INSCRIÇÃO: 00671
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT13
 
TÍTULO: MoBelém – O ônibus certo na hora certa
 
AUTORES: Lucas Rocha dos Santos (Universidade Federal do Pará); Manuela do Corral Vieira (Universidade Federal do Pará); Luiz Manoel Nazaré Vilhena (Universidade Federal do Pará); Rodrigo Herênio Franco (Universidade Federal do Pará); Sarah Melo Galvão (Universidade Federal do Pará); Wallace Corrêa Pantoja Junior (Universidade Federal do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: aplicativo, BRT, mobilidade, trânsito,
 
RESUMO
Este paper apresenta o aplicativo de mobilidade "MoBelém", produzido no módulo Laboratório de Criação Publicitária II, que envolveu as disciplinas Branding e Estudos de Comportamento do Consumidor, da Faculdade de Comunicação da UFPA. O Aplicativo busca facilitar a mobilidade das pessoas que utilizam o BRT como sistema de transporte. A questão da mobilidade urbana é um problema na maioria das capitais brasileiras, inclusive em Belém, localizada no meio da região Amazônica, que apresenta demandas sociais de qualquer grande capital, sobretudo trânsito. Como referencial teórico foram utilizadas as obras de COBRA e KOTLER. Espera-se que o produto desenvolvido beneficie a vida de milhares de cidadãos que usufruem do transporte em Belém e região Metropolitana.
 
INTRODUÇÃO
Os problemas de grave porte dentro dos veículos coletivos são diversos e, em uma cidade com temperatura e umidade elevadas, transitar em coletivos pode ser uma tarefa árdua. Segundo o site Ponto de Pauta (2012), "O BRT é, basicamente, um sistema de ônibus articulados ou biarticulados que trafegam em uma via especial, segregada, com o embarque e desembarque em nível na plataforma". Sendo uma solução viável para o trânsito em Belém. O aplicativo MoBelém é uma forma bastante eficaz de unir a facilidade desse novo transporte com a praticidade de um aplicativo para celulares onde funciona a partir da rede 3G. A dificuldade de lidar com horários mostra que há uma necessidade de atribuir um planejamento de horário do projeto BRT. De acordo com o Diário do Pará Online (2011), os problemas mais comuns relatados pelos usuários são a grande espera por ônibus em paradas desconfortáveis e a sujeira espalhada pelas frotas belenenses. Em outras cidades com o mesmo problema, surgem algumas alternativas que facilitam a mobilidade urbana, como o Rota Urbana , que funciona ao redor país, o aplicativo METRÔ , que ajuda no deslocamento de trem em São Paulo, dentre outros. O processo de consumo e serviços da sociedade não é algo simples e através de segmentações e suas respectivas características, acaba promovendo assim um melhor resultado na questão da venda de um serviço prestado. Cobra (1994), afirma que a segmentação é uma maneira que empresas atuam no mercado voltado para um público específico que se tem o objetivo de atuar, de acordo com suas peculiaridades. Kotler (2000 p.285) ressalta que "a segmentação geográfica requer a divisão do mercado em diferentes unidades geográficas, como nações, estados, regiões, condados, cidades ou bairros, a empresa pode atuar em uma, em alguma ou em todas as áreas geográficas, prestando atenção nas variações locais". Logo, a segmentação geográfica é uma das mais importantes para entender o funcionamento deste aplicativo.
 
OBJETIVO
Criar uma nova forma de informação para cidadãos belenenses, ou até mesmo turistas, fazendo com que a cidade tenha um novo mecanismo como principal referência de informação de localidades, ruas, avenidas e linhas de ônibus do BRT, inexistente até então, evitando atrasos, imprevistos e até em alguns casos mais graves, acidentes. Aliar ferramentas novas e tecnológicas para tentar ampliar o conforto dos que utilizam transporte público em grandes vias diretamente. Construir uma nova visão de organização de horários, com previsão de chegada e saída pontual, que futuramente pode ser aplicada aos demais ônibus que transitam na Grande Belém. Transformar o cotidiano de milhões de cidadãos belenenses a partir de uma nova ferramenta prática. Com a adição de ferramentas como as abas Reclamações e Achados E Perdidos, o aplicativo também tem como objetivo central criar uma ponte entre os consumidores do transporte público com as empresas e funcionários dos mesmos. Uma nova ferramenta que estabeleça uma comunicação direta ajudando não só quem está se locomovendo pelos novos ônibus do BRT como ajuda também motoristas, cobradores, funcionários da limpeza e coleta de lixo.
