INSCRIÇÃO: | 00166 |
CATEGORIA: | RP |
MODALIDADE: | RP07 |
TÍTULO: | Semanário Diário Estudantil: edição no. 06 - Especial "Relações Públicas" |
AUTORES: | Alberto Vieira da Silva Junior (Universidade Federal do Amazonas); Célia Maria da Silva Carvalho (Universidade Federal do Amazonas); Mateus Pacheco Braga Evangelista (Universidade Federal do Amazonas); Rayane de Alencar Queiroz (Universidade Federal do Amazonas); Morgana Rodrigues de Souza (Universidade Federal do Amazonas); Thiago Rodrigues Alves (Universidade Federal do Amazonas); Bianca dos Santos Leite Glória (Universidade Federal do Amazonas); Albérley César de Souza Ramos (Universidade Federal do Amazonas); Melina Nogueira Cavalcante (Universidade Federal do Amazonas); Glean de Oliveira Teixeira (Universidade Federal do Amazonas); Mikaella Goes Botelho (Universidade Federal do Amazonas); Larissa Medeiros de Almeida (Universidade Federal do Amazonas); Alexia Tavares Barros (Universidade Federal do Amazonas); Jacqueline Ausier Domingues (Universidade Federal do Amazonas); Soraya Nurieh Auzier Costa (Universidade Federal do Amazonas); Ilzinaldo Carvalho Guimarães Junior (Universidade Federal do Amazonas); Thalya Alexandrina Serrão de Almeida (Universidade Federal do Amazonas); Izabella Cavalcante Brito (Universidade Federal do Amazonas); Phelipe Ferreira de Souza (Universidade Federal do Amazonas); Carla Lorena de Jesus Souza (Universidade Federal do Amazonas); Tainara Barbosa França (Universidade Federal do Amazonas) |
PALAVRAS-CHAVE: | Communicação dirigida, Diário estudantil, Produção textual, Relações Públicas, |
RESUMO | |
㰀瀀 猀琀礀氀攀㴀∀洀愀爀最椀渀㨀 挀洀 挀洀 瀀琀㬀 琀攀砀琀ⴀ愀氀椀最渀㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀∀㸀伀 猀攀洀愀渀爀椀漀 ∀䐀椀爀椀漀 䔀猀琀甀搀愀渀琀椀氀∀ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 㐀먀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀漀搀甀漀 吀攀砀琀甀愀氀 瀀愀爀愀 䴀攀椀漀猀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀猀⸀ ☀渀戀猀瀀㬀䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 攀 瀀爀琀椀挀漀猀 搀攀 爀攀搀愀漀Ⰰ 漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 甀洀愀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 攀猀挀爀椀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀椀最椀搀愀 攀 昀漀椀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 愀挀愀搀洀椀挀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 䌀愀洀瀀甀猀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 匀攀渀愀搀漀爀 䄀爀琀栀甀爀 嘀椀爀最氀椀漀 䘀椀氀栀漀 搀愀 唀昀愀洀⸀ 䄀 猀攀砀琀愀 攀搀椀漀Ⰰ 搀攀 挀愀爀琀攀爀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀㰀⼀瀀㸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
O semanário "Diário Estudantil" foi criado, no ano de 2016, pelos alunos do 4º período do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sob a orientação da professora Célia Carvalho, ministrante da disciplina Produção Textual para Meios Impressos, com a proposta de levar aos alunos da Universidade informações institucionais relativas à sua vida acadêmica. A finalidade do trabalho foi, principalmente, o exercício da prática redacional para os alunos matriculados na disciplina, bem como trazer as notícias do universo institucional acadêmico, por meio da comunicação dirigida aproximativa, de forma a contribuir para manter o alunado da Instituição sempre informado. Para isso, levou-se em consideração o perfil do público-leitor, utilizando-se de uma linguagem coloquial, jovial, com 'gírias' atuais, objetivando atrair a atenção do público de interesse para proceder a leitura do semanário. Assim, os produtores do periódico puderam explorar novos modos de relacionamentos com públicos diferentes, adequar a linguagem dos textos e despertar a criatividade para o layout do Diário. A edição apresentada será a de nº. 6, que traz um enfoque especial