INSCRIÇÃO: 00050
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT10
 
TÍTULO: Move Forward to New Connections: Planejamento de Comunicação Organizacional Integrada para a FWD
 
AUTORES: Carolina Fernandes Garcia Pinto (Universidade de Brasília); João José Azevedo Curvello (Universidade de Brasília); Pedro Henrique Pereira dos Santos (Universidade de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: comunicação integrada, extensão universitária, FWD, plano estratégico de comunicação organizacional, problemas sociais
 
RESUMO
O presente trabalho está alicerçado na elaboração do planejamento estratégico de comunicação organizacional para a proposta de ação de extensão FWD. A força motriz para a realização deste estudo consiste na inquietação dos autores em planejar, de forma integrada, a comunicação administrativa, interna, mercadológica e institucional do projeto. O trabalho foi fundamentado a partir da revisão bibliográfica, análise de ambiente externo, S.W.O.T. e Benchmarking. O objetivo geral do plano é arquitetar a comunicação organizacional integrada da FWD durante os anos de 2017 e 2018. Os instrumentos de controle e monitoramento, assim como os cronogramas, deverão ser constantemente revisitados a fim de alcançar o objetivo geral e específicos do planejamento.
 
INTRODUÇÃO
Compreendemos que as organizações são entendidas como um conjunto de pessoas que trabalham em prol do mesmo objetivo. De acordo com Kunsch (2003), há dois fatores a serem analisados ao se conceituar o termo organização. O primeiro deles diz respeito ao ato e efeito de organizar, propriamente da função administrativa. O segundo refere-se à definição apresentada no primeiro período, em que se expressa um agrupamento de pessoas, que são responsáveis por desempenhar funções e trabalhar em conjunto a fim de alcançar objetivos comuns. Durante os fluxos e processos comunicacionais, elas enfrentam barreiras de diferentes naturezas. Os gargalos mais frequentes no âmbito organizacional referem-se às barreiras pessoais, administrativas e burocráticas, excesso de informações e informações incompletas e parciais (KUNSCH, 2003). Pensar estrategicamente é a melhor forma para resolver tais problemas. Com vistas a nortear as grandes decisões estratégicas da FWD a longo prazo, capazes de afetar o projeto como um todo, este planejamento estratégico foi direcionado para a Comunicação Organizacional integrada. Em linhas gerais, o projeto tem a pretensão de desenvolver serviços e produtos de comunicação em rede, visando ao enfrentamento de problemas sociais. Responsável por viabilizar maior controle na condução de decisões conscientes, alcance de resultados e aplicação de verbas, este plano de Comunicação estabelece ações durante os anos de 2017 e 2018, com base nas demandas sociais e competitivas, além dos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades diagnosticados a partir da análise de ambiente e SWOT. O planejamento está alicerçado em um diagnóstico e prevê objetivos, estratégias, ações, formas de monitoramento e avaliação de resultados da comunicação interna, institucional, administrativa e mercadológica.
 
OBJETIVO
O objetivo deste planejamento é arquitetar a comunicação organizacional integrada. Para que a FWD consiga cumprir os seus objetivos e alcançar seus resultados, ela precisará estruturar a sua comunicação. Este plano tem o propósito de nortear, portanto, todas as ações comunicativas do projeto. Os objetivos específicos são: Planejar de forma integrada os objetivos, estratégias e as ações de comunicação, levando em consideração a comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica; Compreender o contexto atual do país, de forma a compreender os diversos cenários externos que podem impactar no projeto; Analisar as melhores práticas de comunicação realizadas por organizações que atuam no enfrentamento de problemas sociais; Mapear os pontos fortes e fracos do ambiente interno da FWD, assim como as oportunidades e ameaças do ambiente externo.
