INSCRIÇÃO: 00574
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT06
 
TÍTULO: Segue o som: música e algo a mais
 
AUTORES: Igor Alex Duarte de Miranda (Universidade Federal da Paraíba); Pedro Paulo da Silva Neri (Universidade Federal da Paraíba); Amyrane Emília Alves (Universidade Federal da Paraíba); Filipe Barros Beltrão (Universidade Federal da Paraíba)
 
PALAVRAS-CHAVE: Blog, Jornalismo, Música, Webjornalismo,
 
RESUMO
O presente paper apresenta o blog Segue o Som, produto da disciplina Produção de Conteúdo para Web, realizado em 2016, da Universidade Federal da Paraíba. O blog foi criado para dar visibilidade ao cenário musical de João Pessoa (PB), além de divulgar novos artistas de várias partes do Brasil, através de produção de conteúdo jornalístico. As atividades, que envolvem entrevistas, notícias e cobertura de eventos, foram realizadas seguindo os princípios jornalísticos de informar e entreter a população. O paper traz um resumo dos objetivos do Segue o Som, além de descrever os métodos utilizados para o desenvolver o blog e os resultados obtidos com a divulgação das matérias nas redes sociais.
 
INTRODUÇÃO
A World Wide Web foi criada no final da década de 1980 por Tim Bernners-Lee. A web apresenta um sistema de hipertexto com um número inestimável de informações. Entende-se por web como um serviço da internet, ou seja, é uma parte visível dela. “Enquanto a internet é uma vasta rede de computadores, a web pode ser considerada como uma rede de pessoas”, afirma Flatschart (2014). É graças a essa grande rede que podemos obter informações compartilhadas de várias partes do mundo, a partir do fluxo de informações, criando “nós”, “elos” de transmissão de mensagens entre as pessoas. ਀䠀攀爀戀攀爀琀 䴀挀䰀甀栀愀渀 瀀爀攀瘀椀甀Ⰰ 渀漀猀 愀渀漀猀 ㄀㤀㘀 Ⰰ 攀猀猀愀 攀猀琀爀攀椀琀愀 爀攀氀愀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 氀甀最愀爀攀猀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 攀氀攀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀 挀漀洀漀 䄀氀搀攀椀愀 䜀氀漀戀愀氀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀洀Ⰰ 攀 猀攀 椀渀琀攀爀愀最攀洀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀愀 搀椀猀琀渀挀椀愀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀氀攀 愀挀栀漀甀 焀甀攀 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 猀攀爀椀愀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 琀攀爀椀愀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 ᰀ攠猀琀爀攀椀琀愀爀 氀愀漀猀ᴀⰠ 洀愀猀 昀漀椀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 攀猀猀愀 瘀椀猀漀⸀ Apesar o surgimento e aprimoramento de sites e portais jornalísticos das empresas jornalísticas, com a ajuda da internet, cresce, cada vez mais, o número de usuários na “aldeia”, e, com isso, contribuem para a criação de novos espaços virtuais, como os blogs - cuja finalidade é a interação e o debate de temas, sendo ele criado por uma pessoa do campo jornalístico ou não. Zago (2008) afirma que "a simplicidade com que se pode publicar textos em um blog fez com que a ferramenta alcançasse uma relativa popularidade no mundo todo".਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 ᰀ倠爀漀搀甀漀 搀攀 䌀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 圀攀戀ᴀⰠ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀昀氀攀琀椀爀 攀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 挀甀樀愀 洀椀猀猀漀 爀愀洀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 渀漀 搀攀戀愀琀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 眀攀戀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 戀愀渀搀愀猀 攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 攀 攀瘀攀渀琀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 猀 琀攀爀 ᰀ朠愀渀栀愀搀漀 昀漀爀愀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀ᴀ†⠀倀䤀娀䄀Ⰰ ㈀  㐀⤀Ⰰ 攀猀猀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 猀攀 洀漀搀椀昀椀挀漀甀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀 猀甀瀀漀爀琀攀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀猀 愀琀 挀栀攀最愀爀 渀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 戀氀漀最 匀攀最甀攀 漀 匀漀洀 ⠀眀眀眀⸀猀攀最甀攀漀猀漀洀⸀挀漀洀⤀ 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 昀愀稀攀爀 甀猀漀 搀愀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀琀椀挀愀猀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 漀 戀氀漀最Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀爀琀椀猀琀愀猀 氀漀挀愀椀猀 搀愀 倀愀爀愀戀愀Ⰰ 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀 愀漀 最爀愀渀搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 䔀Ⰰ 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 挀漀洀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 攀 最攀爀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀 戀氀漀最 瀀愀爀愀 愀猀猀攀最甀爀愀爀 甀洀愀 瀀漀渀琀攀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀昀攀爀瘀攀猀挀攀渀琀攀 挀漀洀漀 漀 搀攀 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀 ⠀倀䈀⤀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 瀀漀甀挀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀  搀椀瘀甀氀最愀搀漀 攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 眀攀戀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 䌀漀洀甀洀攀渀琀攀 猀漀 渀漀琀椀挀椀愀搀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 漀猀 猀栀漀眀猀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀漀Ⰰ 洀愀猀 愀猀 爀攀猀攀渀栀愀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 氀戀甀渀猀Ⰰ 猀栀漀眀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 猀漀 氀椀洀椀琀愀搀愀猀 渀漀 攀猀瀀愀漀 洀椀搀椀琀椀挀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 瀀攀氀漀 瀀愀猀⸀ 䔀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 愀猀 戀愀渀搀愀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 渀漀琀椀挀椀爀椀漀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 琀攀爀洀椀渀愀洀 瀀漀爀 猀攀最甀椀爀 漀 洀攀猀洀漀 搀攀猀琀椀渀漀⸀ Tendo em vista especialmente a divulgação e o registro desses artistas que fazem parte do cenário local, os estudantes, Igor Duarte e Pedro Neri, encaminharam o projeto e o aprimoraram para a disciplina de “Produção de Conteúdo para Web”, com a ideia de criar um espaço musicalmente plural e que houvesse a possibilidade de textos jornalísticos que abordassem conteúdos mais amplos sobre os artistas, a exemplo de entrevistas mais detalhadas, coberturas e críticas de shows e resenhas de álbuns.਀䄀 椀渀琀攀渀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀  昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 瀀漀爀 攀猀猀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 渀愀挀椀漀渀愀氀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 猀攀樀愀 愀琀攀渀搀椀搀愀 攀洀 甀洀愀 攀猀挀愀氀愀 爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀漀 戀氀漀最 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para atender a proposta do Segue o Som em ser um projeto multimidiático, definimos, logo nos primeiros momentos da criação do blog, o desenvolvimento de atividades também nas redes sociais, em que a interação com o público é mais dinâmica. Segundo André Telles (2011, p.17), as redes sociais “são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos”. ਀䔀洀 