|
INSCRIÇÃO: | 00197 |
|
CATEGORIA: | RT |
|
MODALIDADE: | RT05 |
|
TÍTULO: | Websérie Minha Planaltina: valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e natural de Planaltina - DF |
|
AUTORES: | Ana Paula da Fonseca de Souza (Universidade de Brasília); Anderson Lopes dos Santos de Melo (Universidade de Brasília); Jairo Faria Guedes Coelho (Universidade de Brasília) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Comunicação Comunitária, Patrimônio, Planaltina, Websérie, |
|
RESUMO |
Minha Planaltina é um projeto em audiovisual realizado por alunos da graduação na disciplina de Comunicação Comunitária, com extensionistas e estagiários do Programa de Ação Contínua Comunicação Comunitária e o Patrimônio Cultural e Natural de Planaltina, e coordenado por professores da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Contemplados pelo edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação, para o biênio 2015/2016, uma das ações incluía a produção de uma websérie sobre a relação de moradores de Planaltina, no Distrito Federal, com patrimônios materiais e imateriais, dentre outros. Os temas apresentam como os espaços da cidade são utilizados por moradores e frequentadores. Cada episódio busca despertar interesse para a existência da região como fonte do desenvolvimento local, cultural e da luta pela preservação do patrimônio da cidade. |
|
INTRODUÇÃO |
Planaltina é uma região administrativa do Distrito Federal com mais de 200 anos de história e possui uma trajetória anterior à inauguração de Brasília. Conhecer essa história específica, assim como os pontos de diálogo com a construção da nova capital é importante para compreender como se formou o processo histórico brasileiro. O historiador Luiz Ricardo Magalhães traz essa perspectiva na monografia intitulada “Brasília, a Utopia do Centro”. Para o autor, é equivocada a ideia de que não havia civilização na região antes da mudança da capital para o centro do país. Para isso, Magalhães resgata aspectos históricos que mostram que cidades como Formosa, Planaltina, Luziânia e Pirenópolis possuem um legado cultural muito anterior àquele influenciado pela instalação de Brasília no local (MAGALHÃES, 2004).䐀攀渀琀爀攀 漀猀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀 椀洀愀琀攀爀椀愀椀猀 樀 琀漀洀戀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 䜀漀瘀攀爀渀漀 䘀攀搀攀爀愀氀Ⰰ 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 琀攀洀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 氀漀挀愀氀 挀栀攀椀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 爀椀焀甀攀稀愀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀 瀀漀甀挀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 戀攀渀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 攀 渀愀琀甀爀愀椀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀渀琀攀最爀愀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀攀 琀愀椀猀 攀猀瀀愀漀猀 攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 眀攀戀猀爀椀攀 䴀椀渀栀愀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 瀀漀猀猀甀椀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瘀椀猀漀 搀漀 洀漀爀愀搀漀爀Ⰰ 甀洀 渀漀瘀漀 漀氀栀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀最椀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 猀甀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 眀攀戀猀爀椀攀 䴀椀渀栀愀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀⸀ 준 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 渀漀 䐀椀猀琀爀椀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀⸀ 䔀洀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 琀攀洀瀀漀爀愀搀愀 攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 戀甀猀挀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 氀漀挀愀椀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 攀氀攀猀 攀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 䌀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀 搀愀 眀攀戀猀爀椀攀 戀甀猀挀愀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀 氀甀最愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀 洀漀爀愀搀漀爀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀焀甀攀氀攀 氀漀挀愀氀⸀ 䴀椀渀栀愀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 洀愀椀猀 椀渀琀椀洀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀愀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 愀渀漀猀 瀀漀爀 猀攀甀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 攀 挀漀洀漀 愀 挀椀搀愀搀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 戀甀猀挀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 瘀椀猀漀 焀甀攀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 搀攀 猀甀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 琀愀洀戀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀猀猀攀猀 氀漀挀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 渀漀 挀漀渀栀攀挀攀洀 攀 愀猀猀椀洀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 渀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 攀猀猀攀猀 氀甀最愀爀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 䄀漀 䌀漀渀琀渀甀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㜀 攀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀 搀愀 攀砀琀攀渀猀漀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 昀漀爀愀 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀⸀ 伀 䴀椀渀栀愀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 琀洀 攀洀 瘀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀挀漀Ⰰ 愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 渀漀 䐀椀猀琀爀椀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀⸀
Segundo o site do Ministério da Cultura, enquanto o patrimônio imaterial está relacionado “aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas”, o patrimônio material “é formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas”. Planaltina possui vários patrimônios materiais e imateriais, muitos deles tombados pelo Governo do Distrito Federal, como: a Igreja de São Sebastião; o Museu Histórico e Artístico de Planaltina (MHAP); a Pedra Fundamental de Brasília; a Encenação da Via Sacra em Planaltina e Festa do Divino Espírito Santo. Entretanto, outros bens culturais, históricos e naturais são considerados patrimônios da cidade e contribuem com a formação e valorização da identidade regional. Foi com esse propósito que a equipe da websérie Minha Planaltina trabalhou.䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀 愀琀甀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 攀渀琀攀渀搀椀搀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 挀椀搀愀搀攀 搀漀爀洀椀琀爀椀漀 攀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀攀 猀攀甀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀洀 攀 猀攀 搀椀瘀攀爀琀攀洀 渀愀 爀攀最椀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 漀 倀氀愀渀漀 倀椀氀漀琀漀Ⰰ 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 搀愀 爀攀最椀漀 愀椀渀搀愀 瀀漀甀挀漀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀搀愀 攀渀琀爀攀 猀攀甀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 攀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀㨀 愀 搀攀 焀甀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 琀愀洀戀洀 瀀漀猀猀甀椀 爀椀焀甀攀稀愀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 愀 猀攀爀攀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀⸀ 䌀漀洀 攀猀猀攀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 䔀砀琀攀渀猀漀 搀攀 䄀漀 䌀漀渀琀渀甀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀 漀 倀愀琀爀椀洀渀椀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 攀 一愀琀甀爀愀氀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀⸀ 䰀攀瘀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 挀漀渀琀愀 愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀攀 渀漀瘀漀猀 渀椀挀栀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀愀猀漀 搀愀猀 眀攀戀猀爀椀攀猀Ⰰ 攀 搀攀昀椀渀椀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 昀漀挀漀 攀猀琀愀爀椀愀 氀椀最愀搀漀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 最攀爀愀氀 攀 氀漀挀愀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瘀椀猀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀洀 瀀攀氀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 漀挀愀猀椀漀渀愀搀愀猀 瀀漀爀 爀攀猀椀搀椀爀攀洀 渀愀 爀攀最椀漀⸀
A websérie Minha Planaltina, como produto audiovisual, foi fomentada pensando na evolução da tecnologia, onde a internet se tornou um meio de comunicação que oferece liberdade para quem tem acesso a ela produzir qualquer tipo de conhecimento, seja por imagem, som ou texto e disseminar esse conteúdo posteriormente. Nesse contexto, os produtores audiovisuais viram uma oportunidade de poder produzir e distribuir seus produtos através da internet. Dentro desse cenário, surgem as Webséries que são séries (ou seriados) que são produzidas especificamente para serem exibidas nesse meio. Elas possuem as características das séries realizadas para a televisão com capítulos ou episódios, mas o que as diferenciam é a plataforma que é utilizada para a sua distribuição. |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O projeto da websérie Minha Planaltina foi dividido em cinco etapas que passam pela: 1) construção do projeto; 2) pré-produção; 3) produção; 4) pós-produção; e 5) distribuição. A utilização dessas cinco etapas foi pensada a partir do momento em que foi decidido se realizar um produto audiovisual e focaliza na divisão básica das áreas de desenvolvimento de vídeos que possuem as quatro últimas etapas.一愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀愀 愀 爀攀氀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀 漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 䔀砀琀攀渀猀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀猀愀 爀攀氀愀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀猀猀攀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀攀猀猀攀 瘀椀猀 漀戀猀攀爀瘀愀洀漀猀 焀甀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 愀最椀爀 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀 搀愀爀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 攀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 昀愀氀愀爀攀洀 猀漀戀爀攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀渀搀攀 瘀椀瘀攀洀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 焀甀愀氀 漀 猀攀甀 渀漀洀攀 攀 猀甀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 愀漀 猀攀爀 挀漀渀挀氀甀搀漀⸀ 倀攀渀猀漀甀ⴀ猀攀 攀渀琀漀 攀洀 甀洀愀 眀攀戀猀爀椀攀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 渀漀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 昀愀稀椀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 渀愀 瀀漀挀愀 搀攀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 猀爀椀攀 猀攀爀椀愀 甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀漀瘀漀 愀 猀攀爀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀搀漀 攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀洀 洀愀椀猀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀⸀ 伀甀琀爀漀 洀漀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀 漀 椀搀攀愀氀 搀攀 猀甀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀攀 愀氀挀愀渀愀爀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 渀椀挀栀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀渀猀攀最甀椀渀搀漀 愀琀椀渀最椀爀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 琀攀洀瀀漀爀愀搀愀 瘀攀椀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 氀漀挀愀椀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 焀甀攀 渀漀 昀漀猀猀攀洀 猀漀洀攀渀琀攀 瀀漀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 瘀椀猀攀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀 攀 甀猀甀昀爀甀搀漀猀 挀漀洀漀 愀氀椀挀攀爀挀攀 瀀愀爀愀 漀 琀甀爀椀猀洀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 攀猀猀攀猀 攀猀瀀愀漀猀 瀀攀氀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀 挀漀渀琀愀琀漀 洀愀椀漀爀 挀漀洀 漀猀 氀甀最愀爀攀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 猀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀漀爀 攀氀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀 椀渀琀攀最爀愀爀攀洀 愀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀 愀猀猀椀洀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀愀爀 渀愀 猀爀椀攀 挀漀洀漀 愀焀甀攀氀攀 氀漀挀愀氀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 攀洀 猀甀愀 瘀椀搀愀 攀 瀀漀搀攀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 渀愀 爀攀氀愀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 挀漀洀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 氀漀挀愀椀猀 猀漀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 攀氀攀猀 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 爀攀最椀漀⸀
O tempo de cada episódio foi algo de extrema importância a ser pensado pelos envolvidos, visto que a duração influência tanto no tempo de produção e pós-produção dos vídeos quanto no interesse despertado e mantido pelo público-alvo. Hoje os usuários da internet têm acesso a muitas informações e conteúdos e no ambiente online acabam transitando por vários assuntos em um curto espaço de tempo. Assim, essa nova forma de interação com a tecnologia acaba influenciando no tempo de interesse dos usuários sobre os conteúdos acessados, visto a rápida disseminação de informação que a internet permite. Dentro desse cenário, a busca de referências de modelos de webséries já existentes foi uma parte importante do processo que definiu o tempo de cada episódio, sendo estes de quatro a sete minutos de duração, além disso ajudou na escolha do estilo de websérie que seria utilizado. Foi realizado um pequeno roteiro compostos perguntas a serem feitas para as personagens para guiá-las durante os episódios e com possíveis imagens de cobertura dos locais escolhidos pelos apresentadores.䄀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 漀渀搀攀 昀漀爀愀洀 攀氀攀渀挀愀搀愀猀 焀甀愀椀猀 愀猀 昀甀渀攀猀 焀甀攀 攀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 眀攀戀猀爀椀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 椀渀椀挀椀愀搀漀猀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀愀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀⸀ 伀挀漀爀爀攀甀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 挀椀渀挀漀 昀甀渀攀猀 渀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 爀攀愀猀㨀 搀椀爀攀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 猀漀洀 攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀猀琀攀 猀攀爀 漀 挀攀渀爀椀漀 椀搀攀愀氀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 昀漀椀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀漀 挀漀洀攀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 栀愀瘀椀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 琀爀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀甀渀攀猀Ⰰ 瀀漀爀洀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀渀琀渀甀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀爀 攀 椀渀最爀攀猀猀愀爀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 眀攀戀猀爀椀攀 䴀椀渀栀愀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀⸀ 儀甀愀渀琀漀 愀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 渀漀 栀漀甀瘀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 漀甀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 