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INSCRIÇÃO: | 00200 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO15 |
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TÍTULO: | Radiodocumentário “Cametá: a beira do imaginário popular" |
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AUTORES: | Leonardo Santana dos Santos Rodrigues (Universidade Federal do Pará); Erlane Pereira dos Santos (Universidade Federal do Pará); Thaís de Souza Amorim (Universidade Federal do Pará); Johnny Lucas do Prado Machado (Universidade Federal do Pará); Otacílio Amaral Filho (Universidade Federal do Pará); Wellington Rafael Rocha (Universidade Federal do Pará); Monica Melo Salgado (Universidade Federal do Pará) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Cametá, imaginário , mitos, rádiodocumentário, |
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RESUMO |
Este trabalho mostra a riqueza cultural do imaginário cametaense relacionado aos mitos sobre a queda da orla no município. O radiodocumentário “Cametá: a beira do imaginário popular” foi desenvolvido a partir de entrevistas realizadas com moradores na cidade e pesquisadores a respeito do imaginário cametaense e amazônico. Com duração de 17 minutos, e marcado por uma trilha sonora regional, o produto se apresenta como uma importante ferramenta para registrar e preservar esse bem cultural da região. |
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INTRODUÇÃO |
O radiodocumentário “Cametá: a beira do imaginário popular” mostra a relação dos moradores do município de Cametá com a erosão da orla da cidade. O município está localizado no nordeste paraense, às margens do Rio Tocantins, a cerca de 200 quilômetros de distância de Belém (PA). A cidade é acometida com o fenômeno erosivo e alguns mitos tentam explicar as causas da queda a partir de um imaginário tipicamente amazônico, no qual a natureza, principalmente o rio Tocantins, desempenha um papel importante, assim como a religião.唀洀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀 甀洀 瀀愀搀爀攀 焀甀攀Ⰰ 愀瀀猀 猀攀爀 攀砀瀀甀氀猀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀洀愀氀搀椀漀愀ⴀ愀⸀ 一漀甀琀爀漀Ⰰ 愀猀 椀最爀攀樀愀猀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 挀漀洀漀 洀漀爀愀搀愀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 最椀最愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 挀漀戀爀愀 漀甀 愀 琀愀爀琀愀爀甀最愀Ⰰ 挀甀樀愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 攀砀瀀氀椀挀愀爀椀愀 愀 焀甀攀搀愀 搀愀 漀爀氀愀⸀ 吀甀搀漀 椀猀琀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀洀 焀甀攀 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 琀爀愀渀猀椀琀愀 攀渀琀爀攀 漀 爀攀愀氀 攀 漀 椀爀爀攀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 猀昀甀洀愀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 䰀漀甀爀攀椀爀漀 ⠀㈀ ⤀
"É possível identificar-se na cultura amazônica um imaginário poetizante estetizador governando o sistema de funções culturais, tendo como suporte material a natureza e desenvolvendo-se por meio de vaga atitude contemplativa própria do homem da região em sua imersão no devaneio. Um devaneio que atua como ligação entre o real e o irreal". (LOUREIRO, 2001, p.84).䐀椀愀渀琀攀 搀愀 昀漀爀愀 搀漀 刀椀漀 吀漀挀愀渀琀椀渀猀Ⰰ 漀 栀漀洀攀洀 猀攀 瘀椀甀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀稀攀猀 椀洀瀀漀琀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀渀昀甀猀漀Ⰰ 洀愀爀愀瘀椀氀栀愀搀漀⸀ 䔀 搀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 攀猀猀攀 焀甀攀 戀爀漀琀愀洀 漀猀 洀椀琀漀猀 攀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀
"Percebe-se nas relações estetizantes com o real da Amazônia que há um maravilhamento do homem, o que é próprio de quem está diante de algo que é imenso e diante do qual a pequenez do homem se evidencia. Pequenez que é superada pelo homem natural por intermédio de um imaginário que a transforma e permite uma articulação com as categorias perto-longe, convivência-estranhamento". (LOUREIRO, 2001, p. 71)㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ऀ伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 爀椀焀甀攀稀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀攀 䌀愀洀攀琀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 猀漀戀爀攀 愀 攀爀漀猀漀 搀愀 漀爀氀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀猀 洀椀琀漀猀 攀 漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 猀攀 挀漀渀猀琀爀漀攀洀⸀ 䐀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 攀猀琀攀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 爀攀昀氀攀琀攀 洀漀搀漀猀 猀椀渀最甀氀愀爀攀猀 搀漀 瀀漀瘀漀 愀洀愀稀渀椀挀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 焀甀愀氀 匀椀洀攀猀 ⠀㈀ 㜀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀
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Desta forma, o radiodocumentário apresenta-se como um recurso importante para registrar, divulgar e preservar parte do imaginário cametaense, como já explicado anteriormente. 䄀 漀瀀漀 瀀攀氀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀 搀漀椀猀 昀愀琀漀爀攀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀猀 洀椀琀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀搀漀猀 攀 瀀愀猀猀愀搀漀猀 搀攀 最攀爀愀漀 攀洀 最攀爀愀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 搀攀 昀漀爀洀愀 最攀爀愀氀 渀愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 漀爀愀椀猀⸀ 䄀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 漀爀愀椀猀 猀漀 昀漀爀洀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀琀攀猀 搀攀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 漀 洀甀渀搀漀 攀 最甀愀爀搀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 渀漀猀猀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀⸀
Existem diversas formas de se preservar a identidade e a memória de uma cultura, como documentos, cartas, fotografias, pinturas, etc. Mas nem todos têm acesso aos mesmos meios. Para algumas pessoas, a oralidade é a única forma de resguardar suas memórias. As narrativas orais permitem que as experiências individuais sejam socializadas, e, dessa forma, podem ser consideradas uma das formas de materialização do imaginário, algo que o filósofo Maffesoli (2001) define como essencialmente coletivo ᰀ传 椀洀愀最椀渀爀椀漀 漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 攀猀瀀爀椀琀漀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀Ⰰ 搀攀 甀洀 瀀愀猀Ⰰ 搀攀 甀洀 䔀猀琀愀搀漀ⴀ渀愀漀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀琀挀⸀ 伀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 瘀渀挀甀氀漀⸀ 준 挀椀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 猀攀 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 氀椀最愀Ⰰ 甀渀攀 渀甀洀愀 洀攀猀洀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀Ⰰ 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀ᴀ†⠀䴀䄀䘀䘀䔀匀伀䰀䤀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㜀㘀⤀⸀
Assim, as narrativas orais contribuem para que o imaginário se construa e seja preservado a partir da coletividade. 䈀甀爀欀攀爀琀 ⠀㈀ ⤀ 猀攀最甀攀 攀猀琀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 爀愀挀椀漀挀渀椀漀 攀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 漀 洀椀琀漀 琀愀洀戀洀 渀漀 甀洀 琀攀砀琀漀 昀椀砀漀 瀀漀爀焀甀攀 攀氀攀 攀砀椀猀琀攀 挀漀氀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀 搀攀 瘀爀椀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀⸀ 倀漀搀攀 猀攀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀 攀洀 甀洀 瀀漀攀洀愀 瀀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 渀漀 挀愀猀漀 搀愀猀 漀戀爀愀猀 搀攀 䠀漀洀攀爀漀Ⰰ 漀甀 瀀漀搀攀 猀攀爀 爀攀瀀愀猀猀愀搀漀 漀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 攀洀 䌀愀洀攀琀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 洀椀琀漀 猀漀戀爀攀 愀 攀爀漀猀漀 搀愀 漀爀氀愀 琀攀洀 瘀爀椀愀猀 瘀攀爀猀攀猀⸀ ᰀ丠愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀猀琀漀 挀氀愀爀愀洀攀渀琀攀 搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 甀洀愀 搀愀 漀甀琀爀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀⸀ 䤀猀琀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 甀洀 洀椀琀漀Ⰰ 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀 渀愀爀爀愀漀Ⰰ 渀漀 渀漀猀 挀漀洀漀 琀攀砀琀漀 昀椀砀漀 渀攀洀 攀猀琀 氀椀最愀搀漀 愀 昀漀爀洀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀⸀ᴀ†⠀䈀唀刀䬀䔀刀吀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㈀㈀⤀⸀
