INSCRIÇÃO: 00688
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP01
 
TÍTULO: Agência Experimental Unoesc
 
AUTORES: Edinéia Morés Miotto (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Silvia Spagnol Simi dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Paulo Ricardo dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Vanessa Angelica Balestrin (Universidade do Oeste de Santa Catarina)
 
PALAVRAS-CHAVE: Agência Experimental, Campanha Publicitária, Comunicação Publicitária, ,
 
RESUMO
Como forma de inserir o acadêmico na realidade do mercado publicitário, o curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda da Unoesc oportuniza a prática na Agência Experimental para seus acadêmicos em consonância com o projeto político pedagógico do curso. Além de clientes internos da própria instituição são atendidos clientes externos, especificadamente organizações sem fins lucrativos. A proposta é trabalhar empiricamente com o desenvolvimento de campanhas de comunicação em geral, com o objetivo de estimular (através das técnicas publicitárias e da criação e implementação de meios alternativos) o aquecimento da economia da região de Joaçaba. Acredita-se que a todo semestre os objetivos são atingidos, em especial os trabalhos realizados em 2016 que foram aprovados pelos clientes e estão em fase veiculação.
 
INTRODUÇÃO
No presente paper, descrevemos as campanhas realizadas no ano de 2016 pela Agência Experimental que tem como objetivo a interação do acadêmico com o mercado de trabalho, oportunizando a vivência em uma Agência de Publicidade e Propaganda real. Foram atendidos diversos clientes, porém apresentaremos aqui cinco deles. O Circuito Ciclístico dos Lagos possui um roteiro localizado na região do planalto sul catarinense. Outro cliente atendido foi a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Capinzal, que tem como objetivo elaborar e dar continuidade a projetos e atividades que visem o maior desenvolvimento cognitivo, motor e social do educando com deficiência. Atende a 120 alunos matriculados, vindos de vários municípios. Seguindo outro segmento, a Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (AGIRC) tem como objetivo formar meninas de 13 a 21 anos para a iniciação a ginástica rítmica e também para competições oficiais. A AGIRC é a única associação de sua categoria a participar de competições nacionais e ganhou diversos troféus em competições. O "CYNNAL - Game para gestão" é um projeto desenvolvido no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UNOESC de Joaçaba/SC, que foi beneficiado pelo prêmio Sinapse de Inovação. O jogo busca desenvolver em seus usuários uma experiência perante o funcionamento do mercado de trabalho, através de uma simulação sem correr riscos. O Banco de Tempo é um sistema de organização de trocas solidárias a nível local, que promove o encontro entre a oferta e a procura de serviços disponibilizados pelos seus membros. Sua funcionalidade é semelhante a um banco, porém ao invés de trabalhar com o real, o mesmo funciona com o tempo. Os resultados das campanhas demonstram que a missão da Universidade que é o desenvolvimento regional está sendo atingido neste componente, pois as campanhas publicitárias desenvolvidas para essas entidades, são veiculadas e trazem resultados sociais à comunidade.
 
OBJETIVO
O principal objetivo da Agência Experimental é possibilitar ao acadêmico o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e intelectuais condizentes com as necessidades do mercado publicitário regional e nacional e com as exigências da atualidade. Os objetivos específicos priorizam: Desenvolver competência para diagnosticar e propor soluções para os problemas de comunicação dos clientes; Propiciar a habilidade técnica para o desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias; Desenvolver no aluno a responsabilidade social da profissão, promovendo a consciência ética que deve regular as atividades publicitárias; Propiciar um equilíbrio de formação genérica e específica, a formação técnica e humanística, de modo que o egresso possa entender a dinâmica das relações entre a publicidade e propaganda e a sociedade; Compreender as funções de cada departamento e o desenvolvimento do trabalho em cada área da agência de propaganda; Desenvolver a habilidade para atender clientes e solucionar problemas de comunicação através de um planejamento; Solucionar problemas de distribuição de mídia, criação, redação e produção de peças publicitárias, a partir de um planejamento de comunicação.
 
