ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00572</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fique Alerta</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LUCAS GABRIEL GAMARRA VARGAS (UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO); Gustavo Suckel Camargo (UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO); Eduardo Perotto Biagi (UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O objeto de estudo em questão trata-se de uma produção de filme publicitário que tange os problemas da fake news na atualidade, a produção teve como finalidade caráter experimental dentro da matéria PLANEJAMENTO VISUAL, COMPUTAÇÃO GRÁFICA E DESIGN que encontra-se no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco. O tema escolhido deu-se ao fato das situações politicas e econômicas que se encontravam na época (2018), ano de eleição, e uma guerra contra os fatos e a verdade. O principal objetivo desta campanha era conscientizar sobre a recepção das falsas noticias que, com a pluralidade de acesso a informação, tende-se a ter pouco ou nenhum filtro de checagem de fatos, nem uma curadoria especializada para filtrar as notícias que chegam até o telespectador, esse que ainda é lesado pela má intenção de alguns meios de comunicação, que defendem seus interesses partidários, e pessoas má intencionadas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As pesquisas realizadas para essa produção foram especificamente focadas na recepção da informação inverídica do público em geral e sua reação frente a tal situação. No ato, comprovamos que a maioria das pessoas não checam aos fatos e tendem acreditar em manchetes, reproduzem e replicam o fato noticioso muitas vezes sem checar itens como a data de publicação, o veículo que propaga a informação, jornalista responsável pela matéria, fontes e contexto da matéria. Tendem a não procurar outros meios de informação e nem fontes confiáveis para a validação da notícia, o que acaba acarretando em uma grande variável de desserviço e desinformação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dentro da produção audiovisual foram utilizadas duas câmeras Canon da série T3i e uma da série T6i, as lentes usadas foram as 50mm, com abertura máxima de 1.8. Para a captação de áudio foram utilizados, um gravador da sony, bastão retrátil e um microfone direcional. Além disso,foram utilizadas três locações para produção do filme publicitário, entre elas , um espaço café, uma oficina mecânica e uma loja de roupas femininas. Os enquadramentos utilizados na captação da imagem alternam-se entre o plano americano (pa) e o plano fechado (close-up). O roteiro tem aspectos menos técnicos (gatilhos mentais) e mais lúdicos, a abordagem para reflexão mostrada em vídeo usa-se de correntes mais humorísticas afim de gerar fixação da mensagem no telespectador. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>