INSCRIÇÃO: 00663
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP04
 
TÍTULO: Museu da Imagem e do som do Pará: museu ou mausoléu?
 
AUTORES: Watson de Sousa Costa Junior (Faculdade Paraense de Ensino); Erick Stephan Freitas da Silva (Faculdade Paraense de Ensino); Danilo Miranda Caetano (Faculdade Paraense de Ensino)
 
PALAVRAS-CHAVE: MIS-PA, Museu, Pesquisa de mercado, Comunicação, Cultura
 
RESUMO
O trabalho a seguir discorre sobre a pesquisa de mercado realizada com vistas à reformulação da marca "Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS-PA)". Um museu importante, mas que possui diversos problemas quanto a sua comunicação institucional, ausência de sede própria e variedade de programação. A necessidade de identificar tais dificuldades e a partir delas construir novas oportunidades ensejou a pesquisa ora apresentada. Um processo de levantamento de dados inicialmente de cunho exploratório, mas que logo depois enverada pelo campo descritivo, qualitativo, com o intuito de compreender o que vem impedindo o MIS-PA de reconduzir-se para um espaço que além de preservar a memória audiovisual paraense, faça dela, dessa memória, um canal de diálogo com a sociedade e com o mundo contemporâneo.
 
INTRODUÇÃO
O Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS-PA) é uma instituição museológica e faz parte do Sistema Integrado de Museus (SIM) da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT-PA), idealizado pela escritora e jornalista Eneida de Moraes, inaugurado em 1971 com o objetivo de salvaguardar as memórias audiovisuais da cultura paraense/amazônica. O portal do Diário Online (DOL) registra que o acervo compreende cerca de 1,7 mil títulos, entre fitas cassetes, CDs, fitas de rolo e vinil. Em 2016 o Museu da Imagem e do Som paraense completou 45 anos de existência, mas ainda como um espaço pouco conhecido, que não apresenta uma variedade de programações e atividades que promovam ou mesmo facilitem o acesso ao seu acervo. O MIS-PA é um museu que não oferece atendimento ao público em geral, limitando a visitação apenas a pesquisadores mediante agendamento prévio. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de análises dos macros e microambientes onde está inserido o Museu. A ideia, desde o princípio, era traçar uma cartografia dos problemas e possíveis oportunidades de mercado capazes oferecer soluções para o MIS-PA se tornar um espaço vivo, dinâmico e interativo na cena cultural regional. Quem sabe até uma referência nacional no segmento. Assim, inicialmente, partimos para uma série de pesquisas de cunho exploratório, reunindo todas informações disponíveis sobre o MIS-PA, pesquisas baseadas nos métodos de coleta de dados "observação" e "contato", para só então iniciar a fase descritiva qualitativa com o público interno e externo. Tudo para que pudéssemos compreender o que vem impedindo o Museu da Imagem e do Som do Pará de reconduzir-se para um espaço que além de preservar a memória audiovisual paraense, faça dela, dessa memória, um canal de diálogo com a sociedade e com o mundo contemporâneo que a cerca. Um diálogo que possa ser estabelecido ainda e também entre artistas (consagrados ou não) que não possuem alternativas e espaços para expor e discutir suas artes.
 
OBJETIVO
Analisar e compreender o que leva o Museu da Imagem e do Som paraense, apesar de sua clara importância no sistema museal do Estado do Pará, a se encontrar na situação atual: a de um museu negligenciado e desatualizado em diversos sentidos. Também apontar soluções para este Museu, que acaba de completar 45 anos de existência, mas que parece parado no tempo, entre memórias distantes, e que parece não almejar oxigenar-se com novos projetos que possibilitassem a ampliação de seu acervo, incentivando o surgimento de novos públicos e artistas. Buscar, portanto, oportunidades de mercado em meio a tantos problemas que o MIS-PA enfrenta, justamente para redirecioná-lo a uma nova missão, a um novo posicionamento diante o cenário museológico. Para isso, entender as ambientações de mercado destacando a importância o Museu possui para a cultura e memória do Estado.
