INSCRIÇÃO: 00576
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT01
 
TÍTULO: Aquarelando
 
AUTORES: Gabriela Rubia Bastos dos Santos (Universidade Federal do Pará); Netilia Silva dos Anjos Seixas (Universidade Federal do Pará); Rodrigo Avelar Corrêa (Universidade Federal do Pará); Raisa Cristine Rodrigues de Araújo (Universidade Federal do Pará); Susan Natálya da Paixão Santiago (Universidade Federal do Pará); Lucas da Silva Costa (Universidade Federal do Pará); Ana Paula Gomes Castro (Universidade Federal do Pará); Adnes Brena da Silva Sousa (Universidade Federal do Pará); Maria Paula Malheiros Oliveira Silva (Universidade Federal do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, Diversidade, Público Infantil, Preconceito, Rádio
 
RESUMO
Aquarelando é um programa de rádio infantil desenvolvido para um público de sete a onze anos, que buscou apresentar para crianças, em linguagem acessível e lúdica, a temática do preconceito na sociedade. O projeto surge da necessidade de conjugar informação com entretenimento, a fim de trazer reflexões a um público em formação sobre assuntos considerados tabus, visto também a negligência com que temáticas dessa natureza são abordadas pelas mídias tradicionais. A produção de Aquarelando foi desenvolvida após brainstorming da equipe, priorizando o cuidado com formato e linguagem, para tratar de assuntos de relevante responsabilidade social para um público em formação. Como base teórica, utilizamos Piaget (1999), sobre o desenvolvimento cognitivo do público infantil, Ferraretto (2014) e McLeish (2001), como literatura de produção e redação radiofônica.
 
INTRODUÇÃO
A escassez na veiculação de programas de rádio para e com crianças no Brasil é visível. As concessionárias hertzianas não demonstram interesse em produzir programas voltados a esse público, negligenciando a necessidade de produções que contribuam para sua formação como seres humanos. Piaget (1999) define a fase de sete a onze anos como o Estágio Operatório Concreto do desenvolvimento cognitivo da criança, no qual há progressos na conduta e na socialização advindos da superação do egocentrismo, que lhe capacita a colocar-se no lugar do outro. Neste estágio, "o essencial é que a criança se torna suscetível a um começo de reflexão", estabelecendo novos paradigmas lógicos, morais e afetivos, que desenvolvem o respeito mútuo e o sentimento de justiça que lhe conferem a capacidade de interiorizar ações (PIAGET, 1999, p.42). O programa Aquarelando - disponível em https://soundcloud.com/rodrigo-avelar-530854590/aquarelando - teve sua produção e execução marcadas pelo desafio de montar um produto formativo, acessível e cativante, capaz de satisfazer um público não contemplado pelas produções radiofônicas. Apoiados nas lições de McLeish (2001) sobre o processo de produção em rádio e a partir das orientações da professora no Laboratório de Radiojornalismo,, imergimos no universo infantil. Por meio da observação de crianças do nosso convívio, acompanhamos seus gostos e reações frente às primeiras ideias para o programa. Ideias para programas devem basear-se solidamente nas necessidades e na linguagem do público a que são dirigidas: o trabalho do produtor é avaliar, pensar e prever essas necessidades por meio de um contato próximo com os ouvintes em potencial. (MCLEISH, 2001, p. 199) Assim, o Aquarelando tomou a forma de um programa para crianças e não sobre crianças, fundado na ideia de veicular um conteúdo de relevância social e de cunho educativo para esse público, negligenciado pelas rádios abertas.
