ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00696</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vinheta  Mundo Publicitário </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;IVO MATEUS MGURABI BARROS (UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA); MAÍLSON LIMA SILVA (UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA); ALEXANDRE LÚCIO FERNANDES (UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA); DIÓGENES QUEIROZ RIBAS (UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA); WILLAMES JOSÉ DA SILVA (UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA); ADRIANA ZANKI CORDENONSI (UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA); SUÉLLEN LEMOS (UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA); VALÉRIA MEDINA VILAÇA (UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA); FLÁVIO PLUHAR MIYATA (UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA); MAURO CÉSAR DA ROCHA POMPEO (UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Vinheta, YouTube, Mundo Publicitário, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho a seguir descreve o processo de criação e produção de uma vinheta para as aberturas dos vídeos do canal do YouTube "Mundo Publicitário", criado por discentes do 5º período de Publicidade e Propaganda da faculdade Uniron, com o intuito de explanar as peculiaridades da área publicitária. Tendo em conta o target primário do canal  estudantes de ensino médio que estão em fase de definição de carreira  , a proposta da vinheta foi de sintetizar em sete segundos a ideia central do canal de forma jovem e descontraída. Para isso, foram escolhidos ícones que representam as múltiplas vertentes e ferramentas utilizadas no meio publicitário, dispostas de tal maneira que formam, pela psicologia de Gestalt, um globo que representa o mundo publicitário. Além disso, foi utilizada trilha sonora com estilo jovial.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O YouTube e&#769; um dos sites mais acessados diariamente no mundo, uma plataforma de amplo acesso, estando entre as mais utilizadas para compartilhamento de vídeos on-line. Ou seja, com muita influência. Dantas (2016), explica que, a palavra  youtube foi feita a partir de dois termos da língua inglesa:  you , que significa  você&#770; e  tube , que provém de uma gi&#769;ria que muito se aproxima de  televisão . Em outras palavras, seria a  televisão feita por você . Com essa premissa, cada vez mais pessoas, além de assistirem, passam a depositar vídeos na plataforma. Além disso, o investimento realizado pelos chamados youtubers na produção de vídeos para a plataforma é cada vez maior. Equipamentos de alta qualidade, trilhas sonoras e vinhetas bem elaboradas são ferramentas utilizadas para atrair a atenção do internauta. Atualmente, é indiscutível a importância do YouTube para a difusão de conhecimentos. Além disso, a internet é considerada a ferramenta da atualidade que os estudantes mais utilizam para realizar suas pesquisas, ou seja, todo e qualquer tipo de estudo de modo mais rápido, eficiente, para obter um vasto número de informações, contribuições, notícias e dados (BOTELHO, GOMES E SILVA, 2011). Baseado nestes argumentos, o canal  Mundo Publicitário surgiu com o intuito de apresentar didaticamente, através de vídeos criativos e interessantes, as características e curiosidades do mercado publicitário, tornando-se assim um espaço estratégico de divulgação do curso de Publicidade e Propaganda da Uniron. O seguinte trabalho reconstitui os passos realizados para a produção da vinheta utilizada nos vídeos do canal  Mundo Publicitário .