INSCRIÇÃO: 00659
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP11
 
TÍTULO: Planejamento Estratégico de criação de uma organização estudantil internacional na Universidade de Brasília
 
AUTORES: Luiza Helena Fortes Viana de Mesquita (Universidade de Brasília); Edmundo Brandão Dantas (Universidade de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A internacionalização da educação superior emerge como uma poderosa estratégia de inserção dos países no cenário globalizado, caracterizado pelo fluxo contínuo de capitais, informação e pessoas. Em 2018, a Universidade de Brasília, por meio da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), propôs-se a reformular suas políticas institucionais direcionando-as a essa tendência, o que se concretizou na elaboração de um Plano de Internacionalização com propostas para pesquisa, extensão e ensino para o período que compreende os anos de 2018 a 2022. O momento de internacionalização o qual a Universidade vive, sugere um solo fértil para implementação de iniciativas que busquem fomentar esse processo. É nesse contexto que nasce uma proposta de uma organização sem fins lucrativos movida por alunos locais que deverão gerir as demandas de acolhimento, de comunicação e de integração social entre estudantes locais e internacionais, espaço acadêmico e cidade. Busca-se construir um espaço para convivência, para diálogos informais, desenvolvimento de relações pessoais, esclarecimento de dúvidas, auxílio, além de proporcionar ações sociais, recreativas, cívicas, culturais, socioambientais e intervenções dentro e fora da Universidade. Assim, pretende-se contribuir para a construção de uma cultura organizacional diversa e acessível, pautada na relação horizontal entre instituição e esses estudantes. Além do atendimento às necessidades dos estudantes internacionais, os alunos locais que se engajarem diretamente se beneficiarão pelos incentivos acadêmicos de participação, networking pessoal, e indiretamente, a comunidade local como um todo poderá se beneficiar pelo maior contato com outras culturas sem ''sair de casa'', tendo em vista que realizar um intercâmbio é um privilégio para poucos, no contexto socioeconômico do brasileiro médio. Este serviço é estratégico por apresentar um suporte e uma alternativa viável para suprir as demandas que a INT não é capaz de atender, devido ao número reduzido de funcionários e à extensa carga administrativa pela qual é responsável. Além disso, pode propiciar maior visibilidade internacional para as atividades da UnB. É necessário frisar que a organização é autônoma, porém vinculada à INT. O projeto irá se manter por parcerias, patrocínios e pela aquisição de uma carteirinha de associação de estudantes estrangeiros. Há iniciativas similares em outros países, como a organização ESN (Erasmus Student Network). Partimos do pressuposto de que é preciso criar um canal entre entidades com o mesmo propósito para que jovens de todo mundo possam "falar a mesma língua"e realizar impacto no meio onde vivem (temporariamente ou não). Criar um mecanismo de promoção do diálogo, da diversidade, da empatia e do desenvolvimento pessoal e coletivo é algo necessário em tempos de xenofobia, ascensão do radicalismo e de fragilidade em relação à saúde mental dos jovens. Acreditamos na Comunicação Organizacional não só como uma ferramenta estratégica, mas também como um poderoso pilar na consolidação de valores úteis à sociedade, bem como na criação de laços e vínculos emocionais, e, por fim, como potente instrumento de mudança social que possam gerar bons frutos em um futuro próximo.
 
