ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00465</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Como você me vê?</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Isabelle Garcia Morello (Universidade Católica de Brasília); Elisa Ayumi de Queiroz Hiroshima (Universidade Católica de Brasília); Ohana Barbosa Boechat (Universidade Católica de Brasília); Lucas Caldeira Liberato Souza (Universidade Católica de Brasília); Akemi Yoshino Gomes (Universidade Católica de Brasília); Luís André Ribeiro Rodrigues (Universidade Católica de Brasília); Anelise Wesolowski Molina (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto consiste no trabalho de fotografia publicitária, realizado pelos alunos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília, desenvolvido com o objetivo de representar a forma de expressão dos jovens nos centros universitários e como ela é vista pelos professores, para por fim, gerar uma consciência empática pela individualidade do próximo e convidar o público a desenvolver essa individualidade. O formato em cartaz tem como objetivo apresentar uma informação visual de forma clara e objetiva. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A formação de personalidade é um processo único, complexo e individual. Indo além das características marcantes que cada pessoa pode exprimir, sua personalidade é relacionada às suas habilidades, crenças, emoções e ao seu modo de pensar, sentir e perceber os fatores socioculturais da comunidade em que vive. É comum falar que o período universitário transforma a personalidade das pessoas, pois ele está repleto de novas experiências geradas e compartilhadas pela comunidade universitária e, é por estar dentro desse grande conjunto de pessoas, que os jovens buscam formas de se destacar entre os demais, tentando expressar ao máximo a sua individualidade. Apesar da busca incessante pelo destaque, o jovem universitário muitas vezes encontra barreiras vindas da comunidade acadêmica de onde estuda, pois a percepção vinda dos professores pode se resumir em pré-conceitos de como se lidar com cada aluno, tornando aquele momento criativo e individual em uma realidade de tolerância. Sobre a busca da compreensão sobre os fatores socioculturais que assolam a comunidade acadêmica, Paulo Freire considera essencial, em  Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (São Paulo: Paz e Terra, 1996), que os educadores tenham a capacidade de escutar. Para o estudioso, é um dos caminhos a ser percorrido para que se estabeleça uma relação de proximidade e compreensão entre os professores e alunos. Essa linha de raciocínio de Freire está profundamente relacionada ao pensamento do filósofo Henri Wallon (1973/1975), que afirma que a afetividade é a responsável por criar o compromisso e captar a atenção por parte do estudante. Tornando-se, assim, o aprendizado significativo e efetivo, um caminho viável. A problemática começou a ser notada por meio das conversas entre os próprios alunos do grupo e, foi se concretizando por meio de duas pesquisas feitas em formulário e divulgadas nos grupos dos alunos e professores universitários, o grupo obteve dados sobre a realidade vivida por cada pessoa, além de suas características expressas pelas atitudes comuns do dia-a-dia, mas que fazem a diferença. Grande parte dos professores responderam que respeitam e acolhem a individualidade de cada aluno, contudo, o número de alunos que se sentia ignorado ou desconfortável em se expressar, era maior. Além dessa pesquisa, os alunos se basearam no meio mais eficaz para a criação de uma conexão "emocional" com o público, com o objetivo de obter dados mais reais e concretos: a conversa. Foram ouvidos relatos de alguns alunos que já sofreram durante o período universitário, algum tipo de constrangimento ou qualquer outra situação vinda por parte de professores que os desmotivaram. Com essa base de dados, foi desenvolvida a parte criativa do projeto, o conceito "Como você me vê?", que parte da ideia curiosa de invisibilidade que alguns alunos têm, ao tentarem se perceber no meio universitário numa visão de um professor ou de uma instituição acadêmica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O grupo realizou o ensaio em ambientes da Universidade Católica de Brasília, com a câmera Canon 6D 24-105mm e um flash dedicado. A ideia em relação à fotografia é a representação do aluno em momentos cotidianos de sua vida acadêmica, abordada com metáforas e referências. O formato do cartaz tem um valor estético e histórico, estando relacionado à comunicação e política. O conceito expressa um posicionamento sociopolítico, uma ação que visa o bem comum. Para expressar a ideia, utilizou-se do lettering, que pode ser definido como  a arte de desenhar letras . O uso dessa técnica tem como objetivo reforçar a mensagem de forma estética, moderna e um pouco descontraída, da individualidade de cada ser. As frases utilizadas fazem referência aos momentos que variam desde a busca pela expressão, exteriorização da personalidade, repreensão daquilo que é diferente e possivelmente, um chamado para experienciar aquilo que é a vida. Os espaços para exposição dos cartazes são os próprios centros universitários, que é onde o público se concentra. CARTAZ 1: Another Brick in the Wall. - Considerando que o ambiente acadêmico é aquele em que o aluno deve explorar, criticar, transformar sua realidade e fazer a diferença, muitas vezes os alunos são percebidos como meros corpos no espaço, que só têm a função de ocupar. Utilizando a longa-exposição, criou-se uma ideia de passagem no tempo, que faz ligação com aquilo que é passageiro. O modelo ao centro está numa pose desafiadora, se impondo. O uso do lettering com a frase  You re just another brick in the wall (Você é somente mais um tijolo no muro), com referência à Pink Floyd, trabalha como uma provocação ao espectador, questionando-o:  você é somente um tijolo no muro? . CARTAZ 2: Want to Be That. - Representa a ideia de que cada pessoa reflete ou quer refletir, o seu futuro. O uso do espelho é por conta de sua simbologia, de transmitir aquilo que realmente há no coração e na consciência de cada pessoa. O reflexo representa a ideia dos jovens se inspirarem nos mais velhos, de se refletirem nos seus modelos e ainda sim, permanecerem com seus próprios valores. Para a criação do reflexo, foi utilizada a técnica de manipulação de imagens. No lettering foi usado um trecho ( Isto está sempre acima de você, se você quiser assim ) da letra  School do grupo Supertramp, que fala sobre a jornada escolar, reforçando a ideia de que está nas mãos do aluno decidir o que ele será no futuro. CARTAZ 3: Ideologia. - Apresenta a ideia de que cada estudante traz consigo traços individuais de personalidade: ideologia, modos de pensar, entender o seus princípios e motivações. O objetivo foi chamar a atenção para o fato de que, atrás de cada livro, há uma pessoa com ideais a serem defendidos. O lettering traz a frase da música  Ideologia , de Cazuza, que fala sobre uma geração que viveu à procura do pensar crítico, onde não conseguiam achar uma motivação. A proposta é de ir além da bolha e achar motivações internas, que possam incentivar a vontade de viver. CARTAZ 4: Nadando Contra a Corrente. - O cartaz representa o estudante como dono da sua própria individualidade, a partir do momento que ele se retira dos padrões impostos pela comunidade acadêmica e demonstra sua identidade. Na rotina, os alunos são representados por um número de matrícula, com a obrigação de cumprir as atividades do cronograma. Contudo, ser aluno e ser humano vai além disso. Por isso foi escolhida o trecho da música do Barão Vermelho  Pro dia Nascer Feliz , que discute as rotinas em busca da felicidade. CARTAZ 5: Oh Captain, My Captain. - A estrutura foi inspirada no filme  A sociedade dos poetas mortos do diretor Peter Weir, em que a cena original são os estudantes consagrando o professor de literatura recém-demitido, que os ajudou na busca de sua individualidade e por isso, eles sobem na mesa se rebelando contra o sistema da escola, que era bastante rigorosa e criava alunos  perfeitos , mas sem identidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>