 
JUSTIFICATIVA
A elaboração de um aplicativo com propósito, engajado e com a finalidade de contribuir para a melhoria das comunidades é uma forma de pensar no objetivo das universidades e na função social da profissão de publicitário ou qualquer outra. É necessário que o investimento feito por uma sociedade inteira possa ser revertido em benefícios sociais e que esses trabalhos, para além de ensinar métodos e técnicas que transformem o aluno em um bom profissional, possa ultrapassar os muros da universidade. Um dos grandes problemas da população de Belém e da região metropolitana é mobilidade urbana. Segundo dados do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Belém é a terceira pior capital brasileira em bem-estar. A mobilidade urbana é um dos principais quesitos que mede esse índice. Cerca de 1 milhão de passageiros utilizam transporte público diariamente na capital em 1.950 ônibus, segundos dados da SeMOB (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém). Os mais afetados com a falta de urbanização da cidade são trabalhadores e estudantes que precisam se deslocar diariamente quase sempre no mesmo horário para chegar nos seus destinos, enfrentando grandes filas, esperas e ônibus lotados. O MoBelém ajudaria, não solucionando esses casos, mas com informações sobre localização e tempo, fazendo com que o cidadão pudesse ter mais controle do seu tempo e planejamento para sair de casa. Além disso, o aplicativo pode se tornar uma voz dos usuários de transporte coletivo pois estaria em contato direto com a prefeitura. É uma chance de fazer uma maior pressão popular com dados estatísticos e relatos reais de experiências vivenciadas dentro dos veículos. Logo, promover o serviço MoBelém, é necessário analisar a que tipo de público da cidade de Belém está querendo atingir, ao promover o uso do aplicativo a fim de facilitar informações, além de possibilitar uma maior praticidade a respeito dos transportes coletivos e estratégias de marketing que serão utilizadas para convencer as pessoas do benefício do aplicativo. Sendo assim, é necessário avaliar questões que envolvam a população usuária do BRT, a partir de ambientes que estão inseridos no macro ambiente de uma sociedade, circundando assim suas características, ameaças, oportunidades que estejam ligados às forças incontroláveis diretamente e indiretamente nas operações do aplicativo. Partindo desse princípio, tem como necessidade analisar os ambientes demográficos, econômico, tecnológico, político e cultural. Portanto, no ambiente demográfico configuram-se questões como o crescimento populacional, idade, renda e sexo, através de dados estatísticos, e interligando ao MoBelém questões como quantidade exata de ônibus, demandas e ofertas a população. No ambiente demográfico os profissionais de marketing devem estar conscientes do crescimento populacional mundial, das mudanças na composição etária, na composição étnica e nos níveis de instrução; do aumento do número de famílias não tradicionais, das grandes migrações da população e do movimento em direção ao micro marketing, em detrimento do marketing de massa (KOTLER; KELLER, 2005, p. 93). Seguindo assim, outro ambiente a ser analisado e que abrange tanto o aplicativo e a sociedade, o ambiente tecnológico. A tecnologia presente e acelerada na sociedade, traz sustento para implementar o aplicativo, através do Wifi livre nas estações e o uso das redes móveis 3G propiciam para uma considerável diferenciação, além dos serviços prestados em Belém.