漀甀琀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀椀稀攀洀漀猀 甀猀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䔀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 漀猀 焀甀攀 昀愀氀愀洀 猀漀戀爀攀 洀切猀椀挀愀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 昀漀爀愀洀㨀 漀猀 猀椀琀攀猀 刀漀氀氀椀渀最 匀琀漀渀攀 ⠀猀椀琀攀 攀 爀攀瘀椀猀琀愀⤀ 攀 䌀愀琀爀愀挀愀 䰀椀瘀爀攀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 戀氀漀最猀 吀攀渀栀漀 䴀愀椀猀 䐀椀猀挀漀猀 搀漀 焀甀攀 䄀洀椀最漀猀℀Ⰰ 䴀椀漀樀漀 䤀渀搀椀攀 攀 漀 嘀椀搀攀漀瀀椀挀欀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 愀渀愀氀椀猀愀爀洀漀猀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 挀爀椀愀爀 瀀愀爀愀 漀 匀攀最甀攀 漀 匀漀洀 猀攀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 匀漀 攀氀愀猀㨀 ਀㄀⸀ऀ䘀漀渀攀 搀攀 伀甀瘀椀搀漀 ⴀ 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 焀甀攀  渀漀瘀椀搀愀搀攀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 洀甀猀椀挀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀  猀甀最攀猀琀攀猀 攀 椀渀搀椀挀愀攀猀⸀ 2. Janela Musical - espaço para a divulgação de entrevistas com artistas.਀㌀⸀ऀ䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 ⴀ 䔀猀瀀愀漀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀漀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀攀猀 猀漀戀爀攀 琀攀洀愀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 挀攀渀爀椀漀 洀甀猀椀挀愀Ⰰ 猀攀樀愀 攀氀攀 爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 漀甀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 倀漀搀攀 猀攀爀 昀攀椀琀愀 攀洀 最爀甀瀀漀 漀甀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀  4. Rebobinando - Nesta seção são elaborados posts sobre artistas, músicas ou álbuns que fizeram sucesso há, alguns ano. O conteúdo pode ser de caráter biográfico ou apenas como forma de divulgação do material musical. ਀㔀⸀ऀ倀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 䴀甀猀椀挀愀椀猀 ⴀ 䜀攀爀愀氀洀攀渀琀攀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 挀爀渀椀挀愀Ⰰ 漀渀搀攀  漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀 攀砀瀀爀攀猀猀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 猀甀愀 漀瀀椀渀椀漀⸀ 6. Saindo do Forno - Indica novos produtos musicais, fazendo análise de novos álbuns ou novas banda, fazendo críticas muito comuns em sites de produção de conteúdo.਀ Além das principais seções mencionadas acima, podem ser incluídas outras que contaram com coberturas exclusivas de shows e festivais, como a “Seguindo Som” e a “Plural”, que agrega a com a participação de outros autores além dos organizadores oficiais.਀倀愀爀愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 戀氀漀最Ⰰ 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀琀爀愀琀椀瘀愀 攀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀⸀ 一攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ  爀攀愀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 猀攀洀愀渀愀氀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀漀 戀氀漀最 攀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀攀昀椀渀椀爀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 挀愀搀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀⸀ 伀 焀甀愀搀爀漀 愀戀愀椀砀漀 昀攀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀漀 洀猀 搀攀 洀愀椀漀 攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 搀漀 匀攀最甀攀 漀 匀漀洀⸀ ਀㄀㤀⼀ 㔀 - Post (Blog): Pedro Neri਀ⴀ 倀漀猀琀 䘀愀挀攀戀漀漀欀ऀ 20/05਀ⴀ 倀漀猀琀 ⠀䈀氀漀最⤀㨀 䌀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀 - Post Facebook ਀㈀㄀⼀ 㔀 - Post (Blog): Amyrane਀ⴀ 倀漀猀琀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 22/05਀ⴀ 倀漀猀琀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 