É natural, portanto, que as histórias em Cametá tenham diferentes versões, envolvendo, em certos casos, o ponto de vista do contador, como fica evidente no produto realizado. 伀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀漀 猀攀甀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 挀愀洀攀琀愀攀渀猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀ⴀ猀攀 挀漀洀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀渀氀漀最愀 猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 漀爀愀椀猀⸀
O segundo aspecto diz respeito ao fato do rádio ainda ser um meio de comunicação de forte influência no Brasil, especialmente na região norte. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, o rádio ainda é o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros. A pesquisa ainda revelou os principais motivos pelos quais as pessoas ouvem rádio: a busca por informação (63%), diversão e entretenimento (62%) e como uma forma de passar ou aproveitar o tempo livre (30%). Nesse sentido, segundo a pesquisa, o rádio pode ser classificado – ao lado da televisão e da internet – como um meio de comunicação de utilidade híbrida, voltado tanto para o lazer quanto para o conhecimento sobre assuntos importantes do dia a dia das pessoas. Logo, ele constitui-se como uma boa ferramenta para o objetivo deste trabalho, uma vez que o tema tem uma grande importância cultural e pode ser fonte de informações sobre Cametá. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
A disciplina de Estudos de Temas Amazônicos II, para a qual o documentário radiofônico foi produzido, mostra-se um importante momento para refletir sobre as questões locais e entrarmos em contato com a produção científica sobre a região, sendo de grande contribuição para nossa formação jornalística e acadêmica. Uma das avaliações consistia na criação de um produto midiático. A mídia que escolhemos foi o rádio por ser um meio que se constitui pela oralidade, indo ao encontro do que nos propomos a abordar, os mitos e narrativas orais de Cametá, e optamos pelo formato de documentário radiofônico por nos permitir abordar o tema com mais profundidade. Conforme apontam José e Sergl (2015) ᰀ漠 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀氀攀砀椀昀椀挀漀甀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀 漀 琀攀洀愀 漀甀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 渀甀洀愀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀 愀猀 愀昀椀爀洀愀攀猀 漀甀 愀猀 渀攀最愀攀猀 焀甀攀 樀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 挀漀洀漀 最攀渀攀爀愀氀椀搀愀搀攀猀 昀攀挀栀愀搀愀猀㬀 挀愀搀愀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀漀 琀攀洀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 琀爀愀琀愀搀漀 挀漀洀漀 栀椀瀀琀攀猀攀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀 愀氀最甀洀 愀爀最甀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀甀 瀀愀爀琀攀 搀攀氀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 昀爀愀最椀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀琀攀 搀愀 最攀渀攀爀愀氀椀搀愀搀攀 攀洀 瘀椀爀琀甀搀攀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀漀 焀甀愀氀 漀 昀愀琀漀Ⰰ 攀 洀攀猀洀漀 愀 最攀渀攀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀琀攀 搀攀氀攀ᴀ†⠀䨀伀匀䔀 䔀 匀䔀刀䜀䰀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㌀⤀⸀
