INSCRIÇÃO: 00345
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT04
 
TÍTULO: Ethics Games
 
AUTORES: Emmily Catharine Dolzane de Melo Souza (Faculdade Boas Novas); Italo da Cruz Matos (Faculdade Boas Novas); Thereza Nagila Silva De Oliveira (Faculdade Boas Novas); Jordanna Benedita Matos Farias (Faculdade Boas Novas); Erick Gabriel Valente dos Santos (Faculdade Boas Novas); Rosiane dos Santos Souza (Faculdade Boas Novas); Amanda Matos da Silva (Faculdade Boas Novas); Antonio Rodolfo Rodrigues Lima Teles (Faculdade Boas Novas); Raphael Henrique Cortezão (Faculdade Boas Novas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Seriado, Legislação e ética, Ficção, Tim Lopes, Jornalismo
 
RESUMO
O seriado “Ethics Game” trata-se de um produto acadêmico, apresentado como trabalho final da disciplina Legislação e Ética em Jornalismo da Faculdade Boas Novas (FBN), sob orientação do professor Raphael Cortezão. A produção deste seriado foi inspirada no assassinato do Jornalista Tim Lopes, buscando uma adaptação para o dia a dia de uma redação jornalística, envolvendo suspense, investigação, e personagens que retratam os diversos tipos de jornalistas e suas maneiras de se exercer a profissão.
 
INTRODUÇÃO
Este seriado teve como base a conduta profissional dos jornalistas, colocando a ética jornalística em pauta na trama. Entender o caso Tim Lopes foi o pontapé inicial para começar a desenvolver esta história. O repórter da Rede Globo ultrapassou os espaços que lhe foram concedidos na busca do furo de reportagem e colocou sua vida em risco, infiltrando-se em uma comunidade comandada pelo tráfico de drogas. Foi descoberto e acabou perdendo sua vida.਀䄀氀洀 搀攀 猀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 爀椀猀挀漀Ⰰ 吀椀洀 䰀漀瀀攀猀 焀甀攀戀爀漀甀 瘀爀椀愀猀 挀漀渀搀甀琀愀猀 椀渀搀椀挀愀搀愀猀 渀漀 䌀搀椀最漀 搀攀 준琀椀挀愀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 儀甀愀渀搀漀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 搀攀挀椀搀椀爀 攀渀琀爀攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 渀漀 瀀攀渀猀漀甀 搀甀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀 愀戀爀椀甀 洀漀 搀攀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀攀最甀爀愀渀愀⸀ 䐀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀挀椀搀椀甀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀猀 爀攀搀愀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 甀猀漀甀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 䴀愀爀挀攀氀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀瘀攀甀 甀洀 挀漀渀昀氀椀琀漀 琀椀挀漀 渀漀 焀甀愀氀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 搀攀挀椀搀椀爀 攀渀琀爀攀 愀 瘀椀搀愀 攀 漀 昀甀爀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 昀攀稀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 吀椀洀 䰀漀瀀攀猀⸀ Tim Lopes errou ao achar que o caso investigado era mais importante que sua segurança, mesmo sabendo de todos os riscos que corria se descobrissem quem ele era o que estava fazendo lá. Logo após a repercussão de sua morte, foram levantadas discussões referentes ao exercício da profissão no que diz respeito ao limite para se chegar onde deseja na apuração de fatos graves de interesse público.਀匀攀最甀渀搀漀 䬀漀猀漀瘀猀欀礀 ⠀㈀  㠀⸀ 倀⸀㄀㈀㔀⤀ ᰀ攠洀 瀀漀挀愀 搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 爀攀瀀攀渀猀愀搀漀猀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 攀瘀椀琀愀爀 漀甀 洀椀渀漀爀愀爀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 攀 椀渀樀甀猀琀椀愀猀 攀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 昀漀爀渀攀挀椀搀漀猀 瀀漀爀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 琀椀挀漀猀 挀漀渀挀椀氀椀愀搀漀爀攀猀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 搀攀瘀攀爀攀猀 椀渀攀爀攀渀琀攀猀  挀椀搀愀搀愀渀椀愀ᴀ⸠ Deste modo, o seriado Ethics Game aproxima o público da realidade vivida diariamente por jornalistas do mundo todo ao lidarem com os principais conflitos éticos, sobre o peso que cada decisão tem em relação à vida dos cidadãos que, por sua vez, se baseiam somente no que assistem e lêem nos jornais e revistas para criar sua noção de realidade. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 猀攀爀椀愀搀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀漀渀搀甀琀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 漀甀 渀漀 猀攀爀攀洀 攀砀攀爀挀椀搀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 琀椀挀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 愀 栀椀猀琀漀爀椀愀 搀攀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 吀椀洀 䰀漀瀀攀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀甀琀爀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀漀 䌀愀挀漀 䈀愀爀挀攀氀漀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀挀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 瀀爀漀琀攀猀琀漀猀Ⰰ 昀漀椀 愀最爀攀搀椀搀漀 挀漀洀 挀漀渀攀猀 愀爀爀攀洀攀猀猀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀渀琀攀猀 椀渀挀漀洀漀搀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 渀漀 氀漀挀愀氀⸀  É comum ver nos jornais casos de agressão e recriminação que envolvem os mais diversos profissionais da área de comunicação. Com este intuito, o Ethics Game veio para representar o lado oculto da profissão.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 猀攀爀椀愀搀漀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 挀漀渀搀甀琀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀攀瘀攀 琀攀爀Ⰰ 愀琀 漀渀搀攀 椀爀 瀀愀爀愀 愀瀀甀爀愀爀 甀洀愀 渀漀琀椀挀椀愀 攀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀  Além de destacar essas questões, é importante também para aliar o conhecimento teórico com a prática, levando essa reflexão para a produção do trabalho, no qual a equipe teve a oportunidade de aplicar as teorias e conhecimentos, principalmente o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, estudado em sala.਀ऀ䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀椀攀猀 搀攀 吀嘀 爀攀焀甀攀爀 甀洀愀 昀甀渀漀 焀甀攀 瀀攀渀猀攀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀猀 攀 瀀漀渀琀漀猀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀愀 洀甀椀琀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 搀愀 琀爀愀洀愀⸀ “O roteirista é um tipo de profissional da criação cuja habilidade é saber organizar a ação dramática da narrativa em escritura, de modo a descrever, com a maior precisão, os contextos espacial, temporal e temático, nos quais transcorrerá o conjunto de ações e atitude das personagens. (WINCK, 2007. P.39)” ਀䰀攀瘀愀渀搀漀 椀猀猀漀 渀愀 瀀爀愀琀椀挀愀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 椀渀琀攀爀愀攀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 甀洀 氀椀最愀搀漀 愀漀 漀甀琀爀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 栀椀猀琀漀爀椀愀 搀攀 洀漀搀漀 愀 攀瘀椀琀愀爀 焀甀攀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 猀攀 瀀攀爀挀愀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 伀 攀渀爀攀搀漀 挀漀渀琀愀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 栀椀猀琀漀爀椀愀猀 漀渀搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 猀漀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 猀椀琀甀愀攀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 猀甀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 猀漀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀搀椀最漀 爀攀最攀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䌀漀渀昀漀爀洀攀 漀 䌀搀椀最漀 搀攀 준琀椀挀愀 搀漀猀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ “Art.2 Como o acesso á informação de relevante interesse publico é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que: I – a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica – se pública, estatal ou privada – e da linha política de seus proprietários e/ou diretores.