INSCRIÇÃO: 00364
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA07
 
TÍTULO: Homem de Milho
 
AUTORES: Marcos Santiago Picanço Montejo (Universidade de Brasília); Rose May Carneiro (Universidade de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
1.RESUMO: O presente projeto é um registro audiovisual em forma de documentário que relata como se sucedeu a ditadura militar na Guatemala no século XX. A narrativa se dá sob a ótica do jornalista Paulino Montejo, que vivenciou durante sua infância e juventude os anos de intenso conflito em seu país, sendo perseguido e tendo de se refugiar no exterior. A trama acompanha não só a trajetória de Paulino, mas também retrata a dominação, o genocídio e etnocídio contra os povos latinos indígenas que há décadas acometeu todo o continente, o que impacta até os dias de hoje na América, em seus aspectos culturais, sociais e políticos. “Homem de Milho” busca retratar e preservar a memória daqueles que lutaram por seus povos, cultura, identidade e ideologias.਀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 䴀攀洀爀椀愀㬀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㬀 䐀椀琀愀搀甀爀愀 洀椀氀椀琀愀爀㬀 䄀洀爀椀挀愀 䰀愀琀椀渀愀㬀 倀漀瘀漀猀 䤀渀搀最攀渀愀猀㬀 䜀甀愀琀攀洀愀氀愀⸀ 2.JUSTIFICATIVA: É de grande importância dar esta dimensão fílmica à memória, sendo um dos ofícios do cineasta documental não só resgatá-la, mas se envolver no processo de desenvolvimento da temática para então execução da obra.਀ᰀ䄠漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀 搀椀愀氀琀椀挀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 爀攀猀最愀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 愀 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 攀 爀攀最椀猀琀爀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀洀 攀砀琀椀渀漀 渀漀 洀甀渀搀漀 洀漀搀攀爀渀漀⸀ 䘀氀攀砀瘀攀氀Ⰰ 挀甀爀椀漀猀漀Ⰰ 瘀椀最椀氀愀渀琀攀Ⰰ 攀氀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 愀 瘀椀搀愀 攀洀 猀攀甀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀 瀀漀爀 攀氀愀  爀漀琀攀椀爀椀稀愀搀漀 攀 搀椀爀椀最椀搀漀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 昀愀稀 攀 爀攀昀愀稀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 椀渀琀甀椀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 氀甀最愀爀 搀愀 昀椀氀洀愀最攀洀ᴀ†⠀䴀䔀一䐀䔀匀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀⸀ 䌀椀渀攀洀愀 攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀㨀 漀 洀甀渀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 氀攀渀琀攀猀Ⰰ 椀渀 ∀䐀椀氀漀最漀猀 䌀椀渀攀洀愀 攀 䔀猀挀漀氀愀∀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䴀䔀䌀 ⴀ 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀  䐀椀猀琀渀挀椀愀 ⼀ 倀爀漀最爀愀洀愀 吀嘀 䔀猀挀漀氀愀㨀 匀愀氀琀漀 瀀愀爀愀 漀 䘀甀琀甀爀漀Ⰰ ㈀  ㈀Ⰰ 瀀瀀⸀㄀㄀ⴀ㄀㠀⸀⤀⸀ 伀 挀椀渀攀愀猀琀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 爀攀琀爀愀琀愀 漀猀 昀愀琀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 爀攀最椀猀琀爀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 瀀漀琀椀挀漀Ⰰ 渀愀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 搀攀 焀甀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀愀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 搀椀最渀漀⸀ 一漀 愀琀甀愀氀 挀漀渀琀攀砀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀漀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀 攀 搀攀 挀爀椀猀攀 焀甀攀 漀 洀甀渀搀漀 攀渀昀爀攀渀琀愀Ⰰ 愀氀椀愀搀漀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 最攀爀愀搀愀 瀀漀爀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀攀 搀椀漀 攀 挀漀渀琀爀愀 洀椀渀漀爀椀愀猀 椀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀 琀攀洀 猀攀 琀漀爀渀愀搀漀 愀戀甀渀搀愀渀琀攀⸀ 䘀爀攀渀琀攀 愀 椀猀琀漀  搀攀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 愀戀爀愀挀攀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀琀爀攀最愀爀愀洀 瀀漀爀 愀洀漀爀 愀漀 猀攀甀 瀀漀瘀漀 攀 愀椀渀搀愀 氀甀琀愀洀 瀀攀氀愀 搀攀昀攀猀愀 搀攀 挀愀甀猀愀猀 琀渀椀挀愀猀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀ 一漀 猀 椀猀猀漀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 爀攀猀最愀琀愀爀 漀 椀搀攀愀氀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 琀愀渀琀漀 猀漀昀爀攀爀愀洀 挀漀渀琀爀愀 愀甀琀漀爀椀琀愀爀椀猀洀漀猀 攀 愀氀椀洀攀渀琀愀爀 愀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 搀攀 焀甀攀 漀 挀椀渀攀洀愀 挀漀渀琀椀渀甀攀 洀愀渀琀攀渀搀漀 瘀椀瘀愀 愀 洀攀洀爀椀愀 搀漀猀 焀甀攀 甀洀 搀椀愀 氀甀琀愀爀愀洀 瀀漀爀 甀洀 洀甀渀搀漀 洀攀氀栀漀爀⸀ 3. PROBLEMA: Resgatar e preservar a memória histórica, marcas dos discursos, vestígios e memórias da trajetória de um resistente da ditadura militar na Guatemala, por meio da fala e vivências do jornalista Paulino Montejo Silvestre.਀㐀⸀ 伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀匀 4.1. OBJETIVO GERAL: Produção de um documentário que narra a trajetória de uma pessoa que vivenciou a ditadura militar em seu país, e que expresse de forma poética e participativa um momento marcante na história da humanidade, no caso a ditadura militar na Guatemala.਀㐀⸀㈀⸀ 伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀匀 䔀匀倀䔀䌀촀䘀䤀䌀伀匀㨀 - Registrar por meio de uma produção audiovisual uma história que é pouco conhecida pelo grande público, no caso a ditadura militar na Guatemala.਀ⴀ 刀攀瘀椀瘀攀爀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 焀甀攀 椀洀瀀愀挀琀漀甀 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 瘀椀搀愀猀Ⰰ 栀漀洀攀渀愀最攀愀渀搀漀 愀 洀攀洀爀椀愀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 氀甀琀愀爀愀洀 攀 猀漀昀爀攀爀愀洀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 爀攀最椀洀攀猀 洀椀氀椀琀愀爀攀猀⸀ - Somar ao acervo audiovisual da Faculdade de Comunicação uma produção documental.਀ⴀ 一愀爀爀愀爀  琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀攀 倀愀甀氀椀渀漀 䴀漀渀琀攀樀漀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀搀漀爀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 猀攀甀 瀀愀猀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀攀猀最愀琀愀爀 攀猀猀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 攀瘀椀琀愀渀搀漀 焀甀攀 猀攀 瀀攀爀挀愀洀 渀漀 琀攀洀瀀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀甀洀攀渀琀攀 愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀Ⰰ 猀攀樀愀 搀攀 昀椀挀漀 漀甀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 愀戀爀愀渀最攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 一漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀  愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 瘀愀猀琀漀 攀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䔀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀漀 猀 渀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀 攀洀 琀攀氀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 戀甀猀挀愀 爀攀猀最愀琀愀爀 攀猀琀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 甀搀椀漀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 ᰀ甠洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 猀攀氀攀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀樀甀猀琀愀爀 攀猀猀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 洀甀渀搀漀 愀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀ᴀ†⠀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀爀最椀漀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䐀漀挀 