ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00171</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento Estratégico da Campanha  Criando Elos </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;ADRIANA MORAES PEREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); BEATRIZ ABRANTES LOPES SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); DARA DE SOUSA SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); KLEOMARLISSON DA SILVA DE SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); LARISSA REGINA VIVEIROS PEREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); LAURILENE REGO DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); MADCIANE CIDREIRA TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); RONNALDY SANTOS SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); MARCELO DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento, Relações Públicas, Campanha, Criando Elos, Imagem</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho apresenta o planejamento estratégico de Relações Públicas para a campanha  Criando Elos , desenvolvida pelos alunos da disciplina de Laboratório de Campanhas Institucionais, do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, como forma de gerar pertencimento, afetividade e criar elos entre os estudantes, professores e profissionais. Ademais, buscamos (re)posicionar a imagem/identidade do curso de Relações Públicas frente aos seus públicos de interesse. Descrevemos o processo de planejamento e os meios utilizados para a efetivação da  Criando Elos . Por fim, trazemos como resultado a organização do evento que consolidou a campanha levada a cabo  I Encontro de Relações Públicas  Criando Elos da Universidade Federal do Maranhão .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O profissional de Relações Públicas pode atuar na comunicação organizacional e produção institucional de conteúdo, ou para construir, posicionar e preservar a imagem/reputação de uma empresa, organização ou pessoa. Planeja a comunicação de forma integrada, gerenciando os relacionamentos com os diversos públicos de interesse, pensando em ações, linguagens e ferramentas adequadas a cada um deles. Deve ser capaz de desenvolver projetos, realizar pesquisas de opinião e de mercado, além de gerenciar mídias sociais digitais. Ademais, as Relações Públicas podem planejar e executar eventos dentro de uma perspectiva estratégica. A área de Relações Públicas cresceu e se mostra cada vez mais necessária, podendo atuar no âmbito público e privado, sejam nas esferas governamental, comunitária e/ou empresarial. Com o avanço da comunicação, principalmente das redes sociais virtuais, onde todos os setores e pessoas querem ter uma imagem positiva, as Relações Públicas ganham ainda mais espaço. Na economia da atenção que caracteriza a sociedade contemporânea, as relações públicas se mostram como um verdadeiro sine qua non para todas as organizações. Atualmente, o curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão é o único que forma profissionais da área no Estado. No momento em que se anuncia a iminente separação das habilitações do curso de Comunicação Social da UFMA, que passarão a ser cursos, percebemos a importância de se investir na visibilidade, visualidade e (re)posicionamento da imagem do curso de Relações Públicas. Para tanto, investidos de um sentimento de motivação e entusiasmo, demos início a uma campanha com o intuito de vocalizar essa área de formação. Assim, criamos a campanha  Criando Elos , que visa reposicionar a imagem e gerar a reputação do curso de Relações Públicas da UFMA para fomentar uma percepção positiva do curso e da atividade por parte dos públicos que o formam, principalmente por seus discentes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">OBJETIVO GERAL " (Re)posicionar a imagem do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão frente a seus públicos de interesse por meio de uma série de ações comunicativas de cunho institucional e mercadológico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS " Criar uma identidade visual/marca para o curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, seguindo padrões estéticos que mostrem a versatilidade da área na sociedade contemporânea; " Construir valores para o curso de Relações Públicas dentro de uma perspectiva que respeite a comunicação humana, dialógica, estratégica e mediadora; " Gerar visibilidade e visualidade para o curso e a atividade de Relações Públicas de modo que essa obtenha reconhecimento por parte da sociedade local; " Estimular um sentimento de pertencimento e aproximação entre os docentes e discentes do curso de Relações Públicas da UFMA; " Incitar a realização de campanhas e eventos que integrem os alunos e professores do curso de Relações Públicas e os profissionais da área como ferramentas de cunho aproximativo; " Incentivar o intercâmbio intelectual com profissionais de Relações Públicas de outros estados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a