(FENAJ, 2007. P.1)”਀䔀渀琀爀攀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 䴀愀爀挀攀氀漀 攀渀昀爀攀渀琀愀Ⰰ 愀 瀀椀漀爀 搀攀氀愀猀  漀 洀漀洀攀渀琀漀 渀漀 焀甀愀氀 攀氀攀 搀攀瘀攀 搀攀挀椀搀椀爀 氀攀瘀愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 洀甀搀愀爀 漀 爀甀洀漀 搀攀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 伀 䌀搀椀最漀 搀攀 준琀椀挀愀 搀漀猀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 攀渀猀椀渀愀 焀甀攀  甀洀 搀攀瘀攀爀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 ᰀ䌠漀洀戀愀琀攀爀 攀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀爀爀甀瀀漀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 焀甀愀渀搀漀 攀砀攀爀挀椀搀愀猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀愀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀ᴀ†䘀攀渀愀樀 ⠀㈀  㜀⸀ 倀⸀㄀⤀⸀ Ainda no mesmo artigo, levanta-se uma importante questão não observada pelo personagem Marcelo, já que não levou em consideração quando decidiu seguir em frente, na busca do grande furo, o que diz a cláusula VI: “não colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais com quem trabalha” (CÓDIGO II, 2007. P.1).਀ᰀ䴠漀爀爀攀洀 愀渀甀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀稀攀渀愀猀 搀攀 挀漀氀攀最甀椀渀栀愀猀 攀洀 最甀攀爀爀愀猀Ⰰ 爀攀瘀漀氀甀攀猀 攀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀⸀ 䘀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 爀椀猀挀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀Ⰰ 洀愀猀 搀愀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀 渀猀 攀洀 甀洀愀 挀瀀椀愀 搀攀   㜀 瘀愀椀 愀 甀洀愀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀 攀渀漀爀洀攀⸀ 一猀 猀漀洀漀猀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀猀Ⰰ 渀漀 琀攀洀漀猀 氀椀挀攀渀愀 瀀愀爀愀 洀愀琀愀爀 攀 渀漀猀猀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀砀攀爀挀椀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 琀椀挀愀 攀 搀愀 氀攀最愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䔀猀猀愀 渀漀漀 搀攀 焀甀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀  樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀  愀 切渀椀挀愀 瀀爀漀琀攀漀 焀甀攀 琀攀洀漀猀 愀漀 攀渀琀爀愀爀 攀洀 稀漀渀愀猀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀 瀀愀爀愀 猀愀椀爀洀漀猀 瘀椀瘀漀猀 攀 挀漀渀琀愀爀洀漀猀 渀漀猀猀愀 栀椀猀琀漀爀椀愀⸀ 匀攀 渀漀猀 挀漀渀昀甀渀搀椀爀洀漀猀 挀漀洀 攀猀瀀椀攀猀 漀甀 瀀漀氀椀挀椀愀椀猀 攀 挀漀洀 攀氀攀猀 猀攀爀攀洀漀猀 挀漀渀昀甀渀搀椀搀漀猀Ⰰ 攀 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀  洀攀氀栀漀爀 洀甀搀愀爀 氀漀最漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀⠀唀吀娀䔀刀䤀Ⰰ ㈀  ㈀⤀ᴀ
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O seriado Ethics Game foi produzido como um produto da disciplina da legislação e Ética em jornalismo. A proposta deste seriado é abordar sobre os riscos da prática jornalística além de debater sobre os desafios éticos dessa profissão. Antes de escrever o roteiro, foi necessário buscar historias nas quais jornalistas correram riscos, além de terem sido confrontados pela ética jornalística.਀ᰀ倠愀爀愀 猀攀 挀栀攀最愀爀 愀 甀洀 琀攀砀琀漀 琀漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀Ⰰ 焀甀攀 猀椀爀瘀愀 愀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀漀 昀椀氀洀攀 攀 搀攀 漀渀搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 瀀漀猀猀愀 琀椀爀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 氀栀攀 猀攀爀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀Ⰰ 攀洀 最攀爀愀氀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀猀猀愀爀 瀀漀爀 瘀爀椀愀猀 昀愀猀攀猀 搀攀猀搀攀 愀焀甀攀氀愀 椀搀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 愀琀 攀猀琀攀 甀氀琀椀洀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀㨀 漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ ⠀䴀䄀刀儀唀䔀匀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 倀⸀㈀㌀⤀ᴀ Em reunião com o grupo, foram escolhidos os personagens, cenários, equipamentos e figurinos. As gravações se iniciaram no dia três de Dezembro nas dependências da Faculdade Boas Novas, na residência de alguns dos integrantes da equipe, e foram até o largo São Sebastião, localizado no centro da cidade, onde foram gravadas cenas para a vinheta. Para a filmagem foi utilizada a câmera Nikon 18-55mm, e para a captação de áudio fone de ouvido Samsung.