ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00621</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Castigo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Iago Martinho Kieling (Universidade Católica de Brasília); Benny da Silva Leite (Universidade Catolica de Brasilia); Caio Eduardo Almeida Santos Sousa (Universidade Catolica de Brasilia); Alex Vidigal (Universidade Catolica de Brasilia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desde a sua popularização no início do século XX, a realização audiovisual se faz presente diariamente no dia-a-dia de diversos profissionais e entusiastas no mundo todo. Durante todo o século passado o cinema foi uma área extremamente limitada no âmbito de realização, uma vez que muitos processos e aparatos envolvidos para uma produção plena se mostravam caros e de difícil acesso. Nos dias atuais, porém, o desenvolvimento de diversas tecnologias muito avançadas desse meio possibilita cada vez mais a produção de maneira independente. A popularização de câmeras digitais de grande potencial, com recursos profissionais, é um exemplo de economia significativa que possibilita a realização de milhares de filmes todos os anos no mundo todo. Tendo isso em mente, a realização de um curta-metragem por graduandos se mostra uma opção viável no sentido independente de produção, onde adaptações e experimentações se fazem não apenas possíveis, mas também necessárias para o sucesso da produção ao longo de todo o percurso. Todos os desafios encontrados no trabalho foram de grande aprendizado não apenas para os formandos nele envolvidos, mas também para todo o restante da grande equipe e elenco. Muitos desses processos serão abordados no presente material. O projeto de Castigo nasce então de uma pulsão em comum do trio envolvido nesse Trabalho de Conclusão de Curso: a realização plena de um curta-metragem de ficção, da pré-produção, até a pós-produção. O grupo escolheu dar vida à um argumento já criado alguns anos antes, mas que nunca tinha ido para o papel em um desenvolvimento de roteiro. Assim, a experiência audiovisual proposta dividiu os integrantes para cada núcleo da produção, para trabalhar o drama de Ródio, baseada, mas não adaptada, do livro "Crime e Castigo", de Fiódor Dostoiévski. Com os objetivos de, embasar o enredo do filme a partir da história de "Crime e Castigo", e desenvolver uma proposta estética criativa para cada área da produção;Estudar e exercitar os processos de roteirismo, direção, produção, direção de arte e pós-produção, com ênfase no formato de adaptação cinematográfica; o Captar verba por meio de financiamento coletivo, afim de custear a produção de maneira independente; Fazer parcerias com pessoas, empresas de alimentos, transporte e equipamentos para baratear o custo da produção; Possibilitar amplo estudo sobre o tema e gênero do filme, bem como as teorias audiovisuais envolvidas para uma realização artística plena; Compreender a logística e os processos que existem em um set de filmagem, já em um exercício pleno de realização audiovisual.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao longo da graduação em Comunicação Social, os alunos passam a ter uma grande afinidade com o meio audiovisual nas diversas vertentes dessa grande área. Dentro desse formato, há diversos processos de realização envolvidos até chegar ao produto em si, seja ele publicitário, jornalístico, cinematográfico, dentre outros. Por meio de disciplinas como Fundamentos da Linguagem Audiovisual, Teoria, Crítica e Estética do Audiovisual, Produção e Edição Para Cinema e TV, Técnicas de Produção e Edição Para TV e Cinema e outras, os alunos observam na teoria e na prática muitos conceitos do vídeo para diferentes formatos de produção e exibição. Assim, a familiarização com a linguagem, as produções já realizadas ao longo dos semestres e o interesse primordial pela área cinematográfica, despertaram aqui o interesse pela realização do filme. Por questões de afinidade e interesses individuais pelas áreas, além de realizações já feitas em conjunto por exemplo no núcleo Produção Audiovisual Fora de Sala (PAFS), da UCB, os três alunos envolvidos na realização desse projeto decidiram pela produção plena da presente ficção. Ao longo dos semestres cada um pôde se desenvolver na área de interesse, sendo elas aqui divididas pelo trio como: Produção, Direção de Arte e Roteiro e Direção. Cada um, portanto, se propôs a seguir e desenvolver a sua função ao longo de toda a produção, sempre com o objetivo maior de possibilitar a unidade e qualidade da obra final. A escolha por contemplar uma releitura de Dostoiévski se mostra relevante mesmo nos dias atuais, mais de 100 anos depois do lançamento de sua vasta literatura. Os conceitos estudados e expostos pelo autor ao longo de sua obra são constantemente reestudados e adaptados para a atualidade, vide seu grande sucesso em se aprofundar nas questões mais essenciais e instigantes da condição humana. Castigo, portanto, visa humildemente adaptar e resgatar um pouco das ideias, clima, temas e da ambientação narrativa do escritor, para o meio cinematográfico. Vale ressaltar que não se trata, porém, de uma adaptação de Crime e Castigo, mas sim de uma releitura de sua obra para a gênese de uma nova história e enredo, concretizados em um filme de curta-metragem experimental. Para a realização do presente trabalho, o grupo precisou não apenas buscar referências estéticas e audiovisuais para o curta-metragem, mas também houve a necessidade de um aprofundamento teórico sobre o tema e narrativa abordada. Nesse contexto, a leitura de artigos principalmente sobre Dostoiévski e psicanálise foi fundamental para o fechamento de alguns conceitos propostos na trama e justificados aqui. Além de artigos, a leitura de Crime e Castigo foi essencial para servir como base de ambientação para a história de Castigo.Além disso, ao estarem em constante contato, os integrantes combinaram por diversas vezes os filmes que serviriam como base ao trabalho, uma vez que a unidade narrativa e estética sempre foi um ponto a ser alcançado mesmo com a segmentação de áreas e funções na equipe. Cada formando encontrou sua base em algum conceito ou teoria, para ser abordada seja por meio de uma ação no roteiro, a escolha de uma locação, o uso de alguma cor em uma cena, e assim em diante. Alguns autores fundamentais para a parte teórica que tange e orientou o projeto experimental e independente foram: Jean Claude Carriérre, Andrei Tarkovski, Chris Rodrigues, dentre outros. Além deles, a camada pisicanalítica da trama foi baseada em estudos e conceitos de Sigmund Freud. A metodologia geral do projeto se deu pela prática dos processos de realização audiovisual, na qual todos os integrantes precisavam constantemente se adequar às condições de produção independente para garantir uma realização plena e segura da obra em questão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto de Castigo teve uma intensa busca por preservar e seguir corretamentes os processos de produção de um filme independente. Nesse sentido, os primeiros meses de trabalho do grupo foram dedicados à pré- produção da obra, com mais ênfase no desenvolvimento do argumento e em seguida o roteiro e seus tratamentos. Após o último tratamento do roteiro, o curta já havia ganhado mais forma e substância e partiu-se então para a escolha e organização da equipe geral. Cada núcleo audiovisual contou com ao menos um diretor, acompanhado por um ou mais assistentes, a depender da área. A exemplo, o núcleo de produção contava com, além do diretor de produção, dois assistentes, um produtor de elenco, produtores executivos, etc. Já áreas como fotografia, arte e som, contaram com um diretor e dois assistentes. Ao longo de dois meses o projeto se movimentou com reuniões de núcleo, sempre acompanhadas ou organizadas pelo assistente de direção e concluídas com a presença do diretor para firmar decisões e caminhos. Cada núcleo desenvolveu a decupagem de sua área com base no roteiro e decupagem de direção finais, sempre trazendo propostas e ideias em cima da proposta geral. O final das reuniões nucleares seu deu quando todas as decupagens estavam concluídas, aprovadas e destrinchadas e, assim, a produção pôde ir atrás de todos os itens que precisavam ser alcançados para a execução de cada ideia nos sets. Um dos principais esforços iniciais da equipe se deu na elaboração e execução de uma campanha de financiamento coletivo online, por meio da plataforma Catarse, para bancar os custos gerais de todo o filme. A campanha foi intensamente divulgada, conquistando um espaço até mesmo na mídia local brasiliense, como no jornal Correio Braziliense. O objetivo da campanha era arrecadar 5 mil reais em um mês e o alcance final obtido foi de um montante de quase 3 mil. Dessa forma investimentos foram sendo feitos no aluguel de uma locação interna para duas diárias, compra de itens de arte, compra de alimentos para cobrir cada final de semana de gravação, dentre outros. Vale ressaltar que para baratear o projeto como um todo e ampliar os horizontes do filme, muitos apoios com empresas foram sendo firmados pela produção. Ao todo, a equipe envolvida em Castigo contou com mais de 20 pessoas, em segmentos e funções bem divididas, trabalhando para o bem- comum: a realização plena da obra. E assim foi o momento seguinte. Com tudo preparado, acordos firmados, ensaios e pré-light realizados, chegou o período de filmagem. O filme foi rodado em dois finais de semana, totalizando 4 diárias de gravação de 10 horas em média. Todo o planejamento de produção com o assistente de direção possibilitou esquematizar saídas e alternativas mais viáveis quanto às ordens de gravação em relação às locações de cada dia. Ainda assim, muitos contratempos e desafios típicos de produções independentes foram surgindo ao longo das filmagens, exigindo adaptações e esforços da equipe. Ao final das gravações, o material gerado teve seu armazenamento em um HD, dando início ao processo de pós-produção do filme. O editor realizou ao longo de dois meses aproximadamente 5 cortes de montagem do filme, até chegar na versão final. A partir daí, as duas últimas etapas foram a da mixagem de som do filme e do colorismo. Ambas etapas ocorreram simultaneamente, uma vez que a finalização posterior as uniu à montagem final. Neste momento nasceu uma versão mais consolidada de Castigo, um curta-metragem independente de 16 minutos, realizado por formandos de Comunicação Social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>