INSCRIÇÃO: 00623
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO08
 
TÍTULO: O Protagonismo Juvenil na Ocupação
 
AUTORES: Everton pereira dos santos (Universidade Federal do Pará); Lorena Cruz Esteves (Universidade Federal do Pará); Monique Feio Igreja (Universidade Federal do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: Protagonismo, Juventude , Ocupação, Jornalismo Impresso, UFPA
 
RESUMO
O presente paper apresenta a reportagem “O Protagonismo Juvenil na Ocupação”, que foi requisito parcial de avaliação do Laboratório de Jornalismo Impresso 2 da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará. O produto apresenta os desdobramentos da Ocupação Estudantil na UFPA, a qual objetivou resistir às medidas que estipularam um teto de gastos que afeta diretamente as áreas da saúde e educação, na gestão do Presidente Michel Temer. O intuito da reportagem é apresentar uma visão alternativa à mídia tradicional, sobre a Ocupação. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas, entrevistas e observação participante dos atos e processos que fizeram parte do movimento social dos estudantes, apurando a vivência jornalística necessária aos laboratórios experimentais. A reportagem proporcionou uma importante experiência jornalística e um repertório social mais crítico.
 
INTRODUÇÃO
A juventude brasileira tem desempenhado um importante papel como força social renovadora (POERNER, 1979), protagonista de movimentos que lutam, sobretudo, por mudanças no sistema político-econômico e por melhorias que vão desde a garantia de direitos individuais, até conquistas sociais coletivas. ਀䔀洀 ㈀ ㄀㌀Ⰰ 洀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 猀甀爀最椀爀愀洀 挀漀洀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 愀最攀渀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀漀 氀椀搀攀爀愀爀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 ᰀ䨠漀爀渀愀搀愀猀 搀攀 䨀甀渀栀漀ᴀ†⠀攀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 洀猀 焀甀攀 昀漀椀 漀 瀀椀挀攀 搀漀猀 瀀爀漀琀攀猀琀漀猀⤀Ⰰ ᰀ倠爀椀洀愀瘀攀爀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀ᴀ†⠀攀洀 愀氀甀猀漀  倀爀椀洀愀瘀攀爀愀 섀爀愀戀攀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 氀椀搀攀爀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⤀ 漀甀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 ᰀ删攀瘀漀氀甀漀 搀漀猀 ㈀  挀攀渀琀愀瘀漀猀ᴀ†⠀攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀渀搀漀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀  椀渀猀愀琀椀猀昀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀 琀愀爀椀昀愀 搀漀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 挀漀氀攀琀椀瘀漀⤀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀攀 瘀椀甀 昀漀椀 愀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 樀漀瘀攀渀猀 攀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 ᰀ䴠漀瘀椀洀攀渀琀漀 倀愀猀猀攀 䰀椀瘀爀攀ᴀ†焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 搀攀猀攀渀挀愀搀攀愀爀 瀀漀爀 琀漀搀漀 漀 瀀愀猀 甀洀愀 漀渀搀愀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 攀洀 洀愀爀挀栀愀 瀀攀氀愀猀 爀甀愀猀⸀ Em 2015, o protagonismo teve novo contexto e lugar para se desenrolar: as escolas e universidades (DARDOT; LAVAT, 2016). A ação dos jovens estudantes se expandiu rapidamente, conforme explicam Santos e Segurado (2016), e colocou na agenda política brasileira alguns temas que já vinham sendo debatidos, como educação pública, protagonismo juvenil e desenvolvimento de novas práticas políticas. Assim, em setembro de 2015, após o anúncio do fechamento de cerca de 93 escolas pelo então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os alunos decidiram protestar de um jeito diferente. Eles ocuparam literalmente o espaço escolar, dando início ao movimento de Ocupação, que teve seu ápice em 2016, após a possível aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 55 (PEC 55)pelo Congresso Nacional, que estipulava um teto de gastos que atingiria diretamente as áreas da saúde e educação.
