INSCRIÇÃO: | 00344 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO10 |
TÍTULO: | Reportagem Animais Abandonados nas Ruas |
AUTORES: | Thays Aguiar Soares (Unemat - Universidade do Estado do Mato Grosso); Adriana Porto SANTOS (Unemat - Universidade do Estado do Mato Grosso); Fábio Faria PIRES (Unemat - Universidade do Estado do Mato Grosso); Francielle Mesquita de SOUSA (Unemat - Universidade do Estado do Mato Grosso); Cristiano Andrade de Freitas BAPTISTELLA (Unemat - Universidade do Estado do Mato Grosso); Eveline dos Santos Teixeira BAPTISTELLA (Unemat - Universidade do Estado do Mato Grosso) |
PALAVRAS-CHAVE: | Telejornalismo, Animais, Abandono, Ruas, |
RESUMO | |
A reportagem Animais Abandonados, exibida no canal do Youtube TV Verde Araguaia, produzida por alunos participantes do projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso/campus Alto Araguaia, propõe-se a estimular a conscientização dos moradores da região a respeito dos problemas enfrentados pelos animais de rua, apresentando alternativas para ajudar estes bichos e também informando sobre a necessidade de respeitar os direitos dos animais, enfocando, principalmente, a questão dos maus tratos. | |
INTRODUÇÃO | |
A TV Verde Araguaia é um projeto de extensão da Universidade do Estado do Mato Grosso desenvolvido pelo curso de Jornalismo do Campus de Alto Araguaia e ligado à disciplina de Telejornalismo II, que tem a proposta de promover a prática de telejornalismo entre os acadêmicos, ao mesmo tempo em que leva informações ambientais para a sociedade dos estados de Mato Grosso e Goiás, mais marcadamente a população do município de Alto Araguaia-MT e Santa Rita do Araguaia-GO. 伀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 猀漀 攀洀戀愀猀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀椀攀渀琀椀昀椀挀漀 ⠀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀ ㈀⤀Ⰰ 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 ⠀䈀唀䔀一伀Ⰰ ㈀ 㜀㬀 䌀伀䰀伀䴀䈀伀Ⰰ ㈀ ⤀ 攀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀 ⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ ㈀ ㈀⤀ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 琀愀椀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 甀猀愀渀搀漀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀⸀ De acordo com Abonizio e Baptistella (2016), atualmente, assistimos a inserção crescente de animais na esfera moral, que antes singularizava a sociedade humana, por isso vemos crescer também a preocupação com as condições de vida destes bichos, especialmente aqueles que podem ser inseridos na categoria de estimação, pois tem convívio mais próximo com o homem. O jornalismo, sensível às transformações culturais e aos interesses da comunidade, documenta estas novas sensibilidades em suas pautas, com enfoques que vão da saúde ao comportamento, passando até mesmo pelos animais celebridades (BAPTISTELLA; ABONIZIO, 2015). 䄀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀甀爀最椀甀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀 攀 搀攀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 渀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 䄀氀琀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀 攀 匀愀渀琀愀 刀椀琀愀 搀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀⸀ 伀 愀甀洀攀渀琀漀 渀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 攀渀瘀攀渀攀渀愀搀漀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 最漀椀愀渀愀 攀 愀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀椀瘀椀氀 瀀愀爀愀 琀椀爀愀爀 挀攀猀 攀 最愀琀漀猀 搀愀猀 爀甀愀猀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 洀愀琀漀ⴀ最爀漀猀猀攀渀猀攀 洀漀琀椀瘀愀爀愀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀Ⰰ 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀Ⰰ 愀樀甀搀愀猀猀攀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀 愀椀渀搀愀 椀渀昀漀爀洀愀猀猀攀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 愀琀甀愀爀 渀愀 瀀爀漀琀攀漀 