INSCRIÇÃO: 00387
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP05
 
TÍTULO: Jingle Publicitário - Campanha pelas mulheres
 
AUTORES: Cássio Henrique Machado (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Douglas Renê Barra (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
 
PALAVRAS-CHAVE: Mulheres, empoderamento feminino, feminismo, igualdade de gênero,
 
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a metodologia do processo de criação e produção do áudio publicitário Campanha pelas mulheres . Foi desenvolvido pela produtora fictícia Flow, para a disciplina de produção audiovisual I, na ESPM-Sul, em Porto Alegre, com a orientação do professor Douglas Rene, durante o primeiro semestre de 2016. Nesse contexto, o projeto foi desenvolvido perante a uma necessidade social identificada pelo grupo: o empoderamento feminino devido aos altos índices de violência contra as਀洀甀氀栀攀爀攀猀⸀
 
INTRODUÇÃO
A ESPM-Sul tem como diretriz o ensino de excelência aos alunos e, para isso, estimula a o aprendizado nas áreas de gestão e criação desde o início do curso de publicidade. Disciplinas como processo criativo , direção de arte e redação publicitária fazem parte da grade curricular nos primeiros semestres e abordam conteúdos relativos às áreas citadas anteriormente e os preparam, assim como oportunizam a aplicação do aprendizado, para as disciplinas de Produção Audiovisual I , na qual foi proposta a criação de um jingle com o tema livre.਀ O grupo Flow composto por Bruna Almeida Franco, Cássio Machado Henrique, Cássio Slongo, Henrique Olsen e Grégor Ribeiro escolheu como tema um assunto muito discutido atualmente, o empoderamento feminino. A caminhada feminista é marcada por rupturas, desdobramentos, avanços e retrocessos, hoje vivemos em um momento de avançar e ganhar cada vez mais voz nesta luta. Com a ascensão das mídias sociais no Brasil, surgem coletivos feministas que seguem juntando mulheres de todo o país na luta pela igualdade de gênero e pelo fim do feminicídio, da mesma proporção tem-se o crescimento de grupos contrários, que proliferam palavras de ódio pelo sexo oposto. ਀ Mesmo com a tentativa de ofuscação de uma parcela da sociedade, o feminismo tem tido a internet como aliada e assim, tem-se alcançado inúmeras mulheres, tornando possível a troca de informação, a solidariedade e o empoderamento.਀ O trabalho em questão demonstrará o processo de criação e produção do áudio publicitário, que tem como finalidade ajudar no empoderamento das mulheres. Como forma de otimizar a comunicação com o público alvo, foi-se analisado através de uma pesquisa qualitativa os reais anseios do mesmo, criando identificação com a campanha, que busca em primeiro momento gerar reflexão e posteriormente auxiliarno empoderamento feminino.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀甀ⴀ猀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀 焀甀攀 昀漀椀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 䤀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䐀漀甀最氀愀猀 刀攀渀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 攀洀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 搀攀 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 猀攀爀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 搀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀猀 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 焀甀攀 愀琀甀愀爀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 砀椀琀漀 渀愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀爀椀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 爀搀椀漀 攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀 愀戀漀爀搀愀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 最攀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀氀 攀 焀甀攀  瀀爀攀猀攀渀挀椀愀搀漀 瀀漀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀  ਀䔀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀  猀甀猀琀攀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 樀椀渀最氀攀 搀攀 㘀  猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀 愀戀漀爀搀愀 琀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀椀爀椀漀猀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀挀栀椀猀琀愀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀⸀ 䔀猀琀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀ⴀ猀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 焀甀攀  挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 渀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 攀渀琀爀攀 ㈀  攀 ㌀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 搀愀猀 挀氀愀猀猀攀 䄀Ⰰ 䈀 攀 䌀 攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 爀攀昀氀椀琀愀洀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀Ⰰ 猀攀甀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀 攀 搀攀猀攀樀漀猀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 漀瀀爀椀洀椀搀漀猀Ⰰ 攀 焀甀攀Ⰰ 搀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 挀漀渀猀椀最愀洀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 椀洀瀀漀猀琀漀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 渀攀氀愀猀 洀攀猀洀愀猀⸀ 匀攀渀搀漀 渀愀 椀渀猀攀最甀爀愀渀愀 愀漀 愀渀搀愀爀 渀愀 爀甀愀Ⰰ 渀漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 爀漀甀瀀愀 瀀愀爀愀 渀漀 猀攀爀 挀甀氀瀀愀搀愀 搀攀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 愀戀甀猀漀Ⰰ 愀琀 攀洀 甀洀 挀漀猀琀甀洀攀 搀椀爀椀漀 挀漀洀漀 甀猀愀爀 漀 猀甀琀椀⸀
 
JUSTIFICATIVA
Para a criação de uma peça publicitária é preciso conhecer a quem se quer atingir, entender seus costumes, estilo de vida e no caso, qual o problema em comum deste público. Desta forma, o presente trabalho é resultado da análise do comportamento e desejos entre as mulheres consultadas.਀ O público feminino está cada vez mais indo para as ruas, trabalhando e criando sua própria independência. Entende-se então que as mesmas precisam de um meio de transporte para tal atividade e durante esse percurso a rádio continua muito presente fazendo companhia às mulheres. Por esse e outros motivos citados à cima, a escolha deste meio de comunicação é justamente para o público alvo escutar o jingle enquanto se espera para chegar ao destino final e durante esse tempo, se possa refletir com a mensagem que é passada. Outro modo de alcance do público são as redes sociais, visto que, as mulheres estão se juntando e criando grupos fechados como no veículo de comunicação Facebook , onde se abordam diferentes assuntos, mas sempre tendo a sororidade como ideia principal. Desta maneira um jingle de empoderamento pode ser facilmente compartilhado nesses grupos, aumentando assim o alcance e a força que o mesmo representa na caminhada por respeito.਀ Por se tratar de um assunto problematizado e muitas vezes distorcido pela própria mídia, decidiu-se não vincular esta campanha a nenhum cliente específico. A peça vem assinada pela frase "Campanha pelas mulheres", transparecendo assim que a causa não é de alguém e sim de todas.਀ Cada vez mais a busca das mulheres por direitos iguais tem sido evidenciada, principalmente com o advento das redes sociais, onde não existe mais limite para troca de informações. Por esse motivo entende-se a importância de veiculação deste trabalho nas redes sociais, além do rádio, pois segundo dados do IBGE (CENSO 2011) está acessível a 90% da população. Portanto, dessa forma é possível abranger a maioria da população de uma maneira eficaz e mais barata do que por outros meios.