INSCRIÇÃO: 00094
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT04
 
TÍTULO: Releituras de um país descoberto
 
AUTORES: Geiciane Fonseca de Souza (Universidade Federal do Amazonas); Allan Soljenistsin Barreto Rodrigues (Universidade Federal do Amazonas); Maria Luiza da Silva Dacio (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: colonizacao, exploracao, fotografia, indigena,
 
RESUMO
A exploração portuguesa no contexto da colonização foi retirada de um ensaio਀ fotográfico denominado “Releituras de um País Descoberto”. Produzida na disciplina de਀ Planejamento Visual, Editoração Eletrônica e Web Design, visa representar os efeitos da਀ exploração portuguesa no cotidiano indígena por meio da fotografia. A intenção é fazer਀ com que se perceba o quanto a vida dos índios e a identidade nativa foram afetadas pelo਀ domínio português.
 
INTRODUÇÃO
A fotografia aqui apresentada foi resultado de um trabalho proposto na disciplina de਀ Planejamento Visual, Editoração Eletrônica e Web Design, ministrada pelo professor Allan਀ Soljenístsin, no primeiro período do curso de Jornalismo na Universidade Federal do਀ Amazonas, primeiro semestre de 2016.਀ A fotografia é a técnica de criação de imagens através de exposição luminosa, fixando esta਀ em uma superfície sensível. Não é obra de um único autor, mas um agregado de conceitos e਀ avanços por parte de várias pessoas. No século XX e no período entre as duas guerras਀ mundiais a fotografia se tornou o meio dominante e mais "natural" de nos reportarmos às਀ aparências. Foi então que ela substituiu o mundo como testemunho imediato.਀ Uma fotografia é uma imagem, não é apenas uma imagem਀ como uma pintura da interpretação do real; é também um਀ traço, algo do real, como uma pegada ou uma máscara.਀ (BERGER, 1978, P.55).਀ Toda e qualquer imagem fotográfica contém em si, oculta e internamente, uma história. A਀ realidade da fotografia reside nas múltiplas interpretações, nas diferentes "leituras" que cada਀ receptor dela faz num dado momento; tratamos, pois, de uma expressão peculiar que suscita਀ inúmeras interpretações.਀ Nesse contexto, A Exploração Portuguesa no Contexto da Colonização traz consigo uma਀ bagagem histórica de fácil entendimento e consequentemente, grande alcance. Sua essência਀ está na capacidade que tem de fazer com que o receptor rapidamente assimile o que foi਀ proposto, além de lhe dar a liberdade de interpretar de outras maneiras. Visto que, a਀ exploração por parte dos portugueses aos indígenas não se deu apenas no âmbito da਀ escravização, mas também na extração dos recursos naturais e no abuso de poder e਀ exploração sexual das nativas habitantes da recém terra descoberta.
 
OBJETIVO
Objetivo geral:਀  Representar através da fotografia artística a realidade de exploração e਀ sofrimento enfrentada pelas índias durante a colonização europeia no Brasil.਀伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀 ਀☀⌀㘀㄀㘀㈀㌀㬀 吀爀愀稀攀爀  琀漀渀愀 愀 氀攀洀戀爀愀渀愀 搀攀 焀甀攀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 猀椀琀甀愀攀猀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 攀洀 ਀渀漀猀猀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 瀀攀氀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀猀搀椀漀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀漀Ⰰ ਀愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀Ⰰ 渀漀 猀漀 昀愀琀漀猀 椀猀漀氀愀搀漀猀 渀愀 渀漀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 ਀愀琀甀愀氀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 ਀渀愀 最爀愀渀搀攀猀 渀愀瘀攀最愀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀嘀䤀Ⰰ 漀 氀椀琀漀爀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 攀爀愀 爀攀瀀氀攀琀漀 搀攀 琀爀椀戀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀Ⰰ 瀀漀挀愀 琀愀洀戀洀 ਀搀愀 挀栀攀最愀搀愀 搀漀猀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀攀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 ᰀ爠攀氀愀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀ᴀ†攀渀琀爀攀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀攀猀 攀 椀渀搀最攀渀愀猀 ਀昀漀椀 漀 攀猀挀愀洀戀漀 ጀ†漀猀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀攀猀 漀昀攀爀攀挀椀愀洀 漀戀樀攀琀漀猀 愀漀猀 渀搀椀漀猀 攀洀 琀爀漀挀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀愀 挀漀爀琀攀 攀 ਀琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 搀漀 瀀愀甀ⴀ戀爀愀猀椀氀⸀ 伀猀 攀渀最攀渀栀漀猀 搀攀 愀切挀愀爀 渀漀 一漀爀搀攀猀琀攀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 琀愀洀戀洀 愀戀爀椀最愀瘀愀洀 ਀最爀愀渀搀攀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 洀漀ⴀ搀攀ⴀ 漀戀爀愀 椀渀搀最攀渀愀⸀  ਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀氀漀渀椀稀愀漀 氀攀瘀漀甀  攀砀琀椀渀漀 搀攀 洀甀椀琀愀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 椀渀搀最攀渀愀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀漀 ਀䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 最甀攀爀爀愀 漀甀 瀀漀爀 挀漀渀琀最椀漀 搀攀 搀漀攀渀愀猀 琀爀愀稀椀搀愀猀 搀漀猀 瀀愀猀攀猀 搀椀猀琀愀渀琀攀猀⸀ ਀伀昀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀 椀渀搀最攀渀愀 猀 昀漀椀 瀀爀漀椀戀椀搀愀 攀洀 ㄀㜀㔀㜀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 搀攀挀爀攀琀漀 搀攀 ਀䴀愀爀焀甀猀 搀攀 倀漀洀戀愀氀⸀ ਀一愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 戀爀愀渀挀漀猀 攀 渀搀椀愀猀Ⰰ 愀 渀甀搀攀稀 挀漀渀猀琀椀琀甀愀 漀 瀀攀挀愀搀漀 攀 愀猀 渀愀琀椀瘀愀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 搀愀 ਀爀攀挀洀 琀攀爀爀愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 挀栀愀洀愀瘀愀洀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 挀漀氀漀渀椀稀愀搀漀爀攀猀 猀攀搀攀渀琀漀猀 搀攀 猀攀砀漀Ⰰ 挀漀洀漀  ਀洀漀猀琀爀愀搀漀 攀洀 搀攀琀愀氀栀攀猀 渀愀 挀愀爀琀愀 搀攀 倀攀爀漀 嘀愀稀 搀攀 䌀愀洀椀渀栀愀 愀漀 爀攀椀 䐀漀洀 䴀愀渀甀攀氀㨀 [...] Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem਀ gentis, com cabelos muito pretos, compridos pelas espáduas, e suas਀ vergonhas tão altas, tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as਀ muito bem olharmos, não tínhamos nenhuma vergonha... e certo era tão਀ bem feita, e tão redonda, e sua vergonha (que ela não tinha) tão graciosa,਀ que a muitas mulheres da nossa terra, vendo-lhe tais feições, fizera਀ vergonha, por não terem a sua como ela. (CAMINHA, 1939, p.6).[...] Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem਀ gentis, com cabelos muito pretos, compridos pelas espáduas, e suas਀ vergonhas tão altas, tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as਀ muito bem olharmos, não tínhamos nenhuma vergonha... e certo era tão਀ bem feita, e tão redonda, e sua vergonha (que ela não tinha) tão graciosa,਀ que a muitas mulheres da nossa terra, vendo-lhe tais feições, fizera਀ vergonha, por não terem a sua como ela. (CAMINHA, 1939, p.6).਀ Sendo a sociedade colonial conservadora, patriarcal e escravagista, o senhor branco detinha਀ toda autonomia, podendo fazer todos seus desejos, vontades e consequentemente, as਀洀甀氀栀攀爀攀猀 攀爀愀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 挀漀洀漀 ᰀ瀠愀琀爀椀洀渀椀漀ᴀ†搀攀猀琀攀猀⸀ ꀀ一攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 漀 挀漀爀瀀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 ਀猀攀爀瘀椀爀愀 漀猀 瀀爀愀稀攀爀攀猀 搀漀 戀爀愀渀挀漀 挀漀氀漀渀椀稀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 渀漀 焀甀攀 栀漀樀攀 挀栀愀洀愀洀漀猀 搀攀 ਀洀椀猀挀椀最攀渀愀漀⸀ 䄀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 瀀爀椀洀爀椀愀 搀攀 焀甀攀 漀 瀀漀瘀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 猀攀 昀攀稀 瀀攀氀愀 甀渀椀漀 搀愀猀 ਀琀爀猀 爀愀愀猀 ጀ†戀爀愀渀挀愀Ⰰ 渀攀最爀愀 攀 渀搀椀愀 ጀ†搀攀 昀漀爀洀愀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀 攀 椀最甀愀氀椀琀爀椀愀Ⰰ 愀 瘀攀爀搀愀搀攀  焀甀攀 椀猀猀漀 昀漀椀 ਀攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 猀攀砀甀愀氀 搀愀猀 攀猀挀爀愀瘀愀猀 瀀攀氀漀猀 猀攀甀猀 猀攀渀栀漀爀攀猀 攀 搀攀 琀愀渀琀愀猀 ਀漀甀琀爀愀猀 昀椀最甀爀愀猀 愀甀琀漀爀椀琀爀椀愀猀 挀漀洀漀 樀愀最甀渀漀猀Ⰰ 渀愀瘀攀最愀渀琀攀猀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀挀爀愀瘀漀猀 瘀椀渀搀漀猀 搀愀 ਀섀昀爀椀挀愀⸀ 伀猀 昀椀氀栀漀猀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀愀爀愀洀 搀攀猀猀愀猀 甀渀椀攀猀Ⰰ 爀愀爀愀猀 瘀攀稀攀猀 昀漀爀愀洀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀Ⰰ 渀漀 ਀爀攀挀攀戀攀渀搀漀 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 栀攀爀愀渀愀 攀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 渀攀洀 洀攀猀洀漀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀⸀ ਀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  甀洀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀漀猀猀愀 愀猀猀椀洀椀氀愀爀 漀猀 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CONSIDERAÇÕES
A fotografia é sem dúvida um recurso indispensável nos dias atuais. Uma de suas principais਀ características é a possibilidade que dá ao receptor de interpretar uma única imagem de਀ múltiplas maneiras. A imagem tem o poder de despertar certa sensibilidade no espectador,਀ que é levado a sair do senso comum. ਀ Representar a cena icônica de uma jovem índia ia sendo perseguida e observada por um਀ homem branco, certamente faz com que o receptor reaja com diferentes emoções. Trazer a਀ temática de exploração sexual no período colonial, é também trazer à tona a discussão਀ latente sobre a autonomia e a liberdade da mulher nos dias atuais. A figura feminina, foi਀ cuidadosamente trabalhada, com o intuito de que ao visualizá-la, o espectador pudesse਀ entender o contexto e a história em que ela está envolvida.਀ Relacionar passado e presente da vida da mulher na sociedade brasileira, faz com que se਀ perceba que apesar de alguns papéis terem mudado de lugar, ainda é preciso muita luta para਀ que a desigualdade e visão fragilizada da mulher enquanto ser humano, sejam erradicadas.਀ Ter esse novo olhar, é saber que mudaram os atores e as perspectivas, mas que as falas਀ continuam as mesmas. E é contra isso que se deve lutar.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
FLUSSER, Vilem. Ensaio sobre a Fotografia. Lisboa: Editora Flusser, 1997.

CAMINHA, Pero Vaz de. Carta ao rei Dom Manoel. 1500.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Companhia de Letras, 2004.

DALY, Tim. Guia Básico de Fotografia Digital. Lisboa: Espanha, 2002.

MASCARO, Cristiano. Um toque pessoal em cada imagem. Artigo da Revista਀ Superinteressante, 1989.