aprovação e o fim das habilitações de Comunicação, surgiu o anseio de alguns estudantes do curso de Relações Públicas em desenvolver um projeto que desse visibilidade ao curso que frequentam e ao papel que sua futura profissão exerce frente à sociedade e instituições. Assim, o lançamento de uma proposta de marca para o curso de Relações Públicas da UFMA se torna necessário e urgente. A ideia foi fortalecer a imagem do curso através de um (re)posicionamento de imagem, criando o sentimento de pertencimento entre os seus discentes. O desejo que já vem de muito tempo se firmou com a disciplina de  Laboratório de Campanhas Institucionais , na qual a ideia surgiu e nos levou a dar início a todo o processo de construção de uma marca, considerando diversos fatores, como públicos, interesses, a história do curso de Relações Públicas da UFMA e a pesquisa de opinião (disponível em: https://goo.gl/r1f9bQ) desenvolvida com os estudantes do curso em outubro de 2016, visto que a investigação do passado e do presente se faz necessária, pois, o que queremos construir, além de tudo o que já foi dito, são memórias entre estudantes, docentes e o curso. E que essas memórias criem imagens positivas do curso de Relações Públicas da UFMA, ou seja,  Memórias que conectam seu presente com seu passado e imagens que dela são construídas (HALL apud SCORTEGAGNA, 2016, p. 3). Mas, por que reposicionar a imagem de um curso que já existe há 46 anos? O curso de Relações Públicas existe em conjunto com outras habilitações, que juntas formam o curso de Comunicação Social. Assim, em muitos momentos não é possível vislumbrar uma identidade individual para o curso de RP, no qual estudantes e professores se identifiquem ainda mais com a graduação. Queremos marcar a história do curso e profissão de RP no nosso Estado, trazendo um espaço para a gestação de um novo momento. Nosso projeto visa criar elos e integração ainda maiores entre estudantes e o curso de RP, visto que o ser humano se identifica tanto com sua instituição de ensino quanto com seu curso a partir das relações que vai construindo ao longo de sua formação. Como afirma Morin,  Nós nos projetamos e nós nos identificamos em nossas amizades, nossos amores, nossas admirações, nossos ódios, nossas cóleras etc. E por isso o imaginário se acha comprometido com o tecido quotidiano de nossas vidas (MORIN apud SCORTEGAGNA, 2016, p. 3)." Na medida em que um indivíduo se identifica, ele cria elos, laços, vínculos e relações. Isso também acontece com as marcas. Com uma marca se produz o sentimento de pertencimento, que por sua vez, gera o estreitamento das emoções sentidas pelo indivíduo com a marca, desencadeando o processo conhecido no mundo das criações e gestão de marcas, como lovemarks. A partir desse conceito de marca, parecem-nos válidas a criação e a divulgação de uma imagem visual para o nosso curso. Esse processo tem como finalidade dar visibilidade e visualidade ao curso de Relações Públicas nas esferas macro e micro dos ambientes que vivenciam as atividades desta área em nível social e organizacional. Visamos possibilitar aos estudantes do curso que compreendam a marca criada como parte integrante de cada um de nós, fazendo-nos sentir como pertencentes a algo e que nos sintamos parte fundamental do curso de Relações Públicas. Essa é uma condição essencial em um mundo no qual a necessidade de pertencimento urge com muita força. É uma forma de gerar valor e fixar o orgulho que temos em sermos futuros profissionais de RP formados pelo curso da Universidade Federal do Maranhão. Porque Relações Públicas, a gente não vê, a gente sente! </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse trabalho teve como base as discussões geradas pelos estudantes de Relações Públicas inscritos na disciplina de  Laboratório de Campanhas Institucionais ministrada pelo Professor Marcelo da Silva no curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão. A priori, foi observado pelos estudantes dessa disciplina o sentimento de descontentamento e inquietude com o andamento e o futuro do curso, visto que as habilitações tornar-se-ão cursos isolados na instituição. Este fato, ligado ao desejo de inovação, nos encorajou a pensar em algo que fugisse do comum, algo que mostrasse a versatilidade das relações públicas. Desta forma, resolvemos nos envolver na proposta de uma marca que retratasse a forma como cada estudante enxerga o curso e a atividade de Relações Públicas. Com o andamento da disciplina e as discussões levantadas em sala de aula, percebemos que se torna fulcral a adoção de medidas e planos que deem uma identidade nova, na qual todos se reconheçam como  graduando (a) em Relações Públicas . O anseio em criar uma identidade para o curso envolveu a todos. Como resposta, pensamos na realização da campanha  Criando Elos e na culminância em um evento a ser realizado no dia 01/12/2016. Inicialmente, pontuamos que nosso público de interesse não estaria restrito apenas aos estudantes e professores do curso, mas, envolveria os