INSCRIÇÃO: | 00103 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP10 |
TÍTULO: | Proteção de Aço: Bombril como nunca antes anunciado |
AUTORES: | Carolyna de Oliveira Paiva (Universidade de Brasília); Kildery Oliveira Farias (Universidade de Brasília); Vitor Freitas Jorge Dino (Universidade de Brasília); Ana Thayná Araújo Batista (Universidade de Brasília); Luana Gomes Gandra Coutinho (Universidade de Brasília); Tainá Andrade Vieira (Universidade de Brasília); Lanna Caroline Alves Silveira (Universidade de Brasília); Suelen Brandes Marques Valente (Universidade de Brasília) |
PALAVRAS-CHAVE: | cartaz, redação publicitária, bombril, proteção de aço, mudança |
RESUMO | |
O presente trabalho faz parte do projeto final da disciplina de Redação Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Brasília (UnB). O projeto consistiu em criar cartazes para divulgar novas funcionalidade para produtos já conhecidos, de forma a inovar a utilidade estabelecida pelas suas marcas. Os itens foram estabelecidos na disciplina e o grupo foi responsável por desenvolver nova promessa básica, conceito criativo, títulos, textos e slogans para vender o produto como nunca antes anunciado. O resultado foi a comercialização da palha de aço Bombril, como uma proteção de aço usada para preservar os valiosos bens de uma família. | |
INTRODUÇÃO | |
Durante a prática da disciplina de Redação Publicitária, foram abordados diversos conceitos que fundamentam e estruturam o processo de criação para mídias e peças publicitárias, entre eles o título, slogan, assinaturas de campanha, promessas básicas e conceitos criativos. Como trabalho final, os alunos foram provocados a inovar o olhar sobre produtos cuja utilidade principal já está estabelecida no imaginário popular, a fim de capacitar o estudante para elaboração de conceitos criativos, gerando a criação de conteúdos originais e convidativos. 儀甀愀琀爀漀 漀戀樀攀琀漀猀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 搀漀挀攀渀琀攀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 氀椀瘀爀攀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 最爀甀瀀漀㨀 戀愀琀漀洀 氀愀戀椀愀氀 一瘀攀愀Ⰰ 瀀愀氀栀愀 搀攀 愀漀 䈀漀洀戀爀椀氀Ⰰ 挀爀攀洀攀 搀攀 戀愀爀戀攀愀爀 䜀椀氀氀攀琀琀攀 攀 瀀渀攀甀 搀攀 挀愀爀爀漀 䜀漀漀搀礀攀愀爀⸀ Destaca-se, neste trabalho, a produção do Bombril como protetor de objetos delicados para amortecer impactos e dar segurança no transporte em caso de mudanças, com o conceito criativo de preservar as memórias contidas nesses itens frágeis. Foi utilizada a estrutura dionisíaca, ou seja, o uso da emoção para persuadir o consumidor sobre a importância da esponja de aço em ocasiões de mudança. Essa produção gerou um cartaz publicitário A3 (297 mm x 420 mm), que desperta a importância de conservar os momentos importantes, em casos de encaixotar objetos, através do auxílio do Bombril como uma espécie de plástico-bolha.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 渀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 渀漀瘀愀猀 挀漀渀攀砀攀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 挀甀樀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀猀琀漀 洀愀猀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀愀猀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 ⴀ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀 挀攀爀琀愀猀 洀攀爀挀愀搀漀爀椀愀猀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 渀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 甀洀愀 昀甀渀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 猀漀戀爀攀 漀 椀琀攀洀Ⰰ 愀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 洀愀挀爀漀 挀漀洀 焀甀攀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 漀甀 愀琀 愀漀 瘀愀氀漀爀 猀椀洀戀氀椀挀漀 愀琀爀椀戀甀搀漀 愀 攀氀攀 挀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀猀 愀渀漀猀⸀ A partir dessa ressignificação, o aluno deveria desenvolver mecanismos que sustentassem o propósito inovador do produto, gerando, assim, interesse nessa nova função.