ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00394</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Na Pele</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Luiz Claudio Leite (Universidade Federal do Mato Grosso); Marcella Rodrigues Vieira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO); Danilo Barreto dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO); Alessandro Flaviano de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Produto desenvolvido para a disciplina de Fotografia e Iluminação II do 5º semestre do curso de Radialismo, da Universidade Federal de Mato Grosso,  Na Pele é uma experimentação de fotografia audiovisual de um minuto e vinte e cinco segundos de duração que registra a Arte Performática do artista Geovane Rodrigues. O filme acompanha a atuação livre do personagem em frente às câmeras, que tem como principal foco a abordagem do corpo negro como forma de pertencimento, celebração e resistência. Assim, o projeto retrata com delicadeza as naturalidades do corpo negro, através de uma vertente artística, que imergi o espectador no universo retratado e traz uma abordagem a temática  ser negro é... por meio da direção de fotografia no projeto experimental. Nos primeiros segundos, a câmera percorre partes do corpo do nosso personagem, sem revelar o seu rosto. Em um segundo momento, o personagem é apresentando de costas, sempre realizando movimentos suaves. Ao ser apresentado seu rosto, pode-se ver detalhes de brilho em contraste com iluminação. A trilha sonora fica por conta da musica O Canto de Oxum, de Vinicius de Moraes, interpretada pelo próprio personagem, bem como seu poema de autoria própria  Uma das cores pretas . O desfecho do vídeo acompanha Geovane se despindo de todos os acessórios presentes em seu corpo enquanto a câmera se distancia. A fotografia em movimento  junto a direção de arte  foram pensadas e trabalhadas, de forma que a mise-en- scène tornasse o filme mais que uma experiência estética, mas também uma experiência humana e política. A equipe de Fotografia foi composta pelo Diretor de Fotografia Luiz Claudio Leite, e seus assistentes Danilo Barreto dos Santos e Marcella Rodrigues Vieira. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto deu-se início através do tema proposto em aula  Ser negro é... , no qual, em um minuto, deveria tratar sobre a cultura afro-brasileira, por meio da concepção do olhar da fotografia. Por se tratar de uma temática delicada, o filme da voz a alguém que está inserido na realidade do Ser Negro.  É da pele que sai o brilho das minhas lutas. O suor, pingando em gotas miúdas, se junta com a gana de conquistar o mundo (RODRIGUES, 2018). Assim, o projeto dá espaço a representatividade do personagem, que ao invés de longos diálogos, aborda o assunto em sua performance trazendo uma riqueza de ações e significados. A ação tem por objetivo dar espaço para o espectador construir e/ou desconstruir sua posição sobre o tema e fazer uma reflexão acerca da filosofia existencial. A temática trazida na narrativa tenta mostrar o poder da pele preta, como bem recita Geovane. Através da direção de fotografia, o projeto busca dar voz e corpo a tantos que pouco são representados nos meios de comunicação. Com base nos procedimentos fotográficos propostos no livro  Expor uma história de Ricardo Aronovick (Editora GRYPHUS, 2004) foram empreendidas pesquisas voltadas para o campo de direção de fotografia juntamente com as propostas das etapas de realização do audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção. Em sua obra, Aronovich, faz um manual que oferece as bases essenciais para se compreender melhor o papel da luz no cinema, elemento que é indissociável da criação cinematográfica, já que dá vida à cenografia, amplia a presença dos atores e participa intimamente da narrativa. Todo o processo de concepção da fotografia do filme "Na pele" começou após a formulação da ideia. O roteiro ressalta o corpo negro por meio de uma performance. Os elementos cenográficos tem um importante papel de subsidiar essa leitura fílmica. Tais característica, são enfatizadas na proposta de direção, cuja iluminação foi pensada como meio de contraste juntamente com as vestimentas, acessórios e maquiagem do personagem. A cor dourada é usada como sinal de força, abundância e poder. Uma das grandes referências escolhidas pela direção de arte para representar essa potencialidade foram as obras de arte de Gustavo Klimt, pintor e desenhista austríaco e um dos grandes nomes da art nouveau.  Em sua fase dourada, Gustavo pintou obras carregadas de sensualismo e erotismo, onde a figura feminina foi a mais explorada. Por isso, foi muito criticado pelos setores mais tradicionais da sociedade da época. Com forte estilo decorativo e uso de formas geométricas, ele produziu retratos de mulheres seminuas e paisagens, repleto de detalhes, como flores e adornos (DIANA, 2016). Como Gustavo, uma característica marcante do curta foi o uso do dourado com o fundo preto. As luzes amarelas destacaram ainda mais tais construções. Por essa referência, o diretor e idealizador Luiz Leite, optou por trabalhar com dois planos diferentes, afim de trazer sensações sonoras e visuais ao expectador. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Direção de Fotografia buscou referências no clipe  MEL em  O cabelo realizado por O BAILE filmes. optando pela atuação livre do artista em frente às câmeras. Assim, após o estudo da locação, a planta baixa e a planificação foram pensadas com base nas câmeras Canon t3i e t6 com lentes Canon 35mm e 50mm. A primeira, posicionada e apoiada em um lugar fixo, capturou a performance de forma frontal, com ângulo aberto e estático. A segunda foi direcionada pelo diretor de fotografia, que acompanhou os movimentos do artista em plano detalhe, afim de obter um melhor foco de partes como mãos, olhos, boca e cabelo, como uma forma de ressaltar os traços que simbolizam a força do povo negro. Filmou-se em 24fps para melhor capitação de qualidade possível, exceto nas cenas afim de fazer o efeito slow motion, cuja cenas foram gravadas em 60fps. Ambas em alta resolução de 1080p. A pós-produção foi feita por meio do software Première Pro, onde foram realizadas a montagem, edição, coloração, construção de trilha sonora, mixagem de som e finalização. A decupagem do projeto passou por dois tratamentos até chegar a seu último resultado. Com isso, conclui-se que todo o trabalho da obra não depende apenas da fotografia e sim de um cuidadoso trabalho em conjunto as demais áreas de uma produção audiovisual. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>