INSCRIÇÃO: | 00645 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP03 |
TÍTULO: | Furto de energia é cilada: uma campanha EDP |
AUTORES: | DIOGENES QUEIROZ RIBAS (Faculdade Interamericana de Porto Velho); ALEXANDRE LÚCIO FERNANDES (Faculdade Interamericana de Porto Velho); MAILSON LIMA SILVA (Faculdade Interamericana de Porto Velho); IVO MATEUS MUGRABI BARROS (Faculdade Interamericana de Porto Velho); JULIANA NUNES DE OLIVEIRA (Faculdade Interamericana de Porto Velho); LORENA PRADO DOS SANTOS (Faculdade Interamericana de Porto Velho); WILLAMES JOSÉ DA SILVA (Faculdade Interamericana de Porto Velho); ANDREWS BOTELHO REGIS (Faculdade Interamericana de Porto Velho); VIVIANE CRISTINA CAMELO (Faculdade Interamericana de Porto Velho); ADRIANA ZANKI CORDENONSI (Faculdade Interamericana de Porto Velho); SUÉLLEN LEMOS DOS SANTOS (Faculdade Interamericana de Porto Velho); SEVERINO JOSÉ DA COSTA (Faculdade Interamericana de Porto Velho) |
PALAVRAS-CHAVE: | EDP, Furto de Energia elétrica, Proteção à vida, Publicidade. , Segurança |
RESUMO | |
O furto de energia é uma prática perigosa, pois pode causar sérios acidentes, colocando em risco a vida das pessoas e todo o sistema elétrico. Este estudo propôs a criação de uma campanha com foco na valorização à vida, que busque conscientizar a população das áreas de concessão da EDP – Energias do Brasil S.A., além de fornecedores e colaboradores da EDP, em relação aos perigos das ligações clandestinas. Com a integração das disciplinas: Administração em Publicidade e Propaganda, Planejamento e gestão estratégica em marketing, Direção de arte, Redação publicitária II e Comportamento do consumidor, considerou-se os riscos relacionados ao furto de energia utilizando uma linguagem simples e de rápido entendimento sob o título: "Furto de energia é cilada!". Para o correto desenvolvimento e alinhamento dos objetivos, a campanha foi elaborada com a metodologia MBC - Model Business Canvas. | |
INTRODUÇÃO | |
A energia elétrica é um produto essencial no século 21, importante para manter toda a infraestrutura urbana e rural, seja pelo uso de equipamentos eletroeletrônicos para trabalho, entretenimento e operações essenciais como usinas hidrelétricas, trafego aéreo, clínicas, assim como toda a cadeia produtiva e fabril. De acordo com Portal Brasil (2016), 67% da energia distribuída no país é realizada pelo setor privado. Uma dessas empresas que atuam na distribuição de energia elétrica no Brasil é a EDP – Energias do Brasil S.A. (controlada pela Energias de Portugal S.A). Atua na geração de energia elétrica (Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Amapá e Pará) e distribuição em São Paulo (EDP Bandeirante) e no Espírito Santo (EDP Escelsa), com mais de três milhões de clientes. Em 2015, a empresa teve como receita mais de R$ 10 bilhões de reais (RELATÓRIO ANUAL BRASIL, 2016). O furto de energia elétrica, conhecido popularmente como "gato", é um crime previsto no código penal brasileiro (1989) através do artigo 155: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa". Isto serve tanto para o furto de energia, quanto para o furto de cabos. A EDP do Espírito Santo (2016) realizou mais de 106 mil inspeções em 2015 para coibir o uso irregular, pois ela afirma que o "gato" pode provocar sobrecarga na rede elétrica, que gera interrupção do fornecimento de energia para as residências e vias públicas e, também, pode acarretar em acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros. Este trabalho foi feito visando o concurso nacional EDP University Challenge. Anualmente, a EDP desenvolve este concurso para estudantes, desafiando-os a criarem soluções inovadoras para seus projetos educacionais e sociais. No segundo semestre de 2016, o tema foi: "Segurança nas redes elétricas: a vida sempre em primeiro lugar". | |
OBJETIVO | |