24/05਀ⴀ 倀漀猀琀 ⠀䈀氀漀最⤀㨀 䌀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀 - Post Facebook਀㈀㘀⼀ 㔀 - Post (Blog): Colaborador਀ⴀ 倀漀猀琀 䘀愀挀攀戀漀漀欀ऀ 27/05਀ⴀ 倀漀猀琀 ⠀䈀氀漀最⤀㨀 䄀洀礀爀愀渀攀 - Post Facebook ਀㈀㠀⼀ 㔀 - Post (Blog): Igor਀ⴀ 倀漀猀琀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 29/05਀ⴀ 倀漀猀琀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 06/06਀ⴀ 倀漀猀琀 ⠀䈀氀漀最⤀㨀 䄀洀礀爀愀渀攀 - Post Facebook਀ 㠀⼀ 㘀 - Post (Blog): Colaborador ਀ 㤀⼀ 㘀 - Post Facebook਀吀愀戀攀氀愀 ㄀㨀 䌀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀⸀ ਀䌀漀洀 漀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 攀爀愀 洀愀渀琀攀爀 愀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 椀渀琀爀渀猀攀挀愀猀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 ⠀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ ㄀㤀㜀㠀Ⰰ 瀀⸀㈀㈀⤀ 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 漀 戀氀漀最 挀漀洀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀戀愀琀攀洀漀猀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 漀 昀氀甀砀漀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀Ⰰ 渀漀 猀椀琀攀Ⰰ 搀漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 琀椀琀甀氀愀爀攀猀 攀 漀猀 挀漀氀攀最愀猀 焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀爀愀洀 愀 攀焀甀椀瀀攀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 伀 愀挀漀爀搀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 愀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀攀渀猀愀洀漀猀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀洀漀猀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀 渀漀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀 渀愀 眀攀戀⸀ 䔀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ 漀 攀渀昀漀焀甀攀 渀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 琀攀砀琀漀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀㨀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀猀琀愀渀琀愀渀攀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 洀甀氀琀椀洀椀搀椀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀漀 攀 甀戀椀焀甀椀搀愀搀攀 ⠀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀㬀 匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ 刀洀漀渀㬀 刀伀匀吀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀 攀琀 愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀⸀ Conforme explica Ferrari (2010), se compreende por jornalismo digital “[...] todos os noticiários, sites e produtos que nasceram diretamente na web”. Portanto, pode-se dizer que o conteúdo produzido se encaixa na definição do conceito, tendo em vista a origem na qual o produto foi criado. ਀伀猀 渀漀瘀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀 愀搀攀焀甀愀爀愀洀 愀漀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀洀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 漀甀琀爀漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 伀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀猀 瀀漀猀琀猀 攀爀愀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 椀渀昀漀爀洀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 栀愀爀洀漀渀椀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀⸀ 䄀猀瀀攀挀琀漀猀 挀漀洀漀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀猀⸀ ਀㔀⸀㄀ 䄀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 Conforme orientação dada pelo professor, a periodicidade e o cuidado na criação do conteúdo, disponível na plataforma WordPress, fizeram toda a diferença para alcançarmos números significativos durante a aplicação do projeto multimidiático. Sendo assim, abaixo reproduzimos uma tabela com os números estatísticos, quanto as visualizações de página (postagens), tempo médio no site e acessos durante o período de 19 de maio a 9 de junho de 2016.