INSCRIÇÃO: 00176
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT08
 
TÍTULO: Zé, O alienado: História em Quadrinhos e Educação Política
 
AUTORES: Hector Mitsuo Kirizawa (Universidade do Estado de Mato Grosso); LAWRENBERG ADVINCULA DA SILVA (Universidade do Estado de Mato Grosso)
 
PALAVRAS-CHAVE: Quadrinhos, Nomofobia, Zé, O Alienado, ,
 
RESUMO
O presente trabalho tem como proposta discutir a relação entre as novas tecnologias e os jovens brasileiros, a partir da linguagem dos quadrinhos. Para isso, desenvolveu-se a HQ intitulada Zé, O alienado. Trata-se de uma HQ desenvolvida na disciplina de Design, do curso de Jornalismo da Unemat. O objetivo é conscientizar os estudantes da rede pública de ensino da cidade de Alto Araguaia, interior de Mato Grosso, acerca da dependência gerada pelas novas tecnologias aos jovens. Trata-se de uma crítica aos usos e satisfações das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) por parte das culturas juvenis, ao passo de revelar um processo de banalização da realidade. A linguagem HQ, além de ser didática, é irreverente e possui forte adesão dentro dos grupos jovens.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀 䌀椀爀渀攀 ⠀㄀㤀㤀 ⤀Ⰰ 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀愀琀愀洀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 搀攀 䄀渀最攀氀漀 䄀最漀猀琀椀渀椀⸀ 伀 琀琀甀氀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 椀渀椀挀椀愀氀 攀爀愀 䄀猀 愀瘀攀渀琀甀爀愀猀 搀攀 一栀 儀甀椀洀Ⰰ 挀甀樀愀 攀猀琀琀椀挀愀 樀 瀀漀猀猀甀愀 愀 焀甀愀搀爀椀渀椀稀愀漀 ⠀焀甀愀搀爀漀猀⤀ 攀 漀 甀猀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 瀀愀爀愀 最甀椀愀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 䴀愀猀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 猀 搀愀爀椀愀 搀挀愀搀愀猀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 搀愀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 琀攀爀 猀攀 攀砀瀀愀渀搀椀搀漀 氀攀渀琀愀洀攀渀琀攀 攀 愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 挀漀渀琀椀渀攀渀琀愀椀猀 搀漀 瀀愀猀⸀䔀洀 挀攀爀琀愀 洀攀搀椀搀愀Ⰰ 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 搀漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 猀攀 挀漀渀昀甀渀搀攀 挀漀洀 愀 搀愀 漀瀀椀渀椀漀 椀氀甀猀琀爀愀搀愀 攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 匀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 猀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀洀漀猀 焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀愀搀爀椀渀椀猀琀愀猀 琀愀洀戀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀椀愀洀 攀洀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 樀漀爀渀愀椀猀⸀ 䠀愀樀愀 瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀 瀀爀瀀爀椀漀 䄀渀最攀氀漀 䄀最漀猀琀椀渀椀 琀愀洀戀洀 猀攀爀椀愀 漀 挀爀椀愀搀漀爀 搀愀 氀漀最漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 吀椀挀漀ⴀ吀椀挀漀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀爀椀愀 戀愀猀琀愀渀琀攀 漀 最渀攀爀漀⸀䐀愀焀甀攀氀愀 瀀漀挀愀 瀀愀爀愀 挀Ⰰ 漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 愀瘀愀渀愀爀愀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 椀渀漀瘀愀渀搀漀 渀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 渀愀 愀爀琀攀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 渀愀 洀攀琀愀氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 渀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 昀椀氀琀爀愀爀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䔀 攀渀焀甀愀渀琀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 洀愀猀猀椀瘀漀 渀漀 猀挀甀氀漀 堀堀Ⰰ 愀 猀甀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 爀攀昀氀攀琀椀甀 愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀攀 猀甀愀 瀀漀挀愀⸀ 䈀愀猀琀愀 氀攀洀戀爀愀爀洀漀猀 搀漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 搀攀 刀漀戀攀爀琀 䌀爀甀洀戀Ⰰ 漀甀 搀漀 䨀漀攀 匀栀甀猀琀攀爀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀爀 搀漀 匀甀瀀攀爀洀愀渀Ⰰ 攀 愀 爀攀氀愀漀 搀愀猀 猀甀愀猀 挀爀椀愀攀猀 挀漀洀 漀 瀀攀爀漀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀⸀ 伀 猀甀瀀攀爀洀愀渀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀愀渀愀爀 愀猀 椀渀挀攀爀琀攀稀愀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀漀爀琀攀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀 渀愀 瘀猀瀀攀爀愀 搀愀 ㈀ꨀ 䜀甀攀爀爀愀 䴀甀渀搀椀愀氀⸀ ਀
 
OBJETIVO
O objetivo é conscientizar os estudantes da rede pública de ensino da cidade de Alto Araguaia, interior de Mato Grosso, acerca da dependência gerada pelas novas tecnologias aos jovens. A conscientização passa pela criação de um personagem carismático, o Zé Alienado, que possui uma história semelhante a muitos jovens da nova geração de usuários de celular. Zé Alienado, apesar de conectado ao celular, mostra-se distante da realidade em sua volta durante toda a história. Assim, mais do que ilustrar o distanciamento de Zé da realidade, discute-se a gravidade disso como doença cada vez mais comum entre os jovens: a nomofobia. Nomofobia é dependência de celular.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀洀漀昀漀戀椀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 瀀猀椀挀氀漀最愀 䌀氀愀甀搀椀愀 倀攀爀攀椀爀愀 ⠀眀眀眀⸀漀昀椀挀椀渀愀搀攀瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⤀Ⰰ 漀 琀攀爀洀漀 渀漀洀漀昀漀戀椀愀 琀攀洀 漀爀椀最攀洀 渀漀 椀渀最氀猀 一漀ⴀ䴀漀Ⰰ 焀甀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 一漀 䴀漀戀椀氀攀Ⰰ 猀攀洀 琀攀氀攀洀瘀攀氀⸀ 준 甀洀愀 琀攀爀洀椀渀漀氀漀最椀愀 爀攀挀攀渀琀攀 搀攀 琀攀洀瀀漀猀 搀椀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 渀漀猀 挀漀渀攀挀琀愀洀漀猀 挀漀洀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 一攀氀愀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀ⴀ猀攀 愀 昀漀戀椀愀 漀甀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 愀渀最切猀琀椀愀 搀攀 攀猀琀愀爀 猀攀洀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀⸀吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀 焀甀攀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 瘀椀爀漀甀 琀攀洀愀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 昀椀氀洀攀猀 攀 猀攀爀椀愀搀漀猀⸀ 䔀渀琀爀攀 攀氀攀猀Ⰰ 瘀愀氀攀 洀攀渀挀椀漀渀愀爀 漀 猀攀爀椀愀搀漀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀 䈀氀愀挀欀 䴀椀爀爀漀爀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀Ⰰ 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀 漀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 搀漀 甀猀漀 愀戀甀猀椀瘀漀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 攀 琀漀搀漀 琀椀瀀漀 搀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀⸀一攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀 搀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 愀搀攀猀漀 渀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 挀漀洀漀 甀洀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 挀愀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀氀攀爀琀愀爀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 搀攀 䄀氀琀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀 最爀愀瘀椀搀愀搀攀 搀愀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀⸀ ਀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Na HQ, “Zé, o Alienado”, a inspiração utilizada para a criação do personagem, foi de fato a alienação do jovem Brasileiro quanto ao tempo em que ele dá prioridade para o aparelho do que aos problemas sociais que acontecem em sua volta. Para a criação do personagem, foi utilizado o desenho a mão para fazer um esboço do personagem e dar vida. Depois foi utilizado o software CORELDRAW X8 para a finalização dos quadros, a estilização dos personagens e dos cenários. O uso da computação gráfica deu maior nitidez às imagens e a silhueta dos personagens.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 䠀儀 娀Ⰰ 伀 愀氀椀攀渀愀搀漀  挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 ㄀㌀ 焀甀愀搀爀漀猀⸀ 伀 攀渀爀攀搀漀Ⰰ 焀甀攀 愀氀椀愀 愀 椀爀爀攀瘀攀爀攀渀挀椀愀 攀 愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 渀愀爀爀愀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀椀爀椀愀 搀攀 甀洀 樀漀瘀攀洀 瘀椀挀椀愀搀漀 渀漀 挀攀氀甀氀愀爀⸀ 䔀氀攀 攀猀琀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀 攀洀 猀甀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 樀漀最漀猀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 琀漀搀愀 瘀攀稀 焀甀攀 挀愀洀椀渀栀愀 瀀攀氀愀猀 爀甀愀猀⸀ 䄀 愀琀攀渀漀  琀漀 最爀愀渀搀攀 渀漀 挀攀氀甀氀愀爀 焀甀攀 漀 樀漀瘀攀洀 瀀愀猀猀愀 搀攀猀愀琀攀渀琀漀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀漀 瀀愀爀愀爀椀愀Ⰰ 爀攀愀最椀爀椀愀 爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀⸀ 一甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 娀 搀攀瀀愀爀愀 挀漀洀 甀洀 愀挀椀搀攀渀琀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 攀 昀椀挀愀 愀氀栀攀椀漀⸀䄀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀 搀攀 娀 琀攀洀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀 愀 攀猀挀漀氀愀 樀愀瀀漀渀攀猀愀 搀攀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 挀漀洀 琀爀愀漀猀 搀椀猀挀爀攀琀漀猀 渀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 昀愀挀椀愀椀猀 攀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 爀漀猀琀漀 挀漀洀 昀漀爀洀愀猀 最攀漀洀琀爀椀挀愀猀 挀椀爀挀甀氀愀爀攀猀 攀 漀氀栀漀猀 爀攀愀氀愀搀漀猀⸀ 儀甀攀洀 渀漀 猀攀 氀攀洀戀爀愀 搀漀 愀渀椀洀攀 䌀愀瘀愀氀栀攀椀爀漀 搀漀 娀漀搀愀挀漀Ⰰ 搀攀 䴀愀猀猀愀洀椀 䬀甀爀甀洀愀搀愀 ⠀㄀㤀㠀㘀⤀Ⰰ 攀 䐀爀愀最漀渀 䈀愀氀氀Ⰰ 搀攀 䄀欀椀爀愀 吀漀爀椀礀愀洀愀 ⠀㄀㤀㠀㐀⤀Ⰰ 挀氀猀猀椀挀漀猀 愀渀椀洀攀猀 樀愀瀀漀渀攀猀攀猀Ⰰ 渀愀猀 焀甀愀椀猀 猀攀甀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 漀猀 漀氀栀漀猀 攀 愀 挀愀戀攀愀 椀渀猀椀渀甀愀渀琀攀猀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 漀 挀攀渀爀椀漀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀甀 挀漀爀攀猀 挀栀愀瀀愀搀愀猀Ⰰ 猀攀洀 搀攀最氀愀搀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀攀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀渀琀爀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 