 
JUSTIFICATIVA
O principal objetivo do Museu da Imagem e do Som do Pará é preservar a memória cultural através de áudios, vídeos e fotografias, além de shows, exposições, entrevistas, palestras, debates, festas religiosas e espetáculos de dança, música e teatro. No entanto, seu acervo está estagnado, voltado para uma "missão" que limita a difusão e ampliação de todo material preservado. Há muitos relatos de que os museus da época do Império, no Brasil, eram muito mais voltados para a pesquisa do que para o grande público (SANTOS, 2004). Ou seja, nota-se que o MIS do Pará se posiciona hoje como um museu da época imperial, restrito a um tipo especifico de público, abrindo mão de um número significativo de pessoas que poderiam conhecer, usufruir e divulgar seus serviços e atividades. Percebemos que a maneira escolhida pelo Museu para preservar e gerenciar o seu acervo acaba posicionando-o dentro de uma perspectiva que associa museus a lugares tediosos, cheios de regras, não convidativos, preocupados apenas com a "segurança" do ambiente e do acervo. O fato é que este tipo de concepção faz tornar inimaginável um museu lotado com gente de todos os tipos, idades, classes sociais, interagindo com as programações e obras, enxergando museu como um espaço de interação e experiências. E é exatamente isso que justifica a realização dessa pesquisa. Acreditamos que seja essencial para os museus buscar novas formas de manutenção e crescimento de seus acervos, com um olhar que deveria sempre mirar na sociedade e no seu público. Pois, caso contrário, não teria sentido a sua existência. Jones (2008) defende que a sociedade poderia desfrutar muito mais dos museus se pudesse entende-los melhor, no entanto suas marcas não são bem trabalhadas. "Internamente, o poder da marca continua mal compreendido. De fato, frequentemente há uma grande distância entre a mensagem externa e a realidade interna de um museu, hiato que tende a se tornar insustentável" (MENDES, 2012, p. 34). Essa percepção dos autores nos questiona sobre a real imagem em que o MIS-PA deseja transmitir. O MIS não possui sede própria, atualmente está localizado no Complexo Feliz Lusitânea na rua Padre Champagnat, no bairro da Cidade Velha, em Belém, em um anexo da Igreja de Santo Alexandre. Em 13 de março de 2016 foi publicada uma nota no portal Agência Pará informando que o MIS finalmente ganharia um espaço próprio, em um dos prédios históricos de Belém, o Palacete Faciola. O motivo da mudança seria por conta da comemoração dos seus 45 anos, a atual diretora do MIS, Dayseane Ferraz comentou: "Já na nova sede, a ideia é que tenhamos diversos espaços, entre eles, salas de exposição e projeção". Apesar disso, não obtivemos maiores e mais precisas informações sobre o assunto, mas a notícia de uma sede própria para um museu da qualidade do MIS, ilustra os grandes e novos desafios pelos quais ele ainda precisará ultrapassar. Permitir que o público tenha o livre acesso ao acervo é um deles. Um passo muito importante, mas que acreditamos deva ser dado ao mesmo tempo em que a utilização das inovações ocorridas no audiovisual ao longo do século XXI, capazes de possibilitar a exploração de outras mídias, fornecendo ao público um conteúdo cada vez mais interativo, principalmente no que se refere ao consumo da cultura, arte e memória produzidas no Estado do Pará, sejam implementadas. As pesquisas feitas para este estudo também surgem da vontade de tornar este museu um local mais valorizado pelos seus governantes. Provar que o MIS possui um grande potencial como instituição cultural para promover diversas formas de diálogos e reflexões, através do uso das tecnologias e incentivo a produções midiáticas. O Museu, assim como outros da sua categoria de diferentes Estados, pode influenciar no turismo da cidade, com programações e atividades não só para o público local, mas podendo ampliar o perfil de visitantes. Por conseguinte, influenciaria na economia, gerando emprego e fomentando a cultura paraense.