搀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㈀⸀ 伀戀樀攀琀椀瘀漀 䜀攀爀愀氀㨀 倀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 愀 吀嘀 嘀攀爀搀攀 䄀爀愀最甀愀椀愀 焀甀攀 琀爀愀琀愀猀猀攀 搀愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 搀攀 爀甀愀 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀猀 洀愀甀猀 琀爀愀琀漀猀 攀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀猀猀攀洀 瀀愀爀愀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀椀瘀椀氀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 攀 愀猀 挀漀渀搀甀琀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 愀搀漀琀愀搀愀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 漀猀 戀椀挀栀漀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀⸀ ㈀⸀㈀ 䔀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀 - Informar a população local a situação em que vivem os animais de rua a partir de fatos que fazem parte do cotidiano local, como o envenenamento de gatos e o abandono de caninos e felinos;ⴀ 䤀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 愀搀漀漀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 愀戀愀渀搀漀渀愀搀漀猀㬀 - Apresentar alternativas e ações que contribuem para melhorar a vida desses animais a partir de orientações apuradas com especialistas;ⴀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 渀昀愀猀攀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀㬀 - Promover a interação entre comunidade e a Universidade;ⴀ 吀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 圀攀戀 吀嘀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
Conforme Goreth (2015, p.1), estima-se que em Cuiabá, Capital de Mato Grosso, distante 427km de Alto Araguaia, existam mais de 11 mil animais abandonados, entre cães e gatos. Segundo a autora, este número elevado motivou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) a ingressar com ação civil pública em 2015, com pedido liminar, requerendo ao Poder Judiciário que determinasse à administração municipal o recolhimento e tratamento médico-veterinário dos animais abandonados em vias públicas vítimas de atropelamento e maus tratos.一漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 刀漀渀搀漀渀瀀漀氀椀猀Ⰰ 愀 ㈀ 欀洀 搀攀 䄀氀琀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀Ⰰ 漀 䴀倀䔀 琀漀洀漀甀 甀洀愀 洀攀搀椀搀愀 猀椀洀椀氀愀爀Ⰰ 攀砀椀最椀渀搀漀 琀愀洀戀洀 愀 挀愀猀琀爀愀漀 最爀愀琀甀椀琀愀 搀攀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 㔀 愀渀椀洀愀椀猀 瀀漀爀 洀猀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 愀挀愀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 䨀甀猀琀椀愀Ⰰ 愀 猀甀最攀猀琀漀 渀漀 昀漀椀 愀琀攀渀搀椀搀愀 瀀攀氀漀 䴀甀渀椀挀瀀椀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀攀猀琀漀甀 愀 氀椀洀椀渀愀爀 愀氀攀最愀渀搀漀 昀愀氀琀愀 搀攀 漀爀愀洀攀渀琀漀 ⠀䘀䄀一䄀䤀䄀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀⤀ ⸀ 伀猀 渀切洀攀爀漀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 攀砀椀猀琀攀洀 愀瀀攀渀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 挀愀瀀椀琀愀氀Ⰰ 洀愀猀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 挀攀猀 攀 最愀琀漀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 渀漀猀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 挀漀洀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 搀漀 䴀倀䔀 攀洀 刀漀渀搀漀渀瀀漀氀椀猀⸀ 䔀洀 䄀氀琀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀 攀 匀愀渀琀愀 刀椀琀愀 搀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀 渀甀渀挀愀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀愀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 渀漀ⴀ琀甀琀攀氀愀搀漀猀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 愀渀椀洀愀椀猀 搀漀洀猀琀椀挀漀猀 渀愀猀 爀甀愀猀 攀猀琀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀瀀甀爀愀爀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 匀攀洀椀ⴀ搀漀洀椀挀椀氀椀愀搀漀猀 漀甀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 愀戀愀渀搀漀渀愀搀漀猀Ⰰ 攀氀攀猀 猀漀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 愀戀愀渀搀漀渀漀Ⰰ 洀愀甀猀 琀爀愀琀漀猀 攀 愀琀 攀渀瘀攀渀攀渀愀洀攀渀琀漀⸀ A exemplo da Capital, o município também não atua na questão. Um abrigo começou a ser construído na cidade e chegou a funcionar por um curto período mas a obra foi interrompida em 2017 e os animais foram retirados do local. A prefeitura não dispõe de nenhuma estrutura para atendimento dos animais de rua e é a sociedade civil que se mobiliza para cuidar desses animais. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㐀⸀ 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 A partir do proposto pelo projeto de extensão, além da produção da reportagem exibida pela TV Verde Araguaia, foi trabalhado o conceito de convergência midiática. Assim, além da reportagem ser veiculada pelo canal próprio no YouTube, também foi apresentada na página do projeto no Facebook, no site da Agência Júnior de Jornalismo da Unemat -Focagen e ainda num site desenvolvido por alunos que fazem parte da TV – além disso, um programa de TV local exibiu a reportagem. 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 最愀渀栀愀爀愀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 爀攀焀甀攀爀椀搀愀猀 愀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀 愀椀渀搀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 猀椀琀攀猀 攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ A metodologia de produção da reportagem teve como embasamento teórico os conceitos da teoria de produção telejornalística de Patternostro (2006) e Barbeiro (2002), buscando reproduzir o modelo de produção de reportagem jornalística televisiva de TV de forma que os alunos fossem familiarizados com as práticas de trabalho do mercado profissional. 倀愀爀愀 攀砀攀挀甀漀 搀攀猀猀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀愀 吀嘀 嘀攀爀搀攀 䄀爀愀最甀愀椀愀 猀攀 爀攀甀渀椀甀 - 1 vez para sugerir a pautaⴀ 瘀攀稀 瀀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 - 1 vez para realizarⴀ ㈀ 瘀攀稀攀猀 瀀愀爀愀 攀搀椀琀愀爀 㐀⸀㈀ 䔀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 Para a gravação da reportagem foram utilizadas duas câmeras fotográficas: uma DSRL, Canon, modelo T2i, e uma portátil, Samsung, modelo st64. No caso da câmera DSRL, foi utilizada uma lente intercambiável 18-55mm. A câmera portátil dispunha de lente fixa 25mm. Para garantir a estabilidade das imagens, usou-se um tripé – e-image, modelo EI-7050. Todas as gravações foram feitas durante o dia, com boa condições de luminosidade, por isso, dispensamos qualquer tipo de iluminação artificial. O som ambiente foi captado com o próprio microfone da câmera. Já as entrevistas foram feitas com microfone unidirecional com fio. As animações foram feitas com o software After Effects e a edição, com o programa Adobe Premiere.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀嘀吀 ጀ†䄀渀椀洀愀椀猀 䄀戀愀渀搀漀渀愀搀漀猀 渀愀猀 爀甀愀猀 A TV Verde Araguaia costuma fazer reunião de pauta entre os alunos para decidir em conjunto qual será o assunto abordado. 䌀漀洀漀 䄀氀琀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀 攀 匀愀渀琀愀 刀椀琀愀 搀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀 猀漀 挀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 琀攀洀 甀洀 愀氀琀漀 渀搀椀挀攀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 渀愀猀 爀甀愀猀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 昀漀椀 挀椀琀愀搀漀 攀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀甀最攀猀琀攀猀 瀀爀瘀椀愀猀 爀攀挀攀戀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 䌀漀洀 漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 爀攀昀氀攀琀椀爀愀洀 猀漀戀爀攀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 洀愀琀爀椀愀 愀 猀攀爀 昀攀椀琀愀⸀ 儀甀愀氀 猀攀爀椀愀 漀 攀渀昀漀焀甀攀 搀愀搀漀 愀漀 琀攀洀愀㼀 伀戀猀攀爀瘀愀洀漀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 渀愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀 琀攀洀瀀漀 愀 猀攀爀 搀攀搀椀挀愀搀漀 愀漀 嘀吀Ⰰ 樀 焀甀攀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 挀愀渀愀氀 搀攀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 瀀漀搀攀爀愀洀漀猀 愀戀漀爀搀愀爀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 搀椀猀瀀漀爀 搀攀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 挀椀渀挀漀 洀椀渀甀琀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 昀愀氀愀爀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 愀戀愀渀搀漀渀愀搀漀猀 渀愀猀 爀甀愀猀 甀洀 琀攀洀愀 愀洀瀀氀漀 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀爀愀洀漀猀Ⰰ 攀 昀漀爀愀洀 攀氀愀猀㨀 䴀愀甀猀 琀爀愀琀漀猀Ⰰ 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 攀 愀搀漀漀⸀ Dividimos os alunos por funções, sendo elas: produtor, repórter, cinegrafista, auxiliar de cinegrafista, editor de texto e editor de imagens. A pesquisa e a apuração foram os fatores essenciais usados pela produtora, uma vez que a disciplina e o projeto buscam enfatizar a importância da pauta para o telejornalismo. Este cuidado=garantiu que a repórter tivesse conhecimento sobre o assunto que seria trabalhado na matéria e que pudesse contar com entrevistados e informações que permitissem construir uma boa matéria. Quando a equipe foi para a rua a repórter tinha em mãos a pauta produzida pela editora, contendoas marcações de entrevistas, encaminhamento, informações e ainda sugestões de imagens. Neste caso, a produtora acompanhou a equipe, não apenas para auxiliar caso fosse necessário mas principalmente para se familiarizar com a prática, uma vez que futuramente assumiria a função – existe um rodízio de funções entre os alunos. A professora acompanhou as gravações para orientar os alunos. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀爀愀稀 琀漀渀愀 挀漀洀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 琀攀洀 猀攀 琀漀爀渀愀搀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 攀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 瀀愀甀琀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 洀搀椀愀猀⸀ 伀 搀攀戀愀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 樀 昀漀椀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀搀漀 愀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀愀 吀嘀 嘀攀爀搀攀 䄀爀愀最甀愀椀愀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 漀昀椀挀椀渀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 䄀渀椀洀愀椀猀 攀 䴀搀椀愀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 愀瀀愀爀攀挀攀爀愀洀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀 挀漀洀漀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 ጀ†漀甀 渀漀 ጀ†瀀愀爀愀 愀 椀渀猀攀爀漀 搀漀猀 戀椀挀栀漀猀 渀愀 攀猀昀攀爀愀 琀椀挀愀⸀ A partir deste VT, é possível notar ainda, uma maior aproximação entre a sociedade e a Unemat, que se torna um espaço de voz e participação social, a partir da prática do jornalismo que promoveu a adoção de cuidados com os animais e alertas em relação aos mesmos. 䔀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀愀 瀀愀爀愀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀 爀攀昀氀椀琀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 攀 愀 琀椀挀愀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
BAPTISTELLA, Eveline ABONIZIO, Juliana. A relação homem x animal na mídia: uma análise das editorias especializadas, – III Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo Ambiental; 2015. Disponível em BARBEIRO, Herodoto; LIMA, Paulo. Manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2002. BUENO, Wilson. Jornalismo ambiental: explorando além do conceito. Desenvolvimento e meio ambiente, Curitiba, n.15, p. 33, 2007. BUENO, Wilson. Jornalismo ambiental: explorando além do conceito. Desenvolvimento e meio ambiente, Curitiba, n.15, p. 33, 2007. COLOMBO, Macri. Jornalismo Ambiental: a sua história e conceito no contexto social. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010. Disponível em< http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/r5- 2674-1.pdf >. Acesso em 15 abr. 2017. FECHINE, Y. Transmidiação e Cultura Participativa: pensando as práticas textuais de agenciamento dos fãs de telenovelas. Compós, Belém. 2014. GORETH Clenia, MPE aciona município e requer providências imediatas em relação a animais abandonados. Cuiabá - MT - 2015 Disponível em: PATERNOSTRO, Vera Iris. O texto na TV: manual de telejornalismo. Rio de Janeiro:䔀氀猀攀瘀椀攀爀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |