O livro Jornalismo e Meio Ambiente em Pauta, produzido pelos 4 acadêmicos do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC) Fernando Santos, Felícia Lanay, Karolini Oliveira e Priscila Cristina surge a partir da disciplina Sociedade e Meio Ambiente, ministrada pela professora Francielle Modesto, organizadora da obra. O livro se destaca por ser um dos primeiros produzido por acadêmicos ainda na graduação de Jornalismo com o intuito de debater meio ambiente e jornalismo. 䄀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀愀爀愀洀 渀漀 氀椀瘀爀漀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀 渀愀 爀攀昀攀爀椀搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 猀漀戀爀攀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 攀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 氀漀挀愀氀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀猀猀攀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 搀漀猀 挀椀渀挀漀 樀漀爀渀愀椀猀 搀椀爀椀漀猀 搀攀 刀椀漀 䈀爀愀渀挀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 琀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 愀琀甀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 洀愀琀爀椀愀猀 攀砀琀爀愀搀愀猀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 猀椀琀攀猀⸀ 䄀 挀漀渀挀攀瀀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 猀攀 搀攀甀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 搀漀椀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 椀渀椀挀椀愀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 愀瀀漀椀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀
Após investigar sites de notícias, impressos, blogs e outras revistas publicadas em Rio Branco, o único a ter uma editoria de meio ambiente fixa foi a revista Amazônia S/A, escolhida para a análise. Verificou-se que outras editorias entrecruzam o tema, caso do Turismo, Economia, Política, Cultura, Gastronomia, sendo extraídos para análise textos além da editoria “Meio Ambiente”. 䔀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 爀攀昀氀攀琀攀 渀甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 攀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 挀漀洀漀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀⸀ 䈀甀攀渀漀 ⠀㈀ 㜀⤀ 愀爀最甀洀攀渀琀愀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 愀渀琀攀猀 搀攀 琀甀搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 攀渀琀漀 ᰀ搠攀瘀攀 琀攀爀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀漀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀漀 搀攀戀愀琀攀 ⠀䈀唀䔀一伀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀ 㐀⤀⸀
A leitura e compreensão crítica do objeto estudado que gerou a publicação permite compreender que este ramo do jornalismo exige cada vez mais do profissional qualificação dos conceitos e problemáticas que cercam o meio ambiente.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 氀椀瘀爀漀 猀漀戀爀攀 愀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 匀⼀䄀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀漀 䄀挀爀攀 渀漀猀 愀渀漀猀 搀攀 ㈀ 愀 ㈀ 㐀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀甀搀漀 瀀漀爀 猀攀爀 漀 切渀椀挀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 刀椀漀 䈀爀愀渀挀漀Ⰰ 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 搀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 愀 琀攀爀 甀洀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 攀搀椀攀猀Ⰰ 氀漀最漀Ⰰ 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 猀攀 攀猀琀甀搀愀爀 挀漀洀漀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 渀漀琀椀挀椀愀搀愀 渀愀 䄀洀愀稀渀椀愀⸀
A motivação para escrever o livro surge a partir da necessidade de debater, aprofundar e difundir o debate ambiental além da sala de aula. A obra representa a inquietude de quatro acadêmicos preocupados com a questão ambiental pelo viés social, cultural e humano do sujeito inserido na problemática. Busca quebrar padrões ambientais seguidos pela imprensa local, onde assuntos de meio ambiente são noticiados com frequência só na época da enchente que atinge o Acre todos os anos ou da seca que assola o Rio Acre em determinadas épocas. Essa inquietude se materializou no livro que aborda o jornalismo ambiental por um viés transdisciplinar, com o objetivo de auxiliar a imprensa local e outros acadêmicos a debater o meio ambiente. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 瘀攀挀甀氀漀 攀猀琀甀搀愀搀漀Ⰰ 渀漀琀愀ⴀ猀攀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 焀甀攀猀琀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 焀甀攀 愀瀀漀渀琀攀 漀 挀椀搀愀搀漀 挀漀洀甀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀攀猀猀愀 氀愀挀甀渀愀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 氀椀瘀爀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 瀀攀氀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀漀渀琀愀爀 愀猀 昀愀氀栀愀猀 渀漀 搀攀戀愀琀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀Ⰰ 椀渀猀攀爀椀渀搀漀 漀 挀椀搀愀搀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 漀 挀椀攀渀琀椀猀琀愀Ⰰ 漀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀⸀
Em quinze anos de Jornalismo na Ufac – em 2017 completa 16 – e única universidade a oferecer o curso no estado do Acre, é a primeira publicação de um livro escrita exclusivamente por alunos. Produzido por 4 graduandos, representa que o debate ambiental está saindo da academia e ganhando novos rumos para a sociedade.䄀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 愀椀渀搀愀 瀀漀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 搀攀戀愀琀攀 猀漀戀爀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 焀甀攀 昀甀樀愀洀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 昀愀甀渀愀 攀 昀氀漀爀愀 漀甀 攀砀漀琀椀稀愀漀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀⸀ 唀洀愀 洀愀琀爀椀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 搀攀瘀攀 椀爀 搀愀 愀氀洀 搀攀猀猀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 攀瘀椀琀愀爀 瀀愀甀琀愀猀 琀甀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 瘀攀渀搀攀爀 漀 氀漀挀愀氀 攀洀 瀀爀漀氀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 最爀甀瀀漀猀 攀挀漀渀洀椀挀漀猀⸀ 䌀漀渀昀漀爀洀攀 愀挀攀渀琀甀愀 䈀甀攀渀漀 ⠀㈀ 㜀⤀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 搀攀瘀攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 漀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 漀 挀愀琀攀搀爀琀椀挀漀 攀 漀 瀀攀猀挀愀搀漀爀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀 愀最爀渀漀洀漀 攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀 爀甀爀愀氀Ⰰ 漀 洀愀琀攀椀爀漀 攀 漀 戀椀氀漀最漀⸀
A partir dos estudos desenvolvidos, tomando como base a Revista Amazônia S/A, o livro tem a proposta de contribuir com o debate dos profissionais da imprensa, comunidade acadêmica e o leitor interessado no assunto.
Sobre o objeto de estudo
A escolha da revista Amazônia S/A para análise se justifica por ser o único veículo de comunicação em Rio Branco a trazer uma editoria de meio ambiente fixa nas dez edições publicadas (2011/2013). Editada pelos jornalistas Mirla Miranda e Alan Rick, Editada pelos jornalistas Mirla Miranda e Alan Rick, um dos temas recorrentes do veículo é a questão ambiental, por isso o interesse em saber como o assunto é abordado. 匀攀最甀渀搀漀 䈀甀攀渀漀 ⠀㈀ 㜀⤀Ⰰ ᰀ漠 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀漀戀爀攀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀昀甀渀搀椀搀漀 挀漀洀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 瘀攀爀搀攀 漀甀 攀挀漀瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀ᴀ⸠ 䐀攀瘀攀 琀攀爀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀漀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 挀漀洀 愀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀漀 搀攀戀愀琀攀⸀ 一漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 瀀漀爀琀愀ⴀ瘀漀稀 搀攀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 氀攀最椀琀椀洀愀爀 瀀漀搀攀爀攀猀 攀 瀀爀椀瘀椀氀最椀漀猀⸀ 䈀甀攀渀漀 ⠀㈀ 㜀⤀ 瀀漀渀琀甀愀 焀甀攀 愀 瀀愀甀琀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 焀甀攀 搀攀猀瀀爀攀稀愀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀挀愀戀愀 愀戀爀椀渀搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 漀 漀瀀漀爀琀甀渀椀猀洀漀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀⸀ 䔀洀 挀漀渀猀漀渀渀挀椀愀 挀漀洀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䈀甀攀渀漀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀 搀椀猀挀漀爀爀攀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 琀甀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀洀 最愀渀栀漀猀 攀挀漀渀洀椀挀漀猀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀
Sobre democratizar a informação ambiental Vilmar Berna (2008) assinala que “A democratização da informação ambiental é fundamental para o exercício pleno da cidadania crítica e participativa, pois quando as pessoas, o povo, ou as organizações não dispõem de informação de qualidade, fica comprometida a capacidade de fazer escolhas entre as diferentes alternativas e caminhos (BERNA, 2008, p. 89-90). 䈀甀攀渀漀 ⠀㈀ 㜀⤀ 爀攀猀猀愀氀琀愀 焀甀攀 漀 猀愀戀攀爀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 渀漀 瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 搀漀猀 焀甀攀 搀攀琀洀 漀 洀漀渀漀瀀氀椀漀 搀愀 昀愀氀愀Ⰰ 洀愀猀 搀攀瘀攀 攀猀琀愀爀 猀椀渀琀漀渀椀稀愀搀漀 挀漀洀 漀 瀀氀甀爀愀氀椀猀洀漀 攀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 吀愀洀戀洀 渀漀 猀攀 瀀漀搀攀 氀椀洀椀琀愀爀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 氀攀最椀琀椀洀愀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀愀猀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀 漀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀⸀ 伀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀 氀椀洀椀琀愀爀 愀漀猀 洀甀爀漀猀 搀愀猀 愀挀愀搀攀洀椀愀猀⸀
Através de uma abordagem teórica, busca apresentar as falhas cometidas pela revista e diante disso, ampliar o debate ambiental e dialogar com a imprensa local no intuito de evitar sempre as mesmas pautas, como noticiar apenas quando o rio Acre tá seco ou quando os rios começam subir, apenas noticiar. Tem que incluir as pessoas como responsável pelo fenômeno e promover a participação na tomada de decisões frente aos problemas ambientais. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀漀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀爀愀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 愀挀爀攀愀渀愀 挀漀洀攀愀 猀攀爀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 ጀ†洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䘀爀愀渀挀椀攀氀氀攀 䴀漀搀攀猀琀漀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀爀攀 ⠀唀䘀䄀䌀⤀⸀ 䔀洀 ㈀ 㐀 愀 䘀甀渀搀愀漀 搀攀 䄀洀瀀愀爀漀 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 䄀挀爀攀 ⠀䘀䄀倀䄀䌀⤀ 攀 䌀䄀倀䔀匀 愀戀爀攀 攀搀椀琀愀氀 搀攀 椀渀椀挀椀愀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 䄀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䘀爀愀渀挀椀攀氀氀攀Ⰰ 樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 㐀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 ᰀ䨠漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 ጀ†漀猀 搀椀氀漀最漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀ᴀ†攀 ᰀ䨠漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀㨀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 匀⼀䄀Ⰰ 挀甀樀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 攀爀愀 甀洀 氀椀瘀爀漀⸀
Com o projeto aprovado, teve início o processo de leituras e planejamento para escrita dos capítulos para compor a obra. Para construção dos textos, foi feita a catalogação das dez edições da Revista Amazônia S/A, veiculada nos estados do Acre e Rondônia entre 2011 e 2013. Paralelo a isso, houve seleção de todas as matérias da editoria Meio Ambiente e de outras que se relacionavam com o tema, mas pertencentes às editorias de Turismo, Economia, Política, Cultura e Gastronomia.䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀琀甀氀漀 ᰀ䨠漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 攀洀 倀愀甀琀愀ᴀ†猀甀爀最攀 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 猀甀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 攀 愀 挀漀渀攀砀漀 焀甀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀渀搀攀 椀渀猀攀爀攀 漀 猀甀樀攀椀琀漀 攀 漀 挀攀渀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 焀甀攀 攀氀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀⸀ 䈀愀栀椀愀 ⠀㈀ 㤀⤀ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀爀琀攀Ⰰ 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 攀 甀洀愀 挀椀渀挀椀愀⸀ 䄀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 猀甀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀甀渀漀 氀攀瘀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀愀 瘀椀搀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 一漀 猀攀渀琀椀搀漀 氀椀琀攀爀愀氀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀Ⰰ 焀甀攀爀 搀椀稀攀爀 愀瀀甀爀愀爀Ⰰ 爀攀甀渀椀爀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀 攀 搀椀昀甀渀搀椀爀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 最攀爀愀椀猀 挀漀洀 瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀砀愀琀椀搀漀Ⰰ 挀氀愀爀攀稀愀Ⰰ 爀愀瀀椀搀攀稀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 愀 挀漀渀樀甀最愀爀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 攀 愀漀 ⠀䈀䄀䠀䤀䄀Ⰰ ㈀ 㠀Ⰰ 瀀⸀ 㤀⤀⸀ 倀愀爀愀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀漀 愀猀 瘀攀爀猀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀愀洀 漀猀 昀愀琀漀猀 搀椀猀挀漀爀爀攀 猀漀戀爀攀 漀甀瘀椀爀 琀漀搀愀猀 瘀攀爀猀攀猀 搀攀 甀洀 昀愀琀漀 ᰀ瀠愀爀愀 焀甀攀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀 愀瀀甀爀愀搀愀 渀漀 猀攀樀愀 愀瀀攀渀愀猀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀 焀甀攀 猀攀 瀀攀渀猀愀 焀甀攀 Ⰰ 攀 猀椀洀 焀甀攀 猀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 攀Ⰰ 琀愀渀琀漀 焀甀愀渀琀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 猀攀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀ᴀ⸠ 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀漀 攀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀漀洀漀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 昀愀甀渀愀 攀 昀氀漀爀愀Ⰰ 攀挀漀氀漀最椀愀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 挀愀琀猀琀爀漀昀攀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 攀渀挀栀攀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 琀攀洀愀猀⸀ 䄀渀搀爀 吀爀椀最甀攀椀爀漀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀 搀漀 猀椀琀攀 䴀甀渀搀漀 匀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 ᰀ传 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀 瀀爀攀挀漀渀椀稀愀 甀洀 漀氀栀愀爀 攀挀漀氀最椀挀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀ⴀ爀攀氀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀 愀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 猀椀猀琀洀椀挀愀 搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀ 䤀渀瘀愀爀椀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀猀愀最爀愀搀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 挀漀渀琀爀爀椀漀猀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀
No entendimento de Bueno (2007), jornalismo ambiental é antes de tudo jornalismo e “deve ter compromisso com o interesse público, com a democratização do conhecimento, com ampliação do debate” (BUENO, 2007, p. 14). Sobre sua missão, complementa que será compatibilizar visões, experiências e conhecimentos que contribuam para a relação sadia entre o homem e o meio ambiente. A escrita do livro está dividida em quatro capítulos em forma de artigos. O gênero textual artigo técnico-científico resulta de pesquisas com análise de leituras exigidas por uma organização pública ou privada, em geral universidades (OLIVEIRA, 2015). Segundo Oliveira (2015, p. 105) deve ter por base a análise de coerente de um referencial teórico, ou seja, ideias, teorias, abordagens e resultados obtidos por outros cientistas, teóricos ou pesquisadores. Cada capítulo apresenta um resumo, seguido de palavras chaves. Para facilitar a leitura sobre do que se trata o texto, cada capítulo apresenta subtítulos com a função de identificar qual o conteúdo nele e qual é a ideia do objeto. 䄀渀琀攀猀 搀攀 椀渀椀挀椀愀爀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 昀椀挀漀甀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 䘀爀愀渀挀椀攀氀氀攀 䴀漀搀攀猀琀漀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 愀甀琀漀爀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀洀 攀猀琀甀搀漀猀 搀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 挀漀洀漀 䄀渀搀爀 吀爀椀最甀攀椀爀漀 ⠀㈀ 㔀⤀Ⰰ 匀挀栀椀爀氀攀礀 䰀甀昀琀 ⠀㈀ 㔀⤀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀 搀愀 䌀漀猀琀愀 䈀甀攀渀漀 ⠀㈀ 㜀⤀Ⰰ 䴀愀爀椀漀 䔀爀戀漀氀愀琀漀 ⠀㈀ 㘀⤀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀Ⰰ 搀椀猀猀攀爀琀愀攀猀 攀 琀攀猀攀猀⸀
Esse delineamento foi fundamental para aprofundar e compreender a relação jornalismo e meio ambiente a partir de um olhar teórico. Semanalmente, o grupo de quatro acadêmicos – Fernando, Felícia, Karolini e Priscila – se reunia com a orientadora para leitura e seleção das matérias. Os textos selecionados eram lidos e debatidos apontando o que tinha faltado e o que poderia ser acrescentado na matéria. 䄀瀀猀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 琀爀愀琀愀瘀愀洀 搀攀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 昀椀挀漀甀 搀攀昀椀渀椀搀漀 焀甀攀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 攀猀挀爀攀瘀攀猀猀攀 甀洀 挀愀瀀琀甀氀漀 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 ጀ†攀渀琀爀攀 氀攀椀琀甀爀愀猀 攀 挀漀爀爀攀漀 ጀ†氀攀瘀漀甀 攀洀 洀搀椀愀 洀攀猀攀猀 瀀愀爀愀 昀椀挀愀爀 瀀爀漀渀琀漀⸀
Quando se fala em estudar jornalismo ambiental no Brasil, é fundamental conhecer obras como “Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa”, de autoria de Wilson da Costa Bueno, “Mundo Sustentável” e “Mundo Sustentável 2: Novos rumos para um planeta em crise”, ambos do André André Trigueiro, “Jornalismo, Meio Ambiente e Amazônia: os desmatamentos nos jornais O Liberal do Pará e A Crítica do Amazonas”, da pesquisadora Schirley Luft, “Saber Ambiental”, do Enrique Leff, dentre outros. 䔀猀猀愀猀 漀戀爀愀猀 搀攀戀愀琀攀洀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀爀椀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 焀甀攀 漀 瀀氀愀渀攀琀愀 攀渀昀爀攀渀琀愀 渀甀洀愀 瘀椀猀漀 猀椀猀琀洀椀挀愀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 愀氀洀 搀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 攀猀猀攀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀⸀ 唀猀愀渀搀漀 攀猀猀攀猀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀 猀攀 搀椀猀瀀攀 愀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 搀攀戀愀琀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀渀琀爀攀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 氀漀挀愀氀⸀
Palavras, siglas e termos referentes ao Meio Ambiente como Agenda 21, ecopropaganda, marketing verde, genocídio, Estatuto de Roma, ICMS Ecológico, IPCC, obsolescência programada, dentre outros, foram catalogados na revista para compor um glossário, disponibilizado no final do livro. O vocábulo ambiental disponibiliza 129 termos com explicações, traduções e significados de siglas. Com uma linguagem direta e objetiva, busca auxiliar os profissionais da imprensa e o leitor compreender termos técnicos da linguagem ambiental.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀漀爀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䄀甀最甀猀琀漀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 䘀攀氀挀椀愀 䰀愀渀愀礀 搀攀 匀漀甀稀愀 搀漀 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 䬀愀爀漀氀椀渀椀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 攀 倀爀椀猀挀椀氀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 䴀椀爀愀渀搀愀 搀攀 䄀爀愀切樀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⼀䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀挀爀攀 ⠀唀䘀䄀䌀⤀Ⰰ 琀攀瘀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⼀爀攀瘀椀猀漀 攀 昀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䘀爀愀渀挀椀攀氀氀攀 䴀漀搀攀猀琀漀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀攀 䜀氀愀甀挀漀 䌀愀瀀瀀攀爀⸀ 䄀 攀猀挀爀椀琀愀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀 搀攀甀ⴀ猀攀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 瀀愀爀愀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 挀爀椀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 昀漀爀愀洀 攀洀戀愀猀愀搀漀猀 攀洀 愀甀琀漀爀攀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 猀漀戀爀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀ 䄀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀愀 攀搀椀琀漀爀愀 䄀䴀䌀䜀甀攀搀攀猀Ⰰ 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀ 䤀洀瀀爀攀猀猀漀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀 搀攀 戀漀氀猀漀Ⰰ 琀愀洀愀渀栀漀 㜀⼀㔀 瀀漀爀 ㈀ 挀漀渀琀洀Ⰰ 㔀㈀ 瀀最椀渀愀猀 攀 甀洀愀 琀椀爀愀最攀洀 椀渀椀挀椀愀氀 搀攀 攀砀攀洀瀀氀愀爀攀猀⸀ 䐀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 漀戀爀愀 甀洀 最氀漀猀猀爀椀漀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 搀攀 ㈀㤀 琀攀爀洀漀猀 攀 猀椀最氀愀猀 挀漀洀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 猀 焀甀攀猀琀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀 攀猀琀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 昀漀爀洀愀㨀
