ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00423</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista Institucional RP Alternativo: edição comemorativa sobre os 50 anos da Universidade Federal do Maranhão</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Dara de Sousa Santos (Universidade Federal do Maranhão); Adriana Moraes Pereira (Universidade Federal do Maranhão); Beatriz Abrantes Lopes Sousa (Universidade Federal do Maranhão); Clariana Wolff Ribeiro Bezerra (Universidade Federal do Maranhão); Daniel Augusto da Silva Santos (Universidade Federal do Maranhão); Emanuelle Nunes Gomes (Universidade Federal do Maranhão); Ronnaldy Santos Silva (Universidade Federal do Maranhão); Esnel José Fagundes (Universidade Federal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Organizacional, Digital, Relações Públicas, Revista Institucional, UFMA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho visa demonstrar o processo de elaboração da revista institucional RP Alternativo, produto da disciplina Produção de Revista Institucional, do 6º período do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, ocorrida no segundo semestre letivo de 2016. A revista é direcionada para os públicos da Universidade, assim como instituições parceiras. Em sua 42ª edição foram abordados temas como o Jubileu de Ouro da UFMA, os 30 anos da Rádio Universidade FM e os 25 anos do Hospital Universitário Presidente Dutra.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em uma sociedade ávida por informação clara e imediata, as organizações devem saber como se direcionar aos seus diversos públicos, a fim de fortalecer seus relacionamentos e a sua imagem corporativa. Neste cenário, é fundamental que as instituições se adequem às novas exigências do mercado, reformulando constantemente suas práticas comunicacionais. É ponto chave entender que a Comunicação Institucional, responsável por cuidar da imagem corporativa da instituição (Kunsch, 2003), só é possível a partir da atuação do Relações Públicas no planejamento das ações de comunicação interna e externa. Parte desse processo se dá na produção de ferramentas que sejam atrativas, transmitindo as informações pertinentes sobre a organização a todos os seus stakeholders. É nesse ponto que entram as disciplinas que cuidam de assuntos como a produção textual e a elaboração de veículos de comunicação impressa e digital. A antiga disciplina Redação em Relações Públicas II da Universidade Federal do Maranhão, tinha em sua ementa (estabelecida em 1970) propostas de redação, nas quais os alunos aprenderiam normas e técnicas, sendo assim capazes de redigir para a atividade de RP. Ao notar as possibilidades que a produção executada na disciplina proporcionava, foi lançado aos alunos a ideia de, além da redação dos textos, também publicá-los. Assim nascia o boletim "RP-Alternativo". Em 1984, com a implantação de uma nova ementa do curso, a disciplina foi alterada para "Produção de Revista Institucional" e se tornou um laboratório que manteve como produto a RP Alternativo, porém, em formato de revista. Após diversas publicações, a revista chegou na 42 ª edição trazendo de maneira lúdica, criativa, informativa e de linguagem acessível, uma homenagem aos 50 anos da Universidade Federal do Maranhão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Partindo do pressuposto que a revista é um produto institucional e que, como foi dito anteriormente, deve ser administrada pelo profissional de Relações Públicas, nesse produto a organização tem a possibilidade de desenvolver diversas atividades, como alinhar sua comunicação com os públicos, dar visibilidade aos seus projetos, destacar assuntos relevantes da área, registrar a história institucional, entre outras funcionalidades. Nessa perspectiva, a RP Alternativo em comemoração ao Jubileu de Ouro da UFMA tem como objetivo geral desenvolver a produção de uma revista institucional que enaltece toda a história da Universidade Federal do Maranhão, de modo que, os alunos vivenciem todos os processos de produção e planejamento. Já como objetivos específicos, ela permite a elaboração de pautas para entrevistas e matérias a serem desenvolvidas e aprimora a capacidade de gerenciamento dos alunos em determinar funções para os integrantes da equipe de produção. Além disso, determina métodos para diversos processos, como o financiamento da revista, produção, diagramação, revisão dos textos, divulgação para os públicos de interesse e enriquece a produção textual e vocabulário de cada membro da equipe. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entre tantas atividades que o profissional de relações públicas necessita realizar ao serem inseridos no mercado de trabalho, uma delas é a habilidade de redação, especialmente para produção de matérias institucionais, com a finalidade de retratar a identidade da instituição para seus públicos. Nota-se que além de aprender as técnicas de produção, é necessário entender o processo de lançamento e veiculação de um produto institucional, de forma que alcance as expectativas da organização em termos de comunicação. Buscando suprir essas necessidades, o curso Relações Públicas da UFMA possui a disciplina Produção de Revista Institucional, para que os graduandos tenham a experiência de atuar num processo comum do mercado, que é o de elaboração de um instrumento institucional, no caso a revista RP Alternativo. Consequentemente, as tarefas não se restringem à elaboração de matérias, mas preocupa-se também com o processo de diagramação, confecção de revista física e digital, realização de evento de lançamento do produto e divulgação do mesmo para os públicos. Considerando que no ano de 2016 a UFMA estava comemorando seus 50 anos de atuação, a turma dessa disciplina decidiu que a produção da revista RP Alternativo iria homenagear essa instituição, além da Rádio Universidade e Hospital Universitário Presidente Dutra, que também estavam envolvidos em grandes comemorações naquele ano. Logo, a disciplina possibilitou a oportunidade de elaborar um produto institucional que valorizasse a sua história, desenvolvimento e dedicação ao ensino no estado. Assim, os alunos da disciplina projetaram esta revista, trazendo matérias que fossem interessantes para todos os públicos da universidade, sejam eles, alunos, professores, funcionários ou comunidade, levando a marca da instituição aos mais diversos locais e mostrando um pouco de suas nuances, seguindo o conceito de Galvão (2010), que ressalta os benefícios de tal produção, mostrando os programas das instituições de ensino superior de maneira mais atrativa para a comunidade. Com isso, enxerga-se a importância de valorizar a existência de atividades acadêmicas que nos aproxime da realidade vivida nas organizações. Além disso, possibilita o resgate da história e cultura da Universidade, já que ela foi produzida e direcionada para um público específico, com o propósito de chamar atenção e relembrar o Jubileu de Ouro da universidade, que é de grande importância e reforçado pela afirmação:  Cabe à comunicação, instrumento de aproximação do poder da organização de sua base e também de acompanhamento da realidade cultural da empresa, mediar os processos dentro da organização. A comunicação organizacional ou empresarial, assim, tem por fim ser o elemento de equilíbrio e transformação nos processos sociais internos das organizações. (FARIAS, 2006). Assim, proporcionando a lembrança ao público de que a UFMA é parte da comunidade e possui grande presença na vida dessas pessoas, nessas comemorações, deveria retornar aos seus públicos de forma aberta e acessível, utilizando a internet como um meio de propagação abrangente, onde o conteúdo fosse disponibilizado de maneira a ultrapassar os limites do concreto, agregando imagem e texto em um ambiente virtual. (ARAUJO, 2011) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi produzido pelos alunos do 6° período de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na disciplina de Produção um de Revista Institucional, coordenada pelo professor Esnel José Fagundes. A revista institucional RP Alternativo está em sua 42ª edição e trouxe como tema principal deste exemplar os 50 anos da Universidade Federal do Maranhão. A escolha pelo tema do cinquentenário da instituição se deu logo nas primeiras reuniões da equipe, pois, tendo em vista que em outubro de 2016 a Universidade completaria seu Jubileu de Ouro, nada mais oportuno que o lançamento de uma revista institucional que parabenizasse à instituição e seus diversos públicos e que viesse fazer parte das comemorações do aniversário. Esta, por sua vez, abarcando as festividades pela visão dos discentes que a compõem. A partir da escolha do mote principal da revista, percebemos que poderíamos atingir toda a Universidade, entre discentes, docentes, técnicos e colaboradores, além da alta cúpula administrativa. Para isso, estabelecemos que o produto institucional seria disponibilizado por meio digital visto que  A rede mundial tem permitido novas práticas textuais, antes apenas realizadas por meio do papel. [...] Esta nova linguagem digital inclui a habilidade de construir sentido em textos multimodais, que mesclam palavras, imagens [...] em um mesmo espaço.  (ARAUJO, 2011). Ao passo disso, nos dividimos em equipes que viabilizaram o trabalho a ser executado, foram elas: Editora; Revisão; Divulgação e Lançamento; Apoio e Patrocínio; e Diagramação. A editoria da revista ficaria responsável por coordenar o processo de produção da revista, cobrar as matérias para os respectivos escritores e organizar com os alunos as divisões destas na revista, além de auxiliar no lançamento. A aluna responsável pela Revisão deveria receber as matérias, enviar para os Professores que fariam a correção das mesmas, receber destes o retorno e devolver aos alunos para os últimos ajustes, além de enviar as mesmas para a diagramação. A equipe da Diagramação ficaria responsável pela identidade visual da revista e por toda a parte gráfica. Os alunos responsáveis da Divulgação e Lançamento deveriam organizar o lançamento da 42ª edição da RP Alternativo e fazer a posterior divulgação desta. Os alunos do Apoio e Patrocínio deveriam buscar alternativas para arrecadação de recursos financeiros para custear o lançamento. Após a divisão feita e a partir das discussões realizadas pudemos fazer a seleção dos temas e matérias relevantes para uma revista que pudessem contemplar os 50 anos da Universidade. Selecionamos algumas temáticas relevantes para todos e ao final delimitamos as que deveriam estar presentes na revista RP Alternativo desta edição. Inicialmente, definimos que não poderia faltar um histórico sobre a trajetória da UFMA, sua construção e sua expansão para o continente e todos os seus oito campi. Lokatos e Marconi (2007, p. 107) afirmam que  as instituições alcançaram sua forma atual através de alterações [...] ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural particular de cada época . O cinquentenário marca também o Jubileu de Prata do Hospital Universitário e os 30 anos da Rádio Universidade FM. Logo, duas matérias versam sobre estas instituições componentes da UFMA. Para a recuperação destas histórias, fizemos pesquisas bibliográficas em alguns livros e sites da Instituição (ou ligados a ela), pois, conforme Gil (2008, P. 15),  esse método tem por objetivo proporcionar ao investigador os meios técnicos, para garantir a objetividade e a precisão no estudo , além de conversas informais para verificarmos algumas informações. Para tanto, foi imprescindível o contato com alguns setores administrativos do campus de São Luís e do interior. Esta edição trouxe ainda entrevistas e depoimentos de personalidades que contribuíram e contribuem de forma significativa para o engrandecimento da Instituição. Entre elas, a professora Nair Portela Silva Coutinho, a primeira mulher a chegar à reitoria da Universidade Federal do Maranhão, e ainda, com alguns Pró-reitores, Diretores de Centros e Diretores dos campi do continente. Conversamos também com professores que se destacam por suas pesquisas e, com o servidor mais antigo, que ofereceu afeto e esforço durante todo o tempo de trabalho na UFMA. Além disso, alguns egressos que possuem uma carreira de destaque também foram contemplados. Para a escolha destes ex-alunos, pesquisamos sobre profissionais que se formaram e atuam em diversas áreas para estarem presentes nesta edição da RP Alternativo.  O processo de interação social entre duas pessoas na qual uma delas, o entrevistador, tem por objetivo a obtenção de informações por parte do outro, o entrevistado (Haguette 1997, apud BONI; QUARESMA, 2005, p.72). Diante disso, para as entrevistas e depoimentos, realizamos gravações com o auxílio de equipamentos tecnológicos e posteriormente decupadas. Alguns depoimentos foram obtidos através de perguntas por e-mail, tendo em vista a indisponibilidade de alguns entrevistados. Outro ponto abordado no produto foram os projetos de pesquisa e extensão, desenvolvidos por docentes e discentes. Já as Empresas Juniores, que surgem no âmbito universitário e são uma entrada no mercado de trabalho para alguns estudantes, também recebeu espaço na revista. Ainda explorando o Jubileu de Ouro da Universidade Federal do Maranhão, falamos sobre os vieses de comunicação, sejam formais (que são utilizados pela instituição), sejam informais (que falam sobre ela). Trouxemos matérias sobre a Assessoria de Comunicação da UFMA e sobre a TV UFMA, inaugurada em 2015, além da visão por parte dos alunos através de algumas das redes sociais utilizadas por esses. Sobre a área da comunicação, trouxemos também a produção acadêmica de professores e alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão. Para tanto fizemos pesquisa em redes sociais, sites, entrevistas orais, pesquisa de conteúdo e coleta de informações através de e-mail. Por fim, as matérias demonstram o avanço da Universidade Federal do Maranhão e sua contribuição para a sociedade ao longo dos anos. E ainda, como ela é formada por pessoas que colaboraram de forma significativa para o seu engrandecimento e que tiveram suas vidas marcadas pela instituição. O lançamento da 42ª edição da revista RP Alternativo, aconteceu no dia de 16 de novembro de 2016, no restaurante Cabana do Sol/Litorânea na cidade de São Luís-MA, e teve como convidados os professores do curso de Relações Públicas da instituição e amigos. Os alunos responsáveis pela produção adotaram como parte da estratégia de lançamento o uso de um QR code (código de barras, criado em 1994, que armazena endereços eletrônicos. Após realizar a leitura através de uma câmera de celular, o usuário é direcionado para um site, vídeo, entre outros). Com o endereço online da revista, os convidados utilizaram seus smartphones para acessar o conteúdo digital. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao observar a evolução das tecnologias, nas últimas décadas, é possível afirmar que as mudanças nos processos tecnológicos são rapidamente substituíveis. E isso vai ao encontro às transformações que ocorrem dentro da sociedade (CASTELLS, 2002, p. 40). O novo modo de se relacionar e interagir dos públicos, de uma ótica virtual e tecnológica, é configurado pelos novos canais de transmissão de informação (MOREIRA E PON, 2003, p.1-4). Com base nesses conceitos é que formulamos um instrumento de comunicação digital institucional, enquadrado no modelo de revistas webzines, que geralmente são produzidas para meios acadêmicos e comerciais. Ela apresenta recursos multimidiáticos, como por exemplo, fotografias, gráficos e vetores, além de serem direcionadas ao ambiente digital (DOURADO, 2014). A revista RP Alternativo foi diagramada através dos programas Adobe Indesign, Adobe Photoshop e Adobe Illustrator CC, com um total de 59 páginas. A fonte utilizada para títulos foi Myriad Pro Italic, para textos Twentieth Century Std Medium Italic e para as assinaturas de matérias, a Mr Eaves XL Modern Nar Heavy. Após a definição da parte gráfica, abrimos uma conta na plataforma digital ISSUU, onde produto foi depositado e pode ser acessado pelo link https://goo.gl/KPPxWs. Como ponto de partida para o desenvolvimento da capa, por abordar o tema dos 50 anos da Universidade Federal do Maranhão, foi necessário a partir do briefing organizado nas reuniões de pauta com os alunos e o professor, fazer um levantamento da ideia central, que representasse toda a longevidade da universidade. Com base nisso, optou-se por utilizar fotografias da universidade, visto que a imagem pode revelar aspectos da vida material, de um determinado tempo do passado, que nem mesmo uma descrição detalhada desses fatos seria suficiente (ESSUS, 1995, p.25). Dessa maneira, a capa da revista foi diagramada com um mosaico de fotografias em preto e branco, cedidas pelo Palácio Cristo Rei (local onde abriga acervo histórico da universidade). Além de datar acontecimentos, elas também representam todo o capital simbólico que compõe a história dos 50 anos da UFMA. Sobressaindo integralmente nos layouts das matérias (textos e páginas), cores claras destacam a barra superior na tonalidade do brasão da instituição. Composta por 20 matérias, a produção da revista "viajou" pelas faces da universidade ao mostrar temas como: qualidade de vida, projeto destaques, empresas juniores, primeira Reitora, capa com o selo do cinquentenário, servidor mais antigo, jubileu de prata do Hospital Universitário e de pérolas da Rádio Universidade, prata da casa, redes sociais, assessoria de comunicação (ASCOM) e televisão (TV UFMA), personalidades em destaque, Intercom e Expocom, crônica, dicas, resenhas de livros e resumos de teses. Entendemos que para o leitor assimilar melhor os conteúdos, seria preciso um histórico que contemplasse a Universidade, mostrando sua trajetória da construção à expansão para os outros campi- num total de oito- em formato de linha do tempo. As matérias seguiram uma ótica de evolução para dar visibilidade ao crescimento gerado no decorrer desses 50 anos. O discurso de qualidade de vida se deu devido a rotina acelerada das pessoas que usufruem os espaços físicos da universidade, possibilitando o surgimento de alguns programas que priorizam o bem-estar de seus servidores e colaboradores da terceira idade, como o 'Serviço de Promoção à Saúde e Qualidade de vida'. Os projetos destaques foram citados através de uma síntese feita dos melhores projetos de pesquisa da universidade, tendo como critério avaliativo a notoriedade e o maior número de trabalhos pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Para dar voz e vez ao empreendedorismo da universidade, a proposta do texto sobre as Empresas Juniores foi apresentada para reforçar que investir no empreendedorismo capacita os discentes para o mercado de trabalho, visto que sua cultura organizacional estimula aos envolvidos serem mais resilientes e compromissados. Atualmente são 15 EJs (empresas juniores) na UFMA, entre elas a Ejecon (Economia), Contabilize (Ciências Contábeis), Estratégica (Administração) e Labotur (Turismo). Não poderíamos deixar de falar de uma das grandes mudanças da instituição no ano de 2016. A matéria sobre a reitora da UFMA, aborda a história da professora Nair Portela Silva Coutinho, como a primeira mulher a ocupar esse cargo, explanando as expectativas e desafios de sua gestão. Como ato de agradecimento aos serviços prestados a instituição, procuramos o colaborador Pedro Ribeiro de Alencar. Pedro é o servidor mais antigo da UFMA em exercício, com 46 anos de casa. A vida em uma instituição pública de ensino é feita por idas e vindas, mas é sempre bom