伀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 渀⸀ 㘀Ⰰ 䄀最漀猀琀漀 ㈀  㤀Ⰰ 眀眀眀⸀搀漀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀Ⰰ 瀀瀀⸀ ㄀㜀㌀ⴀ㄀㤀 ⸀⤀⸀ Em “Homem de Milho”, a pesquisa foi essencial para ajudar a definir as etapas seguintes da produção do filme. Inicialmente realizei uma pré-entrevista, valendo-me apenas de anotações à mão com o principal participante da narrativa, Paulino Montejo. Com esta entrevista pude me situar com relação ao contexto da ditadura militar na Guatemala. Desta forma me aprofundei mais nos arquivos históricos do período, não só na Guatemala, mas realizando um estudo geral das ditaduras militares na América Latina no século XX, já que muitas possuíram elementos em comum. Posteriormente, voltei o resgate documental para a Guatemala em si, analisando suas raízes culturais desde os mitos e o auge da civilização Maia que habitava aquela região. Seguindo a linha temporal, houve um levantamento de fotos, vídeos, jornais e folhetins da época da ditadura no país. Já que o fio condutor da trama seria meu pai (Paulino), também realizei o resgate de utensílios pessoais seus do período em que ainda vivia em seu país, como fotos, cartas, fitas cassetes, fitas em VHS, livros e outros objetos. Todo este levantamento teve grande importância, não só para a criação do roteiro e acréscimo de elementos na montagem final, mas também para que o conhecimento adquirido servisse como guia no momento da entrevista filmada.਀倀愀爀愀 搀愀爀 昀漀爀洀愀 愀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 漀 攀猀琀甀搀漀 琀攀爀椀挀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀⸀ 伀甀琀爀漀 最爀愀渀搀攀 愀甀砀氀椀漀 昀漀椀 愀猀猀椀猀琀椀爀 愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀猀椀洀 琀椀瘀攀猀猀攀 洀漀搀攀氀漀猀 愀 猀攀最甀椀爀 攀 攀渀琀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 甀洀 洀漀搀漀 攀猀琀琀椀挀漀 攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 琀爀愀搀甀稀椀猀猀攀 攀洀 瘀搀攀漀 愀 洀攀洀爀椀愀 攀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀ 䔀猀琀愀猀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 洀漀琀椀瘀愀洀 洀甀椀琀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀愀 瀀攀氀挀甀氀愀Ⰰ 攀 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 匀爀最椀漀 倀甀挀挀椀渀椀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀洀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 琀漀洀 攀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀漀 昀椀氀洀攀㨀 “Documentário é também resultado de um processo criativo do cineasta marcado por várias etapas de seleção, comandadas por escolhas subjetivas desse realizador. Essas escolhas orientam uma série de recortes, entre concepção da idéia e a edição final do filme, que marcam a apropriação do real por um discurso. ” (PUCCINI, 2009, p.177)਀䄀瀀猀 攀猀琀愀猀 攀琀愀瀀愀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀攀 甀洀愀 攀猀挀愀氀攀琀愀⼀琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䈀愀爀爀礀 䠀愀洀瀀攀㨀 “ ‘Parte do processo de planificação do documentário vem a ser o tratamento, que desenvolve a idéia do filme de maneira bastante compreensiva mas também com bastante flexibilidade para permitir eventuais mudanças, intervenções do acaso e lampejos ocasionais de criatividade. ’ (HAMPE, Making documentary films and reality vídeos. New York: Owl Book, 1997, p.127. In: PUCCINI, 2009, pp. 184-185)਀䔀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀猀琀攀渀搀攀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 