 
JUSTIFICATIVA
A realização do plano estratégico de Comunicação Organizacional se deu pela imprescindibilidade de estruturar a comunicação de um projeto que está sendo criado, pela importância de se pensar estrategicamente na vitalidade da FWD após os autores deste trabalho se tornarem egressos da UnB, pela aspiração a elaborar um plano de Comunicação Organizacional integrada e pelo interesse da dupla na área de planejamento. A comunicação será determinante para a implementação e consolidação do projeto. A Comunicação Organizacional e seus diferentes processos influenciam bastante nos aspectos internos e externos da instituição. Por conta disso, percebem-se a importância e necessidade de voltar as atenções de forma estratégica para a comunicação da FWD. Para Kunsch, o planejamento estratégico de comunicação "é um processo intuitivo e criativo que orienta para uma visão mais dinâmica do processo de planejamento estratégico e a flexibilidade e adaptações inovadoras para sua implementação". Dessa forma, procurou-se pensar a comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica de forma integrada e fluida entre suas operações. Na concepção do planejamento, é de extrema importância que se entenda a dinamicidade citada por Kunsch. As ações são pensadas antes de sua execução, mas, no processo de elaboração e concepção, há possibilidades e riscos por fatores externos. As relações formais e informais internas da organização também podem influenciar o que foi planejado no âmbito da Comunicação. Guazina e Belisário reforçam este aspecto ao afirmarem que no contexto de hoje, mais do que um processo racional para antecipar ações, planejar é tomar decisões ao mesmo tempo – não antes, nem depois - em que se avalia e se executa, observando-se, inclusive, as percepções, interações simbólicas e diferenças culturais existentes. É cada vez maior a necessidade de reagir aos acontecimentos à medida que eles vão se desenrolando (GUAZINA e BELISÁRIO, 2012, p. 130). Tendo em vista as mudanças que podem ocorrer nas esferas organizacionais, o planejamento estratégico não se prende aos quadros, diagramas ou cronogramas. Ou seja, quando finalizado, ele não deve ser visto como algo imutável. É necessário sempre buscar alternativas. Para Henry Mintzberg (1995 apud KUNSCH, 2003, p. 240), o plano estratégico "se refere à síntese. Envolve intuição e criatividade. O resultado do pensamento estratégico é uma perspectiva integrada do empreendimento, uma visão de direção que nem sempre é precisamente articulada." Um fator necessário — e crucial — para o planejamento estratégico de comunicação é o conhecimento profundo do projeto, sua missão, visão, valores e termos vivenciados na organização. Para que o trabalho de comunicação ocorra de forma dinâmica, é oportuna uma equipe com visão aberta e interativa para que os cenários sejam visualizados e vistos como oportunidades de inovação e criatividade.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
"Fazer ciência, em princípio, é fazer escolhas. Escolhas que não são aleatórias e, sim, organicamente ligadas à visão que temos do mundo." (GUTIERREZ, 2009, p.5). Para este estudo foram empregados os métodos e técnicas de: revisão bibliográfica, análise de ambiente externo, análise SWOT e análise de Benchmarking, com o objetivo de conduzir o andamento da investigação, além de obter resultados relevantes. Revisão bibliográfica: Este método é eficaz para conceituar as palavras-chave e redigir uma pesquisa coerente. A revisão da literatura permite a imersão na temática, por intermédio de artigos, monografias, dissertações, teses, livros, filmes, manuais e planejamentos em comunicação. Análise de ambiente externo: Estuda a relação da organização com os fatores que ocorrem fora da própria. Esta análise é um dos pilares do planejamento estratégico e impacta nas tomadas de decisão da instituição. Análise SWOT: O mapeamento de pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades é utilizado como base de análise de cenários. Por ser feita em uma matriz, a visualização dos ambientes internos e externos se dá de forma clara e objetiva. Análise de Benchmarking: Essa análise se caracteriza por buscar as melhores referências em determinada área. O processo baseia-se