O presente trabalho foi desenvolvido no quarto semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco, como nota parcial da disciplina de Comunicação Multimídia ministrada pelas orientadoras Cláudia Regina Ferreira Anelo e Maria Helena Benites. O produto foi elaborado a partir do conceito de convergência de Jenkins (2008) e do estudo das narrativas da comunicação na era digital, como multimídia, transmídia e crossmídia.
O briefing passado pelas docentes pedia que fosse desenvolvido uma peça publicitária audiovisual para a internet que integraria um projeto transmídia, uma narrativa onde há complementação de conteúdo em diversas plataformas midiáticas, tendo como tema geral a sustentabilidade. Sobretudo, solicitava que neste trabalho em específico fosse abordado o uso das sacolas de pano, estimulando o seu uso no dia a dia. Além disso, as informações deveriam ser destinadas ao público jovem e adolescente.
A produção audiovisual “A tendência”, desenvolvida para a internet, tem como temática central o uso das sacolas de pano em detrimento às sacolas de plástico. O objetivo da criação da peça é apropriar-se dos memes virais e dos conteúdos cibernéticos, que se traduzem numa linguagem que faz parte da comunicação digital interativa (Recuero, 2011), a fim de promover uma visão sustentável com a utilização das sacolas de pano.
Nesse sentido, o trabalho busca através da linguagem humorística e descontraída, apresentar motivos para abandonar as sacolas plásticas e em contrapartida, motivar o uso das sacolas de pano ecológicas e sustentáveis.
Tendo em vista que o público-alvo é formado por jovens e adolescentes que estão constantemente presentes no ciberespaço, como evidencia Jenkins (2008), buscou-se criar uma tendência que mostre as sacolas de pano como algo que vai além do valor ecológico, podendo ser considerado um item fashion, uma vez que o tema sustentabilidade tem sido abordado de forma recorrente na mídia. Sendo assim, atrelada a essa preocupação, haveria também o surgimento de uma nova tendência no mercado.
A escolha do gênero humorístico, foi pensado para que houvesse uma aproximação intima e emocional com os jovens. Sendo assim, a linguagem coloquial, com gírias e alusões a memes, apresentam-se de forma exacerbada na narrativa afim de que o público-alvo se identifique.
A narrativa da produção é transcorrida através de uma drag queen (persona que se veste com roupas extravagantes, imita voz e trejeitos femininos e geralmente apresenta-se de forma performática em shows), dando vida a trama que se passa dentro de um supermercado, onde a personagem rejeita sacolas de plástico pois alega que sacolas de pano são muito mais estilosas.
Após isso, a drag queen transita pelo mercado com o comportamento de um ícone fashion, demonstrando que a sacola de pano é o complemento principal para seu poder frente as câmeras.
A utilização do personagem drag queen evidencia outro assunto em pauta na mídia, que diz respeito à discussão de gênero e diversidade. Sendo assim, traz temas atuais para identificação de assuntos que fazem parte da realidade do cotidiano e do jovem. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀攀猀焀甀椀猀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ 䐀攀猀搀攀 漀猀 瀀爀猀 攀 挀漀渀琀爀愀猀 搀漀 甀猀漀 搀攀 猀愀挀漀氀愀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀椀猀 攀 搀攀 瀀愀渀漀Ⰰ 愀琀 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 挀愀甀猀愀洀 渀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 挀栀愀洀愀猀猀攀 愀琀攀渀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 攀 瘀椀猀愀渀搀漀 昀漀洀攀渀琀愀爀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀
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O primeiro passo a ser considerado foi a escolha do supermercado onde seria gravado a peça audiovisual, visto que a narrativa se baseava na efetivação de uma compra. O mercado Gaúcho, localizado na rua Santo Ângelo, bairro Coronel Antonino em Campo Grande/MS foi o espaço interno escolhido para a gravação, realizada mediante autorização prévia da empresa.
As filmagens foram feitas com uma câmera semiprofissional EOS Rebel T5i da Canon, unicamente produzidas por uma objetiva 18-55mm f/5.6, onde praticamente todas as cenas tiveram planos abertos, visando a fácil identificação do local e a exploração cenográfica do mesmo. Além da utilização de um tripé para garantir estabilidade em algumas cenas.
O filme publicitário “A tendência” tem duração de um minuto e cinquenta nove segundos, produzido através da construção do roteiro cinematográfico e uso de storyboard. Além de trabalhar processos e estudos de produção em propaganda, foi feita uma análise para criação de personagens, figurinos e cenário.
Assim que os personagens foram delimitados com características e composições especificas, se fez necessária a formação de casting, analisou-se os perfis dos próprios acadêmicos envolvidos no trabalho e foram escolhidos os que mais se encaixavam com cada personagem do roteiro criado.
Como na cenografia, a escolha do figurino e maquiagem foram pensadas para demonstrar uma maior fidedignidade as cenas. Através disso buscou-se desenvolver nas cenas uma edição simples, com cortes secos e poucos efeitos visuais, visto que o produto seria veiculado na internet, onde muitas peças audiovisuais retratam o cotidiano de forma simplificada.
A dublagem surge com o objetivo de contribuir com a linguem humorística, visto que as novelas mexicanas se popularizaram na rede entre os jovens.
Por fim, foi realizada a pós-produção no programa de edição Adobe Priemere CC, com cortes de imagem, tratamento de cor, sonorização e mixagem. Após finalizado, o trabalho foi postado nas plataformas do Youtube e Facebook.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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