 
OBJETIVO
O objetivo geral do Aquarelando foi construir um programa de rádio infantil que tratasse temas considerados "tabus" pela sociedade, em associação com o gosto pelo lúdico e entretenimento do público-alvo de sete a onze anos, dentro da linguagem radiofônica. Como objetivos específicos, buscamos informar sobre questões que geram preconceito, com base nas discussões e debates da sociedade, de modo a apresentar ideias para um público em formação, que leve a uma reflexão sobre a diversidade; aproximar a linguagem radiofônica de um público ligado a um mundo visual, aproveitando os recursos sonoros ofertados pelo rádio para tornar o Aquarelando uma experiência educativa e interessante ao público-alvo. Buscamos, também, estimular o público infantil a aguçar o pensamento crítico e reflexivo sobre as questões apresentadas. Tivemos , ainda, o propósito de enfatizar o cuidado e o respeito para com a criança, tratando esses assuntos com sensibilidade e ludicidade. Por fim, enfatizamos durante todo o programa que a presença de adulto era importante em diversas atividades tratando os assuntos de maneira responsável.
 
JUSTIFICATIVA
O programa Aquarelando foi criado com o intuito principal de ser atraente para o público infantil, considerando a escassez de produtos destinados a crianças pelo rádio. Em Belém, Pará, onde a escassez é ainda maior, temos um programa radiofônico referência no meio, o “Abracadabra”, Programa transmitido pela rádio Cultura FM, da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) há mais de 20 anos. O programa foi idealizado e tem sido apresentado pela jornalista Linda Ribeiro e é marcado pela contação de histórias, cantigas de roda e brincadeiras tradicionais, programação musical infantil e divulgação educativa voltada para os direitos das crianças. O programa Aquarelando possui o propósito de abordar temas considerados tabus para a sociedade, porém, importantes para a formação social humana das crianças, principalmente pelo fato de serem, em sua maioria, temas negligenciados pela mídia tradicional e pelas famílias. Dessa forma, o roteiro do programa procurou adequar esses temas a uma linguagem acessível e objetiva para compreensão de seu público-alvo, tornando o texto leve e parecido com uma conversa entre amigos que falam sobre assuntos e situações novas que descobriram e que são relacionadas à temática do programa. A sexualidade é um dos temas norteadores do Aquarelando, com esse assunto buscamos desconstruir estereótipos que perpetuam a divisão de brincadeiras, produtos, atividades e até profissões entre meninos e meninas. Essa desconstrução está presente no programa nos seguintes exemplos: o personagem que ensina a receita é um menino, e antes de anunciar a receita, o apresentador do programa, também do sexo masculino, explica que é uma receita que ele gosta de fazer com um amigo. Utilizamos essa ferramenta como uma tentativa de associar a atividade de cozinhar também ao gênero masculino; a entrevista feita, de forma estratégica, com uma jogadora de futebol em vez de um jogador, assim também como as perguntas feitas pela repórter e as respostas da criança, em que ela explica que seus amigos não praticam preconceito por ela ser uma menina; durante a locução, um dos apresentadores diz que foi criado por pais homossexuais. A questão envolvendo a cor da pele e preconceito racial também é um dos temas norteadores do programa, o que explica a presença da peça "O Menino Azul" e o slogan "Um programa de todas as cores para todas as crianças", pois não consideramos a criança apenas como consumidora de entretenimento, mas como sujeito capaz de assimilar reflexões sobre a diversidade humana, principalmente porque nosso público-alvo está em uma fase de reflexão sobre si e sobre o outro. Assim, o programa Aquarelando surge da necessidade de tratar temas de responsabilidade