INSCRIÇÃO: 00533
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO15
 
TÍTULO: Radiodocumentário "Ser mulher"
 
AUTORES: Larissa Pereira Burchard (Universidade Federal do Pampa); Louise Ariane da Campo (Universidade Federal do Pampa); Gregório Avanzi Pelegrino (Universidade Federal do Pampa); Emanuelle Righi Nunes (Universidade Federal do Pampa); Adriana Ruschel Duval (Universidade Federal do Pampa); Karine de Oliveira Freitas (Universidade Federal do Pampa)
 
PALAVRAS-CHAVE: história de vida, radiodocumentário, radiojornalismo, transexualidade,
 
RESUMO
O radiodocumentário "Ser mulher" é um produto elaborado para a disciplina de Radiojornalismo III do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja. A produção narra a história da transexual Lins Roballo, que relata momentos de sua vida como: sua transição, suas dificuldades como transexual em uma cidade do interior e seu percurso de formação acadêmica em uma universidade federal. A construção do radiodocumentário se deu através de pesquisa sobre o tema da transexualidade e entrevista em profundidade com a personagem. Foram gravados áudios e poemas de Lins. Como resultado final, um documento sonoro de perfil humano, concluído no final de 2016.
 
INTRODUÇÃO
A transexualidade é uma questão complexa. Em uma definição mais simples, ela pode ser associada ao sentimento de não pertencer ao sexo anatômico. Através dessa temática muitas questões surgem, como: o que é ser homem? O que é ser mulher? Segundo Michel Foucault e Judith Butler, sexo e gênero são elementos distintos. O primeiro está ligado ao corpo do indivíduo e a questões biológicas, e o segundo é definido por uma construção social e não tem relação com a orientação sexual.਀倀愀爀愀 愀 琀攀漀爀椀愀 焀甀攀攀爀Ⰰ 漀 最渀攀爀漀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀  挀漀渀猀琀爀甀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀愀搀爀攀猀 焀甀攀 樀 攀砀椀猀琀攀洀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 攀氀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀猀猀愀 琀攀漀爀椀愀Ⰰ 栀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀⸀ 䴀甀椀琀漀  搀攀戀愀琀椀搀漀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 ⴀ 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀洀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀漀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 琀攀洀愀猀⸀ 伀 渀切洀攀爀漀 搀攀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 攀洀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀  洀甀椀琀漀 戀愀椀砀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䰀猀戀椀挀愀猀Ⰰ 䜀愀礀猀Ⰰ 䈀椀猀猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 吀爀愀瘀攀猀琀椀猀 攀 吀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 ⠀䄀䈀䜀䰀吀⤀⸀ 䄀 攀瘀愀猀漀 攀猀挀漀氀愀爀 搀攀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 攀 琀爀愀瘀攀猀琀椀猀  搀攀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 㜀㌀─⸀  Assim, recorremos a autores como Carmem Lucia Jose, que relata a respeito da importância da capacidade de aprofundamento do tema para a constituição de um radiodocumentário. Assim, com o título de “Ser mulher”, procuramos apresentar a vida e as experiências de uma transexual em São Borja. A subjetividade e a importância exigida do tema foram essenciais para a construção do produto.਀一愀 切氀琀椀洀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 爀搀椀漀 搀漀 挀甀爀爀挀甀氀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瀀愀洀瀀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀漀搀攀洀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 甀猀漀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 猀漀洀愀搀漀猀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 渀愀爀爀愀攀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 焀甀攀 最爀愀渀搀攀猀 琀攀洀愀猀 猀攀樀愀洀 琀爀愀琀愀搀漀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀 攀 挀愀琀椀瘀愀渀琀攀⸀ 伀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀瀀氀攀砀漀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 瀀爀漀猀瀀攀挀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 昀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀 洀攀洀爀椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀
 
OBJETIVO
O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar, em documentário radiofônico, a história de Lins Roballo, transexual residente na cidade de São Borja/RS, fronteira com a Argentina. Nesse lugar, onde ainda resistem discursos machistas e preconceituosos, sobretudo na cultura rural que predomina a criação de gado, lavoura e indústria; a personagem passou por desafios, lutas e obstáculos, no decorrer de sua trajetória. O documentário radiofônico evidencia a questão de gênero, que enfrenta grandes debates na atualidade. E contribui como conteúdo para a reflexão sobre o tema e para o encorajamento de outras personagens que, ao serem inspiradas por ela, estarão encontrando perspectivas de tomadas de decisão e de posturas em prol da sua verdadeira identidade.
 
JUSTIFICATIVA
A escolha pelo tema justifica-se a partir da percepção de que existem poucos produtos jornalísticos que trabalham a questão da transexualidade, e um número ainda menor de rádiodocumentário sobre essa temática. Foi pensando nisso que se teve a dimensão da necessidade de transmitir para outras pessoas essa questão que gera tanto tabu na sociedade, procurando tornar mais fácil para o ouvinte entender sobre o assunto.਀一漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀䤀Ⰰ 渀漀琀愀洀漀猀 攀猀猀愀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 搀漀 洀攀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 攀洀 愀戀漀爀搀愀爀 琀攀洀琀椀挀愀猀 搀攀 最渀攀爀漀⸀ 䠀 甀洀 搀昀椀挀椀琀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀漀戀爀攀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 椀渀琀攀爀椀漀爀 挀漀洀漀 匀漀 䈀漀爀樀愀Ⰰ 漀渀搀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀猀琀甀洀愀洀 猀攀爀攀洀 洀愀椀猀 挀漀渀猀攀爀瘀愀搀漀爀愀猀 攀 渀漀 挀漀渀猀甀洀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 琀椀瀀漀⸀  O formato radiodocumentário foi propício para atender ao objetivo do grupo de aprofundar o tema. Segundo Ferrareto (2001):਀倀漀甀挀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 愀戀漀爀搀愀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 琀攀洀愀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ 䈀愀猀攀椀愀ⴀ猀攀 攀洀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 爀攀挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀搀漀 漀甀 愀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 甀洀 昀愀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀⸀ 䤀渀挀氀甀椀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀攀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 洀漀渀琀愀最攀渀猀 攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀爀瘀椀漀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀㔀㜀⤀⸀ A transexualidade é um tema bastante polêmico e que gera opiniões controversas na sociedade. Trabalhar essa temática foi uma tentativa de contribuir, através do jornalismo, para o esclarecimento do assunto. Por isso, a transexualidade despertou o interesse do grupo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀猀攀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀 洀甀氀栀攀爀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀 渀漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 甀洀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀 攀洀 匀漀 䈀漀爀樀愀⸀ 倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 漀 甀猀漀 搀攀 琀爀攀挀栀漀猀 搀攀 瀀漀攀洀愀猀⼀爀攀昀氀攀砀攀猀Ⰰ 琀爀椀氀栀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 挀漀洀戀椀渀愀渀搀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 琀甀搀漀 椀猀猀漀Ⰰ 猀漀洀愀搀漀Ⰰ 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀甀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀搀漀⸀  Entendendo o radiodocumentário como modelo híbrido do documentário audiovisual¬¬ com a linguagem do rádio, o formato foi o mais adequado à intenção do grupo. Para Carmen Lúcia José (2015), o rádio evoluiu da notícia à reportagem e da reportagem ao documentário, no sentido do aprofundamento da informação. ਀䄀瀀猀 搀攀挀椀搀椀爀 焀甀攀 愀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 猀攀爀椀愀 漀 琀攀洀愀 愀 猀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀愀 切渀椀挀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 䰀椀渀猀 刀漀戀愀氀氀漀Ⰰ 琀攀爀椀愀Ⰰ 渀愀 漀瀀椀渀椀漀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀爀瘀椀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 最甀椀愀 瀀愀爀愀 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 搀攀 瀀漀渀琀漀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 愀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀  爀攀挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ Como aponta Cyro César (2005), o rádio é uma mídia de massa que comunica inúmeros públicos ao mesmo tempo. Nesse sentido, a linguagem do radiodocumentário teve de ser projetada com o objetivo de "prender" o público, já que o tempo de duração do programa é maior do que o de uma reportagem radiofônica. Buscou-se proporcionar emoção aos ouvintes, sensibilizando-os diante das informações narradas. ਀䔀洀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀爀瘀椀愀 猀漀戀爀攀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀椀洀漀猀 