ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00747</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;VT Tô pouco me lixando</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kleiton Pantoja de Oliveira (Universidade da Amazônia); HAMANDA SANTOS SENA (Universidade da Amazônia); KARINE DE MELO VILELA (Universidade da Amazônia); ISANE SANTA BRÍGIDA PIMENTEL (Universidade da Amazônia); CLECIO RIBEIRO AZEVEDO (Universidade da Amazônia); Miller Martins Pantoja (Universidade da Amazônia); Brena Karoliny Marques dos Santos (Universidade da Amazônia); Robson Arthur Sarmento Macedo (Universidade da Amazônia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;CONSCIENTIZAÇÃO, DESCARTE, FILME PUBLICITÁRIO, LIXO, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi desenvolvido para disciplina de Direção de Arte do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia (UNAMA), com o tema "Campanha de conscientização sobre o descarte irregular do lixo". Sendo assim, propõe uma abordagem crítica sobre a irrelevância da comunidade belenense em relação ao descarte do lixo na cidade. Este problema é denunciado através de um VT com a afirmação "Tô pouco me lixando: mude essa atitude", que expõe o comportamento de uma considerável parcela da população. Para construir uma crítica consistente a respeito da falta de conscientização que se tem com o lixo, foram analisados/pesquisados dados nacionais que abordam e tornam visível esta problemática. O seguinte trabalho, realizado pelos acadêmicos de Publicidade, apresenta um vídeo publicitário como estratégia de crítica social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo o Conselho Estadual de Politica Ambiental, o lixo é todo material descartado pelos humanos, que derivam de suas atividades cotidianas; também são materiais provenientes da natureza. O lixo é o resíduo que não é mais útil para o consumo humano. O descarte irregular de lixo é uma realidade nas cidades brasileiras. A falta de conscientização da população é o fator principal, porque a responsabilidade do recolhimento pode ser da prefeitura, mas o trabalho conjunto com a população traz resultados mais eficazes quando se trata da limpeza da cidade. Cerca de 5% municípios do Brasil, que corresponde a 299, que abrigam aproximadamente 55% da população, são responsáveis pelo descarte de lixo correspondente a 111 mil toneladas, ou seja, quase a metade do lixo produzido em todo pais, segundo o Ministério do Meio Ambiente. O descarte irregular e a forma inadequada de armazenamento de lixo, quando prejudica a saúde humana ou ao meio ambiente, podem ocasionar multas que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões - de acordo com os artigos 61 e 62 do decreto 6.514/08, que regulamenta a lei de crimes ambientais. Conscientizar a população sobre a importância de reciclar é umas das formas que encontramos para combater os lixões irregulares, descartes irregulares e a forma irregular de tratamento do lixo. Reaproveitar o lixo reciclável, através de coleta seletiva, é a forma correta de utilizar essas matérias primas para outros produtos, e assim diminuir a poluição causada pelo acumulo de resíduos sólidos em lixões clandestinos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esta campanha publicitária foi realizada como projeto de avaliação final da disciplina de "Direção de arte" do curso de comunicação social- Publicidade e Propaganda, da Universidade Da Amazônia. O trabalho desenvolvido teve como Briefing "Campanha de conscientização sobre o descarte de lixo" para a produção de um VT com a orientação do professor Robson Macedo. Este trabalho foi produzido com o objetivo de vivenciar na prática a produções e as técnicas audiovisuais voltadas para campanhas publicitárias, valendo-se do conteúdo aprendidos em sala de aula e com o suporte do Laboratório de Comunicação, voltados para vivência e prática do curso de comunicação social. O VT "to pouco me lixando" tem como intuito trazer uma reflexão critica sobre os atos da população em relação ao lixo descartado de forma incorreta, retratando uma cena comum na capital de Belém, visando à conscientização da sociedade sobre o descarte irregular de lixo nas ruas e a importância da reciclagem através de campanhas publicitárias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Belém está entre as capitais brasileiras que menos se preocupam com o tratamento correto do lixo. Das mais de seis toneladas de lixo gerado por dia, apenas 1.374 toneladas tem o descarte final adequado. Os dados são da décima edição do estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A redução do uso de matéria-prima virgem e a economia dos recursos naturais renováveis e não renováveis; a economia de energia no reprocessamento de materiais se comparada com a extração e produção de matérias-primas virgens e da valorização das matérias-primas secundárias, e a redução da disposição de lixo nos aterros sanitários e dos impactos ambientais decorrentes. (Waite, 1995 apud Ribeiro & Besen, 2006). A criação de um filme publicitário para atender esse Briefing partiu do conceito criativo "Tô pouco me lixando: mude essa atitude". Para a produção do vídeo, buscou-se apresentar o descaso que algumas pessoas possuem quanto ao descarte incorreto de lixo em vias públicas, a importância dos funcionários que trabalham na limpeza da cidade e a interação entre prefeitura e população para a minimização dos problemas de acumulo de lixo nas ruas. O roteiro do vídeo publicitário tomou como base os dados nacionais sobre descarte irregular do lixo exibido em uma reportagem do Jornal Hoje no dia 08 de abril de 2015. A reportagem informava que apenas 3% de todo lixo produzido no país vão para a reciclagem. A estimativa é de 30%. Esses dados são representados no vídeo através de dois personagens: a cidadã inconsciente e o gari. O vídeo começa com a mulher jogando a garrafa d'água vazia no chão, sem se importar com as consequências causadas por essa atitude irresponsável  algo característico a maioria da população, que credita totalmente a manutenção da limpeza da cidade à prefeitura municipal. O gari, no vídeo, evidencia o trabalho realizado pela prefeitura tanto na manutenção da limpeza da cidade quanto à conscientização da população no que concerne ao descarte correto do lixo. O estranhamento entre as duas personagens destaca a falta de cooperação da população com a coleta regular de resíduos sólidos realizada pela prefeitura, mostrando assim que tal cenário será difícil de mudar caso não haja conscientização da população. Tratando-se de um filme publicitário institucional, o trabalho interage o conceito criativo "Tô pouco me lixando: mude essa atitude" com o slogan da Prefeitura Municipal de Belém "Fazendo do jeito certo" a fim de ratificar as atitudes corretas a serem seguidas pelos moradores da cidade. Portanto, os elementos comunicativos (Gari, mulher, lixeira, garrafa, identidade visual, narrativas etc.) presentes no vídeo mostram simbolicamente que para minimizar a falta de educação ambiental, é necessário o trabalho conjunto da população com a prefeitura. Por isso, uma mudança imediata de atitude deve ser colocada em prática. O simples gesto de recolher a garrafa do chão, mesmo se ela foi jogada por outra pessoa, pode ser a atitude inicial a caminho de hábitos mais conscientes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a filmagem teve-se a preocupação de utilizar equipamentos de alta qualidade, a demonstração de profissionalismo nos enquadramento e ângulos das cenas e na pós-produção usar softwares profissionais da ilha de edição da Universidade da Amazônia (UMANA). Sendo assim, na gravação foram utilizados equipamentos emprestados da UMANA: uma câmera de vídeo profissional de mão, a filmadora Panasonic AG-AC160 AVCCAM HD, que possui a função de ajustes de gama para sete cenários diferentes e anéis de controle manual para íris, zoom e foco. Para o alcance maior da captação de áudio utilizou-se o microfone direcional Rode NTG2, com o auxilio de uma vara BOOMPOLE, tendo em vista que a locação onde seriam gravadas as cenas era uma área aberta. Além disso, apesar de iluminação natural estar apropriada para composição fotográfica, utilizou-se um rebatedor para aumentar a qualidade nas imagens nas cenas em planos fechados dos personagens. Para tanto, os enquadramentos das cenas foram pensados com intuito de estabelecer uma relação entre imagens e narrativa para compor as sequencias. Quando você está planejando uma filmagem ou gravação, pense em sequencias, não em tomadas únicas. Uma sequencia é um parágrafo visual, um agrupamento de tomadas que registram um evento ou compartilham uma ideia no filme pronto. Uma tomada esta para uma sequencia assim como uma sentença está para um parágrafo. (WATTS, 1999, p. 18). A partir desse argumento verificou-se a necessidade de planejar com antecedência os planos de cada