਀ Mesmo que o conteúdo seja os anseios analisados e diariamente presentes na vida das protagonistas, o público alvo continua sendo as mesmas, uma vez que o caminho para aceitação e empoderamento feminino é necessário, muitas vezes, a ajuda de terceiros mostrando que é possível se ter os direitos iguais e principalmente ser respeitada por suas escolhas. E que essas não venham acopladas de dor ou discriminação. Através do presente trabalho, oferece-se então a força que muitas estão procurando para erguer a cabeça e se juntar ao movimento, libertando-se de padrões previamente estabelecidos e focando no que mais importa, em si mesma e nas escolhas que cada uma tem o direito de fazer.਀ Desse modo, a "Campanha pelas mulheres" tem a intenção de fazer com que as pessoas entendam que o feminismo é uma maneira de lutar pela igualdade de gênero e possam denunciar sem medo os abusos cometidos pelos homens e também de demonstrar que as mulheres antes de mais nada querem respeito, e não clemência e pena como muitos representantes do sexo masculino acreditam.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 焀甀愀爀琀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀甀氀 爀攀挀攀戀攀爀愀洀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 䤀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䐀漀甀最氀愀猀 刀攀渀攀⸀ 一攀猀琀攀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀瘀愀 愀 挀爀椀愀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 甀搀椀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 搀攀 琀攀洀愀 氀椀瘀爀攀⸀  䄀瀀猀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 昀攀椀琀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 猀攀 爀攀甀渀椀甀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀 最漀猀琀愀爀椀愀 搀攀 瀀愀猀猀愀爀 攀 焀甀愀氀 瀀切戀氀椀挀漀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀⸀ 䌀漀洀漀 甀洀愀 瀀攀愀 昀愀渀琀愀猀椀愀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 渀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀 甀洀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀洀 甀洀愀 挀愀甀猀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀甀ⴀ猀攀 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀 琀攀洀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 愀漀 洀愀挀栀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 渀漀 愀甀砀氀椀漀 渀漀 挀漀洀戀愀琀攀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀ 倀漀椀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 䌀漀猀琀愀Ⰰ  攀瘀椀搀攀渀琀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 氀甀琀愀㨀 Ao afirmar que “o pessoal é político”, o feminismo traz para o espaço da discussão política as questões até então vistas e tratadas como específicas do privado, quebrando a dicotomia público-privado, base de todo o pensamento liberal sobre as especificidades da política e do poder político. Para o pensamento liberal, o conceito de público diz respeito ao Estado e às suas instituições, à economia e a tudo mais identificado com o político. Já o privado se relaciona com a vida doméstica, familiar e sexual, identificado com o pessoal, alheio à política. (COSTA, 2005)਀ Com o assunto delimitado, iniciou-se o brainstorm onde os integrantes debateram sobre o assunto e sobre as ideias que foram surgindo. Com o tema escolhido, o próximo passo foi escolher um público alvo com quem se deseja comunicar pois, mesmo compreendendo que esta é uma causa que atinge todas as mulheres, independente do segmento em que ela se encaixa, há diferentes níveis de repressão, em sua maioria atrelados a segmentação demográfica, de todos os tópicos que compõem esta segmentação, escolheu-se dividir o público através do sexo, faixa-etária e classe social, resultando em um grupo formado por mulheres, na faixa-etária entre 25 e 35 anos, pertencentes a classe A, B e C.