Objetivo Geral. Com o mote "Segurança nas redes elétricas: a vida sempre em primeiro lugar", o objetivo deste presente estudo foi desenvolver uma campanha publicitária que abordasse os perigos do furto de energia elétrica. Com o foco na valorização à vida, a campanha propõe comunicar e sensibilizar a população das áreas de concessão da EDP Bandeirante (SP) e EDP Escelsa (ES) em relação à importância do cuidado com a rede de energia. Sua elaboração deu-se de modo que a mesma estimule a conscientização e a mudança de atitude a longo prazo dos clientes, fornecedores e colaboradores da EDP, informando sobre os riscos e as consequências causadas pelas ligações clandestinas. Objetivos Específicos • Diminuir a incidência de acidentes relacionados ao furto de energia elétrica. • Promover atitudes preventivas em respeito à vida. • Informar a importância da segurança e do cuidado com a rede de energia. • Estreitar relacionamento com os clientes. • Minimizar os impactos econômicos que o furto de energia elétrica ocasiona. | |
JUSTIFICATIVA | |
Este trabalho fez parte do projeto interdisciplinar (processo avaliativo que permite aos alunos unir teoria com a prática), do 5º período de Publicidade e Propaganda da Faculdade Interamericana de Porto Velho – UNIRON, que compreendeu as seguintes disciplinas: Administração em Publicidade e Propaganda, Planejamento e Gestão Estratégica em Marketing, Direção de arte, Redação publicitária II e Comportamento do consumidor. O projeto consistiu no desenvolvimento de campanha publicitária que agregue valor à EDP. A intenção foi conscientizar a população, de modo a reduzir o número de acidentes envolvendo ligações clandestinas (os "gatos"). A mensagem da comunicação pretendeu estimular o senso de segurança, educar, inspirar e promover atitudes preventivas, que priorizassem o respeito à vida e informasse quão perigoso e ilegal é furtar energia, gerando a conscientização necessária para diminuir o índice de casos e acidentes. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – ABRACOPEL, número total de acidentes envolvendo eletricidade (com ou sem vítimas fatais) aumentou 3%, passando de 1222 em 2014 para 1257 em 2015. Em 2015 foram 33 óbitos (65% maior que 2014), decorrentes de incêndios causados pela eletricidade. Os dados divulgados pela associação apontam que, no ano passado, 601 brasileiros morreram em decorrência de choque elétrico. Somente em janeiro, houve 75 mortes, mas o ano fechou com queda de 5% em relação a 2014, quando houve 627 mortes. A rede de alta tensão, que transmite em média 13.000 volts, fica na parte mais alta dos postes por um bom motivo: levar uma descarga elétrica pode provocar queimaduras graves, mutilações e até a morte. Desta forma, soa essencial realizar ações e comunicar o cuidado que se deve ter com a rede elétrica e quais são as principais causas de acidentes. O furto de energia no Brasil, segundo matéria veiculada no G1 (2016) é atribuída pela crise econômica, à queda de renda das famílias, à perda de empregos e ao aumento das tarifas de energia. De acordo com a reportagem, a Companhia energética de Brasília sofre prejuízo anual de aproximadamente 16 milhões de reais. Outro fator de preocupação está nos dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica - ABRADEE, que informa que houveram 16 mortes em 2015 associadas a tentativa do furto na rede elétrica. Segundo ela, em levantamento feito no ano de 2015, o furto de energia elétrica está em segundo lugar no ranking de causas de mortes, perdendo apenas para construção predial. É importante ressaltar que furtar energia também é crime, condenando a pessoa até quatro anos de prisão. Além da ilegalidade, pode causar sérios acidentes, como incêndios e sobrecargas nos transformadores, prejudicando e interrompendo o serviço de distribuição, colocando em risco a vida de pessoas e todo o sistema elétrico. É estratégico fazer campanhas de conscientização para que os brasileiros fiquem cientes da ilegalidade do ato e dos riscos envolvidos em fazer ligação clandestina. Pelos cálculos da ABRADEE e parceiros, o percentual em perdas de energia na EDP Bandeirante e EDP Escelsa, chegam, respectivamente a 9,0% e 13,5%. Ainda segundo a associação, essas perdas são as responsáveis pelo aumento da conta de energia de todos os consumidores. Dados mais atuais da ANEEL, indicam um prejuízo de cerca de R$ 8 bilhões em 2011, proveniente de ligações clandestinas. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Briefing e Pesquisa Para orientar no desenvolvimento da campanha, foi realizado primeiramente o briefing, uma complementação ao disponibilizado pela EDP para a University Challenge que permitiu nortear as escolhas e os caminhos adequados para o desenvolvimento e delimitação do tema e tom da campanha. Para minimizar o fato do "cliente" estar situado em uma região distante de Porto Velho/RO, foi elaborado e aplicado pesquisa de mercado junto à população local. Esse tipo de pesquisa fornece informações e dados sobre os consumidores de maneira objetiva, auxiliando na avaliação de informações que sejam relevantes, precisas e confiáveis (MADY, 2014) Embora não seja o local de veiculação, tampouco o público-alvo, a pesquisa permitiu recolher informações que contribuíram melhor na percepção do pensamento e a necessidade de consumidores reais a respeito dos acidentes na rede elétrica, auxiliando na tomada de decisões e no desenvolvimento da campanha, pois a questão da segurança nas redes elétricas é um tema recorrente no país. Nesta pesquisa foi identificado, que um dos temas mais importantes a serem utilizados para alertar a população sobre os riscos de acidentes na rede elétrica foi furto de energia. A pesquisa apontou também que 66% já presenciaram alguém que sofreu acidentes envolvendo energia elétrica, sendo que desses números, 18% faleceram e 24% sofreram algo grave que os afeta até hoje. Os dados são relevantes e deixam claro a percepção do quão é necessário tratar sobre o tema com a sociedade. MBC – Model Business Canvas Para o correto desenvolvimento, a campanha foi modelada em cima de um plano de negócios. O modelo escolhido foi o MBC – Model Business Canvas, em acordo com o artigo 9º, item 3, do Regulamento da EDP University Challente 2016/2, que orienta o uso desta metodologia. Em relação a este modelo, Carvalho (2015, p. 15) afirma que "permite maior flexibilidade de mudança na visualização de estratégias, sendo importante no alinhamento de estratégias do empreendimento" O autor também explica que é um modelo que pode ser realizado em menor tempo, comparado a modelos tradicionais. O uso dos 9 blocos do Canvas auxiliou o direcionamento estratégico que a proposta da campanha exigia, a escolha de ações e o alinhamento dos objetivos. Conceitos da Campanha Após briefing, planejamento, pesquisa e campanha modelada no Canvas, a penúltima etapa - (envolvendo as disciplinas de Direção de Arte e Redação Publicitária) consistiu na delimitação do conceito da campanha, bem como a criação de redação apropriada ao tema, o que inclui: título, temas secundários ao problema, frases e informações a serem veiculadas nas peças, escolha das cores, escolha de design, tipologia e slogan de campanha para a EDP. O tema estabelecido pelo concurso foi "Segurança nas redes elétricas – a vida sempre em primeiro lugar". Para este estudo delimitamos o conceito da campanha. Segundo RODRIGUES (2011, p. 182), conceito da campanha está relacionada à "percepção que se quer na cabeça das pessoas". O conceito delimitado foi "os perigos do furto de energia elétrica". Com a definição de conceito, foi criado o título/mote da campanha. Segundo Figueiredo (2005), o título é essencial, pois tem a função de chamar a atenção. Em destaque, torna-se o elemento que inicia o diálogo do leitor/consumidor com a mensagem do anúncio. É importante prender o leitor, e nesse sentido, frases curtas e diretas, impactam