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A metodologia empregada na pesquisa se inicia pelo método exploratório, o qual possibilita o levantamento de todo o tipo de dado já existente sobre o Museu. A partir dos dados secundários colhidos, alguns encontrados nos canais de divulgação do próprio MIS, outros no site da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e em material jornalístico digital disponível nos sítios dos principais jornais paraenses, buscamos montar um projeto, a partir da problemática "como transformar o museu da imagem e do som do Pará em um espaço aberto ao público e capaz de fornecer experiencias sensoriais assentadas nos tempos atuais?", que nos guiasse pelo universo museal e que dele fosse possível extrair ideias e insights para a transformação pretendida. Na fase exploratória, por exemplo, o site do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), foi fundamental para compreender o conceito oficial do termo "museu", além daquilo que é entendido como sua missão. Em um segundo momento, conjugando os métodos de coleta de dados "observação" e "contato", visitamos no dia 18 de maio de 2016, o evento "Projeção Comentada: Intérpretes da paisagem amazônica no acervo do MIS - Coleções Giovanni Galo e Líbero Luxardo" para a 14° Semana dos Museus promovida pelo IBRAM.਀䄀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 攀洀 漀甀琀爀漀 洀甀猀攀甀 搀漀 匀䤀䴀Ⰰ 渀漀 洀椀渀椀 愀甀搀椀琀爀椀漀 搀漀 䴀甀猀攀甀 搀攀 䄀爀琀攀 匀愀挀爀愀⸀ 䌀漀洀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 ㌀㔀 瘀愀最愀猀 栀愀瘀椀愀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 ㄀  瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 搀甀愀猀 搀攀氀愀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 搀椀爀攀琀漀爀愀 搀漀 䴀甀猀攀甀⸀ 倀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀爀愀洀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀猀  匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 䌀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 爀攀猀琀愀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 ㈀ 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀⸀ 䄀椀渀搀愀 渀攀猀琀攀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀洀漀猀 愀氀最甀渀猀 昀愀琀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 洀椀挀爀漀愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀猀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀 攀洀 猀攀甀 愀洀戀椀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀渀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 攀 猀漀氀甀攀猀 焀甀攀 洀漀琀椀瘀愀爀椀愀洀 漀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀 洀甀搀愀爀 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀琀甀愀氀⸀  Prosseguindo com a pesquisa na ambientação interna do Museu, precisávamos conhecer uma referência importante, uma que realmente provasse ser possível redirecionar a atuação do MIS no cenário museológico. Nesse caminho descobrimos o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Talvez o maior destaque neste segmento no país, considerando o caráter inovador de suas atividades, identidade, espaço físico e programação. ਀伀 䴀䤀匀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 甀洀愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀攀猀 攀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀爀琀攀Ⰰ 挀椀渀攀洀愀 攀 洀切猀椀挀愀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀甀 挀漀洀漀 渀漀猀猀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 戀攀渀挀栀洀愀爀欀椀渀最⸀ De acordo com Magalhães e Sampaio (2007, p. 112)਀ Benchmarking é o processo de identificar, compreender e adaptar práticas proeminentes das organizações para ajudar a melhorar o desempenho da sua organização. É uma atividade que olha para fora, afim de encontrar as melhores práticas e os desempenhos mais elevados, para compará-los às suas operações de negócios com os mesmos objetivos. ਀ Decidimos ir pessoalmente conhecer o museu paulista, lá foi possível entrevistar o seu diretor executivo, André Sturm. O MIS-SP nos chamou atenção desde o início, quando descobrimos que não seria preciso agendar uma visita. Fato que de saída já o posiciona como um museu acessível e aberto ao público. Antes da atual gestão do diretor André Sturm, o MIS-SP estava centrado em duas linhas de atuação: arte contemporânea e novas mídias, fazendo com que suas programações fossem restritas e, por conseguinte, restritas a um tipo de público apenas.