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No período de 17 a 18 de setembro, viajamos para Cametá, com recursos próprios, com o objetivo de entrevistar os moradores, entrar em contato direto com a cultura local e buscar mais informações, uma vez que as pesquisas iniciais não revelaram muitos detalhes. Também nos foi possível avaliar o estado da orla da cidade, dando uma visão mais testemunhal, uma vez que dias antes da viagem a orla sofreu com a erosão, comprometendo residências na região.一愀 漀挀愀猀椀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀洀漀猀 挀椀渀挀漀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 漀 栀椀猀琀漀爀椀愀搀漀爀 䠀愀爀漀氀搀漀 䈀愀爀爀漀猀⸀ 䄀猀 搀攀洀愀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瘀椀愀最攀洀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 猀漀氀挀椀琀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀愀渀搀漀 漀瀀琀愀瘀愀洀 瀀漀爀 渀漀 猀攀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 椀渀搀椀挀愀瘀愀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 昀愀氀愀爀 挀漀渀漀猀挀漀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀渀琀爀攀 愀 瘀椀猀漀 搀攀 甀洀 洀漀爀愀搀漀爀 洀愀椀猀 渀漀瘀漀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀椀 漀 挀愀猀漀 搀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䴀甀渀椀稀Ⰰ 搀攀 㜀 愀渀漀猀Ⰰ 攀 甀洀 洀漀爀愀搀漀爀 洀愀椀猀 瘀攀氀栀漀Ⰰ 挀愀猀漀 搀攀 䤀漀氀愀渀搀愀 䈀爀愀最愀Ⰰ 搀攀 㤀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀猀 昀漀爀渀攀挀攀甀 搀攀琀愀氀栀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 攀爀漀猀漀 攀洀 䌀愀洀攀琀⸀
Este trabalho de campo foi de fundamental importância para o projeto porque permitiu a experiência de viver intensamente o desafio de cada etapa da produção jornalística: a busca por entrevistados em um lugar totalmente desconhecido, já que apenas uma integrante do grupo havia estado lá, e mesmo esta não pôde viajar com a equipe; os cuidados durante as gravações; a otimização do pouco tempo que tínhamos na cidade e a coleta de fontes documentais, como livros e fotos, doados pelos próprios moradores. 刀攀猀猀愀氀琀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 漀猀 搀椀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 ⠀猀戀愀搀漀 攀 搀漀洀椀渀最漀⤀ 搀椀昀椀挀甀氀琀愀爀愀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 䴀甀猀攀甀 搀漀 䴀甀渀椀挀瀀椀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀愀猀Ⰰ 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀猀 攀 爀最漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 昀攀挀栀愀搀漀猀⸀ 䔀猀琀攀 搀攀琀愀氀栀攀 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 最爀愀渀搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 昀甀琀甀爀漀猀 焀甀攀 椀洀瀀氀椀焀甀攀洀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀⸀
Após o retorno da viagem, marcamos as entrevistas com dois pesquisadores, um para falar sobre mitos e outro para explicar o fenômeno da erosão. Para a realização da maioria das entrevistas, nós utilizamos um gravador digital. Exceto para duas, a do estudante Fernando Muniz, que precisou ser enviada via áudio pelo Whatsapp, pois quando gravamos em Cametá o vento prejudicou a qualidade do áudio. E a do oceanógrafo Caio Reis, que devido a incompatibilidade de agenda também foi enviada pelo mesmo aplicativo. ऀ䄀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀攀氀漀 渀漀洀攀 渀漀 昀漀椀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀挀椀氀 瀀漀爀焀甀攀 焀甀攀爀愀洀漀猀 搀攀猀琀愀挀愀爀 愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀ⴀ氀愀 愀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀攀搀愀 搀愀 洀愀爀最攀洀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 愀瀀猀 洀甀椀琀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 昀椀渀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 䌀愀洀攀琀㨀 愀 戀攀椀爀愀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀⸀ 䄀 爀椀洀愀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 渀漀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀搀愀 渀漀 爀搀椀漀Ⰰ 搀攀甀 愀漀 渀漀洀攀 甀洀 琀漀焀甀攀 瀀漀琀椀挀漀⸀ 䌀漀洀漀 攀猀琀愀洀漀猀 昀愀氀愀渀搀漀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 琀愀氀 攀猀挀漀氀栀愀 渀漀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 攀 琀爀愀稀 甀洀 琀漀焀甀攀 搀攀 氀攀瘀攀稀愀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀漀 攀猀挀甀琀愀爀 漀 渀漀洀攀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 搀甀愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀漀搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 ᰀ愠 戀攀椀爀愀ᴀ†氀椀琀攀爀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 愀 戀攀椀爀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 愀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 焀甀攀 愀 攀渀瘀漀氀瘀攀 搀攀瘀椀搀漀 猀 猀甀愀猀 焀甀攀搀愀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 猀甀戀猀琀愀渀琀椀瘀漀⸀ 䔀 愀 猀攀最甀渀搀愀 瘀攀爀 䌀愀洀攀琀 洀愀爀最攀洀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 愀漀 氀愀搀漀Ⰰ 瀀爀砀椀洀漀⸀ 䄀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 渀漀洀攀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 搀攀椀砀愀 搀切瘀椀搀愀猀 搀攀 渀漀猀猀愀 椀渀琀攀渀漀⸀
A próxima etapa foi a produção do roteiro. Decupamos todas as entrevistas e selecionamos os trechos que entrariam no roteiro do radiodocumentário, bem como fizemos os recortes para a edição, utilizando o programa Sony Sound Forge. Esta etapa durou aproximadamente três semanas. 䄀瀀猀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀洀漀猀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 最爀愀瘀愀洀漀猀 愀 氀漀挀甀漀 漀甀 漀昀昀⸀ 伀 漀昀昀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀䘀倀䄀 ⠀䘀䄀䌀伀䴀⤀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 愀猀 琀爀椀氀栀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀甀猀攀爀愀洀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 琀爀椀氀栀愀猀 攀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀漀 爀搀椀漀 瀀愀爀愀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 匀漀戀爀攀 漀 甀猀漀 搀攀猀猀攀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 䐀漀爀渀攀 攀琀 愀氀 ⠀㈀ 㔀⤀ 愀昀椀爀洀愀洀
“Cada trilha deve ser escolhida de acordo com a estética que apresenta e a finalidade do formato no qual será inserida. Já os efeitos sonoros têm como uma das funções criar ambiência e delimitar os diálogos entre os locutores. Em outros casos, são utilizados para complementar e criar cenas na mente do ouvinte, já que o rádio não tem o auxílio da imagem. Sendo assim, a utilização de músicas e efeitos sonoros, bem como a narração do locutor, são essenciais para a construção deste cenário mental”. (DORNE et al, 2015, p.239)
Por isso, optamos por uma trilha sonora regional, como as guitarradas e o trabalho do violonista Sebastião Tapajós, pondo em destaque o aspecto cultural do produto. Foram usados efeitos sonoros para marcar o início e fim do programa. Escolhida as trilhas, o radiodocumentário foi editado no programa Sony Vegas Pro 13. Para esta etapa, contamos com a ajuda do técnico João Nilo Ferreira. Foram cinco dias de gravação e edição.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 ᰀ䌠愀洀攀琀㨀 愀 戀攀椀爀愀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀ᴀⰠ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 攀渀搀攀爀攀漀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀猀漀甀渀搀挀氀漀甀搀⸀挀漀洀⼀琀栀愀椀猀ⴀ搀攀ⴀ猀漀甀稀愀ⴀ㘀㤀㤀㔀㔀㌀㔀⼀爀愀搀椀漀ⴀ搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀漀ⴀ挀愀洀攀琀愀Ⰰ 琀攀瘀攀 琀爀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 搀攀 愀最漀猀琀漀 愀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 㜀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 挀愀洀攀琀愀攀渀猀攀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 渀愀爀爀愀洀 猀甀愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀攀搀椀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 氀漀挀甀琀漀爀愀Ⰰ 甀洀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 䐀攀猀琀愀挀愀洀漀猀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 瀀攀搀椀洀漀猀 愀甀琀漀爀椀稀愀漀 搀漀 甀猀漀 搀攀 瘀漀稀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀
Optamos pelo documentário radiofônico padrão, que, segundo José e Sergl (2015, p.74), “é sustentado por dois narradores: a narração do locutor, que aparece como voz off e a narração dos envolvidos, que aparece como sonoras”. Para Luiz Arthur Ferraretto, o documentário de rádio se caracteriza também por abordar um “um determinado tema em profundidade. Baseia-se em uma pesquisa de dados e de arquivos sonoros, reconstituindo ou analisando um fato importante” (FERRARETTO, 2007, p.57).䐀攀挀椀搀椀洀漀猀 甀猀愀爀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 愀瀀攀渀愀猀 渀愀猀 氀漀挀甀攀猀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 搀攀猀琀愀挀愀爀 洀攀氀栀漀爀 漀 爀攀氀愀琀漀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀 渀漀 愀琀爀椀戀甀椀爀 猀攀渀琀椀搀漀猀 漀甀 攀洀漀攀猀 椀渀搀攀瘀椀搀漀猀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀洀攀愀 挀漀洀 甀洀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 最爀愀瘀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 挀漀氀攀最愀 搀攀 挀甀爀猀漀⸀
