INSCRIÇÃO: 00715
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT02
 
TÍTULO: Caixa de Ideias
 
AUTORES: Rodrigo Yoshio Siguimura (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Julius Vinicius Marques Nunes (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Camila Laís Borba (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Bruno Felipe Previdi Sant'ana (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: entrevista em profundidade, YouTube, Transmissão ao vivo, Jornalismo , PUCPR
 
RESUMO
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Atualmente, vivemos um cenário atual de comunicação completamente dinâmico e
conectado, onde a todo momento, e em qualquer lugar, as pessoas podem ter acesso a qualquer tipo de conteúdo por meio das mais diversas plataformas tecnológicas, como o YouTube e as demais redes sociais. Vivemos em uma sociedade contemporânea, na qual, a maioria das pessoas possui acesso à internet, seja por meio de um computador pessoal ou um smartphone. Segundo a mais recente pesquisa TIC Domicílios (2015), realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 102 milhões de brasileiros usam a internet.
Com o processo todo sendo impactado pela mudança nos hábitos de consumo e pela
constante criação de conteúdo, faz-se necessária, a avaliação correta do profissional jornalista sobre o meio em que está inserido. Cabe a ele entender o mercado e sua demanda por outras formas de narrativas que possam atender públicos específicos.
"De acordo com outra pesquisa da Provokers, 85 milhões de brasileiros assistem a
vídeos online e 82 milhões destes são através do YouTube. Entre os motivos para
que isso aconteça estão a facilidade de acesso e a quantidade de conteúdo
disponibilizado na plataforma." (CRISCUOLO, 2016)
Para o filosofo McLuhan (2009), essa característica se confirma e se aproxima de seu conceito de aldeia global, onde todas as pessoas estão conectadas e passíveis de interagirem entre si, diminuindo as distâncias físicas e potencializando as relações humanas por meio dos avanços tecnológicos.
 
OBJETIVO
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Para o formato do Caixa de Ideias, entendeu-se que o modo mais eficaz de retirar boas respostas dos entrevistados seria por meio de uma entrevista no modelo chamado por Duarte (2006, p. 68) como neutro. Nele, o entrevistador é "um transmissor de estímulos positivos, buscando impessoalidade e equilíbrio na relação".
Tendo em vista a convergência de mídias, proposta por Jenkins, optou-se por ter o
produto veiculado ao vivo e no YouTube. Isso porque as cadeias de produção fixa, com grandes emissores e receptores passivos, se tornaram opções de consumo de conteúdo agora também na internet.
"[...] quaisquer que sejam as motivações, a convergência está mudando o modo
como os setores da mídia operam e o modo como a média das pessoas pensa sobre
sua relação com os meios de comunicação. Estamos em num importante momento
de transição, no qual as antigas regras estão abertas a mudanças e as empresas
talvez sejam obrigadas a renegociar sua relação com os consumidores. A pergunta
é se o público está pronto para expandir a participação ou propenso a conformar-se
com as antigas relações com as mídias." (JENKINS, 2009, p. 326)
Para Cannito (2009, p. 96), desde 2006, "a televisão nunca mais foi a mesma", quando o YouTube surgiu. Houve, a partir de então, uma ressignificação dos modelos de negócios até então existentes. No início do site, de acordo com a Cannito, os vídeos poderiam ter apenas 12 minutos de duração. Hoje, no entanto, a pluralidade de vídeos que podem ser vistos na plataforma é imensa. O site conta, hoje, com mais de um bilhão de usuários.
O Caixa de Ideias, dentro do viés exposto, propõe que a entrevista seja apresentada ao seu público na sua integralidade e o faz, portanto, ao vivo e no YouTube. Isso ocorre para que a interpretação da fala dos convidados esteja a cargo do espectador, uma vez que o entrevistador e sua relação com o entrevistado interferem no sentido do conteúdo, como aponta Rouchou:
"Na verdade, o conteúdo depende do momento em que se grava a entrevista e da
época em que esta é gerada. O conteúdo da fala do entrevistado depende também
da relação entre o entrevistador e o entrevistado. A idéia de que o testemunho se
faz da relação com o testemunho, mas também as questões explícitas e implícitas
do entrevistador definem o que é efetivamente dizível. A subjetividade do
entrevistador (historiador, jornalista) que pergunta está imbricada na do
entrevistado. O resultado é que a interpretação da fonte oral é extremamente
complexa." (ROUCHOU, 2003, p. 7)
O formato adotado visa atender a uma demanda identificada pela equipe de
produção: falta de programas audiovisuais no YouTube com caráter jornalístico e de entrevista em profundidade. Escolheu-se, para tanto, a entrevista em profundidade, já que "Estabelecidas limitações e condições de realização, a entrevista pode ser ferramenta bastante útil para lidar com problemas complexos ao permitir uma construção baseada em relatos da interpretação e experiências, assumindo-se que não será obtida uma visão objetiva do tema (...)" (DUARTE, 2006, p. 62). Trata-se de uma "técnica dinâmica e flexível, útil para apreensão de uma realidade tanto para tratar de questões relacionadas ao íntimo do entrevistado, como para descrição de processos complexos nos quais está ou esteve envolvido" (DUARTE, 2006, p.
63).
Portanto, o ato de informar e de exercitar o uso do meio audiovisual como forma de produção de conteúdo com formato inovador, dentro do conceito de entrevista em profundidade se faz necessário.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
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CRISCUOLO, Isaque. YouTube e a importância da diversidade: Empresa se consolidou como਀甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀
McLUHAN, Masrshall; FIORE, Q.: Guerra e paz na aldeia global. Rio de Janeiro: Record, 1971.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

ROUCHOU, Joëlle. Ouvir o outro: entrevista na história oral e no jornalismo. Congresso਀䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 堀堀嘀䤀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP02_rouchou.pdf

SILVA, Ronaldo Pedroso da; ALVARENGA, Cristiano. A internet como instrumento da Aldeia਀䜀氀漀戀愀氀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀愀 䌀愀琀氀椀挀愀Ⰰ 唀戀攀爀氀渀搀椀愀Ⰰ 瘀⸀ ㄀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀㄀㐀 ⴀ㄀㐀㠀Ⰰ 猀攀琀⸀ ㈀  㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 .਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㜀 昀攀瘀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