tomada de gravação. Diante disso, foi elaborado um pequeno storyboard - segundo Harris Watts nos faz pensar em imagens - e a partir disso definiu-se os planos principais, sendo estes divididos em planos abertos, plano médio, close e plano americano. Nesse sentido, a utilização do plano aberto na cena inicial, foi usado com o objetivo de apresentar, alem do cenário, os personagens e os elementos principais (lixeira, vassoura e garrafa e outros). Para a visualização do dialogo entre os personagens foi decido a utilização do plano médio, justificando a importância em primeiro plano do Gari e da Mulher, sem excluir os outros elementos, mas deixando-os em segundo plano. Sabendo da importância que tinha a garrafa de água no chão, por ser o ícone principal da mensagem abordada, optou-se por um plano em close, destacando garrafa em primeiro plano e mantendo em segundo plano parte da lixeira e do Gari que foram ignorados pela mulher. O plano americano foi utilizado nas cenas finais com o objetivo destacar tanto o personagem representando a prefeitura como e as mensagens repassadas por ele. Sendo assim, todo o processo de filmagem. Quando você está trabalhando com a câmera, filme e grave para editar. Faça suas tomadas de modo que suas opções de edição fiquem em aberto. Isso não significa que você deve registrar tudo que se move todos os ângulos possíveis: isso seria tanto o um desperdício quanto motivo de confusão. Significa, sim, que você de planejar e filmar/gravar de modo ao oferecer a mais ampla variedade de opções possível. (WATTS, 1999, p. 30). Portanto, a fase de montagem e edição foi elaborado na Ilha de Edição da instituição de ensino, devido a possibilidade de utilização dos softwares de edição de vídeo, Adobe Premiere Pro CC e Adobe After Effects CC, além de ter um profissional auxiliando em todo processo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No momento em que foi apresentado o Briefing: Campanha de conscientização sobre o descarte do lixo para realização de uma campanha publicitária, pelo professor Robson Macedo na disciplina de Direção de arte, reunimos a equipe no mesmo dia na sala de aula para a realização do Brainstorm, onde inicialmente surgiu a primeira ideia de produzir trabalhos que tratassem sobre o descarte pequenos lixos: embalagens de balas, chicletes, bitucas de cigarros e outros. Essa ideia serviu de inspiração para a frase "To pouco me lixando". As pesquisas iniciais em torno campanhas publicitárias sobre conscientização ambiental, de vídeos institucionais já realizados pela prefeitura de Belém, dados obtidos em órgãos públicos responsáveis pelo saneamento básico da cidade, serviram para inspirar estruturação do roteiro. Para tanto, buscando obedecer à orientação que foi passada no briefing, que o VT da campanha deveria ter no máximo 30, buscou-se desenvolver a narrativa através de um diálogo direto e conciso. Tendo como elemento norteador os dados coletados, a equipe decidiu conduzir o VT dando ênfase no ato de descartar o lixo na rua. Para tanto, foi necessário localizar lugares com elementos representativos para esse cenário: com uma área ampla e no horário onde o trafego de pessoas não fosse tão intenso, sendo assim optou-se por ser realizado no espaço entre o estacionamento e a lanchonete da Universidade da Amazônia depois do intervalo das aulas, por volta das 10h30, onde o fluxo de pessoas era menor. Além disso, foi indispensável uma mobilização por parte da equipe de produção quanto à caracterização das personagens e do ambiente. Diante disso, foi necessária a busca por elementos como uniforme de Gari, lixeira com a identificação para descarte somente de materiais plásticos, garrafa de água vazia sem o rotulo, vassoura e uma atriz que interpretasse a frase "Tô pouco me lixando" arrogantemente, e fazendo com que esses símbolos interagissem no cenário com um todo. A duração da filmagem foi de um dia, sendo realizado período da manhã, com o auxilio de um cinegrafista da Universidade da Amazônia, para o manuseio mais ágil de uma filmadora profissional, porém enquadramentos, previamente roteirizados em um storyboard, foram decididos pelo Diretor da equipe que também atuou como o Gari no vídeo. Esse processo foi um desafio, tendo em vista que era primeira experiência desse membro da equipe como ator e presença de alunos da universidade aumentaram a dificuldade de manter o ambiente controlado para filmagem. Sendo composta por quatro