甀洀 愀渀琀椀最漀 猀椀琀攀 瀀攀猀猀漀愀氀 漀渀搀攀 䰀椀渀猀 瀀甀戀氀椀挀愀瘀愀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀漀攀洀愀猀⸀ 刀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 甀琀椀氀椀稀ⴀ氀漀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀焀甀攀氀攀猀 爀攀氀愀琀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀洀 猀攀甀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 猀甀愀 琀爀愀渀猀椀漀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀漀 搀漀猀 瀀漀攀洀愀猀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀愀 攀 瀀漀爀 漀甀琀爀愀 瘀漀稀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀爀 搀愀 瘀漀稀 搀愀 渀愀爀爀愀搀漀爀愀⸀  O roteiro dividiu a abordagem em partes, para marcar cada etapa da vida da personagem. Para cada etapa se fez uso de um poema de Lins. As músicas foram escolhidas a fim de destacar os pensamentos e sentimentos da personagem.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Ao fim da decisão unânime entre os integrantes do grupo que formalizou o eixo temático do trabalho, iniciaram-se os procedimentos básicos de captação e coleta de dados que serviriam para a contextualização apropriada de Lins, nos diferentes momentos de sua vida.਀䌀漀洀 愀猀 椀渀猀琀爀甀攀猀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 爀攀挀攀戀攀甀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀Ⰰ 漀 椀渀挀椀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀漀椀 洀愀爀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 琀爀椀氀栀愀猀 焀甀攀 搀椀猀瀀甀渀栀愀洀 搀攀 瘀愀氀漀爀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 伀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 愀 搀甀爀愀漀 琀漀琀愀氀 搀攀 ㄀㐀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 㔀㔀 猀攀最甀渀搀漀猀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 琀爀椀氀栀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀漀爀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 搀愀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 猀攀甀猀 愀甀琀漀爀攀猀 攀猀琀漀 氀椀最愀搀漀猀Ⰰ 攀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 攀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 猀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 最渀攀爀漀 攀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ O radiodocumentário foi segmentado em duas partes. A primeira, e mais importante, foi protagonizada por Lins, onde toda a sua trajetória como mulher trans é evidenciada. Em complemento, a segunda parte, que dispunha de mais elementos técnicos, caracterizou o progresso histórico da personagem por intermédio das sonoras e da narração personificada dos textos de sua autoria. A construção do sentido foi embasada, principalmente, em fatores descritivos que pudessem transmitir emoção ao ouvinte, visto que o meio radiofônico, limitado à sensorialidade auditiva, deve explorar ao máximo abordagenscomo esta. Todo o conjunto de depoimentos e histórias efetivamente consolidou o discurso do radiodocumentário como um criador de realidades particularmente voltado ao gênero de drama/realismo dentro da sociedade, visando atingir o público de forma ampla e buscar conscientização acerca do tema.਀䄀 挀愀瀀琀愀漀 搀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 甀洀愀 搀愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 焀甀攀 洀愀渀琀攀瘀攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 䰀椀渀猀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 䄀漀 琀攀渀琀愀爀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 爀攀愀氀 攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀琀椀瘀愀Ⰰ 昀漀椀 攀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀Ⰰ 渀愀 最爀愀瘀愀漀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 甀洀愀 椀渀琀攀爀氀漀挀甀漀 焀甀攀 猀椀洀甀氀愀瘀愀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 爀攀愀氀 挀漀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 吀爀愀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀猀 昀愀椀砀愀猀 搀攀 甀搀椀漀 挀愀瀀琀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 瀀漀爀 漀瀀漀 挀漀氀攀琀椀瘀愀Ⰰ 渀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀猀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 琀愀氀 愀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 焀甀攀 攀爀愀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 渀愀琀甀爀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 