sobre as Relações Públicas, tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional. Pode-se dizer que o conteúdo trabalhado na comunicação dirigida, como método estratégico de Relações Públicas, deve abranger certas técnicas nas diversas áreas do discurso, como se pode perceber na assertiva de Fortes em que ele assevera que "o conteúdo da mensagem da comunicação dirigida é totalmente adequado ao receptor, nos termos, na linguagem, nas imagens e nas formas de respostas para completar o esquema de comunicação". (2003, p. 240). Por fim, espera-se que o Diário possa ter alcançado seus objetivos principais cumprido com o seu dever de usar a comunicação em prol da comunidade acadêmica e que tenha contribuído para o desenvolvimento técnico-profissional de todos os partícipes do projeto desde sua origem. | |
OBJETIVO | |
㰀瀀㸀 㰀猀琀爀漀渀最㸀䜀攀爀愀氀㰀⼀猀琀爀漀渀最㸀㰀戀爀㸀䤀渀昀漀爀洀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀椀猀挀攀渀琀攀 搀漀 䌀愀洀瀀甀猀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀挀爀椀琀愀 愀甀琀渀琀椀挀漀 攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀渀琀攀 挀愀瀀愀稀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 挀漀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀琀爀愀琀椀瘀愀 攀 搀攀 昀挀椀氀 愀挀攀猀猀漀⸀☀渀戀猀瀀㬀 㰀⼀瀀㸀㰀瀀㸀㰀猀琀爀漀渀最㸀䔀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㰀⼀猀琀爀漀渀最㸀㰀戀爀㸀∀☠渀戀猀瀀㬀䐀攀猀瀀攀爀琀愀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀㬀㰀戀爀㸀∀☠渀戀猀瀀㬀嘀攀椀挀甀氀愀爀Ⰰ 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀琀挀椀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀㬀㰀戀爀㸀∀☠渀戀猀瀀㬀伀昀攀爀攀挀攀爀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 愀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀㬀㰀戀爀㸀∀☠渀戀猀瀀㬀吀漀爀渀愀爀 漀 瀀攀爀椀搀椀挀漀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀㰀戀爀㸀㰀⼀瀀㸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
A comunicação escrita ainda é um dos métodos que melhor se desenvolve quando se trata de comunicação dirigida aproximativa. Mesmo com o avanço das tecnologias, e a utilização dos recados eletrônicos, os instrumentos de meio impresso ainda são bastante utilizados quando é necessário criar relacionamentos com os públicos de uma organização. Muitas organizações dispõem de periódicos que apresentam informações pertinentes àquela realidade do ambiente, bem como assuntos em contexto geral. Ao se falar do cotidiano universitário, ter um periódico que aproxima e mantém os alunos informados de assuntos e interesses comuns é bastante salutar, assim como é pertinente um novo tipo de abordagem, com uma nova perspectiva de como levar a informação de modo menos formal, diferente das formalidades que uma instituição pública requer e deve prezar, no que tange ao tipo linguagem, ao seu enquadramento e ao seu modo de distribuição. Por tal fato, viu-se a necessidade de criar um periódico que conversasse diretamente com os acadêmicos e que atingisse um número considerável de pessoas, por meio da variação de informações e da dinamicidade do conteúdo. Por se tratar de um produto feito por pares e para pares, não foram detectadas dificuldades pertinentes durante toda a sua produção, ao contrário, identificou-se que as mesmas dúvidas e questões acerca do universo acadêmico eram também as dos produtores do periódico, facilitando, assim, a busca de informação. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