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Geral: O objetivo central desse trabalho é descrever o processo de concepção e produção de vinheta de identificação, que deverá ser utilizada em todos os vídeos do canal 'Mundo Publicitário'. Específicos: " Sintetizar, em sete segundos, a ideia central do canal, que é de apresentar conteúdo relacionado às áreas da publicidade, de forma criativa e interessante para o público-alvo; " Estabelecer uma identidade visual para os vídeos do canal 'Mundo Publicitário', de modo que, quem assista a vinheta, saiba de qual conteúdo se trata; " Criar vínculo com o público-alvo, que, primariamente, são alunos do ensino médio, em fase de definição de carreira, e de forma secundária, publicitários, designers, administradores, jornalistas, empreendedores e outros profissionais relacionados; " Produzir/criar vídeos para o canal no YouTube sobre temas relacionados ao mundo publicitário; " Divulgar o curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda da faculdade Uniron, com o intuito de ampliar a procura pelo curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento deste trabalho integra as componentes do quarto semestre de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da faculdade Uniron. São elas: Criação Publicitária, Planejamento em Publicidade e Propaganda, Produção Audiovisual, Produção Gráfica e Redação Publicitária. A cada semestre, um trabalho integrado é proposto pelos docentes com o intuito de colocar em prática todas as disciplinas em um só produto ou processo, de forma integralizada. Para o semestre em questão, o desafio foi de criar um canal na plataforma YouTube, com vídeos que abordassem temas sobre o mundo da publicidade e da propaganda. O canal "Mundo Publicitário" veio com a proposta de inserir os alunos no processo integral de produção audiovisual, desde roteirização até a edição, onde cada um pôde fazer parte das diversas etapas do processo, bem como aplicar a teoria na prática. Os papéis distribuídos foram de diretor, produtores, atores/apresentadores, roteiristas, editores, operadores de câmera, entre outros, com orientação de docentes habilitados. Dentre os processos realizados durante a execução do trabalho, está a concepção e produção da vinheta que seria utilizada em cada vídeo postado no canal. A ideia era a de vincular a identidade visual do canal aos vídeos, de forma que, quando o espectador visse a vinheta, conseguisse com facilidade identificar o teor do conteúdo abordado e de que canal se trata. O trabalho se torna de extrema importância, por encorajar os alunos a uma vivência prática da produção audiovisual, além de levantar questões fundamentais na publicidade, como: " a semiótica, principalmente quando se trata de produtos que utilizam signos para comunicar uma mensagem, no caso da vinheta, com a utilização de ícones gráficos que representam símbolos do mundo publicitário, numa tentativa de sintetizar em sete segundos todo o conteúdo que será abordado no canal em questão; " a psicologia de Gestalt, outro tópico bastante abordado na publicidade e que pode ser observado na vinheta, de forma que cada ícone isolado tem um significado específico, mas quando são aplicados de maneira uniforme, representam um planeta, trazendo referência ao nome do canal; " princípios do design gráfico também podem ser referenciados, como o da proximidade e do contraste, todos bem aplicados durante toda a reprodução da vinheta; " na edição, animações intuitivas, como a da frase 'Um giro pela publicidade', que executa movimento circular em torno do globo, fechando o conceito da própria frase, que é slogan do canal; " a utilização da criatividade e execução do processo criativo na concepção da vinheta, com o desafio de criar um produto intuitivo, que, apesar da curta duração, expressasse de forma clara e direta a ideia central do canal, entre outros, abordados ao longo deste trabalho. Os itens acima demonstram o potencial do trabalho, que é de trazer à tona questões de fundamental importância para o profissional de publicidade e propaganda e que certamente os alunos se depararão de forma frequente no mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Brainstorming e criação Para a criação de um canal de vídeo institucional para o curso de Publicidade e Propaganda da faculdade Uniron, foi elaborado primeiramente um briefing, onde situamos a Faculdade Uniron como cliente, bem como o posicionamento e histórico do curso no mercado. Com a definição dos objetivos, o grupo fez uma análise de canais concorrentes que abordam a mesma temática, o ambiente digital sob a perspectiva potencial dos canais da Instituição e do curso de Publicidade e Propaganda, além