Sumário - Apresenta ao leitor o título, autor de paginação de cada capítulo䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 ጀ†䘀爀愀渀挀椀攀氀氀攀 䴀漀搀攀猀琀漀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀 搀愀 漀戀爀愀Ⰰ 昀愀稀 甀洀 戀爀攀瘀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 挀漀洀漀 猀攀 搀攀甀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀愀 漀戀爀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀最椀渀愀 㔀 挀漀洀攀愀 漀猀 愀爀琀椀最漀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 挀漀洀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀愀 攀搀椀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 甀猀愀搀愀 攀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀⸀
O capítulo 1 intitulado “A pauta ambiental: Um estudo de caso da Revista Amazônia S/A” foi escrito pela acadêmica Priscila Cristina Miranda de Araújo. O texto faz uma análise do comprometimento e da função pedagógica da pauta ambiental (BUENO, 2007), que sistematiza conceitos, dissemina informações, conhecimentos e vivências, ou seja, permite o cidadão comum participar do debate. 伀 挀愀瀀琀甀氀漀 ㈀ 挀栀愀洀愀搀漀 搀攀 ᰀ传 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀椀猀琀愀㨀 愀瀀漀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 匀⼀䄀ᴀⰠ 攀猀挀爀椀琀漀 瀀攀氀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 䬀愀爀漀氀椀渀椀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 昀愀稀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 搀攀戀愀琀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 挀漀渀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀 瘀攀挀甀氀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 挀漀洀漀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀氀攀漀 搀攀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀挀攀猀猀瘀攀氀Ⰰ 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀漀 攀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀
O capítulo apresenta um breve debate sobre a ética na comunicação e usa Eugênio Bucci (2000) para embasar a escrita, pontuando que o jornalismo não age para obter resultados que não sejam o de bem informar o publico. Segundo o autor, ele não tem autorização ética para perseguir outros fins que não seja este (BUCCI, 2000). 䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 攀 攀砀瀀漀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 渀漀 搀攀戀愀琀攀 昀爀攀渀琀攀 猀 焀甀攀猀琀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀攀猀猀愀猀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀Ⰰ 䘀攀氀椀挀椀愀 䰀愀渀愀礀 搀攀 匀漀甀稀愀 搀漀 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀猀挀爀攀瘀攀 漀 挀愀瀀琀甀氀漀 琀爀猀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 唀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 匀⼀䄀㨀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀ 䔀 昀愀稀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 愀瀀漀渀琀愀渀搀漀 搀攀 焀甀攀 洀漀搀漀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀ 䄀戀漀爀搀愀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 愀 昀爀愀最洀攀渀琀愀漀 攀 搀攀猀瘀椀漀 搀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 渀漀 瀀漀搀攀洀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀ 匀挀栀椀爀氀攀礀 䰀甀昀琀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀 搀愀 䌀漀猀琀愀 䈀甀攀渀漀 攀 一椀氀猀漀渀 䰀愀最攀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀洀戀愀猀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
O último capítulo é O meio ambiente está em debate: O jornalismo da Revista Amazônia S/A. Nessa parte do livro, Fernando Augusto dos Santos aborda a escolha das fontes e propõe o diálogo jornalismo e meio ambiente como alternativa de debater o meio ambiente para conscientizar a sociedade do seu papel, tanto social quanto ambiental. Além disso, debate ainda o uso de uma linguagem de fácil entendimento para informar o público.