昀甀渀搀漀⼀愀洀戀椀攀渀琀攀⸀一愀 挀攀渀愀 猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 娀 攀猀琀 愀琀爀愀瘀攀猀猀愀渀搀漀 甀洀愀 愀瘀攀渀椀搀愀 樀漀最愀渀搀漀 猀攀甀 樀漀最漀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 搀椀猀琀爀愀椀渀搀漀ⴀ猀攀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 挀愀洀椀渀栀愀搀愀Ⰰ 愀猀猀甀渀琀漀猀 挀漀洀漀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 爀愀挀椀猀洀漀Ⰰ 䐀椀爀攀椀琀漀猀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 愀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 挀漀爀爀甀瀀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀漀爀 攀氀攀⸀䄀 瀀爀砀椀洀愀 挀攀渀愀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 愀琀攀渀漀 搀攀 娀 瀀愀爀愀 甀洀 搀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 愀昀攀琀愀洀 昀愀洀氀椀愀猀 攀 焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 挀愀猀漀猀 甀洀愀 挀爀椀愀渀愀 猀漀昀爀攀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀 漀甀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 最爀愀瘀椀搀攀稀 搀攀 爀椀猀挀漀 渀愀 焀甀愀氀 娀 渀漀 琀椀渀栀愀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀砀椀洀漀 愀漀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 最愀爀漀琀愀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 最愀爀漀琀愀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 挀漀洀 愀 最爀愀瘀椀搀攀稀 渀愀 愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀 攀 瀀漀爀 愀氀最甀洀 洀漀琀椀瘀漀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 挀氀渀椀挀愀猀 搀攀 愀戀漀爀琀漀 挀氀愀渀搀攀猀琀椀渀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀琀椀爀愀爀 漀 昀攀琀漀⸀娀Ⰰ 渀漀 瀀爀砀椀洀漀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 搀漀 椀搀漀猀漀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 挀攀渀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀甀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 渀漀猀猀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 甀琀椀氀椀稀愀 漀 愀猀猀攀渀琀漀 搀漀 椀搀漀猀漀 攀 椀最渀漀爀愀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀漀 洀攀猀洀漀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 瀀爀椀漀爀椀琀爀椀愀⸀ 一漀 瀀爀砀椀洀漀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 渀漀琀愀爀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 挀漀爀爀甀瀀漀 攀 漀 瀀攀爀昀椀氀 挀漀爀爀甀瀀琀漀 搀攀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀攀 昀愀稀 愀瘀攀爀猀漀 愀 甀洀愀 瀀椀挀栀愀漀 渀漀 洀甀爀漀 渀漀 焀甀愀氀 漀 洀攀猀洀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 搀攀猀漀渀攀猀琀漀  漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 猀攀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀渀搀漀 搀攀 洀攀椀漀猀 搀攀 最愀渀栀愀爀 搀椀渀栀攀椀爀漀 猀漀渀攀最愀渀搀漀 椀洀瀀漀猀琀漀猀⸀䔀洀 猀攀焀甀渀挀椀愀 愀 䠀儀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 渀漀琀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 ᰀ丠䄀匀䄀ᴀⰠ 焀甀攀 搀攀琀攀挀琀漀甀 甀洀 洀攀琀攀漀爀漀 瘀椀渀搀漀 攀洀 搀椀爀攀漀  琀攀爀爀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀 愀氀栀攀椀漀Ⰰ 愀瀀琀椀挀漀⸀ 一漀 昀椀洀Ⰰ 娀 猀 爀攀愀最攀 焀甀愀渀搀漀 渀漀琀愀 焀甀攀 猀攀甀 挀攀氀甀氀愀爀 搀攀猀挀愀爀爀攀最愀⸀ 䔀渀琀爀愀 攀洀 搀攀猀攀猀瀀攀爀漀⸀ 伀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ猀攀 猀椀渀琀漀洀琀椀挀漀 攀洀 爀攀氀愀漀  樀甀瘀攀渀琀甀搀攀⸀ 伀甀 猀攀樀愀㨀 漀 洀愀氀 愀最漀爀愀  攀猀琀愀爀 搀攀猀挀漀渀攀挀琀愀搀漀 搀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 攀 渀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 渀攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀漀 椀渀瘀猀 搀攀 搀椀猀琀爀愀搀漀Ⰰ 娀 洀漀猀琀爀愀 猀攀爀 甀洀 猀甀樀攀椀琀漀 瀀爀攀挀愀瘀椀搀漀⸀ 吀椀爀愀 氀漀最漀 甀洀 挀愀爀爀攀最愀搀漀爀 瀀漀爀琀琀椀氀 攀 挀漀渀琀椀渀甀愀 猀攀甀 瀀愀猀猀攀椀漀Ⰰ 椀最渀漀爀愀渀搀漀 甀洀愀 椀洀椀渀攀渀琀攀 焀甀攀搀愀 搀攀 洀攀琀攀漀爀漀⸀ 倀椀漀爀 搀漀 焀甀攀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀氀攀Ⰰ 樀漀最愀爀 漀 倀漀欀攀洀漀渀 䜀漀 瀀愀爀攀挀椀愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 搀漀 焀甀攀 琀漀搀愀 甀洀愀 琀爀愀最搀椀愀 搀愀 挀椀瘀椀氀椀稀愀漀 攀洀 挀甀爀猀漀⸀一漀 切氀琀椀洀漀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀Ⰰ 渀漀猀猀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瘀椀瘀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 愀 搀攀爀爀漀琀愀 搀愀 搀甀瀀氀愀 䨀攀猀猀椀攀 攀 䨀愀洀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 愀渀椀洀攀 倀漀欀攀洀漀渀Ⰰ 愀猀猀椀洀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 愀 椀渀挀愀渀猀瘀攀氀 洀椀猀猀漀 搀攀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 漀 倀椀挀愀挀栀甀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 渀甀渀挀愀 氀漀最爀愀猀猀攀 砀椀琀漀⸀ 一漀 挀愀猀漀Ⰰ 栀 漀 甀猀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 椀渀琀攀爀ⴀ猀攀洀椀琀椀挀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀漀 愀渀椀洀攀 猀漀 甀猀愀搀漀猀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀 渀漀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀 搀漀 娀Ⰰ 伀 䄀氀椀攀渀愀搀漀⸀ ਀
 
CONSIDERAÇÕES
A HQ Zé Alienado é um produto editorial ainda em fase experimental, com vistas a ser publicada no mercado editorial de Mato Grosso. Além disso, há o desejo de disponibilizar a HQ na internet e criar uma fanpage.Também é importante lembrar que a HQ não é o primeiro produto do gênero no curso de Jornalismo. Antes disso, já foram desenvolvidos o quadrinho Duda (2016), História de Pescador (2014), além das fotonovelas do Super Noctívago (2012, 2013) e de Um dia de Aterro (2016), sendo que o último é um conto não-ficcional e mais jornalístico.Por fim, vale ressaltar que se trata de um trabalho que reafirma a condição interdisciplinar e transdisciplinar da formação em Jornalismo e do próprio campo de pesquisa. E desenvolver a pesquisa neste campo ainda constitui um desafio e uma atividade emergente, uma vez que falta bibliografias na área.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䤀刀一䔀Ⰰ 䴀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀 攀 挀爀琀椀挀愀 搀漀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀甀爀漀瀀愀⼀䘀甀渀愀爀琀攀Ⰰ ㄀㤀㤀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䤀匀一䔀刀Ⰰ 圀⸀ 儀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 攀 䄀爀琀攀 匀攀焀甀攀渀挀椀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䔀䰀䰀一䔀刀Ⰰ 䐀⸀ 䄀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 洀搀椀愀 ጀ攠猀琀甀搀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀㨀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀渀琀爀攀 漀 洀漀搀攀爀渀漀 攀 漀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀漀⸀ 䈀愀甀爀甀ⴀ匀倀㨀 䔀䐀唀匀䌀Ⰰ ㈀  ㄀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀挀䌀䰀伀唀䐀Ⰰ 匀⸀ 䐀攀猀瘀攀渀搀愀渀搀漀 漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀欀爀漀渀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