䔀猀猀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 焀甀攀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀猀猀攀洀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 攀 瀀爀琀椀挀漀猀 搀愀 爀攀搀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀爀漀洀攀猀猀愀 戀猀椀挀愀Ⰰ 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 琀琀甀氀漀Ⰰ 琀攀砀琀漀 攀 猀氀漀最愀渀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 渀甀渀挀愀 愀渀琀攀猀 愀渀甀渀挀椀愀搀漀猀⸀ 䄀椀渀搀愀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀 甀洀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 琀爀漀甀砀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 瘀攀爀漀猀猀洀椀氀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀爀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 愀 渀漀瘀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀Ⰰ 愀瀀爀椀洀漀爀愀渀搀漀 渀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀爀 攀 猀攀搀甀稀椀爀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 瀀漀爀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
No universo publicitário, um dos objetivos fins é o de gerar a venda de determinado produto ou serviço, conforme conceitua Márcio Carbaca Gonçales: “A publicidade deriva de público (do latim publicus) e é conceituada como a arte de tornar público, divulgar um fato ou uma ideia, já com objetivos comerciais, uma vez que pode despertar o desejo de compra, levando-o à ação”. (GONÇALES, 2009, p. 7) No entanto, para que esse processo ocorra de forma eficaz, várias etapas e técnicas são necessárias. Para Celso Figueiredo (2005, p.2), “a condição fundamental ao sucesso de uma peça de comunicação é a existência de uma mensagem clara, uma afirmação sobre a marca ou o produto que desejamos fixar na mente dos cidadãos”. 吀攀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 攀猀猀攀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀Ⰰ 愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 挀爀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 攀猀瀀漀渀樀愀 搀攀 愀漀 䈀漀洀戀爀椀氀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 挀漀洀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 ⠀唀渀䈀⤀Ⰰ 昀漀椀 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 攀 瀀攀渀攀琀爀愀爀 渀愀 挀愀戀攀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ A empresa Bombril surgiu em 1948 e se consolidou pela comercialização do principal produto: a lã de aço, utilizada como produto de limpeza, específico para panelas. Segundo o institucional da própria marca, a Bombril é “uma empresa que conquistou milhares de lares no Brasil inteiro com um produto revolucionário: a lã de aço”. O conceito e proposta da marca, portanto, está voltado para o setor de limpeza. O objetivo do grupo era, então, de inovar a percepção sobre a palha de aço, a fim de encontrar uma nova utilidade que justificasse a comercialização.倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀挀攀爀愀洀ⴀ猀攀 搀攀昀椀渀椀攀猀 搀攀 倀爀漀洀攀猀猀愀猀 䈀猀椀挀愀猀 攀 䌀漀渀挀攀椀琀漀猀 䌀爀椀愀琀椀瘀漀猀⸀ 䌀攀氀猀漀 䘀椀最甀攀椀爀攀搀漀 ⠀㈀ 㔀⤀ 搀攀昀椀渀攀 愀 倀爀漀洀攀猀猀愀 䈀猀椀挀愀 挀漀洀漀 ᰀ愠 愀昀椀爀洀愀漀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀漀猀 昀椀砀愀爀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀ᴀⰠ 攀 䌀漀渀挀攀椀琀漀 䌀爀椀愀琀椀瘀漀 挀漀洀漀 ᰀ愠 昀漀爀洀愀 洀最椀挀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 愀昀氀漀爀愀爀 愀挀椀洀愀 搀漀 攀洀愀爀愀渀栀愀搀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀ᴀ†⠀䘀䤀䜀唀䔀䤀刀䔀䐀伀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀㌀⤀⸀ 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀Ⰰ 搀攀猀猀攀猀 搀漀椀猀 瀀漀渀琀漀猀Ⰰ 攀猀琀 攀洀 瀀愀猀猀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀漀猀 愀氀椀渀栀愀搀漀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ Ainda, foram desenvolvidos título, texto e slogan. O título é, em geral, o primeiro contato do observador com o cartaz, cujo objetivo é fisgar a atenção do leitor (FIGUEIREDO, 2005). Já o texto, funciona como ferramenta que complementa o título, de forma a seduzir, convencer e transmitir a linha de raciocínio (FIGUEIREDO, 2005). Por fim, o slogan aparece como mecanismo essencial para manter a ideia de reconhecimento, distinguir marcas e gerar o posicionamento desejado, aproximando a empresa do consumidor (FIGUEIREDO, 2005). 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 昀漀椀 攀猀琀椀洀甀氀愀搀愀 渀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀爀 漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀Ⰰ 攀 愀椀渀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 最攀爀愀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 猀甀最攀爀椀搀愀 攀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀⸀ 䌀漀洀漀 攀渀昀愀琀椀稀愀 䘀椀最甀攀椀爀攀搀漀 ⠀㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀㤀㐀⤀Ⰰ ᰀ攠洀 甀洀 洀攀爀挀愀搀漀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 瘀漀氀琀椀氀Ⰰ 焀甀愀氀焀甀攀爀 猀甀最攀猀琀漀 搀攀 搀甀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 甀洀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀砀挀攀瀀挀椀漀渀愀氀ᴀ⸠ De forma geral, o grupo buscou, por meio da importância desses pontos, estabelecer um produto criativo, cuja funcionalidade se adaptasse à necessidade real do mercado brasileiro. A busca pela criatividade, nesse processo, se fundamentou em pensamentos de Roberto Menna Barreto: “criatividade é sinônimo de solução de problema” e “criatividade em propaganda é o que persuade contingentes humanos – público, mercado – sobre os valores de um produto, um serviço, ou meramente um ponto de vista” (BARRETO, 1982, p. 69 e 149). 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 昀漀椀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 焀甀攀 愀 瀀愀氀栀愀 搀攀 愀漀 䈀漀洀戀爀椀氀 瀀漀搀攀爀椀愀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀爀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 最攀爀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 椀渀昀漀爀洀愀氀Ⰰ 渀漀 戀甀猀挀愀搀漀爀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 䜀漀漀最氀攀Ⰰ 攀洀 最爀甀瀀漀猀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 最爀甀瀀漀 猀漀戀爀攀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀猀 焀甀攀 漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 樀 挀爀椀漀甀 瀀愀爀愀 爀攀椀渀瘀攀渀琀愀爀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀 攀猀瀀漀渀樀愀 搀攀 愀漀⸀ 䔀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 甀猀漀 搀漀 漀戀樀攀琀漀 瀀愀爀愀 瀀攀渀琀攀愀搀漀猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀Ⰰ 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 猀椀渀愀氀 搀攀 愀渀琀攀渀愀猀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀爀攀猀 琀甀戀漀Ⰰ 猀椀渀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀 搀攀 昀攀猀琀愀 樀甀渀椀渀愀 ⴀ 瀀爀漀挀攀猀猀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 愀漀 猀攀 焀甀攀椀洀愀爀 漀 䈀漀洀戀爀椀氀 攀 爀漀搀ⴀ氀漀 ⴀⰀ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀洀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 挀漀最椀琀漀甀ⴀ猀攀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀 攀猀猀攀 猀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 ᰀ愠氀洀漀昀愀搀愀搀漀ᴀ†攀 猀甀戀猀琀椀琀甀ⴀ氀漀 渀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 瀀氀猀琀椀挀漀 戀漀氀栀愀Ⰰ 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 攀洀 挀愀猀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 搀攀 椀琀攀渀猀 瀀爀攀挀椀漀猀漀猀 攀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 搀攀 挀愀猀愀⸀ Para sustentar essa hipótese, primeiro precisou verificar se a composição do Bombril não arranharia objetos, estragando o bem cuja função principal era manter intacto. A partir disso, descobriu que o material só provoca danos quando está umedecido. Fator que comprova isso é que existem técnicas de polimento de espelho e vidros utilizando a palha de aço, que, após o processo, apresentam-se mais limpos e polidos. Ou seja, percebeu-se que o Bombril não geraria qualquer tipo de dano ao produto se utilizado seco. Ainda, outro benefício estabelecido foi que, comparado com o plástico bolha - principal concorrente no setor - a palha de aço apresenta processo de degradação menos agressivo para o meio ambiente, com base no tempo em que demora para ser deteriorado.