਀䄀瀀猀 搀攀昀椀渀椀搀漀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀猀 戀甀猀挀愀猀 瀀攀氀漀猀 氀漀挀愀椀猀 椀搀攀愀椀猀 漀渀搀攀 愀 琀爀愀洀愀 猀攀 瀀愀猀猀愀爀椀愀Ⰰ 漀 攀渀爀攀搀漀 猀攀 瀀愀猀猀愀 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀 攀洀 甀洀愀 猀愀氀愀 搀攀 爀攀搀愀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 愀 甀洀愀 爀攀搀愀漀 O projeto também se baseou em pesquisas bibliográficas, relatos de vivencias de jornalistas, e reflexão moral e ética apresentadas em sala de aula, pautados no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e aulas expositivas.਀倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 愀猀 栀椀猀琀漀爀椀愀猀 爀攀愀椀猀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 搀攀昀椀渀椀爀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 搀攀猀猀攀 愀爀琀椀昀挀椀漀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 攀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀  Após uma analise critica do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o enredo foi desenvolvido buscando apresentar exemplos de condutas éticas e não éticas, o que definiu o norte de cada personagem.਀䄀 琀爀愀洀愀 猀攀 瀀愀猀猀漀甀 渀愀 瀀漀挀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 昀椀最甀爀椀渀漀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 瀀攀愀猀 洀愀椀猀 挀愀猀甀愀椀猀 攀 漀 挀攀渀爀椀漀 猀攀最甀椀甀 愀 洀攀猀洀愀 氀最椀挀愀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 甀洀愀 爀攀搀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 攀砀琀攀爀渀漀猀 焀甀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀洀 愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀⸀ Nas filmagens foram utilizadas técnicas de enquadramento, recortes rápidos, cenas panorâmicas, transmitindo uma identidade visual utilizada nas grandes produções cinematográficas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀琀栀椀挀猀 䜀愀洀攀  甀洀 猀攀爀椀愀搀漀 搀攀 昀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 搀椀瘀椀搀攀 攀洀 挀椀渀挀漀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 挀椀渀挀漀 攀 猀攀琀攀 洀椀渀甀琀漀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 伀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 攀渀爀攀搀漀 猀漀㨀 䴀愀爀挀攀氀漀Ⰰ 焀甀攀 愀琀甀愀 挀漀洀漀 甀洀 戀漀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 洀甀椀琀漀 挀甀爀椀漀猀漀 攀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀 瀀漀爀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 琀椀挀漀猀⸀ 䠀攀椀琀漀爀  漀 攀搀椀琀漀爀 挀栀攀昀攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀漀 焀甀愀氀 䴀愀爀挀攀氀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀 攀 攀砀攀爀挀攀 瀀漀猀琀甀爀愀 愀渀琀椀琀椀挀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 搀攀挀椀搀攀 挀攀搀攀爀 猀甀愀 爀攀搀愀漀 瀀愀爀愀 漀洀椀琀椀爀 挀愀猀漀猀 搀攀 甀猀漀 椀渀搀攀瘀椀搀漀 搀漀 搀椀渀栀攀椀爀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ Os personagens secundários: Erica, uma amiga de faculdade de Heitor, que o conhece muito bem e será responsável por desvendar as ações ilegais que levaram o editor–chefe mudar a sua postura. Laura, um exemplo clássico de jornalista antiética, a qual acredita que as suas atitudes não afetam ninguém. Deyse, jornalista recém-formada, que tem a função de mostrar aos telespectadores que o jornalismo em sua prática não é aquilo que se acredita. ਀伀猀 愀渀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀㨀 䄀渀愀 䈀爀愀最愀渀愀Ⰰ 瀀爀攀昀攀椀琀愀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀洀 甀洀 最爀愀渀搀攀 