reconhecer o  quintal da nossa casa . Em virtude disto, professores, pró-reitores e pessoas que passaram pela UFMA e que tiveram notoriedade no cenário maranhense ou nacional, expressaram suas vivências através de depoimentos. Algumas repartições advindas da universidade comemoram jubileus, como o Hospital Universitário (jubileu de prata, 25 anos) e a Rádio Universidade (jubileu de pérolas, 30 anos). Ambos expuseram o funcionamento e avanço dos espaços em entrevistas cedidas por seus representantes, como Natalino Salgado, ex-diretor do Hospital Universitário. Toda disciplina necessita de algo que avalie o aluno para o ingresso num novo período letivo, e geralmente, são solicitados pelos professores artigos científicos e projetos. O que acontece em sua maioria é o engavetamento desses trabalhos por meio dos alunos  poucos têm a preocupação em submetê-los em algum evento acadêmico. Mas, levando em consideração o trajeto dos 50 anos da universidade, percebemos que houve um crescimento de projetos de pesquisa realizados pelos alunos do curso de Comunicação Social. A matéria sobre os congressos Intercom e Expocom ressalta a importância em difundir os conhecimentos obtidos na sala de aula para os ambientes externos da universidade. E para finalizar, trouxemos dicas de série e documentário, resenhas de livros, resumos de teses de professores de Comunicação e uma crônica feita pelo um aluno do curso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Idealizar o tema (baseado nos 50 anos da UFMA), elaborar as matérias, produzir e veicular a revista institucional RP Alternativo nos proporcionou uma experiência de produção a nível de mercado de trabalho, com prazos e exigências, dando à revista um caráter preparatório para o futuro profissional. Essa é a possibilidade que uma disciplina laboratorial fornece ao estudante, já que o ambiente empresarial é um espaço aberto para os que desejam realizar atividades institucionais com eficiência. Nesta explanação do processo de construção da RP Alternativo foram analisadas as condições na qual se deu sua construção e suas pretensões quanto ao seu papel dentro da Universidade. A opção escolhida, voltada ao público acadêmico e à comunidade, concedeu-lhe um caráter de pertencimento aos participantes da história da instituição. Por fim, a 42° edição da Revista Institucional 'RP Alternativo' buscou abarcar de forma simples e objetiva, os principais feitos, progressos e acontecimentos inovadores da universidade. Investir em um produto que divulgue suas ações serviu para homenageá-la, além de propagar para a comunidade acadêmica do país, que a Cidade Universitária Dom Delgado vive de dificuldades, mas acima de tudo, de vitórias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ANDRADE, Zilda Aparecida Freitas de. Aplicação de Recursos Tecnológicos para Criação e Manutenção de Relacionamentos da Organização com os seus Públicos. In: I CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DE RELAÇÕES PÚBLICAS, 2007, São Paulo. Disponível em: <http://www.abrapcorp.org.br/anais2007/trabalhos/>. Acesso em: 03 abril de 2017.<br><br>BONI, Valdete. QUARESMA, Silvia Jurema Quaresma. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, Vol. 2 n.° 1 (3), janeiro/julho, 2005, p. 68-80.<br><br>FARIAS, Luiz Alberto Beserra. Poder e cultura nas organizações contemporâneas [S.1]: [s.n], [2006?] Disponível em: :<http://www.comunicacaoempresarial.com.br/>.Acesso em: 06 ABR 2017.<br><br>CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.<br><br>DOURADO, Tatiana Maria Silva Galvão. Modelos de revistas em formatos digitais: novas ideias e um conceito ampliado. Disponível em: http://www2.faac.unesp.br/ojs/index.php/leiturasdojornalismo/article/view/4/17. Acesso em 03 ARB 2017.<br><br>ESSUS, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade. Através da Imagem: possibilidades Teórico-metodológicas para Análise de Fotografias como Fonte Histórica. In: Anais do Seminário Pedagogia da imagem da Pedagogia, Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, junho de 1995.<br><br>KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>GALVAO, Christofer. Comunicação de Marketing: as estratégias utilizadas pelas instituições de ensino superior. Uniritter. Disponível em: <www.uniritter.edu.br/>. Acesso em 04 ABR 2017.<br><br>GIL, A. C. métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.<br><br>LOKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. 5. Reimp. São Paulo: Atlas, 2007. <br><br>MOREIRA, Elizabeth Huber; PON, Mônica Elisa Dias. Novas tecnologias na comunicação empresarial: a intranet como ferramenta da comunicação interna. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: INTERCOM, 2003. 1-CD ROOM. <br><br>REGO, Francisco Gaudêncio. Comunicação Empresarial: conceitos, estratégias, sistemas, estruturas, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.<br><br> </td></tr></table></body></html>