social e interesse da população para um público infantil. Quanto a sua importância acadêmica o programa se apresenta como uma produção que vai contra os padrões ainda mantidos pela mídia tradicional, de assuntos que são destinados a crianças, principalmente por uma construção social, que ainda mantém divisões de gênero em brinquedos, por exemplo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 Antes das equipes serem divididas para trabalharem em seus respectivos temas, todos os alunos do Laboratório de Radiojornalismo deram ideias que pudessem ser desenvolvidas em programas, que seriam a última atividade do Laboratório. Esses programas de rádio poderiam ter formato e temas livres, desde que apresentassem informações verdadeiras. Os alunos puderam escolher com qual tema e equipe iriam trabalhar. A partir disso, deu-se início o trabalho de produção com pesquisa de informações, estruturação inicial do programa, distribuição de tarefas, elaboração de pautas, gravação de entrevistas, redação e gravação de matérias, adaptação e gravação da peça “O Menino Azul”, elaboração e gravação do roteiro, sonorização e edição do programa. ਀䄀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 漀椀琀漀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀 漀 搀攀戀愀琀攀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀愀 戀椀戀氀椀漀最爀愀昀椀愀 猀甀最攀爀椀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀甀氀愀猀Ⰰ 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 攀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ Passada essa primeira parte discutimos o que seria relevante e importante em um programa infantil, levando em conta se faríamos um programa para crianças ou sobre crianças, como a professora nos indagou na ocasião. Após a escolha de fazer um programa para crianças, seguimos com uma pesquisa de conteúdo, em que buscamos web rádios e programas de rádio temáticos que dialogassem com o tema preconceito, que iria nortear todo o programa Aquarelando.਀唀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀漀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 愀 刀搀椀漀 刀愀搀椀渀栀漀Ⰰ 甀洀愀 眀攀戀 爀搀椀漀 挀漀洀 昀漀挀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 攀 焀甀攀 琀攀洀 攀洀 猀甀愀 最爀愀搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 攀 洀甀猀椀挀愀氀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 瀀攀氀漀 䔀甀爀攀欀愀℀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 渀愀 刀搀椀漀 圀攀戀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 攀猀挀漀氀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 渀愀 䄀洀愀稀渀椀愀⸀  䤀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 漀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 攀猀琀爀甀琀甀爀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀 瀀攀渀猀愀洀漀猀 漀 焀甀攀 挀漀氀漀挀愀爀愀洀漀猀Ⰰ 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀愀椀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 焀甀愀搀爀漀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀⸀ 伀 瀀愀猀猀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 昀漀椀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀⸀   Depois nos dividimos e, dependendo do tamanho da pauta de cada um, foi designado sempre um ou dois alunos para tal. Cada um de nós teve autonomia para desenvolver um assunto, mas sempre dentro do objetivo inicial do programa: tratar o preconceito de forma lúdica para o público infantil. A estruturação do programa ficou definida com apresentação, o primeiro quadro, que é uma peça radiofônica, o segundo abordando os tipos de família, uma matéria, um de culinária e um quadro de serviços.