愀甀洀攀渀琀漀 最爀愀搀愀琀椀瘀漀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 渀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀 瘀攀洀 洀甀搀愀渀搀漀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀渀砀攀爀最愀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 준 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 最渀攀爀漀 愀瘀愀渀挀攀 渀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀琀椀渀樀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀⸀  É função da universidade promover e orientar atividades que envolvam esse tipo questão e ajudem a formar jornalistas com um maior senso crítico. Segundo Meditsch (1997), pensar no jornalismo como modo de conhecimento requer um aumento na exigência sobre a formação profissional dos jornalistas que não serão apenas comunicadores, mas também produtores e reprodutores de conhecimento. ਀伀 琀攀洀愀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 愀 昀椀洀 搀攀 搀愀爀 瘀漀稀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 洀甀氀栀攀爀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀 搀攀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 爀攀昀氀攀砀漀 渀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 琀攀洀愀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀Ⰰ  椀最渀漀爀愀搀漀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 愀猀 氀甀琀愀猀 搀椀爀椀愀猀 搀攀 甀洀愀 洀椀渀漀爀椀愀⸀ 䌀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 吀爀愀焀甀椀渀愀 ⠀㈀  㔀⤀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀愀 瘀椀搀愀⸀ Por ser um produto radiofônico, a capacidade de alcançar sensibilidade no ouvinte é bem maior. Sem a necessidade da presença de imagens, vozes, trilhas e até mesmo os silêncios são capazes de despertar a imaginação. Essa capacidade de gerar imagens na mente do receptor resulta em uma empatia do público com o contexto, personagens e história.਀䄀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀砀椀最椀甀 洀甀椀琀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 琀漀搀漀 漀 最爀甀瀀漀⸀ 䌀愀搀愀 洀攀洀戀爀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 挀漀洀 氀漀挀甀漀Ⰰ 渀愀爀爀愀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 洀甀椀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 爀搀椀漀 攀 猀攀甀猀 攀猀琀椀氀漀猀 攀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 洀攀椀漀 瀀愀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 爀攀昀氀攀砀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀攀洀爀椀愀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀琀愀洀漀猀 椀洀瀀漀爀琀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 渀漀猀猀愀 昀漀爀洀愀漀 挀漀洀漀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀唀吀䰀䔀刀Ⰰ 䨀甀搀椀琀栀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀琀椀最攀渀琀攀猀㨀 漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 攀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀 ᰀ瀠猀ⴀ洀漀搀攀爀渀椀猀洀漀ᴀ⸠ 䌀愀搀攀爀渀漀猀 倀愀最甀Ⰰ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀준匀䄀刀Ⰰ 䌀礀爀漀⸀ 刀搀椀漀㨀 愀 洀搀椀愀 搀愀 攀洀漀漀⸀ 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀栀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀伀唀䌀䄀唀䰀吀Ⰰ 䴀椀挀栀攀氀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 匀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 䤀㨀 䄀 嘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 匀愀戀攀爀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䜀爀愀愀氀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀伀匀준Ⰰ 䌀愀爀洀攀渀 䰀切挀椀愀⸀ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 搀漀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀漀㨀 倀愀搀爀漀 攀 䐀攀猀瘀椀愀渀琀攀⸀ 䤀渀琀攀爀挀漀洀 ጀ†匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀攀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 堀嘀䤀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 刀攀最椀漀 匀甀搀攀猀琀攀 ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀⼀渀愀挀椀漀渀愀氀㈀ ㄀㔀⼀爀攀猀甀洀漀猀⼀刀㄀ ⴀ㈀㌀㔀㘀ⴀ㄀⸀瀀搀昀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㘀 洀愀爀漀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀㼀 ㄀㤀㤀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀洀攀搀椀琀猀挀栀ⴀ攀搀甀愀爀搀漀ⴀ樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ⴀ挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀瀀搀昀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㘀 洀愀爀漀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