倀愀爀愀 挀愀搀愀 攀搀椀漀 搀漀 瀀攀爀椀搀椀挀漀 攀爀愀洀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀猀 挀攀爀挀愀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀愀 愀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀Ⰰ 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀挀漀爀爀椀愀 甀洀 爀漀搀稀椀漀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 䐀椀爀椀漀 䔀猀琀甀搀愀渀琀椀氀⸀ 倀愀爀愀 挀愀搀愀 攀搀椀漀 搀漀 猀攀洀愀渀爀椀漀Ⰰ 攀爀愀洀 攀氀攀椀琀漀猀 甀洀 攀搀椀琀漀爀Ⰰ 甀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 氀愀礀漀甀琀 攀 漀猀 爀攀搀愀琀漀爀攀猀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 攀洀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 猀攀挀攀猀 搀漀 瀀攀爀椀搀椀挀漀⸀ 㰀戀爀㸀䔀洀 愀洀瀀氀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 愀爀琀椀挀甀氀愀爀 漀 猀攀洀愀渀爀椀漀⸀ 匀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 昀漀爀愀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 搀攀 挀漀洀甀洀 愀挀漀爀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀琀甀氀漀 ᰀ䐠椀爀椀漀 䔀猀琀甀搀愀渀琀椀氀ᴀ†猀攀 搀攀甀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 瘀漀琀愀漀 愀戀攀爀琀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 猀攀甀 猀氀漀最愀渀Ⰰ ᰀ匠攀甀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 愀焀甀椀ᴀ⸠ 㰀戀爀㸀倀愀爀愀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 挀漀洀漀 漀挀漀爀爀攀爀椀愀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 猀攀洀愀渀爀椀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 愀琀 漀猀 搀愀搀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 攀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 洀甀爀愀椀猀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀Ⰰ 栀甀洀愀渀漀猀 攀 昀猀椀挀漀猀Ⰰ 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀砀攀挀甀漀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 攀洀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 漀爀搀攀渀愀爀 攀 猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 愀漀⸀㰀戀爀㸀䌀漀洀 爀攀氀愀漀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䘀漀爀琀攀猀 ⠀㈀ ㌀⤀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀 攀洀 琀瀀椀挀愀 攀 猀椀琀甀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 漀 ᰀ䐠椀爀椀漀 䔀猀琀甀搀愀渀琀椀氀ᴀ†猀攀 攀渀挀愀椀砀愀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀愀猀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 伀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 猀甀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 昀漀椀 漀 氀愀礀漀甀琀Ⰰ 攀氀攀洀攀渀琀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀㬀 攀猀琀攀 昀漀椀 椀渀琀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 昀愀稀椀愀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 漀甀 猀攀挀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀ 䄀猀 昀漀渀琀攀猀 搀漀猀 琀琀甀氀漀猀 攀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 挀氀椀洀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀氀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀搀甀稀椀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 瀀爀漀挀攀搀攀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 㰀戀爀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀 氀愀礀漀甀琀 昀漀椀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 愀氀甀渀愀 匀漀爀愀礀愀 一甀爀椀攀栀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀Ⰰ 攀洀 甀洀 琀愀洀愀渀栀漀 琀漀琀愀氀 搀攀 㔀㤀㐀洀洀 砀 ㈀㤀㜀洀洀 ⠀琀愀洀愀渀栀漀 䄀㌀⤀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀 攀洀 搀甀愀猀 氀愀甀搀愀猀Ⰰ 甀洀愀 愀漀 氀愀搀漀 搀愀 漀甀琀爀愀⸀ 一漀 栀漀甀瘀攀 甀洀 瀀愀搀爀漀 搀攀 挀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀猀猀攀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 攀洀 甀洀 瀀愀搀爀漀 挀漀氀漀爀椀搀漀 攀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 攀爀愀 搀愀爀 愀漀 瀀攀爀椀搀椀挀漀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀 挀愀搀攀爀渀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀椀氀Ⰰ 挀漀洀 洀愀爀挀愀搀漀爀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 愀搀攀猀椀瘀漀猀Ⰰ 瀀漀猀琀 椀琀 攀琀挀⸀ 伀猀 琀攀砀琀漀猀 攀爀愀洀 爀漀搀攀愀搀漀猀 搀攀 挀漀渀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀 焀甀攀 漀 愀氀甀渀漀 愀漀 愀瘀椀猀琀愀爀 漀 瀀攀爀椀搀椀挀漀 搀攀 甀洀愀 挀攀爀琀愀 搀椀猀琀渀挀椀愀 琀椀瘀攀猀猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 搀漀 焀甀愀搀爀漀 瀀愀爀愀 氀攀爀 愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀⸀㰀戀爀㸀䘀漀椀 挀漀渀猀攀渀猀漀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 椀洀瀀爀攀猀猀愀猀 ㈀ 挀瀀椀愀猀 瀀漀爀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 瀀爀攀挀椀猀愀爀椀愀洀 猀攀爀 搀椀猀瀀漀猀琀愀猀 攀 愀昀椀砀愀搀愀猀 渀漀猀 洀甀爀愀椀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 挀愀琀愀氀漀最愀搀漀猀Ⰰ☀渀戀猀瀀㬀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 渀漀猀 猀攀琀漀爀攀猀 一漀爀琀攀 攀 匀甀氀 搀漀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀⸀㰀⼀瀀㸀㰀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