倀愀爀琀攀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀 搀攀氀椀洀椀琀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀渀氀椀猀攀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 昀漀挀漀 猀攀爀椀愀洀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀 椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 ㌀ 愀 㐀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 樀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 甀洀愀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀 攀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 猀 洀攀氀栀漀爀椀愀猀 搀攀 爀攀渀搀愀 漀甀 愀漀 愀甀洀攀渀琀漀 渀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 洀攀洀戀爀漀猀 渀漀 氀愀爀Ⰰ 搀攀猀攀樀愀洀 猀攀 洀甀搀愀爀⸀ 䄀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀攀氀漀 猀攀砀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀洀 焀甀攀Ⰰ 渀愀 挀愀猀愀Ⰰ 愀 洀甀氀栀攀爀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 洀愀渀甀琀攀渀漀Ⰰ 挀甀椀搀愀搀漀 攀 最攀猀琀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 ᰀ吠爀愀戀愀氀栀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀 瘀椀搀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀㨀 攀猀挀漀氀栀愀猀 攀 挀漀渀猀琀爀愀渀最椀洀攀渀琀漀猀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀䤀ᴀⰠ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀漀 一切挀氀攀漀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 搀攀 倀漀瀀甀氀愀漀 䔀氀稀愀 䈀攀爀焀甀 ⠀一攀瀀漀⤀ 搀愀 唀渀椀挀愀洀瀀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀洀瀀椀渀愀猀⤀Ⰰ 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀漀甀 搀愀搀漀猀 搀愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 瀀漀爀 䄀洀漀猀琀爀愀 搀攀 䐀漀洀椀挀氀椀漀 ⠀倀渀愀搀⤀ 攀渀琀爀攀 ㈀ 攀 ㈀ ㈀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀甀洀瀀爀愀洀 樀漀爀渀愀搀愀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 㐀 愀 㐀㐀 栀漀爀愀猀 猀攀洀愀渀愀椀猀Ⰰ 攀氀愀猀 挀栀攀最愀洀 愀 搀攀搀椀挀愀爀 攀渀琀爀攀 ㈀ 攀 ㈀㔀 栀漀爀愀猀 猀攀洀愀渀愀椀猀 挀漀洀 挀甀椀搀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 挀愀猀愀 攀 漀猀 昀椀氀栀漀猀⸀ 䄀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀挀椀搀攀洀 愀猀 挀漀洀瀀爀愀猀 搀漀 猀甀瀀攀爀洀攀爀挀愀搀漀 攀洀 㠀㘀─ 搀漀猀 氀愀爀攀猀Ⰰ 攀 攀洀 㜀㤀─ 搀攀氀攀猀 猀漀 琀愀洀戀洀 愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀猀 瘀椀愀最攀渀猀 搀攀 昀爀椀愀猀 搀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 椀渀猀琀椀琀甀琀漀 䐀愀琀愀 倀漀瀀甀氀愀爀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 㠀 栀漀洀攀渀猀 挀愀猀愀搀漀猀Ⰰ 攀洀 㐀㐀 挀椀搀愀搀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀Ⰰ 渀漀 切氀琀椀洀漀 琀爀椀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㈀⸀ 䄀椀渀搀愀Ⰰ 攀猀猀攀 瀀攀爀昀椀氀 洀漀爀愀搀漀爀 搀愀 稀漀渀愀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀 昀漀爀愀 攀 瀀爀椀漀爀椀稀愀 愀 瀀爀愀琀椀挀椀搀愀搀攀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀Ⰰ 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 氀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 漀 挀甀椀搀愀搀漀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀漀洀 漀 氀愀爀⸀ 倀愀爀愀 攀猀猀攀 最爀甀瀀漀 搀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀Ⰰ 愀猀 洀攀洀爀椀愀猀 攀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 攀洀 昀愀洀氀椀愀 猀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀⸀ Estabelecida a promessa básica (Protetor de objetos delicados ou produtos para amortecer impactos e dar segurança no transporte), o grupo começou a traçar o conceito criativo. Para essa etapa, utilizou-se insumos estudados na aula, principalmente, buscando referências em obras de Celso Figueiredo e João Anzanello Carrascoza. A partir disso, percebeu-se que, durante a mudança, uma das principais preocupações das família está na perda ou danos de itens preciosos, percepção que gerou insumos para a elaboração do conceito criativo: preservar as memórias contidas nos objetos delicados.