਀ऀ䄀 瀀爀砀椀洀愀 攀琀愀瀀愀 昀漀椀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀猀琀愀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 甀猀愀渀搀漀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 䘀漀挀甀猀 䜀爀漀甀瀀⸀ 一攀猀琀攀 搀攀戀愀琀攀 挀漀渀瘀椀搀漀甀ⴀ猀攀 猀攀琀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀洀 渀漀猀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀 搀漀 猀攀最洀攀渀琀漀 攀 愀渀愀氀椀猀漀甀ⴀ猀攀 愀 瘀椀猀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀爀愀渀琀攀 漀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀搀漀 攀 愀 猀甀愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 渀漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀⸀  Também foi realizado uma pesquisa bibliográfica, a fim de compreender o universo do feminismo e fundamentar o trabalho teoricamente a partir do ponto de vista da questão social. O feminismo durante o século XX acabou sendo algo muito difuso, pois havia correntes mais brandas e outras mais severas. Segundo Céli Pinto (), poderíamos caracterizar duas tendências principais que se iniciaram durante no século XIX e perduraram até o final do século XX. A primeira, teve como referência o movimento sufragista que foi conduzido por Bertha Lutz. Esse, caracterizado por ser mais brando, não questionava as desigualdade de gênero pois acreditava que os gêneros tinham diferenças e, portanto, aceitavam um tratamento diferenciado, prezando o bom andamento da sociedade. Consoante Céli:਀ Nesse sentido, a luta para a inclusão das mulheres à cidadania não se caracterizava pelo desejo de alteração das relações de gênero, mas como um complemento para o bom andamento da sociedade. (PINTO, 2003)਀ A segunda procurava tratar sobre temas que ainda eram assuntos tabus, como sexualidade e divórcio e, dessa forma, não era aceita socialmente, conforme explica a própria autora:਀䄀 猀攀最甀渀搀愀 琀攀渀搀渀挀椀愀 搀攀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 ᰀ洠愀氀 挀漀洀瀀漀爀琀愀搀漀ᴀⰠ 瘀攀爀琀攀渀琀攀 焀甀攀 爀攀切渀攀 甀洀愀 最愀洀愀 栀攀琀攀爀漀最渀攀愀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 ⠀椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀椀猀Ⰰ愀渀愀爀焀甀椀猀琀愀猀Ⰰ 氀搀攀爀攀猀 漀瀀攀爀爀椀愀猀⤀ 焀甀攀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 搀攀昀攀渀搀攀洀 漀 搀椀爀攀椀琀漀  攀搀甀挀愀漀 攀 昀愀氀愀洀 攀洀 搀漀洀椀渀愀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀洀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀挀愀 攀爀愀洀 搀攀氀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 漀 搀椀瘀爀挀椀漀⸀ ⠀倀䤀一吀伀Ⰰ㈀  ㌀⤀ ਀ऀ伀甀琀爀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀爀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀漀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 䐀攀猀搀攀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀愀 䰀攀椀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀 ⠀ 䰀攀椀 渀먀 ㄀㄀⸀㌀㐀 ⼀㈀  㘀⤀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀 愀瘀愀渀漀甀 攀洀 瘀爀椀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 栀 洀甀椀琀漀 漀 焀甀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 愀椀渀搀愀⸀  䄀 挀愀搀愀 ㄀   洀椀氀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀戀椀氀椀稀愀洀漀猀 㐀Ⰰ㠀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀猀 瀀漀爀 搀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 愀渀漀㼀 ⸀ 䤀猀猀漀 氀攀瘀愀 漀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀 愀 焀甀椀渀琀漀 氀甀最愀爀 渀漀 爀愀渀欀椀渀最 搀攀 瀀愀猀攀猀 攀洀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀⸀ 一漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㌀Ⰰ 洀攀琀愀搀攀 搀漀猀 㐀⸀㜀㘀㈀ 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀  昀漀椀 挀漀洀攀琀椀搀漀 瀀漀爀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀⸀ 匀攀渀搀漀 焀甀攀 ㌀㌀Ⰰ㈀─ 搀攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 漀 挀爀椀洀攀 昀漀椀 挀漀洀攀琀椀搀漀 瀀攀氀漀 愀琀甀愀氀 瀀愀爀挀攀椀爀漀 漀甀 攀砀⸀ 伀甀琀爀漀 搀愀搀漀 攀猀琀愀爀爀攀挀攀搀漀爀Ⰰ  焀甀攀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀搀愀猀 渀漀 瀀愀猀 愀甀洀攀渀琀漀甀 攀洀 㔀㐀─Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 搀攀 ㄀⸀㠀㘀㐀Ⰰ 攀洀 ㈀  ㌀Ⰰ 瀀愀爀愀 ㈀⸀㠀㜀㔀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㌀⸀  Outro recurso importante do marketing para otimizar o engajamento que o trabalho utilizou é o uso da linguagem correta com seu público, pois o mesmo precisa se identificar com a peça. Logo, uma