挀漀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀渀挀愀椀砀愀猀猀攀洀 渀漀 瀀攀爀昀椀氀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀⸀ 伀甀琀爀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 昀漀爀愀洀 瘀椀猀琀漀猀 挀漀洀漀㨀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀愀爀愀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀 愀 猀攀搀攀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 䔀砀琀攀渀猀漀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 昀椀挀愀 搀椀猀琀愀渀琀攀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 ⠀愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 㔀㠀 欀洀⤀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀猀攀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 昀漀爀愀洀 爀攀猀攀爀瘀愀搀漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 挀漀洀漀 挀洀攀爀愀Ⰰ 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 猀漀洀⸀
Durante a produção, parte integrante da terceira etapa, foram feitas as filmagens dos episódios e apesar das dificuldades de locomoção para as locações dentro da cidade e problemas com o equipamento. Sendo um projeto de experimentação para os alunos, houve a observação de que era possível gravar um episódio por dia, o que facilitou para que a produção não se estendesse demasiadamente. Na pós-produção, quarta etapa do projeto, foram feitas as edições de imagem e som dos episódios e su5as devidas correções para manter a qualidade do produto.䄀 焀甀椀渀琀愀 攀琀愀瀀愀 焀甀攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 甀琀椀氀椀稀愀漀 漀猀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 瀀漀猀猀甀椀㨀 愀 瀀最椀渀愀 渀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 漀 戀氀漀最 最攀爀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀爀洀愀稀攀渀愀爀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 昀攀椀琀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀 漀 猀椀琀攀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 夀漀甀琀甀戀攀⸀ 䔀猀猀攀猀 洀攀椀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 琀攀爀攀洀 愀挀攀猀猀漀 愀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 愀爀琀椀挀甀氀愀搀愀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 洀漀猀琀爀愀 搀攀猀猀攀猀 瘀搀攀漀猀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 䴀甀猀攀甀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 攀 䄀爀琀猀琀椀挀漀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀砀椀戀椀搀漀猀 渀愀 猀愀氀愀 搀攀 瀀爀漀樀攀漀 搀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 琀攀爀椀愀洀 洀愀椀猀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 愀 攀猀猀攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀猀搀攀 愀 挀爀椀愀漀 攀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㤀 Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 瘀攀洀 琀漀洀愀渀搀漀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀爀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀漀爀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀戀椀琀漀 洀甀渀搀椀愀氀 攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 樀 琀攀洀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 搀攀猀猀攀 洀攀椀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 樀漀爀渀愀椀猀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀猀 漀渀氀椀渀攀猀 搀愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 琀愀渀琀漀猀 漀甀琀爀漀猀 猀攀琀漀爀攀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 甀洀 洀攀爀挀愀搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 猀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀猀 攀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀愀猀 愀瀀猀 漀猀 愀渀漀猀 ㈀ Ⰰ 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 猀攀琀漀爀 攀 漀 攀猀琀洀甀氀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 戀愀渀搀愀 氀愀爀最愀 洀瘀攀氀⸀ 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀渀搀漀 攀猀猀愀 愀挀攀猀猀愀搀愀 瀀漀爀 㠀㠀Ⰰ㘀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 䌀漀洀椀猀猀漀 䔀挀漀渀洀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀 䄀洀爀椀挀愀 䰀愀琀椀渀愀 攀 漀 䌀愀爀椀戀攀 ⠀䌀䔀倀䄀䰀⤀ 搀攀 ㈀ 㔀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 瀀攀氀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 ⠀伀一唀⤀ 䈀爀愀猀椀氀⸀
É importante observar novos avanços para acompanhar o mercado audiovisual e nesse meio, a internet vem sendo a resposta imediata quanto ao alcance em relação ao público, onde é possível observar se a obra está atingindo o espectador da forma desejada ou não. Uma das vantagens desse tipo de dinâmica é que o plano de divulgação pode acompanhar constantemente o desenvolvimento do projeto, alavancando as visualizações no momento certo. Vale ressaltar também que esse tipo de interação estimula a participação dos espectadores de maneira se tornem mais ativos em meio ao que estão assistindo, fazendo com que a comunidade passe a ter voz dentro da construção e desenvolvimento de conteúdo. Pensando desta forma e considerando a oportunidade de conhecer e atuar em um novo âmbito da comunicação é que foi desenvolvido o Minha Planaltina, uma websérie produzida por alunos da disciplina de Comunicação Comunitária alinhada ao Programa de Extensão de Ação Contínua Comunicação Comunitária e o Patrimônio Cultural e Natural de Planaltina, projeto vinculado à Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀 眀攀戀猀爀椀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 琀攀洀瀀漀爀愀搀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 焀甀愀琀爀漀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 焀甀愀琀爀漀 愀 猀攀琀攀 洀椀渀甀琀漀猀 挀愀搀愀 甀洀⸀ 䔀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 洀漀猀琀爀愀爀 攀猀瀀愀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀Ⰰ 猀椀琀甀愀搀愀 渀漀 䐀椀猀琀爀椀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀⸀ 倀漀爀 猀攀爀 甀洀 氀漀挀愀氀 挀漀洀 甀洀 瘀愀猀琀漀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 愀 挀椀搀愀搀攀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 甀洀 攀猀瀀愀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 眀攀戀猀爀椀攀⸀ 䌀愀搀愀 挀愀瀀琀甀氀漀 搀漀 䴀椀渀栀愀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 愀戀漀爀搀愀 甀洀 氀甀最愀爀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀氀漀⠀愀⤀ 洀漀爀愀搀漀爀⠀愀⤀ 搀愀 挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 攀猀猀攀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 漀⠀愀⤀ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀⠀愀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 焀甀愀氀 愀 猀甀愀 氀椀最愀漀 挀漀洀 愀焀甀攀氀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀氀攀 攀洀 猀甀愀 瘀椀搀愀 攀 漀 洀漀琀椀瘀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 攀氀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 漀甀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀
No primeiro episódio é apresentada a praça Coronel Salviano Monteiro Guimarães, também conhecida regionalmente como pracinha do museu, que fica localizada no centro histórico de Planaltina. É uma praça onde acontecem eventos dos mais diversos, dentre eles: shows, saraus, feiras, entre outros e é um local onde os habitantes da cidade desfrutam de bons momentos de lazer. Ao redor da praça, está o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, onde acontecem exposições frequentemente, a Casa dos Idosos e o Hotel Casarão que é um local onde se encontram fotos da construção da região, da inauguração da Pedra Fundamental e da história dos eventos tradicionais da cidade, como a Folia do Divino e a Via-Sacra do Morro da Capelinha que acontece há 44 anos é considerado o maior teatro popular a céu aberto do Distrito Federal. Nesse episódio o apresentador fala sobre o lugar e como é importante para os habitantes da cidade terem um espaço que é utilizado ponto de encontro e também ressalta o valor histórico daquele local para a cidade.伀 猀攀最甀渀搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 昀漀挀愀搀漀 渀漀 倀愀爀焀甀攀 匀甀挀甀瀀椀爀愀Ⰰ 甀洀愀 爀攀愀 搀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 焀甀攀 昀椀挀愀 瀀爀砀椀洀漀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 唀渀䈀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 ⠀䘀唀倀⤀ 焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀 甀洀 搀漀猀 焀甀愀琀爀漀 挀愀洀瀀椀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 一攀氀愀 漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 猀攀 搀 愀 愀琀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀愀爀焀甀攀 攀 愀 爀攀氀愀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 攀渀琀爀攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 攀氀攀 瀀漀猀猀甀椀 瀀愀爀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 挀攀爀爀愀搀漀 攀 戀椀漀搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀 攀 琀愀洀戀洀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 甀洀愀 戀漀愀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 瀀愀爀愀 漀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀攀 攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 氀愀稀攀爀 愀 洀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀 渀愀猀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀猀⸀
Ainda seguindo a linha experimental, no terceiro episódio, através da linguagem de entrevista e imagens de cobertura do local, o apresentador optou por mostrar ao espectador o Mini Teatro Lieta de Ló, um dos poucos teatros da cidade e administrado por Preto Rezende, sendo esse também um dos responsáveis pela organização da Via Sacra do Morro da Capelinha em Planaltina. O teatro surgiu como uma ideia de dar espaço para a arte e cultura regional se expandir em um ambiente adequado e onde os mais diversos grupos pudessem desenvolver seus trabalhos criativos e se apresentar à preços simbólicos, se tornando uma fonte de entrosamento com a comunidade. Assim, os habitantes passam a possuir acesso a um ambiente diferenciado que proporciona e dissemina cultura de uma forma integradora e popular.伀 切氀琀椀洀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 琀攀洀瀀漀爀愀搀愀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 愀 昀攀椀爀愀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 攀砀椀猀琀椀爀 栀 瘀爀椀漀猀 愀渀漀猀 琀攀瘀攀 猀甀愀 昀甀渀搀愀漀 漀昀椀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 愀瀀攀渀愀猀 攀洀 洀愀爀漀 搀攀 㤀㤀 ⸀ 䄀 昀攀椀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 攀洀 琀爀猀 瀀愀爀琀攀猀㨀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀 昀攀椀爀愀 栀漀爀琀椀昀爀甀琀椀最爀愀渀最攀椀爀愀Ⰰ 搀攀搀椀挀愀搀愀 愀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 昀爀甀琀愀猀Ⰰ 瘀攀爀搀甀爀愀猀 攀 氀攀最甀洀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 漀爀椀最攀洀 戀漀瘀椀渀愀Ⰰ 猀甀渀愀 攀 搀攀 愀瘀攀猀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 搀攀猀猀攀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 猀漀 瀀爀漀瘀椀搀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 昀漀爀琀愀氀攀挀攀渀搀漀 漀 挀漀洀爀挀椀漀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀 搀攀搀椀挀愀搀漀 愀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀猀 攀 愀挀攀猀猀爀椀漀猀 焀甀攀 瘀漀 搀攀猀搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀Ⰰ 愀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 攀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 伀 琀攀爀挀攀椀爀漀 攀猀瀀愀漀 搀愀 昀攀椀爀愀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀 搀攀 爀漀甀瀀愀猀Ⰰ 琀攀挀椀搀漀猀 攀 瘀攀猀琀椀洀攀渀琀愀猀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀猀攀猀 琀爀猀 最爀愀渀搀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 栀 氀漀挀愀椀猀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀⸀ 䄀 昀攀椀爀愀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 甀洀 氀甀最愀爀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀 愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 氀漀挀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 琀愀洀戀洀 猀攀 琀漀爀渀愀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀 攀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀䘀䄀䌀⤀ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀愀 昀漀爀洀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 猀攀洀攀猀琀爀攀猀Ⰰ 愀氀椀愀渀搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 攀 瀀爀琀椀挀漀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 攀氀愀 昀漀椀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀漀 愀瀀漀椀漀 搀愀 䘀䄀䌀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 栀漀甀瘀攀爀愀洀 猀椀琀甀愀攀猀 愀搀瘀攀爀猀愀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 焀甀攀 猀攀爀 挀漀渀琀漀爀渀愀搀愀猀 攀 猀甀瀀攀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 昀漀猀猀攀洀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀 砀椀琀漀 攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀爀愀稀漀 攀猀琀椀瀀甀氀愀搀漀⸀
Apesar de não ter havido um cenário ideal para uma produção audiovisual do porte da websérie Minha Planaltina, os membros da equipe tomaram conhecimento de que são capazes de fazer um produto de qualidade, possuindo apenas os elementos básicos como equipamento e que a força de vontade é fundamental para vencer os desafios na construção e desenvolvimento de qualquer projeto. ऀ䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 昀漀椀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀愀 攀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀氀漀挀愀猀猀攀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀漀 挀甀爀猀漀⸀ 䔀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 攀 瀀攀爀洀椀琀攀 焀甀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀攀渀栀愀洀 甀洀 挀漀渀琀愀琀漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 挀漀洀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 愀 焀甀攀 攀猀琀漀 漀甀 渀漀 栀愀戀椀琀甀愀搀漀猀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 漀 椀渀琀攀爀挀洀戀椀漀 攀渀琀爀攀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 昀漀爀洀愀氀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀 漀 猀愀戀攀爀 瀀漀瀀甀氀愀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀䄀䜀䄀䰀䠀쌀䔀匀Ⰰ 䰀甀椀稀 刀椀挀愀爀搀漀⸀ 䄀 唀琀漀瀀椀愀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 搀攀 䴀攀猀琀爀愀搀漀Ⰰ 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䤀䘀䌀䠀⸀ 唀䘀䜀㨀 䜀漀椀渀椀愀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀一唀 䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䌀䔀倀䄀䰀㨀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 愀瘀愀渀愀 渀愀 䄀洀爀椀挀愀 䰀愀琀椀渀愀Ⰰ 洀愀猀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀渀愀挀漀攀猀甀渀椀搀愀猀⸀漀爀最⼀挀攀瀀愀氀ⴀ椀渀琀攀爀渀攀琀ⴀ愀瘀愀渀挀愀ⴀ渀愀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀ⴀ氀愀琀椀渀愀ⴀ洀愀猀ⴀ搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀ⴀ瀀攀爀洀愀渀攀挀攀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 搀攀 搀攀稀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀唀娀娀伀Ⰰ 䌀椀挀氀椀愀 䴀⸀䬀⸀ 刀攀瘀椀猀椀琀愀渀搀漀 漀猀 䌀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 倀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 䄀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 攀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀漀 一倀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 䌀椀搀愀搀愀渀椀愀 堀堀䤀堀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 䈀爀愀猀氀椀愀 䐀䘀Ⰰ 䤀一吀䔀刀䌀伀䴀⼀唀渀䈀Ⰰ 㘀 愀 㤀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䔀氀椀愀猀 䴀愀渀漀攀氀 搀愀⸀ 䐀攀 䴀攀猀琀爀攀 搀ᤀ䄠爀洀愀猀 愀 倀氀愀渀愀氀琀椀渀愀㨀 爀攀昀氀攀砀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀ⴀ挀爀琀椀挀愀 猀漀戀爀攀 愀 昀甀渀搀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|