Após a vinheta, seguem-se três curtos relatos dos moradores de Cametá que serão apresentados ao longo do documentário como forma de quebrar a linearidade da narrativa e dar uma prévia do assunto a partir dos próprios entrevistados, com o intuito também de despertar a curiosidade do público. Em seguida, tem início o off com a apresentação da cidade e um convite aos ouvintes para percorrer o imaginário cametaense sobre a queda da orla. Na sequência, a locutora explica resumidamente a história da orla, a data aproximada de fundação e as expectativas para a construção na época em que foi criada. ऀ䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀 愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 氀漀挀甀琀漀爀愀 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 猀甀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 猀甀爀最攀洀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 瘀攀稀⸀ 䄀氀洀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀 氀漀挀甀漀 琀攀洀 愀 昀甀渀漀 搀攀 椀渀琀攀爀洀攀搀椀愀爀 漀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 琀攀渀栀愀洀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 氀最椀挀愀⸀
As primeiras sonoras são de duas moradoras, Iolanda Braga e Maria Benedita Braga, mãe e filha respectivamente, que relatam o dia em que tiveram a casa da família comprometida por causa da erosão. Esses relatos ajudam a compreender o impacto da erosão no cotidiano das pessoas, principalmente daquelas que vivem a experiência desde a infância. 䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 猀漀渀漀爀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 匀漀挀漀爀爀漀 匀椀洀攀猀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀漀爀搀攀渀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䤀洀愀最椀渀爀椀漀 渀愀猀 䘀漀爀洀愀猀 一愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 伀爀愀椀猀 倀漀瀀甀氀愀爀攀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 ⠀䤀䘀一伀倀䄀倀⤀⸀ 一攀猀琀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀 漀 焀甀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 搀攀猀琀愀挀愀 焀甀攀 愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 猀漀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 搀愀 瘀椀搀愀 搀漀 栀漀洀攀洀 愀洀愀稀渀椀挀漀⸀
Iniciam-se os relatos sobre os mitos de Cametá. O estudante Fernando Muniz apresenta o mito da cobra grande. De acordo com o mito, há uma cobra grande vivendo embaixo da igreja da cidade. A cabeça do animal teria a função de sustentar a igreja e o município. Ainda segundo o estudante, a cobra se mexeria toda a vez que Cametá sofresse com algum problema ambiental, e devido o movimento ocorreria a erosão. 伀 最甀愀爀搀愀 搀攀 一漀猀猀愀 匀攀渀栀漀爀愀 搀攀 一愀稀愀爀Ⰰ 䨀漀漀 䴀愀爀椀愀 䴀漀渀琀攀椀爀漀Ⰰ 㜀㠀 愀渀漀猀Ⰰ 渀愀爀爀愀 漀 洀椀琀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 攀砀瀀甀氀猀漀 搀漀 瀀愀搀爀攀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 攀猀琀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀漀 搀攀椀砀愀爀 愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 甀洀 琀攀爀椀愀 搀椀琀漀 焀甀攀 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 瀀 搀攀 猀甀愀 猀愀渀搀氀椀愀 挀愀愀Ⰰ 䌀愀洀攀琀 琀愀洀戀洀 琀攀爀椀愀 漀 洀攀猀洀漀 昀椀洀⸀ 伀 栀椀猀琀漀爀椀愀搀漀爀 䠀愀爀漀氀搀漀 䈀愀爀爀漀猀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀 搀攀琀愀氀栀攀猀 愀 攀猀琀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 挀漀渀琀愀 甀洀愀 瘀攀爀猀漀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 漀 瀀愀搀爀攀 琀攀爀椀愀 愀洀愀氀搀椀漀愀搀愀 愀 挀椀搀愀搀攀 愀昀椀爀洀愀渀搀漀 焀甀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 猀甀愀 猀愀渀搀氀椀愀 挀愀愀 渀漀 爀椀漀 攀 猀攀爀椀愀 琀爀愀最愀搀愀 瀀漀爀 攀氀愀Ⰰ 愀 挀椀搀愀搀攀 琀攀爀椀愀 搀攀猀琀椀渀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀⸀ 䔀猀琀攀 洀椀琀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 愀 昀漀爀琀攀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 爀攀氀椀最椀漀 渀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 氀漀挀愀氀⸀