਀䔀洀 ㈀ ㄀㄀Ⰰ 漀 䴀䤀匀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 爀攀挀攀戀攀甀 甀洀 渀漀瘀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 猀漀戀 愀 最攀猀琀漀 搀攀 匀琀甀爀洀Ⰰ 攀 搀攀猀搀攀 攀渀琀漀 栀漀甀瘀攀 甀洀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 愀甀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䔀猀猀愀 渀漀瘀愀 最攀猀琀漀 猀攀最甀椀甀 戀愀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 焀甀愀琀爀漀 氀椀渀栀愀猀 搀攀 愀琀甀愀漀㨀 ㄀⤀ 愀琀甀愀氀椀稀愀爀 愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 挀漀洀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀渀搀漀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 挀椀渀攀洀愀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀㬀 ㈀⤀ 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 愀挀攀爀瘀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀㬀 ㌀⤀ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀攀猀 挀漀洀 昀漀挀漀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 挀甀爀猀漀猀Ⰰ 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀Ⰰ 猀攀洀椀渀爀椀漀猀 攀琀挀⸀㬀 攀 㐀⤀ 挀爀椀愀爀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 搀椀昀甀猀漀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀 攀猀瀀愀氀栀ⴀ氀漀猀 瀀攀氀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀  Em entrevista para este estudo, Sturm explica que para um museu conseguir bons resultados não é necessário bater recordes de público, mas sim ter uma programação que tenha repercussão, relevância e com um acervo, o bem mais valioso de um museu, acessível ao público em geral. O MIS-SP transformou-se num ambiente interativo, permitindo que a experiência de visitação fosse transformada em algo verdadeiramente único e não apenas mais um passeio enfadonho pelas lembranças do passado. ਀嘀漀氀琀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀Ⰰ 愀漀猀 猀攀甀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀Ⰰ 挀甀爀愀搀漀爀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 搀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀猀 愀爀琀攀猀Ⰰ 䴀愀爀椀猀愀 䴀漀欀愀爀稀攀氀Ⰰ 攀砀ⴀ搀椀爀攀琀漀爀愀 搀漀 䴀甀猀攀甀 ᰀ䌠愀猀愀 搀愀猀 伀渀稀攀 䨀愀渀攀氀愀猀ᴀ†⠀瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀 愀漀 洀攀猀洀漀 最爀甀瀀漀 椀渀琀攀最爀愀搀漀 搀攀 洀甀猀攀甀猀 搀漀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀⤀⸀ 䴀漀欀愀爀稀攀氀 渀漀猀 愀樀甀搀漀甀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 挀攀渀爀椀漀 洀甀猀攀漀氀最椀挀漀 攀 愀爀琀猀琀椀挀漀 瀀愀爀愀攀渀猀攀 搀愀渀搀漀 猀甀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 猀漀戀爀攀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀 洀甀猀攀甀 攀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀  Ainda com a finalidade de compreender como o MIS-PA se comunica com o público, fizemos análises do seu comportamento no ambiente virtual a partir de suas mídias sociais Facebook e Youtube. Percebemos que em sua fanpage do Facebook há mais de 2.400 seguidores, e que o espaço não apresenta unidade alguma com o restante da identidade visual do Museu. Apresenta postagens que ora promovem o redirecionamento de links com conteúdo cultural em geral, ora divulgações de projetos e atividade ligadas ao museu. Em relação ao canal do Youtube a rede encontra-se desatualizada com apenas duas publicações. ਀倀愀爀愀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀砀琀攀爀渀漀 搀漀 䴀甀猀攀甀Ⰰ 琀攀渀琀愀洀漀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀 愀洀攀愀愀猀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 渀愀 猀甀愀 愀琀甀愀漀⸀ 䌀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀琀漀 挀漀渀猀甀洀椀渀搀漀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 愀爀琀攀⸀ 䔀爀愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀洀漀最爀昀椀挀漀 搀漀 䴀甀猀攀甀Ⰰ 瀀漀椀猀 椀猀猀漀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀椀愀 渀漀 猀攀甀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 攀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 猀攀甀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ Em meio a isso, vimos que o cosumo cultural no Brasil se dá de forma desigual principalmente quando comparamos a região Norte e Sudeste do país, além é claro, de fatores como escolrização e segurança. Autores como Silva, Araújo e Souza (2007) apontam dados do IBGE de 2002-2003 e afirmam que a região Sudeste do Brasil representa quase a metade do consumo cultural do país. Além disso percebemos as dificuldades de inserção de atividades culturais em comparação com outros museus do país, muitas vezes causada pela falta de verba governamental.