 
OBJETIVO
A produção do produto teve o intuito de provocar reflexão acerca das manifestações juvenis e mostrar aos leitores outras abordagens sobre o movimento, na tentativa de desconstruir os estigmas e preconceitos criados pela grande mídia à respeito da manifestação, que foi criticada por muitas pessoas devido à criminalização do movimento por parte dos veículos de jornalismo impresso, radiofônico, televisivo e digital਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀洀 愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 搀攀 洀漀戀椀氀椀稀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 挀漀渀栀攀挀攀爀攀洀 愀 伀挀甀瀀愀漀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 搀椀氀攀洀愀猀 搀漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 攀爀愀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 愀 挀爀椀洀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 洀搀椀愀 栀攀最攀洀渀椀挀愀⸀ 倀漀椀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 渀漀 栀愀瘀椀愀 甀洀 猀椀氀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 琀漀琀愀氀 搀漀猀 愀琀漀猀Ⰰ 漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 攀爀愀洀 琀攀渀搀攀渀挀椀漀猀愀洀攀渀琀攀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 漀挀愀猀椀漀渀愀渀搀漀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀爀愀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀漀 椀洀瀀攀搀椀搀漀爀攀猀 搀漀 搀椀爀攀椀琀漀 愀漀 攀猀琀甀搀漀⸀ 䔀 椀猀猀漀 爀攀瘀攀爀戀攀爀愀瘀愀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 漀渀搀攀 洀甀椀琀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 渀漀 挀漀渀栀攀挀椀愀洀 愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 猀攀 洀漀猀琀爀愀瘀愀洀 挀漀渀琀爀爀椀漀猀 猀 洀攀搀椀搀愀猀 愀搀漀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 栀漀猀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀渀搀漀 漀 瀀漀爀焀甀 搀攀 椀洀瀀攀搀椀爀 愀 漀挀漀爀爀渀挀椀愀 搀愀猀 愀甀氀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀漀琀椀瘀愀漀 攀洀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 愀 伀挀甀瀀愀漀 猀攀 搀攀瘀攀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 栀愀瘀攀爀 甀洀 猀椀氀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 渀愀 瘀漀稀 搀攀猀猀攀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀渀琀攀猀⸀ 䐀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 搀椀猀挀漀爀爀攀爀 漀猀 昀愀琀漀猀 猀漀戀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀猀猀攀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀⸀ 唀洀愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 椀渀焀甀椀攀琀愀漀Ⰰ 瀀攀氀愀 氀甀琀愀 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀 琀漀搀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀漀猀 琀甀爀戀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 攀 挀漀渀猀琀爀甀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 焀甀攀 猀攀 愀昀氀漀爀愀洀⸀ 吀甀搀漀 椀猀猀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 猀漀戀爀攀 樀漀瘀攀渀猀⸀ O cotidiano dos ocupantes merece ser apresentado às pessoas. Embora a população não saiba, muito por conta do discurso silenciador da grande mídia, os estudantes procuravam reforçar que não estavam ociosos, e sim articulados e trabalhando. Na UFPA, a programação do “OCUPA” era definida em reuniões que sempre terminavam na madrugada, devido ao grande número de participantes que emitiam suas opiniões. Logo pela manhã, eles acordavam e já organizavam as primeiras programações do dia. Tudo isso era desconhecido pelas pessoas, inclusive da própria comunidade acadêmica, visto que o movimento nunca foi unanimidade. ਀倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 昀愀氀愀爀 搀漀 琀攀洀愀 攀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 搀 渀愀 椀洀攀爀猀漀 愀漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 焀甀攀 攀洀戀漀爀愀 攀猀琀攀樀愀 瀀漀猀琀漀 攀洀 挀栀攀焀甀攀 瀀攀氀愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 焀甀攀 猀漀 洀愀椀猀 爀瀀椀搀愀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀 琀攀洀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀猀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 渀漀猀 昀愀琀漀猀⸀ ਀嘀椀猀愀渀搀漀 愀琀攀渀搀攀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 瀀愀爀愀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 洀愀椀漀爀 愀氀挀愀渀挀攀Ⰰ  焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀挀愀戀漀甀 瀀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 