JUSTIFICATIVA
A Agência Experimental é fundamental para o contato do acadêmico com o mercado de trabalho e principalmente com as diversas situações reais enfrentadas no cotidiano do profissional da área. As equipes formadas atendem os mais diversos clientes que são contatados nas parcerias com instituições da região, sempre com preferência às organizações sem fins lucrativos. As equipes atuam no desenvolvimento das ações relacionadas à comunicação e suas atividades pertinentes, buscando sempre o desenvolvimento regional, que é um dos propósitos da Instituição.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Diversos fatores compreendem a totalidade de uma agência de comunicação e são inúmeros os procedimentos até chegar à parte final e aprovação da campanha. Não são tão simples os passos para criar uma boa campanha de propaganda. Não basta ter uma boa ideia e colocá-la em prática, é necessário conhecer o desejo do cliente, e o que ele pretende com a campanha. O cliente tem que ser ouvido, estudado, caso contrário poderá não aprovar a campanha. Segundo Sant'anna (1998, p.99): Para conseguirmos mobilizar, persuadir e orientar um público determinado é preciso estabelecer em primeiro lugar a forma de como iremos orientar a operação. É necessário ter consciência de como iremos trabalhar, de que meios iremos utilizar e quais as reações das pessoas que irão receber as mensagens. Para Martins (2013), "se a Propaganda for o negócio do seu coração, pode mergulhar de cabeça, porque vai valer a pena". E é o que a Agência Experimental procura despertar nos acadêmicos: a vontade de seguir essa profissão, seguir o caminho que escolheu. A agência conta com uma estrutura que simula à de uma agência publicitária. Tais estruturas seguem divididas em: Atendimento, Planejamento, Mídia. Criação (direção de arte e redação) e Produção. Para iniciar uma campanha publicitária a agência precisa conhecer o seu cliente e o que ele pretende com a campanha, por isso o Atendimento é o primeiro setor que entra em ação. Os acadêmicos responsáveis marcam contato com o cliente para a elaboração do briefing. Do conceito de Corrêa (2008, p.123) "Briefing é o conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda, promoção de vendas ou relações públicas". O atendimento tem a função de coletar o maior número de informações possíveis para o bom andamento das outras etapas. Com o briefing pronto o próximo passo é o planejamento de comunicação, que tem muitas características do briefing. Grande parte das informações que estão no briefing são utilizadas pelo setor de Planejamento. A realização do planejamento requer muita atenção e estudo do perfil do cliente, principalmente sobre a imagem que o cliente pretende passar ao seu público-alvo. Segundo Sant'anna (1998, p.101), O objetivo global do planejamento é proporcionar soluções práticas baseadas nos fatos, para problemas específicos de marketing e propaganda. A análise, síntese e interpretação de dados reunidos pela pesquisa são componentes essenciais das responsabilidades do planejador. O briefing e planejamento, construídos, completos, com base na pesquisa têm mais chances de atingir os resultados esperados, pois oportunizem que as metas sejam estabelecidas com mais clareza. Concluído o planejamento, inicia-se a criação das peças, Esse setor trabalha em parceria com os responsáveis pelo setor de Mídia. A mídia analisa criteriosamente como a campanha vai veicular. Planeja e decide sobre quais meios são mais eficientes, quais devem ser usados, analisa os custos e o tempo necessário à veiculação. A Criação juntamente com a Produção e a Mídia finalizam a campanha. A Criação analisa o que o cliente deseja, o conceito e todo o material de que o cliente já dispõe. Segundo Sant'anna (2000, p. 147): O trabalho de criação consiste, primeiramente, em achar uma ideia que sirva de tema ou diretriz – o que dizer. Em seguida saber como apresentar o tema – como dizer – e determinar através de que gênero de veículos ela pode ser levada, é encontrar a proposição da compra. As campanhas desenvolvidas são o resultado da articulação de todos esses setores. No processo de criação, cada acadêmico assumiu responsabilidades individuais e com o grupo, aprovação, objetivando a aprovação e satisfação dos clientes com as peças criadas. Na produção publicitária é momento da execução do projeto, é a prática efetiva. Tudo que foi analisado e planejado concretiza-se em peças nas telas dos computadores, das TVs, nos rádios, no papel. Peças prontas, o setor de Planejamento organiza uma apresentação para mostrar ao cliente a campanha desenvolvida pela agência. Nesse momento o cliente pode aprovar ou sugerir mudanças. Após a campanha ser aprovada, as peças gráficas são enviadas à impressão e as eletrônicas e de web finalizadas. Tudo deve seguir o cronograma de mídia, portanto os prazos estipulados sempre são cumpridos para eficácia da campanha.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Inspirados nos conceitos e propósitos de cada cliente, após demanda do mesmo, os acadêmicos em seus grupos elaboraram o briefing e o mesmo foi repassado do atendimento para as demais áreas, iniciando pelo Planejamento. Assim, toda concepção de mercado, objetivos, orçamentos e identidade visual dos projetos foram desenvolvidos pelos grupos da Agência Experimental. Desde criação/reelaboração de logotipo, a campanha com vídeos, várias peças de divulgação e em diversos meios, tudo foi elaborado pelos acadêmicos, seguindo a linha proposta pelo cliente. A campanha para o Circuito Ciclístico dos Lagos objetivou divulgar ao público-alvo e consumidor a existência do Circuito, bem como seus diferenciais e benefícios, atraindo assim praticantes de cicloturismo da AMPLASC e também que macrorregião que abrange. A proposta da campanha do CYNNAL foi divulgar para os gestores de instituições de ensino e empresas a existência desta nova plataforma de treinamento de gestão. Na sequência foi necessário realizar a fidelização dos clientes através da experiência com o jogo. O game pretende ingressar no mercado em 2017, e para a eficácia de sua inserção e divulgação inicial, o cliente procurou pelo desenvolvimento de uma marca para o game simulador de gestão, juntamente com a criação de seu respectivo nome. O produto requeria uma campanha de divulgação que fosse eficaz para o seu lançamento, e essa deverá ser veiculada praticamente inteira na web, contando com apenas um flyer como mídia impressa, pretendendo atrair o público jovem, que está transitando entre a vida acadêmica e profissional, assim como seu público alvo primário, composto por instituições de ensino e empresas. A campanha da Apae de Capinzal objetivou a divulgação para o público de 20 a 60 anos, residentes nas cidades de Capinzal, Ouro, Zortéa e distrito da Barra do Leão, posicionando a instituição como referência visando arrecadar fundos para manutenção do serviço/produto. A AGIRC, por sua vez, teve a campanha objetivada em reposicionar a associação perante seu público alvo fixando uma imagem de profissionalismo. Consequentemente, aumentando o interesse das empresas em apoiar financeiramente o esporte e mais especificamente a associação. Na campanha do Banco do Tempo Join, objetivou-se a divulgação do projeto e a fortificação do mesmo na mente das pessoas. Foi feito através de uma campanha informativa para incentivar a população de Joaçaba e região a participar do BT, a participar dessas trocas de experiências. Objetivou-se mostrar que troca de favores são importantes sim, e se todos se doarem um pouco teremos um mundo cada vez melhor.
 
CONSIDERAÇÕES
A Agência Experimental do curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda já tem mais de 17 anos e tem como propósito aproximar os acadêmicos de Publicidade à realidade de um mercado competitivo. Com essa intenção, clientes reais são atendidos pelos acadêmicos, que se envolvem com pesquisa, planejamento, criação e execução de uma campanha publicitária, ou seja, vivenciam todas as etapas do processo. Clientes de serviços da universidade, ONG'S, instituições sem fins lucrativos e demais, que não podem investir em lucros na propaganda, são beneficiados com esse trabalho. Os clientes atendidos na Agência Experimental no ano de 2016 ficaram satisfeitos com as campanhas que foram apresentadas, e no dia da apresentação estiveram presentes e confirmaram a veiculação das mesmas. Desta forma, o trabalho da Agência Experimental vai além de auxiliar os acadêmicos e colocá-los em contato com o mercado, o estudo prático também auxilia as instituições beneficiadas a divulgar os seus serviços em benefício da comunidade.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CORRÊA, Roberto. Contato imediato com planejamento de propaganda. São Paulo: Global, 1990.

LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2000.

MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.਀ SANT’ ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀㨀 䌀漀洀漀 甀猀愀爀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 洀愀爀挀愀猀 攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ 㘀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