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INSCRIÇÃO: | 00659 |
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CATEGORIA: | RP |
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MODALIDADE: | RP11 |
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TÍTULO: | Planejamento Estratégico de criação de uma organização estudantil internacional na Universidade de Brasília |
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AUTORES: | Luiza Helena Fortes Viana de Mesquita (Universidade de Brasília); Edmundo Brandão Dantas (Universidade de Brasília) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
A internacionalização da educação superior emerge como uma poderosa estratégia de inserção dos países no cenário globalizado, caracterizado pelo fluxo contínuo de capitais, informação e pessoas. Em 2018, a Universidade de Brasília, por meio da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), propôs-se a reformular suas políticas institucionais direcionando-as a essa tendência, o que se concretizou na elaboração de um Plano de Internacionalização com propostas para pesquisa, extensão e ensino para o período que compreende os anos de 2018 a 2022. O momento de internacionalização o qual a Universidade vive, sugere um solo fértil para implementação de iniciativas que busquem fomentar esse processo. É nesse contexto que nasce uma proposta de uma organização sem fins lucrativos movida por alunos locais que deverão gerir as demandas de acolhimento, de comunicação e de integração social entre estudantes locais e internacionais, espaço acadêmico e cidade. Busca-se construir um espaço para convivência, para diálogos informais, desenvolvimento de relações pessoais, esclarecimento de dúvidas, auxílio, além de proporcionar ações sociais, recreativas, cívicas, culturais, socioambientais e intervenções dentro e fora da Universidade. Assim, pretende-se contribuir para a construção de uma cultura organizacional diversa e acessível, pautada na relação horizontal entre instituição e esses estudantes. Além do atendimento às necessidades dos estudantes internacionais, os alunos locais que se engajarem diretamente se beneficiarão pelos incentivos acadêmicos de participação, networking pessoal, e indiretamente, a comunidade local como um todo poderá se beneficiar pelo maior contato com outras culturas sem ''sair de casa'', tendo em vista que realizar um intercâmbio é um privilégio para poucos, no contexto socioeconômico do brasileiro médio. Este serviço é estratégico por apresentar um suporte e uma alternativa viável para suprir as demandas que a INT não é capaz de atender, devido ao número reduzido de funcionários e à extensa carga administrativa pela qual é responsável. Além disso, pode propiciar maior visibilidade internacional para as atividades da UnB. É necessário frisar que a organização é autônoma, porém vinculada à INT. O projeto irá se manter por parcerias, patrocínios e pela aquisição de uma carteirinha de associação de estudantes estrangeiros. Há iniciativas similares em outros países, como a organização ESN (Erasmus Student Network). Partimos do pressuposto de que é preciso criar um canal entre entidades com o mesmo propósito para que jovens de todo mundo possam "falar a mesma língua"e realizar impacto no meio onde vivem (temporariamente ou não). Criar um mecanismo de promoção do diálogo, da diversidade, da empatia e do desenvolvimento pessoal e coletivo é algo necessário em tempos de xenofobia, ascensão do radicalismo e de fragilidade em relação à saúde mental dos jovens. Acreditamos na Comunicação Organizacional não só como uma ferramenta estratégica, mas também como um poderoso pilar na consolidação de valores úteis à sociedade, bem como na criação de laços e vínculos emocionais, e, por fim, como potente instrumento de mudança social que possam gerar bons frutos em um futuro próximo. |
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INTRODUÇÃO |
A natureza deste trabalho é de uma pesquisa exploratória e o método adotado é o dedutivo. Dentre os caminhos sistemáticos escolhidos para alcançar os objetivos previstos, estão: - Pesquisa documental e bibliográfica (documentação indireta): Em relação a este trabalho, nesta etapa foram analisados dados cedidos pela Assessoria de Assuntos Internacionais – INT a essa pesquisa, assim como informações contidas no Plano de Internacionalização, o qual apresenta um panorama apurado sobre a atuação da Universidade de Brasília em relação à internacionalização nos últimos anos e as metas estabelecidas para o futuro. Analisamos, também, autores que dialogam com a proposta, sobretudo no que se refere aos conceitos relacionados a planejamento estratégico, comunicação organizacional e internacionalização em universidades. -Benchmarking em relação a um modelo europeu Erasmus Student Network Portugal:Benchmarking, em inglês, significa referência ou avaliação comparativa. O modelo de gestão nesta área escolhido foi a organização Erasmus Student Network de Portugal, pelo contato que tivemos anteriormente, pelo contato com membros e pela proximidade da língua e costumes. Este modelo é a confirmação empírica de que o presente projeto é aplicável e pode ser bem-sucedido. Assim, apresentou-se como um norte para a realização deste projeto e foi lapidado ao decorrer das páginas para que houvesse as devidas adaptações ao nosso contexto. -Entrevista Informais Aprofundadas: No intuito de obtermos informações mais específicas, implementamos essa técnica de entrevista, por telefone, com a Vice-presidente da ESN de Portugal, Vânia Couto, e presencialmente com a Diretora da INT, Sabine Gorovitz, o que nos permitiu entender os propósitos, ações bem-sucedidas, demandas e dificuldades das respectivas entidades. -Aplicação de questionários: Neste trabalho foi desenvolvido um questionário para cada público que pode ser contemplado por este projeto: o de estudantes internacionais e o de estudantes locais. Estudantes internacionais: Tradicionalmente, a INT aplica um questionário online de ordem quantitativa a cada final de semestre aos estudantes intercambistas, a fim de obter um feedback sobre a experiência dos alunos na Universidade de Brasília. Algumas das questões colocadas por eles são de extrema relevância para nossa pesquisa, e por isso serão reaproveitadas. Contudo, a fim de obter um resultado mais apurado sobre nosso objeto de interesse, desenvolvemos algumas perguntas mais específicas que foram adicionadas a este questionário e aplicadas pela própria INT. Estudantes locais:Foi aplicada uma pesquisa online, utilizando-se a plataforma Google Forms, entre estudantes da UnB de diversos cursos, par avaliar o grau de interesse dos pesquisados em participar da organização objeto da presente pesquisa. A pesquisa ficou no ar durante 2 semanas, no período de 3 a 17 de outubro. Como resultado, foram obtidas 114 respostas, o que equivale a um grau de confiança de 93% e a uma margem de erro a priori de 8% para mais e para menos. |
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OBJETIVO |
O produto trata-se de um manual ilustrado e atrativo, que contém os principais conceitos de um planejamento estratégico como: Missão, princípios, Análise SWOT (Oportunidades, ameaças, fraquezas e forças), análise de cenário, visão, objetivos, plano de ações; pontos de controle e recursos.
A deliberação dos pontos trabalhados no manual foram feitas a partir da análise de notícias sobre assuntos atuais, conversas informais, entrevistas com jovens líderes de Portugal, questionários com alunos locais e internacionais, reuniões com orientador e com funcionários da Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB. 倀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 洀琀漀搀漀 搀攀 䈀攀渀挀栀洀愀爀欀椀渀最Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 渀漀猀 椀渀猀瀀椀爀愀爀 攀 琀爀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀攀猀 攀 椀渀搀椀挀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 愀搀愀瀀琀愀搀漀猀 攀 愀瀀氀椀挀愀搀漀猀 愀焀甀椀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 爀攀搀甀稀椀爀 椀渀挀攀爀琀攀稀愀猀 攀 愀瀀漀猀琀愀爀 挀漀洀 洀愀椀漀爀攀猀 挀栀愀渀挀攀猀 搀攀 愀挀攀爀琀漀⸀
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