戀愀琀椀稀愀搀愀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 준 愀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀漀 爀攀氀愀琀漀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 爀愀猀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀愀 搀椀洀攀渀猀漀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀⸀ ⠀䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀㄀㠀⤀⸀ ਀倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀漀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀 戀攀洀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀 焀甀攀 瀀爀攀瘀椀愀 漀 瘀漀氀甀洀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀 最愀爀愀渀琀椀愀 搀攀 攀瘀攀渀琀甀愀椀猀 ᰀ焠甀攀搀愀猀ᴀ†搀攀 瀀愀甀琀愀 攀 愀椀渀搀愀 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀漀 猀攀爀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀愀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 ⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㈀  㔀 瀀⸀ ㌀㜀⤀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀挀甀瀀愀漀 琀攀爀 椀渀椀挀椀愀搀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀 琀攀渀栀愀 猀椀搀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀搀漀 瀀漀爀 攀氀愀猀Ⰰ 昀漀椀 渀愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 搀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 焀甀攀 愀 愀爀琀椀挀甀氀愀漀 昀椀挀漀甀 洀愀椀猀 昀漀爀琀攀 攀 猀攀 琀漀爀渀漀甀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 甀洀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀攀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 琀愀渀琀愀猀 搀椀瘀攀爀最渀挀椀愀猀⸀ ਀䔀洀戀漀爀愀 攀猀猀攀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀 椀渀椀挀椀攀洀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀氀攀猀 猀攀 琀漀爀渀愀洀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 愀漀 漀挀甀瀀愀爀 漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀漀爀 漀挀甀瀀愀漀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀 搀攀 瀀爀愀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀攀氀愀 瀀攀爀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 搀攀 爀甀愀⸀ 伀 攀猀瀀愀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀  猀攀洀瀀爀攀 昀攀椀琀漀 搀攀 甀洀愀 椀渀琀攀爀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 搀漀猀 昀氀甀砀漀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀洀 昀椀漀 挀漀洀 漀 攀猀瀀愀漀 搀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 漀挀甀瀀愀搀漀猀 攀 搀漀猀 瀀爀搀椀漀猀 猀椀洀戀氀椀挀漀猀 瘀椀猀愀搀漀猀 攀洀 猀攀甀猀 愀琀漀猀 搀攀 瀀爀漀琀攀猀琀漀⸀ ⠀䌀䄀匀吀䔀䰀䰀匀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㈀㤀⤀⸀ ਀䄀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀ⴀ猀漀挀椀愀氀 攀洀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 猀漀戀爀攀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 氀椀搀攀爀愀搀漀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀攀 搀 愀漀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 渀漀 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 挀爀椀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 漀挀甀瀀愀漀⸀ 䘀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 漀氀栀愀爀 挀爀琀椀挀漀 攀 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀爀 猀椀搀漀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 挀椀搀愀搀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 椀洀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀 猀漀挀椀愀氀 挀漀洀漀 愀 焀甀攀猀琀漀 䰀䜀䈀吀Ⰰ 漀 爀愀挀椀猀洀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ Eugênio Bucci reforça em sua obra que uma série de atitudes do governo acenderam o alerta para essa juventude mobilizadora e protagonista:਀  No Brasil, como já se tinha visto nos países varridos pela Primavera Árabe, o Estado demorava demais para entender e responder às insatisfações sociais que, sem ter para onde escoar, explodiam na forma de clamor material. O governo tardava. A lei tardava. A justiça tardava (e, por tardar, falhava). (BUCCI, 2016, p. 80).਀ É importante ressaltar que apesar das leituras acadêmicas terem influenciado no resultado da reportagem, as entrevistas realizadas com os envolvidos no processo de ocupação foram de extremo enriquecimento cultural e intelectual. Afinal, é interessante, além de expor os fatos, humanizar os acontecimentos.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A escolha da reportagem jornalística como produto para tratar sobre a temática central da Ocupação se deu em virtude de ser um formato que proporciona a possibilidade de aprofundar os fatos.