pessoas, sem contar com o funcionário da universidade, a equipe foi divida entre direção, roteirista, atores, produção e suporte técnico. Assim, na pós-produção realizada ilha de edição da instituição, foi decido com toda a equipe presente quais cenas deveriam ser inseridas e onde os cortes das cenas entrariam. Esse processo foi facilitado, devido planejamentos e pesquisas realizadas na pré-produção e alta qualidade das imagens capturas na gravação. Esses processos possibilitaram no resultado final, a comunicação de uma mensagem rápida e clara reproduzidas em 27" de VT. Sinopse Uma mulher com um estereótipo de patricinha caminha na rua enquanto bebe o ultimo gole de água de uma garrafa e atira o recipiente no chão ignorando a presença de uma lixeira para deposito de matérias de plásticos recicláveis e um funcionário da limpeza que estava realizando o seu trabalho. O Gari que estava terminado de realizar a limpeza do local, ao se deparar com a cena adverte a mulher sobre a existência de uma lixeira bem próxima a ela. Entretanto, A mulher com tom de indiferença e desprezo diz a frase "Tô pouco me lixando" e vai embora. Diante dessa situação inacreditável, o Gari se dirige até a garrafa, a recolhe do chão e adverte sobre o que acontece com o lixo que é descartado incorretamente, conscientizando a população para mudança de atitudes como a da mulher e deposita da garrafa no local apropriado e finaliza com um sorriso amistoso que representa a empatia da prefeitura no processo conscientização do lixo. Roteiro CENA 1  PATRICINHA NA CANTINA / EXT  DIA A patricinha está sentada na cantina terminado sua água, ao terminar se levanta e atira a garrafa no chão, sem nenhuma preocupação, e se prepara pra ir embora. Um gari está varrendo o entorno da cantina e ao ver a cena chama atenção dela, fazendo um gesto negativo, lhe advertindo sobre ato incorreto. CENA 2  GARRAFA NO CHÃO / EXT - DIA A imagem fica focada na garrafa no chão e nos pés do gari e da patricinha. O gari indica para garrafa com as mãos. A patricinha responde de forma hostil à advertência do gari: PATRICINHA "TO POUCO ME LIXANDO" CENA 3  GARI (ATITUDE CORRETA) / EXT  DIA O gari caminha em direção a uma lixeira passando informações de conscientização. GARI (V.O.) APENAS 3% de 30% DO LIXO RECICLÁVEL É REAPROVEITADO, E ISSO SE AGRAVA DEVIDO AO SEU DESCARTE INCORRETO. GARI POR ISSO MUDE ESSA ATITUDE. Gari joga a garrafa na lixeira. CENA FINAL  GARI (FAZENDO O CERTO) / EXT  DIA Gari sorrindo. GARI (V.O.) "PREFEITURA DE BELÉM FAZENDO O CERTO"</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Para a realização deste trabalho foi analisada a relação que a população de Belém possui com o lixo. O vídeo publicitário foi elaborado a partir das técnicas desenvolvidas no curso de comunicação social, a fim de trazer uma mensagem de conscientização através do audiovisual. Criamos a peça publicitária "to pouco me lixando" observando a necessidade de informar a sociedade sobre o descaso com o tratamento do lixo, devido à precariedade da educação ambiental na região. Nota-se que através de projetos informativos é possível fazer com que as pessoas compreendam a importância de uma atitude sustentável a respeito do armazenamento irregular de resíduos sólidos. O trabalho em questão preocupou-se em fomentar na mente dos indivíduos conteúdos de caráter educacionais e almeja estimular outras campanhas que visam esta problemática, para que futuramente exista maior consciência ecológica junto à comunidade e quem sabe o problema do descarte irregular do lixo, para que seja resolvido ou pelo menos amenizado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Ribeiro, Helena; Besen, Gina Rispah. Panorama da Coleta Seletiva no Brasil: desafios e perspectivas a partir de três estudos de caso. Revista InterfacEHS, 2006.<br><br>WATTS, Harris. Direção de câmera, um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Paulo, Summus Editorial, 1999.<br><br>Portal Brasil. Tire suas dúvidas sobre a Politica de Pesíduos Sólidos. 2014. Disponivel em: <http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/08/tire-suas-duvidas-sobre-a-politica-de-residuos-solidos>. Acesso em: 27/05/2016<br><br>Portal COMPAM. O que é lixo?. Disponível em: <http://www.compam.com.br/oquelixo.htm>. Acesso em: 27/05/2016<br><br>BARRETO, T. Vende-se em 30 segundos: manual do roteiro para filme publicitário. 2. ed. São Paulo: Senac, 2010. <br><br> </td></tr></table></body></html>