਀唀洀 搀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀爀愀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 琀攀洀瀀漀 攀猀琀椀洀愀搀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀渀栀愀洀漀猀 愀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀洀 琀爀猀 戀氀漀挀漀猀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㄀  洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 琀渀栀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 昀愀稀攀爀 甀洀 切渀椀挀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㄀㈀ 洀椀渀甀琀漀猀⸀ Uma das exigências da professora era que todos tivessem a voz audível no programa. Então, cada um idealizou e foi locutor de seu próprio quadro. Para o roteiro principal, fizemos teste de voz para escolher a melhor combinação de vozes. Vinhetas e quadros foram pensados de maneira que contemplassem a proposta de cada um deles e do programa. Com o roteiro gravado, escolhemos os efeitos sonoros e as músicas para o trabalho de sonorização e edição, com o auxílio do técnico de áudio. Os integrantes da equipe participaram ativamente de todos os processos, inclusive da edição final. Assim, pudemos vivenciar todas as etapas de produção e finalização de um programa de rádio, conforme estava previsto no conteúdo programático do Laboratório. ਀   伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀 攀 攀搀椀琀愀搀漀 渀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 挀漀洀 漀 琀挀渀椀挀漀 搀攀 甀搀椀漀 䨀漀漀 一椀氀漀 攀 愀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 一攀琀氀椀愀 匀椀氀瘀愀 搀漀猀 䄀渀樀漀猀 匀攀椀砀愀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 匀漀渀礀 匀漀甀渀搀 䘀漀爀最攀 倀爀漀 ㄀㄀⸀  瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀漀 攀 攀搀椀漀 攀 漀 匀漀渀礀 嘀攀最愀猀 倀爀漀 ㄀㌀ 瀀愀爀愀 洀漀渀琀愀最攀洀⸀ 吀漀搀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 洀猀 搀攀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 攀 椀渀挀椀漀 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 漀甀瘀椀搀漀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 攀 愀瘀愀氀椀愀搀漀 瀀漀爀 琀漀搀愀 愀 琀甀爀洀愀Ⰰ 漀 琀挀渀椀挀漀 搀攀 甀搀椀漀 攀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀⸀ 4.1. Elaboração do roteiro਀䔀猀猀愀 昀漀椀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 焀甀攀 攀砀椀最椀甀 搀攀 渀猀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 愀琀攀渀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 氀攀瘀攀Ⰰ 挀漀渀挀椀猀愀 攀 挀氀愀爀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀爀椀愀渀愀⸀ 䴀愀猀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 渀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 洀甀椀琀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 渀漀 焀甀攀爀愀洀漀猀 搀甀戀氀愀爀 甀洀愀 瘀漀稀 搀攀 挀爀椀愀渀愀⸀ Utilizamos como embasamento teórico a obra de Luiz Artur Ferraretto, “Rádio: o veículo, a história e a técnica” (2000), que foi muito relevante na explicação de elementos técnicos, próprios da redação e linguagem para o meio rádio. O autor diz que “a simplicidade é a regra básica do texto radiofônico, preparado para um público genérico, ou seja, qualquer pessoa apta a ligar um receptor e sintonizar uma emissora” (FERRARETTO, 2000, p.204).਀伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀⸀ 䌀爀椀愀洀漀猀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 渀漀 䜀漀漀最氀攀 䐀爀椀瘀攀 攀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 最爀甀瀀漀 挀漀氀漀挀愀瘀愀 愀 瀀愀爀琀攀 焀甀攀 琀椀渀栀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 洀漀搀攀氀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀   ⤀ 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 搀攀瘀椀搀愀猀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 渀愀 渀漀洀攀渀挀氀愀琀甀爀愀 琀挀渀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 愀琀甀愀氀⸀ Após a finalização, foi feita uma revisão e leitura conjunta, com supervisão da professora, a fim de perceber se havia erros de palavras e expressões, assim como se o texto estava de acordo com a linguagem radiofônica.਀㐀⸀㈀⸀ 匀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀 Para uma boa condução do produto, decidimos usar uma sonoplastia variada, pois como estávamos falando para crianças, seria interessante utilizar recursos sonoros que chamassem a atenção delas.