਀  O principal objetivo de uma reportagem é informar com profundidade e exaustividade, contando uma história. No meio jornalístico ouve-se frequentemente a expressão “uma reportagem é uma notícia vista à lupa”. Mas, neste gênero, procura-se ainda que o leitor “viva” o acontecimento. Para o conseguir, a reportagem pode abrigar elementos da entrevista, da notícia, da crônica, dos artigos de opinião e de análise. (SOUSA, 2001 p. 259).਀  Para se chegar ao resultado obtido na reportagem, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o assunto. A leitura de artigos e obras que contemplassem não só a temática dos movimentos sociais, mas também os modos do fazer jornalístico, especialmente na construção de reportagens, foi essencial para se chegar ao resultado final. Além disso, a pirâmide mista foi utilizada como técnica, com o texto começando como uma crônica, e depois seguindo com a temática do protagonismo juvenil na ocupação. Mas optou-se por, antes de destrinchar o assunto, remontar cronologicamente alguns passos dos movimentos estudantis durante os últimos 60 anos, para, depois, se chegar na Ocupação e tratar de todos os aspectos que contemplam esse tema, em especial os jovens como principais agentes sociais. ਀一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 最爀愀瘀愀搀漀爀攀猀 搀攀 甀搀椀漀 搀攀 猀洀愀爀琀昀漀渀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀氀栀攀爀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 甀搀椀漀猀⸀ 䄀 洀愀琀爀椀愀 昀漀椀 攀搀椀琀愀搀愀 渀漀 攀猀瀀愀漀 搀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀漀椀猀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 愀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀 攀焀甀椀瀀愀搀漀猀 挀漀洀 攀搀椀琀漀爀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䴀椀挀爀漀猀漀昀琀 圀漀爀搀⸀ ਀ 伀 昀愀琀漀  焀甀攀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 漀爀愀椀猀 猀漀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀 搀愀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀⸀ 伀 栀椀猀琀漀爀椀愀搀漀爀 倀攀琀攀爀 䈀甀爀欀攀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀ⴀ漀猀 挀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 琀攀洀 爀攀挀攀戀椀搀漀 瀀漀甀挀愀 愀琀攀渀漀 搀愀 栀椀猀琀漀爀椀漀最爀愀昀椀愀 漀昀椀挀椀愀氀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀愀 瘀愀猀琀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 猀漀戀爀攀 愀 漀爀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䴀攀猀洀漀 洀甀椀琀漀 琀攀洀瀀漀 愀瀀猀 愀 椀渀瘀攀渀漀 搀愀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀愀氀 挀漀渀琀椀渀甀漀甀 ⠀攀 挀漀渀琀椀渀甀愀⤀ 瀀漀搀攀爀漀猀愀⸀ ⠀倀䔀一䄀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀㌀⤀⸀ ਀ Quanto a construção visual da reportagem, foi utilizado um software de diagramação (programa que auxilia na organização de textos e fotos com o intuito de harmonizar o aspecto visual com o conteúdo da reportagem), por isso, o Adobe InDesign CS6 foi usado. Para a captura de imagens foram utilizadas câmeras fotográficas cedidas pela Faculdade de comunicação da UFPA, as quais possibilitaram a cobertura de atos e reuniões referentes à Ocupação. ਀䄀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀 漀爀椀甀渀搀愀猀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 挀漀洀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀 伀挀甀瀀愀漀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀⸀ 匀攀最甀椀渀搀漀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀愀 漀戀樀攀琀椀瘀愀猀猀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 椀搀攀椀愀猀 挀漀渀琀爀爀椀愀猀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 渀漀琀挀椀愀 昀漀椀 猀攀渀搀漀 洀漀氀搀愀搀愀 瀀漀甀挀漀 愀 瀀漀甀挀漀 瀀愀爀愀Ⰰ 攀渀昀椀洀Ⰰ 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䨀漀漀 倀攀搀爀漀 匀漀甀猀愀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䔠氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀ᴀⰠ 爀攀猀猀愀氀琀愀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀  焀甀攀洀 搀攀昀椀渀攀 漀 焀甀攀  甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀㨀 ਀䄀 瀀愀氀愀瘀爀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀攀 搀攀渀漀洀椀渀愀爀 甀洀 最渀攀爀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 琀攀洀 愀椀渀搀愀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 