|
INSCRIÇÃO: | 00280 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT07 |
|
TÍTULO: | AAVA: Rótulo de embalagem de mel |
|
AUTORES: | Andressa Santiago Lima (Universidade do Estado de Mato Grosso); Aline do Nascimento Carlos (Universidade do Estado de Mato Grosso); Aline Almeida da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso); Wilmar Erasmo da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso); Lawrenberg Advíncula da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Desenvolvimento gráfico, Marca, Rótulo, , |
|
RESUMO |
O rótulo AAVA, da Associação dos䄀瀀椀挀甀氀琀漀爀攀猀 搀漀 嘀愀氀攀 搀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀Ⰰ 昀漀椀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䐀攀猀椀最渀Ⰰ 渀漀
segundo semestre do Curso de Jornalismo da Unemat. O projeto da embalagem挀漀渀猀琀椀琀甀椀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀 搀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀
de Alto Araguaia (LabCom.Aia), no sentido de propiciar interface entre as aulas瀀爀琀椀挀愀猀 攀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀椀猀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀砀琀攀爀渀愀⸀ 一漀 挀愀猀漀
aqui, o desafio foi o de pensar numa embalagem de bisnaga e de pote de vidro,挀漀洀 甀洀 爀琀甀氀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 戀猀椀挀愀猀 ⠀渀漀洀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀爀 攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瘀漀氀甀洀攀
do produto, composição química, sabor, contato, validade, lote) e挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 ⠀䌀一倀䨀⤀⸀ 倀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 爀琀甀氀漀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 昀漀椀 愀戀漀爀搀愀搀漀
autores como Ellen Lupton (2006), Modesto Farina (2011) e Priscila Farias⠀㈀ ⤀⸀
☀渀戀猀瀀㬀
|
|
INTRODUÇÃO |
A partir do ano de㈀ 㔀Ⰰ 愀 䄀䄀嘀䄀Ⰰ 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀漀猀 ☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 䄀瀀椀挀甀氀琀漀爀攀猀
do Vale do Araguaia, estabeleceu suas atividades em Alto Araguaia, interior de䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 愀瀀挀漀氀愀猀 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 攀 爀攀最椀漀⸀
Com a escassez de mel e sua importância para a saúde, este fortalecimento愀挀漀渀琀攀挀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀猀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 渀愀 爀攀最椀漀⸀ 䘀漀爀愀洀
promovidos cursos de qualificação, a divulgação de seus trabalhos e a captação搀攀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀愀搀攀椀愀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀 搀愀 爀攀最椀漀 挀漀洀 渀漀瘀漀猀 愀瀀椀挀甀氀琀漀爀攀猀⸀ 一攀猀猀攀
período, em 2016, foram realizados vários cursos de manejo, captura de abelhas,搀椀瘀椀猀漀 搀攀 攀渀砀愀洀攀 攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 吀甀搀漀 椀猀猀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀
apicultores e apiários em atividades, a produção de mel pudesse ter uma瀀爀攀瘀椀猀漀 瀀愀爀愀 愀 挀椀爀挀甀氀愀漀 攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀 渀愀 爀攀最椀漀⸀
䌀漀洀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀
mel como produto principal da associação, o presidente e seus associados, em爀攀甀渀椀漀 挀漀洀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀
Gráfico, do curso de Jornalismo de Alto Araguaia, interior de Mato Grosso, fizeram愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀攀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䔀渀琀爀攀 愀猀 愀攀猀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀Ⰰ
os estudantes e o professor de Jornalismo se responsabilizariam pelo搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 漀 爀琀甀氀漀 攀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀愀
embalagem. O objetivo era popularizar um produto de valor nutritivo e social. E攀洀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 昀愀稀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀攀氀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瀀漀椀猀
seria distribuída em bisnagas e potinhos, todos com os rótulos desenvolvidos no瀀爀漀樀攀琀漀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 䄀䄀嘀䄀⸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
匀漀挀椀愀氀椀稀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 䴀攀氀 嘀愀氀攀 搀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀
embalagem que concilie os valores nutritivos e sociais do mel. A preocupação é搀椀昀甀渀搀椀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀 攀 愀 攀砀琀攀爀渀愀Ⰰ
desenvolvendo um projeto gráfico atraente e competitivo.