伀甀琀爀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀漀甀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 挀愀猀漀猀 搀攀 洀甀搀愀渀愀Ⰰ 漀 瘀愀氀漀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀氀 愀最爀攀最愀搀漀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀甀瀀攀爀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 爀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䌀漀洀 戀愀猀攀 渀攀猀猀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 爀愀挀椀漀挀渀椀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 愀搀攀爀椀爀 琀挀渀椀挀愀 搀椀漀渀椀猀愀挀愀 搀攀 爀攀搀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 ⠀愀漀 椀渀瘀猀 搀攀 愀瀀漀氀渀攀愀⤀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀漀 瀀攀氀漀 氀愀搀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀⸀ 䌀愀爀爀愀猀挀漀稀愀 ⠀㈀ 㤀⤀ 猀愀氀椀攀渀琀愀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 搀漀洀渀椀漀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 愀瀀漀氀渀攀漀 攀猀琀愀爀椀愀洀 愀 愀爀最甀洀攀渀琀愀漀 洀愀椀猀 搀椀爀攀琀愀 攀 瀀爀愀最洀琀椀挀愀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 愀瀀攀氀漀猀 猀攀 椀渀猀琀愀氀愀洀 瀀攀氀愀 氀最椀挀愀 爀愀挀椀漀渀愀氀 攀 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀 琀椀挀漀 洀愀琀攀洀琀椀挀漀Ⰰ 瀀漀渀搀攀爀愀攀猀 洀愀椀猀 氀最椀挀愀猀㬀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 漀 挀渀漀渀攀 搀椀漀渀椀猀愀挀漀 椀渀猀琀愀甀爀愀 漀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 搀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 漀渀爀椀挀漀猀Ⰰ 氀愀渀最甀椀搀漀猀Ⰰ 氀愀猀挀椀瘀漀猀Ⰰ 搀漀琀愀搀漀猀 搀攀 栀甀洀漀爀Ⰰ 攀洀漀琀椀瘀椀搀愀搀攀 漀甀 瀀漀攀猀椀愀⸀ 䐀攀猀猀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀爀椀最椀渀漀甀ⴀ猀攀 漀 琀攀砀琀漀㨀 ᰀ䄠 洀甀搀愀渀愀 搀攀 挀愀猀愀⸀ 倀爀攀猀攀爀瘀攀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀ᴀ⸠ A técnica utilizada para o slogan se baseou em diversos conceitos. Segundo Figueiredo (2006, p.2), desde sua origem, os slogans se caracterizam por serem “frases simples, sonoras, repetidas à exaustão, fórmulas marteladas até penetrar na mente dos consumidores, não permitindo contestação, retruque, discordância”. Com o passar do tempo, o slogan cria nova funcionalidade: a de tornar a marca única para a visão do consumidor, integrando-a a vida do mesmo (FIGUEIREDO, 2006). O slogan, de acordo com Andrade e Cirelli (2005, p. 3), deve se caracterizar “pela brevidade, autoridade, condensação, prestígio, anonimato, ambiguidade, humor, impacto, cadência e comunicação imediata.” É perceptível uma descrição semelhante com o pensamento de Martins (1997, p.132 e 133), em que o slogan tem por base a positividade ou originalidade com a finalidade de atrair o consumidor. É necessário que seja compreensível, preciso, ser direto, incisivo, rítmico e simpático. Referenciado por esses posicionamentos, o resultado final do slogan, posicionado abaixo da assinatura do produto Bombril foi “Proteção de aço”. Optou-se por um texto curto, cuja adoção de uma figura de linguagem atribuiu ao conteúdo uma linguagem ambientalizada com o dia a dia do brasileiro, remetendo ao material da palha e ainda à força que a palavra “aço” apresenta no imaginário popular. 倀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 琀琀甀氀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 漀瀀漀 搀攀 琀琀甀氀漀 最爀椀琀愀搀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 攀猀琀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 渀漀 搀攀猀琀椀渀愀琀爀椀漀⸀ 䔀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 攀猀猀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 猀甀最攀爀椀爀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 攀砀攀挀甀琀攀 甀洀愀 愀漀 ⠀䘀䤀䜀唀䔀䤀刀䔀䐀伀Ⰰ ㈀ 㔀⤀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 挀栀愀洀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀 琀琀甀氀漀 挀甀樀愀 攀猀挀爀椀琀愀 栀漀洀氀漀最愀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀椀砀愀搀漀 攀洀 挀愀椀砀愀猀 搀攀 洀甀搀愀渀愀㨀 ᰀ䌠甀椀搀愀搀漀 䘀爀最椀氀ᴀ⸠ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀搀攀ⴀ猀攀 昀愀稀攀爀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 搀攀 漀戀樀攀琀漀猀 攀 漀 渀漀瘀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 䈀漀洀戀爀椀氀⸀ Por fim, para a elaboração do cartaz, utilizou-se o Photoshop para a criação da arte, a embalagem do Bombril como assinatura do produto e fontes sem serifa.