das formas para que isso ocorra é empregar corretamente o vocabulário utilizado pelo grupo que se deseja atingir. Para isso, foi preciso analisar a comunicação do mesmo nas redes sociais, principalmente em grupos feministas no Facebook. Uma dos cases que o grupo utilizou como referência é o movimento Vamos juntas presente no facebook. Verificar na imagem de capa da página do movimento, a linguagem é informal e fluida:Fonte: Facebook Vamos Juntas਀倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀攀愀 挀爀椀愀搀愀 攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀 瘀愀洀漀猀 樀甀渀琀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀洀ⴀ猀攀 挀漀洀 漀 洀攀猀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 椀渀昀漀爀洀愀氀 攀 昀氀甀椀搀愀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 氀椀渀最甀愀樀愀爀 愀搀攀焀甀愀搀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 搀攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 挀漀渀猀愀最爀愀搀漀猀Ⰰ 漀瀀琀愀渀搀漀 瀀漀爀 洀切猀椀挀愀猀 挀漀洀 戀愀琀椀搀愀猀 氀攀瘀攀猀 攀 愀最爀愀搀瘀攀椀猀 搀攀 猀攀 漀甀瘀椀爀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 甀洀 攀猀琀椀氀漀 洀甀猀椀挀愀氀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 漀 洀愀椀漀爀 渀搀椀挀攀 搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 猀攀最洀攀渀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀甀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 洀愀椀漀爀 愀 戀漀猀猀愀 渀漀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 愀氀洀 搀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀 樀椀渀最氀攀 愀最爀愀搀瘀攀氀 搀攀 猀攀 漀甀瘀椀爀Ⰰ 椀渀猀琀椀最愀 愀 爀攀瀀爀漀搀甀漀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瘀椀爀愀氀椀稀愀漀 搀愀 漀戀爀愀⸀ 䄀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 昀漀爀愀洀 ∀섀最甀愀猀 搀攀 洀愀爀漀∀  搀漀 挀漀洀瀀漀猀椀琀漀爀 吀漀洀 䨀漀戀椀洀 攀 䔀氀椀猀 刀攀最椀渀愀 攀 ∀匀攀椀 氀 愀 瘀椀搀愀 琀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 爀愀稀漀∀ 搀攀 吀漀洀 䨀漀戀椀洀 挀漀洀 䌀栀椀挀漀 䈀甀愀爀焀甀攀⸀ 唀洀 漀甀琀爀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 焀甀攀 昀漀椀 甀猀愀搀愀   愀 瘀搀攀漀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 挀爀椀愀搀愀 瀀攀氀愀 䐀漀瘀攀Ⰰ 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀攀氀愀 爀攀愀氀 戀攀氀攀稀愀Ⰰ 焀甀攀 洀漀搀椀昀椀挀愀 漀猀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 搀攀 戀攀氀攀稀愀 椀洀瀀漀猀琀漀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 挀漀洀 椀猀猀漀 最攀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 攀 爀攀渀搀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀⸀ Ao concluir todos estes processos, elaborou-se a letra do jingle, que passou pela aprovação do professor Douglas. Para a criação e composição foi utilizado o estúdio de áudio da faculdade, que contou com a presença da cantora Ana Lonardi e do músico Rodrigo Ganso, convidados pela ESPM para participação deste trabalho. Como o tempo com os artistas era curto, mostrou-se as referências para Ganso, optando com a ajuda do mesmo na utilização de violão, contrabaixo, piano e percussão. Juntamente com os profissionais foram realizados testes e experimentos a fim desenvolver a peça para que atinja o público alvo com eficiência. Apesar das referências e da própria melodia ter um tom alegre, procuramos criar um contraste entre a letra e o ritmo da música. Pois acreditamos que uma música alegre tem potencial para persuadir e tornar mais leve um tema tão delicado. Desse modo a intenção é que a repetição do jingle possa virar rotina na mente das pessoas ao lembrarem da melodia, mas que também a letra da música torne-se um aprendizado ao ocupar um espaço de reflexão na vida do segmento escolhido.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Após o professor passar o briefing que pedia a criação de um áudio publicitário com tema livre, o grupo se reuniu para discutir o que seria anunciado e, assim, foi decidido fazer uma campanha que fizesse a diferença na vida das pessoas a partir de uma abordagem de um assunto atual e que demonstrasse a necessidade de resolução. Deste modo, escolheu-se falar sobre o machismo que está presente na vida de todas as mulheres e que tem sido debatido cada vez mais. Foi escolhido o tema empoderamento feminino.