ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00659</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Lixo: Recicle Esta Ideia</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Luciana Do nascimento (FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO); Adriana Zanki Cordenonsi (FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Dadaísmo, Fotografia Publicitária, Lixo, Porto Velho, Publicidade </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O consumo em massa e a falta de coleta ideal de lixo trazem consigo grandes consequências à qualidade de vida e saúde da população, principalmente as que vivem em áreas mais distantes dos centros urbanos, onde é comum ver esgotos a céu aberto, acúmulo de lixo irregular e falta de saneamento básico causando transtornos e transmissão de doenças. Este trabalho acadêmico abordará o lixo como problema social gerado pela sociedade em Porto Velho/RO, e foi desenvolvido pelas turmas do 2º e 3º período de publicidade e propaganda da Faculdade Uniron, envolvendo as disciplinas Semiótica, Estética e História da Arte, Estudos Contemporâneos e Fotografia publicitária. Com o objetivo final de criar a fotografia publicitária, inspirado no movimento artístico Dadaísmo como referencial estético.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico) Porto Velho foi eleita, em abril de 2016, a segunda pior cidade no quesito saneamento básico do país. Buscando mais informações na SEMUSB (Secretaria Municipal de Serviços Básicos) e SEMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) foi constatado que a coleta seletiva já ocorre dentro de 22 condomínios da cidade desde novembro de 2015. Visando o futuro, onde a coleta será implantada, o cartaz tem o objetivo de conscientizar e informar sobre o quão fundamental é a coleta ideal de lixo que seria recolher o lixo acondicionado (separado em seco e úmido) por quem o produz para encaminhá-lo, mediante transporte adequado, a uma possível estação de transferência, a um eventual tratamento e à disposição final (Lixão/Aterro Sanitário) e à reciclagem. Foi escolhido o publico secundário de 06 a 16 anos onde os mesmos disseminam o seu aprendizado para o público mais velho e passarão para os seus filhos no futuro. Através da disciplina Estudos Contemporâneos, foi escolhido e desenvolvido o tema com citações de autores estudados em sala. As matérias Semiótica, Estética e História da Arte e Fotografia Publicitária, contribuíram com conteúdos que ajudaram no desenvolvimento e criação da fotografia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ressaltando os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o País. Além da mobilização da sociedade, a campanha sobre os resíduos sólidos pretende:Informar sobre o valor ambiental e social do lixo  A importância para o catador, com geração de renda e inclusão social; para o município e para o meio ambiente. O objetivo do trabalho é criar um cartaz publicitário com temática social  separação correta do lixo  inspirado esteticamente em um ou mais movimentos do século XX. Ressaltar a riqueza ambiental e social do lixo.Na questão ambiental, serão mostrados os recursos ambientais consumidos na fabricação de produtos e a poluição provocada pela manufatura. No que se refere à questão social, será mostrada a separação correta do lixo e o impacto positivo aos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, garantindo dignidade e renda para essa população. Então foi feita a criação do cartaz baseada em estudos e visitas dos integrantes do grupo a aterros e grupos de catadores para melhor entender o problema</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É importante que o público alvo entenda a necessidade de cuidar do meio ambiente, separando o lixo úmido do seco, como forma de aprendizado no dia a dia e assim levarão consigo ao longo da vida. É de extrema necessidade que as crianças e adolescente de hoje aprendam como cuidar do lixo, visto que eles serão os adultos de amanhã, os cidadãos ecologicamente corretos e conscientes dos danos causados ao meio ambiente e natureza caso não seja feita corretamente a coleta de lixo e outros, Até o momento no Brasil, 67,7% das cidades não fazem coleta seletiva (IBGE,2012), se esta situação fosse alterada em um curto prazo de tempo, poderia melhorar muito a qualidade de vida em boa parte do Brasil. Este número tem que ser mudado, e uma nova geração consciente e disposta a mudar isso faz toda a diferença neste problema. Outro problema é a falta de informação a respeito de resíduos prejudiciais à saúde.  