profissionais da área que atuam no Maranhão, assim como os estudantes de cursos preparatórios para o vestibular, estudantes de cursos de gestão e/ou administração e empresários que investem ou possam vir a investir nesta área. Por esta razão, traçamos nossas estratégias, logo após as divisões internas dos grupos, principalmente, para a divulgação na internet, visto que no meio da comunicação, essa ferramenta é crucial para criar e manter relacionamentos entre os públicos, seja para divulgação ou comunicação do conteúdo que viria a ser publicado, como afirma Yamaoka:  A riqueza da Internet como fonte de informação independe das motivações e dos objetivos de busca. Ela materializa algumas das marcantes características da nossa era, como a sobrecarga informacional, a fragmentação da informação e a globalização, todas provocadoras de estudos, pesquisas, discussões e polêmicas (YAMAOKA, 2011, p.164). Assim, selecionamos as redes sociais a serem usadas, Facebook e Instagram, definimos a periodicidade das publicações e traçamos um plano, com auxílio das ferramentas disponíveis na plataforma do Facebook, que nos possibilitou conhecer um horário regular para nossas publicações. Todo processo foi realizado com conhecimento e supervisão do Prof. Marcelo da Silva, que nos auxiliou nos preparativos dos textos a serem divulgados nos cards e hashtags, além do cuidado no conteúdo divulgado, a forma da escrita que envolvesse todo o público que tínhamos em foco e a preocupação de como seriam avaliadas nossas publicações pelas pessoas que nos acompanhavam. Pensamos ainda na criação de uma identidade visual para o evento. E a partir disso planejamos o desenvolvimento de folders e cartazes para divulgação e distribuição. Esses materiais serão distribuídos em espaços públicos pré-selecionados pela equipe de divulgação, visando o público de interesse já estabelecido, entre eles, prédios, murais e espaços de grande circulação, como cantinas, áreas de vivência e o Restaurante Universitário. Com o objetivo de manter a identidade visual da campanha, os cartazes e folders manterão o mesmo padrão que os cards divulgados por meios eletrônicos. Após esse processo, e com a definição do tema da campanha ( Criando Elos ), ainda como parte integrante da divulgação, elaboraremos vídeos curtos (teasers), gravados com os professores do curso a fim de demonstrar o sentido de pertencimento e ligação, que a campanha buscava externar para seu público. Concomitante à divulgação nas redes sociais, acontecem a busca por patrocínio para a realização do evento. Uma equipe da disciplina ficou responsável por essa etapa, analisando a melhor forma da obtenção da quantia que seria necessária para sua execução, definiram ações pontuais ligadas à divulgação da marca além do conhecimento, daqueles que não sabiam o que faz um relações públicas, disseminado durante sua promoção. Outro ponto que consideramos foi a divulgação de releases em veículos de comunicação estratégicos. O portal Imirante, maior veículo de comunicação no Estado do Maranhão, pertencente ao Grupo Mirante de Comunicação divulgou matéria sobre o evento, atingindo não somente nosso público de interesse, mas a população que possui acesso às rede sociais digitais. O site da Universidade Federal do Maranhão foi outro veículo que realizou a divulgação do evento, demonstrando a capacidade e compromisso dos alunos. A Rádio Universidade FM concedeu espaço para entrevista com o professor e coordenador do evento, Marcelo da Silva, e com o Professor Daniel Galindo, palestrante principal do evento. O Jornal Intercom divulgou matéria em seu site, confirmando a força do evento. Além de Guilherme Alf, membro grupo  Todo Mundo Precisa de um RP , que nos enviou um vídeo para divulgação em nossas redes. Como forma de avaliar o evento, ao fim do mesmo, aplicamos a um grupo de pessoas que o acompanharam desde o início uma pequena entrevista com perguntas rápidas e objetivas para realizarmos a avaliação do evento. As perguntas, elaboradas por alunos da disciplina, foram: nome; idade; curso/formação; período ou profissão; qual a sua observação sobre o evento; e, por fim, qual a sua opinião acerca da proposta da marca. Essas entrevistas foram gravadas para manter uma dinâmica positiva do processo e ocupar o mínimo de tempo dos entrevistados. Nossa intenção era conseguir 20% de entrevistas do 89 inscritos no encontro, dentre alunos do curso de Relações Públicas, professores da instituição e profissionais da área. Buscamos ainda, averiguar o impacto do público em relação à proposta de marca apresentada e qual a importância dela para o curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O método de realização da campanha de reposicionamento da imagem do Curso de Relações Públicas da UFMA,  Criando Elos , teve início nas aulas da disciplina de Laboratório de Campanhas Institucionais. Inicialmente o grupo de 17 alunos, juntos com o professor, decidiram pelo objeto do trabalho: o reposicionamento do curso de Relações Públicas da UFMA, optando por