mais. O conceito da campanha foi inspirado pela música "Cilada", da banda Molejo, para alinhar a campanha a um tom popular, gerando empatia e fácil memorização. Justifica-se ainda pelo entendimento sobre o significado da palavra. De acordo com o Dicionário Priberan, "Cilada" significa armadilha. Está em conformidade ao ato de furtar energia, aos perigos envolvidos, pelo fato de ser crime e no risco que propicia à vida, não somente de quem pratica o ato, mas de todos ao redor, além de afetar a segurança da rede elétrica e a qualidade da energia. Ou seja, furtar energia é uma armadilha que pode trazer sérias consequências, uma completa cilada. Sob tais aspectos, o título da campanha escolhido foi: "Furto de energia é cilada!". Optou-se por uma mensagem afirmativa e direta, com linguagem clara, objetiva e simples. O termo cilada foi escolhido também baseada pela sua significação ser compreensível a todos os públicos. Após os dados coletados em pesquisas que serviram para a introdução e justificativa deste projeto, bem como na construção do briefing, foram identificados seis subtemas relacionados às consequências as ligações clandestinas de energia elétrica, para serem trabalhadas nas peças da campanha. Os seguintes subtemas identificados foram: Custo (mote: "gato" aumenta a conta dos consumidores.); Acidentes (mote: incidência de choques elétricos e incêndios); Risco de Morte (mote: "gato" é perigoso e pode matar); Crime (mote: furtar energia dá multa e cadeia a de um a quatro anos.); Qualidade de energia (mote: ligações ilegais geram oscilações, deixando a rede elétrica frágil, prejudicando eficiência da distribuição) e Blecaute (mote: curtos e sobrecargas na rede elétrica causam interrupção do fornecimento de luz). Para a campanha, foi criado um slogan exclusivo, balizada ao conceito e às características do tema, identificando o posicionamento da EDP. O slogan define a imagem que a empresa deseja obter, a sua direção de marca, capaz de tornar única a empresa ou produto (FIGUEIREDO, 2005). Rodrigues (2011), explica que ela se baseia no que a empresa se propõe em transmitir às pessoas, sendo objetiva, de forma que expresse o sentimento real por trás da marca. O slogan escolhido foi "EDP – Ligada na sua vida". O slogan dá continuidade ao conceito da campanha, em que se propõe a mostrar os perigos que o furto de energia pode ocasionar, evidenciando o quanto a EDP está sensibilizada e comprometida com a segurança e a proteção da vida de seus clientes, fornecedores e colaboradores. Brainstorming e Criação A última etapa consistiu na criação das peças. O método utilizado para a criação das peças foi o brainstorming. "Este processo é conhecido como tempestade de ideias. É muito utilizado pelos criativos numa agência para criar um anúncio, uma campanha, um nome, ou até mesmo, um novo conceito para o cliente" (RODRIGUES, 2011, p 52). Para a definição do design, bem como as cores, os elementos, as figuras e a linguagem presente nas peças, considerou-se os valores da EDP, seu compromisso com a humanização, a sustentabilidade e a inovação. O tom de comunicação foi coerente com a imagem da marca, e baseada nos seguintes pilares: clareza, consciência, conhecimento, proximidade, abertura e pragmatismo. Esses critérios, unidos, propiciaram uma criação adequada à imagem da marca e às características do seu discurso como empresa. Os softwares utilizados para o desenvolvimento do projeto gráfico, foram os programas Adobe Illustrator e Adobe Photoshop, da Adobe Systems Incorporated (sob uso licenciado). | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Peças Conceito Baseado em todas as etapas, e aos critérios supracitados, a elaboração da campanha baseou-se no formato cartaz para a concepção das peças conceitos. O suporte utilizado para a elaboração das peças conceitos foi o cartaz, pois tem como característica o apelo visual, com uma medida que dá espaço para apresentar todo o viés conceitual de uma campanha com alcance, permitindo aprofundamento na ideia geral do que se quer passar e no detalhamento de informações. Ele possui forte penetração diante do público, pois fica exposto no ambiente e pode ser fixado em vários pontos de uma cidade, atingindo um universo de pessoas muito maior, objetivo da campanha. A decisão por esta modalidade de mídia impressa foi modelada no MBC. O objetivo seria a distribuição de cartazes para serem fixados em murais de instituições parceiras, escolas, empresas privadas, e lojas populares como mercearias, bares, mercados, e em meios alternativos, como interiores de ônibus. As outras peças, impressas e eletrônicas foram derivadas delas. Em relação à escolha das cores, a vivacidade de suas combinações foi pensada para impactar e refletir sentimentos, sobretudo de gravidade. Dorino, Perez e Bastos explicam que elas criam unidades visuais, são usadas para diferenciação, e com o intuito de estimular efeitos e atitudes. "A cor é a alma do design" (DORINO, PEREZ e BASTOS, 2006, p. 127). A criação respeitou a dinamicidade e a inovação que movem a essência da EDP, trabalhando em cada tema uma cor predominante, facilitando a distinção das ideias entre as peças, e uma cor secundária complementar, gerando contraste. As seis cores chaves foram pensadas para serem vivas e chamativas, transmitindo modernidade e uma mensagem dinâmica. A estrutura da linguagem presente nas peças seguiu o esquema aristotélico, que se divide pelo exórdio, o título que chama a atenção; a narração, que insere o leitor na situação; prova, argumento que confirma a chamada no título; e a peroração, que estimula alguma ação e mostra a empresa anunciante (FIGUEIREDO, 2006). Figueiredo fala que "[...]pode ser entendido como um método de persuasão perfeitamente aplicável à publicidade[...]", pois os valores do público-alvo são analisados e levados em conta na hora de produção das peças. O intuito é criar uma relação, uma identificação entre os valores das pessoas com os valores do produto. Este elo é o que aproxima o público pretendido à ideia da campanha, fazendo com que a pessoa se sinta parte da mensagem, e absorva o que foi veiculado. Nesse sentido, as peças seguiram a função de trazer alto teor persuasivo, associando este problema ao que a população realmente vive. a ponto de construir reflexões e novos valores, sobretudo atitudes, quanto ao tema do furto de energia elétrica. Folder Para distribuição em eventos na comunidade, em instituições, públicas, privadas, escolas e demais empresas, foi criado um folder de uma dobra. O objetivo é distribuí-la ao público em geral. A escolha por este modelo impresso foi modelada no Canvas. Pelo fato das demais peças não terem essa característica, a seguinte peça foi escolhida por poder reunir todas as informações pertinentes sobre a campanha, detalhando a mensagem e abordando todos os riscos relacionados a cada tema explorado. A peça, além de poder reunir uma quantidade maior de conteúdo, é ideal para lançamentos de eventos, produtos e campanhas. Mídia Exterior e alternativa Kotler e Keller (2006) afirmam que a mídia exterior e a alternativa englobam vários modelos de propaganda, que atingem com facilidade o máximo de público em ambientes, como lazer, compras e trabalho, e demais lugares onde os consumidores passem e notem a propaganda, além de terem características econômicas. É uma mídia com penetração abrangente, que atinge vários segmentos; seus custos são menores, comparados a meios mais tradicionais. A mensagem pode se fixar mais na mente do público, pois como estão fixas nos lugares, muitas pessoas olham repetidamente, o que ajuda a memorizar A mídia exterior definida para a campanha contempla (em cidades que permitam): outdoor; busdoor; taxidoor; e luminosos como backlight e frontlight; mobiliários urbanos (peças instaladas em locais públicos, como calçadas, ruas, praças etc) definidos: Totem indicativo em parada de ônibus; abrigo de parada de ônibus; MUPI (mobiliário em forma de informação) em totem; banca de jornais e revistas; relógio e temperatura; As peças para veiculação em mídia alternativa (que não pertence aos meios tradicionais, como impresso, externo e internet) definidas foram: Displays em aeroportos; Lixeiras com adesivo; TV indoor; Caixas com display em shoppings; Porta de elevador em shopping; adesivo interno de elevador; Cartazetes internos de ônibus (VERAZZI, 2009). Jingle Uma peça foi planejada para o rádio. Este meio tem forte impacto, pois se a propaganda for atraente, chama a atenção do consumidor e o mantém seduzido. O rádio é um meio ágil e instantâneo, que favorece a rapidez da informação e a proximidade com o consumidor. O locutor conversa com o ouvinte, que geralmente é fiel, dá credibilidade ao que ouve, absorvendo bem a informação. Sua mobilidade é um fator positivo. Tem custos relativamente baixos e uma imensa penetração no público (FIGUEIREDO, 2006). O rádio tem forte presença, atingindo um universo de ouvintes muito maior que a televisão, por exemplo. Uma característica importante é a segmentação, existem emissoras para todos os tipos de públicos. Em relação ao jingle, são melodias cativantes que ajudam a criar uma fixação na mente do consumidor. A melodia, geralmente com rimas, carrega um teor emotivo, e permite fácil memorização. Os jingles prendem-se na mente dos ouvintes. Por vezes, elas são lembradas por anos. Para a produção do jingle, foi escolhido o gênero paródia musical. Segundo Simões (2012), caracteriza-se por um texto novo em cima de uma música conhecida, embora com melodia e ritmo mantidos. Ele ainda afirma que a mudança da letra é feita com o intuito de alterar o sentido, geralmente para torna-la cômica e dentro de um contexto histórico, político ou social. O grupo fez uso da música "Cilada" da banda Molejo, por ser uma música popular, muito conhecida do povo brasileiro, ter um ritmo agradável e letra facilmente memorizável. Mídia digital O planejamento da campanha contemplou a elaboração de banners digitais para mídias sociais digitais, como facebook e instagram, e a criação de um hotsite para a campanha, enquanto veiculada. Segundo Torres "As mídias sociais são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos" (2009, p. 74). Um portal contendo informações sobre segurança na rede elétrica, sobre furto de energia, downloads e visualização de matérias promocionais, como folder, cartazes, VT, jingle, Spot; além de jogos, contato e chat online, dados da anunciante entre outros. | |
CONSIDERAÇÕES | |
A elaboração da campanha propiciou ao grupo unir conhecimento e prática, e permitiu o envolvimento com o planejamento de uma campanha publicitária. O modelamento de ações e estratégias, desde o briefing e plano de ações até a criação, de propostas para o design de peças e outras ações globais, como a definição de canais, custos, atividades-chave, parceiros entre outros, contribuíram na construção de uma proposta de valor alinhada ao tema e adequada aos objetivos. O fato do cliente se encontrar distante, foi um cenário que propiciou à equipe, vivenciar na prática os desafios que uma agência de comunicação/publicidade vive no seu dia-a-dia, em que, não raro, atende contas de empresas residentes em outras cidades, ou até mesmo países. O envolvimento na concepção de um projeto de campanha para a EDP, possibilitou ainda maior discernimento sobre a importância da valorização da vida e da segurança na rede elétrica. É uma questão recorrente no país, visto o alto índice de acidentes que ocorrem relacionados a choque ou incêndios causados pela eletricidade. O furto de energia, inserido nesta realidade, é um tema pertinente e que deve ser tratado de forma séria junto à sociedade, pois além de crime, pode pôr em risco a vida das pessoas e de todo o sistema elétrico. Tais aspectos permitiram maior sensibilização do grupo frente às necessidades e objetivos do trabalho, que visavam impactar uma delicada questão social. Por fim, a campanha foi delineada com o propósito de estimular a conscientização e a mudança de atitude a longo prazo da população que reside nas áreas de concessão da EDP Bandeirante e Escelsa, diminuindo as ocorrências de acidentes do gênero, aproximando a empresa junto ao seu público, de modo que resulte na principal proposta de valor pretendida, que é a valorização da vida. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
ABRADEE, Associação Brasileira de Distribuidores de energia Elétrica. Furto e Fraude de Energia. Disponível em: http://www.institutoabradee.org.br/component/content/category/index.php?option=com_content&view=article&id=84:&catid=15:&Itemid=352 Acesso em: 11 nov. 2016. ______. Redução nos índices de óbitos marca a décima edição da Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica. Disponível em: http://www.abradee.org.br/semanaseguranca/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=3. Acesso em: 11 nov. 2016. ABRACOPEL, Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. Número de acidentes com eletricidade em 2014 dão um salto. 23 fev. 2015. Disponível em: http://abracopel.org/blog/numero-de-acidentes-com-eletricidade-em-2014-dao-um-salto/. Acesso em: 11 nov. 2016. ______ divulga dados sobre acidentes em 2015. Disponível em: http://programacasasegura.org/blog/2016/02/23/abracopel-divulga-os-primeiros-dados-sobre-acidentes-de-origem-eletrica-em-2015/. Acesso em: 11 nov. 2016. 䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䐀攀挀爀攀琀漀ⴀ氀攀椀 一먀 ㈀⸀㠀㐀㠀Ⰰ 䐀攀 㜀 䐀攀 䐀攀稀攀洀戀爀漀 䐀攀 㤀㐀 ⸀ 䌀搀椀最漀 倀攀渀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀氀愀渀愀氀琀漀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀挀椀瘀椀氀开 ㌀⼀搀攀挀爀攀琀漀ⴀ氀攀椀⼀䐀攀氀㈀㠀㐀㠀挀漀洀瀀椀氀愀搀漀⸀栀琀洀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㔀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀攀 䴀椀渀愀猀 攀 䔀渀攀爀最椀愀⸀ 䄀渀甀爀椀漀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀漀 搀攀 䔀渀攀爀最椀愀 䔀氀琀爀椀挀愀 ㈀ 㔀 愀渀漀 戀愀猀攀 ㈀ 㐀⸀ 匀攀琀⸀ ㈀ 㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀瀀攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀䄀渀甀愀爀椀漀䔀猀琀愀琀椀猀琀椀挀漀搀攀䔀渀攀爀最椀愀䔀氀攀琀爀椀挀愀⼀䄀渀甀─䌀㌀─䄀爀椀漀─㈀ 䔀猀琀愀琀─䌀㌀─䄀䐀猀琀椀挀漀─㈀ 搀攀─㈀ 䔀渀攀爀最椀愀─㈀ 䔀氀─䌀㌀─䄀㤀琀爀椀挀愀─㈀ ㈀ 㔀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀愀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀攀 䴀椀渀愀猀 攀 䔀渀攀爀最椀愀⸀ 䌀漀渀挀攀猀猀攀猀 搀攀 䜀攀爀愀漀Ⰰ 吀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 攀 䐀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 䔀渀攀爀最椀愀 䔀氀琀爀椀挀愀㨀 倀攀爀最甀渀琀愀猀 攀 刀攀猀瀀漀猀琀愀猀⸀ 匀攀琀⸀ ㈀ ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀洀攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀搀漀挀甀洀攀渀琀猀⼀ 㔀㠀㐀⼀㈀㔀㘀㔀㤀㘀⼀倀攀爀最甀渀琀愀猀开攀开爀攀猀瀀漀猀琀愀猀开ⴀ开䌀漀渀挀攀猀猀砀攀猀⸀瀀搀昀⼀㔀㜀挀㠀 㠀 搀ⴀ攀戀戀ⴀ㐀 㔀㈀ⴀ㤀挀㌀攀ⴀ搀㌀挀㐀挀 攀㤀㜀㐀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀戀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 䔀渀琀攀渀搀愀 挀漀洀漀 愀 攀渀攀爀最椀愀 攀氀琀爀椀挀愀 挀栀攀最愀 猀甀愀 挀愀猀愀⸀ 倀漀爀琀愀氀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 㔀 愀最漀⸀ ㈀ 㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀爀愀猀椀氀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀⼀㈀ 㐀⼀ 㠀⼀攀渀琀攀渀搀愀ⴀ挀漀洀漀ⴀ愀ⴀ攀渀攀爀最椀愀ⴀ攀氀攀琀爀椀挀愀ⴀ挀栀攀最愀ⴀ愀ⴀ猀甀愀ⴀ挀愀猀愀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㠀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䘀戀椀漀 䌀洀愀爀愀 䄀爀愀切樀漀 搀攀⸀ 䜀攀猀琀漀 搀攀 倀爀漀樀攀琀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀 䔀搀甀挀愀琀椀漀渀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䤀䰀䄀䐀䄀⸀ 䤀渀㨀 䐀䤀䌀䤀伀一섀刀䤀伀 搀愀 氀渀最甀愀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀愀⸀ 䰀椀猀戀漀愀㨀 倀爀椀戀攀爀愀洀 䤀渀昀漀爀洀琀椀挀愀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀爀椀戀攀爀愀洀⸀瀀琀⼀搀氀瀀漀⼀挀椀氀愀搀愀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㠀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀刀䔀匀䌀䔀䴀 漀猀 昀甀爀琀漀猀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 攀氀琀爀椀挀愀 瀀攀氀漀 瀀愀猀⸀ 䜀⸀ ㈀㤀 樀甀渀⸀ ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀最⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀戀漀洀ⴀ搀椀愀ⴀ戀爀愀猀椀氀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀㈀ 㘀⼀ 㘀⼀挀爀攀猀挀攀洀ⴀ漀猀ⴀ昀甀爀琀漀猀ⴀ搀攀ⴀ攀渀攀爀最椀愀ⴀ攀氀攀琀爀椀挀愀ⴀ瀀攀氀漀ⴀ瀀愀椀猀⸀栀琀洀氀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䐀倀 搀椀瘀甀氀最愀 戀愀氀愀渀漀 搀漀 挀漀洀戀愀琀攀 猀 氀椀最愀攀猀 挀氀愀渀搀攀猀琀椀渀愀猀⸀ 䔀䐀倀⸀ 㠀 愀最漀⸀ ㈀ 㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀搀瀀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀搀椀猀琀爀椀戀甀椀挀愀漀⼀攀搀瀀ⴀ攀猀挀攀氀猀愀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀倀愀最椀渀愀猀⼀㈀ 㔀⼀ 㠀⼀䔀䐀倀ⴀ搀椀瘀甀氀最愀ⴀ戀愀氀愀渀─䌀㌀─䄀㜀漀ⴀ搀漀ⴀ挀漀洀戀愀琀攀ⴀ─䌀㌀─䄀 猀ⴀ氀椀最愀─䌀㌀─䄀㜀─䌀㌀─䈀㔀攀猀ⴀ挀氀愀渀搀攀猀琀椀渀愀猀⸀愀猀瀀砀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䐀倀Ⰰ 䔀渀攀爀最椀愀猀 搀攀 倀漀爀琀甀最愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀搀瀀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ 䴀漀搀攀猀琀漀㬀 倀䔀刀䔀娀Ⰰ 䌀氀漀琀椀氀搀攀㬀 䈀䄀匀吀伀匀Ⰰ 䐀漀爀椀渀栀漀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 㔀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀最愀爀搀 䈀氀ﰀ挀栀攀爀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀一䄀一䐀䔀匀Ⰰ 嘀椀氀洀愀爀愀⸀ 䔀匀 爀攀最椀猀琀爀愀 㤀㈀ 洀椀氀 挀愀猀漀猀 搀攀 ✀最愀琀漀✀ 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 攀洀 ㈀ 㔀Ⰰ 愀瀀漀渀琀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 䜀⸀ 㤀 愀最漀⸀ ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀最⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀攀猀瀀椀爀椀琀漀ⴀ猀愀渀琀漀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀㈀ 㘀⼀ 㠀⼀攀猀ⴀ爀攀最椀猀琀爀愀ⴀ㤀㈀ⴀ洀椀氀ⴀ挀愀猀漀猀ⴀ搀攀ⴀ最愀琀漀ⴀ搀攀ⴀ攀渀攀爀最椀愀ⴀ攀洀ⴀ㈀ 㔀ⴀ愀瀀漀渀琀愀ⴀ攀洀瀀爀攀猀愀⸀栀琀洀氀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䜀唀䔀䤀刀䔀䐀伀Ⰰ 䌀攀氀猀漀⸀ 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀㨀 猀攀搀甀漀 瀀攀氀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀椀漀渀攀椀爀愀 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀㬀 䬀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䬀攀瘀椀渀 䰀愀渀攀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最㨀 愀 戀戀氀椀愀 搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 吀爀愀搀甀漀 搀攀 䴀渀椀挀愀 刀漀猀攀渀戀攀爀最Ⰰ 䌀氀愀甀搀椀愀 䘀爀攀椀爀攀Ⰰ 䈀爀愀猀椀氀 刀愀洀漀猀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀㬀 爀攀瘀椀猀漀 琀挀渀椀挀愀 䐀氀猀漀渀 䜀愀戀爀椀攀氀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀⸀ ㈀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䐀夀Ⰰ 䔀氀椀愀渀攀 䈀愀琀椀猀琀愀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 䴀攀爀挀愀搀漀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 䤀渀琀攀爀猀愀戀攀爀攀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀䰀䄀吀팀刀䤀伀 䄀渀甀愀氀 䈀爀愀猀椀氀 ㈀ 㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀搀瀀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀挀漀渀栀攀挀愀ⴀ攀搀瀀⼀爀攀氀愀琀漀爀椀漀猀⼀䐀漀挀甀洀攀渀琀猀⼀刀䄀匀开刀攀猀甀洀椀搀漀开倀吀开䘀椀渀愀氀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀愀渀漀 䈀漀爀最攀猀⸀ 䰀椀瘀爀漀 搀攀 洀漀 搀愀 爀攀搀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀愀爀愀切渀愀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䤀䈀䄀 瀀漀爀 焀甀攀 漀猀 ᠀朠愀琀漀猀ᤀ†猀漀 瀀爀攀樀甀搀椀挀椀愀椀猀 愀漀 猀椀猀琀攀洀愀 攀氀琀爀椀挀漀⸀ 䜀⸀ ㌀ 樀甀渀⸀ ㈀ 㘀⸀ Disponível em: http://g1.globo.com/pernambuco/especial-publicitario/celpe/desligue-o-desperdicio/noticia/2016/05/saiba-por-que-os-gatos-sao-prejudiciais-ao-sistema-eletrico.html. Acesso em: 10 nov. 2016.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀㨀 挀漀洀漀 甀猀愀爀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 洀愀爀挀愀猀 攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䔀刀伀一䔀娀娀䤀Ⰰ 䨀漀猀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䴀搀椀愀 搀攀 䄀 愀 娀㨀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 挀爀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 攀 昀爀洀甀氀愀猀 搀漀猀 㘀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 洀搀椀愀⸀ ㌀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䴀픀䔀匀Ⰰ 䄀⸀ 伀 䜀渀攀爀漀 倀愀爀搀椀愀 攀洀 䄀甀氀愀猀 搀攀 䰀椀渀最甀愀 倀漀爀琀甀最甀攀猀愀㨀 唀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀渀琀爀攀 氀攀琀爀愀 攀 洀甀猀椀挀愀⸀ 匀䤀䔀䰀倀⸀ 嘀漀氀甀洀攀 ㈀Ⰰ 一切洀攀爀漀 ⸀ 唀戀攀爀氀渀搀椀愀㨀 䔀䐀唀䘀唀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀氀攀攀氀㈀⸀甀昀甀⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀搀漀猀椀攀氀瀀⼀眀瀀挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ 㐀⼀ 㘀⼀瘀漀氀甀洀攀开㈀开愀爀琀椀最漀开 㘀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |