ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00461</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Teaser - Me falta tempo para celebrar teus cabelos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Fernanda de Oliveira Veiga Feitoza (Universidade Católica de Brasília); Caio Eduardo Almeida Santos Sousa (Universidade Catolica de Brasilia); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Catolica de Brasilia); Iago Martinho Kieling (Universidade Catolica de Brasilia); Ane Wesolowski Molina (Universidade Catolica de Brasilia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi realizado no segundo semestre do ano de 2018 com o objetivo de desenvolver um teaser em formato de videoclipe para um curta metragem. O roteiro foi pensado a partir dos corpos, relacionamentos e estéticas LGBTI, tendo com principal motivação a criação de narrativas não estigmatizadas e excludentes de pessoas que fujam da lógica heterocentrada de amor. Vemos a relação entre política e estética como a base para qualquer produção audiovisual que pretenda ser relevante e significante para a sociedade atualmente. Criado no grupo de pesquisa de Comunicação e Gênero, dentro da proposta da professora Anelise Molina, desenvolvemos um produto com uma narrativa sensorial, trabalhada com casais não hetorossexuais. O corpo aqui se torna o centro do nosso trabalho e pesquisa, o termo vem sendo usado, juntamente com a razão e as socialidades heterocentradas, como um cerceador do sensível feminino, divergente, selvagem e corpóreo. Pretendemos criar com o clipe, uma experiência sensória e cinestésica, trabalhada através do corpo e espírito, antes da razão. O objetivo principal é a realização de um clipe que fosse lançado como um teaser, para a divulgação de um curta- metragem, também trabalhado em aula, os específicos, um produto com a retomada do corpo como elemento central das relações Socioculturais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na contemporaneidade, vemos o crescimento de iniciativas, pesquisas e políticas que visem a quebra das lógicas de sexualidade nas quais as relações, principalmente ocidentais, foram construídas. Desde Simone de Beauvoir até Paul B. Preciado, vemos o surgimento de polos de desrupção e questionamento dos padrões de gênero que tentam, de maneira estética e política, gerar uma ocupação dos espaços hegemônicos por parte das minorias estigmatizadas e marginalizadas. Ao contrário de produções comerciais que pouco se preocupam com a sensibilidade de quem recebe, criamos um espaço com esse clipe que atinge o sensível, selvagem e lúdico. Criado a partir de um estudo com música, cores e corpos. A ideia surgiu por meio dos diretores Caio Almeida e Daniel Zacariotti, junto da orientação da professora Anelise Molina, com o auxílio do resto do grupo. Desenvolvemos em cima de diversas referências filmográficas como as obras de Gaspar Nóe e alguns clipes, como "Boca" da banda Noporn. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção do clipe se iniciou quando o elenco do curta-metragem, o qual o clipe está ligado, foi fechado, pensando sempre em quebrar formas estéticas impostas pelo audiovisual comercial. Após isso fomos para um estudo de cor, para trazer as tintas, optamos por trabalhar com cores opostas e que cada pessoa teria duas cores de acordo com seu tom de pele. Gravamos dentro do estúdio de fotografia da Universidade Católica, com o fundo infinito branco para realçar todas as cores das tintas. Para a gravação levamos uma preparadora de elenco que trabalhou expressões corporais com o elenco, para trazer mais dinamismo e liberdade na sua performance. Fizemos em apenas um grande take em 4K, por conta de toda a logística que foi dificultada pelas tintas. O resultado final foi um clipe de aproximadamente 2 minutos, a música foi composta por um músico experimental de Brasília, que traz no seu trabalho o mesmo conceito de experiências corpóreas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>