Lixo radioativo, como pilhas, baterias, cabos USBs, computadores portáteis em desuso devem ser entregues em lojas do ramo e não podem ser colocados junto ao lixo seco , Assim como lâmpadas, pneus e embalagens de agrotóxicos. Com o crescimento acelerado da cidade, outro problema surgiu. O descarte incorreto do lixo da construção civil. Segundo a Sema, ainda não existe uma política específica para a coleta desse material. Todos os resíduos continuam sendo descartados diretamente no lixão. Em uma área riquíssima em biodiversidade, apresentando ecossistemas aquáticos (pela proximidade com o Rio Madeira), e ecossistemas terrestres (mata de terra firme), da vasta Floresta Amazônica. Em Porto Velho, já existe a escassez deste tipo de ambiente por causa da ocupação humana sem planejamento, criação de gado, extração de madeira e queimadas acidentais. O alvo do projeto na comunidade, na questão ambiental, é chegar a um patamar de equilíbrio da comunidade com a natureza, e esse projeto tem um dos passos pioneiros para se chegar a esse alvo, estruturando a questão da destinação dos resíduos sólidos. Hoje já existem muitas formas de tratar os resíduos, porém ainda não há divulgação suficiente para conscientizar os seres humanos sobre o grande impacto que o lixo pode causar ao meio ambiente. Observa-se que esse comportamento humano é de origem educacional, visto que as pessoas não recebem nenhum preparo a nível familiar, escolar, social, religioso e político para este assunto. A implantação do sistema de coleta seletiva na Comunidade JOCUM , contribuirá com a paisagem, estética, para uma vida melhor, e mais saudável aos seus moradores servindo de referência para outras comunidades. Lixo é todo e qualquer tipo de resíduos sólidos produzido, e descartado pela atividade humana doméstica, social e industrial. A crescente preocupação com a quantidade de resíduos produzidos e o aumento do custo da matéria prima, aliados ao desenvolvimento da tecnologia, viabilizam o reaproveitamento e reciclagem cada vez maior do lixo, promovendo economia de recursos naturais e redução do volume de material a ser disposto. Em Rondônia, 73,9% das cidades tem coleta de lixo porém só há um aterro sanitário adequado (Cacoal), e um incinerador de lixo para fins de resíduos hospitalar (Porto Velho), a maioria das cidades a coleta de resíduos é feita de forma irregular, ou seja não tem sistematização e usa como forma de transporte caçambas, jericos e carroças, com as disposições dos resíduos em lixões, que normalmente estão próximos a cursos de rios e igarapés e também próximos a aglomerados urbanos, por tanto colocando em risco a saúde pública além de estar causando um grande impacto ambiental. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O método utilizado foi a integração da disciplina de Estudos Contemporâneos, Semiótica, Fotografia Publicitária e Estética e História da Arte em um único produto final,A CAMPANHA Após ser escolhido o tema, fez-se um levantamento bibliográfico em livros, artigos digitais a respeito do assunto. A pesquisa sobre o tema trouxe algumas reflexões importantes. Na disciplina de Estética e História da arte foram estudados os vários movimentos artísticos modernistas e escolhido o dadaísmo, o qual foi proposto para servir de inspiração estética na criação da campanha . SEMIÓTICA Um signo não é um objeto real e sim sua representação/significado. Todo signo tem sua significação, a significante com seu aspecto sensorial, isso é, os cinco sentidos; audição, olfato, tato, paladar e visão, ou o significado que é aspecto compreensível, que varia através de fenômenos e costumes culturais e linguísticos. O Signo  lixo significa para muitos, algo descartável, inutilizável, para outros, forma de sustento e reciclagem. Sendo assim quando é falada de lixo sua mente leva a uma significante imaginada, na cabeça de uma pessoa pode ser um saco preto cheio e amarrado havendo uma variação. através da sua condição social, cultural tem um significado para outra pessoa, assim tendo outra ideia de lixo. (PIERCE, 1970, p. 36) Roland Barthes após escolher a imagem publicitaria como campo de pesquisa para a semiótica chegou à conclusão.  