ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00817</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Publicidade e Quebra de Paradigmas: o marketing e os padrões estéticos femininos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriela Morgado Barata (Centro Universitário do Estado do Pará); Leandro Raphael Nascimento de Paula (Centro Universitário do Estado do Pará); Gabriel Dimenstein Nahon Lucena (Centro Universitário do Estado do Pará); Mateus Souto Cândido (Centro Universitário do Estado do Pará); Pedro Paulo Souza Frias (Centro Universitário do Estado do Pará); Thiago Américo Farias (Centro Universitário do Estado do Pará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;ação de marketing, criança, padrão de beleza feminino, produção audiovisual, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho refere-se à pesquisa e ao desenvolvimento do vídeo de marketing produzido para o Espaço Companhia Moderno de Dança. O intuito do vídeo foi agregar sentimentos ligados ao empoderamento e à representatividade feminina à marca para, consequentemente, agregar valor e reputação ao seu nome. Para tanto, com o objetivo de causar reflexões e questionamentos acerca do padrão de beleza da mulher gerado pela mídia (incluindo as produções para o público infantil), foi planejado uma ação em que meninas entre 5 e 9 anos representaram como achavam ser uma princesa e, a partir da gravação desta ação, foi feita uma produção audiovisual para as mídias digitais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao longo dos anos a indústria da mídia vem se utilizando do poder simbólico, definido por John B. Thompson (2012, p. 42) como:  [...] capacidade de intervir no curso dos acontecimentos, de influenciar as ações dos outros e produzir eventos por meio da produção e da transmissão de formas simbólicas , para ditar comportamentos, valores e estabelecer padrões na sociedade. Muitas vezes incentivando o consumismo, suas produções (programas de televisão, revistas, novelas, filmes e desenhos), assim, se consolidam como fortes formadoras de opinião nos dias de hoje. No caso das crianças, os meios de comunicação assumiram um papel importante na disseminação da informação o que antes era restrito às famílias e às escolas, como defende Solange J. Souza (2003), o que envolve a construção da autoimagem delas. Apesar de algumas transformações recentes nos conteúdos produzidos pela indústria da mídia que vêm tendo mudanças no modo de retratar a figura feminina (como exemplo, os filmes da Disney e Pixar:  A Princesa e o Sapo e  Valente ), por meio de observação empírica, entende-se que os filmes e programas para esse público ainda refletem e influenciam fortemente um padrão de beleza da mulher que não respeita e nem abrange a diversidade necessária. O trabalho, enfim, adequou-se ao projeto de interdisciplinaridade das disciplinas do 1º período do curso de Comunicação Social - ênfase em Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA. Dado o tema geral do projeto  Comunicação , este trabalho específico, escolheu focar-se em alguns desdobramentos desse assunto como: a influência dos meios de comunicação na sociedade, os padrões de beleza feminino presentes nas produções midiáticas, o uso da publicidade para quebrar paradigmas e a como agregar valores de movimentos sociais a uma marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal deste paper é mostrar a pesquisa, o planejamento e o desenvolvimento por trás da produção audiovisual para mídias digitais para o Espaço Companhia Moderno de Dança. O vídeo, por sua vez, tem o intuito de agregar à empresa valores como: responsabilidade social, empoderamento, respeito e valorização da diversidade. Desse jeito, busca-se conseguir destacar essa escola de dança no mercado, aumentar sua reputação e construir uma visão positiva, engajada e diferenciada da marca. Considerando a divulgação do vídeo nas redes sociais, tem-se como objetivo também transmitir essa mensagem e esses valores a um grande público e aumentar a popularidade da empresa nesses meios de comunicação, principalmente entre as pessoas que moram em Belém e são potenciais clientes do Espaço Companhia Moderno de Dança.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao se admitir que o contexto atual é de uma sociedade de consumo e de informação, estudos que envolvem essa temática podem ser usados diretamente para entendermos e criticarmos melhor essa realidade. Para mais, de acordo com Souza (1994, p. 74),  Cada vez mais cedo, a criança deve estar apta a decifrar os códigos do poder, quer dizer, deve estar apta a decifrar o conjunto dos sistemas semióticos introduzidos pelas sociedades industriais , logo, os estudos a esse respeito têm a importância de também entender a influência dos meios de comunicação para formar e educar futuros cidadãos mais conscientes. Outro fato a ser analisado é uma das questões levantadas pelo estudo  A Real Verdade Sobre a Beleza . Encomendado pela Dove, uma das principais marcas da Unilever, ele tinha o intuito de pesquisar empiricamente assuntos relacionados à beleza e ao bem-estar feminino para, assim, renovar e aproximar o jeito que a marca se comunicava com o seu público feminino. Nele foi concluído, entre outras coisas, que: Parece que a palavra  beleza tornou-se  sob vários aspectos  a definição funcional de  aparência física . Essa definição de beleza é fortemente comunicada através da mídia de massa e foi assimilada pela cultura popular. É contra esse ideal que muitas mulheres se comparam e é ele que aspiram conquistar. Entretanto, visto que esse ideal é extremamente difícil de ser atingido, mulheres encontram dificuldade em se achar bonitas. E isso pode contribuir para infelicidade e baixos níveis de autoestima e autovalorização  especialmente entre mulheres (normalmente mais jovens) que são inclinadas a captar suas orientações da cultura popular (ETCOFF et al., 2004, p. 46) Além disso, o artigo  Prevalência de sintomas de anorexia nervosa e insatisfação com a imagem corporal em adolescentes do sexo feminino do Município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil (ALVES et al., 2008) revela que, na amostra geral, cerca de 15,6% e 18,8% das crianças e das adolescentes entre 10 e 19 anos entrevistadas apresentavam, respectivamente, as prevalências de sintomas de anorexia nervosa e de insatisfação com a imagem. Nesse estudo, na discussão dos resultados obtidos, a mídia, particularmente a televisiva, é apontada como divulgadora dos ideais de beleza relacionados à forma do corpo e, assim, estaria influenciando esta realidade. Desse modo, é importante perceber que nesses 2 casos, a mídia é apontada como propagadora de padrões que geram em grande parte das mulheres sentimento de insegurança, infelicidade e baixa autoestima (podendo chegar, em situações mais graves, à distúrbios alimentares como a anorexia). Logo, campanhas de publicidade e marketing passam até a ter um certo dever ético de buscar quebrar esses paradigmas de beleza e, assim, fortalecer para o público feminino valores como a auto aceitação, o empoderamento, a sororidade e o amor a si. Além disso, com o fortalecimento de movimentos sociais como o feminismo e o consequente aumento da discussão a respeito do papel e dos direitos das mulheres, campanhas publicitárias ligadas ao tema vêm se consolidando hoje em dia com grande aceitação, como é o caso da Campanha pela Real Beleza da Dove e a campanha #LikeaGirl da Always. Isso reforça a ideia de que  [...] ao vender um produto ligando-o ao conceito (e atitude) de respeito e valorização do bem-estar e da vida de seu consumidor, a empresa passará a assumir, por meio de sua marca, uma presença muito mais eficaz na vida das pessoas . (LUCIO, 2007, p. 4). Esse posicionamento, assim sendo, é visto como uma estratégia muito interessante e vantajosa para o Espaço Companhia Moderno de Dança seguir.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a explicação da atividade do trabalho pelos professores, o primeiro método utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi o brainstorm em grupo para a concepção da ideia central. Após essa reunião, com a definição de que iria ser trabalhado a questão do empoderamento feminino com crianças, foram feitas análises empíricas a respeito da realidade das produções para o público infantil e pesquisas bibliográficas, levantando embasamento teórico. Para a questão da relação das crianças com a mídia, utilizou-se a autora Solange Souza (2003, 1994) e, para questão da relação das mídias com a sociedade, utilizou-se, principalmente, o autor John Thompson (2012). Depois dessa fase inicial de concepção e definição da ideia, foi feita uma outra reunião em grupo para montar o planejamento e fazer um cronograma para organizar as etapas de pré-produção do vídeo e dividir funções e metas para os integrantes do grupo. Além disso, foi-se decidido que a proposta do vídeo iria ser apresentada para o Espaço Companhia Moderno de Dança que, por sua vez, caso concordasse, escolheria algumas de suas alunas e suas respectivas mães para participar do vídeo e, no final receberia o material editado e finalizado sem nenhum custo de produção. Assim, foi feita uma reunião no Espaço e, alguns dias depois, recebemos a autorização do dono executivo da empresa para a execução do trabalho. Posteriormente, desse jeito, realizou-se outra reunião com uma das professoras da escola de dança para acertar os detalhes e para escolher as crianças que iriam participar do vídeo. Depois, foi marcado os dias de acordo com a disponibilidade das mães e do Laboratório Audiovisual do CESUPA, lugar onde ocorreu as gravações, para que as alunas e as suas mães fossem participar da produção. Além das reuniões entre o grupo e com a empresa, houveram consultorias com o professor de  Criação e Inovação em Publicidade e a professora de  Teoria da Comunicação I que auxiliaram desde