INSCRIÇÃO: 00969
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: "Protetores da Natureza"
 
AUTORES: Marina Pierine Andrade (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Douglas Meurer Kuspiosz (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Sabrina Ferrari da Silva (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Carlos José de Souza Júnior (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Éverly Pegoraro (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
 
PALAVRAS-CHAVE: Audiobook, Jornalismo Ambiental, Livreto, Inclusão,
 
RESUMO
Este trabalho apresenta o audiobook infantil Os Protetores da Natureza, que foi uma proposta de produto de jornalismo ambiental elaborado na disciplina de Jornalismo Especializado. Apresentam-se aqui as reflexões teóricas acerca da temática ambiental dentro da produção jornalística e os aspectos práticos do desenvolvimento do audiobook, que traz três fábulas: O Lobo Guará e o Lixo; Gralha Azul e a Reciclagem; O Que Fazer Com as Sacolinhas?. Como é um trabalho voltado para o público infantil, especificamente do ensino fundamental, foi também desenvolvido um livreto como produto complementar.
 
INTRODUÇÃO
De modo geral, é possível dizer que as questões ambientais são uma preocupação presente em nossa sociedade, já que a reciclagem, por exemplo, é um assunto constante. São inúmeras as campanhas que buscam conscientizar a população sobre como fazer a coleta seletiva e não descartar esses itens na natureza de forma inadequada (Portal Brasil, 2014). Uma das maiores preocupações é com o lixo sólido, que para Fadini e Barbosa (2001, p.9) possui diferentes procedências. "A taxa de geração de resíduos sólidos urbanos está relacionada aos hábitos de consumo de cada cultura, onde se nota uma correlação estreita entre produção de lixo e o poder econômico de dada população". Apesar de a produção de lixo no Brasil crescer cinco vezes mais que a própria população do país (AlLENCAR/GRANDELLE 2016), esse problema não é atual. Fadini e Barbosa (2011) ainda argumentam que o lixo sempre acompanhou a história do homem, acumulando-se nas ruas e cidades desde a Idade Média. Com a Revolução Industrial, as populações cresceram e os impactos ambientais acompanharam essa transformação. Cinquetti (2004) explica que o ideal sempre é levar o lixo sólido para os postos de coleta, quando não houver um serviço domiciliar, e evitar a queima desses produtos. "A disposição inadequada em vias públicas, rios e outros locais impróprios pode ocasionar degradações estéticas (poluição visual), agravamento de enchentes e disseminação de doenças" (CINQUETTI, 2004, p.315). A partir dessa discussão sobre a conscientização do descarte correto do lixo, a proposta do audiobook Os Protetores da Natureza é levar essa discussão também para o público infantil por meio de fábulas. Esse formato foi escolhido pensando na inclusão de crianças com deficiência visual. Já o livreto impresso contém as mesmas fábulas dispostas em 12 páginas, e, apesar de um produto independente, tem o mesmo objetivo do audiobook: conscientizar o ouvinte.
 
OBJETIVO
Os Protetores da Natureza busca levar a discussão ambiental para o público infantil, buscando, também, incluir as crianças com deficiência visual. Para isso, buscou-se trabalhar com fábulas. Neves e Tiuman (2012) explicam que são textos que permitem múltiplas leituras, incitando a reflexão e aguçando o imaginário nas crianças. "O gênero 'fábula' é o mais conhecido dos textos que circulam pela escola [...] ele apresenta a moral explícita ou implícita no início ou final da narrativa condicionando a compreensão do que foi lido" (Neves e Tiuman, 2012, p.8). A ideia foi aliar rádio e histórias infantis, já que Cesar (2005) argumenta que o veículo estimula a imaginação e pode fazer com que o ouvinte crie imagens únicas sobre o que está ouvindo. E, quando fábula e rádio se juntam, incentiva-se a imaginação das crianças, que podem, assimilar melhor os conteúdos. Por fim, contar histórias é comum no rádio. Cesar (2005) atenta para o fato de que as radionovelas, de gênero essencialmente ficcional, foram importantes para a popularização do veículo. O objetivo é ajudar na construção de uma consciência ambiental, trazendo informações por meio do estilo literário da fábula. As crianças, que são o público-alvo, podem aprender a "fiscalizar" a reciclagem em suas casas. O audiobook, ao apresentar personagens animais que estão em risco de extinção na fauna paranaense, alerta para a necessidade de cuidar da natureza. Por fim, buscamos um diálogo com o Jornalismo Ambiental, que para Loose e Camana (2014) une uma visão complexa do mundo com a pluralidade de fontes e vozes na construção da notícia, engajando o cidadão. " Mais que informar sobre o risco, objetiva atentar para as razões e efeitos deste, empoderando os públicos para ações mais efetivas junto aos causadores dos riscos e, em outros casos, possibilitando que o exercício da cidadania ocorra e que mudanças de atitude se disseminem. (LOOSE/CAMANA, 2014, p. 210).
 
JUSTIFICATIVA
Um dos pilares do jornalismo ambiental é justamente a conscientização do público, explica Loose (2012). Ele possui um valor social que vai além de apenas informar com responsabilidade. Ele busca, também, formar opinião pública e potencializar discussões que reflitam na formação de uma consciência ambiental. Loose (2012, p.4) argumenta que "o exercício jornalístico realizado com ética e responsabilidade socioambiental possibilita outras concepções a respeito do mundo em que vivemos, gerando transformações no cotidiano e nas condições de vida na sociedade". Somando à discussão, Ferreira (2007) afirma que a infância é um período que merece ser tratado com compromisso e inteligência pelo mundo adulto, e, consequentemente, pela mídia como um todo. "O papel da mídia na produção da cultura infantil torna-se mais relevante, uma vez que Kellner (2001, p. 235) afirma que a cultura da mídia ocupa, em certo sentido, o lugar das instituições tradicionais como a família, a escola e a igreja" (FERREIRA, 2007, p.647). A relação da mídia com a educação precisa ser explorada, acredita Kellner (apud FERREIRA, 2007), já que os veículos de comunicação podem ser o papel de instrumento de socialização e formador de identidade, uma vez que agem na produção da cultura infantil: " [...] é válido verificar os conteúdos que ela transmite sobre a realidade. Além disso, deve-se investigar como a mídia contribui para a construção da visão crítica infantil sobre o mundo [...] as crianças estabelecem uma relação de verdade absoluta com os conteúdos veiculados em produtos midiáticos" (FERREIRA, 2007, p.650). Dessa forma, é possível afirmar que a infância é um período da vida em que ocorre uma produção ativa de significados baseada nos conhecimentos adquiridos em instituições tradicionais e não tradicionais. Portanto, as crianças são um público-alvo interessante para a produção jornalística. Levando isso em conta, a abordagem de um jornalismo infantil passa a ser uma das propostas desse trabalho, sobretudo porque o mercado jornalístico em Guarapuava pouco ou nada produz voltado para o público infantil com a temática ambiental. O formato de fábula, que é usado para contar as narrativas do audiobook e do livreto impresso, é um estilo literário de estrutura simples, que tem como objetivo mostrar uma "lição de moral" para o leitor, provocando, assim, reflexão. Segundo material didático produzido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador (2007), a estrutura da fábula é constituída de uma história curta, com um conflito; diálogos objetivos e simples; personagens animais; e a moral, que busca causar reflexão. Duas funções do jornalismo ambiental são importantes, ao pensar nas justificativas de um produto jornalístico ambiental para crianças: a informativa e a pedagógica. Loose (2012, p.4) explica que "a informativa (preenche a necessidade de o leitor estar em dia com os temas atuais) e a pedagógica (explica os motivos e aponta