na observação ou mensuração de práticas específicas previamente selecionadas. É um instrumento de gestão e geralmente é utilizada para comparações aos concorrentes. Para além das metodologias e técnicas empregadas na elaboração do plano estratégico de comunicação organizacional e deste memorial, é importante ressaltar o processo que guiou a concepção da proposta de ação de extensão FWD. Primeiro foi divulgada nas redes sociais uma pesquisa de opinião a fim conhecer o grau de interesse dos graduandos de Comunicação Social (diurno e noturno) e Jornalismo da FAC/UnB, em participar de um novo projeto de extensão. O questionário on-line recebeu 250 respostas. Desse montante, 231 (92%) assinalaram a opção "sim", no que se refere à pergunta: Você participaria de um projeto de extensão cujo objetivo fosse conectar estudantes de comunicação em nível local, nacional e global que acreditam em um novo modelo de comunicação, oferecendo assim pesquisas, produtos e serviços inovadores? Após a constatação de que havia demanda para o projeto, aplicou-se a abordagem do Design Thinking para a formulação dos processos e formas de gestão da FWD. A dupla de prováveis formandos, a partir de leituras, fichou as obras de Tim Brown, Rique Nitzsche, Tennyson Pinheiro e Luis Alt. Visitas a Livework, Oni Branding & Design e Flama UX Design & Digital Branding foram realizadas a fim de conhecer a experiência dessas empresas no desenvolvimento de projetos em design de serviços, onde inclui-se o Design Thinking. Duas entrevistas também compuseram as técnicas. Elas ocorreram via on-line por intermédio de Skype com o Paulo Tiroli, da área de comunicação da Escola de Design Thinking de São Paulo e com Flávio Ludgero e Rafael Torales da Startaê, por intermédio de videochamada do Facebook.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A pesquisa bibliográfica buscou permear os estudos da Comunicação Organizacional, principalmente de forma a dialogar com a comunicação integrada e o planejamento estratégico. Para além destes, outras duas bases que foram fundamentais para elaboração deste trabalho, entre elas os estudos de extensão universitária e estudos de Comunicação Organizacional voltados para o enfrentamento de problemas sociais. ਀刀攀猀甀洀攀ⴀ猀攀 愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 挀漀洀漀 愀 爀攀愀 焀甀攀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 猀攀樀愀 攀氀愀 瀀爀椀瘀愀搀愀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀愀 漀甀 搀攀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀⸀ 䔀洀 挀漀渀昀漀爀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 䬀甀渀猀挀栀 ⠀㈀  ㌀⤀Ⰰ 愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 挀攀渀琀爀愀ⴀ猀攀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀Ⰰ 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀⸀  A Comunicação enquanto área profissional dispõe de instrumentos competentes a fim de enfrentar e, até mesmo, mudar a realidade dos grandes problemas sociais em determinadas comunidades, regiões e países. Nota-se que o termo utilizado pelos autores é, justamente, "enfrentar". Mas o que isso, em termos práticos, quer dizer? Que as ferramentas comunicacionais são estratégicas e seus usos podem sim gerar visibilidade, mudar hábitos e comportamentos, empoderar pessoas etc. ਀一漀 挀愀猀漀 搀愀 䘀圀䐀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀爀 渀愀 攀砀琀攀渀猀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 漀 猀攀甀 挀漀渀琀攀砀琀漀  琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀Ⰰ 栀愀樀愀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀 䔀砀琀攀渀猀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀  漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 焀甀攀 愀爀琀椀挀甀氀愀 漀 䔀渀猀椀渀漀 攀 愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀搀椀猀猀漀挀椀瘀攀氀 攀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀 愀 爀攀氀愀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀愀 攀渀琀爀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 䔀砀琀攀渀猀漀  甀洀愀 瘀椀愀 搀攀 洀漀ⴀ搀甀瀀氀愀Ⰰ 挀漀洀 琀爀渀猀椀琀漀 愀猀猀攀最甀爀愀搀漀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀Ⰰ 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 瀀爀愀砀椀猀 搀攀 甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀ 一漀 爀攀琀漀爀渀漀  唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀漀挀攀渀琀攀猀 攀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 琀爀愀爀漀 甀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 焀甀攀Ⰰ 猀甀戀洀攀琀椀搀漀  爀攀昀氀攀砀漀 琀攀爀椀挀愀Ⰰ 猀攀爀 愀挀爀攀猀挀椀搀漀 焀甀攀氀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 ⠀䘀伀刀倀刀伀䔀堀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㄀⤀⸀  A Constituição Federal de 1988 legitima a Extensão ao destacar no Artigo 207 que “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.” Quanto à forma de financiamento, o Artigo 213, § 2º, ressalta que “as atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público.”