A turma era formada por 40 estudantes, que se dividiram para desenvolver várias atividades, dentre elas, o semanário. Primeiramente, foi eleito um aluno que realizasse uma pesquisa pelo Campus Universitário para identificar a quantidade de murais distribuídos pelas unidades acadêmicas. O Campus Universitário dispõe de 12 unidades acadêmicas entre os setores Norte (Campus) e Sul (antigo minicampus), que totalizam mais de 50 murais fixos para a colocação de avisos e congêneres. A partir disso, ficou consensado que o periódico se distribuiria em 15 murais, que são de comum acesso à grande parte dos estudantes da Universidade. | |
CONSIDERAÇÕES | |
㰀瀀 猀琀礀氀攀㴀∀洀愀爀最椀渀㨀 挀洀 挀洀 瀀琀㬀 琀攀砀琀ⴀ愀氀椀最渀㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 氀椀渀攀ⴀ栀攀椀最栀琀㨀 㔀 ─㬀 琀攀砀琀ⴀ椀渀搀攀渀琀㨀 ㌀㔀⸀㐀瀀琀㬀∀㸀䐀攀猀搀攀 猀甀愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 漀 㰀椀㸀䐀椀爀椀漀 䔀猀琀甀搀愀渀琀椀氀㰀⼀椀㸀
proporcionou grande aprendizado para todos os envolvidos. Cada passo搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀砀椀最椀甀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 攀爀愀洀 愀爀琀椀挀甀氀愀搀愀猀 渀愀
teoria, tais como técnicas de escrita, adaptabilidade de linguagem, pesquisa,攀搀椀漀 攀 瘀椀猀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀甀搀攀爀愀洀 猀攀爀 愀瀀氀椀挀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀漀渀挀攀戀攀爀 甀洀
produto destinado especificamente a um público. Sabendo que estes requisitos猀漀 愀琀爀椀戀甀搀漀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀 洀甀椀琀愀猀 昀甀渀攀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 搀椀稀攀爀
que houve também um aprendizado profissional.
Além搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 愀 猀愀琀椀猀昀愀漀 漀戀琀椀搀愀 挀漀洀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀 昀漀椀Ⰰ 猀攀渀漀 愀 melhor, uma das maiores recompensas recebidas, oriundas da dedicação e do empenho搀愀 琀甀爀洀愀⸀ 䌀漀洀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 漀 攀渀最爀愀渀搀攀挀椀洀攀渀琀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 搀攀 cada aluno foi notório, em que a sensação de dever cumprido foi expressada de搀椀瘀攀爀猀愀猀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀漀 瀀攀爀椀搀椀挀漀⸀ 䐀攀搀椀挀愀ⴀ猀攀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 professora orientadora, que não hesitou em oferecer qualquer auxílio na瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀攀爀椀搀椀挀漀 攀 焀甀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 最甀椀漀甀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 攀 愀 琀漀搀愀 turma da disciplina Produção Textual para Meios Impressos, do 4° período de刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 漀甀猀漀甀 攀洀 氀攀瘀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀爀攀渀琀攀 攀 猀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀漀甀 洀甀椀琀漀 receptiva com todas as ideias e propostas ventiladas durante o processo de挀漀渀挀攀瀀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 䐀椀爀椀漀 䔀猀琀甀搀愀渀琀椀氀⸀㰀⼀瀀㸀 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䔀匀䌀䄀Ⰰ 䌀氀攀甀稀愀 䜀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀椀最椀搀愀 攀 攀猀挀爀椀琀愀 渀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀伀刀吀䔀匀Ⰰ 圀愀氀搀礀爀 䜀甀琀椀攀爀爀攀稀⸀ 刀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀㨀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 昀甀渀攀猀Ⰰ 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀⸀ ㌀ꨀ攀搀⸀ 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀栀爀漀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 㐀ꨀ 攀搀⸀ 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一唀一䔀匀Ⰰ 䴀愀爀椀渀愀 䴀愀爀琀椀渀攀稀⸀ 刀攀搀愀漀 攀洀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀愀最爀愀 ጀ†䐀䌀 䰀甀稀稀愀琀漀Ⰰ 㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |