fase de montagem, descartei o roteiro escrito e explorei as possibilidades do software para pensar a estrutura do filme. Fiz primeiros cortes dos depoimentos enquanto fazia as últimas saídas de captação. As conversas estavam frescas na memória e isso auxiliou a edição. Pensei na minha linha do tempo (onde se visualiza a montagem do filme dentro do programa de edição) como um roteiro de montagem e achei totalmente adequado para o projeto de documentário. Pude assim arranjar o filme de diferentes formas, em diferentes caminhos narrativos, experimentando e refazendo, vendo o filme nascer com diferentes significados. A ideia de usar imagens aéreas para cobrir as falas dos personagens foi algo que surgiu no decorrer da produção. Quis usar imagens do centro de Brasília em câmera lenta, a fim de passar o sentimento urbanístico gerado por essa organização da cidade, do projeto urbanístico em fusão aos projetos pessoais dos camelôs moradores da margem da cidade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