soluções) [...] o sentido de levar a informação ambiental para um público leigo, não especializado, está intrincado na expectativa de futuras mudanças de valores". A escolha do formato audiobook levou em conta a acessibilidade que possui, já que é inclusivo, pois possibilita levar a própria literatura infantil - aqui com as fábulas - para uma criança com algum tipo de deficiência visual: "[a criança] deve ter contato com as histórias desde muito cedo, para que seu desenvolvimento seja pleno. Os audiobooks, nesse sentido, constituem uma alternativa interessante, pois podem permitir que os indivíduos se insiram no mundo literário antes mesmo de aprenderem a linguagem Braille" (Oliveira et. al., 2016, p.257). Justifica-se, também, o formato de audiobook por ser acessível às crianças que ainda não foram alfabetizadas. Já o formato em livreto, para a versão complementar, leva em consideração que o público-alvo tem familiaridade com livros infantis.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Os Protetores da Natureza é constituído por dois produtos complementares: o audiobook e sua versão impressa. Para o primeiro, seguimos os passos da pré-produção que envolveu a escolha das personagens que seriam retratadas no audiobook e posteriormente no livreto. Optou-se pelo uso de animais correspondentes à fauna paranaense justamente por criar uma proximidade com a região, além de alertar para os riscos que essas espécies têm de serem extintas. São animais que vivem nas zonas que restaram de florestas de araucárias no Sul do Brasil e que são símbolos dessa região, como o Lobo-Guará. Janice Kiss (2005) explica que:਀ᰀ唠洀 昀爀愀最洀攀渀琀漀 搀椀猀瀀攀爀猀漀 搀愀 昀氀漀爀攀猀琀愀 搀攀 愀爀愀甀挀爀椀愀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀 攀洀 洀攀渀漀猀 搀攀 ㌀─ 搀愀 猀甀愀 爀攀愀 漀爀椀最椀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 挀漀戀爀椀甀 漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 搀漀 倀愀爀愀渀 ⠀㌀㜀─⤀Ⰰ 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀 ⠀㌀㄀─⤀ 攀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀 ⠀㈀㔀─⤀⸀ 䐀漀 渀搀椀挀攀 焀甀攀 猀漀戀爀漀甀Ⰰ 洀猀攀爀漀  Ⰰ㜀─ 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 搀攀 洀愀琀愀猀 瘀椀爀最攀渀猀⸀ 䄀 愀最漀渀椀愀 搀愀 爀瘀漀爀攀ⴀ猀洀戀漀氀漀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 焀甀攀 搀 漀 瀀椀渀栀漀Ⰰ 愀琀椀渀最椀甀 愀 最爀愀氀栀愀 愀稀甀氀Ⰰ 漀 氀漀戀漀 最甀愀爀Ⰰ 愀 愀渀琀愀Ⰰ 漀 瀀愀瀀愀最愀椀漀ⴀ搀漀ⴀ瀀攀椀琀漀ⴀ爀漀砀漀 攀 愀 漀渀愀 瀀椀渀琀愀搀愀⸀ 䄀 搀攀猀琀爀甀椀漀 搀愀 洀漀爀愀搀椀愀 搀攀氀攀猀 昀漀椀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀愀 瀀攀氀漀 搀攀猀洀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 攀猀最甀椀漀 瀀椀渀栀攀椀爀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 ⠀䄀爀愀甀挀愀爀椀愀 愀渀最甀猀琀椀昀漀氀椀愀⤀Ⰰ 瘀琀椀洀愀 搀愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 洀愀搀攀椀爀攀椀爀愀 渀漀 猀挀甀氀漀 ㈀ ᴀ⸠  ਀一漀 挀愀猀漀 搀漀 氀椀瘀爀攀琀漀Ⰰ 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀愀猀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 挀漀渀猀椀最愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 焀甀愀氀 愀渀椀洀愀氀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀⸀ 伀 氀椀瘀爀攀琀漀  椀渀琀攀最爀愀氀洀攀渀琀攀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀Ⰰ 挀漀氀漀爀椀搀漀Ⰰ 攀洀 琀愀洀愀渀栀漀 䄀㔀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀漀 挀攀渀爀椀漀 椀洀愀最攀渀猀 最爀愀琀甀椀琀愀猀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 搀漀 猀椀琀攀 搀攀瘀椀愀渀琀愀爀琀⸀挀漀洀Ⰰ 攀 栀Ⰰ 渀愀 切氀琀椀洀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 洀攀洀漀爀椀稀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 甀洀 挀愀愀ⴀ瀀愀氀愀瘀爀愀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  愀樀甀搀愀爀 渀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀ⴀ挀栀愀瘀攀 焀甀攀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 瘀椀爀愀洀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀  ਀䨀 挀漀洀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 漀 愀甀搀椀漀戀漀漀欀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 挀漀洀 愀 愀洀戀椀攀渀琀愀漀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀愀猀 渀漀 昀椀挀愀猀猀攀洀 洀漀渀琀漀渀愀猀 攀 昀漀猀猀攀洀 渀愀 搀椀爀攀漀 挀漀渀琀爀爀椀愀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀漀渀猀 最爀愀琀甀椀琀漀猀 爀攀琀椀爀愀搀漀猀 搀愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 搀漀 夀漀甀琀甀戀攀 ⠀搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 攀渀搀攀爀攀漀 礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀愀甀搀椀漀氀椀戀爀愀爀礀⼀洀甀猀椀挀⤀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 甀洀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀漀 挀漀渀猀漀渀愀渀琀攀 挀漀洀 甀洀愀 昀氀漀爀攀猀琀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 漀猀 猀漀渀猀 搀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 挀漀洀漀 瀀愀猀猀漀猀Ⰰ 戀愀爀甀氀栀漀 搀漀 瘀攀渀琀漀Ⰰ 搀愀 挀栀甀瘀愀 攀琀挀⸀ 䤀猀猀漀 琀甀搀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀洀愀最椀渀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 最攀爀攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀攀氀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 猀漀 渀愀爀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀  ਀倀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 琀攀猀琀攀猀 挀漀洀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀ⴀ伀攀猀琀攀Ⰰ 琀愀渀琀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀愀渀琀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 伀 挀爀椀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀 氀漀挀甀漀Ⰰ 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀琀甀爀愀 挀漀洀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 一愀琀甀爀椀渀栀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 昀漀椀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀 瀀漀爀 䄀渀搀爀 䨀甀猀琀甀猀Ⰰ 漀 䰀漀戀漀ⴀ䜀甀愀爀 昀漀椀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀 瀀漀爀 䌀愀爀氀漀猀 䨀漀猀 搀攀 匀漀甀稀愀Ⰰ 愀 䜀爀愀氀栀愀ⴀ䄀稀甀氀 昀漀椀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀 瀀漀爀 匀愀戀爀椀渀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀 䘀攀爀爀愀爀椀 攀 愀 伀渀愀ⴀ倀椀渀琀愀搀愀 昀漀椀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀 瀀漀爀 圀愀氀焀甀椀爀椀愀 搀攀 䰀椀洀愀⸀  ਀䄀猀 昀戀甀氀愀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀爀椀琀愀猀 瀀攀氀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 䐀漀甀最氀愀猀 䴀攀甀爀攀爀 䬀甀猀瀀椀漀猀稀 攀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀 挀漀渀猀甀氀琀漀爀椀愀 瀀攀搀愀最最椀挀愀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 匀椀洀漀渀攀 䈀愀猀琀漀猀Ⰰ 搀漀 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 