de traçar bem o público-alvo pretendido pelo vídeo. Foi pensado nas estratégias quanto à divulgação e o tom da comunicação; o briefing deu a direção necessária para a definição das características a serem estudadas, bem como os temas possíveis de serem tratados dentro do ramo da publicidade, além ainda, da formulação de um plano de ação que conduzisse o desenvolvimento correto que seriam produzidos. Uma pesquisa com questionário qualitativo e quantitativo, junto a possíveis usuários do canal foi realizada, o que serviu para auxiliar na tomada de decisões e no estabelecimento de estratégias em diversos aspectos dos vídeos do canal, como o tempo de duração, a qualidade, o conteúdo e a linguagem. Permitiu conhecer melhor o público-alvo, e ajudou na preparação, organização e estruturação do canal, diminuindo assim a margem de erros nas tomadas de decisões. Esta é uma etapa essencial no processo, conforme afirma Lupetti (2010, p. 27):  É um processo contínuo, organizado e sistemático, capaz de fornecer elementos de julgamento para o futuro, de forma a tomar decisões que minimizem riscos . Paulino e Moura (2016, p. 1) afirmam que as vinhetas "apresentam signos representativos, na maioria das vezes, relacionados ao conteúdo narrativo nuclear do programa". Visto que já tínhamos o nome do canal, repassado por um dos docentes, fez-se necessário materializar o conceito em uma vinheta. Imagem e significação Foram utilizados diversos ícones para representação de características do mundo publicitário. Segundo Joly (1994, p. 38), "o ícone corresponde à classe dos signos, cujo significante possui uma relação analógica com aquilo que ele representa". Cada ícone adicionado na vinheta foi escolhido com o intuito de remeter o espectador ao mundo publicitário, como ícones que representam softwares utilizados por publicitários, ícones de redes sociais, como facebook, ícones que remetem a equipamentos utilizados na área de publicidade, como filmadora, câmera fotográfica, computador, entre outros. Joly ainda salienta que "Considerar a imagem como uma mensagem visual composta de diferentes tipos de signos equivale (...) a considerá-la como uma linguagem e, portanto, como um instrumento de expressão e de comunicação. Quer ela seja expressiva ou comunicativa, podemos admitir que uma imagem constitui sempre uma mensagem para o outro, mesmo quando este outro é o próprio autor da mensagem. É por isso que uma das precauções necessárias a tomar para melhor compreender uma mensagem visual é procurar para quem ela foi produzida." (JOLY, 1994, p. 61) Semiótica O papel da semiótica é de estudar os fenômenos culturais, analisar os signos em geral, tanto linguísticos, quanto semióticos. É ela quem ajuda a expressar e compreender a imagem como ela comunica a mensagem. Santaella (1984) afirma que o objetivo da semiótica é de investigar todas as linguagens possíveis. Não qualquer linguagem e sim aquelas que constituem fenômeno que produzem significado. A finalidade da semiótica baseia-se em estudar qualquer sistema sígnico, incluindo ícones, trilhas sonoras e cores, no qual está sendo apresentado neste trabalho. Psicologia de Gestalt Os princípios de sistematização da psicologia de Gestalt evidenciam a maneira de as pessoas perceberem itens visuais como modelos organizados e conjuntos, ao invés de seus elementos separados. Gestalt vem do alemão e sua tradução para o português se aproxima de "configuração" ou "padrão". Para Bock, Furtado e Teixeira (1999, p. 63), "a Psicologia da Gestalt (...) vê a aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, onde o todo tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido." De acordo com essa teoria, há seis fatores principais que determinam como o ser humano agrupa itens de acordo com a percepção visual. Na vinheta produzida, podemos observar dois deles: proximidade, que afirma que itens próximos um do outro tendem a ser agrupados visualmente; e semelhança, onde itens semelhantes também tendem a ser associados pelo cérebro. Design gráfico São quatro os princípios básicos do design gráfico: proximidade, alinhamento, contraste e repetição (WILLIAMS, 1995). Cada um pode