愀氀最漀 挀漀洀甀洀 渀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 挀椀渀攀洀愀⸀ “Homem de Milho” foi uma experiência em que pude ver isto na prática, já que grande parte do conteúdo dependia do relato de Paulino, para então no meio do processo de produção desenvolver-se um roteiro concreto. Ainda assim, pela pré-entrevista pôde-se definir pontos para guiar a narrativa, resultando no desenvolvimento de uma escaleta e posteriormente um argumento. Com estes guias em mãos, pude fazer também um cronograma de filmagens, já que alguns elementos/eventos já possuíam data marcada, como por exemplo, o Acampamento Terra Livre 2018, em que se mostraria um pouco do trabalho de Paulino no Brasil.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 漀瀀漀 搀攀 渀漀洀攀 瀀愀爀愀 漀 昀椀氀洀攀 昀漀椀 䠀漀洀攀洀 搀攀 䴀椀氀栀漀⸀ 儀甀愀猀攀 焀甀攀 甀洀愀 琀爀愀搀甀漀 搀椀爀攀琀愀Ⰰ 漀 琀琀甀氀漀 昀愀稀 愀氀甀猀漀  漀戀爀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 ᰀ䠠漀洀戀爀攀猀 搀攀 䴀愀稀ᴀ†⠀㄀㤀㐀㤀⤀ 挀氀猀猀椀挀漀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 氀愀琀椀渀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀Ⰰ 攀猀琀愀 焀甀攀  洀愀爀挀愀搀愀 瀀漀爀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀猀琀攀猀 瀀漀瘀漀猀Ⰰ 焀甀攀 琀愀渀琀漀 猀漀昀爀攀爀愀洀 挀漀洀 愀 椀渀瘀愀猀漀 搀攀 挀漀氀漀渀椀稀愀搀漀爀攀猀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀  搀攀 愀甀琀漀爀椀愀 搀攀 䴀椀最甀攀氀 섀渀最攀氀 䄀猀琀甀爀椀愀猀Ⰰ 切渀椀挀漀 最甀愀琀攀洀愀氀琀攀挀漀 愀 最愀渀栀愀爀 甀洀 倀爀洀椀漀 一漀戀攀氀 搀攀 䰀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀甀 挀氀猀猀椀挀漀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 爀攀琀爀愀琀愀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 搀攀 猀攀甀 瀀愀猀Ⰰ 愀 䜀甀愀琀攀洀愀氀愀⸀ 匀漀 渀愀爀爀愀搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 挀愀洀瀀漀渀攀猀攀猀 攀  攀砀瀀漀猀琀漀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 䴀愀椀愀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 甀洀 琀漀洀 搀攀 爀攀愀氀椀猀洀漀 洀最椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 洀愀椀猀 琀愀爀搀攀 猀攀爀椀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 䜀愀戀爀椀攀氀 䜀愀爀挀椀愀 䴀愀爀焀甀攀稀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀琀漀Ⰰ 攀猀琀 猀攀洀瀀爀攀 琀爀愀稀攀渀搀漀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 挀漀洀漀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 攀渀挀愀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 猀攀爀 洀愀爀挀愀渀琀攀 渀漀 昀椀氀洀攀 ᰀ䠠漀洀攀洀 搀攀 䴀椀氀栀漀ᴀⰠ 樀 焀甀攀 倀愀甀氀椀渀漀 瀀漀猀猀甀椀 最爀愀渀搀攀 昀攀椀漀 瀀攀氀漀猀 洀漀爀爀漀猀Ⰰ 爀椀漀猀 攀 瀀氀愀渀琀愀猀 焀甀攀 挀甀椀搀愀 攀洀 猀攀甀 琀攀爀爀攀渀漀⸀ 䄀氀最甀渀猀 搀攀猀猀攀猀 戀攀渀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 猀漀 琀爀愀琀愀搀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 切氀琀椀洀愀 洀攀洀爀椀愀 搀攀 猀甀愀 琀攀爀爀愀 渀愀琀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀猀 搀攀 洀椀氀栀漀Ⰰ 瀀氀愀渀琀愀攀猀 搀攀 瀀椀洀攀渀琀愀Ⰰ 挀栀椀瀀椀氀渀 ⠀昀漀氀栀愀最攀洀 挀漀洀攀猀琀瘀攀氀 琀瀀椀挀愀 搀愀 䜀甀愀琀攀洀愀氀愀⤀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀⸀ O primeiro grande passo da produção em si, foi a filmagem da entrevista direta com Paulino. A partir dela pôde-se concretizar o roteiro, fazendo-se associações diretas entre fatos do depoimento narrado e as imagens e vídeos de arquivo coletados. Este esqueleto/quebra-cabeça seria, por fim, concluído na etapa de edição. Porém, devido a convivência direta com meu pai e em meio a conversas informais com ele, surgiam a todo momento novas ideias para serem abordadas. Descobri cada vez mais o significado dos pequenos elementos que ele tinha como recordação de sua terra natal, desenvolvendo assim, ideias criativas para representar essa essência na tela. Foram adicionados então ao roteiro novos takes para serem filmados, como planos da natureza que representassem beleza e sensibilidade, assim como planos metafóricos e poéticos, de forma que alguns remetessem ao aprisionamento e outros à liberdade.