INSCRIÇÃO: 00305
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA03
 
TÍTULO: Era uma vez
 
AUTORES: Bárbara Machado da Silva Brito (Universidade Católica de Brasília); Moacir Martins Macedo (Universidade Católica de Brasília); Bruno Rodrigues Alves (Universidade Católica de Brasília); Rayane France de Oliveira Freitas (Universidade Católica de Brasília); Daniel Henrique Felicio da Silva Santos (Universidade Católica de Brasília); Talyane Magalhães Silva (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: animação, audiovisual, draw my life, inclusão social, storytelling
 
RESUMO
Narrada em primeira pessoa, o filme conta a busca de Andrey, estudante de Relações Internacionais e portador da rara Síndrome de Crouzon, por um ambiente em que pudesse mostrar sua capacidade, realizar seu sonhos e vencer as dificuldades causadas pela doença; além de afetar o desenvolvimento do esqueleto crânio-facial, os sintomas podem até afetar a capacidade cognitiva de seus portadores. Utilizando a técnica de animação conhecida como 'Draw my life', o vídeo apresenta o narrador desenhando de próprio punho, com extrema maestria, uma saga inspirada no conto O Patinho Feio, do dinamarquês Hans Christian Andersen, em que a história se mistura com a realidade e revela o imenso talento, a capacidade e poder de superação do garoto Andrey. O aspecto publicitário se destaca pela associação direta do nome da Universidade Católica de Brasília ao ambiente em que tal façanha se tornou possível.
 
INTRODUÇÃO
A técnica de animação conhecida como Draw My Life, se tornou famosa na internet a partir de 2013, quando o primeiro vídeo a utilizar o modelo foi publicado pelo canal Sam Pepper no Youtube, desde então, vários canais populares e influenciadores têm contados suas histórias seguindo o estilo de produção, que consiste numa filmagem com edição acelerada onde uma mão desenha em um quadro branco enquanto a história é narrada (JUNIOR, 2017). O storytelling vem da expressão "tell a story", que traduzido para o português significa contar histórias: assim, o storytelling é uma narrativa que busca, sobretudo, contar histórias relevantes. A arte de contar "boas histórias", o storytelling, está presente desde os tempos dos homens das cavernas. "A humanidade vem contando histórias de forma ininterrupta desde que adquiriu a fala ou mesmo antes disso, desde que aprendeu a gesticular e se comunicar" (TERRA, 2009). O storytelling requer algumas análises prévias como: Que história contar? Como atrair a atenção das pessoas? Uma história real ou ficção? O fato é que cada vez mais precisamos inovar para seduzir o público, chamar sua atenção, usando o lado emocional, afetivo e lúdico. Optamos pela técnica de animação Draw My Life, por se comunicar com o público que visamos para a campanha (futuros universitários) e também por ser uma técnica já difundida em plataformas como o Youtube, então nossa produção seria bem aceita como mais um conteúdo de animação que estava fazendo sucesso e não mais uma publicidade. Utilizar a técnica e veicular o produto em uma mídia onde o nosso publico está e de uma maneira que se comunique melhor com eles. O vídeo Era Uma Vez é um filme publicitário de animação desenvolvido durante o primeiro semestre de 2016, para a disciplina de Direção de Arte, no núcleo de atividades do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, da Universidade Católica de Brasília (UCB).
 
OBJETIVO
O objetivo geral deste paper é apresentar um produto audiovisual de animação desenvolvido com a técnica Draw My Life, usando o suporte narrativo do storytelling como ferramenta audiovisual, destacando sua importância e pertinente utilização na comunicação e na publicidade, com a finalidade de despertar a atenção das pessoas, e promover a empatia do público com o tema e com a marca associada. Os objetivos específicos são: Compreender e descrever o Storytelling; Conhecer os métodos para a construção de um Storytelling; Conhecer e aplicar as técnicas de animação Draw My Life; Produzir e dirigir um filme publicitário.
 
