ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00408</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O Tarot</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Benny da Silva Leite (Universidade Católica de Brasília); Caio Eduardo Almeida Santos Sousa (Universidade Catolica de Brasilia); Iago Martinho Kieling (Universidade Catolica de Brasilia); Ana Luiza da Silva Rolim (Universidade Catolica de Brasilia); Ane Wesolowski Molina (Universidade Catolica de Brasilia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tarot é um jogo composto por 78 cartas onde cada ilustração representa um significado que visa traçar o panorama passado, presente ou futuro da vida de quem o consulta. O misticismo envolto na leitura milenar guarda mistérios até sobre a sua origem: há historiadores que remontam o seu nascimento no Egito, e outros acreditam que o jogo surgiu na França, mas estudos recentes tentam provar que o baralho foi concebido em vilas italianas. A verdade é que também existe um mistério a respeito da gama de baralhos e modelos diversificados do jogo, como o Tarot de Marselha, o Mitológico e até mesmo o Tarot Gótico, porém todos fomentam as mesmas propostas: a previsão, a aceitação e o autoconhecimento. É neste sentido que o presente estudo foi pautado: o mistério da vida enquanto destino, presente ou futuro. O objetivo deste estudo é realizar um trabalho fotográfico que traduza de forma competente o conceito de "simulacro humano" que estamos trazendo à tona, colocando em paralelo o ser humano, seu destino e a magia por trás do tarot. Afinal, se o jogo tem o poder de prever o destino de alguém, não seriam essas cartas a própria representação do que (ou no quê) essa pessoa pode se tornar? O tarot pode ser entendido então como um simulacro do indivíduo. O conceito de "simulacro humano" também pode ser aplicado no contexto atual da sociedade frente a situação-problema em uma era de "não-aceitação" e transfobia. Isto é, ao ANTROPOMORFIZAR através da fotografia as cartas: "A Estrela", "O Ermitão", "O Pendurado", "O Louco" e "A Justiça" do Tarot Rider Waite, utilizando modelos vivos e explorando a nudez, o presente estudo pretende confrontar a crua essência do ser humano indo em direção à idealização dos seus próprios destinos e realidades. O que é "ser" humano? O que é "ser" homem ou mulher? Acreditamos que a antropomorfização é o novo caminho para o entendimento do futuro e o destino da humanidade. O ensaio foi um valoroso exercício de fotografia, mas, acima disso, foi um exercício de criação, na mais sublime forma do termo, onde buscamos no campo das ideias e da metafísica a fagulha que embasaria um produto real.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As técnicas de foto publicitária utilizadas no ensaio tiveram como base os estudos em sala de aula, prévia pesquisa sobre o Tarot e a leitura de autores como Soulages, Barthes, Flusser, Salles e Couchot. O conceito da produção foi desenvolvido no brainstorming de associações entre o que real e o imaginário, ideal para a fácil composição do tema "Tarot", dos objetos de cena e interpretação por parte da equipe e do casting de modelos para o ensaio. O principal livro estudado para a produção deste ensaio foi "A Ideia-Imagem: Forma e Representação na Fotografia Moderna", de Filipe Salles. Por meio dessa obra foi possível compreender melhor a construção sobre a análise do discurso, veracidade e fluidez das imagens da era digital, em especial as da fotografia, bem como a construção de suas camadas, o crescimento da narrativa por meio de enquadramentos, objetos de cena, iluminação a ambientação de cena. A proposta do ensaio foi reproduzir as cartas "A Estrela", "O Ermitão", "O Pendurado", "O Louco" e "A Justiça" do Tarot Rider Waite, cujo os significados são, respectivamente: o poder da orientação para a conquista dos objetivos; impetuosidade, vontade de viver, entusiasmo temporário, integridade e otimismo; sua força física e espiritual irão se elevar e no final você será vencedor; e a representação do karma/destino em nossas vidas. Salles propõe que mediar a prova uma existência entre homem e objeto, permite interpretações variadas, mas unânimes que comprovam representações do real. Por isso o uso de modelos vivos representando as cartas de modo obscuro, porém fiel em alguns pontos, como as poses e os elementos enquadrados, é uma constante dessa metodologia. Outra pesquisa fundamental para a construção da narrativa do ensaio foi respaldada no estudo do tarot com o livro "O Caminho do Tarot", de Alejandro Jorodowsky e Marianne Costa. O que nos permitiu associar a hierarquia das cartas e de que forma elas correspondem com as energias internas de cada ser humano. Diante dessa metodologia de pesquisa, o Simulacro nos rendeu três questões muito íntimas: o destino, a nudez e a antropomorfização. Atrelar os três conceitos e explorá-los foi uma experiência ímpar, tanto técnica, enquanto trocamos experiências em prol de um bom ensaio fotográfico, quanto racional, ao conseguir ultrapassar a barreira da nudez e da extrema individualidade, ao mesmo tempo lidamos com a magia da clarividência e do desejo humano de controlar o próprio destino.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Logo de início para a produção ensaio procuramos modelos que aceitassem trabalhar o nu nas fotos, pela grande dificuldade optamos pelo semi-nu. Queríamos trazer vários tipos de corpos diferentes ao todo foram seis modelos, trabalhados em seis cartas diferentes, são elas: A Estrela, o pendurado, o mágico, o eremita, o louco e a justiça. A pré e a produção aconteceu toda dentro do estúdio de fotografia da Universidade Católica de Brasília, mesmo local onde temos aula de Fotografia Publicitária, matéria da qual fizemos o ensaio como produto avaliativo. Para as fotos utilizamos uma câmera Cannon EOS 6D, cada carta queríamos trazer na iluminação cores que a representassem e para fazer o contorno do modelo no fundo preto. Após isso as fotos tiveram pequenos ajustes no programa de edição Lightroom, corrigindo alguns problemas e erros de iluminação. O resultado se dá em um ensaio de 6 fotos, uma para cada carta escolhida, que realiza o objetivo do grupo enquanto pesquisa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>