aceitar o desafio de dar vida a esta campanha. O grupo, então, definiu o objeto principal da campanha: o lançamento de uma proposta de marca para o curso visando a sua valorização através da memória afetiva de seus discentes e docentes e a realização de um evento que consolidasse nossos objetivos e que pudesse ficar como marco e que fosse realizado anualmente. O processo todo foi complexo, com vários desafios para os estudantes. Visando facilitar o andamento da campanha, os 17 alunos que compunham a cadeira foram divididos em equipes, cada uma responsável por um aspecto da mesma, todos sob a supervisão do professor orientador. Os grupos foram: Design, Arte e Criação; Pesquisa e Planejamento; Comunicação e Divulgação; Patrocínio e Parcerias; e Gestão do Evento. No começo do nosso trabalho houve reuniões de Brainstorming, onde o grupo decidiu os rumos da campanha como a sua temática e as técnicas e métodos utilizados no processo de valorização do curso. A partir das ideias nascidas nessas reuniões, o grupo de pesquisa e planejamento começou os seus trabalhos realizando uma pesquisa com os demais alunos do curso, a fim de inferir quais os sentimentos que esses possuem em relação ao curso. A equipe se dedicou também a entrevistar os professores a fim de resgatar parte da historicidade do curso na UFMA. O objetivo era conhecer bem o objeto de nossa campanha e assim poder planejar melhor as nossas ações. Com as informações em mãos e as ideias prontas, partimos para a realização deste planejamento. A  Criando Elos utilizou de múltiplos canais de comunicação, como redes sociais, site, rádio e cartazes, além de ações pontuais para a arrecadação de verba e contato direto com o público. A campanha teve duas frentes, a primeira foi a valorização do curso e da profissão de Relações Públicas e a segunda a promoção do evento de encerramento da campanha, onde a proposta de marca foi apresentada. De início, a equipe de comunicação e divulgação idealizou um Plano de Mídia que previa a criação de redes sociais, como Instagram, e-mail e Fanpage no Faceboook para divulgação de teasers da campanha. A partir desses canais, promovemos a  Criando Elos nas mídias sociais com cards e hashtag, visando à divulgação do evento e à valorização do curso. A equipe de designer criou uma identidade visual para o evento, a partir do qual foram desenvolvidos folders e cartazes para divulgação e distribuição, assim como o layout dos materiais virtuais da campanha online. Esses cartazes e folders foram distribuídos em espaços públicos pré-selecionados pela equipe de divulgação, visando o público de interesse já estabelecido. Esse material visual foi espalhado pelos prédios, murais e espaços de grande circulação de pessoas como cantinas, áreas de vivência e o Restaurante Universitário da Universidade Federal do Maranhão. A primeira ação realizada foi o lançamento Save the Date nas redes sociais da campanha, com o objetivo de criar curiosidade e expectativa nos estudantes do curso e demais seguidores. A divulgação também aconteceu em outros canais midiáticos, como sites, rádio e TV, tanto da profissão de Relações Públicas como do evento em si. Nesse sentido, produzimos um release que foi enviado a várias redes de comunicação. Com o esforço da equipe, conseguimos uma matéria sobre o curso na TV Mirante, a maior emissora de televisão do Estado, divulgação do evento e da campanha nos sites da UFMA, no Jornal Intercom, e na Rádio Universidade FM. Conseguimos, também, uma entrevista ao vivo com o palestrante, o Professor Daniel Galindo, na Rádio Universidade FM e cobertura do evento pela assessoria da UFMA, o que rendeu uma matérias no portal da Universidade, em formato de texto, de vídeo e matéria radiofônico. Um dos aspectos mais árduos desta campanha foi a busca por patrocínios e parcerias. A maior parte dos recursos financeiros foi fruto do esforço dos próprios alunos que se propuseram a realizar vendas em eventos públicos e bazares dentro da Universidade. Porém, conseguimos parcerias com o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, onde realizamos eventos menores para a arrecadação de fundos, com o professor de dança David Chaves, que se disponibilizou a dar aulas para ajudar na arrecadação financeira para o evento, além de seguir o mesmo padrão nas postagens de divulgação. Além de um bazar de roupas e livros no Centro de Ciências Sociais da UFMA. Vale destacar que o material gráfico de divulgação deste seguiu a mesma linha visual do Encontro. Por fim, foi realizado  I Encontro de Relações Públicas - Criando Elos , coordenada pela equipe de gestão de eventos com a participação de todos os alunos da disciplina. O tema central deste evento foi Comunicação de Mercado e Relações Públicas. Como o público visado eram os estudantes e futuros estudantes de relações públicas, assim como empresas que investem ou possam vir a investir na área, a data do evento foi realizado no dia 1 de dezembro de 2016, véspera do Dia Nacional das Relações Públicas no Brasil. O evento