INTRODUÇÃO
A natureza deste trabalho é de uma pesquisa exploratória e o método adotado é o dedutivo. Dentre os caminhos sistemáticos escolhidos para alcançar os objetivos previstos, estão: - Pesquisa documental e bibliográfica (documentação indireta): Em relação a este trabalho, nesta etapa foram analisados dados cedidos pela Assessoria de Assuntos Internacionais – INT a essa pesquisa, assim como informações contidas no Plano de Internacionalização, o qual apresenta um panorama apurado sobre a atuação da Universidade de Brasília em relação à internacionalização nos últimos anos e as metas estabelecidas para o futuro. Analisamos, também, autores que dialogam com a proposta, sobretudo no que se refere aos conceitos relacionados a planejamento estratégico, comunicação organizacional e internacionalização em universidades. -Benchmarking em relação a um modelo europeu Erasmus Student Network Portugal:Benchmarking, em inglês, significa referência ou avaliação comparativa. O modelo de gestão nesta área escolhido foi a organização Erasmus Student Network de Portugal, pelo contato que tivemos anteriormente, pelo contato com membros e pela proximidade da língua e costumes. Este modelo é a confirmação empírica de que o presente projeto é aplicável e pode ser bem-sucedido. Assim, apresentou-se como um norte para a realização deste projeto e foi lapidado ao decorrer das páginas para que houvesse as devidas adaptações ao nosso contexto. -Entrevista Informais Aprofundadas: No intuito de obtermos informações mais específicas, implementamos essa técnica de entrevista, por telefone, com a Vice-presidente da ESN de Portugal, Vânia Couto, e presencialmente com a Diretora da INT, Sabine Gorovitz, o que nos permitiu entender os propósitos, ações bem-sucedidas, demandas e dificuldades das respectivas entidades. -Aplicação de questionários: Neste trabalho foi desenvolvido um questionário para cada público que pode ser contemplado por este projeto: o de estudantes internacionais e o de estudantes locais. Estudantes internacionais: Tradicionalmente, a INT aplica um questionário online de ordem quantitativa a cada final de semestre aos estudantes intercambistas, a fim de obter um feedback sobre a experiência dos alunos na Universidade de Brasília. Algumas das questões colocadas por eles são de extrema relevância para nossa pesquisa, e por isso serão reaproveitadas. Contudo, a fim de obter um resultado mais apurado sobre nosso objeto de interesse, desenvolvemos algumas perguntas mais específicas que foram adicionadas a este questionário e aplicadas pela própria INT. Estudantes locais:Foi aplicada uma pesquisa online, utilizando-se a plataforma Google Forms, entre estudantes da UnB de diversos cursos, par avaliar o grau de interesse dos pesquisados em participar da organização objeto da presente pesquisa. A pesquisa ficou no ar durante 2 semanas, no período de 3 a 17 de outubro. Como resultado, foram obtidas 114 respostas, o que equivale a um grau de confiança de 93% e a uma margem de erro a priori de 8% para mais e para menos.
 
OBJETIVO
O produto trata-se de um manual ilustrado e atrativo, que contém os principais conceitos de um planejamento estratégico como: Missão, princípios, Análise SWOT (Oportunidades, ameaças, fraquezas e forças), análise de cenário, visão, objetivos, plano de ações; pontos de controle e recursos. ਀ A deliberação dos pontos trabalhados no manual foram feitas a partir da análise de notícias sobre assuntos atuais, conversas informais, entrevistas com jovens líderes de Portugal, questionários com alunos locais e internacionais, reuniões com orientador e com funcionários da Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB. ਀倀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 洀琀漀搀漀 搀攀 䈀攀渀挀栀洀愀爀欀椀渀最Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 渀漀猀 椀渀猀瀀椀爀愀爀 攀 琀爀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀攀猀 攀 椀渀搀椀挀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 愀搀愀瀀琀愀搀漀猀 攀 愀瀀氀椀挀愀搀漀猀 愀焀甀椀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 爀攀搀甀稀椀爀 椀渀挀攀爀琀攀稀愀猀 攀 愀瀀漀猀琀愀爀 挀漀洀 洀愀椀漀爀攀猀 挀栀愀渀挀攀猀 搀攀 愀挀攀爀琀漀⸀ ਀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 甀洀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 瀀甀搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 最愀洀愀 搀攀 昀爀攀渀琀攀猀 焀甀攀 愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀  挀愀瀀愀稀 搀攀 愀戀愀爀挀愀爀Ⰰ 渀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 猀攀 戀攀洀ⴀ猀甀挀攀搀椀搀漀Ⰰ 琀攀洀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀甀猀愀爀 椀洀瀀愀挀琀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 爀攀最椀漀渀愀氀 攀 愀琀 最氀漀戀愀氀⸀ 䘀漀椀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 攀渀挀漀渀琀爀攀椀 搀攀 搀攀椀砀愀爀 甀洀 氀攀最愀搀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 切琀椀氀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 瘀愀氀漀爀攀猀 琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 愀漀猀 搀椀愀猀 搀攀 栀漀樀攀Ⰰ 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀爀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 昀漀猀猀攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 氀愀搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 栀甀洀愀渀椀琀爀椀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀⸀  㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