Busca-se uma comunicação que gere conhecimento, simpatia e搀攀瀀漀椀猀 愀 瀀爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀 渀愀 愀焀甀椀猀椀漀 搀漀 洀攀氀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 氀漀挀愀氀
e divulgar as ações da Associação dos apicultores do Vale do Araguaia.
Ao mesmo tempo, com a embalagem espera criar um novo vínculo挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 䄀䄀嘀䄀Ⰰ 猀漀戀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 挀愀瀀琀愀爀 洀愀椀猀
associados e fomentar o desenvolvimento de outros produtos artesanais à base de洀攀氀⸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
䌀漀洀漀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀
revolução industrial, o uso da embalagem é, sem dúvida, a primeira impressão焀甀攀 猀甀爀最攀 攀渀琀爀攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 攀 猀攀甀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ 匀攀樀愀 渀愀猀
prateleiras, seja nas gondolas, as embalagens são símbolos de uma sociedade do挀漀渀猀甀洀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 挀漀渀猀漀氀椀搀愀搀愀 愀漀 挀甀氀琀漀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀Ⰰ 洀攀搀椀愀搀愀 瀀攀氀愀 椀洀愀最攀洀⸀
☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 䔀洀
se tratando de uma associação voltada para atender as necessidades da挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 攀砀攀爀挀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 焀甀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀
indicar as características da matéria-prima, também disseminaria a filosofia de琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀猀⸀ 䔀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀搀瘀攀渀琀漀 搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ
pode-se dizer que a embalagem acaba sendo uma das formas mais eficazes da䄀猀猀漀挀椀愀漀 挀栀攀最愀爀 洀攀洀爀椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀⸀
☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 䔀猀琀攀
fato, segundo o professor Mestriner (2002, p.19), explica-se porque o produto,愀氀洀 搀攀 愀最爀攀最愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ
agrega também valores e significados. Ou seja: a embalagem concentra em seu爀琀甀氀漀 漀甀 琀愀洀瀀愀 琀漀搀愀 愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 漀甀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀猀攀樀愀
transmitir à comunidade. O que, por sua vez, só aumenta a nossa爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 搀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 漀猀 愀瀀椀挀甀氀琀漀爀攀猀⸀
☀渀戀猀瀀㬀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O rótulo foi criado para dar importância à marca da associação em Alto䄀爀愀最甀愀椀愀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 洀攀洀爀椀愀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 猀椀洀瀀愀琀椀愀 攀
preferência. Havia um consenso entre estudantes e professor de associar ideias焀甀攀 爀攀愀昀椀爀洀愀猀猀攀洀 愀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀漀
mel. Assim sendo, o projeto abrangeu 3 distintas etapas: a primeira de pesquisa椀挀漀渀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 愀 猀攀最甀渀搀愀 搀攀 琀攀猀琀攀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 攀 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 搀攀 愀爀琀攀ⴀ昀椀渀愀氀椀稀愀漀
gráfica.
Na pesquisa iconográfica,戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀漀 渀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 搀愀 挀漀爀 ⠀䴀伀䐀䔀匀吀伀 䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ ㈀ 㘀⤀Ⰰ
da tipografia (FARIA, 2001) e no próprio design (HURLBURT, 2011), para que挀栀攀最猀猀攀洀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀 挀漀渀猀琀愀琀愀漀㨀 ⸀ 倀爀攀搀漀洀椀渀渀挀椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 愀洀愀爀攀氀漀ⴀ漀甀爀漀
(alimentação), verde (associação AAVA) e branco (clean, harmonia); letra sem猀攀爀椀昀愀 攀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀洀 渀攀最爀椀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 昀椀最甀爀愀 搀愀 愀戀攀氀栀愀 愀 昀椀洀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 攀氀漀
mais intimista com o público.
No teste de embalagem, analisou-se volumes e perfis de recipientes, sua爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 愀 挀漀氀漀爀愀漀⸀ 䐀甀爀漀甀 挀攀爀挀愀 搀攀 甀洀愀 愀 搀甀愀猀 猀攀洀愀渀愀猀⸀
䨀 渀愀 攀琀愀瀀愀 搀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀ⴀ最爀昀椀挀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 漀 䌀漀爀攀氀
Draw X3, que permitiu o desenho do rótulo, a distribuição das informações琀挀渀椀挀愀猀 渀漀 氀愀礀漀甀琀 爀攀琀愀渀最甀氀愀爀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 愀瀀氀椀挀愀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀
das demais informações.
