ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00690</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Dezembro Vermelho-Consciência</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Anthonielli Oldemburg Nardes (Universidade do Estado de Mato Grosso); Lawrenberg Advíncula (Universidade do Estado de Mato Grosso); Áquila Barbosa Barro (Universidade do Estado de Mato Grosso)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O artigo apresenta os processos utilizados para a produção conceitual e técnica do Stop Motion  Dezembro Vermelho-Consciência , aplicando conceitos teóricos e práticos da linguagem visual em uma campanha educativa. O intuito é abordar de maneira objetiva a importância da prevenção da Aids. Para isso, apresentamos dados estatísticos do avanço da doença no Brasil ao longo dos anos e abrimos a discussão do valor comunicativo de ações sociais para abordar o tema, principalmente no meio audiovisual. O trabalho foi desenvolvido como atividade prática na disciplina de Design, ministrada pelo professor Lawrenberg Advíncula, no 2º semestre de Jornalismo, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em 2018. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o levantamento de dados, optamos pela pesquisa bibliográfica para elaborar melhor o conceito da mensagem visual e aplicá-lo no stop motion, com base em referências teóricas de livros e artigos. Também usamos de pesquisas na internet para consultar informações mais específicas sobre a Aids e seu impacto em parâmetros nacionais, regionais, estaduais e locais. A obra que nos inspirou a fazer o trabalho foi Sintaxe da Linguagem Visual (2007), da autora Donis A. Dondi. Também exploramos as referências de Robbin Williams, com a obra "Design para quem não é designer" e outros autores que falam sobre a técnica. A obtenção de dados se deu principalmente através do Boletim Epidemiológico de 2018, divulgado pelo próprio Ministério da Saúde no site www.aids.gov.br.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dezembro Vermelho-Consciência propõe uma narrativa curta e previsível. Trata-se de uma linguagem simples, porém de interpretação intensa. O produto em questão destaca elementos da linguagem visual e do Design, assim como havia sido proposto inicialmente pelo professor da disciplina. A escolha da trilha sonora foi pensada para expressar a seriedade e a sensibilidade da temática. Por esta razão, optou-se pela obra The End of the World, uma trilha instrumental, de gênero dramático. Nos enquadramentos iniciais, lançaram-se princípios compositivos. Entre eles, o da atração, tensão e aguçamento, bem como a composição da cena baseou-se nos fundamentos da varredura visual, o da Zona Óptica Primária, no sentido de perfazer o movimento diagonal de um objeto num extremo a outro. Dondis (2007) aponta que este movimento define o ponto de maior atenção no desenho e imagem. Uma gramática visual que no caso do stop-motion foi decisivo para conduzir o olhar do espectador nos objetos, sobretudo, por que a cena, com background de cor branca (cor neutra), foi trabalhada de modo a dar ênfase somente aos objetos em animação, isto é, o preservativo e a carteira. Já na segunda parte do stop-motion, onde consta as informações da AIDS/HIV, teve como principal conceito de design a ideia de contraste, no sentido de realçar palavras e números. A cor vermelha sobressaiu. De acordo com Luciano Guimarães (2011), o vermelho desperta fortes sensações, atraindo o olhar do espectador. Ou seja, o vermelho não foi utilizado só em referência à cor da campanha, mas também porque possui um grande impacto visual. Ao todo, o curta teve duração de 53 segundos, composto por 91 imagens. A produção faz um paralelo com algumas produções do AnimaMundi, no sentido de divulgar a arte sequencial no interior de Mato Grosso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>