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 倀爀漀琀攀漀 搀攀 䄀漀㨀 䈀漀洀戀爀椀氀 挀漀洀漀 渀甀渀挀愀 愀渀琀攀猀 愀渀甀渀挀椀愀搀漀 瀀愀爀琀椀甀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 愀猀 洀攀洀爀椀愀猀 挀漀渀琀椀搀愀猀 渀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 搀攀氀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 瀀爀漀琀攀最攀渀搀漀ⴀ漀猀 挀漀洀 愀 瀀愀氀栀愀 搀攀 愀漀 䈀漀洀戀爀椀氀⸀ 䄀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀猀猀攀 挀漀洀 愀 猀椀琀甀愀漀 椀氀甀猀琀爀愀搀愀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀渀搀漀ⴀ猀攀 渀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀愀 愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 挀愀猀愀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 漀猀 椀琀攀渀猀 搀攀 瘀愀氀漀爀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 昀愀洀氀椀愀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 挀愀爀琀愀稀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 挀漀洀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀樀愀 愀琀椀渀最椀爀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀氀愀琀愀 䄀䈀刀䔀唀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㐀⤀㨀 “O cartaz transformou-se na medida em que a sociedade também se modificou. Mais texto, menos imagem; mais imagem, menos texto. Mais cores, imagens monocromáticas, apresentações all type, explosão de cores, enfim, sua estética foi adaptando-se às necessidades do público e das mensagens a serem transmitidas e buscou referências estéticas nos movimentos artísticos de sua época.” Um dos principais desafios foi o de desassociar a esponja de aço da funcionalidade que esta apresenta no mercado brasileiro atual, relacionado sobretudo à limpeza de panelas. A criação do conteúdo visual não poderia, embora tratasse do contexto familiar e da importância de itens domésticos, gerar qualquer dúvida no consumidor sobre a nova funcionalidade que o produto Bombril passaria a desempenhar, com a promessa básica de protetor de objetos delicados ou produtos para amortecer impactos e dar segurança no transporte dos mesmos.倀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 甀猀漀 氀椀瘀爀攀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 搀攀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 ⠀挀漀洀 挀愀椀砀愀猀 搀攀猀昀漀挀愀搀愀猀 愀漀 昀甀渀搀漀⤀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀洀 甀洀 栀漀洀攀洀Ⰰ 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 猀攀最甀爀愀渀搀漀 甀洀愀 挀愀椀砀愀⸀ 䄀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 瀀爀攀攀渀挀栀攀爀 漀 瘀愀稀椀漀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 渀漀 爀攀挀攀瀀琀挀甀氀漀 挀漀洀 甀洀愀 昀漀琀漀 搀攀 昀愀洀氀椀愀 瀀爀漀琀攀最椀搀愀 瀀攀氀愀 攀猀瀀漀渀樀愀 搀攀 愀漀 䈀漀洀戀爀椀氀⸀ 倀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 椀琀攀洀 琀漀 瘀愀氀椀漀猀漀 焀甀攀 漀挀甀瀀愀 猀漀稀椀渀栀漀 漀 瘀漀氀甀洀攀 搀愀 挀愀椀砀愀⸀ 吀攀洀漀猀Ⰰ 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 漀 瘀愀氀漀爀 猀椀洀戀氀椀挀漀 愀琀爀椀戀甀搀漀 焀甀攀氀攀 洀漀洀攀渀琀漀 挀甀樀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 爀攀洀攀琀攀⸀ A escolha do material que estaria na caixa foi pensado em conjunto. Cogitou-se a possibilidade de ser uma caixa de jóias, algum item facilmente quebrável ou outro produto que trouxesse a ideia de apego emocional, como uma carta ou livro. Concluiu-se, por fim, que o retrato fotográfico era capaz de integrar o valor emocional de uma memória, e ainda, expressar com clareza que se trata de um objeto importante para a família. Parte dessa linha de raciocínio esteve fundamentada no fato de que, nos dias atuais, é raro observar fotografias reveladas, em decorrência de que a maior parte encontra-se apenas digitalizada. Portanto, se existe no lar um registro impresso de uma foto, significa que aquele momento teve um significado especial para a casa. 