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
☀渀戀猀瀀㬀一漀 搀攀猀椀最渀 渀漀 爀漀琀甀氀漀 搀愀 䄀嘀嘀䄀
exploramos as cores que remetessem ao mel, à vegetação regional e a tudo que爀攀愀昀椀爀洀愀猀猀攀 愀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀漀猀 愀瀀椀挀甀氀琀漀爀攀猀⸀ 倀愀爀愀 匀挀愀琀漀氀椀洀 ⠀㈀ 㤀Ⰰ
p.2-3):
“O design atribui valores as embalagens, estimulando as攀洀漀攀猀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 攀洀 甀洀 洀攀爀挀愀搀漀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀漀 攀☀渀戀猀瀀㬀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀搀漀Ⰰ 挀甀樀漀 愀猀 最渀搀漀氀愀猀 瀀愀爀攀挀攀洀 攀砀椀戀椀爀
o mesmo produto”, e, “A comunicação visual dos rótulos garante os瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 攀砀愀挀攀爀戀愀搀漀猀Ⰰ 琀漀洀愀渀搀漀 挀攀爀琀愀猀 洀愀爀挀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ
em sua categoria, como é o caso de Bombril, Confort, Gillette, etc...O rotulo瀀攀爀洀椀琀攀 攀猀猀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 挀漀洀 漀 爀漀琀甀氀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀爀愀稀Ⰰ
informações de ingredientes e composições, finalidade do produto, modo de uso,愀氀洀 搀攀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 漀 爀漀琀甀氀漀 琀愀洀戀洀 愀最爀攀最愀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀 愀漀
produto”.
Desta forma, o Design pode diferenciar o produto de outros, atraindo挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ 吀漀搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 戀甀猀挀愀 甀洀愀 挀爀椀愀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀
a competição de mercado, para que seus produtos tenham domínio de vendas. No挀愀猀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀漀猀 䄀瀀椀挀甀氀琀漀爀攀猀 搀漀 嘀愀氀攀 搀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀Ⰰ 䄀䄀嘀䄀Ⰰ 搀攀猀琀愀焀甀攀猀
em cores, vegetações, de uma forma simples e objetiva, as especificações琀挀渀椀挀愀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀Ⰰ 焀甀攀 攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀愀猀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀 氀栀攀
despertam interesse de aproximar e conhecer a marca, o desenvolvimento e椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀漀爀 琀爀猀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀
tem se um logotipo da marca:
Pela identidade visual, o invisível torna-se visível”.ᰀ†䌀漀洀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 渀漀洀攀 攀 愀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 搀攀猀椀最渀 猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀 愀
identidade conceitual, Por meio dos elementos visuais outorga-se uma瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 焀甀攀 攀氀愀 猀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀攀 搀愀猀 漀甀琀爀愀猀⸀ 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀
identidade visual é um sistema que proporciona unidade e identidade de uma攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 愀 甀洀 最爀甀瀀漀 漀甀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 猀攀甀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀ᴀ⸠
(VASQUÉZ, 2011, p. 209).
Os efeitos e cores influenciam o ser humano na forma física e瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 挀漀猀琀甀洀愀洀漀猀 愀最爀攀最愀爀 愀漀猀 爀琀甀氀漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀漀猀
ter o poder de mudanças até de uma cultura para outra. A exploração na cor e氀愀礀漀甀琀 瀀漀搀攀 攀渀挀漀爀愀樀愀爀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 愀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 渀漀 爀琀甀氀漀 搀愀 䄀䄀嘀䄀Ⰰ
exploramos a cor amarelo que se refere ao produto principal que é o mel, de愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䜀愀猀瀀愀爀 ⠀㈀ ㈀Ⰰ 瀀 㠀㔀⤀Ⰰ 漀 愀洀愀爀攀氀漀 愀 挀漀爀 搀漀 猀漀氀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀 攀渀攀爀最椀愀Ⰰ
representa a luz e sendo sempre claro e leve. O rótulo proposto neste artigo愀椀渀搀愀 攀砀瀀氀漀爀愀 愀 挀漀爀 瘀攀爀搀攀 焀甀攀 搀愀 愀氀甀猀漀 搀攀 猀攀洀瀀爀攀 ᰀ瘠椀搀愀ᴀⰠ 挀漀爀攀猀 焀甀攀 愀猀猀漀挀椀愀洀 愀
atividade apícula a natureza, que é a principal matéria prima de seu produto.
