INSCRIÇÃO: 00229
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO16
 
TÍTULO: Documentário Quilombolas: uma produção sobre o reconhecimento, luta e resistência das comunidades quilombolas do rio Andirá, Barreirinha-Am
 
AUTORES: graciane viana marinho (Universidade Federal do Amazonas); Mariane de Souza e Souza (Universidade Federal do Amazonas); Hudson Roberto Beltrão Júnior (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Documentário , Comunidades Quilombolas , Reconhecimento , Rio Andirá ,
 
RESUMO
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JUSTIFICATIVA

A escolha਀搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 猀攀 搀攀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 爀攀搀甀稀椀搀愀 搀攀 registros em vídeo sobre comunidades quilombolas na Amazônia. Há menos ainda਀瀀爀漀搀甀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 䈀愀椀砀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀昀漀渀琀ⴀ猀椀稀攀㨀㄀㈀⸀ 瀀琀㬀 line-height:150%;font-family:"Times New Roman","serif";mso-bidi-font-family:਀䌀愀氀椀戀爀椀㬀挀漀氀漀爀㨀戀氀愀挀欀∀㸀䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 漀 瘀搀攀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 para a desmitificação de paradigmas acerca dos povos da floresta que compõem um਀焀甀愀搀爀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 挀漀氀攀琀椀瘀愀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 甀洀 渀漀瘀漀 琀椀瀀漀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 da questão negra no estado, uma visão oposta ao elitismo cultural que impõe à਀猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 洀愀猀猀椀瘀愀猀Ⰰ 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 渀攀最爀漀 攀砀瀀漀猀琀愀 挀漀洀漀 洀愀稀攀氀愀 cercada de rótulos que maculam essa classe.

A Constituição de 1988 assegurou, no artigo 68 dos Atos das Disposições਀䌀漀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 吀爀愀渀猀椀琀爀椀愀猀Ⰰ 焀甀攀 ᰀ愠漀猀 爀攀洀愀渀攀猀挀攀渀琀攀猀 搀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 quilombos é reconhecida definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os respectivos਀琀琀甀氀漀猀ᴀ⸠ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀ⴀ猀攀 愀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 爀攀洀愀渀攀猀挀攀渀琀攀猀 搀攀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀 o direito às terras que tradicionalmente possuíam. Essa área destinada à਀攀砀瀀氀漀爀愀漀 挀漀氀攀琀椀瘀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀漀猀 搀攀猀挀攀渀搀攀渀琀攀猀 搀攀 攀猀挀爀愀瘀漀猀 愀 preservação de seu modo de vida e de suas manifestações culturais.

  A cultura negra está਀瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 攀 猀漀 瘀椀猀瘀攀椀猀 渀愀猀 搀愀渀愀猀Ⰰ 洀切猀椀挀愀猀Ⰰ 昀攀猀琀愀猀 攀 渀愀 爀攀氀椀最椀漀Ⰰ como afirmação da identidade para conservar algo que ficou na memória coletiva.

            Falar em comunidade negra਀爀攀洀愀渀攀猀挀攀渀琀攀 搀攀 焀甀椀氀漀洀戀漀Ⰰ 渀漀 戀愀椀砀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀  爀攀洀攀琀攀爀 愀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 洀愀爀挀愀搀愀 por conflitos, resistência de escravizados que romperam com a sua condição਀猀漀挀椀愀氀 愀漀 昀甀最椀爀攀洀 搀漀猀 猀攀甀猀 猀攀渀栀漀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 瘀椀瘀攀爀攀洀 氀椀瘀爀攀猀⸀ 一愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 quilombolas do Rio Andirá, a história está viva entre os velhos, netos e਀戀椀猀渀攀琀漀猀Ⰰ 最甀愀爀搀椀攀猀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 猀攀甀猀 愀渀琀攀瀀愀猀猀愀搀漀猀 氀栀攀猀 挀漀渀琀愀瘀愀洀⸀ 㰀⼀瀀㸀 ਀㰀瀀 挀氀愀猀猀㴀∀䴀猀漀一漀爀洀愀氀䌀砀匀瀀䴀椀搀搀氀攀∀ 猀琀礀氀攀㴀∀琀攀砀琀ⴀ愀氀椀最渀㨀樀甀猀琀椀昀礀㬀琀攀砀琀ⴀ椀渀搀攀渀琀㨀㌀㔀⸀㐀瀀琀㬀 line-height:150%">

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CONSIDERAÇÕES
Falar sobre a população negra enquanto comunidades remanescentes de quilombos, localizadas na região do rio Andirá, município de Barreirinha, é estar diante de várias questões pertinentes ao modo de organização social, econômico e cultural desse grupo que, durante muito tempo, vem buscando ganhar seu espaço perante a sociedade que rotula a imagem do negro. Este trabalho também auxilia na desmitificação relativa às rotulações pejorativas, visto que a herança étnico-cultural negra é vasta e sua contribuição para a formação do Brasil é ainda maior.
Desse modo, o documentário “Quilombolas: Um Povo de Alma Negra” remete ao público uma visão diferente da mostrada nas mídias massivas, ou seja, revela o negro quilombola em outra vertente e o mostra como indivíduo participante e “existente” na sociedade.
A forma que os grupos sociais definem a própria identidade é resultado de uma confluência de fatores, escolhidos por meio de suas memórias. Descrevem como eram e como são as festas deixadas por seus ancestrais. A cultura negra está presente no dia a dia e é visível nas danças, festas, músicas e na religião, como afirmação da identidade para conservar algo que ficou na memória coletiva.
Dessa forma, com intuito de dar vez e voz aos quilombolas do rio Andirá, apresenta-se novas perspectivas a cerca da valorização e reconhecimento dessa população. Assim, torna-se válido expressar aqui tais informações, em razão de que esse patrimônio mostra uma Amazônia além do imaginário, por meio da produção de pensamento, com um panorama de vida coletiva apropriada e aceita ao conceito de sociedade.
O trabalho instiga novas pesquisas e produtos relacionados à temática quilombola, mas, especificamente, sobre as comunidades existentes no Baixo Amazonas. Além de promover uma nova visão sobre a imagem do negro e, assim, romper o preconceito e luta que esse grupo minoritário enfrenta durante a sua existência.

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