攀猀焀甀攀洀愀 搀攀 挀漀爀爀甀瀀漀 挀漀洀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀⸀ 䌀愀琀栀愀爀椀渀攀Ⰰ 愀猀猀攀猀猀漀爀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 愀琀甀愀氀 瀀爀攀昀攀椀琀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 昀椀挀琀挀椀愀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 琀攀洀 愀 昀甀渀漀 搀攀 愀琀攀渀搀攀爀 愀猀 漀爀搀攀渀猀 焀甀攀 氀栀攀 猀漀 瀀愀猀猀愀搀愀猀⸀ 䴀愀爀挀漀猀Ⰰ 昀漀渀琀攀 渀漀 漀昀椀挀椀愀氀 焀甀攀 瀀爀漀挀甀爀愀 甀洀愀 搀愀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 挀漀氀漀挀愀爀椀愀洀 攀洀 爀椀猀挀漀 愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 瀀爀攀昀攀椀琀愀 䄀渀渀愀 䈀爀愀最愀渀愀Ⰰ 攀 琀愀爀搀攀 搀攀洀愀椀猀 搀攀猀挀漀戀爀椀甀 焀甀攀 猀甀愀猀 愀攀猀 挀漀氀漀挀愀爀愀洀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀洀 爀椀猀挀漀⸀ Desta maneira, o seriado Ethics Game tem a finalidade de aproximar o publico da realidade vivida nas redações, além de trazer à tona uma reflexão sobre as decisões tomadas e suas conseqüências. ਀伀猀 搀漀椀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 挀漀洀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 攀 焀甀愀爀琀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 猀攀 猀漀戀爀攀 猀愀椀甀 漀猀 瘀椀氀攀猀Ⰰ 洀漀挀椀渀栀漀猀 攀 瀀愀爀攀猀 爀漀洀渀琀椀挀漀猀Ⰰ 漀 焀甀椀渀琀漀 攀 切氀琀椀洀漀 攀瀀椀猀漀搀椀漀 昀漀椀 漀 搀攀猀昀攀挀栀漀 搀攀 琀漀搀愀 愀 琀爀愀洀愀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
A produção do trabalho acrescentou à equipe uma maior compreensão a respeito da atividade jornalística exercida dentro da ética e legislação. A elaboração do roteiro trouxe também questões reflexivas a respeito de responsabilidades que o profissional de jornalismo carrega. O dever de cumprir o caráter ético no dia-a-dia, a importância de entender que presta serviço para as pessoas, cidadãos que fazem da notícia sua opinião, e que, acima de tudo, não se pode confiar que por ser o quarto poder pode fazer tudo o que quiser sem ter limites na apuração de informações.਀一愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 猀攀爀椀愀搀漀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 氀攀洀戀爀愀爀 攀 愀瀀氀椀挀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ Em cima do que a equipe apresentou neste seriado, há uma imensidão de reflexões e atitudes a serem adotadas pelos profissionais, que acima de tudo devem resguardar suas vidas. A equipe produziu com esforço o produto final, mas durante a elaboração os alunos viveram novas experiências no set de gravações, atuação, produção, direção, edição e muitas outras atividades que fizeram o grupo por em pratica técnicas aprendidas desde o inicio da graduação, e tudo aquilo que envolve o universo da comunicação.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一䐀刀준Ⰰ 䄀氀戀攀爀琀漀⸀ 준琀椀挀愀 攀 挀搀椀最漀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 匀愀最爀愀䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀   ⸀ COSTELLA, Antonio F. Legislação da Comunicação Social. São Paulo. ED. Mantiqueira, 2002.਀䨀唀一䤀伀刀Ⰰ 䰀甀椀稀 䌀⸀ 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 䄀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀 一漀琀挀椀愀⸀ 倀攀琀爀漀瀀氀椀猀Ⰰ 刀䨀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀  㘀⸀ PAIVA, Raquel. Ética, cidadania e Imprensa. Rio de Janeiro. Mauad Editora, 2002.਀圀䤀一䌀䬀Ⰰ 䨀漀漀 䈀愀瀀琀椀猀琀愀⸀ 儀甀攀洀 挀漀渀琀愀 甀洀 挀漀渀琀漀 愀甀洀攀渀琀愀 甀洀 瀀漀渀琀漀㨀 搀攀猀椀最渀 搀攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䜀愀爀愀洀漀渀搀Ⰰ ㈀  㜀 CÓDIGO, 2014, página 01, Art. 2o do código I. Acesse em: ਀䔀䰀䔀䴀䔀一吀伀匀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀攀爀椀漀搀椀挀漀猀⸀甀昀瀀戀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀琀攀洀愀琀椀挀愀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㈀㌀㌀㜀㤀⼀㄀㈀㜀㤀㘀㸀 UTZERI, F. Os limites do jornalismo, in Jornal do Brasil, 2002.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