਀ Página | Visualizações de página | Tempo médio na página | Entradas਀ /legiao-urbana-xxx-anos-se-apresenta-em-joao-pessoa/ | 2144 | 0:05:18 | 1822਀猀攀最甀攀漀猀漀洀⸀挀漀洀 簀 ㌀㘀㐀 簀  㨀 ㈀㨀㄀㐀 簀 ㈀㄀㤀 /vivendo-do-ocio-mergulhado-na-natureza-desconhecida-do-som/ | 235 | 0:06:31 | 209਀⼀挀椀挀攀爀漀ⴀ樀漀愀漀ⴀ瀀攀猀猀漀愀ⴀ攀ⴀ愀ⴀ瀀漀攀猀椀愀ⴀ洀甀猀椀挀愀氀⼀ 簀 ㄀㌀㐀 簀  㨀 㐀㨀㄀㘀 簀 㤀㠀 /strokes-lanca-novo-ep-que-lembra-os-primeiros-albuns-da-banda | 104 | 0:02:09 | 93਀⼀琀椀渀椀渀搀漀ⴀ攀ⴀ琀爀椀渀挀愀渀搀漀ⴀ漀猀ⴀ渀漀瘀漀猀ⴀ戀愀椀愀渀漀猀ⴀ瘀漀氀琀愀洀ⴀ愀漀猀ⴀ瀀愀氀挀漀猀⼀ 簀 㠀㘀 簀  㨀 㔀㨀 ㄀ 簀 㘀㔀 /clarice-falcao-apresentou-seu-novo-disco-em-joao-pessoa-neste-sabado/ | 50 | 0:02:03 | 36਀⼀渀椀渀愀ⴀ猀椀洀漀渀攀ⴀ攀ⴀ漀ⴀ瀀漀搀攀爀ⴀ搀愀ⴀ洀甀猀椀挀愀⼀ 簀 㐀㄀ 簀  㨀 ㄀㨀㌀㤀 簀 ㈀㈀ /duca-leindecker-faco-musicas-para-emocionar-as-pessoas/ | 39 | 0:03:06 | 19਀⼀漀ⴀ攀渀猀愀椀漀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ漀ⴀ爀攀琀漀爀渀漀ⴀ搀漀ⴀ琀栀攀ⴀ猀琀漀渀攀ⴀ爀漀猀攀猀⼀ 簀 ㌀㌀ 簀  㨀 ㄀㨀㄀㔀 簀 ㈀㔀 TOTAL 3516 | 0:04:02 | 2665਀ Tabela 2: Acessos ao blog entre 19 de maio de 2016 a 9 de junho de 2016.਀䘀漀渀琀攀㨀 䜀漀漀最氀攀 䄀渀愀氀礀琀椀挀猀 ਀䄀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 搀攀 猀栀漀眀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 搀愀 䰀攀最椀漀 唀爀戀愀渀愀 攀 䌀挀攀爀漀 攀洀 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀 ⠀倀䈀⤀Ⰰ 昀漀椀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀猀 渀漀 戀氀漀最 瀀愀爀愀 愀猀 挀爀琀椀挀愀猀 攀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 搀攀 挀漀洀漀 昀漀爀愀洀 愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 洀愀椀猀 搀攀 ㈀ 洀椀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 䌀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀渀搀漀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 爀攀猀攀渀栀愀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 氀戀甀渀猀 搀攀 䌀氀愀爀椀挀攀 䘀愀氀挀漀 攀 愀 戀愀渀搀愀 嘀椀瘀攀渀搀漀 搀漀 팀挀椀漀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀爀漀挀甀爀愀搀愀猀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 ㈀㠀  愀挀攀猀猀漀猀⸀ ਀㔀⸀㈀ 刀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 A partir das redes sociais que integram o projeto Segue o Som: música e algo a mais, o Facebook e o Instagram , tivemos acesso aos números dos que já seguiam a página e recebiam as notificações, além dos compartilhamentos das bandas e artistas que escrevemos sobre. O resultado foi uma série de novas curtidas na página do Facebook e novos seguidores no Instagram. Abaixo, seguem figuras capturadas das estatísticas da página do projeto no Facebook durante o período de 12 de maio a 8 de junho de 2016.਀  Figura 1: Estatísticas da página no Facebook entre 12 de maio de 2016 e 08 de junho de 2016.਀䘀漀渀琀攀㨀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 ਀䘀椀最甀爀愀 ㈀㨀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀 渀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 攀渀琀爀攀 ㄀㤀 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 攀 㤀 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ Fonte: Minter.io਀ Em breve, iremos regularizar o nosso canal no YouTube com uma série de produtos audiovisuais (entrevistas, cobertura de shows e festivais, e minidocs). Também temos a pretensão de criar semanas temáticas, em aleatório, ou seja, durante os cinco dias da semana faríamos postagens sobre algum artista com vida e obra marcantes, ou gêneros musicais imersos em alguma região do Brasil ou do mundo.
 
CONSIDERAÇÕES
A criação de novas plataformas e ferramentas digitais, nos últimos anos, possibilitou o surgimento de técnicas jornalísticas em espaços virtuais, especificamente os blogs, além do desenvolvimento e da produção jornalística independente regional, despolarizando, de forma espontânea, a audiência dos grandes sites e dos portais de notícias. Portanto, essa plataforma digital está cada vez mais entrelaçada com as novas funcionalidades midiáticas, levando em consideração o conteúdo produzido de forma específica para cada serviço. Essa nova forma de se comunicar ajuda a potencializar e disseminar as informações do espaço virtual, a exemplo das redes sociais. O projeto Segue o Som, nesse caso, surge como uma ressignificação de plataforma - já muito usada como espaço de opinião, também pode ter outra finalidade, ou seja, como ambiente para conteúdo jornalístico plural e com multifuncionalidades.਀䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 昀甀渀漀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀 戀氀漀最 挀漀渀猀攀最甀椀甀 愀琀椀渀最椀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀猀 焀甀愀渀琀漀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 愀甀琀漀爀愀氀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀猀搀攀 愀 猀甀愀 挀爀椀愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 攀猀琀攀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀攀洀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 ᰀ倠爀漀搀甀漀 攀 䌀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 圀攀戀ᴀ⸠ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 漀 戀氀漀最 昀攀稀 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 挀漀洀 漀 愀挀攀爀瘀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 搀愀 挀攀渀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀㬀 匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ 刀洀漀渀㬀 刀伀匀吀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀 攀琀 愀氀⸀ 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 㜀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀ 䌀漀瘀椀氀栀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀氀愀戀挀漀洀ⴀ椀昀瀀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀昀椀挀栀攀椀爀漀猀⼀㈀ ㄀㐀㄀㈀ 㐀ⴀ㈀ ㄀㐀 㐀开眀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀开樀挀愀渀愀瘀椀氀栀愀猀⸀瀀搀昀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㘀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ 倀漀氀礀愀渀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䐀椀最椀琀愀氀⸀㐀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀ 瀀⸀ 㤀ⴀ㐀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀吀䴀䰀㔀开䄀甀氀愀 ㄀ ⴀ 䌀䄀倀 ㌀⸀ 吀椀洀 吀攀挀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀䌀愀䜀䄀一ⴀ㘀倀眀䨀㐀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㜀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀爀攀洀椀氀搀愀 搀攀 䄀爀愀切樀漀⸀ 一漀琀挀椀愀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀 瘀攀渀搀愀㨀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀 攀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀氀⸀ 䄀氀昀愀ⴀ伀洀攀最愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ ㄀㤀㜀㠀⸀ 瀀⸀ ㈀ ⴀ㈀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䤀娀䄀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㐀⸀ 瀀⸀  㜀ⴀ㌀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 刀漀渀愀氀搀漀 瀀攀搀爀漀猀漀 搀愀㬀 䄀䰀嘀䄀刀䔀一䜀䄀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀愀渀漀⸀ 䄀 䤀一吀䔀刀一䔀吀 䌀伀䴀伀 䤀一匀吀刀唀䴀䔀一吀伀 䐀䄀 䄀䰀䐀䔀䤀䄀 䜀䰀伀䈀䄀䰀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 搀愀 䌀愀琀氀椀挀愀Ⰰ 唀戀攀爀氀渀搀椀愀Ⰰ 瘀⸀ ㄀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀 ⴀ㄀㐀㠀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 挀愀琀漀氀椀挀愀漀渀氀椀渀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀挀愀琀漀氀椀挀愀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㜀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䔀䰀䰀䔀匀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䄀 爀攀瘀漀氀甀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀㨀 挀愀猀攀猀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 搀椀挀愀猀 攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀⸀䈀漀漀欀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 䔀搀椀琀漀爀愀 䰀琀搀愀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ 瀀⸀㄀㜀ⴀ㄀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀娀䄀䜀伀Ⰰ 䜀愀戀爀椀攀氀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀⸀ 䐀漀猀 戀氀漀最猀 愀漀猀 洀椀挀爀漀戀氀漀最猀㨀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀⸀ 䈀伀䌀䌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀稀愀最漀ⴀ最愀戀爀椀攀氀愀ⴀ搀漀猀ⴀ戀氀漀最猀ⴀ愀漀猀ⴀ洀椀挀爀漀戀氀漀最猀⸀瀀搀昀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