਀ऀ䌀漀洀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 搀椀渀洀椀挀愀 搀攀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 戀甀猀挀愀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀⸀ 䔀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀甀ⴀ猀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 瀀攀愀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀爀椀愀搀漀 昀漀猀猀攀 挀漀攀爀攀渀琀攀 攀 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 猀攀 戀愀猀攀愀渀搀漀 渀愀 琀挀渀椀挀愀 昀漀挀甀猀 最爀漀甀瀀猀⸀ 䌀漀渀瘀椀搀漀甀ⴀ猀攀 猀攀琀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀 椀搀愀搀攀 瘀愀爀椀愀渀搀漀 攀渀琀爀攀 ㈀㔀 攀 ㌀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀猀  挀氀愀猀猀攀 猀漀挀椀愀氀 䄀Ⰰ 䈀 攀 䌀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀 搀攀戀愀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 漀 洀攀搀椀愀搀漀爀 瀀攀爀最甀渀琀漀甀 漀猀 愀渀猀攀椀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀搀甀稀椀甀ⴀ猀攀 琀瀀椀挀漀猀 挀漀洀 漀猀 搀攀猀攀樀漀猀 攀洀 挀漀洀甀洀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 搀攀戀愀琀椀搀漀猀 攀 搀攀猀猀攀猀 昀漀椀ⴀ猀攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀氀最甀渀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀⸀ 一攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀 昀漀爀愀洀 漀甀瘀椀搀漀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 搀攀猀搀攀 挀愀猀漀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 挀愀猀漀猀 洀愀椀猀 最爀愀瘀攀猀⸀ 一攀氀愀 瀀漀搀攀洀漀猀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀 焀甀愀渀琀漀 焀甀攀 漀 栀漀洀攀洀 挀甀氀琀甀愀 愀 漀戀樀攀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀 挀漀爀瀀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀洀 搀漀椀猀 挀愀猀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀Ⰰ 愀猀 愀氀甀渀愀猀 爀攀氀愀琀愀爀愀洀 焀甀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 洀漀爀愀渀搀漀 瀀爀砀椀洀漀 愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀渀琀攀洀 爀攀挀攀椀漀 搀攀 瘀漀氀琀愀爀 猀漀稀椀渀栀愀猀  渀漀椀琀攀 瀀愀爀愀 挀愀猀愀 攀洀 瘀椀爀琀甀搀攀 搀漀 愀猀猀搀椀漀⸀ 䘀愀琀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 焀甀攀 昀漀椀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀漀 愀漀 樀椀渀最氀攀⸀ 䔀洀 爀攀甀渀椀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 愀渀愀氀椀猀漀甀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀愀猀 挀爀椀漀甀ⴀ猀攀 愀 氀攀琀爀愀 搀漀 樀椀渀最氀攀⸀  Na pesquisa bibliográfica, com o intuito de fundamentar os principais conceitos do tema do trabalho, foram utilizados autores que trouxeram contribuições em relação ao tema do feminismo como Pinto (2003), “O feminismo no Brasil: suas múltiplas faces” e Costa (2005), com o texto “O Movimento feminista no brasil: Dinâmicas de uma intervenção política”, assim como dados do censo aplicado pela secretaria federal das mulheres do Brasil. Essa foi realizada por dois integrantes e apresentada para os demais, a fim de otimizar diversos trabalhos de pesquisa. Também, para traduzir o posicionamento da campanha, além da pesquisa bibliográfica, foram feitas análises de outros movimentos sociais e, a partir disso, optou-se por uma linguagem jovial e moderna, contendo frases familiares ao público alvo como "Respeita as mina", com o intuito de gerar identificação com a mesma. Além disso, buscou-se referências para a escolha do estilo musical, que reproduzisse com facilidade a mensagem da peça e que fosse de fácil memorização. Os artistas consultados foram os Tom Jobim, Elis Regina e Chico Buarque com as músicas "Águas de março" e "Sei lá, a vida tem sempre razão". Após esses processos, criou-se a letra do jingle, pensada em uma produção de 60 segundos. ਀ LETRA DA MÚSICA. ਀䔀甀 琀攀渀栀漀 甀洀 搀攀猀攀樀漀 E vou te falar਀준 愀渀搀愀爀 渀愀 爀甀愀 猀攀洀 洀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀爀 É falta de respeito andar por