JUSTIFICATIVA
O filme publicitário nos permite colocar em prática conhecimentos e aprimoramentos técnicos de filmagem e elaboração de roteiro adquiridos em sala de aula, utilizando-se da técnica do storytelling. Durante o processo de criação de um filme publicitário, o profissional da publicidade deve buscar a inovação; uso do storytelling, como meio de dialogar com o cliente, permite o encantamento e podem elevar a qualidade das campanhas, de modo a propiciar empatia e promover a fidelização do cliente com relação à marca. Para que a técnica funcione, a história deve conter elementos que seduzam e emocionem o telespectador, que busquem a identificação do público com a história que é contada; o essencial para o sucesso da campanha. A peça audiovisual criada busca associar a marca anunciada ao conteúdo apresentado na narrativa, de forma amigável, sedutora e que provoque assim empatia com o espectador. A técnica de animação utilizada, Draw My Life, além de despertar imediata simpatia, ainda tem o poder de prender a atenção do espectador, atento ao seu desenlace.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para desenvolvimento do vídeo foram utilizadas técnicas de edição e filmagem: elaboração de roteiro, estudo de locação, escolha dos personagens, montagem, decupagem, elaboração de trilha sonora, a gravação de cenas de desenho com o protagonista e personagem Andrey. Ele, um estudante de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília, agora cursando o 5º semestre. O planejamento do vídeo envolveu o interesse dos componentes do grupo em produzir uma narrativa que emocionasse o público, utilizando-se de uma história real, agregando-se valor cultural e afetivo para que o vídeo permaneça na lembrança dos telespectadores, de modo que o público de fato se envolva com a história contada e que provoque desdobramentos naqueles que assistam ao vídeo. Optou-se por uma adaptação da obra O Patinho Feio pela sua popularidade e pela força de sua argumentação frente ao preconceito, além de ser uma história sobre superação, assim como a de Andrey. Como cenário foi escolhido o Campus Pistão Sul da Universidade Católica de Brasília, em função da necessidade de associação ao nome da instituição. A marca relacionada à narrativa é a UCB, instituição de renome no Distrito Federal, reconhecida no mercado de trabalho, ao grande público e aos profissionais de comunicação.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O produto, um vídeo publicitário usando a técnica do Draw My Life e narrativa com recursos de storytelling, denominado Era Uma Vez, possui 00:02:19 minutos, em formato FullHD (1920x1080 px) e aborda a história de superação de Andrey, portador da Síndrome de Crouzon e estudante de Relações Internacionais na Universidade Católica de Brasília. Para a gravação foram utilizados os equipamentos: câmera fotográfica Canon T3i, com lente 18-135mm e um tripé. Foram utilizados recursos de produção videográfica com variações de enquadramentos e planos, movimentos de câmera, iluminação, efeitos slowmotion, tantos quadros por segundo etc e assim como recursos de montagem e edição. A produção, edição e filmagem foram desenvolvidas pelos acadêmicos Bárbara Machado da Silva Brito, Bruno Rodrigues Alves, Daniel Henrique Felicio da Silva Santos, Rayane France de Oliveira Freitas e Talyane Magalhães Silva, coordenado pelo docente Moacir Martins Macedo, com a colaboração do núcleo de fotografia Captura e o apoio do CRTV- UCB. Para edição do material e efeitos de animação, foram utilizados os softwares Adobe Premiere, Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. O vídeo produzido apresenta uma produção artística que busca a sintonia e a união de ritmos diferentes. Através de estilos diferenciados demonstra-se que é possível a junção de manifestações artísticas diversas, assim como ressalta a filosofia corporativa da Católica; uma filosofia que acredita que todas as pessoas, independente de raça, religião ou cultura podem trabalhar juntas, em harmonia, contribuindo para um futuro melhor.
 
CONSIDERAÇÕES
Através do audiovisual e da animação, tivemos a oportunidade de criar um produto com o objetivo de apresentar a realidade de Andrey, um portador da Síndrome de Crouzon que está cursando Relações Internacionais, e como a vida acadêmica tem contribuído com a sua superação. Os autores deste trabalho compreendem e acreditam na importância de dar visibilidade à pessoas como Andrey, que podem se sentir excluídas por conta de suas condições clínicas, mas que são tão parte da sociedade quanto qualquer um.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
JUNIOR, Ronaldo. O que é Draw My Life? Como Fazer Draw My Life? Disponível em: . Acesso em 19 abr. 2017਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀夀刀䤀一䔀唀 吀䔀刀刀䄀Ⰰ 䨀漀猀 䌀氀甀搀椀漀⸀ 匀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 最攀猀琀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀琀⸀猀氀椀搀攀猀栀愀爀攀⸀渀攀琀⼀樀挀琀攀爀爀愀⼀猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最ⴀ挀漀洀漀ⴀ昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀ⴀ搀攀ⴀ最攀猀琀漀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㤀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