Se a imagem contém signos, estamos certos de que em publicidade esses signos são totais, formados tendo em vista a melhor leitura: a imagem publicitária é franca ou pelo menos enfática. Podemos analisar ainda que a imagem na publicidade tem a função de ser compreendida rapidamente pelo maior numero de pessoas, surgindo ai a Retórica da Imagem. (1980, pg. 81) ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE O movimento artístico escolhido para o cartaz publicitário foi o Dadaísmo. O Dadaísmo surgiu em 1916, em Zurique na Suíça, durante a Primeira Guerra Mundial como uma forma de protesto e com a intenção de chocar a burguesia da época. Nas obras eram utilizados objetos aleatórios do cotidiano que não eram considerados arte e não lembravam métodos artísticos tradicionais. Com um tom de crítica ao capitalismo, o Dadaísmo era característico pela falta de sentido e lógica entre os objetos usados. Importante na criação de anúncios e peças publicitárias, a influência de objetos, imagens e frases que já fazem parte do cotidiano conseguem facilitar o entendimento do público, desse modo, o Dadaísmo facilita a introdução dessas influências na propaganda. Rocha (1990, p 59) define como BRICOLEUR(bricolagem) 12 o profissional de criação, pois usam recortes e colagens, unindo, associando e editando informações que encontram no cotidiano e na cultura da sociedade com o a intenção de persuadir o público-alvo, caracterizando assim o uso do dadaísmo.Seguindo na mesma linha do dadaísmo, surge o artista contemporâneo Vik Muniz que usa lixo para compor imensos desenhos no chão que são fotografados. um pouco do documentário LIXO EXTRAORDINÁRIO AJUDOU NA MONTAGEM DO NOSSO TRABALHO. Vik se interessou pelo lixão de Gramacho por ser o maior do mundo em recebimento diário (2007), com o objetivo de mudar a vida das pessoas através da arte derivada de materiais do cotidiano delas. A expectativa do artista antes da visita em relação aos catadores era um tanto preconceituosa,  Devem ser as pessoas mais rudes em que possamos pensar. São viciados...É o fim da linha. Dê uma olhada na geografia da área(...) É pra onde vai tudo que não é bom. Incluindo as pessoas(...) . Chegando ao aterro Jardim Gramacho, Vik e seu companheiro Fábio são recebidos pelo administrador do aterro. Um dado interessante fornecido por ele era a retirada de 200 toneladas por dia de materiais recicláveis efetuadas pelos catadores, isso representa a falta de comprometimento da população e do governo quanto à coleta seletiva. As dimensões do aterro e a quantidade de lixo são enormes. Todo resíduo em putrefação fica exposto e as pessoas dividem espaço com incontáveis urubus. Vik se surpreende com o bom humor dos catadores face à realidade vivida por eles a cada dia. Dois personagens se destacam são: Zumbi, vítima de um acidente no lixão; e Tião, presidente da Associação de Catadores do Jardim Gramacho, ambos possuem o hábito da leitura e apresentam caráter de liderança e superação. A história de vida de cada pessoa do aterro impressiona pela emoção transmitida nos depoimentos, transformando a falsa impressão de Vik antes da visita. Valter, o vice-presidente da Associação salienta dos prejuízos causados pela ausência da coleta seletiva nas residências e no consumo excedente que aumenta a quantidade de resíduos destinados ao aterro. As filmagens ultrapassam o limite do lixão, mostrando a moradia dos catadores também. Suelem, uma das mulheres escolhidas por Vik, As imagens para o trabalho artístico foram obtidas por Vik através de uma câmera fotográfica, capturando diferentes perfis dos catadores de Gramacho. Em sua oficina ele observa as fotos obtidas no aterro e escolhe as pessoas que vão trabalhar em suas obras. Ao convocá-los para o início do trabalho, Vik esclarece seu objetivo, e como as fotografias seriam transformadas em imagens sensacionais, constituídas apenas por resíduos.Durante o período de realização das obras, Tião relata um assalto arma do ocorrido na cooperativa, ocasionando uma perda de R$12.000,00. Isso reforça a ideia da insegurança e perigo nas comunidades mais pobres, e a ausência da polícia nesses locais.Após trabalhar durante um bom período com os personagens do aterro,os artistas notaram um impacto na mudança de rotina drástica, passando do dia-a-dia no fétido lixão para um novo trabalho relacionado à arte, despertando novas ambições aos ex-catadores. O reconhecimento profissional de Vik garantiu uma vaga para uma de suas obras em um leilão de Londres,aumentando as expectativas no bom retorno financeiro e, consequentemente social, proporcionado pelo tempo dedicado no jardim Gramacho. A decisão de levar uma pessoa simples e humilde para outro ambiente completamente diferente e encantador como Londres, causou questionamento em certo momento do documentário. A mudança drástica de ambiente e os sonhos almejados pelos personagens de Gramacho poderiam causar constrangimento futuro a essas pessoas? O artista de maneira otimista tentou visualizar os pontos positivos gerados pela sua interferência na vida deles, ocasionados