愀漀⸀ 䐀椀稀ⴀ猀攀 焀甀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 攀猀琀 ᰀ攠洀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀ᴀ†焀甀愀渀搀漀 攀氀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 渀漀 攀砀琀攀爀椀漀爀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 愀 挀漀戀爀椀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 伀 昀愀琀漀 搀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 猀愀椀爀 攀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀漀 椀洀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 攀氀攀 瘀攀渀栀愀 愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀漀搀攀爀 漀瀀琀愀爀 瀀漀爀 甀洀愀 渀漀琀挀椀愀 漀甀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀 最渀攀爀漀⸀ ⠀匀伀唀匀䄀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㘀 ⤀⸀ ਀ Além da realização das entrevistas, foi necessário acompanhar os atos realizados pelo Movimento Ocupa, para se ter uma vivência dos episódios e poder aprofundar ainda mais a reportagem. Nesses atos, a fotografia exerceu um dos papéis principais: o registro imagético dos acontecimentos, e também as conversas e observações do jornalista diante de tudo o que compunha os protestos, que ocorriam em instituições e ruas de Belém. A câmera usada foi a DX NIKKOR 105mm da Nikkon.. Para a construção do acervo de entrevistas, foram utilizados gravadores de áudio de smartfones, além de, em alguns casos, terem sido realizadas por envio de áudio através de aplicativos de mensagem instantânea e via email. Logo, a ida às manifestações se fez importante para a construção da reportagem em todas as suas formas.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
João Pedro Sousa, em seu livro “Elementos do jornalismo impresso”, trata do conceito de reportagem. Ele afirma que abordar um fato é, sobretudo, contar uma história:਀  Escrever uma reportagem é, antes de mais nada, contar uma história. Esta frase deve ser repetida. Pode ser a história de uma vida, a história de um acontecimento, a história de um lugar, a história de uma viagem. Mas não deixa de ser uma história. Portanto, antes de se fazer uma reportagem, há que ponderar se a história que vai ser contada merece efectivamente ser contada, à luz dos critérios de noticiabilidade. (SOUSA, 2001, p. 263)਀ “O protagonismo juvenil na Ocupação” se constitui em uma reportagem de dez páginas contendo fatos sobre a manifestação estudantil na UFPA de Belém e interior do Pará, além de elencar alguns episódios em que os jovens exerceram o protagonismo nas ações sociais em outros períodos da história brasileira mais recente. Além disso, a reportagem contém relatos de pessoas que tiveram relação direta ou indireta com o movimento, que se propôs a ser horizontal na sua organização. Os ocupantes afirmavam que não havia liderança no movimento, mas uma forma de poder articulado onde todos tinham os mesmos direitos e deveres, sem nenhuma hierarquia. É importante ressaltar que apesar da reportagem tratar da Ocupação como uma maneira pacífica e enriquecedora de se protestar, ela também procura ouvir as críticas ao movimento.਀䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀挀漀爀爀攀甀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀 ㈀Ⰰ 搀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 猀攀 攀猀琀攀渀搀攀甀 愀琀 ㈀ ㄀㜀 愀瀀猀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 伀挀甀瀀愀漀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀椀猀挀漀爀爀攀 猀漀戀爀攀 漀猀 昀愀琀漀猀 漀挀漀爀爀椀搀漀猀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 伀挀甀瀀愀漀 猀攀 椀渀椀挀椀漀甀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 洀愀猀 搀攀瀀漀椀猀 挀栀攀最漀甀 愀 挀愀瀀椀琀愀氀Ⰰ 漀挀愀猀椀漀渀愀渀搀漀 甀洀 昀漀爀琀攀 攀 愀爀琀椀挀甀氀愀搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀攀 㐀  搀椀愀猀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀甀 椀渀琀攀渀猀愀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀攀猀⸀ 䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 搀攀甀 愀瀀猀 愀 伀挀甀瀀愀漀Ⰰ 渀漀 爀攀琀漀爀渀漀 猀 愀甀氀愀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 瀀愀爀愀 猀甀愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀⸀ ਀唀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 