਀䄀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀猀猀攀漀甀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀愀渀攀猀 椀渀昀愀渀琀椀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 洀攀氀漀搀椀愀猀 洀愀椀猀 愀最椀琀愀搀愀猀 猀 洀愀椀猀 氀攀渀琀愀猀Ⰰ 焀甀攀 洀甀搀愀瘀愀洀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 焀甀愀搀爀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 爀椀琀洀漀⸀ 䄀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀 椀渀挀氀甀椀甀 琀愀洀戀洀 猀漀渀猀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 戀爀椀渀挀愀渀搀漀Ⰰ 渀愀 瀀攀愀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 渀愀爀爀愀搀漀⸀ 4.3. Escolha do nome਀伀 渀漀洀攀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 猀甀最攀爀椀爀愀洀 琀琀甀氀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 挀漀洀 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 渀漀洀攀 挀漀洀 漀 猀氀漀最愀渀Ⰰ ᰀ䄠焀甀愀爀攀氀愀渀搀漀 ⴀ 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 爀搀椀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀ᴀⰠ 昀漀椀 甀洀愀 搀愀猀 切氀琀椀洀愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 琀漀洀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 攀 猀攀 搀攀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 愀焀甀愀爀攀氀愀 瀀漀猀猀甀椀 瘀爀椀愀猀 挀漀爀攀猀⸀ 䌀漀洀漀 漀 渀漀猀猀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀爀愀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 攀猀猀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀爀攀猀 搀攀 瀀攀氀攀Ⰰ 挀愀戀攀氀漀猀Ⰰ 琀椀瀀漀猀 搀攀 昀愀洀氀椀愀猀 攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 攀洀 渀漀猀猀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 攀猀猀攀 渀漀洀攀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀椀愀 愀 椀搀攀椀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Pela classificação de Ferraretto (2014), o programa Aquarelando está inscrito no segmento popular de rádio, considerando a simulação da conversa coloquial com o ouvinte e a constante prestação de serviços. O formato utilizado para o programa é o público. Segundo Ferrareto, esse formato “constitui-se em um tipo de rádio voltado à construção da cidadania e à difusão cultural ampla” (FERRARETO 2014, p. 68). Quanto ao gênero jornalístico, o programa Aquarelando pode ser visto como interpretativo, que “representa uma ampliação qualitativa do tratamento dos assuntos a serem repassados ao público” (FERRARETO, 2014, p.69).਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 椀渀昀愀渀琀椀氀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀洀漀猀 挀漀洀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀甀挀漀 瘀椀猀愀搀漀 瀀攀氀漀 爀搀椀漀 渀愀 爀攀最椀漀 愀洀愀稀渀椀挀愀⸀ 䄀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀洀漀猀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀Ⰰ 攀洀 洀攀椀漀 愀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 攀洀 猀甀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀漀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 搀攀瀀漀椀猀 愀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 挀漀洀 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 琀愀爀攀昀愀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 攀 搀攀昀椀渀椀攀猀 搀攀 瀀爀愀稀漀猀⸀  O Aquarelando se construiu na perspectiva de um programa educativo infantil destinado a crianças de sete a onze anos, que se encontram no que Piaget (2012) chama de Estágio Operatório Concreto, onde a capacidade de reflexão aperfeiçoa-se, a criança passa a levar em conta o ponto de vista do outro e organiza os seus próprios valores morais. O programa tem duração de 12’21’’ e possui, em sua estrutura, vinheta de abertura, vinheta de identificação, uma peça radiofônica e quatro quadros que serão descritos a seguir.਀㔀⸀㄀⸀ 嘀椀渀栀攀琀愀猀 A vinheta de abertura possui 10 segundos e foi gravada por seis integrantes da equipe, distribuídos três a três em dois microfones. Em um foram gravadas as falas “aquarelando” e “venha ouvir”, e, no outro “o que?”. A vinheta de abertura segue com o slogan “Aquarelando: um programa de todas as cores para todas as crianças”. Começa a locução dos apresentadores, que explicam o tema do programa e trazem algumas definições iniciais. Além disso, montamos a vinheta “você está ouvindo: Aquarelando” para marcar a passagem de um tema para outro dentro do programa. ਀㔀⸀㈀⸀  伀 䴀攀渀椀渀漀 䄀稀甀氀 A peça radiofônica é a narração de um conto, inserida no ínicio do programa, onde, os locutores apresentam a temática para a introdução de “O Menino Azul”, da autora Dadá, publicada no site “Uma Historinha Por Dia” (DADÁ, 2015). A peça foi pensada para o início do programa, para justificar a escolha do tema, do nome do programa e do slogan “Um programa de todas as cores para todas as crianças”. A peça narra a estória de um menino que era azul e após anos sentindo-se diferente, foi para uma escola onde encontrou meninos em vários tons de azul e de outras cores (DADÁ, 2015).਀㔀⸀㌀⸀ 儀甀攀戀爀愀ⴀ挀愀戀攀愀 ⴀ 唀洀 焀甀椀稀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 挀甀爀椀漀猀愀猀 O segundo quadro é um quiz, no qual fazemos uma pergunta sobre as diferentes formas de família existentes e damos alternativas para que, após os próximos quadros, a criança possa responder à pergunta formulada. Na resposta, colocamos que todas as alternativas estão corretas para reforçar que todos os tipos de construção de família são válidas e assim legitimar a proposta do programa, que combate o preconceito.਀䄀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 搀漀 焀甀椀稀 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 焀甀攀 昀愀洀氀椀愀 ᰀ 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 搀甀愀猀Ⰰ 琀爀猀Ⰰ 焀甀愀琀爀漀Ⰰ 挀椀渀挀漀 漀甀 搀攀稀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 匀攀 愀 挀爀椀愀渀愀 琀攀洀 瀀愀椀 攀 洀攀Ⰰ 搀漀椀猀 瀀愀椀猀 漀甀 搀甀愀猀 洀攀猀Ⰰ 猀攀 攀氀愀 洀漀爀愀 挀漀洀 猀攀甀猀 愀瘀猀Ⰰ 挀漀洀 猀攀甀猀 椀爀洀漀猀Ⰰ 猀攀甀猀 琀椀漀猀Ⰰ 渀漀 椀洀瀀漀爀琀愀Ⰰ 攀猀猀愀  愀 昀愀洀氀椀愀 搀愀 挀爀椀愀渀愀ᴀ⸠ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀Ⰰ 渀攀猀猀愀 椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀昀氀攀砀漀  愀瀀攀爀昀攀椀漀愀搀愀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀渀昀椀最甀爀愀攀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀⸀  Colocamos o quadro de pergunta e resposta na tentativa de levar o ouvinte mirim a contextualizar o novo conhecimento, reelaborando o que ele já sabe e gerando um processo dialético que trará novos símbolos e novos significados para a vida da criança. ਀㔀⸀㐀⸀ 䴀愀琀爀椀愀 o Aquarelando apresenta uma matéria com base em entrevista com a estudante Paula Cristina, de onze anos, que conseguiu uma bolsa de estudos em uma escola particular de Belém por se destacar no time em que participava anteriormente. Na matéria, abordamos a importância de meninas praticarem esportes e outras atividades que anteriormente eram restritas apenas a meninos, além disso, a criança responde que nunca foi vitima de preconceito por seus colegas, incentivando outras meninas jogarem. A entrevista foi autorizada e acompanhada pela mãe da estudante.਀㔀⸀㔀⸀ 䴀漀 渀愀 洀愀猀猀愀 ⴀ 挀漀洀椀搀椀渀栀愀猀 昀挀攀椀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 昀愀洀椀渀琀愀猀 Seguindo o programa, trazemos uma receita culinária, com a vinheta "Mão na massa - comidinhas fáceis para crianças famintas”, com uma receita simples para crianças. O objetivo desse quadro é levar as crianças para a cozinha, na intenção de propiciar uma atividade saudável de brincadeira, integração e aprendizado, sem perder de vista que trabalhar nesse ambiente pode ser perigoso para crianças e tedioso para o ouvinte. Pensando nisso, escolhemos uma receita simples e fácil, além de aconselharmos que o trabalho seja realizado com a supervisão de um adulto. ਀㔀⸀㘀⸀ 䄀最攀渀搀椀渀栀愀 ⴀ 漀 焀甀攀 昀愀稀攀爀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 焀甀愀渀搀漀 挀愀椀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 Com a proposta de apresentar lugares e mostrar para as crianças que existem coisas interessantes na cidade além da internet, a última matéria apresentada no programa é o “Agendinha - o que fazer na cidade quando cai a internet”. Nela, falamos sobre atividades de lazer que as crianças, acompanhadas de seus responsáveis, podem fazer na cidade de Belém, pois, como bem ressalta Carvalho (2014), é importante que os pais entendam que atividades extracurriculares são essenciais. A autora explica que essas atividades recebem o nome de “estudo do meio” (CARVALHO, 2014).