਀伀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀漀氀琀椀挀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀猀猀甀椀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀椀爀攀琀愀 渀漀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 猀攀甀 瘀渀挀甀氀漀 挀漀洀 愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 䌀甀氀琀甀爀愀 搀漀 䜀漀瘀攀爀渀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 䴀甀猀攀甀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 愀漀 愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀⸀ 伀甀琀爀漀 爀最漀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀漀氀琀椀挀漀 搀漀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀  漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䴀甀猀攀甀猀 ⠀䤀䈀刀䄀䴀⤀ 焀甀攀  爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 倀漀氀琀椀挀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䴀甀猀攀甀猀 攀 焀甀攀 瀀漀搀攀 瀀漀爀 椀猀猀漀 漀昀攀爀攀挀攀爀 最爀愀渀搀攀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀攀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀⸀ O ambiente tecnológico, que possui influência tanto sobre o conteúdo midiático (acervo) quanto em sua comunicação e divulgação (através das redes sociais), também foi estudado. Percebemos a pouca utilização dos novos aparatos tecnológicos, comunicacionais, nas atrações promovidas pelo museu e também em sua divulgação. O Museu não possui, por exemplo, nenhuma atividade interativa, sensorial, que permita ao público literalmente sentir aquilo que é exposto. Tampouco sua atuação nas redes sociais é forte e relevante ਀伀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀 瀀攀挀甀氀椀愀爀㨀 愀 爀攀最椀漀 愀洀愀稀渀椀挀愀⸀ 儀甀攀 猀攀 挀愀爀攀渀琀攀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀椀猀琀愀猀 瀀漀爀 甀洀 氀愀搀漀Ⰰ 瀀漀戀爀攀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀愀 爀攀渀搀愀 洀搀椀愀 搀攀 猀甀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀  爀椀挀愀 攀洀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 攀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 挀愀洀椀渀栀漀猀 栀戀爀椀搀漀猀 攀渀琀爀攀 琀爀愀搀椀漀Ⰰ 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 椀洀瀀攀搀攀洀 漀 爀攀搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀 瀀愀爀愀 甀洀 攀猀瀀愀漀 瘀椀瘀漀Ⰰ 搀攀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 琀爀愀愀洀漀猀 愀焀甀椀 愀渀氀椀猀攀猀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀  ਀㔀⸀㄀ 䴀愀挀爀漀愀洀戀椀攀渀琀攀 ਀倀愀爀愀 攀猀琀愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 攀砀琀攀爀渀愀 愀漀 䴀甀猀攀甀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀 愀洀攀愀愀猀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 挀漀洀漀 搀攀洀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 猀椀琀甀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 琀愀洀戀洀 攀挀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 挀漀渀猀甀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀 挀漀洀漀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀  Os autores Silva, Araújo e Souza (2007) explicam que o consumo cultural está diretamente relacionado à escolarização da sociedade. Quanto maior o nível educacional da pessoa, maior referência cultural ela terá, consequentemente, isso irá refletir no consumo familiar também.਀ O mesmo raciocínio vale para as atividades do espetáculo vivo, que, além dos hábitos próprios advindos da prática, também são acompanhadas por domínio de códigos culturais e textuais mais exigentes, advindos ou da maior frequência aos eventos culturais ou do treinamento escolar. (SILVA; ARAÚJO; SOUZA, 2007, p. 120).਀ Em relação aos museus por exemplo, é possível dizer que um alto nível de escolaridade está presente no perfil dos públicos visitantes, o que em alguns casos acaba sendo incorporado uma imagem elitista dos museus. A professora Mariza Mokarzel, em entrevista para este trabalho, acredita “que os museus não sejam elitistas, no entanto, muita gente mais simples tem medo, não sabem se podem entrar. Isso é uma questão de educação, o que reflete na importância do processo educativo das pessoas desde a infância”. ਀䄀 愀甀琀漀爀愀 䐀愀戀甀氀 ⠀㈀  㠀⤀ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀 猀漀戀爀攀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀洀 挀攀渀琀爀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 焀甀攀 猀攀甀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 瘀漀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 漀戀爀愀猀 攀砀瀀漀猀琀愀猀 漀甀 搀愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 瘀椀瘀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀猀琀琀椀挀愀  瀀爀漀昀甀渀搀愀⸀ 䐀椀稀 攀氀愀 焀甀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀漀搀攀 椀爀 愀漀 甀洀 洀甀猀攀甀 攀 琀攀爀 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 ᰀ攠砀琀攀爀渀愀ᴀ†愀 椀猀猀漀Ⰰ 猀攀樀愀 挀漀洀漀 甀洀 挀愀猀愀氀 渀愀洀漀爀愀渀搀漀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 昀愀稀攀渀搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 甀洀愀 昀愀洀氀椀愀 椀渀搀漀 瀀愀猀猀攀愀爀 漀甀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 愀洀椀最漀猀 昀漀琀漀最爀愀昀愀渀搀漀⸀ O ambiente político interfere por conta dos investimentos que dependem diretamente da gestão governamental. Exemplo disso foi a promessa de uma nova sede para o MIS-PA, no Palacete Faciola, em comemoração aos seus 45 anos, porém o fato é que na prática não nenhuma previsão para efetiva de quando isso aconteceria.਀䴀漀欀愀爀稀攀氀Ⰰ 愀椀渀搀愀 攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 挀攀渀爀椀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 搀漀猀 洀甀猀攀甀猀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀 焀甀攀㨀 ਀䠀漀樀攀 漀 焀甀攀 猀攀 瘀 猀漀 洀甀猀攀甀猀 洀愀氀琀爀愀琀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 昀椀猀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀Ⰰ 椀氀甀洀椀渀愀漀 愀琀 搀愀 猀甀愀 瀀椀渀琀甀爀愀⸀ 준 瘀椀猀瘀攀氀 漀 挀攀爀琀漀 愀戀愀渀搀漀渀漀 焀甀攀 攀氀攀猀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀⸀ 䔀甀 愀挀栀漀 焀甀攀 琀愀氀瘀攀稀 攀氀攀猀 爀攀猀椀猀琀愀洀 瀀攀氀愀 昀漀爀愀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀氀椀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 漀甀 焀甀攀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 搀攀 愀氀最甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 愀焀甀椀氀漀 渀漀 猀甀挀甀洀戀愀⸀ ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 搀攀猀挀爀椀琀漀 瀀漀爀 䴀漀欀愀爀稀攀氀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀挀漀渀洀椀挀漀 搀漀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀Ⰰ 洀愀猀 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀 挀漀洀漀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 匀攀 漀 䴀甀猀攀甀 猀攀 爀攀椀渀瘀攀渀琀愀爀 攀洀 甀洀 瀀爀搀椀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀Ⰰ 愀戀爀椀爀 猀甀愀猀 瀀漀爀琀愀猀 瀀愀爀愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀爀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀攀猀 攀 愀挀攀爀瘀漀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 挀漀洀漀 甀洀 洀甀猀攀甀 椀渀漀瘀愀搀漀爀 攀洀 猀甀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀渀搀漀 攀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 愀琀 挀漀戀爀愀爀 琀愀砀愀猀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀猀椀琀愀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀樀甀搀愀爀椀愀 愀 洀愀渀琀ⴀ氀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀挀漀爀爀攀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 洀甀猀攀甀猀 瀀攀氀漀 瀀愀猀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀渀搀漀 愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 攀洀瀀爀攀最漀Ⰰ 爀攀渀搀愀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 漀 琀甀爀椀猀洀漀⸀ Outro órgão que se relaciona com este ambiente é o IBRAM. O Instituto pode oferecer grandes oportunidades no incentivo para o MIS e na melhoria da sua atuação museológica, através de ações e programas de financiamento.਀一漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀Ⰰ 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 洀攀氀栀漀爀攀猀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀愀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀 最攀爀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 甀洀 猀椀琀攀 漀昀椀挀椀愀氀 瀀漀搀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 渀漀瘀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀猀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀⸀ 一攀猀琀攀 洀攀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀 漀 洀甀猀攀甀 愀戀爀愀渀樀愀 琀愀洀戀洀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 甀猀漀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀漀 搀漀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 愀挀攀猀猀漀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀爀漀樀攀攀猀 搀攀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 挀漀洀 昀漀渀攀猀 搀攀 漀甀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀甀搀椀漀 搀攀 洀切猀椀挀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀  No ambiente sociocultural, podemos observar diversas iniciativas de âmbito cultural e educativo têm sido realizadas e chamando atenção do público paraense, como o Projeto Circular, o qual promove atividades em vários pontos da cidade, mobilizando processos educativos e socioculturais para jovens e adultos. Alguns museus do SIM apoiam e participam do projeto como o Casa das Onze Janelas (COJAN), o Museu do Estado do Pará (MEP), o Museu do Círio, e os Museus do Forte do Presépio e de Arte Sacra (MAS), além do patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e realização do Ministério da Cultura . ਀䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀猀琀攀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀攀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 最爀愀渀搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀椀爀挀甀氀攀洀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀 攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 最愀爀愀渀琀椀渀搀漀 甀洀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 攀搀甀挀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䤀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀 漀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀 渀漀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀 渀攀猀猀愀猀 愀攀猀 攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀⸀  O irônico é que mesmo quando outros museus do SIM estão em projetos como esses o MIS-PA acaba ficando de fora. Dessa forma, é possível pensar para o MIS-PA, programações que possam expandir sua experiência com novos públicos e artistas que surgem a todo o momento. ਀ 5.2 Microambiente਀ No seu ambiente interno, consideramos alguns pontos que já foram mencionados no início deste estudo e ainda, para esta análise destacamos alguns fatores que foram observados na visitação da 14° Semana de Museus. ਀䌀漀洀漀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 漀 䴀甀猀攀甀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 瘀愀猀琀漀 愀挀攀爀瘀漀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 洀攀洀爀椀愀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀⸀ 吀漀搀愀瘀椀愀Ⰰ 猀甀愀 氀椀洀椀琀愀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 漀 搀攀猀昀愀瘀漀爀攀挀攀⸀ 伀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀愀 瀀漀甀挀愀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀 愀氀最甀洀愀猀 攀砀瀀漀猀椀攀猀 搀攀 猀攀甀 愀挀攀爀瘀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 攀 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀 焀甀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 漀挀漀爀爀攀洀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 洀甀猀攀甀猀 搀漀 匀䤀䴀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 猀攀搀攀 瀀爀瀀爀椀愀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 洀甀搀愀渀愀 瀀愀爀愀 漀 倀愀氀愀挀攀琀攀 䘀愀挀椀漀氀愀⸀ Em nossa análise da 14° Semana dos Museus, o evento se mostrou fundamental para a percepção dos problemas de comunicação do MIS-PA. A presença quase que inexistente de público foi impactante. Percebemos ainda que mesmo o público de pesquisadores (talvez o público prioritário atualmente) parecia desconhecer atividades e eventos promovidos pelo Museu.