ser observado no design gráfico utilizado na vinheta. Seguindo o princípio da proximidade, itens relacionados entre si devem ser agrupados, a fim de se tornarem uma unidade visual e reduzir a desordem, o que pode ser observado nos ícones que formam o globo. Já o alinhamento, que afirma que nada pode ser disposto de forma arbitrária, é encontrado na disposição das linhas de fundo, na disposição dos ícones e na centralização do globo e das palavras. A escolha da cor preta e mesma textura para ilustrar todos os ícones da imagem sem perder a harmonia caracteriza o princípio de repetição. E por fim, o princípio do contraste, que é amplamente observado na diferença de cores do fundo, em tons de amarelo, para as cores dos ícones e tipografia, a preta. Edição A edição da vinheta pode ser considerada exploratória, conforme explana Martinho (2009, p. 28): "A edição é uma tarefa comum na produção de vídeo e refere-se à etapa em que são ordenados os vários segmentos, por vezes com efeitos e transições de forma a obter o resultado pretendido. Também é tida em conta a pós-produção que permite adicionar ao vídeo efeitos especiais e música. Pode ter objetivos concretos como no caso do cinema, onde se tenta construir uma história assente na narrativa e é necessário dar uma ordem aos vídeos, ou simplesmente objetivos tidos como exploratórios, onde se usa a edição como mecanismo para explorar a criatividade." Primeiramente o design gráfico foi elaborado no Adobe Photoshop e depois animado no software Vegas Pro 13.0, utilizando recursos básicos como efeitos de entrada específicos que gerem a sensação desejada. A trilha sonora utilizada foi adquirida no YouTube e não possui direitos autorais, para que não houvesse restrições de exibição na plataforma.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção da identidade visual e vinheta do canal Mundo Publicitário foi realizada em fases. A primeira consistiu na pesquisa e coleta de materiais relacionados à área publicitária, como leitura de artigos e livros sobre publicidade, branding, identidade visual, livros sobre produção audiovisual e artigos sobre YouTube e vídeos-online. O intuito foi aprofundar no tema e identificar elementos que poderiam estar inseridas na conceituação e idealização da identidade visual de um canal para o YouTube com a temática publicitária. Seguido a isso, o grupo realizou estudo de marcas, fez visitas a canais no Youtube, preferencialmente a canais com uma abordagem semelhante ao Mundo Publicitário, com temas semelhantes ou relacionados. Ainda nesta primeira fase, o grupo fez consulta aos conceitos do canal Mundo Publicitário e no conhecimento melhor sobre compartilhamento de vídeos on-line e do público-alvo. Para isso, o grupo consultou o briefing de criação do canal e a pesquisa realizada com público, de modo a identificar assertivamente os valores propostos na criação do Mundo Publicitário, e juntar o máximo de elementos possível para uma elaboração mais precisa da identidade visual do canal. A próxima fase consistiu na criação propriamente dita da identidade visual, com esboço de traços e modelos de marcas adequadas ao direcionamento proporcionado pelo briefing. Seguindo os conceitos de originalidade, significado e lembrança, o passo a passo da criação contemplou reflexões sobre a forma da marca, o estilo tipográfico, a direção de arte envolvida e a escolha das cores. O objetivo central foi encontrar traços e ideias que inspirassem os conceitos identificados no briefing, para a formulação de uma marca que estivesse sensivelmente ligada a vários elementos relacionados ao mundo da publicidade. Nesta fase, buscou-se compreender o canal Mundo Publicitário, observando o alcance do seu significado como canal de vídeos online, possibilitando aliar a estética da identidade visual à sua proposta. Algumas questões foram levantadas para o desenvolvimento da identidade visual. Estes princípios orientaram a melhor concepção da marca. Foram considerados questionamentos sobre o conceito, a legibilidade, a personalidade, a contemporaneidade, a memorização e o uso. A resposta desses itens ajudou a definir um caminho, evitando interpretações subjetivas. A partir desta compreensão foi possível concluir o processo de criação da marca do Mundo Publicitário. Descrição técnica da vinheta -Dados de vídeo: Formato: Main Concept AVC/AAC (.mp4) HD 720p Dimensões: 1280x720 pixels Taxa de quadros: 29,97 Sistema de cor: NTSC Proporção de pixels: 1,0000 -Dados de áudio: Sistema de áudio: Estéreo Taxa de amostragem: 48.000Hz Taxa de bits: 192.000bps Descrição detalhada da vinheta A vinheta possui sete segundos de duração. No início, fundo amarelo, com listras laranjas e bolhas brancas em movimento sobrepostas. Este fundo é utilizado durante todo o tempo de vídeo. De trilha sonora, temos a música "Donors", de composição da banda "Letter Box". A música está disponível na biblioteca de áudio digital da própria plataforma YouTube e não possui direitos autorais, evitando assim futuros impedimentos de visualização no vídeo. É bem alternativa e seu estilo se assemelha ao punk rock. Em seguida, surge o título "Mundo Publicitário" em letras maiúsculas. Aqui foi utilizada a fonte  Heavitas , tipografia sans serif (sem serifa), por dar maior legibilidade. É uma fonte com peso Bold, para deixar o título forte e visível, bem destacada. Na letra "o" da palavra "mundo", há um ícone de play em cor laranja, e de repente um ícone de mouse, a "mãozinha" surge em movimento, dando a impressão de que uma pessoa está manuseando o mouse, que dá cliques no ícone de play. A cada clique, a cor da tipografia muda, primeiro para um tom avermelhado, depois azul, verde, roxo, rosa e por fim, novamente o preto. Enquanto acontecem os cliques, também aparecem os ícones representativos do mundo publicitário. Eles aparecem de forma lenta e vão acelerando. Os itens relacionados entre si estão agrupados e aproximados para dar a sensação de conjunto. Sua composição segue conceitos da psicologia da Gestalt. A lei da Proximidade, onde partes próximas e unidas são vistas como um grupo; Continuidade, elementos alinhados de forma harmônica. E a lei da pregnância, o princípio da simplificação natural da percepção. Sua organização foi feita de forma equilibrada e circular, para melhor assimilação da imagem, quanto à sua relação com a forma de globo. No total, cinquenta e dois itens compõem a imagem. Descrevemos os ícones em grupos para facilitar a compreensão: " ícones de redes sociais: YouTube, Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp; " ícones de softwares: Adobe Photoshop e Adobe Illustrator; " ícones de equipamentos: computador e teclado, rádio, máquina fotográfica antiga e atual, megafone, câmera filmadora, claquete, obturador, microfone; " ícones de criatividade: cérebro, lâmpada (ideia), nota musical e paleta de cores e pincel; " ícones subjetivos: setas para esquerda (rebobinar, comum nos antigos videocassetes), planeta terra, cloud (armazenamento em nuvem), alvo, pessoas interagindo, balões de diálogo, despertador, xícara de café, geolocalização, lápis, clipe de papel, carrinho de supermercado, pessoa desenhando, calendário, etiqueta (tag), antena parabólica, alfinete, tela de apresentação, download, moeda, engrenagem e envelope. Depois que todos os ícones já estão presentes, percebe-se o formato de mundo. Em seguida, o mundo faz movimento circular em torno de si mesmo, enquanto que o slogan "Um giro pela publicidade" gira em torno do planeta. Seu conceito estabelece a mensagem de que os vídeos do canal darão um  passeio pelo assunto, abordando de maneira ampla e simples, mas com linguagem acessível os temas e conceitos da área de publicidade e propaganda e a animação reforça a ideia. Uma faixa laranja aparece ao fundo da palavra "Publicitário", cumprindo função do design gráfico de dar o contraste, além de funcionar como anúncio, relacionando-se com o tema. Depois que todos os elementos já estão presentes na peça, a música se encerra e é aplicado um zoom suave que encerra a vinheta. As cores escolhidas para a marca foram o preto e o laranja. O preto por representar força, elegância e modernidade e o laranja por ser uma cor vibrante, não tão intensa, e que representa jovialidade, alegria e criatividade (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2012). A junção das duas criou o contraste necessário para dar visibilidade suficiente à marca. O canal  Mundo Publicitário Uniron encontra-se hospedado no seguinte endereço: http://www.youtube.com/channel/UCgdDX191mbau7gz6ohmIGRg.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O referido trabalho serviu de experiência para os acadêmicos do quarto período de Publicidade e Propaganda, pois puderam entrar em contato com a produção audiovisual, desde sua concepção até a produção do produto final. O trabalho proporcionou aos alunos o desenvolvimento intelectual nas diversas áreas na atuação publicitária, sobretudo na concepção de uma vinheta, dando vivência nas etapas necessárias para o desenvolvimento de uma produção audiovisual. O processo de criação e desenvolvimento deste projeto possibilitou a imersão na prática dos conteúdos. Exercer a criatividade na elaboração da vinheta do canal e também na criação de logotipo, slogan, temas, conceitos, entre outros. A cada semana uma nova etapa foi sendo concluída. Todas as decisões eram tomadas em equipe onde todos poderiam dar sugestões e opinar, criando uma experiência de trabalho em grupo e vivência social. A elaboração da vinheta para o canal Mundo Publicitário foi uma grande novidade para alguns alunos. Dimensionar todo o preparo para a execução do trabalho, que está incluído na etapa de pós-produção, lançou um novo olhar para a área de produção audiovisual que, ao mesmo tempo em que é um trabalho árduo, torna-se muito prazeroso ao constatar o produto final.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AZNAR, Sidney Carlos. Vinheta: do pergaminho ao vídeo. São Paulo: Arte & Ciência; Marília: Universidade de Marília (UNIMAR), 1997.<br><br>BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Ed. Saraiva: 2002.<br><br>BOTELHO, Grace Kelly Novais; GOMES, Eveline de Oliveira; SILVA, Hermes Moretti Ribeiro da. E-commerce: análise do hábito de compra de jovens universitários em lojas virtuais em relação ao composto de marketing. 2011. Disponível em: <http://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/viewFile/2579/2752>. Acesso em: 02 de abril de 2017.<br><br>DANTAS, T. "Youtube"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/informatica/youtube.htm>. Acesso em 01 de maio de 2016.<br><br>FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.<br><br>JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 6 ed. Campinas: Papirus, 2003.<br><br>LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação organizacional: uma releitura da estrutura, enriquecida pelos modelos de análise de marketing. 2010. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-02082010-183222/>. Acesso em: 09 jun. 2016.<br><br>MARTINHO, João David Pina. Edição e visualização criativa de vídeo. Universidade de Lisboa, 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10451/5162>. Acesso em 01 de maio de 2016.<br><br>MIRANDA, Sancler. Youtuber Destaque. 2014.<br><br>PAULINO, Danilo Benites; MOURA, Giovani Pagliusi Lobato e. Vinhetas de abertura da telenovela brasileira: uma análise semiótica de suas representações imaginárias. Revista Comunicando, vol. 5, nº 2  2016. Disponível em: <http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20161221-12._vinhetas_de_abertura_da_telenovela_brasileira_uma_an__lise_semi__tica_de_suas_representa____es_imagin__rias.pdf>. Acesso em 02 de abril de 2017.<br><br>RODRIGUES, Cris. O Cinema e a produção. 3.ed. Rio de Janeiro: Lamparica, 2007.<br><br>SANTAELLA, Lucia. O que é Semiótica. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.<br><br>SCHIAVONI, Jaqueline Ester. Vinheta televisiva: usos e funções. Revista Significação, nº 35, ano 2011. Disponível em: <http://www3.usp.br/significacao/pdf/5_SignificaçaÌ’o35_Jaqueline%20Esther%20Schiavoni.pdf>. Acesso em 02 de abril de 2017.<br><br>VIANA, Yuri. Gestalt  Leis da Gestalt. Jan. 2009. Disponível em: <https://psicologado.com/abordagens/humanismo/gestalt-leis-da-gestalt>. Acesso em 02 de abril de 2017.<br><br>WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas e planejamento visual. 8. ed. São Paulo: Callis, 1995.<br><br> </td></tr></table></body></html>