A mensagem que a embalagem transmite além de ser simples, é de fácil攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀漀 ᰀ洠攀渀漀猀 洀愀椀猀ᴀ†猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀 渀攀猀琀愀 洀愀爀挀愀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀
ser lúdico e objetivo. Além disso, há a utilização de formas geométricas. Dentre攀氀愀猀Ⰰ 漀 栀攀砀最漀渀漀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 愀 瀀愀椀猀愀最攀洀 氀漀挀愀氀Ⰰ 挀愀洀瀀漀猀 攀洀
relevo. A paisagem verde simboliza o cultivo orgânico, que produz um mel puro e氀洀瀀椀搀漀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 最甀愀猀 搀漀 猀愀甀搀漀猀漀 爀椀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀⸀
伀 搀攀猀攀渀栀漀 搀愀 愀戀攀氀栀愀 琀爀愀稀
uma feição descontraída, atraindo a atenção das crianças e as incentivando a挀漀渀猀甀洀椀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀愀戀漀爀漀猀漀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀猀 洀攀搀椀挀椀渀愀椀猀⸀
|
|
CONSIDERAÇÕES |
Este projeto tem como漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 愀 洀愀爀挀愀 ᰀ䴠攀氀 瘀愀氀攀 搀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀ᴀⰠ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀
um signo infere em seu objeto final. O design influencia na mensagem captada瀀攀氀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 攀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 猀甀挀攀猀猀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 戀攀洀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 伀
rótulo de um artigo é responsável por sua imagem, e o impacto positivo ou渀攀最愀琀椀瘀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 猀漀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀猀 愀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 攀琀椀焀甀攀琀愀
deste.
O custo benefício é椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀 攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀 瀀漀爀
um público mais abrangente, além de ser uma maneira econômica de expandir o攀洀瀀爀攀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀渀搀漀 漀 氀愀爀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀
através de parcerias que contribuem para a economia e geração de empregos.
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀刀䜀匀吀刀伀䴀Ⰰ 䈀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 吀爀愀搀⸀ 刀漀最爀椀漀 䈀攀琀琀漀渀椀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀攀猀 刀漀猀愀爀椀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀一䐀䤀匀Ⰰ 䐀⸀ 䄀⸀ 匀椀渀琀愀砀攀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀刀䤀䄀匀Ⰰ 倀⸀ 吀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 伀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 ㈀䄀䈀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀匀倀䄀刀Ⰰ 䔀⸀ 䐀⸀ 䌀爀漀洀漀琀攀爀愀瀀椀愀㨀 挀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀搀愀 攀 瀀愀爀愀 猀愀切搀攀⸀ 倀愀氀氀愀猀Ⰰ 㤀㤀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀吀伀一Ⰰ 䔀氀攀渀㬀 倀䠀䤀䰀䰀䤀倀匀Ⰰ 䨀攀渀椀昀攀爀 䌀漀氀攀⸀ 一漀瘀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 搀攀猀椀最渀⸀ 吀爀愀搀⸀ 䌀爀椀猀琀椀愀渀 䈀漀爀最攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀礀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀䐀䔀匀吀伀Ⰰ 䘀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 䌀漀爀攀猀⸀ 㘀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䄀吀伀䰀䤀䴀Ⰰ 刀⸀ 䰀⸀ 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 爀漀琀甀氀漀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 猀椀渀攀猀琀猀椀挀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䈀䄀唀刀唀ⴀ匀倀㨀 唀一䔀匀倀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀椀瘀攀氀 攀洀㨀 眀眀眀⸀戀挀挀⸀甀昀昀⸀戀爀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀섀匀儀唀䔀娀Ⰰ 刀甀琀栀 倀攀爀愀氀琀愀Ⰰ 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 搀攀 䴀愀爀挀愀猀Ⰰ 最攀猀琀漀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀
Organicom, v. 4, 7, 2011. Disponivel em; www.revistaorganicom.org.br㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䤀䰀䰀䤀䄀䴀匀Ⰰ 刀⸀ 䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 渀漀 搀攀猀椀最渀攀爀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 嘀攀爀⸀ 䔀 䄀洀瀀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀氀氀椀猀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|