伀 琀琀甀氀漀 搀愀 瀀攀愀 昀漀椀 漀甀琀爀漀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀椀稀愀爀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀漀洀攀猀猀愀 戀猀椀挀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䐀伀䴀䤀一䜀伀匀 ⠀㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀㐀㘀⤀㨀 ᰀ传猀 琀琀甀氀漀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 搀椀爀攀琀漀猀 攀Ⰰ 搀攀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 挀甀爀琀漀猀⸀ 伀 戀漀洀 琀琀甀氀漀 昀愀氀愀 洀甀椀琀漀 甀猀愀渀搀漀 瀀漀甀挀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀⸀ 䜀攀爀愀氀洀攀渀琀攀 甀洀愀 椀搀椀愀 昀椀挀愀 洀愀椀猀 瀀漀搀攀爀漀猀愀 焀甀愀渀搀漀 愀 昀爀愀猀攀 洀攀渀漀爀⸀ᴀ† 䄀漀 搀攀昀椀渀椀爀Ⰰ 挀漀洀漀 琀琀甀氀漀Ⰰ 愀 最爀愀昀椀愀 攀 漀 琀攀砀琀漀 栀漀洀氀漀最漀猀 猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 瀀氀愀挀愀猀 搀攀 愀搀瘀攀爀琀渀挀椀愀 ᰀ䌠唀䤀䐀䄀䐀伀 䘀刀섀䜀䤀䰀ᴀ†ⴀ 挀甀樀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 椀渀搀椀挀愀爀 氀漀挀愀椀猀 漀甀 猀椀琀甀愀攀猀 漀渀搀攀 栀 爀椀猀挀漀 搀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀 漀甀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀攀爀椀最漀猀漀猀 ⴀⰀ 漀 挀愀爀琀愀稀 挀爀椀愀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 焀甀攀 漀 䈀漀洀戀爀椀氀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 渀漀 洀愀椀猀 愀漀猀 焀甀攀猀椀琀漀猀 搀攀 氀椀洀瀀攀稀愀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 愀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀⸀ 준 猀愀戀椀搀漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 攀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 猀椀渀愀氀椀稀愀攀猀 挀漀洀 攀猀猀愀 搀攀猀挀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀愀爀椀愀洀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 猀洀戀漀氀漀猀 攀 最爀愀昀椀愀猀⸀ 一攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 甀洀愀 攀猀挀爀椀琀愀 洀漀渀漀挀爀漀洀琀椀挀愀 攀 猀攀洀 挀漀渀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 渀漀 猀攀爀 甀洀 椀琀攀洀 搀攀 瀀漀氀甀椀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀 猀攀渀搀漀 甀洀 搀漀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 洀愀椀猀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀猀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 攀 挀甀洀瀀爀椀渀搀漀 愀 洀椀猀猀漀 搀攀 昀椀猀最愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ A escolha do texto que compunha o cartaz foi outro fator essencial. O conteúdo textual precisaria ser simples, no entanto, e explicar de forma clara a relação entre a imagem e as demais estruturas contidas no cartaz (slogan e título). Três pontos foram levados em consideração para estruturar essa etapa: ᰀ⸠⸀⸀愀渀琀攀猀 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀 琀攀砀琀漀Ⰰ 琀漀洀攀 琀爀猀 挀甀椀搀愀搀漀猀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀漀㨀 挀攀爀琀椀昀椀焀甀攀ⴀ猀攀 搀攀 焀甀攀 漀 愀渀切渀挀椀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 甀洀 琀攀砀琀漀Ⰰ 猀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 搀攀 愀爀最甀洀攀渀琀愀漀 瀀愀爀愀 瘀攀渀搀攀爀⸀ 匀攀最甀渀搀漀㨀 瘀攀樀愀 猀攀 漀猀 搀愀搀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀洀 愀漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ 一漀 愀搀椀愀渀琀愀 昀愀稀攀爀 甀洀 琀攀砀琀漀 戀爀椀氀栀愀渀琀攀 猀漀戀爀攀 瘀攀爀最愀氀栀愀漀 猀攀 渀椀渀最甀洀 焀甀攀爀 猀愀戀攀爀 猀漀戀爀攀 瘀攀爀最愀氀栀漀⸀ 吀攀爀挀攀椀爀漀㨀 攀猀挀爀攀瘀愀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀漀 愀渀甀渀挀椀愀渀琀攀⸀ᴀ†⠀䐀伀䴀䤀一䜀伀匀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀⤀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 瀀愀爀琀椀甀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 氀愀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 洀漀搀椀昀椀挀愀漀 搀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀猀椀挀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 愀焀甀攀氀愀 昀愀洀氀椀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀甀Ⰰ 愀琀 攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀搀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀ⴀ猀攀 漀 琀爀攀挀栀漀㨀 ᰀ䄠 洀甀搀愀渀愀 搀攀 挀愀猀愀⸀ 