਀䌀漀洀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀 戀甀猀挀愀渀搀漀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 爀攀猀漀氀甀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 攀爀愀洀 愀渀琀椀最愀猀 攀 攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀洀ⴀ猀攀 椀渀愀搀攀焀甀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 攀砀椀戀椀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀琀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀椀愀洀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 琀攀氀愀⸀ 䘀漀椀 甀洀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀氀椀挀愀搀愀Ⰰ 洀愀猀 瀀爀愀稀攀爀漀猀愀⸀ 䐀攀氀椀挀愀搀愀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 愀猀 昀愀椀砀愀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 猀攀爀攀洀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 琀爀愀搀甀稀椀爀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 攀 攀猀猀渀挀椀愀 搀愀 䜀甀愀琀攀洀愀氀愀Ⰰ 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 最甀攀爀爀愀 攀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瘀椀搀愀 搀攀 倀愀甀氀椀渀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 猀攀爀椀愀 洀攀琀椀挀甀氀漀猀愀⸀ 一椀猀琀漀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀爀愀渀猀挀漀爀爀攀甀 瀀漀爀 洀切猀椀挀愀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀愀猀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 䴀砀椀挀漀Ⰰ 䌀甀戀愀 攀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 䜀甀愀琀攀洀愀氀愀⸀ 倀愀爀愀氀攀氀漀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 猀攀 戀甀猀挀漀甀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 搀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 洀甀猀椀挀愀氀 挀漀洀 琀爀椀氀栀愀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀愀椀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀椀愀洀 瀀氀愀渀漀猀 搀攀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀⸀ Simultaneamente, foi gravada a narração over (Diego Luiz) que cobriria imagens de arquivo, traduzindo para o português trechos escritos em espanhol, como por exemplo, manchetes de jornais da época ou mesmo citações da Constituição da Guatemala.਀倀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 攀搀椀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀椀氀洀愀搀漀Ⰰ 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 琀爀愀渀猀挀爀攀瘀攀爀 瀀愀爀愀 漀 瀀愀瀀攀氀 琀漀搀愀 愀猀 昀愀氀愀猀 搀攀 倀愀甀氀椀渀漀⸀ 䌀漀洀 椀猀琀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 洀愀瀀愀 洀攀渀琀愀氀 昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 瀀漀猀琀ⴀ椀琀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀爀搀攀渀愀搀漀猀 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 昀漀爀洀愀爀椀愀洀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ Com todo o acervo de material adquirido ao longo do processo em mãos, bastava iniciar a montagem do documentário “Homem de Milho”. Junto ao montador Lucas Cândia, e baseados no roteiro, iniciamos os cortes iniciais. Organizamos a sequência de vídeos e imagens conforme a linha narrativa descrita por Paulino e exemplificada no roteiro. Realizamos a mixagem de som, a inserção dos efeitos sonoros e trilhas musicais que acompanhariam as imagens de cobertura.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