倀攀搀愀最漀最椀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀ⴀ伀攀猀琀攀⸀ 䔀氀愀 愀甀砀椀氀椀漀甀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 渀愀 愀搀攀焀甀愀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 洀愀椀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 攀 洀攀渀漀猀 ᰀ挠漀洀瀀氀攀砀漀ᴀ⸠  ਀倀愀琀爀挀椀愀 匀椀氀瘀愀 搀攀 䨀攀猀甀猀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀ 愀爀最甀洀攀渀琀愀 焀甀攀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 椀渀挀氀甀猀椀瘀愀Ⰰ 漀猀 愀甀搀椀漀戀漀漀欀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀漀 匀椀猀琀攀洀愀 䈀爀愀椀氀氀攀⸀ 䔀氀愀 愀椀渀搀愀 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 甀洀愀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 愀漀 昀漀爀洀愀琀漀  愀 搀爀愀洀愀琀椀稀愀漀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 昀攀椀琀愀 琀愀渀琀漀 瀀攀氀漀 氀漀挀甀琀漀爀 焀甀愀渀琀漀 瀀攀氀漀猀 愀琀漀爀攀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀⸀ 䤀猀猀漀 昀漀椀 氀攀瘀愀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀ᤀ传猀 倀爀漀琀攀琀漀爀攀猀 搀愀 一愀琀甀爀攀稀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀洀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 ᰀ愠琀漀爀攀猀ᴀⰠ 甀洀愀 氀漀挀甀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 琀愀洀戀洀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 一漀攀氀椀 䄀氀洀攀椀搀愀⸀ ਀䈀攀稀攀爀爀愀 攀 刀愀洀漀猀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀ 瀀漀渀琀甀愀洀 愀氀最甀洀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 渀漀 甀猀漀 搀漀 愀甀搀椀漀戀漀漀欀Ⰰ 瀀漀爀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 漀 氀攀搀漀爀 猀椀琀甀愀爀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 渀漀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀爀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 一漀攀氀椀 䄀氀洀攀椀搀愀Ⰰ 焀甀攀  愀 氀攀搀漀爀愀 搀愀猀 昀戀甀氀愀猀Ⰰ 洀愀渀琀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 猀椀琀甀愀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 猀攀渀搀漀 挀漀渀琀愀搀愀猀㬀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 甀洀愀 椀渀琀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 一愀琀甀爀椀渀栀漀Ⰰ 焀甀攀  漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 攀 搀攀瀀漀椀猀 搀椀稀攀渀搀漀 漀 渀漀洀攀 搀愀猀 挀爀渀椀挀愀猀⸀ 伀甀琀爀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 攀瘀椀琀愀爀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 昀椀焀甀攀 搀椀猀瀀攀爀猀漀  愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀Ⰰ 焀甀攀 戀甀猀挀愀 洀愀爀挀愀爀Ⰰ 昀戀甀氀愀 愀瀀猀 昀戀甀氀愀Ⰰ 漀猀 猀漀渀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 愀渀椀洀愀氀⸀ 䤀猀猀漀 洀愀椀猀 琀愀爀搀攀  搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 焀甀愀渀搀漀 漀 䰀漀戀漀ⴀ䜀甀愀爀Ⰰ 愀 䜀爀愀氀栀愀ⴀ䄀稀甀氀 攀 愀 伀渀愀ⴀ倀椀渀琀愀搀愀 昀愀氀愀洀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀 漀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀愀洀 挀漀洀 一愀琀甀爀椀渀栀漀⸀ 䈀攀稀攀爀爀愀 攀 刀愀洀漀猀 ⠀㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀㠀 ⤀ 愀椀渀搀愀 愀琀攀渀琀愀洀 焀甀攀㨀  ਀ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 漀猀 甀搀椀漀ⴀ氀椀瘀爀漀猀 猀漀 搀攀 洀甀椀琀愀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 愀氀甀渀漀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 瀀漀搀攀洀 漀甀瘀椀爀 瘀爀椀愀猀 漀戀爀愀猀 猀椀洀甀氀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀甀 搀愀 猀漀氀椀挀椀琀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 搀攀瘀攀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀洀攀渀琀攀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 