猀漀昀爀攀 琀愀渀琀漀 愀猀 瀀爀攀猀猀攀猀 搀漀 琀攀洀瀀漀 挀漀洀漀 愀 渀漀琀挀椀愀 攀 瀀攀爀洀椀琀攀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 䔀猀琀攀 瀀漀搀攀 攀猀琀甀搀愀爀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀琀愀爀 昀漀渀琀攀猀 攀 愀琀 攀渀猀愀椀愀爀 漀 攀猀琀椀氀漀 挀漀洀 愀氀最甀洀愀 挀愀氀洀愀 攀 瀀漀渀搀攀爀愀漀 ⠀匀伀唀匀䄀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㘀 ⤀⸀  ਀䰀漀最漀Ⰰ 猀攀 攀猀挀漀氀栀攀甀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 搀愀 伀挀甀瀀愀漀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 猀攀爀 甀洀 最渀攀爀漀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀漀洀 甀洀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 洀愀椀漀爀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  漀 爀攀氀愀琀漀 愀洀瀀氀椀愀搀漀 搀攀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 樀 爀攀瀀攀爀挀甀琀椀甀 渀漀 漀爀最愀渀椀猀洀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀甀 愀氀琀攀爀愀攀猀 焀甀攀 樀 猀漀 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 ⠀䴀䄀刀儀唀䔀匀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀㘀㘀⤀⸀  As entrevistas foram imprescindíveis na construção do texto, que se manteve fiel às palavras de cada personagem e aos fatos. Por sua vez, a entrevista é um relato que privilegia um ou mais protagonistas do acontecer, possibilitando-lhes um contato direto com a coletividade (MARQUES, 2003, p.66). Partindo desse princípio, os entrevistados durante a reportagem puderam relatar seus repertórios, vivências e opiniões sobre a Ocupação e protagonismo dos jovens.਀䘀氀瘀椀愀 䌀洀愀爀愀 ጀ†䄀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀愀 倀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 攀洀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 昀愀氀漀甀 搀愀 椀渀焀甀椀攀琀愀漀 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 琀攀瘀攀 挀漀洀 愀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䔀 愀漀 琀攀爀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 挀攀渀琀爀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 搀漀 猀攀甀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瀀搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 洀椀氀椀琀渀挀椀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀椀氀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 攀氀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 渀愀 猀甀愀 昀漀爀洀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀 瀀攀猀猀漀愀氀⸀ 䘀氀瘀椀愀 琀愀洀戀洀 愀昀椀爀洀漀甀 焀甀攀 漀猀 最愀渀栀漀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀椀氀 瘀椀猀愀洀 猀漀氀甀攀猀 愀 氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 氀甀琀愀  爀搀甀愀 攀 搀攀洀漀爀愀搀愀㬀 Denise Salomão – A graduanda de Jornalismo foi uma representante de todos os estudantes durante a sua ida na Caravana da UFPA até Brasília, no dia do primeiro turno da votação da PEC 55. Segundo ela, o objetivo do movimento era barrar as medidas do governo Temer, que dentre outras coisas, atinge a educação e a saúde, consideradas áreas importantes para a sociedade. Afirma ainda que, apesar da união do movimento estudantil, não houve a principal vitória, que seria o impedimento da Proposta de Emenda Constitucional;਀䔀猀琀爀攀氀愀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀 ጀ†䄀 猀攀挀甀渀搀愀爀椀猀琀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀栀攀挀攀甀 漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 愀椀渀搀愀 渀漀 挀漀洀攀漀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀Ⰰ 猀攀 搀椀稀椀愀 挀漀渀昀椀愀渀琀攀 渀愀 愀爀琀椀挀甀氀愀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 攀氀愀Ⰰ 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 攀猀琀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀稀愀渀搀漀 洀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀 甀洀愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀 椀猀猀漀 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 渀漀 栀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀Ⰰ 攀 猀椀洀Ⰰ 甀洀 渀琀椀搀漀 昀漀挀漀 搀愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 洀攀氀栀漀爀攀猀 挀漀渀搀椀攀猀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀㬀 Leila Leite – A pesquisadora falou do movimento de Ocupação e pontuou que o jovem sempre foi rebelde e questionador. Isso, muitas vezes, significava receio aos adultos que, segundo ela, precisam sempre do controle da situação. Ela afirmou ainda que o jovem