਀伀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 䘀圀䐀 戀甀猀挀愀洀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀爀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀愀 瀀漀渀琀攀 瀀愀爀愀 甀洀 洀甀渀搀漀 洀攀氀栀漀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀愀椀猀 焀甀攀 攀猀猀攀 椀搀攀愀氀 瀀漀猀猀愀 瀀愀爀攀挀攀爀 甀琀瀀椀挀漀⸀ 䄀 䰀攀椀 搀攀 䐀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 攀 䈀愀猀攀猀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 ⠀䰀䐀䈀⤀Ⰰ 䰀攀椀 渀먀 㤀⸀㌀㤀㐀Ⰰ 搀攀 ㄀㤀㤀㘀Ⰰ 渀漀 䄀爀琀椀最漀 㐀㌀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 焀甀攀 攀渀琀爀攀 愀猀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀Ⰰ 搀攀瘀攀ⴀ猀攀 ᰀ攠猀琀椀洀甀氀愀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 漀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀 爀攀最椀漀渀愀椀猀Ⰰ 瀀爀攀猀琀愀爀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 挀漀洀 攀猀琀愀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 搀攀 爀攀挀椀瀀爀漀挀椀搀愀搀攀⸀ᴀ†伀 倀氀愀渀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䔀砀琀攀渀猀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 攀渀昀愀琀椀稀愀 ᰀ愠 瘀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀 渀愀 猀漀氀甀漀 搀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀漀 瀀愀猀⸀ᴀ† Percebe-se, então, o alinhamento da FWD com a extensão universitária, e que não há a pretensão de se promover, mas, por intermédio da criação de serviços e produtos de comunicação, ser um verdadeiro catalisador de mudanças, … é justamente aqui que se afirma a centralidade da Extensão Universitária, como prática acadêmica, como metodologia inter e transdisciplinar e como sistemática de interação dialógica entre a Universidade e a sociedade. Prática comprometida com a relevância e abrangência social das ações desenvolvidas; metodologia de produção do conhecimento que integra estudantes, professores e técnico-administrativos, formando-os para uma cidadania expandida do ponto de vista ético, técnico-científico, social, cultural e territorial; interação dialógica que ultrapassa, inclusive, as fronteiras nacionais, projetando-se para fora do País (FORPROEX, 2014, p. 30).਀䔀猀猀攀 愀氀椀渀栀愀洀攀渀琀漀 猀攀 搀攀甀 挀漀洀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䄀一䜀䔀䰀伀 ⠀㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀㈀㤀⤀ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 焀甀攀 ∀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀  甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瘀椀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ  攀氀攀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 焀甀攀 栀愀樀愀 甀洀愀 甀渀椀挀椀搀愀搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 焀甀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 猀攀樀愀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀⸀∀ Por incorporar ações durante dois anos, pensou-se de forma estratégica em ações que poderiam ser praticadas por um largo prazo. Não exclui-se a adaptação e recondução do que foi planejado. Afinal de contas, espera-se que o plano estratégico de comunicação influencie o posicionamento adotado diante do ambiente interno e externo e atenda as necessidades dos públicos-alvo. Sendo assim, faz se necessário de maneira detalhada, detectar as variáveis ambientais. Com a coleta de dados será possível analisá-las para finalmente lidar com os fatos, probabilidades e ideias. ਀䔀洀 猀甀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 洀愀挀爀漀 搀愀 洀椀猀猀漀 攀 瘀椀猀漀 搀愀 爀攀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀椀愀氀漀最愀 挀漀洀 愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀爀攀猀甀洀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 栀愀樀愀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀 攀 愀爀焀甀椀琀攀琀愀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 琀琀椀挀愀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀⸀  O plano configura-se como um guia e contribui para a construção e manutenção de uma comunicação integrada. Além de, preocupar-se, em transmitir o propósito da organização, prever condições de aplicar os recursos da melhor forma, apresentar métodos de controle e monitoramento e potencializar a optimização do trabalho em equipe. Planejar possibilita estar sempre um passo à frente dos acontecimentos futuros indesejados. ਀倀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 漀挀甀瀀愀 甀洀 氀甀最愀爀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 攀  瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀攀氀愀 愀氀琀愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 最爀愀渀搀攀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 攀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 焀甀攀 愀猀猀攀最甀爀愀洀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 䐀攀 昀漀爀洀愀 愀氀最甀洀愀 搀攀瘀攀ⴀ猀攀 挀漀渀昀甀渀搀椀爀 攀猀琀攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 挀漀洀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 漀甀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 一攀渀栀甀洀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀戀愀爀挀愀 愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀⸀  Levou-se em consideração as etapas estabelecidas para formulação do plano estratégico de comunicação organizacional com base em Kunsch (2003). Definiu-se a missão, visão e valores específicos da comunicação. Essas decisões foram fundamentais para projetar a área de comunicação na gestão do projeto. Elas refletem como a comunicação poderá ajudar o projeto a desempenhar seu papel, sua razão de ser na sociedade. Posteriormente, definiu-se as filosofias de comunicação de modo a representar os modos de agir e pensar. Além disso, a filosofia da comunicação organizacional integrada ajudará a guiar as ações de comunicação. ਀䄀 攀琀愀瀀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 昀漀椀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 洀攀琀愀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀愀猀 愀攀猀⸀ 一攀猀琀愀 昀愀猀攀 瀀攀渀猀漀甀ⴀ猀攀 漀 焀甀攀 搀攀瘀椀愀 猀攀爀 愀氀挀愀渀愀搀漀 攀洀 挀愀搀愀 爀攀愀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 愀 昀椀洀 搀攀 搀椀愀氀漀最愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀漀爀洀甀氀愀搀愀猀 愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 搀攀 挀漀洀漀 最攀爀椀爀 攀 最愀爀愀渀琀椀爀 焀甀攀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 昀漀猀猀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 倀漀爀 切氀琀椀洀漀Ⰰ 洀漀渀琀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 漀爀愀洀攀渀琀漀 最攀爀愀氀 渀漀 焀甀愀氀 昀漀爀愀洀 搀攀氀椀洀椀琀愀搀漀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀甀猀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 愀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀       䔀猀琀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 戀甀猀挀漀甀 瀀攀渀猀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 䘀圀䐀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 愀渀漀猀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀猀琀愀爀 攀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 攀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀爀椀猀愀爀 焀甀攀 洀甀搀愀渀愀猀 瀀漀搀攀洀 漀挀漀爀爀攀爀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 挀愀洀椀渀栀漀⸀  A cultura de feedbacks, o aprendizado com o erro e o desenvolvimento constante propicia uma organização preparada para mudanças e inovações de forma fluida. Esperamos que este plano ajude na construção do projeto e se adapte a todas as pequenas e grandes mudanças que surgirão.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ADLER, Isabel; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz, VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar. Design Thinking: Inovações nos Negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2011.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䔀一伀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀 搀愀 䌀漀猀琀愀⸀ 倀漀氀琀椀挀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀㨀 猀 瀀漀甀挀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 瀀漀搀攀洀 琀攀爀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀挀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀挀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀开挀漀爀瀀漀爀愀琀椀瘀愀⼀愀爀琀椀最漀㄀㌀⸀瀀栀瀀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀  漀甀琀 ㈀ ㄀㘀

CURVELLO, João José Azevedo. Os estudos de Comunicação Organizacional e as novas abordagens sistêmicas. Disponível em: . Acesso em: 28 nov 2016

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