琀漀搀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀愀 椀渀琀攀爀昀攀爀攀 渀愀 瘀椀猀漀 挀爀琀椀挀愀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 攀 漀猀 愀樀甀搀愀 愀 瘀攀爀 愀 瘀椀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀 瘀椀猀甀愀氀 渀漀 猀攀爀椀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀ᴀ⸠ ਀ Durante a produção do audiobook, as vozes foram gravadas dentro do estúdio de rádio da Universidade Estadual do Centro-Oeste, para garantir uma melhor qualidade às vozes; a edição do material foi feita no programa Adobe Audition CC, por meio do qual as vozes foram tratadas, moduladas e as trilhas sonoras e toda a sonoplastia foram inseridas. O livreto impresso foi diagramado no programa Adobe InDesign e foi impresso em papel offset 90g, tamanho A5, na gráfica da universidade. Ele, ainda que independente ao audiobook, é um elemento importante para a disseminação das ideias propostas com o trabalho. ਀ Sua versão em PDF foi disponibilizada na plataforma Issuu (disponível em: https://issuu.com/osprotetoresdanatureza/docs/os_protetores_da_natureza); o audiobook está disponível na plataforma Soundcloud (https://soundcloud.com/os-protetores-da-natureza/os-protetores-da-natureza). ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 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CONSIDERAÇÕES
Desenvolver esse produto de Jornalismo Ambiental visando o público-infantil foi, sem dúvida, um desafio, já que a linguagem da literatura infantil muito se difere da linguagem jornalística padrão. Buscou-se uma forma de “traduzir” as informações que são veiculadas da mídia tradicional – como, por exemplo, as notícias de enchentes - para uma linguagem mais acessível para o público-alvo.਀ Isso foi feito através da própria narrativa da fábula, que permite brincadeiras e jogos de palavras, além de sempre trazer um elemento lúdico relacionado às personagens, que fundamentam a narrativa ambiental proposta por meio dos diálogos e das próprias ilustrações. ਀ Neste produto, as imagens também contam as histórias (seja com o Naturinho carregando sacolas plásticas ou com o Lobo-Guará com um semblante assustado). Os Protetores da Natureza, enquanto uma proposta de produto ambiental, une a informação ambiental, que é a razão primeira dessa especialização, com a literatura infantil, que se apresenta muito mais atrativa para uma criança do que um produto jornalístico tradicional. ਀ Também, tendo o rádio como um potencializador da imaginação e um veículo inclusivo, uma vez que crianças com deficiência visual podem ter acesso, o trabalho pode ajudar na formação de uma consciência cidadã desde cedo.਀ Por fim, acreditamos ser possível chegar dentro das escolas e dialogar com as crianças do ensino fundamental. Quem sabe, a partir daí, seja possível promover, mesmo que indiretamente, uma importante discussão ambiental em toda a região de Guarapuava. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀䄀䐀䤀一䤀Ⰰ 倀⸀ 匀⸀㬀 䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 䄀⸀ 䄀⸀ 䘀⸀ 䰀椀砀漀㨀 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀猀⸀ 䌀愀搀攀爀渀漀猀 吀攀洀琀椀挀漀猀 搀攀 儀甀洀椀挀愀 一漀瘀愀 渀愀 䔀猀挀漀氀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 䴀愀椀漀 ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀伀匀䔀Ⰰ 䔀⸀ 䈀⸀㬀 䌀䄀䴀䄀一䄀Ⰰ 䄀⸀⸀ 刀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀 搀椀愀渀琀攀 搀漀猀 爀椀猀挀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀一倀䨀䄀 ⠀唀䘀刀䜀匀⤀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䔀䌀刀䔀吀䄀刀䤀䄀 䴀唀一䤀䌀䤀倀䄀䰀 䐀䔀 䔀䐀唀䌀䄀윀쌀伀 䔀 䌀唀䰀吀唀刀䄀 䔀 匀䄀䰀嘀䄀䐀伀刀⸀ 䄀瀀漀椀漀  瀀爀琀椀挀愀 瀀攀搀愀最最椀挀愀㨀 䘀戀甀氀愀猀 䔀搀⸀ 䤀渀昀愀渀琀椀氀⼀䌀椀挀氀漀猀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 䤀 攀 䤀䤀⼀䔀䨀䄀⸀ 匀愀氀瘀愀搀漀爀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 瀀漀爀琀愀氀⸀攀搀甀挀愀挀愀漀⸀猀愀氀瘀愀搀漀爀⸀戀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀猀椀琀攀⼀搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀⼀攀猀瀀愀挀漀ⴀ瘀椀爀琀甀愀氀⼀攀猀瀀愀挀漀ⴀ挀攀渀愀瀀⼀瀀甀戀氀椀挀愀挀漀攀猀⼀挀愀搀攀爀渀漀─㈀ 搀攀─㈀ 愀瀀漀椀漀─㈀ 愀─㈀ 瀀爀愀琀椀挀愀─㈀ 瀀攀搀愀最漀最椀挀愀─㈀ 昀愀戀甀氀愀猀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 渀漀 搀椀愀 ㄀㔀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一伀䐀䔀䰀䴀䄀一Ⰰ 倀⸀ 圀漀爀搀猀 愀戀漀甀琀 椀洀愀最攀猀㨀 吀栀攀 一愀爀爀愀琀椀瘀攀 愀爀琀 漀昀 䌀栀椀氀搀爀攀渀ᤀ猠 倀椀挀琀甀爀攀 䈀漀漀欀猀⸀ 䜀攀漀爀最椀愀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀礀 漀昀 䜀攀漀爀最椀愀 倀爀攀猀猀㨀 ㄀㤀㠀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䰀䔀一䌀䄀刀Ⰰ 䔀⸀㬀 䜀刀䄀一䐀䔀䰀䰀䔀Ⰰ 刀⸀⸀ 䜀攀爀愀漀 搀攀 氀椀砀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 愀甀洀攀渀琀漀甀 挀椀渀挀漀 瘀攀稀攀猀 洀愀椀猀 焀甀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 伀 䜀氀漀戀漀Ⰰ 樀甀氀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀漀最氀漀戀漀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀猀漀挀椀攀搀愀搀攀⼀猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⼀最攀爀愀挀愀漀ⴀ搀攀ⴀ氀椀砀漀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ愀甀洀攀渀琀漀甀ⴀ挀椀渀挀漀ⴀ瘀攀稀攀猀ⴀ洀愀椀猀ⴀ搀漀ⴀ焀甀攀ⴀ瀀漀瀀甀氀愀挀愀漀ⴀ㄀㘀㤀㈀㘀 㐀㈀ 䄀挀攀猀猀漀 渀漀 搀椀愀 ㄀㔀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀漀爀琀愀氀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 䌀漀氀攀琀愀 匀攀氀攀琀椀瘀愀 搀攀 䰀椀砀漀⸀ 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 樀甀氀⸀ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀爀愀猀椀氀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀洀攀椀漀ⴀ愀洀戀椀攀渀琀攀⼀㈀ ㄀㄀⼀ 㘀⼀挀愀洀瀀愀渀栀愀ⴀ挀漀氀攀琀愀ⴀ猀攀氀攀琀椀瘀愀ⴀ搀攀ⴀ氀椀砀漀 䄀挀攀猀猀漀 渀漀 搀椀愀 ㄀㔀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䤀一儀唀䔀吀吀䤀Ⰰ 䠀⸀ 匀⸀ 䰀椀砀漀Ⰰ 爀攀猀搀甀漀猀 猀氀椀搀漀猀 攀 愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀⸀ 唀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀椀搀琀椀挀漀猀⸀ 䔀搀甀挀愀爀⸀ 渀⸀ ㈀㌀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 唀䘀倀刀㨀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ ㈀  㐀⸀ 瀀⸀ ㌀ 㜀ⴀ㌀㌀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䴀⸀ 䔀砀挀攀猀猀漀 搀攀 猀愀挀漀氀愀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀 挀愀甀猀愀 最爀愀渀搀攀猀 搀愀渀漀猀⸀ 倀氀愀渀攀琀愀 匀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 愀戀爀椀氀 ㈀ ㄀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀氀愀渀攀琀愀猀甀猀琀攀渀琀愀瘀攀氀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀愀洀戀椀攀渀琀攀⼀攀砀挀攀猀猀漀ⴀ猀愀挀漀氀愀猀ⴀ搀攀猀挀愀爀琀愀瘀攀椀猀ⴀ搀愀渀漀猀ⴀ洀攀椀漀ⴀ愀洀戀椀攀渀琀攀ⴀ㔀㐀㘀㌀㈀㐀⸀猀栀琀洀氀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 渀漀 搀椀愀 ㄀㘀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀嘀䔀匀Ⰰ 䄀⸀ 吀⸀㬀 吀䤀唀䴀䄀一Ⰰ 倀⸀ 䔀⸀ 䔀⸀ 䄀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 昀戀甀氀愀㨀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀愀爀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 䌀愀搀攀爀渀漀猀 倀䐀䔀㨀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 搀椀愀愀搀椀愀攀搀甀挀愀挀愀漀⸀瀀爀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀瀀漀爀琀愀氀猀⼀挀愀搀攀爀渀漀猀瀀搀攀⼀瀀搀攀戀甀猀挀愀⼀瀀爀漀搀甀挀漀攀猀开瀀搀攀⼀㈀ ㄀㈀⼀㈀ ㄀㈀开甀渀椀挀攀渀琀爀漀开瀀漀爀琀开愀爀琀椀最漀开愀搀攀爀挀椀开琀攀爀攀猀椀渀栀愀开渀攀瘀攀猀⸀瀀搀昀  䄀挀攀猀猀漀 渀漀 搀椀愀 ㄀㘀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䴀⸀ 䘀⸀ 䤀渀昀渀挀椀愀 攀 洀搀椀愀㨀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 䌀漀渀琀爀愀瀀漀渀琀漀猀 ⠀唀一䤀嘀䄀䰀䤀⤀Ⰰ 䤀琀愀樀愀Ⰰ 瘀⸀ 㜀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㐀㔀ⴀ㘀㔀㘀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀伀匀䔀Ⰰ 䔀⸀ 䈀⸀ 䄀渀氀椀猀攀 搀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀㨀 挀漀洀漀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 甀洀 渀漀瘀漀 漀氀栀愀爀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 刀愀稀漀 攀 倀愀氀愀瘀爀愀Ⰰ 渀뀀㜀㤀Ⰰ 洀愀椀漀⸀ ㈀ ㄀㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䴀⸀㬀 䴀䔀䐀䔀䤀刀伀匀Ⰰ 䰀⸀ 䴀⸀㬀 娀䤀䔀䜀䰀䔀刀Ⰰ 䄀⸀ 䌀⸀ 䘀⸀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䄀⸀ 䰀⸀ 匀⸀㬀 匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䨀⸀ 匀⸀㬀 䄀甀搀椀漀戀漀漀欀猀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀攀搀愀最最椀挀愀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 椀渀挀氀甀猀椀瘀愀 搀攀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀氀攀琀爀渀椀挀愀 攀洀 䜀攀猀琀漀Ⰰ 䔀搀甀挀愀漀 攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 瘀⸀㈀ Ⰰ 渀뀀㄀Ⰰ 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀㨀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀⸀㈀㔀㐀ⴀ㈀㘀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䤀匀匀Ⰰ 䨀⸀ 伀一䜀 瀀愀爀愀渀愀攀渀猀攀 挀爀椀愀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀愀爀愀 猀愀氀瘀愀爀 漀猀 爀攀洀愀渀攀猀挀攀渀琀攀猀 搀愀猀 攀砀琀攀渀猀愀猀 昀氀漀爀攀猀琀愀猀 搀攀 愀爀愀甀挀爀椀愀 焀甀攀 挀漀戀爀椀愀洀 漀 匀甀氀 搀漀 瀀愀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䜀氀漀戀漀 刀甀爀愀氀Ⰰ 猀攀琀⸀㈀  㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀最氀漀戀漀爀甀爀愀氀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀䜀氀漀戀漀刀甀爀愀氀⼀ Ⰰ㘀㤀㤀㌀Ⰰ䔀䔀䌀㄀ ㈀㜀㄀㘀㤀ⴀ㄀㘀㐀㄀Ⰰ  ⸀栀琀洀氀㸀 䄀挀攀猀猀漀 搀椀愀 ㄀㘀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䔀匀唀匀Ⰰ 倀⸀ 匀⸀ 搀攀⸀ 䰀椀瘀爀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀㨀 愀甀搀椀漀氀椀瘀爀漀Ⰰ 愀甀搀椀漀戀漀漀欀 攀 氀椀瘀爀漀 昀愀氀愀搀漀⸀ ㈀ ㄀㄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀攀渀最愀氀愀氀攀最愀氀⸀挀漀洀⼀氀椀瘀爀漀猀ⴀ猀漀渀漀爀漀猀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 渀漀 搀椀愀 ㄀㘀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀娀䔀刀刀䄀Ⰰ 䘀⸀ 䄀㬀 刀䄀䴀伀匀Ⰰ 䨀⸀ 䄀⸀ 䄀 椀洀瀀漀爀琀숀渀挀椀愀 搀漀 甀搀椀漀ⴀ氀椀瘀爀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀 瘀椀猀甀愀氀 渀漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 䄀渀愀椀猀 搀漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 䰀椀琀攀爀爀椀漀 搀攀 倀愀甀氀漀 䄀昀漀渀猀漀 ⴀ 䘀䰀䤀倀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀 䄀昀漀渀猀漀㨀 ㈀ ㄀㔀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䔀匀䄀刀Ⰰ 䌀⸀ 刀搀椀漀㨀 愀 洀搀椀愀 搀愀 攀洀漀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