|
INSCRIÇÃO: | 00346 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT05 |
|
TÍTULO: | FOTONOVELA Consciência Viva: o câncer de mama |
|
AUTORES: | Lindéia Sobrinho David (Universidade Estadual de Mato Grosso); LAWRENBERG ADVINCULA DA SILVA (Universidade Estadual de Mato Grosso) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Fotonovela, Câncer de Mama, Exame Preventivo, Utilidade Pública, |
|
RESUMO |
Ao tratar do câncer de mama, o presente琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 甀猀愀爀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀猀
mulheres da cidade de Alto Araguaia sobre a importância do exame preventivo. O琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 搀漀 伀甀琀甀戀爀漀 爀漀猀愀Ⰰ 渀漀 愀渀漀 瀀愀猀猀愀搀漀
(2016), e vinculado enquanto atividade avaliativa da disciplina de Design, do挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䤀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 䌀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 嘀椀瘀愀Ⰰ 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 㐀
partes, e teve a participação de 5 atrizes, que, no caso, usaram seus próprios渀漀洀攀猀 渀漀 攀渀爀攀搀漀⸀ 䔀 渀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 甀猀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀Ⰰ
empregou-se a voz over (off) com textos explicativos acerca do exame preventivo攀 搀攀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 搀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 伀 攀渀爀攀搀漀 渀愀爀爀愀 漀 搀爀愀洀愀 攀 愀 愀挀攀椀琀愀漀
de uma moça (Ada) em relação à descoberta do câncer de mama.
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
一甀洀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 搀攀昀椀渀椀漀㨀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 昀漀爀洀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀
visuais e textuais. Sua aparição inicial se deu na Itália do século XVIII,焀甀愀渀搀漀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 最愀渀栀愀 瘀攀爀猀攀猀 椀氀甀猀琀爀愀搀愀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䠀愀戀攀爀琀 ⠀㤀㜀㐀⤀Ⰰ 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀
da fotonovela no Brasil só ocorre na década de 1960, com as publicações de爀漀洀愀渀挀攀 攀 渀漀瘀攀氀愀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 昀漀椀 愀 ᰀ†䔀渀挀愀渀琀漀 ጀ†䄀
romântica revista do amor”. Do ponto de瘀椀猀琀愀 搀攀 猀甀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 漀 最渀攀爀漀 甀琀椀氀椀稀愀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀
fundamental, o que exige uma boa interação com o texto e demais componentes最爀昀椀挀漀猀 搀攀 猀攀甀 氀愀礀漀甀琀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 琀爀愀渀猀挀攀渀搀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 洀攀爀愀洀攀渀琀攀 甀洀愀
expressão artística, pois narra uma realidade a partir de recortes objetivos,搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀戀爀愀渀最攀 愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 搀攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀漀 搀漀 昀漀琀漀最爀愀昀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀
mundo social. Na fotonovela, a昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀砀攀爀挀攀 愀 昀甀渀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 伀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䈀漀爀椀猀
Kossoy (2001), atribui-lhe um destino duplo.
☀渀戀猀瀀㬀
ᰀ䄠 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 琀攀洀 甀洀 搀攀猀琀椀渀漀 搀甀瀀氀漀⸀⸀⸀䔀氀愀 愀 昀椀氀栀愀 搀漀
mundo do aparente, do instante vivido, e como tal guardará sempre algo do搀漀挀甀洀攀渀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 漀甀 挀椀攀渀琀椀昀椀挀漀 猀漀戀爀攀 攀氀攀㬀 洀愀猀 攀氀愀 琀愀洀戀洀 昀椀氀栀愀 搀漀
retângulo, um produto das belas artes, o qual requer o preenchimento agradável漀甀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 挀漀洀 洀愀渀挀栀愀猀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 漀甀 攀洀 挀漀爀攀猀⸀ 一攀猀琀攀
sentido, a fotografia terá sempre um pé no campo das artes gráficas e nunca猀攀爀 猀甀猀挀攀琀瘀攀氀 搀攀 攀猀挀愀瀀愀爀 搀攀猀琀攀 昀愀琀漀⸀ᴀ☠渀戀猀瀀㬀
(KOSSOY, 2001: p.48)O narrador desempenha um papel椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀攀 攀氀甀挀椀搀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀漀戀爀攀 愀
ação, enuncia também juízos de valor, ilações de teor moral, justificações猀漀戀爀攀 漀 挀漀洀瀀漀爀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 挀漀渀琀爀漀氀愀 愀 愀漀Ⰰ 爀攀琀愀爀搀愀渀搀漀ⴀ愀 攀 愀氀漀渀最愀渀搀漀ⴀ愀⸀ 䄀
linguagem utilizada nas fotonovelas é, normalmente redundante e expositiva para攀瘀椀琀愀爀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 搀切瘀椀搀愀猀 漀甀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀⸀
|
|
OBJETIVO |
Sensibilizar as jovens mulheres de Alto Araguaia, interior de䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀Ⰰ 愀挀攀爀挀愀 搀漀 攀砀愀洀攀 瀀爀攀瘀攀渀琀椀瘀漀 搀漀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀
fotonovela. No caso, a fotonovela sendo utilizada como material de campanha de挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 猀漀挀椀愀氀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
倀爀漀洀漀瘀攀爀 漀
conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas洀愀洀愀猀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 漀瀀漀爀琀甀渀愀 搀愀猀 愀氀琀攀爀愀攀猀 猀甀猀瀀攀椀琀愀猀Ⰰ
mostrando também que os desafios do controle da doença dependem não apenas da爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 洀愀洀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 搀漀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 攀 愀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀
com qualidade e no tempo necessário.
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
伀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀 漀 猀攀最甀渀搀漀 琀椀瀀漀 洀愀椀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀 渀漀 洀甀渀搀漀 攀 漀 洀愀椀猀
frequente na população feminina brasileira, com um risco estimado de 52 casos瀀漀爀 洀椀氀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀☀渀戀猀瀀㬀 伀猀 栀漀洀攀渀猀 琀愀洀戀洀
podem desenvolver este tipo de tumor, o que é muito raro, apenas 1% dos casos é搀攀 椀渀挀椀搀渀挀椀愀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀⸀
䄀瀀攀猀愀爀 搀愀 洀愀洀愀 猀攀爀 甀洀 爀最漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀愀渀琀漀 渀漀 挀漀爀瀀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 焀甀愀渀琀漀
masculino, ela se desenvolve mais visivelmente nas mulheres. De acordo com o site Mulher Consciente (www.mulherconsciente.com.br, 17/04/2017), seu desenvolvimento inicia-se na adolescência com a洀甀氀琀椀瀀氀椀挀愀漀 搀漀猀 琀攀挀椀搀漀猀 攀 栀漀爀洀渀椀漀猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀 愀渀琀攀猀 洀攀猀洀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀
menstruação. O tamanho e formato variam de uma mulher para outra.
Também segundo o site Mulher Consciente (www.mulherconsciente.com.br, 17/04/2017), durante o瀀攀爀漀搀漀 搀攀 最攀猀琀愀漀Ⰰ 漀 挀漀爀瀀漀 猀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 攀洀戀爀椀漀Ⰰ 猀漀昀爀攀渀搀漀
algumas alterações. A função principal da mama ocorre nesta fase, quando o挀漀爀瀀漀 攀猀琀椀洀甀氀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 氀攀椀琀攀 洀愀琀攀爀渀漀 瀀愀爀愀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀 搀漀 爀攀挀洀ⴀ渀愀猀挀椀搀漀⸀
Devido a esta função, durante o ciclo menstrual, a mama é estimulada a se瀀爀攀瀀愀爀愀爀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀瘀椀搀攀稀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 攀氀愀 瀀漀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 椀渀挀栀愀漀 攀 洀甀氀琀椀瀀氀椀挀愀漀
do número de células que nada tem haver com o câncer de mama. Não havendo昀攀挀甀渀搀愀漀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 洀漀搀椀昀椀挀愀攀猀 猀漀昀爀椀搀愀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀攀洀 挀漀洀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀
menstruação.
O câncer搀攀 洀愀洀愀☀渀戀猀瀀㬀 甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 琀甀洀漀爀
maligno, originado da multiplicação exagerada e desordenada de células na爀攀最椀漀 洀愀洀爀椀愀⸀ 䔀猀琀攀 琀甀洀漀爀 漀挀漀爀爀攀 焀甀愀渀搀漀 愀猀 挀氀甀氀愀猀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀愀猀 洀愀氀椀最渀愀猀 琀洀 愀
capacidade de invadir outras células sadias à sua volta e se proliferar. O琀攀洀瀀漀 搀攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀 瀀漀搀攀 瘀愀爀椀愀爀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀
motivo, muitas vezes ele não se torna palpável no estágio inicial.
Conforme publicado no site da Instituto de Combate ao Câncer - INCA (http://www2.inca.gov.br/),猀愀戀攀ⴀ猀攀 栀漀樀攀 焀甀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 瀀漀搀攀洀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀爀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀漀☀渀戀猀瀀㬀挀渀挀攀爀☀渀戀猀瀀㬀搀攀 洀愀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀㨀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 氀挀漀漀氀Ⰰ
alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade, idade reprodutiva, histórico昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 昀愀琀漀爀攀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀椀猀 攀 洀甀琀愀攀猀 最攀渀琀椀挀愀猀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 攀砀椀猀琀椀爀
uma prevenção direta para o câncer de mama, é fundamental que as pessoas tenham挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀攀 爀椀猀挀漀 攀 琀漀洀攀洀 洀攀搀椀搀愀猀 瀀爀攀瘀攀渀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 洀椀渀椀洀椀稀攀洀 愀猀
chances de desenvolver a doença.
Foi alertado publicado também pelo site da䌀漀渀椀琀攀挀 ⠀眀眀眀⸀挀焀愀椀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀挀愀渀挀攀爀ⴀ洀愀洀愀⤀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀Ⰰ
os tumores malignos localizam-se em apenas uma das mamas, não possuem洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀琀漀爀渀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀⸀ 䔀洀 愀氀最甀渀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 猀攀 愀搀攀爀攀洀 瀀攀氀攀 漀甀 愀漀猀
músculos debaixo da mama. O câncer de洀愀洀愀 瀀漀搀攀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀爀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀Ⰰ 攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 猀攀甀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 琀椀瀀漀猀
ajuda a compreender melhor o que está acontecendo.
O mais importante é que a mulher conheça a愀瀀愀爀渀挀椀愀Ⰰ 猀攀渀猀愀攀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀猀 攀 琀攀砀琀甀爀愀猀 搀攀 猀甀愀猀 洀愀洀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀
detectar qualquer alteração.
As principais estratégias para o controle do câncer da mama são:瀀爀攀瘀攀渀漀 瀀爀椀洀爀椀愀 ⠀椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀 挀漀爀爀攀漀 搀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀攀 爀椀猀挀漀 攀瘀椀琀瘀攀椀猀⤀Ⰰ
prevenção secundária (detecção precoce e tratamento) e prevenção terciária⠀爀攀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀 挀甀椀搀愀搀漀猀 瀀愀氀椀愀琀椀瘀漀猀⤀⸀ 倀愀挀椀攀渀琀攀猀
tratadas em fases inicias têm mais chances de cura, mais sobrevida e qualidade搀攀 瘀椀搀愀⸀
伀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 猀攀洀瀀爀攀 甀洀愀
notícia impactante, mas é importante estar bem informada para conversar com o漀渀挀漀氀漀最椀猀琀愀 猀漀戀爀攀 愀猀 漀瀀攀猀 搀攀 琀攀爀愀瀀椀愀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 攀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀
seu caso. Há os tumores mais e os menos agressivos, e os que crescem mais ou洀攀渀漀猀 爀瀀椀搀漀Ⰰ 漀 琀椀瀀漀 洀愀椀猀 挀漀洀甀洀
chamado carcinoma ductal, porque se origina nas células dos ductos mamários e já漀 挀愀爀挀椀渀漀洀愀 氀漀戀甀氀愀爀Ⰰ 洀攀渀漀猀 挀漀洀甀洀Ⰰ 琀攀洀 漀爀椀最攀洀 渀愀猀 挀氀甀氀愀猀 搀漀猀 氀戀甀氀漀猀 洀愀洀爀椀漀猀⸀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O trabalho abrangeu 5 etapas: 1) pesquisa戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 猀漀戀爀攀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 攀 眀攀戀最爀昀椀挀愀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀㬀 ㈀⤀
entrevista com uma paciente, 3) desenvolvimento de roteiro, 4) gravação da fotonovela,攀 㔀⤀ 攀搀椀漀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀
☀渀戀猀瀀㬀
ⴀ☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀
Na etapa inicial: Os瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 爀攀甀渀椀攀猀 攀渀琀爀攀 漀 最爀甀瀀漀 瀀愀爀愀
discutir sobre o abrangente tema, os papéis de cada integrante, situamo-nos nas氀椀渀栀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䐀攀猀椀最渀 䜀爀昀椀挀漀 渀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ
fotografia, espontaneidade e a fotonovela em si. Com o objetivo de informar猀漀戀爀攀 琀攀洀愀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀Ⰰ 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 愀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 攀
alertar de forma diferente a população sobre a importância da prevenção e搀椀愀最渀猀琀椀挀漀⸀
㈀ⴀ☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀
Na segunda etapa: Após瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 愀氀最甀渀猀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 昀攀椀琀漀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀爀
alguns parentes de uma mulher que faleceu no ano de 2012, com câncer de mama. Foi爀攀氀愀琀愀搀漀 琀甀搀漀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 搀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀
enfrentadas no dia a dia, o importante apoio familiar, a luta constante vivida瀀攀氀愀 愀 瀀愀挀椀攀渀琀攀 琀攀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀戀愀琀攀爀 愀 搀漀攀渀愀 瀀漀爀 琀爀猀 愀渀漀猀 攀 愀 最爀愀渀搀攀 搀漀爀 瀀攀氀愀
perda. Depois da entrevista, passamos a ter uma visão e um sentido diferente,挀漀洀漀 猀攀 攀猀琀椀瘀猀猀攀洀漀猀 瘀椀瘀椀搀漀 ☀渀戀猀瀀㬀漀甀 瀀愀猀猀愀搀漀
por tudo aquilo juntos. Isso contribuiu de forma significante para o搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀☀渀戀猀瀀㬀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
㌀ⴀ☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀
Na terceira etapa: A攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 愀氀甀渀愀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀
grupo seria composto só por mulheres. Pensamos: por que não falar de um tema琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 挀漀洀漀 攀猀猀攀㼀 䄀瀀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀洀漀猀 愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 攀
selecionar o papel de cada uma, ao longo do desenvolvimento. O roteiro teve愀氀最甀洀愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 搀攀 猀攀甀 攀猀戀漀漀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 渀愀 爀攀氀愀漀 琀攀砀琀漀 攀 椀洀愀最攀洀 攀
sequencia da narrativa.
4- 一愀 焀甀愀爀琀愀 攀琀愀瀀愀㨀 䐀甀爀愀渀琀攀
a etapa do ensaio fotográfico realizado, o desafio era garantir a攀猀瀀漀渀琀愀渀攀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 渀最甀氀漀猀 搀椀猀琀愀渀琀攀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 洀甀椀琀漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀⸀ 倀愀爀愀
retratar o sofrimento vivido pela a aluna Ada, houve uma preparação psicológica搀攀 ㌀ 愀 㐀 洀椀渀甀琀漀猀 搀愀 愀琀爀椀稀⸀ 一愀 挀攀渀愀 搀愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀漀 挀渀挀攀爀 攀 漀 椀猀漀氀愀洀攀渀琀漀
inicial depois do diagnóstico, por exemplo, além da preparação emocional,搀椀猀挀甀琀椀洀漀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀漀搀漀 愀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 洀攀氀栀漀爀 愀 爀攀愀漀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀⸀ 䠀漀甀瘀攀
uma busca por transpor de maneira minimalista as ações e os embates, inclusive愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 愀戀爀愀渀最攀洀 愀 爀攀氀愀漀 搀攀 䄀搀愀 挀漀洀 猀甀愀猀 愀洀椀最愀猀⸀
䘀漀爀愀洀 琀椀爀愀搀愀猀 㔀㔀 昀漀琀漀猀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀
coordenadas estabelecidas no roteiro, de viés dramático e, ao mesmo tempo,琀椀挀漀ⴀ瀀漀氀琀椀挀漀⸀
䄀猀 最爀愀瘀愀攀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 㐀 氀漀挀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀㨀 漀
consultório, a casa de Ada, o trabalho de Ada e uma das casas de suas amigas. Não houve muito custo quanto a produção挀攀渀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 琀愀洀瀀漀甀挀漀 攀洀 昀椀最甀爀椀渀漀⸀ 䌀愀搀愀 愀琀爀椀稀Ⰰ 愀漀 甀猀愀爀 漀 猀攀甀 渀漀洀攀 攀 洀愀渀琀攀爀 猀攀甀
estilo visual, tentou expressar a sua singularidade em relação ao modo de攀渀挀愀爀愀爀 漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀㨀 漀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀⸀
㔀ⴀ☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 ☀渀戀猀瀀㬀一愀 焀甀椀渀琀愀 攀琀愀瀀愀㨀 一愀 切氀琀椀洀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 愀 昀愀猀攀 搀攀 攀搀椀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 渀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀
escolha do software (o Microsoft power point – versão 2015), paginação e搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 琀爀愀渀猀挀爀椀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 攀搀椀漀
textual, finalização gráfica. Além搀攀 椀渀搀椀挀愀攀猀 搀攀 挀漀洀漀 愀氀最甀洀愀猀 昀漀琀漀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 挀漀洀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 愀 瀀愀甀琀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀
contextualiza, o editor. Na definição do瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 戀愀猀攀 琀攀爀椀挀愀 漀 氀椀瘀爀漀 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 䐀攀猀椀最渀Ⰰ 搀攀 䔀氀氀攀渀
Lupton (2008), que é visualmente inspirador. As autoras瀀愀爀琀攀洀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 攀砀攀洀瀀氀漀猀ⴀ挀栀愀瘀攀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀
contemporânea que vão desde a criação de marcas, impressos e sinalizações à攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 猀椀琀攀猀 攀 愀漀 搀攀猀椀最渀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀
equilíbrio entre habilidade técnica e pensamento visual crítico. Além das aulas de Design Gráfico assistidas com o瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䰀愀眀爀攀渀戀攀爀最⸀
|
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Dividida em 15 partes e o envolvimento de 4愀琀爀椀稀攀猀Ⰰ 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 䌀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 嘀椀瘀愀 渀愀爀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 樀漀瘀攀洀 䄀搀愀 攀 愀
descoberta do câncer de mama em quatro fases distintas: o autodiagnostico, o搀椀愀最渀猀琀椀挀漀Ⰰ 愀 爀攀愀漀 愀漀 攀砀愀洀攀Ⰰ 愀 猀漀氀椀搀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀漀猀 愀洀椀最漀猀 攀 漀 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀猀洀漀⸀ 䔀洀
cada uma delas, houve uma orientação de profissionais da medicina e da瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀⸀ 伀 搀攀猀愀昀椀漀 洀漀猀琀爀愀爀 搀攀 洀漀搀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀
intimista o drama de quem descobre ser portador da doença e a importância do攀砀愀洀攀 瀀爀攀瘀攀渀琀椀瘀漀⸀☀渀戀猀瀀㬀
☀渀戀猀瀀㬀
☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀
☀渀戀猀瀀㬀
☀渀戀猀瀀㬀
☀渀戀猀瀀㬀
☀渀戀猀瀀㬀
☀渀戀猀瀀㬀
☀渀戀猀瀀㬀
☀渀戀猀瀀㬀
☀渀戀猀瀀㬀
䘀椀最⸀㨀 䌀愀瀀愀
da Fotonovela Consciência Viva
Na挀愀瀀愀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 搀攀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀 爀漀猀愀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀 漀 琀琀甀氀漀 攀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 昀椀挀栀愀
técnica onde consta os nomes das integrantes do projeto. A capa deve ser猀甀挀椀渀琀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀
fotonovela. No caso, optamos pela fita branca, um dos símbolos da campanha伀甀琀甀戀爀漀 爀漀猀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 爀漀猀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 最渀攀爀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䔀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 挀漀洀漀
tipografia do título Consciência Viva a fonte a Century Schoolbook. O formato dos quadros está em瀀愀椀猀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 甀洀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 搀漀猀
demais gráficos.
Fig.2: Dialogo椀渀椀挀椀愀氀⸀
☀渀戀猀瀀㬀
☀渀戀猀瀀㬀
一愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀漀
geral revela o cenário à sua frente, ocupando um espaço reduzido na tela assim攀渀焀甀愀搀爀愀渀搀漀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 戀攀洀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀⸀ 䘀漀椀 甀猀愀搀漀
também o plano geral, plano americano, onde a figura humana é enquadrada do樀漀攀氀栀漀 瀀愀爀愀 戀愀椀砀漀 攀 攀洀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 漀渀搀攀 洀漀猀琀爀愀 愀瀀攀渀愀猀 愀
cabeça do personagem, enfatizando bastante as emoções瘀椀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀
☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 䄀猀 昀椀最甀爀愀猀 愀戀愀椀砀漀 洀漀猀琀爀愀洀 漀 搀椀愀氀漀最漀
intimista e os textos explicativos sobre o câncer de mama apresentados na昀椀最甀爀愀 搀愀 渀愀爀爀愀搀漀爀愀⸀
|
|
CONSIDERAÇÕES |
A experiência vivida pelas alunas durante todo o processo de攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀琀攀⸀ 䔀洀 挀攀爀琀愀 洀攀搀椀搀愀Ⰰ 昀攀稀ⴀ渀漀猀 爀攀昀氀攀琀椀爀 瀀漀爀焀甀攀
o câncer é uma doença de alta incidência e porque traz mudanças psicossociais na瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 瀀漀搀攀 漀挀漀爀爀攀爀 挀漀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 甀洀愀 搀攀 渀猀⸀ 䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 昀攀稀ⴀ渀漀猀
compreender as representações que as mulheres acometidas pelo câncer de mama琀洀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 猀甀愀 搀漀攀渀愀Ⰰ 焀甀攀 栀漀樀攀 愀氀最漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀
com grandes chances da cura. Um momento onde deixamos de ser um protagonista e瀀愀猀猀愀洀漀猀 愀 瘀椀瘀攀爀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 琀漀洀愀搀愀 瀀漀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀椀猀
vividas, e que influenciam em todo o processo da doença, desde a sua aceitação,愀琀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 椀渀琀攀渀猀椀搀愀搀攀 搀愀 搀漀爀⸀
䴀甀椀琀漀猀 昀漀爀愀洀 漀猀
conteúdos e os aspectos levantados pelos entrevistados que toparam falar um瀀漀甀挀漀 搀愀 搀漀攀渀愀⸀ 伀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 愀瀀甀爀愀搀漀猀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀愀洀ⴀ渀漀猀 洀攀爀最甀氀栀愀爀
no universo de quem convive diariamente com a doença. O que contribuiu搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀爀 愀 渀漀猀猀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 吀愀洀戀洀 爀攀最椀猀琀爀愀洀漀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀
vivenciadas durante todo o tratamento do câncer, as percepções tanto do瀀愀挀椀攀渀琀攀 焀甀愀渀琀漀 搀漀猀 攀渀琀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 戀甀猀挀愀爀 甀洀愀
organização de sua vida, para saber o que vai ser feito para não perder o挀漀渀琀爀漀氀攀 搀愀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀 搀攀猀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀
trazer para a sua convivência a incerteza da vida, a possibilidade de爀攀挀漀爀爀渀挀椀愀 搀愀 搀漀攀渀愀 攀 愀 椀渀挀攀爀琀攀稀愀 搀漀 猀甀挀攀猀猀漀 搀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀⸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䐀伀一䐀䤀匀Ⰰ 䐀⸀ 䄀 匀椀渀琀愀砀攀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀䈀䔀刀吀Ⰰ 䄀⸀ 䈀⸀ 䘀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 攀 䤀渀搀切猀琀爀椀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀㨀 䔀猀琀甀搀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀氀 昀愀戀爀椀挀愀搀愀 瀀愀爀愀 洀椀氀栀攀猀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ 㤀㜀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀匀匀伀夀Ⰰ 䈀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 ☀ 䠀椀猀琀爀椀愀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 爀攀瘀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀攀氀椀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀吀伀一Ⰰ 䔀⸀㬀 倀䠀䤀䰀䰀䤀倀匀Ⰰ 䨀⸀ 䌀⸀ 一漀瘀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 搀攀猀椀最渀⸀ 吀爀愀搀⸀ 䌀爀椀猀琀椀愀渀 䈀漀爀最攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀礀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䰀䤀一伀圀匀䬀䤀Ⰰ 䈀⸀ 䄀爀最漀渀愀甀琀愀猀 搀漀 瀀愀挀椀昀椀挀漀 漀挀椀搀攀渀琀愀氀㨀 唀洀 爀攀氀愀琀漀 搀漀 攀洀瀀爀攀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 搀愀 愀瘀攀渀琀甀爀愀 搀漀猀 渀愀琀椀瘀漀猀 渀漀猀 愀爀焀甀椀瀀氀愀最漀猀 搀愀 一漀瘀愀 䜀甀椀渀 洀攀氀愀渀攀猀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀戀爀椀氀 䌀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 㤀㜀㘀⸀ 㐀㌀㘀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一伀䈀䰀䄀吀Ⰰ 刀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 搀椀爀椀漀⸀ 㜀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䰀⸀㬀 倀䔀刀䔀娀Ⰰ 䤀㬀 匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䴀⸀䄀⸀匀⸀㬀 倀䤀一䄀Ⰰ 䰀⸀匀⸀ 唀洀 搀椀愀 搀攀 愀琀攀爀爀漀㨀 䈀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ 䄀爀琀椀最漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 堀嘀䤀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 刀攀最椀漀 䌀攀渀琀爀漀ⴀ伀攀猀琀攀⸀ 䜀漀椀渀椀愀ⴀ䜀伀㨀 倀唀䌀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|