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A formatação e a disponibilidade do aplicativo foram pensadas para todos os usuários em potencial, desde aquele que tem menos condições e tem um celular inferior até aquele com mais condições e com um aparelho de alta tecnologia e capacidade, por isso o aplicativo foi pensado da forma mais minimalista possível para atender todas as pessoas e que seja leve e não ocupe muito espaço, além de usar pouca franquia de internet, caso o WI-FI do ônibus não esteja funcionando ou de qualquer outro local que a pessoa estará utilizando. Os usuários participarão ativamente do processo de manutenção do aplicativo, enviando comentários, sugestões e até dando notas a cada viagem realizado e o aplicativo poderá fazer a coleta de dados que "Tem por objetivo se obter uma apreciação dos usuários em relação ao sistema interativo. Normalmente, se deseja identificar o nível de satisfação dos usuários com o sistema, o que inclui aspectos como: se eles gostam do sistema, se a aparência estética do sistema é satisfatória, se o sistema faz aquilo que eles desejam, se tiveram algum problema ao usá-lo, e/ou se eles gostariam de (ou pretendem) usá-lo novamente (BARBOSA, 2003 p.32)." Toda essa interação será feita para que os usuários possam ter uma experiência única. O aplicativo estará disponível para todos os sistemas operacionais de smartphones, que segundo o colunista do site PSafe, Rafael Novaes, "Também conhecido como OS, o sistema operacional define quando e qual app irá utilizar cada peça do aparelho, como processador, memória etc. Ele faz a conexão entre o desejo do usuário e as engrenagens necessárias para que o app realize aquele comando. Como tudo é muito rápido, podemos utilizar diversos apps ao mesmo tempo. (NOVAES, 2015)." Para a composição do design da interface do aplicativo e das peças de divulgação foram utilizados processos de brainstorm com várias discussões e ideias do grupo para enfim finalizar através do programa de edição Adobe Illustrator CC. O layout foi desenvolvido de uma forma simples. O conceito do aplicativo foi desenvolvido de forma colaborativa, durante o módulo de Laboratório de Criação Publicitária II, com as disciplinas Branding e Estudos de Comportamento do Consumidor na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará. O aplicativo não foi criado, apenas os seus conceitos de design e funcionalidade e suas peças de divulgação. As peças produzidas foram: ícone e layout do aplicativo e post para página no Facebook, de forma simples e bem detalhada para que os usuários não tenho nenhum tipo de dificuldade para utilizar o aplicativo. Para veicular e promover a utilização do aplicativo serão feitas divulgações através de mídias sociais, principalmente uma postagem no Facebook. Uma parceria com a prefeitura de Belém será necessária para que os usuários da cidade possam conhecer o aplicativo e terem experiência de utilizar o aplicativo, através de um apoio de divulgação institucional dentro dos veículos de comunicação da Prefeitura, principalmente na página do Facebook, afinal muitos servidores públicos municipais utilizam o transporte público diariamente para se locomoverem aos seus postos de trabalho. Com o aplicativo, o público a ser atingido primeiramente será parte da população Belenense, cidadãos de Icoaraci e quem está localizado no trajeto de Icoaraci à São Braz, além de turistas que visitam a cidade e precisam utilizar as rotas do BRT para se locomoverem. A cidade de Belém tem constantes visitações de turistas, principalmente em outubro, na época do Círio de Nazaré, segundo um estudo recente (2016) realizado pelo Ministério do Turismo, através da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cidade de Belém foi classificada como o terceiro melhor destino para se visitar em 2016. Segundo o estudo, a gastronomia é um dos motivos que levou a capital paraense a estar na preferência do público. A lógica que justifica a viabilidade da existência de um serviço ou produto, se dá pelo princípio da necessidade. O aplicativo foi pensado, justamente, a partir da necessidade que os usuários de transporte público na capital e região metropolitana, possuem. Logo, para desenvolvê-lo, a inspiração foi os anseios e as dificuldades diárias dos diferentes tipos de usuários, aliados com referências dos maiores e mais populares aplicativos de mobilidade urbana que já foram citados anteriormente.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
5.1 - Funcionalidade਀伀 䴀漀䈀攀氀洀  甀洀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 椀渀漀瘀愀搀漀爀 攀 瀀椀漀渀攀椀爀漀 渀愀 爀攀最椀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䄀爀琀栀甀爀 䘀愀爀椀愀猀Ⰰ 攀琀 愀氀⸀ ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 漀猀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 猀漀 ᰀ猠漀昀琀眀愀爀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 爀漀搀愀爀 攀洀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 洀瘀攀椀猀 挀漀洀漀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀猀 攀 琀愀戀氀攀琀猀 焀甀攀 猀漀 甀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀猀 搀漀 甀猀甀爀椀漀Ⰰ 攀猀猀攀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 漀甀 攀渀琀爀攀琀攀爀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 漀甀 渀漀 搀攀 愀瀀漀椀漀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀攀 甀洀 挀攀氀甀氀愀爀 挀漀洀漀 挀洀攀爀愀Ⰰ 䜀倀匀Ⰰ 愀最攀渀搀愀 戀氀甀攀琀漀漀琀栀 攀琀挀 ⠀䘀䄀刀䤀䄀匀Ⰰ 攀琀 愀氀⸀ ㈀ ㄀㌀⤀⸀ᴀ A partir dele, a população e todos os tipos de utilizadores de transporte público poderão ter mais facilidade e informação em relação à mobilidade urbana da cidade. As possibilidades que ele oferece são indispensáveis tanto para quem utiliza regularmente os coletivos, quanto para aqueles que nunca utilizaram, a exemplo de turistas.਀䌀漀洀 攀氀攀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 琀爀愀愀爀 猀甀愀 爀漀琀愀 搀漀猀 渀椀戀甀猀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀渀搀漀 愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 愀琀甀愀氀 搀漀 甀猀甀爀椀漀 攀 猀攀甀 搀攀猀琀椀渀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀攀 猀甀最攀爀椀爀 愀猀 氀椀渀栀愀猀 搀攀 渀椀戀甀猀 愀 猀攀爀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 漀 甀猀甀爀椀漀 猀攀爀 愀瘀椀猀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 渀漀琀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀甀 瀀漀渀琀漀 搀攀 搀攀猀挀椀搀愀 攀猀琀 瀀爀砀椀洀漀⸀ 吀甀搀漀 椀猀猀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 䜀倀匀 搀漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 漀 匀椀猀琀攀洀愀 搀攀 倀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 䜀氀漀戀愀氀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䜀漀洀攀猀 ⠀㈀ ㄀ ⤀ 䜀倀匀Ⰰ 猀椀最氀愀 攀洀 椀渀最氀猀 瀀愀爀愀 䜀氀漀戀愀氀 倀漀猀椀琀椀漀渀椀渀最 匀礀猀琀攀洀Ⰰ  甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 渀愀瘀攀最愀漀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 猀椀渀愀椀猀 搀攀 ㈀㐀 猀愀琀氀椀琀攀猀 渀愀 爀戀椀琀愀 搀愀 琀攀爀爀愀⸀ 䄀椀渀搀愀 猀攀最甀渀搀漀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 漀 猀椀猀琀攀洀愀 渀漀 猀漀昀爀攀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 最爀愀琀甀椀琀愀 攀 猀攀洀 椀渀琀攀爀爀甀瀀攀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 甀猀愀爀 漀 䜀倀匀 瀀愀爀愀 猀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀爀 攀 攀渀瘀椀愀爀 愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 攀砀愀琀愀 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 挀漀洀 愀 搀椀猀琀渀挀椀愀 搀漀 搀攀猀琀椀渀漀 椀渀昀漀爀洀愀搀漀⸀  Acessando a aba de horários, o usuário poderá ver a que horas começam e terminam as viagens dos ônibus de forma simples e rápida. Outro recurso de fácil acesso é a aba de itinerários que mostra a rota completa de cada coletivo. O usuário poderá, também, consultar um mapa em tempo real, sem precisar sair do aplicativo, através da aba de mapas.਀䄀氀洀 搀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀洀 䜀倀匀Ⰰ 栀 甀洀愀 愀戀愀 搀攀 愀挀栀愀搀漀猀 攀 瀀攀爀搀椀搀漀猀 渀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 瘀愀椀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 焀甀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀攀洀 漀甀 焀甀攀 瀀攀爀搀攀爀攀洀 漀戀樀攀琀漀猀⸀ 伀甀琀爀漀 猀攀爀瘀椀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀  漀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀戀愀 搀攀 猀甀最攀猀琀攀猀⸀ 一攀氀愀Ⰰ 漀 甀猀甀爀椀漀 瀀漀搀攀爀 搀愀爀 甀洀 爀攀琀漀爀渀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瘀椀瘀椀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 渀椀戀甀猀 愀漀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 猀漀戀爀攀 栀椀最椀攀渀攀Ⰰ 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀 氀椀洀瀀攀稀愀 搀漀猀 渀椀戀甀猀⸀  5.2 – Identidade Visual਀䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀 琀漀爀渀愀爀 愀 渀愀瘀攀最愀漀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀愀搀愀 搀攀琀愀氀栀攀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀猀Ⰰ 渀愀瘀攀最愀漀Ⰰ 挀漀渀攀猀Ⰰ 椀搀椀漀洀愀 攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 挀漀洀 攀猀猀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀⸀ 䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀 搀漀 挀漀渀攀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀爀 渀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 洀漀戀椀氀攀Ⰰ 渀漀 氀愀礀漀甀琀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 猀甀愀猀 漀瀀攀猀 攀 瀀漀猀琀愀最攀洀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 O ícone (Apêndice 1) que aparecerá nos celulares, assim como toda a identidade visual do serviço é simples e objetiva, mostrando apenas logo do serviço com suas cores habituais, ou seja, azul, amarelo e branco. O logo foi criado a partir das cores do BRT Belém, assim como sua parte escrita. Entre a letra “M” e a palavra “Belém” há uma firula que simboliza minimalistamente uma placa de trânsito, ou seja, com uma forma redonda e outra retangular. ਀㔀⸀㌀ ጀ†䰀愀礀漀甀琀 搀漀 䄀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 O layout (Apêndice 2 e Apêndice3) do aplicativo foi desenvolvido para que a navegação do usuário seja a mais objetiva e clara possível. Por conseguinte, assim que entrar no aplicativo com um perfil de usuário ou não, o layout principal mostrará as principais funcionalidades da ferramenta para que, dessa forma, se poupe tempo. A paleta de cores usada se baseia nas próprias da logo da ferramenta, sendo assim, o azul, amarelo e branco. Além das opções principais da ferramenta, ao lado da logo do serviço, a foto do usuário aparecerá para uma navegação personalizada. ਀䄀 瀀漀猀琀愀最攀洀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 ⠀䄀瀀渀搀椀挀攀 㐀⤀ 渀愀 瀀最椀渀愀 搀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 䈀攀氀洀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 搀椀爀攀琀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 挀漀渀栀攀愀洀 攀 猀愀椀戀愀洀 挀漀洀漀 攀 漀渀搀攀 戀愀椀砀愀爀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀⸀ 吀爀愀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 愀渀切渀挀椀漀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀  挀漀渀瘀椀搀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 洀愀椀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 琀攀渀搀攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀 琀攀爀 甀洀 洀愀椀漀爀 渀搀椀挀攀 搀攀 搀漀眀渀氀漀愀搀猀 瀀愀爀愀 甀猀甀爀椀漀猀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ O aplicativo funciona com o apoio da prefeitura, logo, a divulgação também será nos meios de comunicação do município. As dimensões da imagem de apoio da web são 900 por 900 pixels, padrão da rede social Facebook.
 
CONSIDERAÇÕES
Dentre suas finalidades e projeções, o aplicativo tem a missão de transmitir uma novidade, pontualidade e respeito no qual a população permanece carente na realidade da região metropolitana. E consegue, de forma justa, preencher todas as lacunas as quais está responsável.਀倀爀琀椀挀漀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 氀攀瘀攀 攀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀洀 洀愀椀猀 搀攀 㐀 ─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 瀀愀爀愀攀渀猀攀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 猀椀琀攀 䜀㄀ 倀愀爀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀⸀  伀 䴀漀䈀攀氀洀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 攀 愀樀甀搀愀爀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 焀甀攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀 攀 瀀攀搀攀 瀀漀爀 攀猀猀愀 渀漀瘀愀 攀 椀渀琀甀椀琀椀瘀愀 昀甀渀漀⸀ Além disso, é esperado que com o advento deste tipo de plataforma, o aplicativo se torne uma grande referência para outras capitais, ajudando assim populações de outros locais, também necessitadas de um app neste mesmo estilo.਀䄀 挀漀洀漀搀椀搀愀搀攀 搀攀 渀漀 琀攀爀 焀甀攀 猀漀昀爀攀爀 渀猀椀愀 渀愀 攀猀瀀攀爀愀 搀攀 甀洀 渀椀戀甀猀  甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 琀愀洀戀洀 搀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀⸀ 唀洀愀 瀀爀漀樀攀漀 搀漀 昀甀琀甀爀漀 焀甀攀 攀猀琀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀愀 愀漀 爀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀Ⰰ 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 挀漀渀攀挀琀愀 甀猀甀爀椀漀猀 挀漀洀 猀甀愀猀 琀愀爀攀昀愀猀 攀 爀漀琀椀渀愀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀 愀 甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 匀㬀 倀刀䄀吀䔀匀Ⰰ 刀⸀ 䄀瘀愀氀椀愀漀 搀攀 䤀渀琀攀爀昀愀挀攀猀 搀攀 唀猀甀爀椀漀 ጀ†䌀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 䴀琀漀搀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀栀漀洀攀瀀愀最攀猀⸀搀挀挀⸀甀昀洀最⸀戀爀⼀縀爀瀀爀愀琀攀猀⼀最攀开瘀椀猀⼀挀愀瀀㘀开瘀昀椀渀愀氀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㌀ 搀攀 䨀甀氀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀一䔀䤀刀伀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀漀⸀ 倀漀渀琀漀 搀攀 倀愀甀琀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀焀䨀戀砀栀漀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 䨀甀氀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䈀刀䄀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 嘀攀渀搀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ㄀㤀㤀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀椀爀椀漀 伀渀氀椀渀攀 ⠀䐀伀䰀⤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀瀀瀀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀㔀䄀䈀爀礀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 䨀甀氀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀刀䤀䄀匀Ⰰ 䄀㬀 䌀刀唀娀Ⰰ 䌀⸀ 䜀⸀ 嘀㬀 刀䄀䴀伀匀Ⰰ 䔀⸀㬀 䈀䔀䰀준䴀Ⰰ 䨀⸀㬀 匀伀唀娀䄀Ⰰ 䰀⸀㬀 䴀伀刀䤀匀匀伀一Ⰰ 䄀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀㨀 䄀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 䐀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 䴀瘀攀椀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 愀漀 吀甀爀椀猀洀漀 攀洀 䈀攀氀洀 搀漀 倀愀爀⸀ 䤀渀琀攀爀挀漀洀 ጀ†匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀攀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 堀堀 倀爀洀椀漀 䔀砀瀀漀挀漀洀 ㈀ ㄀㌀ ጀ†䔀砀瀀漀猀椀漀 搀愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀娀Ⰰ 䄀⸀䌀⸀倀㬀 吀伀刀刀䔀匀Ⰰ 䤀⸀䜀⸀䔀⸀ 吀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 甀爀戀愀渀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 刀椀洀愀⸀ 匀漀 䌀愀爀氀漀猀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀㄀ 倀愀爀⸀ 䴀愀椀猀 搀攀 㐀 ─ 搀漀猀 瀀愀爀愀攀渀猀攀猀 甀猀愀洀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 洀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀最氀漀⸀戀漀⼀㄀䨀愀昀㜀昀㤀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㈀ 搀攀 䄀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀㄀ 倀愀爀⸀ 倀愀猀猀愀最攀椀爀漀猀 搀攀渀甀渀挀椀愀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 渀漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 䈀攀氀洀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀ 䌀䬀甀㈀儀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㈀ 搀攀 䄀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 吀⸀ 匀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 䜀倀匀㨀 䌀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 伀瀀攀爀愀漀 攀 䌀漀渀昀椀最甀爀愀漀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀椀猀琀爀椀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀⸀ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最㨀 愀 攀搀椀漀 搀漀 渀漀瘀漀 洀椀氀渀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一伀嘀䄀䔀匀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 䔀渀琀攀渀搀愀 漀猀 猀椀猀琀攀洀愀猀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀椀猀 洀漀戀椀氀攀⸀ 匀椀琀攀 倀匀愀昀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀搀㘀䄀 䠀娀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㈀ 搀攀 䄀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀漀 䐀愀猀 䴀攀琀爀瀀漀氀攀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀砀㘀堀椀倀䄀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㈀ 攀㌀ 䄀戀爀椀氀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