਀䔀猀琀爀愀渀栀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀Ⰰ 愀椀渀搀愀 栀漀樀攀Ⰰ 渀漀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀 渀攀渀栀甀洀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀愀 愀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀⸀ 匀甀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀  瀀爀椀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 昀攀椀琀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀攀 椀猀猀漀 攀 猀漀昀爀攀 瀀漀爀 渀漀 栀愀瘀攀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀Ⰰ 搀愀渀搀漀 愀 攀猀猀攀猀 攀猀瀀愀漀猀 甀洀 愀爀 猀攀洀瀀爀攀 搀攀猀愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀 焀甀攀  爀攀昀漀爀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀猀愀爀洀漀渀椀漀猀漀 攀 瀀漀甀挀漀 搀椀渀洀椀挀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 氀椀洀椀琀愀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 椀渀猀攀爀攀猀 搀攀 洀搀椀愀猀 搀攀 洀愀猀猀愀 琀愀洀戀洀 猀攀爀椀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 甀洀 愀氀挀愀渀挀攀 愀椀渀搀愀 洀愀椀漀爀⸀ ਀䄀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 猀甀愀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 挀漀洀 瀀攀爀昀椀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 ⠀瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 洀攀猀琀爀攀猀Ⰰ 搀漀甀琀漀爀攀猀 攀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀⤀Ⰰ 攀 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 ㌀  愀渀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀攀渀猀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 攀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 洀切猀椀挀愀Ⰰ 愀爀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀漀琀愀洀漀猀 焀甀攀 渀愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 ᰀ挠甀爀琀攀洀ᰀⰠ 挀漀洀攀渀琀愀洀 攀⼀漀甀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀 攀猀猀攀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 猀漀 瘀椀渀挀甀氀愀搀愀猀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀  匀攀挀甀氀琀⸀ 伀 焀甀攀 搀攀 猀愀搀愀 昀椀挀愀 挀氀愀爀漀 愀 搀椀猀琀渀挀椀愀 搀漀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 樀 瘀椀猀琀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀洀漀猀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 焀甀攀 漀 䴀甀猀攀甀 搀愀 䤀洀愀最攀洀 攀 搀漀 匀漀洀 瀀愀爀愀攀渀猀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀Ⰰ 愀琀攀渀琀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 焀甀攀 攀猀琀攀 洀甀猀攀甀 瀀漀猀猀甀椀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀爀 愀琀甀愀渀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 搀漀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 攀 椀猀猀漀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 猀攀甀 最爀愀渀搀攀 愀挀攀爀瘀漀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀搀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀攀氀愀 洀攀洀爀椀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 漀 昀甀琀甀爀漀 焀甀攀 攀氀攀猀 愀瀀漀渀琀愀洀⸀ 吀漀搀愀瘀椀愀Ⰰ 漀 䴀䤀匀ⴀ倀䄀 猀漀昀爀攀 瀀漀爀 渀漀 瀀漀搀攀爀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 愀洀瀀氀愀洀攀渀琀攀 猀攀甀 爀椀挀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 焀甀攀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 愀渀漀猀 琀攀洀 猀椀搀漀 攀猀焀甀攀挀椀搀漀 攀 愀瀀愀最愀搀漀 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀猀⸀  Compreendemos que o Museu talvez não possua verbas abundantes para remodelar de uma única vez suas atividades. As deficiências que o MIS-PA possui não é somente reflexo de uma má gestão, mas sim da ausência de uma política cultural ampla e estruturada que converse com outros órgãos do estado e setores privados. ਀䌀漀洀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀洀漀猀 焀甀攀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 䴀甀猀攀甀 搀愀 䤀洀愀最攀洀 攀 搀漀 匀漀洀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀愀洀 漀 焀甀愀渀琀漀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 漀猀 洀甀猀攀甀猀 愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 攀 愀琀甀愀椀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 琀愀椀猀 洀甀搀愀渀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀 爀攀瘀攀爀 洀愀渀攀椀爀愀猀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 猀攀甀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀⸀ 䔀猀猀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 琀愀洀戀洀 搀攀瘀攀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 猀甀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 攀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 愀挀攀爀瘀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 洀愀渀琀攀爀 漀 攀猀瀀愀漀 瘀椀瘀漀 攀 猀攀洀瀀爀攀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 渀漀瘀漀猀 搀椀氀漀最漀猀 攀 昀愀稀攀渀搀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀
 
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14ª Semana dos Museus - Museu da Imagem e do Som do Pará/SIM/SECULT਀倀爀漀樀攀漀 䌀漀洀攀渀琀愀搀愀㨀 䤀渀琀爀瀀爀攀琀攀猀 搀愀 瀀愀椀猀愀最攀洀 愀洀愀稀渀椀挀愀 渀漀 愀挀攀爀瘀漀 搀漀 䴀䤀匀 ⴀ 䌀漀氀攀攀猀 䜀椀漀瘀愀渀渀椀 䜀愀氀漀 攀 䰀戀攀爀漀 䰀甀砀愀爀搀漀Ⰰ ㈀ ㄀㘀Ⰰ 䈀攀氀洀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