aí਀䴀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀猀 瀀攀爀渀愀猀 É mesmo? E daí਀䔀甀 猀 焀甀攀爀漀 猀攀爀 氀椀瘀爀攀 Acordar de manhã਀匀攀洀 瀀愀猀猀愀爀 瀀攀氀愀 挀爀椀猀攀 搀攀 瀀爀 甀洀 猀甀琀椀 Quero andar pelo mundo਀嘀椀瘀攀爀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 Vestir qualquer roupa਀䔀猀焀甀攀挀攀爀 瘀愀椀搀愀搀攀 Sei lá, as mina tem que respeitar਀匀攀椀 氀Ⰰ 猀 猀攀椀 焀甀攀 椀猀猀漀 琀攀洀 焀甀攀 愀挀愀戀愀爀 Uma campanha pelas mulheres਀   匀攀椀 氀Ⰰ 猀 猀攀椀 焀甀攀 椀猀猀漀 琀攀洀 焀甀攀 愀挀愀戀愀爀⸀ ਀ऀ䐀攀瀀漀椀猀 搀愀 氀攀琀爀愀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 瘀愀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 爀椀琀洀漀猀 攀 洀攀氀漀搀椀愀猀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀 搀漀椀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 䄀猀 琀愀爀攀昀愀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 漀猀 搀漀椀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 爀椀琀洀漀猀 攀 洀攀氀漀搀椀愀猀 愀琀甀愀洀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 洀甀猀椀挀愀氀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀⸀ 䔀氀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 焀甀攀 攀氀攀最攀甀 愀猀 搀甀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 섀最甀愀猀 搀攀 䴀愀爀漀Ⰰ 搀攀 吀漀洀 䨀漀戀椀洀Ⰰ 攀 匀攀椀 氀 愀 瘀椀搀愀 琀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 爀愀稀漀Ⰰ 搀攀 䌀栀椀挀漀 䈀甀愀爀焀甀攀 攀 吀漀洀 䨀漀戀椀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀最甀椀爀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䌀漀洀 愀 氀攀琀爀愀 愀瀀爀漀瘀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 猀攀最甀椀甀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 挀愀渀琀漀爀愀 䄀渀愀 䰀漀渀愀爀搀椀 攀 搀漀 洀切猀椀挀漀 刀漀搀爀椀最漀 䜀愀渀猀漀Ⰰ 愀洀戀漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀 䔀匀倀䴀⸀ 䔀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀 昀漀椀 瀀愀猀猀愀搀漀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀 猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀攀猀 挀漀洀漀 爀椀琀洀漀Ⰰ 攀猀琀椀氀漀 洀甀猀椀挀愀氀 攀 戀愀琀椀搀愀 愀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀⸀ 䜀愀渀猀漀 挀漀洀瀀猀 愀 洀攀氀漀搀椀愀 攀Ⰰ 愀瀀猀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 䄀渀愀 焀甀攀 愀琀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀渀猀愀椀愀瘀愀 愀 氀攀琀爀愀Ⰰ 昀漀椀 挀栀愀洀愀搀愀 攀 搀攀甀ⴀ猀攀 椀渀挀椀漀 愀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 搀攀 猀甀愀 瘀漀稀 渀愀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀愀氀椀稀愀漀⸀ 一漀 洀攀猀洀漀 洀漀洀攀渀琀漀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀漀猀 漀 瘀椀漀氀漀Ⰰ 漀 挀漀渀琀爀愀戀愀椀砀漀Ⰰ 漀 瀀椀愀渀漀 攀 愀 瀀攀爀挀甀猀猀漀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀愀瘀愀漀 樀  爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 爀攀最甀氀愀最攀洀 搀攀 瘀漀氀甀洀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 猀漀洀 猀愀椀愀 漀 洀愀椀猀 氀椀洀瀀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 䄀瀀猀 愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀攀  瘀漀稀 攀 猀漀洀  爀攀愀氀椀稀愀搀漀 愀 攀搀椀漀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀  爀攀琀椀爀愀爀 爀甀搀漀猀 攀 攀洀 愀搀椀挀椀漀渀愀爀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀 愀 洀椀砀愀最攀洀 搀攀 猀漀洀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 愀 爀攀最甀氀愀最攀洀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀漀渀猀 攀 瘀漀氀甀洀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀Ⰰ 愀漀 挀漀洀瀀愀挀琀愀爀 漀 愀爀焀甀椀瘀漀Ⰰ 猀攀樀愀 最攀爀愀搀漀 甀洀 愀爀焀甀椀瘀漀 洀愀猀琀攀爀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 切氀琀椀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀 愀爀焀甀椀瘀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀瘀攀爀琀椀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 洀瀀㌀ 攀 攀猀琀 瀀爀漀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 甀猀漀⸀ 倀愀爀愀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 攀 瀀猀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀琀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀漀 䌀愀猀猀椀愀渀漀Ⰰ 吀挀渀椀挀漀 攀 漀瀀攀爀愀搀漀爀 搀攀 甀搀椀漀 搀愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀甀氀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀 搀愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 攀 瀀漀爀 漀瀀攀爀愀爀 漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 樀椀渀最氀攀 攀 渀愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 漀渀搀攀 挀漀洀 愀猀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 爀攀昀椀渀漀甀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 甀搀椀漀⸀   Após concluído todo o processo, a peça foi divulgada pelo grupo nas redes e gerou engajamento dos grupos sociais dos integrantes. Isso demonstrou que a campanha tem um conteúdo relevante e foi apresentada de maneira que instigou e gerou identificação no público alvo. ਀ 吀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 搀愀 瘀漀稀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 栀漀爀爀椀漀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 琀爀猀 栀漀爀愀猀⸀ 䄀瀀攀渀愀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 爀攀甀渀椀攀猀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 猀攀洀愀渀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
Conforme visto no trabalho esse tema é muito importante, pois além de afetar mais da metade da população brasileira, é causa de anseio e sofrimento para muitas mulheres, logo podemos perceber que ele é muito relevante para a sociedade, O projeto campanha pelas mulheres obteve um resultado que correspondeu perfeitamente com as expectativa do grupo e do professor orientador. Completou os requisitos do briefing de maneira criativa e com cunho social. O Intuito desse jingle foi conscientizar sobre os assédio e violência sexual que as mulheres enfrentam todos os dias. Um dos maiores desafios foi tentar tratar desse assunto delicado através de uma melodia que expressa alegria, porém foi alcançado com um grande êxito. ਀ 伀 樀椀渀最氀攀 爀攀氀愀琀愀Ⰰ 漀猀 猀攀最爀攀搀漀猀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 攀 搀攀 挀漀洀漀 攀氀愀 最漀猀琀愀爀椀愀 焀甀攀 漀猀 搀漀最洀愀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 昀漀猀猀攀洀 爀攀瘀椀猀琀漀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 猀攀砀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䐀攀猀搀攀 瀀漀搀攀爀 瀀愀猀猀攀愀爀 渀愀 爀甀愀 猀攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀爀 昀椀挀愀爀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀搀愀Ⰰ 漀甀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 渀漀 焀甀攀爀攀爀 甀猀愀爀 猀甀琀椀⸀ 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀 漀 最爀甀瀀漀 焀甀椀猀 搀攀椀砀愀爀 攀瘀椀搀攀渀琀攀 漀 焀甀愀渀琀漀 愀 洀甀氀栀攀爀  挀漀戀爀愀搀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀 搀攀 戀攀氀攀稀愀⸀ 䔀 猀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀爀攀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀愀搀爀漀 攀猀琀琀椀挀漀 愀挀愀戀愀洀 猀攀渀搀漀 搀椀洀椀渀甀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀  䔀 漀 焀甀愀渀琀漀 愀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀  洀愀挀栀椀猀琀愀 攀 栀椀瀀挀爀椀琀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
COSTA, Ana ALice Alcantara O Movimento feminista no brasil: Dinâmicas de਀甀洀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 一椀琀攀爀椀Ⰰ 瘀⸀ 㔀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㤀ⴀ㌀㔀Ⰰ ㄀⸀ 猀攀洀⸀ ㈀  㔀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䜀唀䔀䤀刀䔀䐀伀Ⰰ 䴀愀爀椀稀愀⸀ 䄀 攀瘀漀氀甀漀 搀漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䤀渀㨀 伀 䘀攀洀椀渀椀猀洀漀 渀漀 Brasil: reflexões teóricas y perspectivas . Salvador: NEIM/UFBa, 1988.

PINTO, Céli Regina Jardim. O feminismo no Brasil: suas múltiplas faces O਀昀攀洀椀渀椀猀洀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 猀甀愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 昀愀挀攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀甀渀搀愀漀 倀攀爀猀攀甀 Abramo, 2003. 119 p. (Coleção História do Povo Brasileiro).

Rádio In Site do Governo Federal. Disponível em:਀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀爀愀猀椀氀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀最漀瘀攀爀渀漀⼀㈀ ㄀㐀⼀㄀㈀⼀琀攀氀攀瘀椀猀愀漀ⴀ愀椀渀搀愀ⴀ攀ⴀ漀ⴀ洀攀椀漀ⴀ搀攀ⴀ挀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀ⴀ entre-os-brasileiros Acesso em: 31 de mar 2017