contou com uma mesa de bate-papo com profissionais atuantes no mercado, palestra com um professor convidado e dois momentos culturais, um pocket show de abertura com a cantora maranhense Milla Camões e a apresentação do DJ Gustavo Ribeiro ao final do evento, acompanhado de um coffee de encerramento. O objetivo desse evento foi promover maior valorização da profissão no Maranhão, trazendo ex-alunos do curso para falar de suas experiências no mercado. Queríamos estreitar os laços e incitar o sentimento de pertencimento nos nossos colegas, além de realizar o lançamento da proposta de marca  Relações Públicas do curso da UFMA. No momento do  bate-papo com profissionais de Relações Públicas atuantes em diversas áreas do mercado do Maranhão, pudemos contar com a presença e experiência da senhora Melissa Faray, Setor de Qualidade da Empresa Maranhense de Administração Portuária  EMAP; da senhora Socorro Costa, Instituto Brasileiro de Políticas Públicas  IBRAPP; e do senhor Pedro Germano, Ouvidor Chefe do Hospital Universitário da UFMA, que puderam falar de suas experiências no mercado local. Cada convidado comentou sua atuação no mercado de trabalho e como o profissional de RP está inserido neste. A palestra de encerramento contou com o Professor Daniel Galindo, da Universidade Metodista de São Paulo e ESPM/SP com o tema:  Comunicação de mercado e seus elos com as Relações Públicas em uma sociedade plural . Entre a mesa de bate-papo e a palestra final aconteceu o lançamento da proposta de marca do curso de Relações Públicas, com a apresentação de um vídeo institucional e a exposição dos elementos componentes da marca pelos seus idealizadores  alunos da disciplina. Para familiarizar o público com a marca foram distribuídos kits com copos, canetas e bottons com a marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A idealização do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CAMPANHA  CRIANDO ELOS se deu a partir do engajamento de parte dos estudantes do curso de Relações Públicas da UFMA, os quais buscaram uma nova forma de apresentar o curso à comunidade acadêmica e à sociedade civil. Além de mostrar o dinamismo e as atividades desenvolvidas pelos profissionais, visamos posicionar a imagem do único curso de Relações Públicas no Estado do Maranhão, de modo estratégico. Aproveitamos o momento de reconfiguração dos cursos de Comunicação, para lançar a marca de Relações Públicas durante o  I Encontro de Relações Públicas  Criando Elos . É conveniente enfatizar que este trabalho apresenta de forma clara as ações que foram aplicadas no decorrer do desenvolvimento do projeto. Não devemos esquecer os anseios e os objetivos expectados através do engajamento individual e coletivo dos criadores desta campanha, posto que, criar elos, para nós, é valorizar as alteridades, colocando como condição a organização da coabitação, do respeito e da convivência. Enlear-se é comunicar. É confiar no outro. Diante de tal panorama, e com o desenrolar das atividades, este planejamento estratégico baseou-se no protagonismo da imagem das Relações Públicas, que cada vez mais ganha espaço nos campos corporativo, governamental e comunitário, desenvolvendo ações de caráter comunicativo, mediador, político e estratégico. Nosso esforço reconhece a essencialidade das Relações Públicas na/para a sociedade contemporânea em todas as esferas organizacionais. Nesse sentido, criar elos torna-se condição sine qua non em um mundo perpassado pela lógica do consumo e da concorrência, no qual a liquidez das relações dificulta a ação de se vincular de modo duradouro e perene. Criar elos é uma resposta a um sistema que não reconhece a relevância do outro e a urgente necessidade da construção de um mundo mais amigável no qual possamos conviver com as diferenças e os contraditórios, sem indiferença. Criar elos é conviver, é comunicar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CABESTRÉ, Sonia Aparecida. Contextualizando as Relações Públicas como atividade do campo profissional. II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho. Florianópolis, de 15 a 17 de abril de 2004.<br><br>Histórico do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão. Disponível em <http://www.comunicacao.ufma.br/>. Acesso em 13 de nov. 2016.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. <br><br>MOURA, Cláudia Peixoto de. História das relações públicas: fragmentos da memória de uma área [recurso eletrônico] / Cláudia Peixoto de Moura (Org.)  Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.<br><br>SCORTEGAGNA, Liamara; MARQUES, Raphaela Benetello; GOTTI, Rodrigo Lobão. Processo de Pertencimento e Identidade do aluno com a Instituição de EAD: Relato de experiência na produção de documentários. Juiz de Fora/MG Maio/2016. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2016/>. Acesso em: 15 nov. 2016.<br><br>YAMAOKA, E. J. O uso da Internet. In: DUARTE, Jorge. BARROS, Antonio. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2011.<br><br> </td></tr></table></body></html>