o começo da construção do trabalho até a sua finalização. Na produção audiovisual feita a partir do da ação, além do brainstorm, os processos envolvidos foram: pesquisas de vídeos na internet que pudessem servir de referência e inspiração, as gravações (imagem e áudio) e a edição. Durante o processo das filmagens, foram utilizadas as câmeras Canon 5D com a lente 24/70mm e a Canon 7D com a lente 85mm gravando na resolução de full HD e com a configuração de 24 fps, visto que o vídeo iria ser divulgado em redes sociais. Para a captação do áudio, além dos microfones das próprias câmeras, foi utilizado o microfone lapela modelo Sennheiser ew100 g3 e o gravador da Zoom modelo H5 Handy Recorder. Para montar os apoios gráficos inseridos na produção do vídeo, foi escolhido o site Canva. As artes montadas nele foram produzidas na resolução de 1920x1080 e exportadas do editor online no formato png. Para a montagem e finalização do vídeo, foi utilizado o programa Adobe Premiere. Para a montagem do vídeo, utilizou-se, principalmente, o método de edição com sequências de origem multicâmera e a sua estrutura foi pensada de modo que a fala de uma menina complementasse a da outra. Em relação à trilha, as duas músicas utilizadas foram escolhidas porque seus ritmos e seus estilos mais animados e alegres eram condizentes com o que, normalmente, se espera ter em um vídeo com crianças. Além dessas músicas, um efeito de tambor também foi aplicado na montagem em um momento específico para auxiliar na criação de um efeito de suspense na transição de um dos momentos que aconteceu na ação. Na fase de finalização, as trocas de câmera foram sincronizadas de forma mais precisa com a trilha, foi feita a correção de cor e uma correção no áudio. Para isso, o método escolhido foi aplicar os efeitos nas sequências bases de cada vídeo em multicâmera, já que ao fazer isso os efeitos se aplicam igualmente, independente de quantos cortes foram feitos na outra sequência em que o vídeo esteja. Os principais efeitos utilizados na correção de cor foram:  corretor rápido de cor ,  curvas RGB ,  nitidez e  equilíbrio de cores . Eles foram escolhidos para amenizar a diferença entre as câmeras e para aumentar a saturação da imagem e, consequentemente, a deixar com uma aspecto mais alegre. Para a correção do áudio, o principal efeito utilizado foi o  equalizador paramétrico para diminuir o ruído do ambiente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ação se realizou no Laboratório Audiovisual do CESUPA nos dias 12 e 16 de maio no turno da tarde. Participaram 6 mães e 7 crianças, sendo 2 delas irmãs. Ela se desenvolveu em 5 partes   introdução à dinâmica ,  dinâmica ,  perguntas ,  revelação e  coroação . Cada criança realizou as 3 primeiras partes sozinha e as 2 últimas acompanhada de sua mãe. A ação, então, com cada menina, desenvolveu-se semelhante ao descrito abaixo. Na  introdução à dinâmica , com a criança já posicionada, foi informado que ela nos ajudaria a fazer um vídeo para a sua escola de dança. Para tanto, foi dito que o seu desafio era tentar adivinhar, por meio de um desenho, como ela achava que seria uma princesa que havíamos escolhido para participar da campanha. A  dinâmica , desse jeito, foi o momento do desenho. No caso das  perguntas , foi feito alguns questionamentos para incentivar a criança a falar as características da sua princesa. Focando, principalmente, em perguntas sobre a cor da pele, sobre o porte físico e sobre a questão da auto identificação com o desenho. Durante a  revelação , foi informado à criança que tínhamos preparado uma surpresa. Assim, vendamos seus olhos e posicionamos a princesa que havíamos escolhido para o vídeo do seu lado. Quando a criança tirou a venda, descobriu que a pessoa escolhida era a sua própria mãe. Por fim, a última parte foi a  coroação . Nela, a mãe colocou uma coroa na criança enquanto falava para ela palavras que demonstrassem o quanto a sua filha, do seu jeito, era uma princesa também. No decorrer da dinâmica dos desenhos todas as meninas que participaram da ação se mostraram receptivas à brincadeira de tentar adivinhar como seria a princesa e mostraram empolgação, nervosismo e ansiedade para conhecê-la quando tiveram seus olhos tampados com a venda. Ademais, todas as meninas afirmaram que suas princesas eram  bonitas e, em relação à beleza retratada no desenho e explorada mais afundo por meio das perguntas, o que mais chamou a atenção foi o fato de que a princesa foi descrita como  magra ou  magrinha por todas as 7 meninas. Reforçando, assim, a ideia de que o padrão de beleza feminino está altamente ligado ao culto ao corpo magro. Outro resultado importante foi em relação à cor da pele. Apesar de uma das meninas ter dito que sua princesa era morena, mesmo sem ter representado isso no seu desenho, nenhuma delas descreveu e/ou representou a princesa como uma mulher negra. Demostrando, desse jeito, que a figura da princesa ainda não é vista