Outras narrativas mitológicas, agora envolvendo uma tartaruga e o tatu, são contadas pela pedagoga Maria Benedita. Ela observa ainda que as lendas de Cametá são herança dos povos indígenas que habitavam a região. ऀ伀 漀挀攀愀渀最爀愀昀漀 䌀愀椀漀 刀攀椀猀 攀砀瀀氀椀挀愀 漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀愀 攀爀漀猀漀 攀 漀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 攀瘀椀琀愀爀 漀猀 搀攀猀洀漀爀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀猀 洀愀爀最攀渀猀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀⸀ 䔀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀 焀甀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 攀洀瀀爀攀攀渀搀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 漀爀氀愀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 昀攀椀琀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 瀀爀瘀椀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀琀攀爀 愀 攀爀漀猀漀⸀
O documentário aborda as medidas já adotadas na cidade para conter o fenômeno erosivo e a forma como ele ocorre. O estudante Fernando Muniz e a pedagoga Maria Benedita falam sobre o afundamento de navios em frente da cidade. Entre eles, está o navio Perseverança. No entanto, os resultados ainda não satisfizeram as necessidades da população. ऀ䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀 瀀漀渀琀漀Ⰰ 漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 戀甀猀挀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 挀漀洀漀 猀攀 昀漀爀洀愀 攀 猀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 挀愀洀攀琀愀攀渀猀攀⸀ 匀漀 漀甀瘀椀搀漀猀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 焀甀愀椀猀 挀栀攀最愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀椀瘀攀爀最攀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 昀甀琀甀爀漀 搀漀猀 洀椀琀漀猀 攀 氀攀渀搀愀猀⸀ 䐀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 最爀愀渀搀攀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 攀猀琀攀 昀甀琀甀爀漀 洀攀猀洀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀愀椀猀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀椀挀愀 攀瘀椀搀攀渀琀攀 渀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䘀攀爀渀愀渀搀漀⸀
Sobre os esforços de preservação, no radiodocumentário apresentam-se dois exemplos. O primeiro é do cametaense e historiador Haroldo Barros. Ele coletou com ajuda dos alunos do ensino médio diversas narrativas ao longo da região do Baixo Tocantins. O historiador destaca a responsabilidade de guardar a memória de Cametá. 伀 猀攀最甀渀搀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 匀漀挀漀爀爀漀 匀椀洀攀猀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 攀猀琀甀搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 漀爀愀椀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 愀洀愀稀渀椀挀漀 攀洀 洀愀椀猀 搀攀 挀攀洀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀椀猀琀攀 搀攀猀搀攀 愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㤀 ⸀ 一攀猀琀愀 猀漀渀漀爀愀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 琀愀洀戀洀 爀攀猀猀愀氀琀愀 愀 昀甀渀漀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 攀 愀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 愀 爀椀焀甀攀稀愀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 氀漀挀愀氀⸀
A locução encerra resumindo os elementos que constituem o imaginário cametaense e o encantamento que provoca. Destacou-se também como o imaginário de Cametá reflete o imaginário da Amazônia.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀愀洀攀琀㨀 愀 戀攀椀爀愀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 甀洀 最爀愀渀搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀Ⰰ 愀爀琀椀挀甀氀愀渀搀漀 愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 搀攀 吀攀洀愀猀 䄀洀愀稀渀椀挀漀猀 䤀䤀 挀漀洀 愀 瀀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 吀愀洀戀洀 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 ᰀ椠洀攀爀猀漀ᴀ†渀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 搀愀 爀攀最椀漀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 戀攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀洀攀琀⸀
O contato com pessoas que vivem esse imaginário e têm consciência de sua importância para a cultura nos provocou uma inquietação: “Por que ainda há poucos produtos que divulgam a riqueza cultural de alguns interiores do Pará e da Amazônia?”. O radiodocumentário ajudar a preencher essa lacuna e a valorizar a produção local. ऀ䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瘀椀愀樀愀爀 攀 瘀椀瘀攀爀 愀 爀漀琀椀渀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀椀猀琀愀渀琀攀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 搀漀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 琀挀渀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 漀挀漀爀爀攀 渀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀椀猀Ⰰ 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 甀洀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀砀椀最椀甀 洀愀椀猀 爀椀最漀爀 攀 挀甀椀搀愀搀漀 愀 挀愀搀愀 搀攀挀椀猀漀 琀漀洀愀搀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 渀漀 昀漀猀猀攀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀搀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 焀甀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀漀 攀猀琀愀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 洀愀椀猀 攀猀琀椀洀甀氀愀搀愀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 甀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀⸀
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS |
Brasil. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília: Secom, 2014. 153 p. : il. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/documents/10883/1360136/Anexo+Adicional+IV+-+Pesquisa+SECOM+m%C3%ADdia.pdf/42cb6d27-b497-4742-882f-2379e444de56 . Acesso em 16 de Março de 2017. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀刀䬀䔀刀吀Ⰰ 圀愀氀琀攀爀⸀ 䔀猀猀渀挀椀愀 攀 昀甀渀漀⸀ 䤀渀㨀开开开开开开⸀ 䴀椀琀漀 攀 洀椀琀漀氀漀最椀愀⸀ 䰀椀猀戀漀愀㨀 䔀搀椀攀猀 㜀 Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㔀ⴀ㈀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀刀一䔀Ⰰ 嘀椀渀挀椀甀猀 䐀甀爀瘀愀氀㬀 匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䔀氀漀猀攀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀 搀攀 匀漀甀猀愀㬀 䜀伀一윀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䄀氀椀渀攀 䈀漀漀渀攀⸀ 刀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ瘠椀猀漀 搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀㨀 漀猀 漀氀栀漀猀 搀攀 焀甀攀洀 渀漀 瀀漀搀攀 瘀攀爀ᴀ㨠 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀漀 ᰀ映愀稀攀爀⸀ 䤀渀椀挀椀愀漀 䌀椀攀渀琀昀椀挀愀 䌀䔀匀唀䴀䄀刀 䨀甀氀⸀⼀搀攀稀⸀ ㈀ 㔀Ⰰ 瘀⸀ 㜀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㌀㜀ⴀ㈀㐀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀栀甀爀⸀ 伀 爀搀椀漀⸀ 䤀渀㨀开开开开开开⸀ 刀搀椀漀㨀 漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䐀漀爀愀 䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀ ㈀ⴀ㐀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀伀匀준Ⰰ 䌀愀爀洀攀渀 䰀甀挀椀愀㬀 匀䔀刀䜀䰀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀 䨀切氀椀漀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀㨀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 瀀愀搀爀漀 攀 搀攀猀瘀椀愀渀琀攀⸀ 䤀渀㨀 开开开开开开开⸀ 嘀漀稀 攀 爀漀琀攀椀爀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀甀猀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㈀ ጀ†㜀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀唀刀䔀䤀刀伀Ⰰ 䨀漀漀 搀攀 䨀攀猀甀猀 倀愀攀猀⸀ 䄀 瀀漀琀椀挀愀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀⸀ 䤀渀㨀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 愀洀愀稀渀椀挀愀㨀 甀洀愀 瀀漀琀椀挀愀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀猀挀爀椀琀甀爀愀猀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㔀㤀ⴀ㈀ ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䴀픀䔀匀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 搀漀 匀漀挀漀爀爀漀⸀ 䴀攀琀愀洀漀爀昀漀猀攀㨀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 琀攀洀愀 攀洀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 漀爀愀椀猀 搀愀 愀洀愀稀渀椀愀 瀀愀爀愀攀渀猀攀 ⸀ 伀爀最愀渀漀渀Ⰰ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 䰀攀琀爀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 渀먀㐀㈀Ⰰ 嘀漀氀⸀ ㈀㬀 䨀愀渀 ጀ†䨀甀渀 ㈀ 㜀⸀
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