倀爀攀猀攀爀瘀攀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀ᴀ⸠ 䔀猀猀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 愀甀砀椀氀椀愀 焀甀攀 琀琀甀氀漀 攀 椀洀愀最攀洀 瀀愀猀猀攀洀 愀 琀攀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 猀甀愀 瀀爀漀洀攀猀猀愀 戀猀椀挀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 猀攀 昀甀渀搀攀洀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 琀攀砀琀甀愀氀 挀漀洀瀀氀攀琀漀猀 攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 攀渀琀爀攀 猀椀⸀ Por fim, a assinatura, seguida pelo slogan, encerram a leitura visual do cartaz. O grupo optou por deixar a embalagem da esponja de aço bombril como assinatura, a fim de que o consumidor compreendesse não tratar de um produto inédito da marca Bombril, mas sim da própria palha de aço que agora desempenharia essa função. O slogan “proteção de aço” remete a uma proteção realmente eficaz, associada ao fato que o aço é muitas vezes relacionado a algo forte e resistente. Dessa forma, a família pode confiar no produto para garantir que as memórias suportem os impactos da mudança.䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 倀爀漀琀攀漀 搀攀 䄀漀㨀 䈀漀洀戀爀椀氀 挀漀洀漀 渀甀渀挀愀 愀渀琀攀猀 愀渀甀渀挀椀愀搀漀 甀洀 挀愀爀琀愀稀 攀洀 䌀䴀夀䬀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 猀漀戀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀攀猀 搀攀 椀洀愀最攀洀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 甀洀愀 瀀漀挀愀 攀洀 焀甀攀 最爀愀渀搀攀猀 洀愀爀挀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 椀洀愀最攀洀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀搀愀 攀 瀀爀漀洀攀猀猀愀 戀猀椀挀愀 搀椀昀甀渀搀椀搀愀 渀愀 挀愀戀攀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 爀攀瀀攀渀猀愀爀 攀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 甀洀 渀漀瘀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀愀 攀猀瀀漀渀樀愀 搀攀 愀漀 䈀漀洀戀爀椀氀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最ⴀ氀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 渀甀渀挀愀 愀渀琀攀猀 愀渀甀渀挀椀愀搀愀Ⰰ 搀攀猀瀀爀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 氀椀洀瀀攀稀愀 昀漀椀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 攀砀攀爀挀挀椀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀瀀漀爀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀攀猀椀最渀⸀ De forma geral, o processo aproximou alunos de conceitos, principalmente ligados à Redação Publicitária, de forma a colocar em prática e compreender as dificuldades e limitações dos processos de criação e escrita na Publicidade.伀 挀愀爀琀愀稀 昀漀椀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 挀愀瀀愀稀 搀攀 愀戀愀爀挀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 渀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 猀椀渀琀攀琀椀稀愀渀搀漀 漀 攀猀昀漀爀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 最攀爀愀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 猀漀戀爀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 洀攀洀爀椀愀猀⸀ Como produto final percebe-se que este trabalho proporcionou nos estudantes a possibilidade de despertar um novo olhar sobre o tradicional, aplicando nesse processo conhecimentos capazes de alcançar o consumidor e provocá-lo por meio de determinadas promessas básicas, conceitos criativo, títulos, textos, slogan e outras ferramentas da comunicação. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
ABREU, Karen Cristina Kraemer. Cartaz publicitário: um resgaste histórico. Disponível em ANDRADE, Ana Elis Nogueira de Magalhães; CIRELLI, Renira Appa. Polifonia em slogans. Disponível em: DOMINGOS, Carlos. Criação sem Pistolão. 3ª ed. Elsevier. Rio de Janeiro, 2003 FIGUEIREDO, Celso. Redação publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. FIGUEIREDO, Celso. As Três Gerações do Slogan. disponível em GONÇALVES, Mário Carbaca. Propaganda e Publicidade. IESDE Brasil. Curitiba. 2009. Disponível em: MARTINS, Jorge S. Redação publicitária: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1997. |