com a diversidade necessária. Sobre a cor do cabelo, mesmo que nenhuma das meninas fossem loiras, 4 representaram a princesa de cabelo loiro e 3 com o cabelo escuro. É interessante ressaltar que 3 meninas desenharam, propositalmente, princesas semelhantes às suas mães. Esses resultados mostraram que, mesmo que haja forte influência das produções midiáticas no cotidiano de uma criança atualmente, a presença e os exemplos familiares ainda são também muito presente. No entanto, analisando a questão da identificação das meninas com seus desenhos, apenas duas falaram que se achavam parecidas com a sua princesa (sendo que uma dessas foi a que representou sua mãe). As outras meninas, por sua vez, reconheceram diferenças na cor e no tipo de cabelo e na cor da pele, por exemplo. A produção audiovisual tem a duração de cerca de 4 minutos e foi entregue para o Espaço Companhia Moderno de Dança para ser veiculada nas redes sociais da escola em qualidade de full HD. Ela foi feita a partir da compilação das melhores partes dos vídeos da ação, de imagens do cenário como imagem de apoio e de algumas artes feitas para introduzir as partes. Para deixar o vídeo mais interessante, a apresentação da ação foi pensada para ser mostrada como uma história. Logo, o vídeo foi dividido em partes sendo que cada uma recebia um título de um capítulo com o nome inspirado no tema de conto de fadas. Os nomes escolhidos foram:  A Caixa de Lápis Mágica ,  Apresentação à Corte ,  A Princesa Misteriosa e  A Coroação . Por fim, o vídeo termina com a frase  Assim como a dança, a beleza está em todo lugar e com a assinatura da logo do Espaço Companhia Moderno de Dança.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Considerando a realidade do mundo atual, é importante que as empresas entendam as transformações na sociedade e passem a pensar de acordo com elas para que, desse jeito, consigam causar uma identificação com o seu produto e/ou serviço cada vez melhor. O vídeo, desse jeito, cumpriu o papel de iniciar a inserção do Espaço Companhia Moderno de Dança nesse contexto. O objetivo de agregar valores ligados à essa questão para a marca foi alcançado durante a ação. Pois, tanto as alunas da escola como as suas mães, ficaram felizes ao ter suas belezas e suas diversidades valorizadas. A escola de dança, assim, mostrando-se como a responsável por ter proporcionado essa experiência, vai construindo uma visão positiva e engajada em quem participou da ação de forma direta (mães e filhas) e de forma indireta (pessoas que assistiram à ação e/ou ao vídeo produzido a partir da gravação dela). Com essa repercussão positiva, fazer esse trabalho foi muito gratificante no sentindo de perceber como uma publicidade mais ética e engajada consegue envolver as pessoas de um jeito diferenciado. Afinal, é interessante ressaltar que, principalmente em relação ao corpo, os padrões de beleza da mulher estão muito presentes e se consolidam desde cedo na sociedade. Por isso, as produções que busquem a quebra desse e de outros paradigmas conseguem atingir e sensibilizar um número muito grande de pessoas. As mídias digitais, desse jeito, acabam mostrando-se como uma ferramenta relevante. Afinal, nesse tipo de meio, com um produto diferenciado, não existe a necessidade de altos investimentos financeiros para alcançar um grande público. Assim, a previsão de transmitir a mensagem do vídeo para muito mais pessoas é bastante otimista, levando em consideração essas características que as mídias digitais podem proporcionar. E, desse jeito, por fim, busca-se destacar, cada vez mais, o Espaço Companhia Moderno de Dança no mercado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALVES, Emilaura; VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de; CALVO, Maria Cristina Marino; NEVES, Janaina das. Prevalência de sintomas de anorexia nervosa e insatisfação com a imagem corporal em adolescentes do sexo feminino do Município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/csp/v24n3/04.pdf>. Acesso em: 26 de março de 2016.<br><br>ETCOFF, Nancy; ORBACH Susie; SCOTT Jennifer; D AGOSTINO Heidi. A Real Verdade Sobre a Beleza: Um relatório Global: Achados do Estudo Global sobre Mulheres, Beleza e Bem Estar. Disponível em: <http://www.dove.com.br/pt/docs/pdf/The_Truth_About_Beauty_White_Paper_PT.pdf.> Acesso em: 26 de março de 2016. <br><br>LÚCIO, Carlos. DOVE: a verdade sobre a beleza  um relatório global. Disponível em: <http://www2.espm.br/sites/default/files/dove.pdf> Acesso em: 28 de março de 2016.<br><br>SOUZA, Solange J. Educação na pós modernidade. Educar pra quê? SOUZA, Solange Jobim (org.). Educação@pós-modernidade: ficções científicas e ciências do cotidiano. Rio de Janeiro: 7letras, 2003.<br><br>SOUZA, Solange J. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamim. Campinas, SP: Papirus, 1994.<br><br>THOMPSON, John B. A Mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.<br><br> </td></tr></table></body></html>