Identidade visual da obra匀攀最甀渀搀漀 刀椀戀攀椀爀漀 ⠀㤀㠀㜀 愀瀀甀搀 匀伀唀娀䄀Ⰰ 䰀唀䤀一䐀䤀䄀Ⰰ ㈀ ⤀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀搀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 焀甀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀甀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ漀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 甀洀 氀漀最漀琀椀瀀漀Ⰰ 甀洀 猀洀戀漀氀漀 最爀昀椀挀漀Ⰰ 甀洀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 䔀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 瀀爀漀樀攀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 最爀愀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀
A composição da capa, com grande destaque para o verde foi pensada na concepção de colocar a Amazônia em foco. O círculo grande com a árvore menor ao centro em forma de alvo representa a floresta, símbolo de disputas em busca de ganhos econômicos. O branco sugere várias interpretações, com a visão estereotipada que a floresta amazônica recebe de vazio demográfico, região inabitada e dialoga com o vazio da desinformação com que a imprensa retrata a Amazônia, tais como a superficialidade das informações, exotização da fauna e flora e representação da região como exuberância mundial.一漀 琀琀甀氀漀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 ᰀ䨠漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀ᴀ†攀洀 挀愀椀砀愀 愀氀琀愀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 渀愀 爀攀氀愀漀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 氀漀最漀Ⰰ 愀漀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 愀 挀愀瀀愀Ⰰ 漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 搀漀 猀甀樀攀椀琀漀 椀爀漀 爀攀洀攀琀攀爀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 挀漀洀漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀愀氀漀最愀渀搀漀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ ᰀ䔠洀 瀀愀甀琀愀ᴀⰠ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 攀洀 氀攀琀爀愀猀 洀椀渀切猀挀甀氀愀猀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 甀洀愀 氀椀最愀漀 挀漀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 猀攀甀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 樀 焀甀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀攀愀 挀漀洀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 漀渀搀攀 渀愀猀挀攀 琀漀搀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 瘀愀椀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀 猀攀爀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀搀漀⸀
O glossário foi pensado para esclarecer palavras que aparecem com frequência em matérias, reportagens, artigos sobre meio ambiente, inclusive alguns dialetos acreanos Termos comumente usados na região e pela imprensa local como “florestania”, união dos termos “floresta” e “cidadania, conceituado pelo historiador acreano Toinho Alves como a cidadania dos povos da floresta, que se popularizou com a chegada de Jorge Viana ao Governo do Acre em 1998, que costuma ser confundido com o sentimento de acreanidade, “varadouro”, nome dado a um caminho aberto na mata pelos seringueiros, que são feitos no meio da mata para ligar as colocações dos seringueiros entre si e aos barracões para escoar a borracha e receber mantimentos, utensílios e outros produtos, “empate”, que significa manifestações organizada por seringueiros ocorrida na década de 90 no Acre para impedir a ocupada de suas terras, entre outros termos compõe a obra final. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 戀甀猀挀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 愀猀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀昀椀爀洀愀渀搀漀 焀甀攀 漀 搀攀戀愀琀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 瀀爀攀挀椀猀愀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 渀愀 洀搀椀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 攀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀爀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 挀漀洀漀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀琀漀 猀攀渀搀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 猀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀琀 挀甀洀瀀爀椀渀搀漀 愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 椀渀猀攀爀椀爀 琀漀搀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 渀漀 搀攀戀愀琀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 ጀ†挀椀攀渀琀椀猀琀愀Ⰰ 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀Ⰰ 漀 栀漀洀攀洀 搀漀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀洀 攀猀琀甀搀愀Ⰰ 甀洀愀 漀戀爀愀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀漀 搀攀戀愀琀攀 昀爀攀渀琀攀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀ 倀愀爀愀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀Ⰰ 爀攀瀀攀渀猀愀爀 攀 爀攀椀渀瘀攀渀琀愀爀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀
A partir dessas observações, o livro proporciona aos leitores uma reflexão para aprofundar sua visão sobre meio ambiente. A obra permite esclarecer que a notícia ambiental vai além de divulgar informações apenas sobre o factual. Com um olhar transversal, mostra que a questão ambiental é bem mais complexa e necessita de interação, diálogos e profundidade no conteúdo. Com isso, entrecruzar jornalismo e meio ambiente é uma forma de enfrentamento em busca de esclarecimentos e expansão do jornalismo ambiental em todas as esferas sociais. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀刀一䄀Ⰰ 嘀椀氀洀愀爀⸀ 䐀攀猀愀昀椀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀ 䤀渀㨀 䜀䤀刀䄀刀䐀䤀Ⰰ 䤀氀稀愀 䴀愀爀椀愀 吀漀甀爀椀渀栀漀㬀 匀䌀圀䄀䄀䈀Ⰰ 刀攀最攀猀 吀漀渀椀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀㨀 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀 爀攀昀氀攀砀攀猀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䐀漀洀 儀甀椀砀漀琀攀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䌀䌀䤀Ⰰ 䔀甀最渀椀漀⸀ 匀漀戀爀攀 준琀椀挀愀 攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䔀一伀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀 搀愀 䌀漀猀琀愀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀漀樀漀愀爀愀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀刀䈀伀䰀䄀吀伀Ⰰ 䴀愀爀椀漀⸀ 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 䌀漀搀椀昀椀挀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 㔀ꨀ 攀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䘀䘀Ⰰ 䠀攀渀爀椀焀甀攀⸀ 匀愀戀攀爀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀㨀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀愀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀搀攀爀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀䘀吀Ⰰ 匀挀栀椀爀氀攀礀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 攀 䄀洀愀稀渀椀愀㨀 漀猀 搀攀猀洀愀琀愀洀攀渀琀漀猀 渀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 伀 䰀椀戀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀 攀 䄀 䌀爀琀椀挀愀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀渀渀愀戀氀甀洀攀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䨀漀爀最攀 䰀攀椀琀攀 搀攀⸀ ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 䌀刀䄀嘀䔀䤀刀伀Ⰰ 䴀愀渀漀攀氀⸀ 匀伀䈀刀䤀一䠀伀Ⰰ 䌀愀洀瀀攀琀琀椀 䜀攀爀愀氀搀漀⸀ 䜀甀椀愀 瀀爀琀椀挀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 攀 攀猀挀爀椀琀愀㨀 爀攀搀愀漀Ⰰ 爀攀猀甀洀漀 琀挀渀椀挀漀Ⰰ 攀渀猀愀椀漀Ⰰ 愀爀琀椀最漀Ⰰ 爀攀氀愀琀爀椀漀⸀ ㌀먀 攀搀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀ 㔀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀䤀刀䄀 䨀唀一䤀伀刀Ⰰ 䰀甀椀稀 䌀漀猀琀愀⸀ 䄀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀㨀 洀琀漀搀漀猀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀㨀 嘀漀稀攀猀⸀ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀娀䄀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀愀渀攀 一愀椀愀爀愀 䄀爀愀切樀漀 搀攀⸀ 䰀唀䤀一䐀䤀䄀Ⰰ 䰀甀椀稀愀 䔀氀愀礀渀攀 䄀稀攀瘀攀搀漀⸀ 䰀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䄀爀琀猀琀椀挀漀 匀椀爀爀漀猀攀⸀ 䄀爀琀椀最漀 猀甀戀洀攀琀椀搀漀 愀漀 堀嘀䤀䤀䤀 倀爀洀椀漀 䔀砀瀀漀挀漀洀 ㈀ Ⰰ 渀愀 䌀愀琀攀最漀爀椀愀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 䰀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䤀䜀唀䔀䤀刀伀Ⰰ 䄀渀搀爀 ⠀漀爀最⤀⸀ 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 渀漀 猀挀甀氀漀 ㈀㨀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 昀愀氀愀 搀愀 焀甀攀猀琀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 渀愀猀 猀甀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 匀攀砀琀愀渀琀攀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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