por uma oportunidade raríssima de aprendizado independentemente da frustrações futura que isso pode gerar.O quadro com a imagem de Tião composta apenas por resíduos é finalmente exposta em uma galeria em Londres, é seu primeiro contato com arte moderna, proporcionando-lhe novos conhecimentos a respeito do assunto. A obra  Marat, Sebastião: Retratos do Lixo é arrematada por 28 mil libras,equivalente a R$ 100.00 na época, causando elevada exaltação e emoção a Tião e seus companheiros de trabalho. Em seguida todos os envolvidos nas obras são convidados a uma exposição de Vik Muniz, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A desigualdade social é evidente nessas cenas,onde pessoas que nunca tiveram acesso a museus de arte se tornam autores de obras apreciadas por outras classes sociais. Ao final do documentário, o autor principal visita seus colaboradores, presenteando-os com seus quadros.As reproduções de  Retratos do Lixo então essa foi a chave fundamental para abrir nossos pensamentos </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Através da inspiração no trabalho do artista plástico Vik Muniz criamos duas imagens com lixo, uma sendo de resíduos orgânicos formando uma maçã e outra com lixo seco formando uma garrafa pet. As imagens levam o receptor a compreender rapidamente o que está sendo proposto a separação do lixo para uma coleta seletiva, formando dois símbolos (o significante concreto representa algo abstrato, dando à imagem uma significação por parte dela, que, todavia lhe seja intrínseca) comuns no dia a dia. Na analise semiótica podemos também notar que ambos os símbolos refletem a saúde, pois água e fruta fazem bem à saúde assim como a separação do lixo, diminuindo a transmissão de algumas doenças e acúmulo em locais indevidos, além da reciclagem que poupa recursos e diminui a poluição. FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA A produção realizada para a campanha desse cartaz foi feita com objetivo de informar e educar as pessoas sobre como funciona e como pode ser feita a separação e reciclagem do lixo. Para isto, foi feito uma coleta de resíduos úmidos e secos para produzir uma fotografia cuja proposta teria ênfase na própria separação do lixo. Durante este processo, foram adotadas duas composições semelhantes, porém com objetivos diferentes. A primeira composição foi formada pelo posicionamento dos objetos úmidos, onde a união destes se assemelhariam à forma de uma "maçã mordida" ou tal fruto que não tenha sido completamente comido, então esta forma é o que representaria o lixo úmido contendo como objetos todo o lixo que faça parte desta composição, tais como: Cascas de batata, ovo, cebola, papel higiênico, alho, grãos de arroz, feijão e milho, etc. A segunda composição foi feita com a mesma linha de raciocínio anterior, porém realizada com o lixo seco. Então desta vez, o posicionamento dos objetos secos juntos dariam forma à uma garrafa pet onde ela representaria todos os componentes do qual é formada: Latas de alumínios, papelão, vidro, isopor, plástico, arame, etc. Na parte técnica, o equipamento utilizado foi uma câmera Canon T5 onde suas configurações foram ajustadas ao ambiente oferecido. Na primeira composição, a velocidade do obturador foi ajustada para 1/30, o diafragma em 8.0 e ISO 100. Na segunda composição, a velocidade do obturador foi reduzida em 1/20, com diafragma 8.0 e ISO 100. A iluminação adotada para ambas as composições, foi a própria luz do dia em um local aberto e arejado, que permitisse ao fotógrafo conduzir e realizar as fotografias do alto e de diversas posições estando atento aos detalhes aplicados na aula de Fotografia Publicitária. Por fim, na pós-produção, foram realizadas a remoção das sombras e suavizada na granulação, seguida de toda a montagem da peça gráfica. Utilizado materiais úmidos e secos para remeter a separação do lixo para a coleta seletiva, um papel cartão rasgado na parte de mais informações que remete ao dadaísmo com recortes também nas letras para chamada do cartaz. Com a industrialização permitida pela Revolução Industrial, criaram-se novos hábitos condizentes as necessidades primárias do ser humano e a ampliação dos bens de consumo. Este fato permitiu a instauração de uma cultura onde predomina o consumismo e que está continuamente resultando em diversos impactos negativos ao ser humano e a natureza, que passou a ser explorada intensamente para a satisfação destes anseios. Para amenizar esses efeitos, buscam-se soluções sustentáveis com objetivo de ambos coexistirem sem causar tal impacto. Com a metodologia aplicada foi possível enfatizar aos alunos sobre a importância de selecionar adequadamente os resíduos produzidos, mostrando os benefícios trazidos tanto para o meio ambiente quanto para os recicladores ambientais. Neste sentido, discutiu-se sobre a importância da Reciclagem em casa e na escola e buscou-se incentivar mudanças iniciais dentro de suas dependências, iniciando-se com a separação do Lixo em lixeiras especificas, o cuidado para não jogar Lixo no chão, e posteriormente a confecção de um objeto útil a partir de resíduos recicláveis. Esta atividade serviu para ilustrar a teoria aprendida sobre o reaproveitamento de materiais reciclados e como isto pode acontecer em escala maior devido o trabalho dos recicladores. Através do questionário aplicado e da análise dos resultados obtidos, notou-se que alguns alunos ainda não conseguiram mudar seus hábitos em relação a separação do Lixo, mas a grande maioria dos educandos se sensibilizaram com os conteúdos discutidos e passaram assim a contribuir com o meio ambiente separando adequadamente os resíduos e mostrando a outras pessoas que o futuro depende de cada um. Foi possível mostrar aos educandos que todos podem contribuir para minimizar os problemas causados pelo acumulo de resíduos, com pequenas ações no seu cotidiano. Conforme o conhecimento adquirido espera-se que o aluno possa atuar individualmente e na sociedade, e que este trabalho contribua na formação de indivíduos críticos, comprometidos com a melhoria do meio ambiente e com o aumento da qualidade de vida, pois o futuro depende da contribuição de cada cidadão. O reaproveitamento do lixo é muito importante, ao contrário do que se pensa, esses materiais definidos como sendo obsoletos, possuem um grande potencial de reaproveitamento, pois, em sua maioria, pode ser reciclada, conservando assim os recursos naturais não-renováveis. A Coleta Seletiva é um dos principais instrumentos de intervenção na realidade sócio-ambiental.  A coleta seletiva constitui processo de valorização dos resíduos, em que estes são selecionados e classificados na própria fonte geradora, visando seu reaproveitamento e reintrodução no ciclo produtivo .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O mundo está cada vez mais superpopuloso e mais uma vez nos faz questionar o que acontecerá quando a terra estiver totalmente dominada por humanos e não tiver mais onde depositar os lixos. Isso seria culpa da modernidade líquida, onde a sociedade deixou de ser tolerante e de se preocupar com o próximo? Um lugar onde o Estado-Nação só se preocupa com o fluxo econômico financeiro, sendo vitimas da globalização, tornando cidadãos sem teto, provocando a miséria, cria milhões de pessoas desesperadas em busca de segurança, de um lugar seguro para se viver.  Daí a segunda consequência formidável da grande transformação atual: milhões de migrantes vagando pelas estradas antes trilhadas pela "população excedente" descarregada pelas estufas da modernidade. (BAUMAN, p.41). A população deve parar de não se importar com as condições que a cidade, país e mundo encontram-se. O mundo não é uma lixeira. Devemos semear a informação hoje para que em um futuro mais próximo tudo seja pelo menos amenizado, não perdendo a esperança na humanidade, porque o planeta é de todos nós, e todos tem suas responsabilidades com nossa  casa . Onde existem famílias morando em céu aberto, em locais como lixões, podem ser transformados em fábricas de reciclagem e produzindo itens para serem reciclados em modo de ciclo. Só com ideias propostas no texto que podemos </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zaahar Ed., 2001. <br><br>BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. FILHO, B. O Valor Econômico e Social do Lixo de Brasília. Curitiba: O Autor, 2005. <br><br>HALL, Stuart. A Identidade Cultural da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 1997. <br><br>MARTINE, Joly. Introdução a Analise da Imagem. Lisboa, Ed 70, 2007. Site Noticias Terra, disponível em: <http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/ibge-677-das-cidades-nao-fazem-coleta-seletivade lixo,c198af97a555b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html><br><br>Eleiçoes2016,disponívelem: <http://eleicoes2016.online/porto-velho/porto-velho-continuasendo-a-segunda-pior-capital-em-saneamento-basico> <br><br>Eleiçoes2016,disponívelem: <http://eleicoes2016.online/porto-velho/porto-velho-continuasendo-a-segunda-pior-capital-em-saneamento-basico> <br><br>Observação: Citação de Mercer está no livro. A Identidade Cultural da PósModernidade.<br><br> </td></tr></table></body></html>