ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00515</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A cidade e o movimento: esporte e dança nas ruas de Cuiabá</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;RAYNNA NICOLAS PARADA (Universidade Federal de Mato Grosso)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Há quase cinco anos Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, foi uma das 12 cidades sede da Copa do Mundo no Brasil. No entanto, o megaevento que prometia aquecer os investimentos no turismo e principalmente, na indústria esportiva se tornou um símbolo da má gestão dos recursos públicos, da corrupção e da indignação popular. Dentre as obras inconclusas, está o veículo leve sobre trilhos (VLT), considerado, à época, a maior obra de mobilidade da Copa. Sua grandeza, porém, deu lugar ao imenso transtorno enfrentado por milhares de cuiabanos que, ao invés de se depararem com vagões, se deparam diariamente com os buracos de uma obra fantasma. Nesse sentido, o ensaio "A cidade e o movimento: esporte e dança nas ruas de Cuiabá" produzido para a revista laboratório Fuzuê do curso de Comunicação Social  Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), se apropriou dessas problemáticas para demonstrar como esses lugares dão suporte à prática de esportes de uma maneira alternativa à lógica capitalista inerente à realização do megaevento. Dessa forma, o trabalho explora a atividade jornalística de maneira sensível, engendrando perspectivas reflexivas sobre o legado da Copa do Mundo na paisagem urbana de Cuiabá e as manifestações esportivas e artísticas praticadas nas ruas da Capital.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto apresentado concilia a realidade de dois extremos. De um lado, o legado infeliz deixado pela realização da Copa do Mundo na capital mato-grossense e, de outro, as novas possibilidades propostas pela ocupação do espaço urbano através de manifestações artísticas e esportivas. Sua concepção, por sua vez, foi contornada pelas necessidades do espaço dedicado ao fotoensaio da revista laboratório Fuzuê do curso de Comunicação Social  Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Considerando que "a imagem fotojornalística é aquela produzida ou adquirida pela imprensa com conteúdos editoriais próprios, que estaria relacionada com valores de informação, atualidade e notícia de acontecimentos de relevância social (...)" (BEAZAZA, 2001 apud MONTEIRO, 2016, p. 68) o trabalho se trata, primeiramente, de uma atividade fotojoranalística. Para além, trata-se também de um fotoensaio, uma possibilidade fotográfica que se consolidou no século XX e que é demarcada pela liberdade criativa permitida ao fotógrafo, o que confere ao trabalho uma singularidade própria do ponto de vista do autor. (FIUZA, PARENTE, 2016). Nesse sentido "A cidade e o movimento: esporte e dança nas ruas de Cuiabá" reflete, através de elementos fotográficos como o enquadramento, a luz, as cores e o tratamento das imagens, a cidade enquanto uma estrutura hibrida em constante tensão entre o natural e o artificial, tornando-se um artefato da cultura, suporte das artes e do espetáculo (LEMOS, 2004). Para tanto, foram escolhidas duas manifestações que utilizam a cidade como suporte direto e constituem os movimentos que fazem parte dela, perpassando também a questão da modernização desestruturada. Dessa forma, o skate e a dança de rua, pautados pelo olhar fotográfico, dialogam com a realidade do espaço urbano de Cuiabá conferindo outro um aspecto às obras de mobilidade inacabadas presentes da capital, resultantes da realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a execução do trabalho foram contatadas duas fontes que aceitaram de prontidão a participação no projeto, sendo uma dançarina e um skatista. O ensaio foi organizado com ambas as fontes nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso que se localiza próxima a um trecho da obra inacabada do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), de forma que as fotografias foram executadas em ambas as localizações, explorando diversos enquadramentos e os movimentos livres das fontes em suas respectivas práticas artísticas e esportivas. Em uma tarde foram produzidas cerca de 200 fotos, utilizando uma câmera Nikon, categoria DSLR de entrada, modelo D3200 e as lentes 35mm F/1.8g, 50mm F/1.8d e 18-55mm F/3.5-5.6g VR. Vale ressaltar também pontos específicos da composição das imagens, como o congelamento dos movimentos das fontes e automóveis ao redor que contribuem para o contraste entre o movimento da cidade e o movimento do corpo. Além disso, os raios solares perpassando os corpos das fontes, bem como contornando seus movimentos corroboram para uma experiência estética que traduz a realidade cuiabana. As nove fotografias selecionadas foram editadas na semana subsequente ao ensaio utilizando o programa Lightroom CC da companhia Adobe Systems. Na edição priorizou-se a vibração e contraste das cores, resultando em fotos bem expostas e vivas que exprimem bem características próprias da cidade de Cuiabá, como a predominância do clima quente, quanto a tensão entre o natural e o artificial, comum a todas as cidades.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>