é protagonista em todos os momentos;਀䘀爀愀渀挀椀渀攀 倀攀渀栀愀 ጀ†䔀洀 䌀愀猀琀愀渀栀愀氀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 愀 㘀  焀甀椀氀洀攀琀爀漀猀 搀攀 䈀攀氀洀Ⰰ 愀 伀挀甀瀀愀漀 猀攀 洀愀渀琀椀渀栀愀 昀椀爀洀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 瀀漀甀挀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ 漀猀 瀀漀甀挀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 洀愀猀 搀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀 昀漀椀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀 瀀漀椀猀 攀氀攀猀 猀攀 甀渀椀爀愀洀 洀愀椀猀 攀 昀愀稀椀愀洀 愀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀攀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀㬀 Felipe Canté - Representante de um movimento contrário à Ocupação e graduando em Economia na UFPA, ressaltou que a unanimidade não caracterizava o processo. Além disso, o estudante afirmou que a decisão por ocupar o espaço universitário não foi democrática. Além disso, no dia da votação, disse que houve excesso por parte dos manifestantes favoráveis ao movimento de Ocupação. ਀刀愀椀洀甀渀搀漀 䴀漀爀愀攀猀 ጀ†䄀搀瘀漀最愀搀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀椀猀 搀攀 漀甀琀爀漀 琀攀洀瀀漀⸀ 一漀 昀椀渀愀氀 搀漀猀 愀渀漀猀 ㄀㤀㠀 Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀瘀愀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀椀氀 攀 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀 氀甀琀愀 瀀漀爀 甀洀愀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀 琀漀搀漀猀⸀ 伀 䤀洀瀀攀愀挀栀洀攀渀琀 搀攀 䌀漀氀氀漀爀 攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 ᰀ䌠愀爀愀猀 倀椀渀琀愀搀愀猀ᴀ†昀漀爀愀洀 漀 洀愀爀挀漀 搀愀焀甀攀氀愀 最攀爀愀漀⸀ 䴀攀猀洀漀 挀漀洀 愀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀氀愀瘀愀渀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 刀愀椀洀甀渀搀漀 挀爀椀琀椀挀愀 愀氀最甀渀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀椀氀⸀   Após colher as entrevistas, a organização da reportagem começou a ser pensada. Assim, iniciou a diagramação (elaboração de layout com vistas a representar os elementos componentes do material a ser impresso), que foi executada no programa Adobe InDesign CS6, que possibilitou todos os recursos gráficos para a formatação. Assim, foram usados:਀吀琀甀氀漀 ⴀ 挀漀洀 琀愀洀愀渀栀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 愀漀猀 搀攀洀愀椀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 搀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 漀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀㬀 Retrancas - tem o objetivo de deixar a leitura mais fluída e o texto menos cansativo; ਀伀氀栀漀猀 ⴀ ⠀昀爀愀猀攀猀 漀甀 昀愀氀愀猀 搀攀猀琀愀挀愀搀愀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⤀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 甀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀 瘀椀猀甀愀氀 洀愀椀猀 愀最爀愀搀瘀攀氀 愀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 昀甀渀漀 搀攀 琀愀洀戀洀 搀攀椀砀愀爀 漀 琀攀砀琀漀 猀攀洀 洀甀椀琀漀猀 攀砀挀攀猀猀漀猀㬀 Fotografias - de autoria de dois alunos da Faculdade de Comunicação da UFPA. Foram feitas durante os atos realizados em Belém e durante a Caravana à Brasília, que integrou estudantes de todo o Brasil que estavam participando das Ocupações;਀䘀漀渀琀攀 ⴀ 吀愀栀漀洀愀Ⰰ 琀愀洀愀渀栀漀 ㄀㘀 渀漀 挀漀爀瀀漀 搀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ ㄀㠀 渀愀 氀攀最攀渀搀愀 搀愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ ㄀㐀 渀漀猀 挀爀搀椀琀漀猀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 攀 㐀  渀漀猀 漀氀栀漀猀㬀 Colunas - Optou-se pelo uso de 2 colunas para o corpo da reportagem.਀준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 昀漀椀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀椀漀渀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀 琀挀渀椀挀漀Ⰰ 攀 瀀攀氀愀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀爀愀洀 搀椀挀愀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 攀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀椀漀渀愀爀愀洀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀瘀攀爀戀攀爀愀爀 愀 瘀漀稀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 挀漀猀琀甀洀愀洀 猀攀爀 猀椀氀攀渀挀椀愀搀漀猀⸀ 伀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 琀爀愀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 挀漀洀漀 瘀渀搀愀氀漀猀Ⰰ 瀀爀攀最甀椀漀猀漀猀Ⰰ 攀琀挀⸀Ⰰ 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀渀搀漀 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 攀 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 攀猀琀椀最洀愀猀 攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀 伀挀甀瀀愀漀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 甀洀愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 渀漀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 琀椀渀栀愀 渀愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀攀 攀猀瀀愀漀猀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 漀 猀攀甀 洀愀椀漀爀 琀爀甀渀昀漀⸀ 伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 愀爀琀椀挀甀氀愀搀漀猀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀攀猀 昀漀爀洀愀琀椀瘀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 攀猀瀀愀漀猀⸀  Então, faz-se necessária a produção de reportagens que mostrem o movimento a partir de outro viés. A Ocupação foi uma forma de manifestação horizontal que teve mais uma vez como protagonistas os jovens. Eles foram os representantes da sociedade diante da insatisfação pública com as medidas tomadas pelo governo de Michel Temer. Um movimento que se configurou na internet, em 2015, mas que rapidamente tomou proporções gigantescas.਀ 匀攀最甀椀渀搀漀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 焀甀攀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀 瘀椀爀愀椀猀 攀 猀攀 瀀爀漀瀀愀最愀洀 挀漀洀 洀愀椀猀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ  瘀椀猀瘀攀氀 挀漀洀漀 攀氀愀 瘀椀爀愀氀椀稀愀 攀猀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀爀漀琀攀猀琀漀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀  甀洀 搀漀猀 洀漀琀漀爀攀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 最攀爀愀爀 椀渀焀甀椀攀琀愀漀 渀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䄀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀䘀倀䄀 搀攀挀椀搀椀甀 愀搀攀爀椀爀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 伀挀甀瀀愀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀椀氀 攀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀猀 甀洀愀 氀最椀挀愀 搀攀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 攀洀 猀攀甀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䔀 昀漀椀 渀攀猀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀爀漀琀攀猀琀漀猀 椀渀猀瀀椀爀愀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 渀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀  搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀瘀甀氀最甀攀 攀猀猀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 洀甀搀愀渀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀唀䌀䌀䤀Ⰰ 䔀甀最渀椀漀⸀ 䄀 昀漀爀洀愀 戀爀甀琀愀 搀漀猀 瀀爀漀琀攀猀琀漀猀㨀 䐀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㌀  焀甀攀搀愀 搀攀 䐀椀氀洀愀 刀漀甀猀猀攀昀昀 攀洀 ㈀ ㄀㘀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀吀䔀䰀䰀匀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 刀攀搀攀猀 搀攀 椀渀搀椀最渀愀漀 攀 攀猀瀀攀爀愀渀愀㨀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀愀 攀爀愀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 吀攀漀爀椀愀 攀 吀挀渀椀挀愀 搀漀 琀攀砀琀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 伀 焀甀攀  氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ ㄀ꨀ攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀氀攀漀 倀爀椀洀攀椀爀漀猀 倀愀猀猀漀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀儀唀䔀匀 䐀䔀 䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 伀瀀椀渀愀琀椀瘀漀㨀 最渀攀爀漀猀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ ㌀ꨀ 攀搀⸀ 䌀愀洀瀀漀猀 搀漀 䨀漀爀搀漀㨀 䴀愀渀琀椀焀甀攀椀爀愀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䌀漀渀琀爀愀挀愀洀瀀漀 ⠀唀䘀䘀⤀Ⰰ 瘀⸀㄀㜀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㌀ⴀ㔀㠀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀䔀刀一䔀刀Ⰰ 䄀⸀䨀 ⠀㄀㤀㘀㠀⤀⸀ 伀 倀漀搀攀爀 䨀漀瘀攀洀 ጀ†栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ ㈀ꨀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀椀瘀椀氀椀稀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ ㄀㤀㜀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀漀 䈀⸀ 倀⸀㬀 匀䔀䜀唀刀䄀䐀伀Ⰰ 刀漀猀攀洀愀爀礀⸀ 伀挀甀瀀愀漀 搀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀漀洀甀洀㨀 愀 愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀攀挀甀渀搀愀爀椀猀琀愀猀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䌀愀砀愀洀戀甀 ⠀䴀䜀⤀㨀 䄀一倀伀䌀匀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀匀䄀Ⰰ 䨀漀爀最攀 倀攀搀爀漀⸀ 䔀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䰀攀琀爀愀猀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