਀䄀 愀甀琀漀爀愀 爀攀猀猀愀氀琀愀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 ᰀ愠琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 ⴀ 挀漀洀漀 瘀椀猀椀琀愀 愀 洀甀猀攀甀猀Ⰰ 瀀愀猀猀攀椀漀 愀 氀甀最愀爀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 漀甀 椀搀愀 愀漀 琀攀愀琀爀漀 ⴀ 愀洀瀀氀椀愀洀 愀 瘀椀猀漀 搀攀 洀甀渀搀漀 攀 愀 戀愀最愀最攀洀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀 愀氀甀渀漀ᴀ†⠀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 猀⸀瀀⸀⤀Ⰰ 猀攀洀 挀漀渀琀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀漀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 攀 洀漀琀椀瘀愀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 愀瀀爀攀渀搀攀渀搀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 琀攀洀愀猀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
O rádio é também um meio que passa por profundas ressignificações, portanto, o maior desafio do programa Aquarelando foi buscar equilíbrio entre a necessidade de discutir pelo rádio temas considerados tabus sem perder a sensibilidade e cuidado que se deve ter ao produzir conteúdo infantil. O programa foi construído por uma equipe de adultos (de 19 a 30 anos), que realizou um trabalho de produção e edição, de modo que se conjugasse o lúdico à responsabilidade de informação.਀䄀焀甀愀爀攀氀愀渀搀漀 昀漀椀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀ⴀ䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀⸀ 䄀 昀氀攀砀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 搀攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀甀挀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀椀猀 搀攀 爀搀椀漀㨀 漀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 渀漀 琀渀栀愀洀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 瀀爀攀挀椀猀漀猀 愀 猀攀最甀椀爀Ⰰ 洀愀猀 甀渀椀洀漀猀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 攀 琀挀渀椀挀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 挀漀洀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 爀搀椀漀 瀀愀爀愀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀 琀攀洀愀猀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ É importante não perder de vista que a construção deste programa é resultado de um processo de aprendizagem no Laboratório de Radiojornalismo, como parte das várias etapas de formação do futuro jornalista. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䄀搀爀椀愀渀愀⸀ 㠀 搀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 昀椀挀愀爀 琀爀愀渀焀甀椀氀漀 渀愀 栀漀爀愀 搀漀 瀀愀猀猀攀椀漀 攀猀挀漀氀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀攀搀甀挀愀爀瀀愀爀愀挀爀攀猀挀攀爀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀⼀㠀ⴀ搀椀挀愀猀ⴀ瀀愀猀猀攀椀漀ⴀ攀猀挀漀氀愀爀ⴀ㘀㜀㤀㤀㔀㠀⸀猀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀䐀섀⸀ 伀 洀攀渀椀渀漀 愀稀甀氀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀甀洀愀栀椀猀琀漀爀椀渀栀愀瀀漀爀搀椀愀⸀戀氀漀最猀瀀漀琀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㈀ ㄀㔀⼀ 㐀漀ⴀ洀攀渀椀渀漀ⴀ愀稀甀氀ⴀ栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㜀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀⸀ 䤀渀㨀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 爀搀椀漀㨀 甀洀 最甀椀愀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䤀䄀䜀䔀吀Ⰰ 䨀攀愀渀⸀ 伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 洀攀渀琀愀氀 搀愀 挀爀椀愀渀愀Ⰰ 䤀渀㨀 匀攀椀猀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀⸀ ㈀㐀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䘀漀爀攀渀猀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䤀䄀䜀䔀吀Ⰰ 䨀攀愀渀⸀ 䔀瀀椀猀琀攀洀漀氀漀最椀愀 最攀渀琀椀挀愀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 圀䴀䘀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀刀吀䄀䰀 䌀唀䰀吀唀刀䄀⸀ 倀爀漀最爀愀洀愀 䄀戀爀愀挀愀搀愀戀爀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 ㈀  愀渀漀猀 渀愀 䌀甀氀琀甀爀愀 䘀䴀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀愀氀挀甀氀琀甀爀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀搀攀⼀㘀㈀㄀㜀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀섀䐀䤀伀 刀䄀䐀䤀一䠀伀⸀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀愀搀椀漀爀愀搀椀渀栀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㸀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  㜀 洀愀爀⸀㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